Programação da Japan House São Paulo online tem destaque para eventos acessíveis em setembro

Programação da Japan House São Paulo online tem destaque para eventos acessíveis em setembro

Atividades destacam a nova exposição em cartaz, a realização da Bienal de São Paulo e eventos online acessíveis que reforçam a conscientização para o Setembro Azul

Em setembro, a Japan House São Paulo apresenta no #JHSPONLINE, uma série de atividades online com conteúdo sobre nova exposição “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, da artista visual Yuko Mohri, encontros em torno da Bienal de São Paulo e uma série de eventos em prol do Setembro Azul, mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, para promoção da conscientização em torno deste assunto tão relevante.

Com a exposição “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”, em exibição no segundo andar da instituição, a equipe do Educativo promove o evento “Conhecendo Yuko Mohri”, uma live no Zoom para apresentar a mostra e outros trabalhos da artista visual, além de abordar a forma como ela incorpora elementos da cultura japonesa e da arte contemporânea em suas instalações. O encontro acontece dia 17 de setembro, às 17h e é necessária inscrição prévia pelo site www.japanhousesp.com.br/eventos.

Yuko Mohri também é uma das artistas internacionais convidadas para integrar a 34ª Bienal de Arte de São Paulo, que acontece até 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. E em celebração à realização do evento, a Japan House São Paulo promove, no dia 24 de setembro, às 17h, o encontro online “Conhecendo o Japão na Bienal de SP” sobre as obras e artistas japoneses que já participaram da Bienal, a fim de levantar diálogos sobre suas produções e pensamentos artísticos.

Acessibilidade em destaque

E a Japan House São Paulo, que possui um contínuo trabalho para promoção da acessibilidade em sua sede e em todo o conteúdo expositivo on e offline, destaca no #JHSPONLINE deste mês, algumas atividades que dão luz a relevância ao Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, com a realização de eventos acessíveis com recursos em Libras, legendas e audiodescrição para reforçar a conscientização e importância da acessibilidade em todas as áreas.

“Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento do JHSP Acessível, o programa de acessibilidade da instituição e estamos muito felizes em oferecer recursos como Libras e legendas nesses eventos que acontecem ao vivo”, comenta Hiromi Saito, Supervisora Educacional e Cultural da Japan House São Paulo. Ainda dentro da programação para o Setembro Azul, a instituição criou em parceria com a Takasago – umas das maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo – uma ação especial propondo uma viagem sensorial por meio do olfato. “Esta atividade busca contemplar de uma forma mais completa as questões de acessibilidade e, para nossa alegria, as inscrições se esgotaram rapidamente. Com certeza, pensaremos em outras edições no intuito de atender a um maior número de pessoas”, finaliza Hiromi. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Dentro da programação do mês, a primeira atividade “Ciclo de mangá: Japão nos quadrinhos” será no dia 18/9, às 17h, e destacará obras que abordam temas como acessibilidade e inclusão por meio de uma leitura coletiva dos mangás A Voz do Silêncio, de Yoshitoki Oima, que conta sobre as consequências do bullying e a construção da empatia, e do 14° volume de Vagabond, de Takehiko Inoue, cuja figura principal é o samurai surdo Sasaki Kojiro. O encontro online pelo Zoom terá acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

No dia 21/9, acontece a palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica” com os professores Naoshi Kaneko e Edna Aparecida Nico Rodrigues, apresentando suas pesquisas e o modo como as janelas influenciam na arquitetura das construções, assim como no conforto e na conexão do ambiente externo com o interno. A conversa acontece às 19h e será mediada pela diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, e Fernando Mungioli, publisher da revista PROJETO, e contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas pelo Youtube.

Já no dia 23 de setembro, às 20h, a Japan House São Paulo e o Study in Japan/Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão (FIEJ) promovem a palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”. Mediado por Eric Klug, Presidente da instituição cultural nipônica, o evento online conta com a participação direta do Japão de Sideney Schreiner, especialista em mobilidade urbana e que prestou serviços para os jogos de Tokyo 2020; e do jornalista esportivo Tiago Bontempo, que estudou na cidade japonesa de Yokohama em 2019, como bolsista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Na ocasião, eles comentam sobre a vivência de intercâmbio no Japão, bem como a influência e colaboração na vida profissional. A conversa também contará com recursos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas com transmissão via YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão.

