Congresso em Curitiba debate o mercado de condomínios   

Congresso em Curitiba debate o mercado de condomínios  

Congresso em Curitiba debate o mercado de condomínios

Além de representantes do Sinduscon, Secovi, AACEP e Ademi, evento terá várias administradoras que vão falar sobre a área condominial do Brasil e exterior 

Acontece em Curitiba, no próximo dia 3 de outubro, o 3º Meeting Condo Station Internacional. Organizado pela Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) – entidade que representa mais de 2.700 condomínios em todo o Estado – o evento debate temas relevantes e atuais que envolvem aqueles que residem e fazem a gestão dos ambientes coletivos.

Neste ano, o encontro será realizado no Auditório da FAE (Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro, Curitiba-PR), das 8h às 19h. As inscrições já podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/3-meeting-condo-station-internacional/2155051 e o valor é de R$ 35,00 por pessoa.

Direcionado às administradoras de condomínios, síndicos, conselheiros, moradores, funcionários, contadores, advogados, fornecedores e prestadores de serviço da área condominial, o evento deve reunir participantes de todo Brasil.

“Desde a primeira edição, em 2021, o evento é um grande sucesso e causa muita repercussão positiva no segmento. Agora, na terceira edição, mudamos de nome e teremos atração que vem de Portugal para falar sobre o mercado de condomínios daquele país”, explica Claudio Marcelo Baiak, presidente da AACEP.

Atividades

A programação do 3º Meeting Condo Station Internacional promovido pela AACEP será repleta de palestras, debates, workshops e mesas-redondas sobre assuntos relacionados a tudo o que envolve viver ou gerir os condomínios. Em paralelo ao evento, ocorre uma feira com novidades do setor apresentadas pelos apoiadores do Meeting.

O 3º Meeting Condo Station Internacional tem o patrocínio da Superlógica [plataforma de tecnologia], da PPA [a maior indústria de automatização de portões, portas e cancelas da América Latina], do Grupo Primee [portaria & vigia, limpeza & zeladoria, portaria remota], da TK Elevadores, da Neoport Portarias Inteligentes, da Usegás [distribuidora de gás], do Banco Senff, do Sicredi, da Acquasul Poços Artesianos e da BV Garantia.

Confira a programação do 3º Meeting Condo Station Internacional | AACEP-PR

Programação do dia 3 de outubro

08h00 = Credenciamento e coffee-station

09h00 = Abertura com Claudio Marcelo Baiak (administradora CM Premium, co-fundador e presidente da AACEP-PR)

09h15 = Painel: Administradoras e seus desafios com Mariane Zilli (Conlli Gestão de Condomínios), Maria Cristina Rocha (Mineira Condomínios), Fábio Lopes (Batel Condomínios), Willian Santos (Super Zelo Inteligência Condominial) e Luciano da Costa Nunes (Nalc Administração de Condomínios)

10h15 = Palestra: Garantias construtivas: novas normas e manutenção predial com Thiago Pissetti (vice-presidente do Sinduscon-PR e diretor de Engenharia da Swell Construtora)

11h05 = Painel: Responsabilidade dos síndicos e administradoras: o papel de cada um na gestão Condominial com Luciana Lozich (advogada e diretora da Anacon-PR), Paulo Pinheiro (síndico profissional e da Administradora Monastra) e Luís Fernando Martins Alves (vice-presidente da AACEP-PR e da Administradora Smarti)

14h15 = Painel: O que os síndicos precisam em uma administradora e os cuidados na escolha com Maicon Guedes (Informma Síndicos), Thais Romanin (Providência Síndicos), Rafael Cavalin (síndico), José Henrique Hornung (PH3 Solutions) e Rodrigo Lobo (síndico de São Paulo)

15h25 = Palestra: Segurança dos dados e informações: o que a aplicação da LGPD previne no seu Condomínio com representante da Superlógica

16h40 = Painel: Tendências para o mercado condominial do Paraná e a importância da administradora na entrega e preservação do empreendimento com Claudio Marcelo Baiak (administradora CM Premium, co-fundador e presidente da AACEP-PR), Ricardo Hirodi Toyofuku (presidente do Secovi-PR), Celia Catussi (Sinduscon Paraná Norte-Londrina) e Luiz Gustavo Salvático (presidente da Ademi-PR)

17h45 = Palestra: Mercado Condominial em Portugal com Vitor Amaral (presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios)

18h45 = Encerramento e Happy Hour

Add a comment
Servidores da enfermagem de Curitiba podem mudar de cargo e ter melhores salários a partir de janeiro   

Servidores da enfermagem de Curitiba podem mudar de cargo e ter melhores salários a partir de janeiro  

Servidores da enfermagem de Curitiba podem mudar de cargo e ter melhores salários a partir de janeiro

Edital da Prefeitura beneficia cerca de 2 mil profissionais e exige registro no Coren-PR; documento pode ser obtido por certificação por competência

Cerca de 2 mil servidores públicos de Curitiba que atuam como Auxiliar de Enfermagem com Ensino Médio podem fazer a transição do cargo para a função de Técnicos de Enfermagem em Saúde Pública. A mudança traz benefícios como incremento de 15,87% no salário, a partir de 1º de janeiro de 2024, e mais chances de promoção na carreira.

De acordo com a Resolução nº 683/2021 do Conselho Federal de Enfermagem, os interessados devem comprovar a experiência mínima de dois anos em carteira de trabalho ou o termo de posse de cargos públicos, ter o registro no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e entregar toda a documentação nos locais e horários indicados pela Prefeitura de Curitiba até o dia 24 de novembro.

Quem tem a experiência prática, mas não possui o diploma técnico exigido pelo Coren-PR pode conquistar o documento por meio de um processo de certificação por competência, que é reconhecido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), do Ministério da Educação (MEC), e aceito por todos os conselhos de classe do país.

“Esse procedimento é inovador e está regulamentado no Brasil desde 1996, mas poucas pessoas sabem disso. Trata-se de uma aferição que garante os mesmos direitos e prerrogativas do técnico formado pelo sistema regular de ensino. Além disso, o candidato paga a taxa de certificação somente se for aprovado”, explica Juliane Cris Galvão, diretora do Ietaam Regional Paraná, empresa que faz os procedimentos para a emissão do certificado.

Como funciona

Para ter acesso à certificação por competência, o profissional deve ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino médio e comprovar experiência mínima de dois anos em sua área de atuação. O processo de avaliação é online, seguro e dividido em três etapas.

Na primeira, os interessados enviam a documentação necessária. Depois, fazem uma prova teórica para comprovar seus conhecimentos na área em que já atuam e serão avaliados por uma banca examinadora.

Quem for aprovado vai para a terceira e última fase, quando acontece o pagamento da taxa única de certificação. Após o recebimento do registro, o aluno recebe sua via digital. Pouco depois, os documentos impressos serão enviados para sua residência. Para quem não for aprovado, o processo pode ser reiniciado e não há nenhum custo.

“Essa avaliação é rápida e a conquista do diploma técnico pode levar de 20 a 60 dias corridos. No Paraná, cerca de 3 mil pessoas já passaram pelo processo de certificação, especialmente no auge da pandemia da Covid-19 em que foi preciso ter mais técnicos de enfermagem para atender a alta demanda nos hospitais”, ressalta Juliane.

Válido para 42 áreas diferentes

Depois de obter o diploma, cada pessoa deve procurar seu respectivo conselho de classe e dar entrada na solicitação do registro. Para os servidores da Prefeitura de Curitiba, o Coren-PR está fazendo um mutirão de atendimento com agendamento marcado.

Além da enfermagem, profissionais de 41 áreas distintas - como eletrotécnica, contabilidade, mecânica, mineração, energias renováveis, segurança do trabalho, guia de turismo, análises clínicas, cuidador de idosos, telecomunicações, meio ambiente, transações imobiliárias, cooperativismo - também podem obter o documento comprobatório por meio do teste de aferição de conhecimento.

Economia de tempo e dinheiro

Além de obter o atestado rapidamente, o procedimento também é indicado para quem domina a profissão, mas não tem tempo de realizar um curso técnico no método tradicional para comprovar a experiência que já tem com seu trabalho.

Para Vivian Cristiane Ribeiro, a certificação ajudou na carreira profissional. “Passei num concurso público e hoje atuo como Técnica de Enfermagem num hospital municipal da capital paranaense. Meu salário aumentou cerca de 50%, faço o que gosto e sei que tenho condições de crescer ainda mais”, explica. 

A economia financeira é outro grande atrativo. Tomando como base o valor de uma mensalidade de R$ 600,00 para um curso técnico que tenha duração de 30 meses, o total fica em R$ 18 mil; sem contar despesas como transporte, combustível, estacionamento ou materiais. Já o diploma de certificação por competência tem apenas uma única taxa e não envolve mensalidades. 

“Essa forma inovadora de provar o conhecimento técnico é muito mais acessível do que os métodos tradicionais. Além disso, o diploma tem o mesmo valor, o mesmo teor, a mesma validade e permite que o aluno participe de concursos públicos, solicite o registro profissional em seu conselho de classe, aumente sua empregabilidade, impulsione suas oportunidades de trabalho, tenha mais promoções, ganhe salários mais elevados, abra sua própria empresa e assine tecnicamente por ela”, destaca a diretora do Ietaam Regional Paraná.

Processo regulamentado, mas pouco conhecido

Mesmo com tantos atrativos, a certificação por competência não conflita com os cursos técnicos existentes no país, que levam - em média - dois anos e meio para serem concluídos; seja de forma presencial, híbrida ou remota. Essa modalidade vai preparar as pessoas para o mercado de trabalho, enquanto a certificação reconhece quem já tem a experiência.

Outros desafios a serem enfrentados por este procedimento legal envolvem a falta de conhecimento pela maioria das pessoas, a baixa divulgação e a preocupação com fraudes. Contudo, Juliane Cris Galvão enfatiza que o processo é criterioso e todo regulamentado.

“A certificação por competência está prevista no artigo 41 da Lei Federal nº 9.394/96 e é normatizada pelo parecer nº 40/2004 do Conselho Nacional de Educação. Quanto mais pessoas souberem disso e aproveitarem essa oportunidade, mais gente poderá requerer esses diplomas pela equivalência pretendida”.

A publicação do resultado para a função de Técnicos de Enfermagem em Saúde Pública do Edital da Prefeitura de Curitiba será divulgada no dia 15 de dezembro de 2023. Os novos salários valem já a partir de janeiro de 2024.

Add a comment
Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

A governança corporativa é um conjunto de boas práticas que não traz benefícios somente no presente, mas é importante ferramenta para uma sucessão sem prejuízos ao negócio

Embora as empresas familiares sejam a forma mais comum de organização em todo o mundo, infelizmente uma grande parte delas não chega sequer à segunda geração. Os fatores que levam a esse cenário passam, em sua maioria, pela necessidade de uma sucessão familiar adequada. Por ser um movimento de alto risco, essa passagem de bastão entre os fundadores e a próxima geração precisa ter uma estrutura bem estabelecida e ser bem planejada, e a governança corporativa pode ajudar nestes quesitos.

A governança corporativa é o conjunto de práticas que permitem aos executivos tomarem decisões acertadas, resolverem conflitos eventuais entre os familiares que atuam no negócio e fazerem a gestão da empresa. Para isso, esse mecanismo se apoia em quatro pilares fundamentais:

• Prestação de contas: os sócios devem prestar contas de sua atuação de maneira clara, assumindo suas responsabilidades e consequência de seus atos de maneira diligente;

• Equidade: sócios e demais partes interessadas recebem um mesmo tratamento justo e isonômico;

• Responsabilidade corporativa: a empresa deve se preocupar com seu impacto na vida dos funcionários e da sociedade, zelando por sua viabilidade financeira;

• Transparência: a comunicação entre os membros da família, os funcionários, a sociedade e o governo deve ser feita de acordo com os interesses das partes em questão, não se atendo somente às comunicações obrigatórias impostas por leis ou regulamentos.

Benefícios da governança corporativa para o sucesso das empresas familiares

No Brasil, 83% das empresas familiares adotam alguma política de governança contra 79% em todo o mundo, de acordo com a 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares realizada pela PwC em 2021. Mas apesar do número alto brasileiro, quando o assunto é sucessão isso se inverte. Neste caso, 30% dessas empresas em todo o mundo têm um plano de sucessão, muitas guiadas pelas mudanças sentidas durante e após a pandemia de Covid-19, enquanto no Brasil somente 24% olham para essa questão formalmente.

Por esse motivo é importante reforçar que as empresas familiares que adotam de maneira adequada a governança corporativa proporcionam um ambiente de confiança entre seus funcionários, família e terceiros. Dessa maneira, a condução dos negócios acontece de forma saudável, o que impacta no sucesso dos negócios e na sucessão vindoura.

“É um dos papéis desse mecanismo, por exemplo, apontar a necessidade de que o ingresso de um membro da família no quadro funcional ou societário se dê não só pelo sobrenome que ele carrega, mas por suas qualificações acadêmicas e profissionais. Desta maneira não há conflito de interesses e a empresa não se torna um cabide de empregos. Um comitê de pessoas pode ser essencial nesse processo de capacitação”, afirma Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento.

Outro benefício da governança corporativa familiar é criar a cultura de formalidade nos processos administrativos. Independentemente do tamanho da empresa é fundamental que ela tenha suas regras de conduta e organização documentadas. “Essa rotina permite que questões relacionadas à progressão de função e carreira não sejam truncadas ou pior, se torne fruto de um ‘merecimento por herança’ e não por capacidade”, enfatiza Oliveira.

Conselhos como ferramentas para a criação de regras claras

A criação de conselhos pode ser um regulador importante para as empresas familiares. Isso porque em situações de ordem financeira, principalmente, esses dispositivos atuam para que em conjunto regras sejam criadas a fim de garantir a segurança do processo de trabalho.

Deste modo, o Conselho de Família pode orientar os membros a definir planos de desenvolvimento e preparação adequada para uma sucessão familiar, proporcionando à nova geração a capacitação necessária. Esse Conselho pode atuar também na mediação de conflitos para proteção dos interesses de todos.

Já um Conselho Consultivo pode ser implantado para ser um suporte aos diretores executivos, auxiliando diretamente na estratégia de negócio. Ele deve ser um órgão de consulta, com o próprio nome diz, e não de tomada de decisões. “Além disso, é salutar que entre os membros desse Conselho haja pessoas isentas e que não tenham ligação com a família, nem mesmo comercialmente”, aconselha o diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento.

Importante: revisar as cláusulas de governança familiar com olhos atentos para eventuais alterações necessárias e promover encontros familiares regularmente, para inserir as futuras gerações ao ambiente da empresa, são boas práticas a serem seguidas.

Suporte

Se você faz parte de uma família empresária, a JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), possui uma solução exclusiva, com foco no neste segmento. Estamos falando do programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”.

A profissionalização é uma das formas de garantir a competitividade das famílias empresárias no mercado. E esse é objetivo do programa: promover uma discussão entre os membros de empresas familiares e gestores sobre as principais práticas de governança que impactam a concretização de uma gestão profissional do negócio, pensando na longevidade da organização. Para saber mais, acesse: GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES - JValério (jvalerio.com.br).

Add a comment
Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

A DIRF está com dias contados e será substituída pela EFD-REINF. Essa declaração deve ser entregue a partir do dia 21 de setembro

A Econet Editora realiza na próxima sexta-feira, 22 de setembro, um curso gratuito sobre a implementação da EFD-REINF, em substituição à DIRF. A aula será ministrada online através do site da empresa, das 9 horas ao meio-dia, e as inscrições podem ser realizadas neste link: https://www.econettreinamento.com.br/sobre_o_curso.php?idCurso=778&estado=PR&codTurma=4926.

O objetivo do treinamento é atualizar gestores e contadores sobre a mudança, uma vez que a partir do dia 21 de setembro acontece a primeira entrega da EFD-REINF, que é referente à competência de setembro de 2023.

A substituição da DIRF pela EFD-REINF impactará sobremaneira as rotinas de trabalho e recebimento de informações por parte das empresas e, principalmente, os escritórios de contabilidade que terão de se adaptar a mais uma obrigação acessória mensal. Em fevereiro de 2024 será a última entrega da DIRF referente ao ano de 2023, mas a retenção dos tributos via EFD-Reinf já ocorrerá a partir da competência de setembro de 2023. “Será necessário agilizar procedimentos e certos processos que antes eram realizados uma vez por ano, para o envio da DIRF anual”, reforça Juliano Garrett, diretor da Consultoria Federal da Econet.

Ele explica ainda que a partir dessa mudança, o papel de alimentar a malha da Receita Federal ficará a cargo da EFD-Reinf em conjunto com as informações apresentadas pelo eSocial. “Não devemos esquecer que a DIRF é uma declaração muito importante para os sistemas da malha do Fisco Federal, quando falamos sobre Declaração de Imposto de Renda. Assim, contadores, auditores, analistas de TI e tributários, gerentes financeiros e administrativos, gerentes de recursos humanos e qualquer profissional que atue nos processos SPED podem se inscrever na aula. Estudantes interessados na matéria também têm essa oportunidade”, pontua.

O curso será ministrado pela analista técnico da Econet Editora Empresarial e revisora técnica da Econet Educacional, Paôla Lima. O objetivo é equipar os profissionais para que entendam a importância da EFD-Reinf, saibam que informações enviar e como, e a quem é obrigatória a entrega da declaração. Além disso, os participantes poderão avaliar alguns pontos polêmicos dessa substituição e compreender qual a relação da EFD-Reinf com o eSocial e a DCTFWeb e quais deverão ser as penalidades pela entrega do documento com informações incorretas ou mesmo a falta dela.

Pontos de atenção na mudança da DIRF para a EFD-Reinf

Maquininhas de cartão de crédito, distribuição de lucros e substituição da DCTFWeb pela DCTF programa, são algumas questões elencadas pela Econet Editora que necessitam de um olhar mais atento dos profissionais da área.

Em linhas gerais, a escrituração mensal dos serviços de comissões e corretagens prestados pelas administradoras de cartão de crédito será impactada pois é a empresa prestadora que retém o IRPF e recolhe a guia DARF atualmente. Mas com a Receita Federal exigindo que a contratante desses serviços também envie a informação mensal dos valores dos rendimentos e do imposto de renda retido, existe um problema: hoje a maioria das administradoras de cartão de crédito não estão preparadas para fornecer o informe de rendimentos mensal.

Já sobre o envio mensal dos lucros e dividendos pagos a sócios e titulares de empresas, o impacto estará no fato de a DIRF, com seu envio anual, possibilitar às empresas um prazo maior para a apuração do montante efetivo de lucros isentos do imposto de renda. “Com o envio mensal dessas informações, muitos não terão tempo hábil para levantar balanços intermediários para justificar os lucros isentos pagos aos sócios. O prazo para esse levantamento será de cerca de duas semanas”, comenta Juliano Garrett.

Em relação à substituição da DCTFWeb pela DCTF programa, a questão é que apesar das retenções federais passarem a ser enviadas na EFD-Reinf a partir de setembro/2023, o valor devido desses tributos passará a alimentar a DCTFWeb a partir de competência de janeiro/2024. Assim, para as competências de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano, as retenções federais serão escrituradas na EFD-Reinf, mas o valor devido dos tributos deve ser confessado à Receita Federal pelo programa da DCTF.

Add a comment
Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Utilização da tecnologia permitiu criar um processo fabril de contratação, totalmente digital. Com escalabilidade, empresa acessou novos mercados e possui centenas de clientes em todo o Brasil

Passou o tempo em que a Área de Recursos Humanos era vista como aquela responsável por processos meramente técnicos e burocráticos, sobretudo para admissão e demissão de funcionários. A transformação digital deu um impulso extra para a evolução do setor, realizando os processos de contratações, desde a fase de candidaturas até a coleta de assinatura eletrônica por meio de plataformas digitais para a assinatura de contratos de trabalho, o que tornou toda esta movimentação mais eficiente e estratégica.

Um relatório realizado pelo Great Place to Work (GPTW), em 2021, destaca as tendências da área e um dos principais apontamentos diz respeito à adoção da tecnologia e como ela impactou no departamento de recursos humanos. As ferramentas de análise de dados e a inteligência artificial foram empregadas para melhorar processos de recrutamento e seleção, avaliação, treinamentos e desenvolvimento de funcionários e toda rotina de Gestão de Pessoas. Com a operação do trabalho braçal feita por máquinas, os profissionais que atuam nesta área desenvolveram novas competências e estabeleceram uma nova rotina, agora focada em estratégias.

A empresa paranaense RH NOSSA, que completa 30 anos neste mês de setembro, foi pioneira no processo de transformação digital e iniciou essa jornada ainda em 2016 com o intuito de expandir as fronteiras de atuação. Os currículos físicos foram extintos nesta época “Até então, nossos clientes se concentravam em Curitiba e região metropolitana e para que pudéssemos migrar para outras cidades e estados e tornar nosso negócio escalável, tivemos que investir em tecnologia”, explica Renato Pádua, Gerente Comercial.

Foi neste momento da sua história que a RH NOSSA criou uma plataforma própria para apoiar a seleção de candidatos. A solução foi o primeiro passo para a digitalização de todo o processo de contratação. Hoje, a empresa atende centenas de clientes em todos os estados do Brasil e possui um banco de currículos com mais de 5 milhões de candidatos.

Admissão digital: da seleção à integração do funcionário

Mas resolvido o problema de entrar em novos mercados e receber currículos de todo o Brasil, surgiu mais uma pedra no caminho: a marcha da contratação ainda era lenta, porque a assinatura da carteira de trabalho exigia o contato presencial. Além disso, a disparidade digital era mais um desafio. “Muitos candidatos tinham apenas um celular e não conseguiam imprimir a documentação, deixando o processo muito moroso”, destaca o Gerente de Tecnologia e Inovação da RH NOSSA Dario Azevedo.

Foi apenas em 2020 que a empresa conseguiu iniciar o desenvolvimento de uma plataforma capaz de fazer toda a admissão no formato online. A ferramenta bilateral beneficiou as empresas e candidatos, que puderem aposentar um emaranhado de folhas e fazer toda a validação da documentação digitalmente.

“Resolvemos todo nosso gargalo. Ao longo de 2021 conseguimos tirar essa plataforma do papel e, no final de 2022, ela já estava no ar. Até a assinatura eletrônica, que era feita em outra ferramenta, migrou para nosso sistema. E hoje temos uma única plataforma para controlar toda essa esteira, da seleção à conclusão da contratação”, detalha Clodoaldo Barbosa.

Rosa Norberto, Diretora de Operações da RH Nossa, menciona que para melhorar toda essa experiência do usuário foi necessário estudar as ferramentas que já existiam no mercado e que pudessem se comunicar entre si.

“Toda essa pesquisa resultou na criação de uma única plataforma colaborativa, que traz mais velocidade para todo o processo de contratação e evita erros e retrabalho. Ganhamos em escala. Hoje, realizamos a média de 800 a 1000 cadastros por mês, sendo que o tempo médio para a finalização do processo, envolvendo a geração do contrato e a disponibilização para assinatura, é em média de apenas dez horas corridas. Sem dúvida, esse é um marco para o setor de recursos humanos”, afirma Rosa.

Ao acompanhar a revolução tecnológica, a RH NOSSA mudou de patamar e não pode mais ser considerada apenas uma empresa que terceiriza as rotinas de RH “Hoje, somos uma empresa de engenharia de serviços. Não temos um produto de prateleira. Criamos uma solução customizada de acordo com a necessidade de cada um dos nossos clientes, com o apoio da tecnologia. Por isso, estamos iniciando um processo de reposicionamento da nossa marca e nos apresentamos como uma empresa provedora de soluções para Gestão de Pessoas e Serviços Especializados. Esse é nosso status neste aniversário de 30 anos”, pontua o diretor de Negócios da RH NOSSA Clodoaldo Barbosa.

DNA da Inovação

Desde que fundaram o negócio, em 1993, o casal de sócios Emilio e Marilda Morschel almejava construir uma "empresa diferente, na qual as pessoas podiam se sentir parte dela e que prezassem pelo respeito em todas as dimensões”. O sonho se concretizou e após três décadas de atuação, eles acreditam que todo o progresso da RH NOSSA é fruto da confiança que a empresa sempre depositou nos funcionários.

Errar nunca foi um pecado capital na visão dos sócios da empresa. E foi com base nesta confiança que os funcionários da RH NOSSA ganharam autonomia e conseguiram implementar a inovação na raiz da empresa.

“Essa é uma característica marcante da nossa organização: desde o início de nossa empresa, ainda bem pequenos, já pensávamos grande. Ao conhecer projetos e ações eficazes de grandes empresas, adaptamos ao nosso tamanho, isso tornou-se uma constante em nossa gestão. Ter feito coisas que não deram certo serviu de aprendizado, os erros nos levaram aos aprendizados que nos permitiram avançar”, confidencia Emilio.

Marilda Morschel complementa que, para eles, tudo é possível. “Acreditamos que sempre existem novas maneiras de se fazer as mesmas coisas. Nunca descartamos ideias e estimulamos nosso time a participar, sugerir e pensar diferente. Tivemos muitos novos processos, ações e até negócios oriundos de ideias dos funcionários. Mesmo com poucos recursos não deixamos a inovação de lado”, pontua a fundadora da RH Nossa.

Ela conta ainda que, no tempo em que as empresas de RH enviavam aos clientes os currículos em papel, a empresa implementou o Perfil Profissional, escrito à mão e contendo as informações do candidato e o parecer do entrevistador. “ Isso agilizou e facilitou muito a rotina de seleção de nossos clientes. E logo víamos no mercado a maioria das empresas de RH utilizando o nosso modelo de Perfil. Ficamos felizes quando somos observados e seguidos pela concorrência, isso só nos move a inovar mais e sermos cada vez melhores”, argumenta Marilda Morschel.

Salto de qualidade

Por meio de canais digitais da empresa, os profissionais recém-contratados acessam um manual de orientações e informações sobre cada cliente onde irão prestar serviços e todo esse processo é certificado pelo ISO 9001. “Todo o nosso processo de admissão é monitorado, e conseguimos transformar a contratação em um procedimento altamente eficiente. Para alcançar esse objetivo, a equipe da NOSSA conta com engenheiros e funcionários responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento”, declara Dario Azevedo.

A RH NOSSA está atualmente em fase de estudos e testes de aplicação de Inteligência Artificial, visando obter benefícios em termos de eficiência, velocidade do processo e aprimoramento da experiência do usuário, tanto para candidatos quanto para clientes. “Nosso principal objetivo é aumentar nossa eficiência em relação ao volume e tempo de entregas. Já desenvolvemos robôs internos para tarefas como o cadastro de funcionários e a automação de processos. Estamos embarcando na era da hiperautomação, utilizando recursos próprios”, finaliza Clodoaldo Barbosa.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos