Via Araucária estima fluxo de 302 mil veículos no feriado da Proclamação da República

Via Araucária estima fluxo de 302 mil veículos no feriado da Proclamação da República

Concessionária intensificará o monitoramento de tráfego para melhor fluidez do trânsito

A Via Araucária estima que aproximadamente 302 mil veículos trafeguem pelos 473 quilômetros de rodovias sob concessão da empresa, entre 0h de quinta-feira (14) e às 23h59 de domingo (17), no feriado da Proclamação da República. A expectativa é que o fluxo de veículos seja mais intenso na quinta (14), ente 18h e 21; sexta (15), entre 6h e 15h, e no domingo (17), entre 12h e 21h. Diante do grande movimento de veículos nas rodovias, a concessionária atuará com 37 veículos operacionais e fará reforço da sua equipe de papa-fila (cobrança antecipada nas praças de pedágio) para garantir uma viagem tranquila aos viajantes.

Jorge Baracho, gerente de Operações da Via Araucária, alerta para a importância do respeito aos limites de velocidade nas vias. “Temos atendido ocorrências graves que poderiam ser minimizadas se houvesse mais conscientização por parte de quem está dirigindo”, ressalta.

Durante a viagem, a Via Araucária recomenda os seguintes cuidados:

Atenção e respeito à sinalização de trânsito;
Atenção para dias chuvosos: reduza a velocidade, acenda os faróis, mantenha distância segura do veículo à frente e se não tiver visibilidade da via procure um local seguro fora da pista;
Atenção à via, não mexa no celular ou faça movimentos que tire o foco da rodovia;
Não faça ultrapassagens em locais proibidos;
Para viagens de longas distâncias, faça paradas estratégicas;
Caso viaje com criança, utilize a cadeirinha adequada;
A Via Araucária participa do Movimento Afaste-se, campanha da CCR Rodovias que incentiva motoristas a trocarem de faixa sempre que possível e reduzir a velocidade em 40 km/h abaixo do limite ao passarem por áreas de atendimento, sejam médicas, mecânicas ou em obras;
Em caso de urgência, a concessionária disponibiliza atendimento gratuito e 24 horas: 0800 277 0 376.
Meios de pagamento

Os motoristas que trafegarem pelos trechos administrados pela Via Araucária no feriado poderão efetuar o pagamento dos pedágios com cartões de crédito e débito por aproximação. Para aqueles que utilizam tags (adesivo colado no para-brisa do veículo) de pagamento automático, há ainda 5% de desconto.

Benefício tarifário

Desconto Usuário Frequente – o DUF contempla apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão; automóvel e caminhonete com semirreboque; automóvel e caminhonete com reboque). Esse benefício oferece uma redução adicional e progressiva no valor da tarifa a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, realizada dentro do mesmo mês. Quanto mais o usuário utiliza a rodovia, menor fica o valor do pedágio.

Cronograma de Obras

Diante da estimativa do aumento no fluxo de veículos nas rodovias, a Via Araucária atuará com um cronograma especial de obras que interferem na rodovia visando minimizar os impactos aos usuários e garantindo que os serviços progridam.

Para conferir a programação de obras e serviços que causam interferência nas rodovias administradas, acesse: https://viaaraucaria.com.br/releases-de-obras/ acessar o Canal de WhatsApp da concessionária.

Add a comment
Gemba Group supera marca de R$ 1 bilhão em economia para clientes   

Gemba Group supera marca de R$ 1 bilhão em economia para clientes  

Gemba Group supera marca de R$ 1 bilhão em economia para clientes

Ao longo de 16 anos, a empresa paranaense otimizou operações e reduziu desperdícios em mais de 1 mil empresas

Em um ambiente de negócios cada vez mais pressionado por eficiência operacional e redução de custos, o Gemba Group, especializado em gestão enxuta (Lean) e Six Sigma, atingiu a marca de R$1 bilhão de ganhos para seus clientes.

O resultado é o acumulado de 16 anos de consultorias focadas em aumento de produtividade, eficiência operacional, eliminação de desperdícios, redução de custos e otimização de processos de empresas de vários portes e setores.

Desde 2008, o paranaense Gemba Group impactou setores críticos e que exigem muito foco para se manterem competitivos, como automotivo, alimentício e agronegócio, atendendo entre consultorias, capacitações com certificações de projetos e mais de 1 mil clientes.

Por exemplo, a consultoria aplicada em um hospital reduziu em 73% o tempo de atraso entre cirurgias, que passou de 45 minutos para 12 minutos. Já em um caso na área fiscal, os erros de lançamento de notas fiscais caíram em 83%, de 9% para 1,5%. Ainda, no setor logístico, uma empresa reduziu o lead time (tempo entre a produção e a entrega) em 88%, de 9 horas para 1 hora.