E no final do mês, no dia 28/9, às 16h, o encontro “Conversas com o educativo – Wa: harmonia e equilíbrio” irá proporcionar uma reflexão sobre o respeito e conexão tanto entre as pessoas quanto com a natureza, presentes na cultura japonesa a partir do pensamento e da prática do convívio com o coletivo e o meio ambiente através do Wa (harmonia). O evento também contará com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

Confira abaixo a programação

Conhecendo Yuko Mohri

Quando: 17 de setembro (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Inscrições obrigatórias: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Conhecendo o Japão na Bienal de SP

Quando: 24 de setembro (sexta-feira), às 17h

Onde: ZOOM

Inscrições obrigatórias: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Ciclo de Mangá

Quando: 18 de setembro (sábado), às 17h

Onde: ZOOM

Mais informações: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Palestra “Para além das molduras: janelas como potência arquitetônica”

Quando: 21 de setembro (terça-feira), às 19h

Onde: Youtube

Mais informações: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Palestra “Estudos no Japão: os aprendizados desta experiência”

Quando: 23 de setembro (quinta-feira), às 20h

Onde: YouTube da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão

Mais informações: https://www.feiradojapao.com/

Conversas com o Educativo - Wa: harmonia e equilíbrio

Quando: 28 de setembro (terça-feira), às 16h

Onde: ZOOM

Inscrições obrigatórias: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais

Site: https://www.japanhousesp.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira, das 10h às 17h

Sábados, domingos e feriados | das 9h às 18h

Entrada gratuita

※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.

Add a comment

47% das brasileiras sentem dor pélvica intensa que piora na menstruação, diz estudo

47% das brasileiras sentem dor pélvica intensa que piora na menstruação, diz estudo

Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 49% das entrevistadas

Problema comum entre as mulheres, a dor pélvica geralmente é um sinal de alguma disfunção no organismo, que pode ser ginecológica, intestinal, ou relacionada a gravidez. Muitas mulheres que têm dor pélvica intensa, podem sentir um aumento dessa dor durante a menstruação. E conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 47% das brasileiras sentem dor pélvica intensa, que piora na menstruação.

Um dos fatores que podem contribuir para a dor pélvica, e sua piora durante a menstruação, é a endometriose, uma doença crônica que pode causar dor, desconforto e infertilidade. Porém, muitas mulheres têm a doença, mas, pelos sintomas serem muito parecidos com o da menstruação, podem ficar muito tempo sem identificar o problema. E conforme constatamos no estudo, 69% não sabem que a endometriose pode produzir menstruação abundante, cãimbras durante a relação sexual, e dor ao urinar.

Os dados por estado demonstram que o Ceará é o estado em que mais mulheres conhecem os sintomas da endometriose, com 38% das entrevistadas. No Rio de Janeiro, o percentual é de 35%, e no Distrito Federal, 33%. Já em São Paulo e no Espírito Santo, 30% das entrevistadas sabem sobre os sintomas da doença. E o Acre, é o estado em que menos mulheres têm esse conhecimento, com 9% da população. Além disso, 25% das entrevistadas conhecem alguém que tem a doença.

Ademais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 180 milhões de mulheres enfrentam a endometriose em todo o mundo. E em abril de 2021, a OMS reconheceu a doença como um problema de saúde pública. Por ter um percentual tão alto de mulheres portadoras da doença, e que não têm conhecimento sobre ela (69% conforme demonstramos anteriormente), espera-se que após esse reconhecimento, sejam desenvolvidas ainda mais políticas públicas voltadas para a doença.

Add a comment

Economia brasileira segue enfraquecida mesmo com queda nas infecções pela Covid-19

Economia brasileira segue enfraquecida mesmo com queda nas infecções pela Covid-19

CEIC Leading Indicator, que antecipa dados no ciclo de negócios, foi divulgado nesta semana; confiança na indústria cai pela primeira vez desde abril

A atividade econômica do Brasil moderou-se pelo segundo mês consecutivo em agosto de 2021, de acordo com o CEIC Leading Indicator, que antecipa pontos de inflexão do ciclo de negócios, divulgado nesta semana pela CEIC Data, do Grupo ISI Emerging Markets.

Segundo o relatório, o indicador não suavizado caiu para 96,6 em agosto, contra 98,1 em julho, mantendo um nível abaixo do patamar de 100. “Esta evolução mostra que a atividade econômica está desacelerando apesar da queda no número diário de infecções pela Covid-19 em todo o país desde o final de julho”, explica o Research Economist para o Brasil, Adriano Morais.

De acordo com Morais, algumas variáveis-chave ajudam a explicar o desempenho recente do CEIC Leading Indicator. A primeira é o índice Ibovespa do mercado acionário, que caiu para 118.781 em agosto, ante 121.801 no final de julho.

“Isto representa o segundo mês consecutivo de queda e uma perda total de 6,3% nos últimos dois meses, o que pode ser atribuído, em parte, às incertezas envolvendo os maiores preços de eletricidade e combustíveis no país, além de menores preços internacionais do minério de ferro”, afirma.

Queda na confiança da indústria

A análise aponta que a confiança na indústria também caiu pela primeira vez desde abril de 2021, caindo 1,4 pp, para 7%, o que, segundo o economista, pode ser explicado pela escassez global de peças e componentes na indústria de transformação e por pressões inflacionárias. Por outro lado, a confiança da indústria da construção segue em expansão, já que o índice de expectativa de compra de insumos recuperou a maior parte de suas perdas em agosto, saltando de 53,8 para 55,9 no mês anterior.

Expectativa de inflação ao consumidor sobe

O indicador de expectativa de inflação ao consumidor subiu pelo sétimo mês consecutivo para seu valor mais alto desde julho de 2017 – 6,9 – uma vez que os brasileiros têm visto um aumento de preços em quase todos os grupos de bens de consumo.

A versão suavizada do CEIC Leading Indicator sugere que o último pico do ciclo de negócios do Brasil aconteceu em janeiro de 2021, e que o país se encontra em uma fase de esfriamento da atividade econômica desde então. O indicador caiu para 97,5 em agosto e agora está firmemente abaixo da tendência de longo prazo de 100, pelo terceiro mês consecutivo.

Este desempenho foi confirmado pela contração de 0,1% do PIB no 2º trimestre de 2021, ante o trimestre anterior, apesar do aumento significativo (12,4%) na base anual devido à baixa base de comparação em 2020.

Add a comment

Livro ajuda mulheres a realizar o sonho de se tornarem empreendedoras sociais

Livro ajuda mulheres a realizar o sonho de se tornarem empreendedoras sociais

Com o propósito de oferecer uma ferramenta para a construção prática de pilares essenciais a um negócio com impacto positivo para a sociedade, respeitando um modelo sustentável e duradouro, Anne Wilians baseou-se em sua experiência à frente do Instituto Nelson Wilians para produzir o livro Empreendedorismo Social Feminino, além de pesquisar e ouvir diversos especialistas do setor 2.5.

Publicado pela editora Expressa, o livro faz parte da série Mulheres Fora de Série.

O empreendedorismo social feminino ainda é pouco explorado em nosso país. “Para dar bons resultados, a ideia precisa ser bem definida e trazer algo de inusitado, ir ao encontro do que o mercado está apto a absorver”, explica Anne. “Longe de ser uma tela em branco com oportunidades iguais para homens e mulheres, este universo é repleto de muitos matizes que podem significar obstáculos mais dificultosos para nós, mulheres, transpormos”.

Com exemplos de cases de sucesso e dicas práticas, a obra estabelece um diálogo motivacional e abre novas perspectivas para mulheres que querem ser empreendedoras sociais ou para quem simplesmente quer entender esse mundo, que surge como uma nova força capaz de mudar a realidade de milhões de mulheres.

“Meu propósito com esta obra não é trazer um trabalho acadêmico nem esgotar o assunto, mas, sim, lançar luzes sobre o tema, orientando estratégias e ações possíveis neste novo viés da economia brasileira: o chamado setor 2.5, aquele situado entre as empresas que visam sustentabilidade econômica e as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos”, acrescenta Anne Wilians. “Sim, negócios que fazem o bem são possíveis, sustentáveis e com possibilidade de serem rentáveis.”

O e-book é um passo entre sonho e realização. “A disseminação e o fomento das empresas de impacto social no Brasil caminham a passos largos e as mulheres estão se sobressaindo neste espaço. Minha certeza é a de que a mulher tem propensão a empreender, e de uma forma diferente dos homens, com seu olhar de que tanto necessita a nossa sociedade.”

 

Add a comment

Shopping Estação recebe o Mr. Golf, uma atração para toda a família

Shopping Estação recebe o Mr. Golf, uma atração para toda a família

O minicampo de golfe já está montado no primeiro piso, próximo à Praça de Alimentação

Tanto para quem gosta de jogar golfe quanto para quem nunca jogou, acaba de ser inaugurado no Shopping Estação, uma nova atração para toda a família, o Mr. Golf. Foi instalado, próximo à Praça de Alimentação, um minicampo da modalidade, para quem quiser praticar e até aprender um novo esporte.

O golfe surgiu na Escócia no século XVIII e o jogador tem como objetivo colocar uma bola em uma série de buracos cavados no campo. Vence aquele que acertar mais buracos com o menor número de tacadas. No Mr. Golf, cada pessoa recebe um taco, uma bola e um scorecard, para marcar a pontuação. O campo é composto por 11 pistas sendo uma de treinamento, nove de jogo e a Hole In One, na qual quem acertar em uma única tacada ganha mais uma rodada. Para que o jogo fique mais interessante e competitivo, podem participar de uma rodada, até cinco pessoas. Ao final, quem tiver menos tacadas ganha.

Também há regras, cada jogador poderá dar no máximo oito tacadas por pista. Caso a bola saia dela, o jogador deverá repetir a jogada e será penalizado em uma tacada. Caso a bola fique encostada em uma das laterais da pista, o jogador poderá afastá-la a uma distância igual à cabeça de um taco.

É recomendado para maiores de quatro anos de idade, e há uma equipe treinada para ensinar e acompanhar o público. O ticket para uma rodada custa R$30,00 por pessoa.

“Entretenimento é um dos nossos pilares, queremos que nossos clientes se divirtam e tenham momentos inesquecíveis em família e amigos. Mais que um simples passeio de compras no shopping, oferecemos uma experiência completa”, explica Patrícia Rodrigues, gerente de marketing do Shopping Estação.

O espaço funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h. Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas para garantir a segurança dos visitantes.

Serviço:

Mr. Golf

Local: Piso L1, próximo à Praça de Alimentação

Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h

Ingressos: R$30 por pessoa, por rodada

Regulamento completo no local

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos