Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo   

Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo  

Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo

O Dia do Turismo é uma data especial que celebra a importância da indústria do turismo em todo o mundo. Comemorado em 27 de setembro, essa data foi escolhida em homenagem à criação da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1970. O principal objetivo do Dia do Turismo é sensibilizar as pessoas sobre a relevância do turismo para as economias locais, nacionais e globais, bem como promover a compreensão intercultural e a paz.

É dentro desse contexto de contribuição para o desenvolvimento do município de Ribeirão Claro aproveitando suas belezas naturais em harmonia com a natureza, que surgiu o Daj Resort & Marina. Em quatro anos o empreendimento se tornou um dos hotéis mais conceituados do País com reconhecimento dos maiores sites de hospedagem do Mundo como o Booking que concedeu ao Daj o prêmio Traveller Review Awards com a nota 9,6 e o Tripadvisor com o selo de recomendação oficial.

Ciente do papel crucial na promoção do crescimento econômico da região o Daj gera centenas de empregos diretos e indiretos no município de pouco mais de 11 mil habitantes, valorizando fornecedores locais em sua gastronomia, jardinagem, atrações artísticas e demais áreas.

O turismo também tem um impacto significativo no desenvolvimento sustentável de uma região como Ribeirão Claro com práticas sustentáveis que minimizam o impacto ambiental e beneficiam as comunidades locais.

Cercada por vales e montanhas, a cidade surpreende pela sua variedade de possibilidades quando se trata de esportes. São diversas cachoeiras, cascatas, montanhas e até mesmo uma gruta que proporcionam um vasto leque de opções, garantindo satisfação aos turistas.

Às margens da represa de Chavantes, Ribeirão Claro também permite a prática de muitos esportes náuticos: Jet Ski, Caiaque, Passeios de barco, pesca, dentre muitos outros. A região do reservatório da usina hidrelétrica de Chavantes, formada pela confluência dos rios Paranapanema e Itararé, entre São Paulo e Paraná, passou a ser definida como área especial de interesse turístico e denominada de Angra Doce.

Devido a sua região montanhosa, a cidade atrai muitos praticantes de esportes radicais, os quais são beneficiados pelo relevo local, proporcionando um fator de emoção a mais. Destaque para a maior tirolesa do Paraná, uma emocionante atividade que proporciona uma vista panorâmica da região. Outra opção para os mais aventureiros é desfrutar de voos de parapente, permitindo uma experiência única de contemplação das belezas naturais.

A história também está presente em Ribeirão Claro, com suas fazendas históricas de café. Essas propriedades preservam a arquitetura e o legado cultural do período cafeeiro, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo e uma chance de conhecer mais sobre a história da região.

Em resumo, o Dia do Turismo é uma ocasião para celebrar as muitas contribuições positivas do turismo para a sociedade, incluindo o crescimento econômico, a promoção da diversidade cultural e a preservação do patrimônio natural e cultural. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e responsabilidades que vêm com o turismo, visando promover um setor mais sustentável e consciente. Portanto, ao viajar, lembre-se sempre de ser um turista responsável e respeitoso, contribuindo para um mundo mais conectado e harmonioso.

Localização

O Daj Resort & Marina é uma excelente opção para se chegar de carro, evitando os altos custos de passagens aéreas em família. Localizado na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, está a 390 km de Curitiba, São Paulo e Campinas; 350 km de Rio Preto e Piracicaba; 280 km de Ponta Grossa e Maringá; 240 km de Presidente Prudente e Apucarana; 185 km de Londrina; 150 km de Marília e Bauru, 45 km de Ourinhos.

Serviço:

Daj Resort & Marina – Ribeirão Claro-PR - Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3, Ribeirão Claro.

Coordenadas do Heliponto.

Nome: Ponta da Garças (SD60) CIAD PRO 160

Latitude: 23°17´40’S – Longitude: 049°44’15”W.

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CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+   

CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+  

CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+

Serão abordados temas como a preparação do currículo e a participação em entrevistas

O Centro de Direito à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA), programa dos Amigos do HC, oferece a Oficina de Empregabilidade com o objetivo de capacitar e orientar pessoas 50+ que desejam reinserir-se no mercado de trabalho.

A oficina terá duas datas: dias 22 e 25 de setembro, das 13h às 17h, e terá uma carga horária total de 6 horas. Foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas para os participantes. A oficina acontece na sede do CEDIVIDA, na Avenida Agostinho Leão Júnior, 320 – Alto da Glória, Curitiba.

Temas abordados

Serão abordados diversos tópicos essenciais para a busca de emprego, incluindo comunicação eficaz, trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades emocionais, tipos de relacionamentos no ambiente de trabalho, dinâmicas relacionadas à realidade dos participantes, criatividade, inovação, autogerenciamento, vantagens e desvantagens do home office, além de processos envolvidos na empregabilidade, como a preparação do currículo e a participação em entrevistas.

As inscrições podem ser ser realizadas no site do CEDIVIDA ou pelo WhatsApp (41) 9254-5059

Serviço:

Oficina de Empregabilidade

Data: 22 e 25 de setembro

Horário: das 13h às 17h

Carga horária: 6 horas

Endereço: Avenida Agostinho Leão Junior, 320 – Alto da Glória

Inscrições: https://cedivida.org.br/inscricoes-oficinas/ ou WhatsApp (41) 9254-5059

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"SETEMBRO EM FLORES" - NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA, ARLENE SENEGAGLIA   

"SETEMBRO EM FLORES" - NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA, ARLENE SENEGAGLIA  

"SETEMBRO EM FLORES" - NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA, ARLENE SENEGAGLIA

O vernissage da exposição acontece dia 20 de setembro, às 18h na CMSJP

O Comitê de Geminações de São José Dos Pinhais – Leopoldo Scherner, representado pelo seu presidente, Roberto Machnievscz, com o apoio da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, representada pelo seu presidente, Allax Siqueira, realiza a exposição individual “Setembro em Flores" da artista plástica paranaense, Arlene Senegaglia. O vernissage da exposição acontece dia 20 de setembro, às 18h00 no Hall do Plenário da CMSJP.

Roberto Machnievscz, presidente do Comitê de Geminações de São José Dos Pinhais – Leopoldo Scherner, atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas na Secretaria de Cultura de SJP, declara sobre a exposição: "Felizmente, tive a oportunidade de visitar muitos museus, no Brasil e no exterior e, esta vivência, dá-me ânimo, na essência que essa palavra representa, para estar à frente desse prestigioso Comitê. Realizar a inauguração da exposição 'Setembro em Flores' da nossa querida artista e amiga Arlene Senegaglia em um local de enorme representatividade para nossa cidade é uma grande honra para todos nós do Comitê ".

Arlene Senegaglia é uma artista conhecida e reconhecida por seu estilo acadêmico com a técnica óleo sobre tela. "A natureza me inspira e as flores me encantam", enfatiza Arlene sobre a próxima exposição com obras inéditas. "As obras da artista, destacando as qualidades artísticas e as expressões dos arranjos florais irão encantar os visitantes", pontua Maria Nogueira, ex-presidente do Comitê, que em parceria com Elza M. Delage, assinam a curadoria da exposição.

“É muito importante para essa Casa de Leis abrir espaço para uma exposição, que tanto traz um pouco da história da nossa cidade. Da inauguração, agora em setembro, até novembro convidamos a todos para virem apreciar as obras da artista plástica Arlene Senegaglia. Uma organização da Câmara Municipal em parceria com o Comitê de Geminações, um brilhante trabalho", convida o presidente Allax Siqueira.

Sobre Arlene Senegaglia

Arlene vem desenvolvendo sua trajetória artística há quase 50 anos. Atuou na Diretoria da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, durante duas gestões, atualmente participa da instituição como associada. Arlene participa de forma efetiva de várias exposições nacionais e internacionais. A artista se destaca dentro do cenário artístico do Paraná por sua forte característica acadêmica com uso muito expressivo de luz e sombra. A artista possui uma forma muito pessoal e peculiar de pintar, ela compõe o cenário com peças que são cuidadosamente separadas, peças estas que pertenceram a sua família por várias gerações, ou peças adquiridas em viagens, ou antiquários ou ainda presenteadas. A trajetória da artista, assim como a história da cidade, formam uma simbiose.

A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 20 de novembro de 2023.

Serviço:

Exposição "Setembro em Flores”

Artista plástica, Arlene Senegaglia

Coquetel de Abertura:

Dia 20 de setembro, às 18h

Local: Hall do Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro

CEP: 83005-410 – São José dos Pinhais – PR

Serviço: (41) 3299-6500

Visitação pública:

A exposição estará aberta para visitação pública de 21 de setembro a 20 de novembro de 2023.

Visitação: De segunda a sexta, das 8h00 às 17h00

Site: cmsjp.pr.gov.br

Realização:
Comitê de Geminações de São José dos Pinhais – Leopoldo Scherner

Apoio:
Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Curadoria:
Maria Nogueira
Elza M. Delage

Divulgação e fotos:
Katia Velo

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De A a Z: conheça o processo de produção do livro didático   

De A a Z: conheça o processo de produção do livro didático  

De A a Z: conheça o processo de produção do livro didático

Do briefing à impressão, passando pelo trabalho dos autores, revisores e designers, atualização constante permite ensino conectado à realidade

Nas páginas impressas com cuidado, números, palavras, fórmulas, mapas e imagens se sucedem em lições, que se aglutinam em capítulos e formam, bimestre a bimestre, muito do conhecimento de que uma pessoa precisa não apenas para ter uma profissão, mas para se tornar um ser social completo. O livro didático é uma ferramenta tão importante quanto antiga no processo de ensino e aprendizagem, mas segue se reinventando para permanecer relevante e confiável até para gerações que já nascem com acesso a toda a informação do mundo por outros suportes.

Todo o ciclo de construção e produção de um livro didático passa por diversas etapas intelectuais, técnicas e até artísticas. No total, uma única obra leva até 17 meses para ser finalizada e entregue aos estudantes. Nesse período, ela passa pelas mãos de autores, editores de conteúdo, revisores de texto, designers, engenheiros de produto e outros profissionais diversos, em um fluxo de trabalho que exige paciência, experiência e senso de importância. Afinal, fatos novos como uma pandemia precisam ser incluídos nos livros didáticos tão rápido quanto for possível.

A atualização é o segredo do sucesso, em um mundo que muda o tempo todo. Até pouco tempo atrás, o procedimento normal adotado pela maior parte das editoras era atualizar os materiais de ensino a cada quatro ou cinco anos. Isso porque esse é o período de licenciamento de conteúdos comumente trabalhado no mercado - todo livro didático traz fotos, mapas, textos e imagens de autores diversos que precisam ser licenciados para que sejam usados. Hoje, no entanto, manter um material por quatro anos no mercado pode comprometer a experiência de aprendizagem dos estudantes.

“Se não garantirmos que o material esteja tão atualizado quanto possível, vamos desestimular o aprendizado. O estudante vai acabar entendendo que a internet traz uma informação melhor e mais rápida e deixará de confiar no livro didático. Ele precisa confiar no material, ter a certeza de que aquela é a melhor fonte para que ele desenvolva seu raciocínio e seu senso crítico”, alerta Marcele Quaglio, gerente editorial do Sistema Positivo de Ensino, um dos mais tradicionais do país, que hoje atende a aproximadamente 450 mil alunos. Ela destaca que é fundamental estabelecer essa relação de confiança para que os estudantes possam formar as próprias opiniões com base sólida nas Ciências.

Físico x digital

Embora os conteúdos digitais sejam uma tendência, é pouco provável que as escolas brasileiras deixem de usar materiais impressos no dia a dia. Isso por uma série de motivos. Primeiro, é importante, principalmente para o desenvolvimento de crianças mais novas, ter o contato físico com o livro. Depois, mas não menos importante, porque nem todos os estudantes têm acesso a meios digitais, como se tornou notório durante a pandemia. Por fim, os meios digitais muitas vezes favorecem a distração e o envolvimento com outras atividades, que não o estudo. Para Bernardo Massena, coordenador de excelência editorial do Sistema Positivo de Ensino, “O digital é o futuro desde o passado. Mas ainda vai demorar até chegar ao momento em que poderemos abrir mão do livro didático físico. Há, ainda, uma questão econômica. Por mais que o digital esteja se tornando mais barato, a produção dos materiais físicos ainda é menos custosa que as soluções digitais.”

Passo a passo

A primeira etapa de produção do livro didático é o planejamento da obra. Aqui, define-se o público-alvo (faixa etária que vai usar o livro), os princípios didáticos e metodológicos que serão priorizados (isso é o que diferencia um livro do outro), o número de páginas, o custo, o tipo e a qualidade dos materiais usados. Em seguida, faz-se a orientação e contratação dos autores. No caso de ser apenas uma atualização, indica-se em que trechos o autor precisará trabalhar, limitando sua atuação.

Assim que o autor entrega o primeiro original, o editor de conteúdo é quem organiza tudo isso de uma forma didaticamente adequada. Aqui, entram em ação os editores de texto, que adequam a linguagem para cada faixa etária e garantem acuidade linguística. Também é nessa etapa que começa a busca pelo licenciamento de todas as referências trazidas pelo autor. “Se citamos um texto do Machado de Assis, por exemplo, ele precisa ser licenciado para aquela obra. Além disso, precisamos catalogar todas as referências trazidas”, detalha Marcele. Como esse processo é demorado, nesse momento a equipe de diagramação começa a trabalhar com o conteúdo. É ela que transforma o livro em uma obra “bonita” e visualmente interessante. “A forma como o conteúdo é apresentado interfere muito no aprendizado do aluno. Recursos de design como, cores e ilustrações, auxiliam no entendimento tornando o conteúdo vivo e acessível, ampliando a conexão dos estudantes" afirma a coordenadora de arte editorial.”, afirma a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Rafaelle Moraes.