Todas essas melhorias geram, direta ou indiretamente, ganhos financeiros. “Há casos de economia de até R$28 milhões e, somando os resultados obtidos por todos os clientes da consultoria ao longo desses 16 anos, chegamos ao total de R$1 bilhão resultantes de eficiência operacional”, afirma Vania Batista, fundadora e diretora executiva do Gemba Group.

Automação e capacitação otimizam resultados

Além das consultorias para aumento de eficiência operacional, o Gemba Group foca em outros dois pilares para garantir resultados sustentáveis: a automação de processos e a capacitação de colaboradores com estratégias para manter a melhoria contínua.

A divisão tecnológica GembaTech oferece a empresas soluções de automação, como Robotic Process Automation (RPA), para eliminar gargalos operacionais, acelerar tarefas repetitivas e melhorar a precisão em atividades manuais. Essas ferramentas integram sistemas de gestão e automatizam fluxos de trabalho, proporcionando maior agilidade e eficiência.

“A automação tornou-se uma extensão natural das metodologias Lean e Six Sigma, pois permite às empresas atingirem novos patamares de produtividade e redução de custos ao integrar tecnologias emergentes à gestão enxuta”, destaca Vania Batista.

Contudo, a diretora executiva do Gemba Group alerta que o sucesso dessas melhorias operacionais depende diretamente da capacitação contínua dos colaboradores. “Ferramentas como a automação e as metodologias de gestão enxuta geram ganhos imediatos, mas é por meio da qualificação das equipes que esses resultados se tornam sustentáveis a longo prazo”, complementa Vania Batista.

Por isso, ao longo de sua trajetória, o Gemba Group passou a investir em educação corporativa, tanto presencialmente quanto à distância, por meio do Gemba Training e do Gemba Produzzi e Gemba Ensina. Ao todo, mais de 30 mil profissionais foram treinados presencialmente e mais de 200 mil certificados emitidos na plataforma de melhoria contínua, em áreas como gestão de projetos, lean & sigma, processos e desenvolvimento de lideranças.

Perspectivas futuras

No ano em que completa 16 anos de atuação, as perspectivas de crescimento do Gemba Group são promissoras em virtude da demanda do mercado. Publicado no último mês de outubro, o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 da Confederação Nacional da Indústria aponta que o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos: 2,2 milhões são em formação inicial e 1,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.

“As cadeias de suprimentos precisam melhorar suas performances por uma exigência do próprio mercado. Neste cenário, nossa perspectiva para 2025 é de que grande parte das grandes empresas exijam que seus fornecedores cumpram requisitos para garantir a qualidade da produção. Esse movimento gera um ciclo virtuoso de resultados onde as empresas clientes atingem suas metas por poderem contar com fornecedores mais produtivos e eficientes. E nós fazemos essa roda gerar, por meio da educação continuada”, finaliza Vania.

Add a comment
Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?   

Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?  

Inteligência Artificial substitui a criatividade no marketing?

Especialistas defendem que a IA impulsiona a personalização de campanhas, mas é a narrativa humana que consegue romper a bolha algorítmica e gerar conexões com o consumidor

Até este ano, a Inteligência Artificial (IA) no marketing era vista como uma tendência, com profissionais explorando ferramentas como geradores de conteúdo e chatbots. Para 2025, institutos de pesquisa apontam uma nova realidade: a IA deixou de ser uma promessa futura e já está moldando o mercado de forma concreta.

O recém-lançado relatório The Year of Impact (O Ano do Impacto), realizado pela empresa de mídia global Dentsu, por exemplo, indica que a sociedade está entrando na "Era Algorítmica da Mídia". Nessa era, a IA e os algoritmos possibilitarão interações personalizadas e em tempo real entre as marcas e seus clientes. Na prática, isso significa ajustar as mensagens conforme o comportamento dos consumidores em cada micromomento de seu processo de compra: "eu quero saber", "eu quero fazer", "eu quero comprar" e "eu quero ir".

Esse futuro próximo pode ser ilustrado com Ana, uma consumidora hipotética, que está passeando em um shopping. No pulso, ela carrega um relógio inteligente que, conectado à internet, monitora seus hábitos e preferências de consumo. Nos últimos dias, Ana pesquisou diversos modelos de smartphones online. Agora, enquanto passa em frente a uma loja de eletrônicos, a IA da loja detecta sua proximidade e, com base nas buscas recentes, sugere uma oferta personalizada para o exato modelo de smartphone que ela vinha considerando.

"Esse tipo de interação — ágil, personalizada e precisa — é o que chamamos de personalização dinâmica dos micromomentos de compra; ali, a IA atua em tempo real para ajustar a comunicação conforme as necessidades imediatas do consumidor", explica o especialista em Marketing Leonardo Oda, que também é CEO da LEODA Inteligência de Marketing.

No caso ilustrativo, a IA analisou o comportamento de Ana e agiu no momento oportuno, integrando dados de localização e preferências para criar uma experiência relevante. Em vez de uma mensagem genérica, Ana recebeu uma oferta que parecia feita sob medida para ela, no momento exato em que estava mais propensa a tomar uma decisão de compra.

O que vem pela frente no marketing com IA?

A história de Ana ilustra como a inteligência artificial já está transformando o marketing, e no coração dessa revolução está a capacidade da IA de processar uma imensa quantidade de dados. "Ao analisar o histórico de interações, dados geográficos e o comportamento de compra, a IA pode oferecer insights que simplesmente não seriam possíveis para uma equipe humana", destaca Leonardo Oda.

E o que esperar para o futuro? Uma combinação ainda mais sofisticada de processamento de grande volume de dados, em tempo real e conectado com a chamada Internet das Coisas (IoT), que capta informações de dispositivos "inteligentes", como relógios, carros e eletrodomésticos. Esse vasto ecossistema de dados irá ampliar a capacidade de capturar e entender o comportamento do consumidor ao vivo. "Com isso, a IA terá mais precisão para identificar o que cada cliente em potencial deseja, muitas vezes antes mesmo que a pessoa saiba", prevê Leonardo Oda.

Vai sobrar espaço para o toque humano no marketing com IA? 

Apesar dos pontos positivos do avanço da tecnologia no marketing, a IA gera a "bolha algorítmica", que limita a comunicação a interesses e comportamentos preditivos, segundo o relatório do Dentsu. E, para furar a bolha, a recomendação é capturar a atenção do consumidor de forma mais profunda e emocional, por meio do storytelling. Isso porque, de acordo com o relatório, ao contar histórias relevantes e ressonantes, as marcas podem ultrapassar as barreiras criadas por algoritmos que filtram o conteúdo com base em preferências individuais.

Leonardo Oda acredita que, nesse cenário, a combinação entre análises avançadas de dados e criatividade humana será o diferencial das marcas. Se por um lado a IA permite que as marcas cheguem ao consumidor no momento certo, por outro, é a criatividade humana que vai transformar esse contato em uma conexão significativa. "O toque humano continuará sendo essencial para criar campanhas que realmente conectem com as pessoas. A IA nos entrega o momento certo, mas o que dizer nesse momento? Isso ainda depende de nós", conclui Oda.

Add a comment
Residencial Sorano oferece moradia acessível e potencial de valorização no Novo Mundo   

Residencial Sorano oferece moradia acessível e potencial de valorização no Novo Mundo  

Residencial Sorano oferece moradia acessível e potencial de valorização no Novo Mundo

Com localização privilegiada e incentivos habitacionais, o empreendimento atende tanto famílias em busca do primeiro imóvel quanto investidores que visam à valorização imobiliária

Com o aumento dos preços dos imóveis nas regiões centrais de Curitiba, muitas pessoas têm procurado alternativas que combinem qualidade de vida e preços mais acessíveis, geralmente em bairros um pouco mais afastados. Nesse cenário, o Novo Mundo, localizado na zona sul da capital, tem se destacado por sua infraestrutura completa e pelo fácil acesso a outras áreas da cidade.

Atenta a essa demanda crescente, a construtora Pride lança na região o Residencial Sorano, com entrega prevista para 2028. “O Sorano faz parte da estratégia da empresa de oferecer habitações de qualidade a preços acessíveis, atendendo tanto a famílias que buscam seu primeiro imóvel quanto a investidores interessados na valorização imobiliária da região”, afirma a diretora comercial da Pride, Vevianne Jacques.

Com apartamentos de um e dois quartos, o empreendimento atende diferentes perfis de compradores. Há unidades sugeridas para famílias que se enquadram nas Faixas 2 e 3 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com renda entre R$4.000 e R$8.000 e possibilidade de subsídio. Além disso, o Sorano conta com unidades superiores, de dois quartos, que podem ser financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

O Sorano também se apresenta como uma oportunidade para investidores. “As unidades de um quarto do Sorano, por exemplo, têm preços competitivos e grande potencial de valorização, especialmente pela alta demanda por aluguel na região”, destaca Vevianne Jacques. Ela explica que, de acordo com o Índice FipeZap de agosto de 2024, o mercado de aluguel em Curitiba segue aquecido, com uma alta de 20,21% nos últimos 12 meses. “Assim, o empreendimento Sorano se destaca como uma alternativa promissora para quem busca rendimento no setor imobiliário”, acrescenta a diretora comercial da Pride.

Além de suas vantagens financeiras, o Sorano está situado em uma localização estratégica no bairro Novo Mundo, predominantemente residencial e bem equipado com serviços essenciais. A região conta com uma ampla rede de comércios, supermercados, escolas e hospitais, como o Hospital do Trabalhador. Também está próxima a importantes centros de compras e lazer, como os shoppings Palladium e Ventura. A acessibilidade ao transporte público é outro ponto forte do bairro. O Residencial Sorano, por exemplo, fica próximo a vias como a Avenida República Argentina e a terminais de ônibus, como Capão Raso e Portão, facilitando o deslocamento para outras regiões de Curitiba.

Arquitetura moderna e áreas comuns pensadas para o bem-estar

Em termos de arquitetura, o Residencial Sorano será composto por duas torres residenciais, posicionadas sobre uma base de uso misto que incluirá lojas e uma galeria de acesso. O projeto prevê uma ampla praça de uso comum, com jardins e áreas de convivência, pensados para promover o bem-estar dos moradores. A fachada, com um design geométrico moderno, promete trazer sofisticação à paisagem do bairro.

No interior, o Sorano aposta em um estilo contemporâneo, direcionado para um público jovem. As cores leves e o design descontraído ajudam a criar um ambiente acolhedor e confortável. O condomínio oferece ainda diversas áreas comuns para lazer e conveniência, como, coworking, academia, brinquedoteca, salão de festas, sala de jogos, dois espaços gourmet, pet place, pista de caminhada e uma área ao ar livre com lareira. Todas essas áreas serão entregues mobiliadas e decoradas, garantindo praticidade aos moradores desde o primeiro dia.

Outro diferencial do Sorano é o foco na sustentabilidade. O projeto inclui o reaproveitamento de água da chuva e iluminação eficiente nas áreas comuns. “Essas soluções ajudam a reduzir os custos de manutenção e contribuem para a preservação ambiental, alinhando o empreendimento às práticas ecológicas que têm ganhado destaque no mercado imobiliário”, conclui a diretora comercial da Pride.

Add a comment
Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final   

Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final  

Decisão: Circuito Paranaense de Esgrima chega na reta final

De março até agora, foram mais de mil participações de atletas de todo o Estado durante as competições

Está chegando ao fim mais um Circuito Paranaense de Esgrima, organizado pela Federação de Esgrima do Paraná (FEP). As duas últimas etapas da competição serão realizadas nos dias 16 (sábado) e 17 de novembro (domingo), na modalidade adulto, no Círculo Militar do Paraná; e nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo), nas modalidades infantil e veterano, na Sociedade Thalia.

A competição, que teve início em março deste ano, contou com mais de mil participações de atletas de todo o Paraná. Para as últimas etapas são aguardados cerca de 200 atletas nos dois finais de semana de disputas.

As inscrições custam a partir de R$100,00 e podem ser feitas através dos clubes e escolinhas ou pelo site https://cbesgrima.org.br/calendario-fep/, clicando na categoria desejada.

Alunos das escolinhas públicas de esgrima, que conheceram o esporte por meio da parceria entre a FEP e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ), além de alunos que tenham comprovada baixa renda familiar, ficam isentos do pagamento das inscrições, conforme regulamento disponível no site.

Os eventos têm entrada gratuita para o público, graças ao incentivo do PROESPORTE/PR, Governo do Estado do Paraná e COPEL.

Escolinhas de esgrima

Curitiba tem se destacado nacionalmente na esgrima e conta com cinco centros de treinamento para atletas. Atualmente, as regionais que oferecem aulas de graça são: CIC, Cajuru, Santa Felicidade e Água Verde, além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Neoville.

Para as aulas na UTFPR as inscrições podem ser realizadas diretamente com a professora Lorana Schwantes pelo telefone (41) 99911-1885.

Campeonato Paranaense de Esgrima

Data: 16 e 17 de novembro (adulto) e 23 e 24 de novembro (infantil e veterano)

Locais de prova: Círculo Militar do Paraná - Largo Bittencourt, 187 - Centro (adulto)

Sociedade Thalia - R. Comendador Araújo, 338 - Centro (infantil e veterano)

Valor da inscrição: a partir de R$100,00

Site: https://cbesgrima.org.br/calendario-fep/

Evento gratuito para o público

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos