O novo cenário político em tempos de pandemia

 

 

 

O novo cenário político em tempos de pandemia

A crise da Covid-19 redefiniu os termos e as peças do jogo político no Brasil. Durante o ano passado, o confronto era entre o poder executivo e a liderança do Congresso Nacional, normalmente em função das pautas de segurança pública e das questões morais da agenda de Bolsonaro. Em fevereiro deste ano, o conflito progrediu para as atribuições orçamentárias do Congresso, situação na qual a Câmara ameaçou ampliar o seu poder sobre os gastos da União e retirar discricionariedade do Executivo. Essa disputa culminou nos atos em favor do presidente, em 15 de março. Em meio às pressões por isolamento social, esse ato não aparece sem custos, pois afasta o presidente da parte da população inclinada a seguir as recomendações médicas.

A partir da segunda quinzena de março, as medidas tomadas pelos governos estaduais para restringir a circulação abriram nova frente de batalha. Daí em diante, a disjuntiva saúde pública versus economia tem pautado as relações entre o Congresso e o Presidente. Do lado do Congresso se perfilaram os governadores e os profissionais da saúde. Ao passo que Bolsonaro conta com apoio mais aguerrido de seus apoiadores — que agora retornaram à guerra digital e às manifestações nas ruas —, somados com os comerciantes, eles próprios inflados pela narrativa presidencial.

O choque com os governadores não é um fato pequeno. Desde a redemocratização, os governos estaduais perderam importância na política nacional e tinham dificuldades de contar com apoio popular local em função das dificuldades impostas pelas leis de austeridade fiscal. Agora, diante da importância da coordenação das políticas de saúde estaduais e do afrouxamento das regras orçamentárias aprovadas pela Câmara, ganham mais espaço para protagonizar a superação da crise do novo coronavírus.

Em abril, o conflito com os governadores e o Congresso se expandiu para o interior do Poder Executivo federal. O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, após oscilar entre as medidas mais rígidas de isolamento e o afrouxamento proposto pelo seu chefe, finalmente se alinhou ao discurso dos governadores e das autoridades sanitárias. A popularidade de Mandetta e o desafio às determinações de Bolsonaro (orquestrado pelos governadores) levaram à sua demissão, destacando mais um desafeto de Bolsonaro com elevada aprovação popular.

Não bastasse tudo isso, o último milagre da multiplicação de inimigos se deu em um gabinete longínquo das crises recentes. Bolsonaro quis trocar o cargo de diretor da Política Federal e viu Sérgio Moro — o seu ministro mais popular — se demitir, não sem antes dar uma entrevista estarrecedora sobre as pretensões do presidente sobre a direção da instituição. Diante da decisão inusitada de prosseguir com uma troca desgastante a essa altura, as especulações de que Bolsonaro prepara a sua blindagem para o impeachment começaram a crescer. A insistência na substituição na PF em plena crise da pandemia e crise de governo só faz sentido como uma estratégia defensiva, seja para monitorar investigações, seja para agradar setores do Congresso recém-chegados à marquise do Planalto. A seu favor, resta o apoio popular, estimado em um terço da população.

O paradoxo da atual situação é que o presidente não contava com uma pandemia quando resolveu governar de modo minoritário, sem apoio dos partidos no Congresso. À medida que essa conjuntura acelerou o seu isolamento político, é também o tempo da pandemia que ditará o ritmo da agenda política, deixando o impeachment em modo de espera. A sorte de Bolsonaro depende de como usará esse tempo.

Autor: Luiz Domingos Costa é professor de Ciência Política e integra o Observatório de Conjuntura do Grupo Uninter

 

 

 

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“Primeira startup do Brasil”, empresa de Curitiba lança Consultoria à Distância para ajudar empreendedores durante a crise do novo coronavírus

 

 

 

“Primeira startup do Brasil”, empresa de Curitiba lança Consultoria à Distância para ajudar empreendedores durante a crise do novo coronavírus

O novo serviço, oferecido pela Consultoria Jaworski, promove análises críticas dos pontos fortes e fracos de empresas e aponta estratégias para melhorar a administração interna do negócio, gerando melhores resultados

“Eu abri a primeira startup do Brasil antes mesmo do termo ser inventado”, brinca o administrador especializado em Gestão de Resultados, Milton Rui Jaworski, fundador da Jaworski Consultoria Empresarial. No ano de 2000, o empresário ganhou destaque na imprensa nacional ao lançar o serviço de consultoria via fax, uma ferramenta de trabalho presente em todas os escritórios na época. Com o nome “Capgiro”, o programa coleta dados, elaborava o diagnóstico e orientava as empresas à distância, possibilitando que elas gerenciassem melhor os seus recursos na busca de um melhor desempenho financeiro.