Então vem a etapa de cotejo, para checar se tudo o que estava no original está também na versão diagramada - e aí, a obra volta para a validação do autor. Com os licenciamentos já aprovados ou reprovados, o autor pode selecionar novas referências, caso seja necessário. A equipe de diagramação retoma o trabalho de refinar a parte visual, ao mesmo tempo em que professores especializados em cada uma das áreas do conhecimento fazem uma validação externa. Tudo aprovado, há uma revisão final e o livro finalmente segue para a pré-impressão, impressão e distribuição.

Produção contínua

Quando o assunto é livro didático, os ciclos não se encerram. Enquanto os livros do primeiro e segundo bimestres de 2024 ainda estão em produção, a equipe liderada por Marcele já começou a planejar os livros do segundo semestre do mesmo ano. Tudo começa com 1,5 ano de antecedência. Mesmo depois que o material já está sendo usado, as melhorias continuam. No caso do Sistema Positivo de Ensino, os professores têm um canal direto, na plataforma digital, para sinalizar possíveis pontos de melhoria, sugestões que chegam diretamente às mãos de Marcele e seu time de especialistas em conteúdo. Ainda são feitas pesquisas frequentes junto às mais de 1,8 mil escolas para verificar pontos passíveis de evolução.

Do início ao fim do processo, mais de 200 mãos trabalham para levar Educação de qualidade às carteiras escolares. Bernardo destaca que a fabricação de um livro didático é “muito mais complexa que muitas produções industriais, porque aqui nossas máquinas são pessoas. Temos recursos tecnológicos, mas são as pessoas que fazem as mudanças”, finaliza.

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Laquila celebra Dia do Cliente com relacionamentos duradouros

Laquila celebra Dia do Cliente com relacionamentos duradouros

Laquila celebra Dia do Cliente com relacionamentos duradouros

O Dia do Cliente está chegando, e a Laquila, a maior distribuidora de peças e acessórios para motos da América Latina tem muito a comemorar, afinal, são 40 anos formando uma das clientelas mais fiéis do setor.

Respeitada no mercado, a Laquila é vista não só como uma fornecedora de peças de alta qualidade, mas uma parceira de muitas empresas que nasceram e se desenvolveram trabalhando com suas marcas.

Proprietário da Motos Savages Racing com cinco lojas em Curitiba, Richard Friedrich, destaca a parceria que mantém há 38 anos com a Laquila.

“Nós começamos na área com uma oficina por 12 anos e encontramos na Laquila um parceiro ideal nos fornecendo peças de alta qualidade com garantia o que nos deu respaldo para crescer e se desenvolver. Hoje com cinco lojas além das peças para motos, temos a linha de boutique completa, com capacetes, roupas e acessórios que é muito bem aceita pelos nossos clientes”, conta Friedrich.

Com uma longa história de compromisso e satisfação do cliente a Laquila possui cerca de 12,5 mil clientes conquistados e mantidos através da confiabilidade e do compromisso com a excelência.

“Mais do que um fornecedor a relação de amizade dura 30 anos entre as empresas”, conta Catherine Garcia, responsável pela área administrativa da Motomar, no centro de São Paulo. Segundo ela, os produtos mais vendidos da Laquila são os pistões, anel, biela e cilindro. “A qualidade é muito boa, impecável, e todos com garantia”, complementou.

O proprietário da Jota Motos, de Fortaleza, Marcos Jota, reforça que além da qualidade dos produtos, o relacionamento entre as empresas é um diferencial.

“Temos satisfação em ser clientes da Laquila. Possuímos confiabilidade nos produtos e ótimo relacionamento comercial e profissional com os representantes e diretores da empresa”, destacou. Segundo ele, os produtos Laquila representam 10% do faturamento total da Jota Motos.

E esse ano, o dia do cliente tem um significado especial já que a Laquila completou 40 anos se firmando como a maior distribuidora de peças e acessórios para motos da América Latina.

“É mais uma oportunidade para celebrar relacionamentos duradouros e construir novos laços com a comunidade de consumidores. Estamos comprometidos em continuar oferecendo produtos e serviços que excedam suas expectativas”, disse Iael Trosman.

Para facilitar o atendimento dos clientes, a Laquila atua com diversos canais de comunicação, como WhatsApp, e-mail, Redes Sociais, SAC e telefone.

Serviço: www.laquila.com.br 

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