Felicidade e Reconhecimento Nacional 

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Hai Yo ganha nova premiação 

O intimista e sofisticado Hai Yo, que já é reconhecido por diversas premiações e consolidado como um dos melhores de Curitiba, acaba de ser incluído na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, em 50 lugar, segundo ranking da revista Exame 2024.

"A importância de ter recebido esse prêmio, é o reconhecimento nacional do bom trabalho que estamos fazendo no restaurante. É a prova concreta de que estamos no caminho certo", pontua Lucas Coelho, chef do Hai Yo.

Localizado no coração de Curitiba, na Rua Visconde de Nácar, 1424, o Hai Yo oferece uma deliciosa experiência asiática a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Coreia.

"Ter esse reconhecimento do mercado e da mídia especializada nos coloca em evidência e aumenta a nossa responsabilidade de entregar cada vez mais o melhor da gastronomia oriental para os nossos clientes. Outro ponto importante dessa conquista, é termos cada vez mais pessoas que possam conhecer a gastronomia asiática e que consigamos colocar Curitiba cada vez mais em evidência no cenário gastronômico brasileiro", finaliza Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon.

Sobre o Hai Yo 

Localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR), o Hai Yo é reconhecido por suas diversas premiações, entre elas, como um dos melhores restaurante de Curitiba e entre os 100 melhores restaurantes do país.

Ele também é conhecido por oferecer uma deliciosa experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Coreia.

Com capacidade para 56 pessoas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia.

Mais informações @haiyo_restaurante e pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

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“Vinho Toro Negro eleito na categoria: “Melhor inovação” da ExpoApras 2024”   

“Vinho Toro Negro eleito na categoria: “Melhor inovação” da ExpoApras 2024”  

“Vinho Toro Negro eleito na categoria: “Melhor inovação” da ExpoApras 2024”

Pelo segundo ano consecutivo o stand dos vinhos Toro Negro, o chileno número 1 de Curitiba, exclusividade da distribuidora Mufs há três anos, foi premiado na ExpoApras, tradicional Feira e Convenção Paranaense de Supermercados.

Na 41ª edição do evento que terminou nessa quinta-feira, dia 18 de abril, os Vinhos Toro Negro foi premiado na categoria “Melhor Inovação”.

O diretor de marketing da Mufs, Demetrio Neto, comenta que o stand dos vinhos Toro Negro dobrou de tamanho em relação ao ano anterior. “Ano passado fomos premiados como o “Melhor Atendimento” e esse ano dobramos o tamanho do nosso espaço, o que possibilitou atender mais pessoas e com a mesma maestria, recebendo esse reconhecimento com nova premiação.

Considerado um dos maiores e mais renomados eventos do segmento supermercadista brasileiro, a ExpoApras reuniu mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo.

“Participar de um evento como ExpoApras é dar visibilidade, ativar e fortalecer a marca, pois tudo que nos propomos a fazer é levar aos visitantes o melhor atendimento, produtos com extrema qualidade e preços super atrativos. Durante a feira foram comercializadas mais de duas mil caixas de vinho Toro Negro de diversas uvas produzidos no Chile e na Argentina”, comemora o CEO da Mufs, Marcos Almeida.

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Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico   

Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico  

Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico

Comemorado em 27 de abril, dia mundial dedicado a esses profissionais coloca em evidência um mercado promissor para quem se especializa e explora a criatividade

O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios  KPMG.

Se o setor cresce em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no Brasil em 2023.

As empresas que apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento saltar 89%.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca nesse mercado.

Aos 20 anos e frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros no Certiport’s Adobe Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.

Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto contribui para o fim do etarismo.

Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”

Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design, mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse é um oceano cheio de possibilidades.”

Criatividade a serviço da comunicação

A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil, por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.

Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o design gráfico é a área que eu quero seguir.”

Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor. “De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na sociedade”, finaliza Gustavo.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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Tormenta: curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes   

Tormenta: curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes  

Tormenta: curta-metragem do Boticário reflete sobre os dilemas e estigmas das mães de adolescentes 

Maior produção da história da marca surpreende e retrata fase atribulada ao celebrar o Dia das Mães, com efeitos especiais e formato inovador que simula os altos e baixos do relacionamento entre mães e filhos; Indo além da primeira infância, comunicação 360° retrata o apagamento da mãe de adolescente e fortalece a fase como oportunidade de crescimento mútuo

O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil¹, convoca um debate sobre o estigma e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência em nova campanha de Dia das Mães. Estudos de Harvard, em 2022, apontam que os pais de adolescentes se sentem solitários e depressivos tanto quanto os filhos, algo que impacta diretamente na construção e consolidação do relacionamento. Segundo a pesquisa, 18% dos adolescentes dizem sofrer de ansiedade, enquanto 20% das mães dizem passar pelo mesmo mal. Já a depressão afeta 15% dos adolescentes e, ao mesmo tempo, 16% das mães. Considerada por muitos como uma fase assustadora e repleta de dificuldades relacionadas à convivência, na qual mães e filhos precisam ressignificar o papel um na vida do outro, a maternidade para além da primeira infância é um momento delicado e de constantes mudanças nas relações familiares.

