9 tendências em gestão e liderança para 2025

9 tendências em gestão e liderança para 2025

9 tendências em gestão e liderança para 2025

Flexibilidade, tecnologia e liderança horizontal são alguns dos paradigmas que estão redefinindo o futuro corporativo

Com o último trimestre de 2024 em andamento, este é o momento ideal para refletir sobre os desafios e oportunidades que 2025 trará para a gestão de negócios. À medida que o mundo corporativo se ajusta a um cenário de mudanças aceleradas, as tendências de gestão e liderança para o próximo ano sinalizam uma transformação profunda no ambiente de trabalho. Entre as práticas que devem moldar a gestão estão a adoção da liderança horizontal, a integração de novas tecnologias e um foco renovado no bem-estar dos colaboradores.

Segundo o CEO da market4u, Eduardo Córdova, novas formas de gestão apresentam paradigmas que passam a ser cada vez mais importantes para o sucesso das empresas e para a construção de uma gestão moderna e atual. "A gestão moderna representa uma evolução nas práticas tradicionais de liderança, destacando-se pela flexibilidade, foco em pessoas, inovação e o uso estratégico de tecnologia. Ao contrário dos modelos hierárquicos rígidos, a gestão moderna valoriza uma abordagem mais horizontal e colaborativa, onde a participação ativa de todos os colaboradores é incentivada. Esse modelo busca criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e dinâmico, onde cada integrante se sente parte fundamental do processo de tomada de decisões”, explica.

Com o avanço da tecnologia, a gestão moderna também se beneficia de ferramentas digitais e da inteligência artificial para análise de dados, automação de processos e personalização da experiência do colaborador. Isso permite que líderes se concentrem mais em aspectos humanos e estratégicos, enquanto a tecnologia suporta as operações diárias. “A gestão moderna coloca o bem-estar e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores no centro de suas estratégias. Iniciativas de saúde mental, flexibilidade de horários e oportunidades de aprendizado são práticas comuns, promovendo um ambiente onde as pessoas podem crescer pessoal e profissionalmente. Essas características fazem da gestão moderna uma resposta às exigências atuais de um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança, tornando-se essencial para organizações que buscam não apenas competitividade, mas também sustentabilidade e propósito”, afirma o CEO.

Tendências de gestão e liderança para 2025 

1 - Liderança horizontal e colaborativa

Decisões participativas e uma estrutura menos hierárquica são marcas da liderança moderna. "No market4u, promovemos uma cultura onde todos têm voz ativa. Isso não só dá autonomia aos nossos times como também permite uma resposta mais rápida às demandas do mercado. A liderança horizontal permite que cada colaborador se sinta protagonista, fortalecendo o engajamento e o senso de pertencimento", explica Córdova.

2 - Integração tecnológica e inteligência artificial

A tecnologia e a IA são aliadas para automatizar processos e personalizar experiências. "A inteligência artificial nos ajuda a tomar decisões mais embasadas, reduzindo tarefas repetitivas e permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas. Isso transforma a experiência do colaborador e eleva a eficiência de toda a empresa", afirma Eduardo.

3 - Gestão de resultados com flexibilidade

A gestão moderna exige metas dinâmicas e ajustáveis. "A definição de metas que podem ser adaptadas conforme o contexto, permite inovar e ajustar rapidamente às mudanças de mercado. É preciso saber quando mudar a rota, essa flexibilidade ajuda a responder com agilidade, incentivando uma cultura de inovação e aprendizado", finaliza Córdova.

4 - Foco no bem-estar e saúde mental

Priorizar a saúde mental é indispensável no cenário atual.. "Investir em programas de saúde mental e oferecer benefícios que atendem às necessidades individuais dos colaboradores são itens importantes. Quando o colaborador se sente amparado e valorizado, sua produtividade e motivação crescem de maneira natural", explica o CEO.

5 - Cultura de aprendizado contínuo

Investir em desenvolvimento contínuo é uma das formas de garantir o crescimento das equipes, preparando os colaboradores para enfrentar novos desafios. “Investir em capacitação e incentivar o aprendizado constante é uma forma de oferecer oportunidades de crescimento, criando um ambiente de inovação e evolução constante que beneficia a empresa e todos os colaboradores de forma igualitária, mostrando que a empresa também valoriza o potencial individual de cada um", comenta Córdova.

6 - Gestão baseada em dados

A utilização de dados permite decisões mais precisas e em tempo real, uma vez que esses dados são fundamentais para entender o desempenho e o engajamento de cada colaborador, além de oferecer uma visão clara para melhorar as práticas de gestão, ajudando a alinhar as estratégias às necessidades da equipe e do mercado. “Aqui no market4u, utilizamos reports semanais, além de ferramentas como OKRs para manter toda a companhia alinhada e focada nos mesmos objetivos”.

7. Diversidade e inclusão

Equipes diversas são mais inovadoras e criativas. "Valorizar a diversidade e a inclusão é uma forma de criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e representados. Além disso, quanto mais diverso o time, mais rico de opiniões e perspectivas ele se torna, acreditamos que as diferentes perspectivas trazem melhores soluções e fortalecem a empresa", afirma o CEO.

8 - Propósito e clareza

Ter um propósito claro é uma vantagem competitiva, uma vez que aproxima os colaboradores e toda a comunidade aos valores da empresa. "Ter um propósito vai muito mais além da simples teoria, é uma forma de mostrar como a empresa se coloca no mercado e o que ela acredita. Nesse contexto, é fundamental comunicar os valores da companhia e colocá-los em prática, para que todos os colaboradores entendam qual é o propósito da empresa e trabalhem para atingi-lo com comprometimento e pertencimento”, explica Córdova.

9 - Sustentabilidade e responsabilidade social

Práticas sustentáveis e o compromisso social são indispensáveis para qualquer empresa.. "Adotar uma postura sustentável e responsável não é apenas uma tendência, é uma obrigação para empresas que querem contribuir para um futuro melhor, que buscam reter talentos e construir uma marca sólida e respeitável", enfatiza o CEO.

Add a comment
Jornada de capacitação prepara PCDs para ingresso na área de TI   

Jornada de capacitação prepara PCDs para ingresso na área de TI  

Jornada de capacitação prepara PCDs para ingresso na área de TI

Promovido pela AWS, Estácio e Instituto Yduqs, o Bootcamp Carreiras sem Barreiras poderá atender mais de 6 mil pessoas

Um ambiente inclusivo onde é possível desenvolver habilidades e ter acesso a oportunidades de emprego em organizações que valorizam a diversidade é um desejo compartilhado por milhares pessoas. Em setembro, celebrando o Mês da Luta da Pessoa com Deficiência e atendendo especificamente pessoas neurodivergentes ou com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla, — seja ela visível ou não — a Estácio, a Amazon Web Services (AWS) e o Instituto Yduqs se uniram para criar o Bootcamp Carreiras sem Barreiras. O programa online é destinado às pessoas com deficiência (PCDs), sejam universitárias ou formadas em um dos campi ou polos de ensino da instituição em todo o País.

Segundo Elaine Campos, gerente nacional de carreiras e responsável pelo Bootcamp Carreiras sem Barreiras, o programa que nesta primeira edição contemplou mais de 300 participantes, poderá atender mais de 6 mil pessoas, entre estudantes e formados na Estácio nos próximos anos. “Com essa iniciativa, queremos promover a inclusão para além da esfera acadêmica. Temos uma equipe dedicada exclusivamente para auxiliar universitários e formados a desenvolverem as competências necessárias para que tenham melhores oportunidades em suas carreiras.”, destaca.

De acordo com dados do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022, existem cerca de 18,6 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência. Além disso, pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. No setor de tecnologia, um levantamento realizado pelo Relevo em 2021 aponta que apenas 1,6% das vagas de empresas de tecnologia são destinadas a candidatos com deficiência.

Para a AWS, é essencial investir em iniciativas que capacitem profissionais e criem ferramentas para aumentar a representatividade desse público na área. A Tech Alliance da AWS tem como missão construir uma ponte entre a academia e a indústria, auxiliando clientes e parceiros a se conectarem com talentos cada vez mais recrutáveis, através de seus programas educacionais e iniciativas de aceleração do desenvolvimento de profissionais.

"Temos como compromisso democratizar o acesso à nuvem, pois sabemos que uma força de trabalho de TI mais diversa e inclusiva é também fundamental para minimizar alguns vieses no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial", afirma Paulo Cunha, diretor do Setor Público na Amazon Web Services Brasil. "A consciência crescente dessa responsabilidade tem feito com que cada vez mais entidades, clientes e parceiros, se unam para que a capacitação em habilidades digitais inclua grupos sociais subrepresentados".

Com quatro etapas, o bootcamp teve início com a live Career Day, realizada no dia 25 de setembro. Já em outubro, os participantes realizaram uma trilha de preparação, na qual receberam informações e dicas sobre a elaboração de um currículo atrativo, busca estratégica de vagas, motivação em processos seletivos e orientações comportamentais, além de preparação para entrevistas. A etapa de Treinamentos Tech está sendo ministrada pela CompassUOL empresa de tecnologia que faz parte do Grupo AI/R, este que contará com outras empresas do seu grupo para promoção de conhecimento aos estudantes, com foco no mercado de trabalho. Finalizando a ação, os integrantes do Bootcamp terão a oportunidade de realizar entrevistas para vagas de estágio e emprego disponíveis nas organizações que apoiam a iniciativa.

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4 da ONU, o programa visa promover o ingresso de PCDs na área de Tecnologia da Informação, bem como capacitar os candidatos para vagas correlatas, com o apoio da Compass.Uol e o AI/R Group, e accenture.

Add a comment
Última chamada para a Black Friday 2024

Última chamada para a Black Friday 2024

Última chamada para a Black Friday 2024

Empresas de turismo aderem ao movimento: além de promoções e descontos, ações revertidas para causas sociais integram agenda de empresas participantes

Embora considerando o cenário econômico ainda desafiador no Brasil, a Black Friday 2024 segue cercada de boas expectativas, com o consumidor inclinado a fazer compras: a previsão, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, é que o faturamento do comércio eletrônico alcance R$ 7,9 bilhões, o que representa um crescimento de cerca de 10% em relação ano passado, quando o setor registrou queda. A maior parte das compras será direcionada a itens de eletrônicos e eletrodomésticos, e o uso de Pix e dinheiro deve crescer entre as formas de pagamento preferidas.

Para além do varejo, a indústria de serviços também aposta e investe na data, com especial destaque para o turismo. Entre as empresas que criaram condições especiais, a Schultz Operadora oferece promoções até 30 de novembro para todos os destinos disponibilizados em seu site, com promoções especiais em destinos nacionais e internacionais como Peru, Jalapão e Chapada das Mesas. Entre as centenas de roteiros exclusivos estão o “Inspire-se na Terra dos Incas”, com preços reduzidos e ofertas especiais em resorts como o Hard Rock All-Inclusive e AVA Resort Cancun. Mais informações estão disponíveis no site.

Já a Vital Card, especializada em seguros viagem, oferece vantagens exclusivas na Black Week, de 18 a 22 de novembro, incluindo câmbio promocional, upgrades do E-sim 2G grátis em todos os planos para os Estados Unidos e cobertura dobrada para a Europa, nos planos de 30 e 60 mil. Mais informações estão disponíveis no site.

A Livá Hotéis & Resorts criou a Black Week e participa com descontos de até 40% a partir do dia 22 de novembro. As promoções são para destinos de praia e serra, como o Wanderlust Experience Hotel BW Signature Collection, em Campos do Jordão (SP), o Vivant Eco Beach em Barra Grande by Livá, na Península do Maraú (BA); e o Brava Mundo, na Praia Brava, em Itajaí (SC). Embora feitas neste ano, os clientes podem efetivar e usar suas reservas até 30 de junho de 2025. Mais informações estão disponíveis no site.

Green Friday

Com o objetivo de estimular inclusão, imersão e consciência sobre importância e necessidade de conservação do meio ambiente, a Parquetur – uma das principais concessionárias de parques naturais do Brasil – confirma a realização de sua campanha Green Friday para as unidades de conservação sob sua gestão no Brasil.

Pela iniciativa, já em vigor, cada unidade de conservação terá sua própria dinâmica promocional. Três delas oferecem ingressos com 40% de desconto para vendas realizadas até o dia 2 de dezembro, via site, com possibilidade de utilização até 31 de janeiro de 2025. A promoção está disponível para compra de ingressos avulsos nas modalidades inteira e meia-entrada, com uso na data selecionada no ato da compra.

Durante toda campanha Green Friday, R$ 1,00 de cada ingresso vendido será revertido para o fundo de apoio à visitação de crianças da rede pública em cada um dos parques naturais sob concessão da Parquetur. Para além da cessão integral dos ingressos, os recursos serão utilizados para despesas com transporte dos estudantes. Mais informações e condições estão disponíveis no site de cada parque – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, parque Caminhos do Mar, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual do Ibitipoca –, além da Tirolesa Voo da Serra (atrativo que faz parte do parque Caminhos do Mar).

Add a comment
Professores e estudantes de Siqueira Campos recebem atividades para estimular a leitura   

Professores e estudantes de Siqueira Campos recebem atividades para estimular a leitura  

Professores e estudantes de Siqueira Campos recebem atividades para estimular a leitura

Capacitações gratuitas acontecem nos dias 18 e 19/11; objetivo é que estudantes frequentem as bibliotecas e tenham mais contatos com os livros

Os professores do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Segismundo Antunes Netto e Colégio Estadual Profª. Maria Aparecida Chuery Salcedo – ambos de Siqueira Campos – vão receber oficinas e treinamentos gratuitos para ajudá-los a difundir nos estudantes a importância do hábito da leitura, do contato com os livros e dos atrativos para visitar as próprias bibliotecas locais.

As capacitações serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro (segunda e terça-feira), na Biblioteca Municipal [Rua Marechal Deodoro, 1837, Centro, Siqueira Campos], em horários variados.

Programação do dia 18

No dia 18 de novembro acontecem duas Oficinas SOS Biblioteca. As atividades vão acontecer das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30 e serão conduzidas pela bibliotecária Andressa dos Santos, que vai abordar o contexto da biblioteconomia como a busca para a revitalização do local, as formas de organização de espaço, acervo, disseminação, higienização, conservação e métodos de empréstimo.

Já os cerca de 300 estudantes dessas duas instituições de ensino vão participar de Rodas de Leituras em diferentes horários e em suas próprias salas de aula. Essas práticas pedagógicas e culturais estão relacionadas ao ato de ler em conjunto e são muito utilizadas com leitores em formação - como as crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental – e serão coordenadas pelo mediador de leitura e produtor cultural Cristiano Nagel.

Programação do dia 19

No dia 19 acontecem duas atividades também coordenadas Cristiano Nagel: das 8h30 às 11h30 tem a Oficina de Gestão de Acervo e das 13h30 às 16h30 tem a Oficina de Mediação em Literatura Infantil.

Ainda no dia 19 de novembro, a atriz e escritora Lilyan de Souza coordena duas Oficinas de Voz e Mediação Literária. A primeira será das 8h30 às 11h30 e a segunda, das 13h30 às 16h30.

Conhecimentos mais acessíveis

Essa iniciativa faz parte do projeto Minha Biblioteca Viva – Novos Horizontes que está na segunda edição e está percorrendo dez municípios paranaenses com menos de 20 mil habitantes para democratizar o conhecimento.

A caravana já passou por Marmeleiro, Tijucas do Sul, Quitandinha, Rebouças, Sapopema, Quatro Barras, Ventania, Candói, Curiúva e termina em Siqueira Campos, nos dias 18 e 19 de novembro.

“E com as ações continuadas – que são feitas pelos participantes das oficinas – e a doação de 100 livros que faremos em cada município visitado, o intuito é atingir cerca de 20 mil pessoas indiretamente”, explica o idealizador do projeto, Cristiano Nagel.

Em 2022 e 2023 as ações foram realizadas nos municípios de Faxinal, Carlópolis, Tibagi, Carambeí, Bituruna, Chopinzinho, Cerro Azul, Inácio Martins, Cândido de Abreu, São João do Triunfo e impactaram mais de 10 mil pessoas; sendo que grande delas parte tinha pouco acesso ao universo literário.

Aprendizados

Na primeira edição do projeto – realizada entre 2022 e 2023 - os idealizadores encontraram muitas bibliotecas escolares em boas condições de uso e manuseio, mas sem acervo mínimo, sem responsável pelo espaço e também várias escolas sem biblioteca. Eles também presenciaram a falta de conhecimento sobre a existência de um curso de Biblioteconomia, a ausência de Rodas de Leitura e falta de informações sobre processos de dinamização de acervo.

“Ressalto que aprender a ler e a gostar de ler é resultado de um longo processo de interações com livros, leitores, leituras e a recursos que permitem o acesso aos meios necessários à aprendizagem. As bibliotecas públicas – em especial as escolares – são fundamentais para que se inicie esses processos”, enfatiza Cristiano Nagel.

O projeto cultural Minha Biblioteca Viva – Novos Horizontes foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura / PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e tem apoio da Copel e da Havan. Informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Add a comment
Em edição especial para o Natal, Cimed e Bauducco® lançam Carmed Bauducco Chocottone®'   

Em edição especial para o Natal, Cimed e Bauducco® lançam Carmed Bauducco Chocottone®'  

Em edição especial para o Natal, Cimed e Bauducco® lançam Carmed Bauducco Chocottone®'

Em forma de collab inédita, o lançamento chega às farmácias e perfumarias com o objetivo de celebrar a magia do Natal

A Cimed, terceira maior farmacêutica do país e produtora de Carmed, e a Bauducco®, marca símbolo do Natal, apresentam sua mais nova colaboração com o fenômeno Carmed Bauducco Chocottone®. Em edição limitada, o lançamento foi inspirado no icônico aroma do Bauducco Chocottone®, item proprietário da marca.

Em tom incolor, o produto chega às farmácias e perfumarias, com o objetivo de resgatar a magia natalina, oferecendo uma experiência única e opção especial para presentear. Com o mote: “Bauducco Chocottone® virou Carmed. Isso é a magia do Natal!”, a novidade representa mais um passo importante na trajetória das marcas, unindo-as como um símbolo das celebrações de fim de ano entre o público jovem.

Há décadas, a Bauducco® transforma o Natal brasileiro. O Bauducco Chocottone® é uma das criações mais emblemáticas dessa trajetória. Desde o seu lançamento, o produto conquistou o público e rapidamente se consolidou como um dos itens mais esperados nas mesas natalinas do país. Atualmente, ele está presente em aproximadamente 10 milhões de lares, segundo a Kantar WorldPanel 2023.

Já Carmed, um fenômeno nacional, sendo um dos líderes em sua categoria, tem se destacado por suas collabs inovadoras - campanhas que foram responsáveis por um faturamento de R$ 400 milhões em 2023, um crescimento de 2000% em relação a 2022, além de fazer o segmento de hidratantes labiais crescer mais de 90% no Brasil.

A aproximação entre as marcas surgiu de um desejo comum: proporcionar aos consumidores um produto que traduzisse a essência do Natal. “Carmed e Bauducco® compartilham valores como qualidade e a criação de memórias afetivas, resultando em uma collab que encanta pela originalidade. Afinal, Natal é um momento de felicidade, família, conexão e, acima de tudo, magia. O aroma de Bauducco Chocottone® leva imediatamente a esse mundo de boas lembranças e sensações. A nova collab promete ser mais um sucesso, reforçando a presença da Cimed no cenário de produtos inovadores e colecionáveis que agregam valor emocional ao consumidor”, afirma Karla Felmanas, Vice-presidente da Cimed.

Com um apelo familiar e inovador, o produto se posiciona como uma lembrança especial que transcende a ideia de um simples presente – é uma experiência de Natal. A novidade representa, ainda, mais um passo importante na trajetória de “contemporanização” da Bauducco®, reforçando o posicionamento do Bauducco Chocottone® como um símbolo das celebrações de fim de ano para o público jovem.

“Esse lançamento simboliza uma colaboração inédita entre dois sucessos nacionais, cada um com sua relevância e propósito. Não foi à toa que escolhemos o Bauducco Chocottone® para essa parceria, já que o Chocottone® é só da Bauducco®. Em 2023, pela primeira vez em mais de 40 anos, o Bauducco Chocottone® superou as vendas do panettone. Essa collab com a Cimed ajuda a compor o pilar de rejuvenescimento da categoria com uma marca que conversa bem com as novas gerações, oferecendo uma nova experiência que vai além do produto na mesa e permitindo que nossos consumidores sintam a essência do Natal em um formato diferente. Além disso, essa inovação nos ajuda a criar experiências surpreendentes, que carregam emoção e significado. São poucas as marcas que tem essa capacidade. Bauducco é uma delas", afirma André Britto, CMO da Bauducco®.

O produto já está disponível nas farmácias e perfumarias com valor de R$ 24,90 - a produção será limitada.

Natal Carmed: ativações exclusivas e Interativas que reforçam o espírito natalino da nova collab com Bauducco®

Para celebrar o lançamento, Carmed apresentará diversas ações interativas com o público, tanto nas redes sociais quanto em espaços físicos.

Entre as ações está um concurso de cartas mágicas - que será lançado no dia 11 de novembro nas redes sociais de Carmed e da VP da companhia, Karla Felmanas - onde os participantes poderão escrever uma carta de Natal para concorrer a prêmios, incluindo iPhones, um Nintendo Switch e um tablet, todos acompanhados pelo Carmed Bauducco Chocottone®. Ativações com influenciadores também farão parte da estratégia de comunicação e ajudarão a reforçar a mensagem do Natal como algo mágico, familiar, nostálgico e aconchegante.
A campanha também levará a magia do Natal aos shoppings, onde haverá uma cabine de fotos. Ainda haverá uma ação de trade marketing com a customização da fachada da drogaria São João em Gramado, no famoso Natal Luz da cidade.

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com mais de 47 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos