A tecnologia como forma de imunizar o seu negócio

 

 

 

A tecnologia como forma de imunizar o seu negócio

Por *Otávio Amaral

Mais do que uma doença infecciosa, o Covid-19 é um teste de competência ao mercado global: para sobrevivermos, precisamos provar nossa capacidade de adaptação e de gerar soluções e inovações rápidas e eficientes.

O desafio é imenso, mas, ao contrário das pandemias anteriores, agora possuímos um importante aliado: a tecnologia digital!

Se, durante outros surtos, não tivemos as ferramentas necessárias para preservar o bem-estar coletivo e a saúde econômica paralelamente, desta vez nós temos.

A internet foi, até aqui, protagonista de grandes controversas: um espaço com poucas leis, saturado de informações – nem sempre verídicas – e capaz de minar e adoecer a psique contemporânea. No entanto, usada com inteligência e responsabilidade, ela é um poderoso recurso no controle e superação dos riscos e avarias atuais.

Muitas empresas estão usando esta tecnologia como instrumento para a manutenção de suas atividades, diminuição de danos e elaboração de estratégias para recuperação da crise.

E ela ainda nos permite preservar ou melhorar não somente o desempenho de nossos negócios, mas também o de nossos colaboradores.

Por exemplo, a principal tática implementada pelo mercado corporativo está sendo o trabalho remoto (home office). Graças a isso, pudemos assegurar a continuidade de nossas funções sem comprometer a vida dos envolvidos. É claro que esta solução apresenta dinâmicas inéditas para muitas organizações e dificuldades também. Mas ultrapassado esse período, teremos, todos, adquirido muita experiência, conhecimento e confiança para enfrentar futuras transformações de cenário.

Existe aprendizado aqui e precisamos estar abertos a ele.

Outro auxílio fundamental prestado pela internet é a possibilidade de trocarmos informação e sabedoria de forma instantânea e massiva. Com ela, a comunicação entre população, inciativas públicas e privadas, lideranças, comunidade científica, ganha um caráter imediato e eficiente. Ainda que estejamos isolados – para conter a propagação do vírus – estamos conectados e compartilhando sabedoria, notícias, soluções e esperanças.

Por fim, devemos a esta tecnologia a possibilidade de gerarmos saídas e caminhos alternativos, que contribuem para a movimentação econômica. Ou seja, podemos prestar serviços e atendimentos online, realizar videoconferências, fazer pedidos e efetivar entregas sem contato.

O mercado, neste contexto, também não é só de ameaças, ele oferece oportunidades para quem for capaz de inovar e gerar soluções. Um ótimo panorama para startups e e-commerces desenvolverem novos negócios de forma criativa e útil.

Tecnologia digital sempre foi a força motriz do Empresômetro. Por meio dela, temos a habilidade e a inteligência de compreender o mercado e auxiliar no progresso e assertividade de outras empresas. Sempre investimos nisso e sempre compreendemos seu caráter imprescindível. Essa expertise nos possibilitou implementar, com extrema agilidade, o trabalho 100% home office sem prejudicar nossa performance e atendimento.

Por também compreendemos nosso papel social e para proteger o bem-estar de nossos colaboradores, asseguramos o emprego de cada um deles e disponibilizamos 1ª parcela do décimo terceiro para casos emergenciais. Acreditamos que a inciativa privada não tem somente desafios e oportunidades em seu horizonte, mas, principalmente, muitas responsabilidades. E, por isso, estamos fazendo tudo para nos posicionarmos da forma mais humana e comprometida neste momento.

E a sua empresa, como está lidando com o período de crise? Vamos trocar e compartilhar ideias, angústias e, principalmente, soluções!

*Otávio Amaral é CEO do Empresômetro – Empresa voltada a inteligência de mercado. Suas ferramentas incluem listas de prospecção, que possibilitam maior assertividade, além de oferecer soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas

 

 

 

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McDonald's abre hoje inscrições gratuitas de curso online de segurança alimentar para micro e pequenas empresas

McDonald's abre hoje inscrições gratuitas de curso online de segurança alimentar para micro e pequenas empresas
Iniciativa visa compartilhar as práticas da rede para contribuir com o cenário atual do mercado

Uma das medidas adotadas no Brasil pela Arcos Dorados, a maior franquia independente do McDonald's no mundo, durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, é compartilhar seus conhecimentos de segurança alimentar por meio de um curso online para micro e pequenos empresários do setor de alimentação. As inscrições estão abertas a partir de hoje (23/03) e seguem até esta quinta-feira (26/03), às 18h, pelo site https://trilhas.info/. A primeira turma terá início na sexta-feira (27/03) e têm vagas limitadas.

O curso conta com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, frentes em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas áreas têm importância essencial para assegurar medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus. A duração de cada módulo será informada aos participantes no momento da confirmação da inscrição.

Para Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, compartilhar o conhecimento é crucial para que o cenário desafiador seja superado. “O momento exige comprometimento de todos para proteger a população. Acredito na união de forças para que o país possa superar esse momento de pandemia causada pelo novo Coronavírus”, comenta.

Além de sua reconhecida atuação no setor, atendendo os mais rigorosos protocolos de segurança do alimento, a Arcos Dorados também busca ressaltar a importância da educação. No Brasil, a companhia conta com um centro de formação, batizado de Universidade do Hamburguer, que servirá como base para a iniciativa. A empresa investe por ano cerca de 40 milhões de reais em treinamento, contando com estratégias educacionais de ponta.

Doação de refeições para profissionais de saúde

Pensando em apoiar aqueles que estão na linha de frente da batalha contra o Coronavírus, a Arcos Dorados vai doar refeições aos profissionais de saúde de instituições distribuídas por todo o país. As doações tiveram início no último fim de semana, com a entrega de combos para o Hospital CEMA, na capital paulista, e para o Hospital Unimed, de Ourinhos (SP). A ação será expandida para outras praças brasileiras ao longo desta semana por meio do programa Bom Vizinho, uma iniciativa da Arcos Dorados que busca contribuir em diversas frentes com as comunidades onde a companhia atua. As instituições foram selecionadas por seu papel fundamental em meio a essa pandemia.

A rede anunciou que fechará a operação nos salões de seus restaurantes em todo Brasil a partir de 23 de março, mantendo os serviços de Delivery, Drive Thru e, em alguns casos, pedidos para viagem. A medida, tomada como forma de minimizar a circulação de pessoas, é uma das principais orientações das autoridades para conter a transmissão do vírus entre a população. Com a doação para as instituições de saúde, além de contribuir com a alimentação dos profissionais de saúde e pesquisadores, será evitado o desperdício de ingredientes perecíveis que poderiam ser descartados com essa decisão.

Medidas da Arcos Dorados para segurança de seus colaboradores

A Arcos Dorados tem como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes. A companhia implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno de diversos assuntos relacionados ao tema.

A empresa estabeleceu um protocolo especial para a operação de seus serviços que serão mantidos – Delivery, Drive Thru e, em alguns casos, pedidos para viagem – incluindo a demarcação de áreas de distanciamento social nos restaurantes, disponibilização de produtos para higienização das bolsas dos entregadores e lavagem de mãos, cuidado no condicionamento de produtos, além do reforço dos protocolos de higiene em todos os restaurantes da rede, como aumento na frequência da limpeza de equipamentos e totens de atendimento, ampliação do número de dispensers de álcool em gel, entre outras ações.

Além disso, entre as iniciativas já implementadas pela empresa, está o home office ou licença remunerada para seus colaboradores que pertencem ao grupo de risco, em todos os setores, inclusive restaurantes, e a recomendação de trabalho remoto para todos os funcionários da sede administrativa; suspensão de viagens e reuniões presenciais; além da intensificação da comunicação interna com informações educativas sobre o tema.

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Artigo - Novas regras trabalhistas durante a pandemia

 

 

 

 

Artigo - Novas regras trabalhistas durante a pandemia 

Por Gisele Bolonhez Kucek, advogada especialista em Direito Trabalhista 

 

Diante do atual cenário decorrente da pandemia ocasionada pelo COVID 19, em 22/03/2020, foi editada a MP nº 927/2020 a qual dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Dentre as medidas lá regulamentadas, destacamos aqui as mais importantes.

A referida medida provisória já tem sido amplamente criticada pela doutrina e demais autoridades, pois traz diversos dispositivos que violariam os direitos dos trabalhadores. A ANAMATRA publicou nota manifestando seu “veemente e absoluto repúdio à Medida Provisória nº 927/2020”. Contudo, através da presente nota pretendemos esclarecer algumas medidas que os empresários podem se utilizar no intuito de realizar a manutenção de suas atividades e do emprego.

Não há dúvidas de que as medidas impostas através da referida MP restringem diversos direitos trabalhistas, sendo esta a principal crítica que a norma tem sofrido. Contudo, há que se ter em mente que estamos vivenciando um estado de exceção, de calamidade pública. Os empresários ficarão sem faturamento talvez por meses, e como manter o emprego sem ter dinheiro para pagar seus funcionários. As medidas são importantes para que após a passagem desta severa crise, ainda existam empregos.

Primeiramente, é imperioso destacar que o artigo 18 da MP, o qual tratava da possibilidade de suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses foi revogado.

As principais medidas trazidas para o enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda poderão ser adotadas pelos empregadores, dentre outras, as seguintes medidas: o teletrabalho; a antecipação de férias individuais; a concessão de férias coletivas; o aproveitamento e a antecipação de feriados; o banco de horas; a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; o direcionamento do trabalhador para qualificação; o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

Teletrabalho: quanto ao teletrabalho a medida permite que o empregador altere o regime de trabalho presencial para o teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância, e determine seu retorno independentemente da existência de acordos individuais ou coletivos, dispensado o registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho. O empregado deverá ser informado com antecedência de 48horas. Permite a adoção deste regime pelos estagiários e aprendizes.

Antecipação de férias individuais: estabelece que o empregador deverá informar ao empregado, com prazo de 48 horas de antecedência, por escrito ou por meio eletrônico, indicando o período a ser gozado pelo empregado, não podendo o período ser inferior a 5 cinco. Outra novidade é que as férias poderão ser concedidas ainda que o período aquisitivo ainda não tenha transcorrido. O art. 9º da MP prevê que o pagamento da remuneração das férias concedidas em razão do estado de calamidade pública poderá ser efetuado até o quinto dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias, não se aplicando a antecipação prevista no art. 145 da CLT.

Férias coletivas: comunicação aos empregados no prazo de 48 horas, dispensada a comunicação prévia ao órgão local do Ministério do Trabalho e aos sindicatos representativos da categoria.

Do aproveitamento e da antecipação de feriados: os empregadores poderão antecipar o gozo de feriados, devendo notificar por escrito ou por meio eletrônico os empregados beneficiados com antecedência de no mínimo 48 horas, indicando os feriados aproveitados. Os feriados religiosos dependerão da expressa anuência do empregado.

Do banco de horas: diante da interrupção das atividades pelo empregador poderá ser constituído regime especial de compensação de jornada, por meio de banco de horas, em favor do empregador ou do empregado, estabelecido por meio de acordo coletivo ou individual formal, para a compensação no prazo de até dezoito meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

Da suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho: suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais. Referidos exames deverão ser realizados no prazo de 60 dias contados do encerramento do estado de calamidade.

Do diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço: fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente. Referidas verbas serão recolhidas, sem a incidência de atualização, juros e multa, em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020. Para usufruir deste benefício o empregador deverá declarar tais informações até o dia 20/06/2020.

Estabelecimentos de saúde: mediante acordo individual, mesmo para atividade insalubres e para jornada de 12h por 36h, podem prorrogar a jornada de trabalho e adotar escalas de horas suplementares entre a décima terceira e a vigésima quarta hora do intervalo interjornada, sem que haja penalidade administrativa, garantido o repouso semanal remunerado nos termos do disposto no art. 67 CLT. Estas horas suplementares poderão ser compensadas, no prazo de 18 meses, por meio de banco de horas ou remuneradas como hora extra.

Além destas medidas expressas na referida MP, a lei ainda declara convalidada eventuais medidas trabalhistas adotadas por empregadores que não contrariem expressamente os dispositivos da MP, tomadas no prazo de 30 dias anteriores a entrada em vigor da norma.

 

 

 

 

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Hospital de Olhos do Paraná oferece orientação online gratuita

 

 

 

Hospital de Olhos do Paraná oferece orientação online gratuita

Atendimento será realizado pelo WhatsApp de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para evitar deslocamento, tirar dúvidas e orientar pacientes

O Hospital de Olhos do Paraná – centro de referência em oftalmologia e tecnologia na região Sul do país – oferece a partir desta segunda-feira (23/03), um canal de orientação digital gratuito por meio do aplicativo WhatsApp, durante o período de isolamento social contra o COVID-19. O atendimento será realizado das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, pelo número: (41) 98527-5181.

Por meio do ‘Dr. HOP Orienta’, os pacientes de todo o estado, podem tirar dúvidas sobre os sintomas e receber orientações dos oftalmologistas que fazem parte do corpo clínico do Hospital de Olhos do Paraná, sem precisar se deslocar até o hospital, em casos não emergenciais.

De acordo com a diretora do HOP, Dra. Luciane Moreira, esta é mais uma das medidas de segurança e prevenção adotada pelo hospital para preservar a saúde de toda a comunidade durante a pandemia. “Estamos vivendo uma situação diferente e dias difíceis no mundo todo, e o Hospital de Olhos do Paraná entende o seu papel e a sua missão que é contribuir e facilitar o acesso rápido à informação, prezando sempre pela saúde e bem-estar dos paranaenses em primeiro lugar”, afirma.

No Hospital de Olhos do Paraná estão suspensos temporariamente consultas, exames e cirurgias eletivas. Serão mantidos os atendimentos de emergência, bem como outros atendimentos que envolvam riscos de perda de visão.

Em casos graves a recomendação é procurar o pronto-atendimento 24h localizado na Rua Alameda Presidente Taunay, 483, no Batel – para atendimento presencial.

Coronavírus x transmissão pelos olhos

O Covid-19 pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, toque, aperto de mão, contato com objetos, boca, nariz e, inclusive, pela mucosa dos olhos. O contágio pode ocorrer quando o paciente encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular. “A transmissão pode potencialmente ocorrer dessa forma, o que facilita a transmissão de uma pessoa para a outra. É como se fosse uma gripe ou uma conjuntivite comum: tocar os olhos é uma forma simples de contágio, por isso a importância de lavar frequentemente as mãos e utilizar álcool em gel 70%”, alerta a diretora do HOP, Dra. Luciane Moreira.

SOBRE O HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ

Há 45 anos o Hospital de Olhos do Paraná é um centro modelo e referência em oftalmologia na região no Sul do país, pelo seu reconhecido comprometimento social, sua produção em pesquisa, atuação de ponta em todas as áreas da Oftalmologia, pela qualidade do ensino, sua vocação social e inserção nas principais campanhas do país destinadas à promoção da acuidade visual. Conheça mais em www.hospitaldeolhosdoparana.com.br.

 

 

 

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xKopenhagen Curitiba oferece serviço delivery e por aplicativo

xKopenhagen Curitiba oferece serviço delivery e por aplicativo 

Sem sair de casa e respeitando as determinações de isolamento, os clientes Kopenhagen têm acesso a toda a linha de Páscoa 2020 e recebem no endereço de sua preferência os produtos com rapidez e segurança 

Comprometida em tornar os dias mais doces e zelar pela saúde dos clientes, a Kopenhagen Curitiba está com todas as lojas da cidade funcionando com serviço delivery próprio.

Enquanto forem mantidas as recomendações preventivas em relação ao contágio do Coronavírus, a Kopenhagen Curitiba tem disponíveis aos clientes os números (41) 99894-9679 e (41) 99953-4216 que também recebem os pedidos por whatsApp.

Os clientes ainda podem utilizar para as compras o aplicativo Rappi e, em breve, também o Ifood.

Sem sair de casa e respeitando as determinações de isolamento, os clientes Kopenhagen têm acesso à linha de Páscoa 2020 e recebem no endereço de sua preferência os produtos com rapidez e segurança.
O serviço delivery da Kopenhagen também mantém a promoção de 30% nos produtos de Páscoa 2020 e 30% em todos os itens da linha Nhá Benta.

[+] KOPENHAGEN CURITIBA:

Onze lojas na capital paranaense, nos principais shoppings e na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba.

Informações: (41) 3018-6057

Site: www.kopenhagen.com.br

Site Kop Club: www.kopclub.com.br

Facebook: www.facebook.com/ChocolatesKopenhagen

YouTube: www.youtube.com/user/ChocolatesKopenhagen

Instagram: @kopenhagencuritiba

Loja: loja.kopenhagen.com.br

Twitter: @Kopenhagen_

SAC: 0800 100 678

Delivery - (41) 99894-9679 e (41) 99953-4216 (também whatsApp)

APP – Rappi e Ifood

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