Intitulado “Tormenta” – o filme produzido pela marca é considerado a maior produção de data comemorativa da história por trazer um formato realístico que conecta e instiga o telespectador em um curta-metragem de cerca de 4 minutos. Com a comunicação integrada em diversos canais da marca, a campanha – que também traz experiências de presentes nas lojas do Boticário – tem como objetivo incentivar as mães a saírem de um lugar de insegurança para um caminho de construção de confiança mútua.

“Buscamos, nessa campanha, trazer luz a uma questão conhecida como um dos períodos mais turbulentos e solitários da maternidade que, muitas vezes, não ocupa o espaço que merece nas conversas criadas para a data. Por isso, estamos incentivando diálogos e reflexões profundas para que as mães, de fato, reconheçam-se e, junto aos filhos, tracem um caminho de redescobertas, confiança e crescimento juntos. Afinal, a experiência da maternidade é vivenciada todos os dias, em todas as fases da vida”, aponta Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. Ao som de Billie Eilish, o curta extrapola os formatos convencionais utilizados no mercado e apresenta o movimento de uma casa, captado em um estúdio especial, que materializa os altos e baixos da jornada entre mães e filhos adolescentes – além de impactar com efeitos especiais, como explosões de águas e ventos tempestuosos.

De forma sensível e poética, o curta é envolto por uma forte tempestade que acompanha uma discussão calorosa, expressada com olhares marcantes e profundos, entre os atores que representam as vivências da maternidade de adolescentes. As cenas conturbadas fazem alusão aos momentos enfrentados na adolescência. Durante o filme, o céu escurece, a ventania toma conta do que antes era uma casa, e a chuva cai em torrentes, mostrando que ambos, mãe e filho, estão em meio a uma tempestade em alto mar. Mas, em seguida, na virada de panorama, as ondas acalmam e existe a tão esperada reconciliação. O movimento de câmeras simboliza as adversidades que podem ser enfrentadas, reforçando que, por mais difícil que seja, o período requer amparo, carinho e acolhimento, apresentando ao público o residual de que é uma fase passageira. Assista ao curta: Dia das Mães | O Boticário

Idealizada pela agência AlmapBBDO e produzida pela MyMama Entertainment, com direção da dupla Kid Burro, a trama tem estreia programada em TV aberta para hoje, 16 de abril, em intervalo durante a novela “Renascer”. De acordo com Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, as campanhas de datas comemorativas do Boticário sempre trazem assuntos relevantes que reforçam a identificação e o pertencimento de milhares de mães brasileiras e, neste ano, a marca almeja alcançar um movimento ainda mais próximo e genuíno, que representa muito o que a fase da vida dos filhos exigem dessas mães.

Para Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, os temas tratados pela marca buscam uma resolução contundente e relevante para a sociedade, algo que sensibiliza não apenas a comunidade apaixonada pela marca, mas traz um residual potente para a sociedade. “Desta vez, para além do conceito, a inovação também veio no formato, mais longo, metafórico, e com uma trilha escolhida para se encaixar na temática, pois tem forte apelo com os jovens, e tocar o coração das mães e de todos que já foram adolescentes”, comenta.

Além do formato inovador e realista ao que diz respeito à produção, que envolveu mais de 200 pessoas e cerca de 30 horas de gravação, ‘Tormenta’ conta ainda com uma frente sustentável realizada pela produtora MyMama Entertainment, em parceria com a Eccaplan. Para a neutralização das emissões de carbono relacionadas à produção de conteúdo durante a filmagem do curta, foram mais de sete mil quilos de CO2 compensados e 42 árvores plantadas. Os participantes aderiram também ao movimento Sou Resíduo Zero, fazendo a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos. Com uma agenda de sustentabilidade ativa que faz parte de seu DNA, o Boticário demonstra, com mais um movimento, o compromisso com a sustentabilidade e a contribuição para a redução do impacto ambiental, agora no ambiente da indústria audiovisual.

A marca de beleza mais amada do Brasil se prepara para uma agenda robusta de ações que envolvem todas as frentes de comunicação proprietárias. As lojas-conceito do Shopping Morumbi, em São Paulo, e Pátio Batel, em Curitiba, recebem nos dois fins de semana de maio, sexta-feira (3) e sábados (4 e 10), das 14h às 22h, e nos domingos (5 e 11), das 14h às 20h, iniciativas de personalização de cartões ao vivo para compras a partir de R$ 200,00, visando oferecer uma a experiência única para quem busca o mimo ideal. Por lá, as artistas Lu Simão, em São Paulo, e Lila Fisbein, em Curitiba, trarão elementos florais e a estética da aquarela em ilustrações únicas. Até o Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, o público poderá acompanhar ativações digitais, talks e experiências imersivas que trarão reflexão, diálogo e beleza para a data comemorativa.

Ficha técnica

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Tormenta

Produto: Dia das Mães 2024

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama

Criação: Áurea Ramon, Giullia Abreu, Igor Cabó e Pedro Hefs

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando

Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari e Júlia Martins

Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Yasmin Baffa, Camila Lopes, Patrick Novaes e Letícia Strada

IMAGEM

Produtora de Imagem: MyMama Entertainment

Direção: Kid Burro

Assistente Criativo: Luigi Madormo

Direção 2° Unidade: Ana Valente

Produtores: André Pinho, Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad

Produção Executiva / Diretor de Coordenação: João da Terra

Produtora Executiva: Mafe Cicaroni e Pati Caldas

Atendimento: Silvia Neri

Assistente de Atendimento: Rafael De Paula

Diretor de Fotografia: Bibi Bianchini

Diretora de Fotografia 2ª Unidade: Dariely Belke

Diretora de Arte: Taísa Malouf

Diretora de Produção: Luciana Oppido

1a Assistente de Direção: Juliana Pellegrino

1a Assistente de Direção 2ªUnidade: Amanda Barros

2° Assistente de Direção: Danielle Pedroso

Assistente de Coordenação: Paulo Marco

Assistente de Coordenação: Victoria Mazzia

Estagiária de Coordenação: Helissa Fernandes

Chefe de Elétrica: Alonso de Melo

Chefe de Maquinária: Rodrigo Augusto de Melo

Operador de Câmera 2° Unidade: Dariely Belke

1° Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice/Patricia Gimenez

2° Assistente de Câmera: Parvarti Louize / Jeferson Lino

1° Assistente de Câmera 2° Unidade: Jorge Dayeh

Video Assist: Pedro Henrique Silva

Video Assist 2ª Unidade: Beatriz Brandão

Som Direto: Samuel Braga

Assistentes de Direção de Arte: Maria Vittoria Lunardelli

Produtor de Arte: Matheus Carvalho

Assistentes de Prod. Arte: Marcio José da Silva

Produtor de Objetos: Sergio Heineck

Assistentes de Objetos: Lina Monteiro

Produtores: Gilberto Zanzanelli

Assistente de Produção: Sara Serra

Estagiário de Produçao: Gregorio Azevedo de Assis

Contra-regra: Kaio Monteiro

Contra-regra 2ª Unidade: Murilo Simeão Borges

Produtora de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena

Preparadora de Elenco: Iléa Ferraz

Elenco: Fabiana Daud

Elenco: Sam Sabba

Elenco: Alcides Peixe

Elenco: Davi Barroco

Elenco: Thiago Moraes

Elenco: Teodoro Martin Rodrigues de Sousa

Elenco: Antonela Barbieri

Produtora de Figurino: Nina Guimarães

Assistentes de Figurino: Isadora Binotti e Kim Helena Andrade

Make e Hair: Jaqueline Leandro

Assistentes Make e Hair: Eline Soares e Lucas Gomes

Produtora de Produto: Miranda Gibin

Efeito Especiais: Bruno Steger e Pará Movimentos

Efeito Mecânicos: Vagner Martão

Pesquisa: Julia Pellizzer e Pietro Godinho

Diretor MKF Of: Yago Sagrado

Câmera e Equipamento: João França

Som Direto: Alexandre Turina

Still: Patrick Rodrigues

Coordenação de Pós-Produção (MyMama): Fezão Barbieri

Montador/ Editor: Danilo Abraham

Finalização: Diogo Beber

Finalização MKF Of: Raphael Tarso

Assistente de Finalização: Vitor Torres

Pós Producão: Nash

VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi

VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves

VFX Artist: André Neumann de Deus

VFX Artist: Cirilo Bonazzi, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Jimenez, Rafael Henrique Penteado Assoni e Renata Ramos Prad

CG Lead: Fagmario Rodrigues

CG Artist: Tomás Piccinini

Producer: Flavia Gannam e Virgini Fares

Post Production Coordinator: Gabriel Bittencourt

Color Grading: Clandestino

Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo

Colorista Assistente: Luiza Freire

Conform: Lira Kim

Atendimento: Elciane Magda

Coordenação: Gabriel Alvim

Financeiro: Silvia Dotta

Supervisão de Imagem: Alexandre Cristófaro

ÁUDIO

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Daniel Chasin

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Charly Coombes, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Nando Diniz

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa e Esteban Romero

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli Sampaio, Lígia Monteiro.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário.

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada² de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

¹Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

²Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis   

Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis  

Escolas públicas de Curitiba recebem ações que incentivam a leitura de livros infanto juvenis

Atividades acontecem em abril, em diferentes bairros e atende pessoas de todas as idades

Dez escolas municipais de Curitiba recebem o projeto Literatura Para a Infância – Encontros. Idealizado pela escritora Lilyan de Souza, a ação tem o objetivo de incentivar a leitura em pessoas de todas as idades, promover o contato com os livros e a literatura infanto juvenil produzida na capital paranaense.

O projeto acontece neste mês de abril, as atividades são gratuitas e realizadas em escolas municipais, escolas de educação especial, faróis do saber e grupo de idosos da capital paranaense.

Durante os bate-papos com estudantes, professores e equipe pedagógica, Lilyan propõe a interação dos leitores, o contato com os livros, aborda seu processo de escrita, a temática levantada em cada obra, suas inspirações, vivências e relação literária, a leitura e a infância. Para isso, utiliza três livros próprios, que são A menina dos sonhos, ed. Inverso; O que é que tem no sótão? e Neli, do tamanho de um enorme coração!; ambas da ed. Urutau.

“Meus livros falam sobre o tempo na perspectiva infantil, os medos, as curiosidades e todas as sensações e sentimentos que vivemos quando crianças e que permanecem em nós a vida toda. Com a leitura em voz alta de alguns trechos, apresento as obras, a temática contida nas páginas e abro para o diálogo sobre a infância, memórias, vivências, medos e saudades. As crianças ficam muito curiosas, tanto para descobrir o restante das histórias, saber sobre mim e o processo criativo da escrita, quanto para decifrar algumas palavras, expressões e leituras provocadas pelos livros e isso é ótimo”, explica Lilyan de Souza.

Contrapartida social

Além das dez escolas públicas municipais atendidas nessas ações, a autora propõe - como contrapartida social - mais cinco encontros gratuitos, destinados a públicos específicos: um grupo de idosos do CRAS Fazendinha, três escolas municipais de educação especial e um grupo de estudantes das Escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) da Regional Cajuru.

“Como a literatura para a infância não é necessariamente somente destinada às crianças, propomos a ampliação do público-alvo. Assim, vamos atender jovens e adultos em processo de alfabetização, idosos e pessoas com deficiência; tudo para democratizar o acesso aos bens culturais produzidos em Curitiba e possibilitar que expressem suas vontades e desejos”, destaca a escritora Lilyan de Souza.

Benefícios da leitura

As escolas e instituições sociais atendidas pelo projeto Literatura para a Infância – Encontros receberão a doação de 25 exemplares de cada um dos títulos citados.

“Nos primeiros encontros tivemos turmas com mais de 80 crianças. Elas gostaram das atividades, ficaram instigadas para saber o desfecho dos enredos literários e fizeram fila para emprestar os livros doados. Assim, pretendemos impactar diretamente mais de 2.500 pessoas, ampliar o gosto pelo livro e pela leitura e ainda reforçar que a literatura para infância, a literatura infanto juvenil, é tão importante e tão rica no processo de incentivo à leitura quanto obras destinadas ao público adulto. E que, independentemente da idade, uma obra literária destinada à infância pode alcançar todos que já viveram ou ainda vivem essa fase”, complementa Lilyan.

O contato com a literatura para a infância permite não só criar o prazer estético e lúdico - o desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade - como também a captação de sentidos implicados nos textos (e nas imagens) de forma a desenvolver a compreensão leitora e de mundo. Ao mesmo tempo, a proximidade com o escritor gera uma relação mais íntima com a leitura, com os livros e com o universo mágico da criação artística.

O projeto Literatura Para a Infância – Encontros é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba; Prefeitura Municipal de Curitiba; Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

O que: Projeto cultural Literatura Para a Infância – Encontros incentiva a leitura em crianças, jovens, adultos em processo de alfabetização, idosos e pessoas com deficiência

Quando: Até o dia 25 de abril

Quanto: Gratuito

Informações e horários: Com a escritora Lilyan de Souza – tel. 41-98442-0942

Onde vai acontecer: Em escolas municipais de Curitiba [Eva da Silva, no Capão da Imbuia; Madre Antônio, no Tarumã; Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho; João Macedo Filho; Marumbi [as três no Uberaba]; Farol do Saber Antônio Machado, na Barreirinha; Farol do Saber Tom Jobim, no Santa Quitéria

Em escolas de educação especial da capital paranaense [Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso; Ali Bark, no Seminário; Helena Wladimirna Antipoff, no Boqueirão; Lineu Ferreira do Amaral, no Cajuru; CRAS, no Fazendinha].

No Centro de Atividades da Pessoa Idosa, do bairro Água Verde, e com o grupo de estudantes das Escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) da Regional Cajuru.

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