Agora, 20 anos depois, ao meio da crise gerada pelo novo coronavírus no Brasil, Milton Rui Jaworski acaba de lançar um novo produto para ajudar empresas brasileiras que estão sofrendo com os efeitos da pandemia. “Milhares de empresas estão com dificuldades para assegurar um capital de giro e garantir estabilidade financeira para sobreviver. Apesar de ser cedo para prever a extensão desta pandemia, o momento pede visões estratégicas e inovação no campo empresarial, começando pela administração do negócio”, comenta Jaworski.

Quanto a sua empresa gerou de lucro no mês passado? Você conhece o ponto de equilíbrio da sua empresa? Você sabe qual a influência do giro dos estoques na geração de lucro? A sua empresa tem lucro, mas o dinheiro não aparece? Você sabe qual é o volume ideal de capital de giro que a sua empresa precisa? São essas algumas das questões que o novo serviço de Consultoria à Distância da Jaworski Consultoria Empresarial pretende responder. O programa é indicado para empresas de pequeno e médio de todos os segmentos, com rendimento mensal médio entre R$ 200 mil e R$ 1 milhão.

“As empresas apostam em determinadas estratégias para assegurar lucratividade, mas esquecem de se preparar para épocas de crise ou mudanças no mercado. Neste momento é essencial revisar as estratégias da empresa a fim de recuperar o vigor financeiro e, principalmente, evitar uma possível falência”, conta Jaworski. Partindo do princípio de que os problemas de capital de giro não são necessariamente de natureza financeira, mas também gerencial, a consultoria tem o objetivo de identificar os problemas, definir estratégias e acompanhar os resultados.

Como funciona a Consultoria à Distância?

A partir das informações fornecidas pelo cliente por meio de um formulário enviado no início do serviço, o consultor faz uma análise detalhada que se estende a todos os setores da empresa. Em seguida, o relatório com diagnósticos é enviado por e-mail e é realizada a primeira reunião oficial, por meio de plataformas online de chamadas de vídeo para explicar o documento, passar orientações e responder dúvidas. Após este primeiro momento, cabe ao empresário seguir o planejamento e, mensalmente, informar os dados atualizados da empresa para que seja feita uma nova análise.

Apesar da Consultoria à Distância ter apenas uma reunião mensal oficializada em contrato, Jaworski afirma estar disponíveis para acompanhar tarefas e sanar questões emergenciais a qualquer momento. “Nosso atendimento é full time, então sempre que o cliente precisar ele pode enviar um e-mail, ligar para a empresa ou até mesmo solicitar uma nova vídeochamada”, diz.

O consultor explica, também, que os resultados do atendimento à distância são os mesmos do presencial, mas com um benefício extra para a empresa: contratos até 90% mais baratos e acessíveis. “A análise estratégica é feita através dos números informados pelo cliente no momento da contratação do serviço. Então a partir de um formulário preenchido de forma correta, é possível alcançar um resultado igual ou até melhor que o atendimento presencial”, completa o especialista,

A Consultoria à Distância da Jaworski Consultoria Empresarial está disponível para empresas de todo Brasil. Os interessados podem entrar em contato por meio do site da empresa (www.jaworskiconsultoria.com.br) ou pelo telefone (41) 3224-1700.

 

 

 

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Serviço de entrega passa a ser essencial durante o isolamento social

 

 

 

 

Serviço de entrega passa a ser essencial durante o isolamento social

Com cuidado redobrado, Fox Express cresce durante a pandemia, e cuida da saúde de todos os entregadores, com carteira assinada, sala de repouso e equipamentos de proteção individual

Nesse período de isolamento, o serviço de entregas em domicílio ganhou importância nas ruas das principais cidades brasileiras. O serviço de motoboy se tornou essencial, não somente para quem quer abastecer a casa, com compras online, como entrega de vendas online para quem tenta sobreviver ao mercado, ou simplesmente na entrega de documentos das empresas.

Para se adequar a um novo cenário, os motoboys precisaram se adaptar a uma nova rotina, principalmente a de higienização do material de trabalho, como os baús de transporte. Para o motoboy Paulo Sérgio Guimarães, colaborador da Fox Express, e que atua há mais de 17 anos na profissão, o cuidado hoje é redobrado, não somente com a minha saúde como a da pessoa que vamos entregar a encomenda. “Muitos dos nossos clientes adotaram o trabalho home office, e temos a consciência que o nosso trabalho na rua, permite que muitas empresas e pessoas fiquem em casa, com segurança”, explica Paulo. Hoje, nossa rotina, além dos cuidados básicos como lavar as mãos e higienizá-las a cada entrega com álcool gel, fazemos também a lavagem periódica dos baús das motos. “Todos nós que estamos nas ruas recebemos as informações em tempo real de todas as normativas expedidas pelo município e estado, e a nossa comunicação com a central da empresa passou a ser intensa, por conta da nossa própria segurança”, conclui.

“Uma das inseguranças das pessoas no geral em contratar um serviço de entrega em época de coronavírus é a higiene, não apenas do motoboy, como da caixa de entregas conhecidas como bags ou baús”, salienta Luiz Reis, diretor da Fox Express. Nesse sentido, segundo ele, é um dos diferenciais de algumas empresas. “A Fox Express, por exemplo, possui uma sala de descanso para os funcionários e local para higienização de toda equipe e dos utensílios utilizados durante a entrega”, salienta. “Os baús dos nossos entregadores são acoplados nas motos, evitando o contato das mesmas com o chão ou outra superfície, como normalmente nos deparamos ao andar pela cidade”, enaltece.

Segundo Paulo, o suporte que possuem, em relação aos cuidados com a saúde, tais como máscaras, álcool em gel, e espaço adequado para descanso é todo oferecido pela empresa, no caso a Fox Express. “Mas a realidade do mercado não é essa”, comenta. “Muitos conhecidos do mercado de entregas não possuem esse suporte. Muitos estabelecimentos não estão ajudando com os equipamentos de proteção e de higiene, precisando ser adquirido pelo próprio motoboy, que além de preocupar, também complica toda a dinâmica”, explica.

“Como o foco da empresa é muito mais documentos, nossos clientes já são conhecidos, e estão sendo bem receptivos, pois sente segurança no trabalho oferecido devido ao histórico de cuidados que tomamos desde antes da pandemia”, enaltece Paulo.

O diretor da Fox Express, Luiz Reis, afirma que buscam conscientizar cada um dos profissionais a respeito da seriedade desse momento. “Não estamos brincando com esse vírus. Eles precisam saber que é importantíssimo se cuidar e cuidar das outras pessoas. Para isso temos reforçado a importância de lavarem as mãos e manter uma distância de 2 metros das pessoas a cada entrega. Fornecemos álcool gel e máscaras para cada um dos nossos condutores. Nossa comunicação tem sido intensa e na sede temos informativos e as normativas para eles estarem bem atualizados de como se cuidarem e cuidarem do próximo também”, explica.

A coleta dos produtos pela Fox Express já vem embaladas e o maior trabalho da empresa é com o transporte de documentos. “Eliminamos a obrigatoriedade de assinatura no smartphone do colaborador, como forma de proteção não apenas do cliente como do funcionário também”, explica Luiz.

O grande diferencial da empresa em comparação aos demais serviços de entrega é a confiabilidade em relação ao motoboy que realizará o trabalho. “Todos os motoboys, motoristas e ciclistas que fazem entrega pela Fox Express são registrados em carteira, ou seja, funcionários da empresa. Com essa atitude, o cliente que nos contrata tem a segurança, o respeito em relação ao profissional e ao serviço realizado”, afirma Luiz.

Nesse período, desde o final de março quando Curitiba entrou no isolamento social, tivemos um aumento significativo na demanda. “Nosso aumento de atendimentos passou a ser de pessoas físicas, muitos clientes que nunca tinham usado nossos serviços, passaram a nos procurar”, salienta. Segundo Luiz, a Fox Express tem recebido muitas ligações questionando se os serviços de entrega estão normais. “Quando confirmamos, muitos respiram aliviados por poder contar com o serviço e não precisar sair de casa”, enaltece.

A Fox Express está há 20 anos no mercado. A empresa ultrapassou a marca de cem colaboradores. Acrescentou ao portfólio de serviços oferecidos o transporte de cargas maiores com veículos utilitários. Somou-se a isso o transporte executivo em carros especialmente adquiridos para este fim. Em 2009 inovou ao treinar ciclistas para entregas em locais cujo acesso é difícil até para motos. Em 2017 construiu um Centro de Distribuição para a área da logística. Em 2018, iniciou um trabalho de prospecção de clientes da área de saúde, uma vez que a empresa conquistou diversas certificações para este tipo de transporte.

“Existe uma grande diferença entre a Fox e qualquer outro aplicativo. A grande massa de entregas, as empresas usam motoboys autônomos para fazer o trabalho. Na Fox Express nossos condutores são funcionários, registrados em carteira, em regime CLT. Enquanto nós proporcionamos garantias e condições normais de trabalho, esses aplicativos mantém os motoboys desamparados”, explica Luiz. Se você andar pelas ruas e observar, vai notar aglomeração de motoboys de aplicativos em banco de praças públicas ou debaixo de pontos de ônibus, ou em estacionamentos de supermercados e farmácias, até mesmo em imóveis abandonados isso acontece. Essa condição nos incomoda, mas para resolver isso, a população precisa se conscientizar. São os contratantes que alimentam esse cenário nocivo ao próximo. Nossa consciência está tranquila porque acreditamos que nosso modelo de negócio não está focado apenas no patrão e sim em todos os colaboradores que fazem o negócio acontecer”, finaliza Luiz.

 

 

 

 

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Como fazer uma arrematação com pagamento parcelado em leilão

 

 

 

Como fazer uma arrematação com pagamento parcelado em leilão

Leilões online oferecem imóveis com grandes descontos e parcelamento em até 30 meses

Você sabia que é possível comprar um imóvel em leilão mediante pagamento parcelado e sem juros? Sim, isso é possível tanto nos leilões judiciais quanto nos extrajudiciais. Nos leilões judiciais é possível efetuar uma arrematação parcelada pagando um sinal de 25% sobre o valor do lance e o saldo remanescente em até 30 meses sem juros, incidindo apenas correção monetária. Quando leiloados, apartamentos, casas, terrenos e outros tipos de imóveis costumam ter até 50% de desconto sobre o preço de mercado.

O leiloeiro oficial Guilherme Toporoski, que atua à frente da Topo Leilões, informa que a intenção de adquirir um imóvel parcelado deve ser informada por escrito antes do leilão iniciar. “O Novo Código de Processo Civil regula no artigo 895 os leilões judiciais parcelados, assegurando aos interessados que as propostas estão dentro da lei. Geralmente, esses leilões iniciam com a disputa de lances à vista, seguidos dos parcelados”, conta. O leiloeiro explica que, caso não ocorra a arrematação à vista, é iniciada a disputa parcelada, também pelo maior lance.

As condições da arrematação parcelada em leilões judiciais - como sinal, saldo devedor e garantias - também estão previstas no Novo Código de Processo Civil. “O interessado deve formalizar por escrito a oferta, com todos os valores e prazos, detalhando como será o pagamento. Nós ajudamos nesta orientação”, diz Toporoski.

Em caso de atrasos no pagamento, há multa de 10% sobre a soma da parcela vencida com as parcelas que estão por vir. “É uma maneira segura de arrematar um imóvel com o amparo legal e em condições muito mais atrativas. Sempre recomendo o parcelamento aos meus clientes”, explica o leiloeiro.

Já nos casos dos leilões extrajudiciais, Toporoski finaliza informando que são as instituições proprietárias dos imóveis que decidem sobre as regras do parcelamento.

 

 

 

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Especialista alerta para desperdício de água na lavagem das mãos

 

 

 

Especialista alerta para desperdício de água na lavagem das mãos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, a forma mais eficaz de higienizar as mãos é com o uso de água e sabão, por 20 a 30 segundos, esfregando bem os dedos, as palmas, o dorso, os pulsos, as unhas e entre os dedos.

O problema, segundo especialistas, é a forma como as pessoas estão fazendo isso. "Nos vídeos tutoriais, geralmente a pessoa acaba ensaboando as mãos, demoradamente, com a torneira aberta, o que pode ser prejudicial não apenas ao meio ambiente, mas também trazer sérias consequências no fornecimento de água", alerta o coordenador do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Prof. Maurício Dziedzic.

Segundo ele, atitudes como essa podem fazer com que pessoas fiquem sem água justamente durante esse período de pandemia. "Temos um período muito seco, se comparado ao mesmo período de outros anos, e claro, o coronavírus. Se todos deixarem a torneira aberta enquanto ensaboam as mãos por 20 segundos, teremos um grande desperdício de água", ressalta.

Ao lavar as mãos, o professor orienta a abrir a torneira com a menor vazão possível que permita limpar as mãos adequadamente. Além disso, enquanto ensaboar as mãos, fechar a torneira, abrindo novamente para enxaguar. "O gasto de água pode variar com o grau de abertura da torneira, e com a pressão na rede hidráulica. Em casos extremos, de pressão forte e torneira totalmente aberta, pode passar dos dez litros por minuto", esclarece.

 

 

 

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