Mensagens do Maio Amarelo precisam chegar aos milhares de motoristas que trabalham nas estradas do país

 

 

 

Mensagens do Maio Amarelo precisam chegar aos milhares de motoristas que trabalham nas estradas do país

Durante todo o mês a campanha divulgará informações e dicas de segurança no trânsito pelas redes sociais, site e aplicativos

A campanha Maio Amarelo deste ano acontece de maneira digital. Em tempos de pandemia e de isolamento social, não poderia ser diferente. Mas as estradas não podem parar e profissionais como motoristas, caminhoneiros e entregadores, por exemplo, seguem desempenhando funções essenciais à sociedade. Por isso, difundir informações e conscientizar a todos sobre a importância da segurança no trânsito também segue sendo fundamental para salvar vidas e, especialmente, para não sobrecarregar ainda mais hospitais e a rede de saúde do país.

O Movimento Maio Amarelo, uma iniciativa coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que reúne patrocinadores e apoiadores de todo o país, como é o caso da Mobilis, empresa especializada em tecnologia, começou oficialmente no dia 1º de maio, e vai levantar a bandeira do trânsito seguro mesmo sem eventos e encontro de pessoas. Neste ano o tema do Movimento é “Perceba o risco. Proteja a Vida”, e a mobilização acontece por sites, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório, diz que, neste momento, é ainda mais fundamental que a mensagem do ‘conduzir com segurança seguindo as leis e as normas de trânsito’ chegue a todas as pessoas, essencialmente aos profissionais que estão na estrada todos os dias, possibilitando que o país não pare. “Quando o condutor realmente entende que o cinto pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo, mesmo nos deslocamentos mais curtos. Assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o respeito a velocidade permitida etc. E foi pensando em ampliar esse conceito que nasceu o tema deste ano”, explica.

Segundo Ramalho, a proposta desse mote é exatamente transmitir à sociedade um aspecto já comum entre os técnicos de segurança viária: a importância da percepção de risco. “Temos certeza que por meio das redes sociais e dos apps de mensagens pelo celular faremos o significado chegar a mais e mais brasileiros, trazendo mais consciência e responsabilidade”, comenta.

É o que reforça o diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro. “Quando falamos em trânsito, o mais importante é preservar vidas. Por isso, vamos fazer a campanha digital e levar informação principalmente para quem não pode parar, que são os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja de bicicleta, além dos profissionais da segurança pública e de saúde”.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz que cada indivíduo precisa refletir sobre seu comportamento e seu dever quanto usuário das ruas e vias. “Nossa expectativa com campanhas como a do Maio Amarelo é que ajudem a conscientizar sobre o papel de cada um para que, coletivamente, todos tenham segurança no trânsito. Nesse âmbito, risco e segurança devem ser abordados sempre, pois o comportamento do indivíduo, seja ele condutor, pedestre, ciclista etc, sempre influencia na forma como ele reagirá durante seus deslocamentos”, diz.

Todo o material do Maio Amarelo de 2020 poderá ser usado por qualquer pessoa, empresa ou entidade, e já está disponível no site www.maioamarelo.com com versões para que o apoiador insira seu logo nas peças ou mesmo stories. As ações presenciais do Movimento foram adiadas para o mês de setembro, em conjunto com a Semana Nacional do Trânsito.

 

 

 

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Toda crise traz oportunidades. Para a construção civil também

 

 

 

Toda crise traz oportunidades. Para a construção civil também

Sandro Sadao Nagata*

De forma gradual, a pandemia trouxe três realidades que impactaram a grande maioria dos segmentos: a preocupação extra e necessária com a saúde pública, a redução da demanda de compra e a paralisação das atividades. O impacto econômico e social da Covid-19 atinge também a construção civil, por mais que o setor tenha sido classificado como serviço essencial em algumas cidades brasileiras.

Em um período usual, a construção de um empreendimento depende de colaboradores, desde os engenheiros e arquitetos que projetam e supervisionam o andamento da obra, até pedreiros, eletricistas, carpinteiros, encanadores e outros profissionais que colocam a mão na massa. Depende ainda de fornecedores, que precisam cumprir os prazos estabelecidos com os materiais corretos, na quantidade solicitada. A junção de todas as etapas segue um cronograma planejado minuciosamente, para atender às expectativas dos clientes quanto ao prazo, a qualidade e a segurança do empreendimento.

Neste momento atípico, a pandemia exige uma adaptação rápida e eficaz do cronograma, do plano de trabalho e das estratégias, para manter o compromisso assinado com o cliente e a perenidade da marca. Na maioria das construtoras, o quadro de colaboradores e as atividades do dia a dia tiveram que ser reorganizadas, seguindo as determinações dos órgãos da saúde. Muitos trabalhadores, peças fundamentais dos projetos, deverão permanecer em casa por mais um tempo ainda para amenizar os riscos. Em relação aos suprimentos, estamos trabalhando em acordos comerciais que visem melhorar cada vez mais a gestão do caixa e a eficiência operacional. É preciso avaliar a redução de custos de acordo com a produtividade, minimizando desperdícios e otimizando os produtos.

Na área da engenharia, por exemplo, é possível trabalhar com uma gestão integrada, utilizando o recurso do Building Information Modeling (BIM), ou modelagem de dados de construção. A tecnologia permite integrar todas as áreas envolvidas no projeto em uma única plataforma, que reúne informações relativas às etapas produtivas, em um modelo tridimensional. Assim é possível melhorar o orçamento, planejamento e diminuir as incompatibilidades entre os projetos, com o intuito de reduzir as assistências técnicas e, assim, aumentar a satisfação do cliente.

A gestão ágil faz com que seja possível decidir e aplicar uma estratégia rapidamente. Com a ajuda da tecnologia adequada, a reorganização do projeto devido à uma pandemia torna-se um desafio viável e possível de alcançar. Outro ponto importante é o comprometimento e a dedicação em todos os níveis do processo, para assegurar um resultado final positivo, o que só é possível quando este cultura já está inserida na empresa. E isso faz toda a diferença em um momento de crise.

O compromisso com o cliente deve seguir preservado, para seguir com a construção de planos, metas e sonhos. Em qualquer negócio é preciso saber frear, para acelerar novamente em momentos oportunos. A prioridade agora é se preparar para a retomada. Como em outras crises, essa também vai passar, trazendo muitas oportunidades.

 

 

 

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Escola é construída em apenas dois meses aliando planejamento e tecnologia

 

 

 

Escola é construída em apenas dois meses aliando planejamento e tecnologia

Além de rapidez e segurança, obra sustentável diminuiu o descarte de resíduos

A união entre tecnologia e projeto bem desenvolvido fez com que a revitalização do Colégio Positivo - Santa Maria, em Londrina (PR), ficasse pronta com segurança e qualidade em apenas dois meses. O investimento foi de R$ 7 milhões e contou com uma equipe de 120 colaboradores.

Para 2020, a previsão do Colégio Positivo era de um aumento de 72% no número de alunos, e o tempo livre para fazer a nova unidade seria apenas o do período das férias escolares. “O mercado londrinense aceitou muito bem a nossa metodologia e os nossos valores e, agora, a demanda pelo projeto de ensino bilíngue e pelo nosso Ensino Médio em Londrina já se mostrou suficiente para a construção de um novo prédio”, afirmou o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann.

A engenheira da A.Yoshii responsável pelo projeto do Colégio Positivo - Santa Maria, Luciana Yamada Kaiser Pereira, explica que, enquanto a equipe estava fazendo a demolição da construção anterior e a terraplanagem do terreno de 2.500 metros quadrados, as estruturas pré-moldadas já estavam sendo fabricadas em paralelo. O prédio construído é de 1.200 m².

Mais conhecida em obras de grande porte, como pontes e viaduto, a estrutura feita de concreto a partir de um molde – e depois transportada para a área de construção – é acessível, segura e rápida para obras de médio porte. A técnica de pré-moldados permite criar a estrutura do prédio em paralelo ao andamento da obra, o que traz ainda mais velocidade para os projetos.

Como um grande “lego”, os pilares de concreto inteiriços de 12 metros de altura se encaixam com as lajes, que foram conectadas às vigas — todas as peças pré-moldadas em concreto formando toda a estrutura do edifício. “Utilizamos várias tecnologias para fazer de forma tão rápida”, esclarece a engenheira Luciana.

As paredes foram feitas de Glasroc X, placa de gesso com revestimento de lã de vidro, um material de grande resistência. O uso desta tecnologia, pioneira no norte do Paraná, apresenta diversos benefícios: menor geração de entulhos, por não utilizar argamassas e tijolos, por exemplo; maior resistência ao fogo, atendendo e superando as exigências dos bombeiros ao oferecer resistência às chamas por tempo maior que 60 minutos; e eficiência energética, promovendo equilíbrio de temperatura e diminuição de ruídos.

“Conseguimos viabilizar um telhado composto por forro metálico e telhas metálicas, onde a estrutura em si não aparece. Para o revestimento das paredes externas utilizamos placas de gesso laminado revestidas e reforçadas com fibra de vidro, para garantir a estanqueidade”, diz a engenheira Luciana.

O desafio do projeto foi interligar a nova unidade com o prédio já existente. As paredes do edifício antigo foram quebradas e os pisos das duas unidades foram nivelados para interligar os corredores — que ficaram totalmente integradas.

 

 

 

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Fotógrafos da APAP/PR lançam ensaio "Olhar Reflexivo" durante o distanciamento social

 

 

 

Fotógrafos da APAP/PR lançam ensaio "Olhar Reflexivo" durante o distanciamento social

Imagens reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade 

Fotógrafos da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR sensibilizados pela quarentena provocada pela Covid-19 realizaram um ensaio fotográfico sobre este difícil momento que estamos vivendo. As imagens capturadas pelo olhar dos fotógrafos, cada um dentro de seu universo pessoal e linguagem visual, reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade.

A preservação da imagem - seja por saudade, ausência ou morte, por amor - sempre esteve presente em nossas vidas. Como a lenda do registro da imagem feita por uma jovem apaixonada que na despedida do seu amado, vendo a sombra projetada na parede, fez o contorno à carvão. Portanto, a imagem reconforta-nos, consola-nos, suprime-nos de forma tão forte, que em alguns momentos a imagem torna-se mais presente que a própria fonte. A imagem tem o poder de tornar-se onipresente. “A imagem tem um poder transformador. E neste momento, acredito que usá-la como uma forma de ‘cura’ pode nos tirar do obscurantismo”, destaca a diretora de comunicação da APAP/PR, Katia Velo.

Esta é a terceira ação realizada pela APAP/PR durante a quarentena. Na primeira ação foram realizadas intervenções em trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos. A segunda iniciativa em conjunto com o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP é um catálogo de desenhos inspirados em Curitiba para pintar que será lançado em breve. As imagens podem ser apreciadas no Instagram na APAP/PR e redes sociais dos fotógrafos participantes.

Fotógrafos

As imagens foram capturadas por: Ariane Labre, Cristina Schimidh, Débora Ling, Deise Gubert, Elisiane Correa Wenger, Gianna Calderari, Heloisa Vecchio, Jose L. de Noronha Filho, Jussara Regina Branco, Katia Velo, Ligia Barros, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Osmar Carboni, Paulo Castellano, Regina Oleski, Roberta Ling Provin, Teca Sandrini e Wilson Pizzatto

Serviço:

Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR - Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408 - Instagram: apap_pr

 

 

 

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Guaraná Antarctica e Telecine se unem para incentivar as pessoas a ficarem em casa

 

 

 

Guaraná Antarctica e Telecine se unem para incentivar as pessoas a ficarem em casa

Em ação especial para o Dia das Mães, parceria entre as marcas oferece 60 dias no streaming do Telecine para o público aproveitar a magia do cinema em família

Filme, Pipoca e Guaraná fazem uma combinação perfeita, né? Imagina então com dois meses de acesso ao streaming do Telecine. É isso mesmo! Para comemorar o Dia das Mães, Pipoca e Guaraná, o famoso jingle de Guaraná Antarctica, vai se transformar em uma plataforma de entretenimento para as famílias de todo o Brasil. Em parceria com o Telecine, Guaraná Antarctica irá oferecer 60 dias de acesso ao streaming do Telecine, com mais de dois mil filmes disponíveis no catálogo, dos clássicos aos blockbusters.

A ação tem como objetivo levar um pouco de diversão para o primeiro Dia da Mães em quarentena e reforçar, para aqueles que podem, a necessidade de ficar em casa. Para ingressar no catálogo, basta clicar em https://assine.telecine.com.br/pipocaeguarana utilizar o código PIPOCAEGUARANA e curtir toda a programação. O cupom será válido do dia 8 a 10 de maio.

“Pipoca e Guaraná sempre foi uma combinação perfeita para um cineminha e por que não trazermos esse aconchego para embalar as tardes da quarentena?”, explica Daniel Silber, Gerente de Marketing de Guaraná. “A parceria com o Telecine é um presente para as pessoas celebrarem o Dia das Mães em casa com a família”, completa Silber.

A plataforma streaming do Telecine, exclusivamente dedicada ao cinema, conta com mais de 500 filmes infantis, cinelists com aventuras para toda a família e franquias com sagas completas para maratonar quando quiser. O Telecine também preparou uma lista em homenagem ao Dia das Mães (https://www.telecineplay.com.br/dia-das-maes). Entre os títulos nacionais, tem o sucesso de bilheteria Minha Mãe É Uma Peça, os longas Que Horas Ela Volta?, Fala Sério, Mãe!, e Querida Mamãe. Já entre os filmes estrangeiros, as opções são Mia Madre, Tudo Sobre Minha Mãe, Ma Ma e Um Amor de Mãe.

"A combinação filme, pipoca e guaraná é um clássico que está na memória afetiva de todos os brasileiros. Nesse Dia das Mães tão diferente e desafiador, a parceria entre o Telecine e o Guaraná Antática é uma forma de resgatarmos boas lembranças e propormos novos momentos em família pautados pela magia do cinema para que encontrem leveza nessa data tão simbólica" comenta Flávia Hecksher, diretora de marketing do Telecine.

Os cupons são limitados a um voucher por CPF e, é necessário fazer o cadastro para ter acesso a plataforma. o cancelamento pode ser imediato e online de forma simples através do site https://assine.telecine.com.br/pipocaeguarana

Conheça o Telecine

Telecine é um hub de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser. Acesse telecine.com.br.

 

 

 

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