Expansão por franquias: como o uso do marketing ajuda no crescimento da sua marca?

Expansão por franquias: como o uso do marketing ajuda no crescimento da sua marca?

*Por Eduardo Santinoni

Muito se diz sobre os passos para quem quer adquirir uma franquia e se tornar empreendedor, mas pouco se fala para o empresário que quer expandir o seu negócio e tornar sua marca franquia. São muitos aspectos necessários para fazer essa formatação e preparar o seu empreendimento, e eu vou apresentar um deles: o papel do marketing na expansão de franquias.

Mas, por que é importante ter mais alcance utilizando mídias sociais?

Quando um empresário decide expandir por franquias, uma parte sólida do seu empenho e energia precisam ser direcionados ao marketing, já que é isso que vai fazer com que seu negócio ganhe força de marca. Partindo disso, o aumento do número de unidades e a conquista de um público consumidor vão dividir também esse papel e tornar sua marca conhecida.

Mas esse fortalecimento não pode seguir um único canal, as estratégias precisam ser combinadas, como no caso do uso do marketing em diferentes plataformas, como as redes sociais, as campanhas online e offline. Todas essas possibilidades serão usadas para impactar não só o investidor, como também o consumidor. Isso vai ajudar a fomentar o seu sucesso e do seu franqueado.

Mas quais são os passos que um pequeno empresário, que já está pensando em começar a expandir? Existem pequenos deveres de casa que você pode executar para desenvolver bagagem para a expansão.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que expandir por franquias significa que alguém, que está começando como você começou, está apostando na sua marca como um investimento de futuro para a vida dele, logo é preciso ter responsabilidade sobre o tipo de negócio que você vai entregar.

E quando trazemos isso para o marketing, significa que antes de expandir, é preciso testar muita coisa ‘dentro de casa’. Testar várias estratégias, meios diferentes de veiculação, diversas redes sociais e modelos de campanha, enfim, você precisa ter repertório de marketing, ou seja, saber o que funciona e o que não funciona para sua empresa. Enquanto o negócio é só seu, você precisa errar e acertar para estar mais preparado para atender os franqueados quando começar sua expansão.

E por que isso tudo? Porque depois que você tem um franqueado que apostou na sua marca, ele vai ter momentos de dificuldade e, nesta hora, ele vai procurar a franqueadora, no caso você, para ajudá-lo. Esse é o tipo de demanda que vai existir, não importa se sua marca já é uma grande rede ou que está com suas primeiras unidades. Para a marca estar pronta para responder a essa pergunta, ela precisa ter testado, e esse histórico será decisivo para que o seu franqueado siga pelo melhor caminho. É sempre importante frisar que o sucesso dos seus franqueados é responsável pela solidez na sua marca como um todo.

Eu sempre falo que uma franqueadora, a dona da marca que está expandindo por franquias, é uma empresa de treinamento. O maior fast food do mundo treina seus franqueados e funcionários todos os dias em todas as lojas. E só por isso que o sanduíche vendido em qualquer lugar do Brasil é igual ao de qualquer lugar do mundo.

E é só por isso que esta marca, a qual eu nem preciso citar o nome, é conhecida ao redor do globo, porque toda a sua operação, do começo ao fim está alinhada e definida para todas as unidades. E o marketing é algo que precisa fazer parte dessa estrutura, para que a franqueadora disponibilize para seu franqueado e a estratégia seja executada também nas pontas.

Você precisa estar apto para ser o professor dos seus franqueados. Às vezes, achamos que vai ser repetitivo, mas nunca é. Isso garante padrão e é preciso martelar nesses processos. É preciso pensar nas variáveis de eficiência da sua marca para atingir o seu consumidor e repassar esse conhecimento por toda a sua rede, para criar uma voz única, que garantirá o sucesso da sua marca.

E você, já reviu suas estratégias hoje? Já conferiu se estão todas alinhadas? Já refez o treinamento com a sua equipe? E o seu repertório e planejamento de marketing já foi testado? As estratégias deste ano já foram definidas?

*Eduardo Santinoni é sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. Também é credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo

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Brasil: o país onde definir metas de curto prazo é mais do que fundamental

Brasil: o país onde definir metas de curto prazo é mais do que fundamental

*Por Pedro Signorelli

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar ou aconselhar para que defina, em sua vida, “metas a longo prazo”. Seja aquela voltada para a vida profissional, para bens pessoais ou relacionamentos. Nós temos como metas a longo prazo os “sonhos” que pretendemos alcançar.

No entanto, acredito que em qualquer parte do mundo, mas em especial no Brasil, muitos fatores impactam o caminho pelo qual havíamos planejado alcançar um objetivo. Muito por conta do caos político e econômico que vivemos e revivemos ano após ano, que influencia e nos obriga a esquecer a meta do longo prazo e focar os esforços no curto prazo, por vezes, para resolver algum novo problema causado por esse cenário de inconstância.

E, por isso, temos que ser mestres em criar metas de curto prazo. Momentos de crise geralmente possuem diversas oportunidades para que se reveja as estratégias e processos que não funcionam mais, como por exemplo, levar uma grande quantidade de dias - meses até - organizando e definindo metas, que, no meio do ano não farão mais sentido, pois o cenário está completamente mudado.

É aí que podemos apostar em adotar um planejamento baseado em OKRs - Objectives Key Results (Objetivos e Resultados Chave) -, que determina a avaliação constante de resultados e de objetivos em ciclos mais curtos. Em um contexto de volatilidade maior, como o atual, em que vivemos um momento de incertezas econômicas com os primeiros dias do novo governo, bem como a crise energética e a Guerra da Ucrânia/Rússia, o método nos permite fazer adaptações que vão nos levar ao sucesso de nossos anseios. Vale destacar, que agora temos esse cenário, mas é fato que, em outras ocasiões, tínhamos outros problemas que nos deixavam incertos quanto ao futuro.

Pensando na gestão da empresa, a construção dos OKRs permite uma estratégia compartilhada do que se almeja enquanto estratégia, mostrando com clareza o que é importante e engajando os colaboradores em torno desta agenda. Nesse tipo de gestão, o plano é dividido em ciclos menores que são sempre revisitados. E, ao definir metas curtas, trimestrais por exemplo, além das mais almejadas, que geralmente são de longo prazo, faz com que a empresa possa avaliar se os resultados estão sendo alcançados como o esperado ou se é preciso realinhar a rota.

Os planejamentos empresariais do modelo comum, geralmente são feitos entre poucas pessoas, altos executivos, que possuem um pensamento mais amplo do que se quer alcançar, geralmente métricas de longo prazo, o que, estruturalmente, não engaja os colaboradores no dia a dia.

Hoje, é de extrema importância que o colaborador se sinta parte do processo, e possa ajudar não só na execução das tarefas, mas também na construção de metas, pois desta forma, se engajará mais para alcançá-las. Lembre-se que muita coisa pode acontecer do momento em que colocamos uma meta no papel ao momento em que devemos entregá-la.

O envolvimento de todo o time no processo é uma das principais diferenças entre o modelo de OKR para o método tradicional, que por vezes, nem chega a acompanhar o passo a passo, pois “não há tempo para isso”, o que, além de errado pode, muitas vezes, jogar contra a própria empresa.

*Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

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Relatório Anual da BioCatch aponta crescimento superior a 40% na receita em 2022

Relatório Anual da BioCatch aponta crescimento superior a 40% na receita em 2022

Solução de detecção de contas laranjas tem rápida adesão pelo mercado e quantidade global de clientes é superior a 100

A BioCatch, líder mundial em biometria comportamental, anuncia seus resultados de 2022, ano marcado pela expansão global e por inovações tecnológicas. A empresa teve um crescimento anual de receita recorrente (ARR) de mais de 40%, ao mesmo tempo em que fortalece a detecção de novos e emergentes indicadores de golpes, ataques fraudulentos de comportamento complexo e técnicas avançadas de evasão contra lavagem de dinheiro.

No final do ano passado, mais de 40% dos clientes aderiram às soluções que protegem os consumidores ao utilizar dispositivos móveis. Da mesma forma, a solução Mule Account Detection, da BioCatch, lançada no quarto trimestre de 2021, provou ser importante no combate à lavagem de dinheiro para o setor bancário, comercial e varejo, com capacidade de detectar 90% das “contas laranjas” antes que alguma transação seja realizada.

A fraude autorizada de pagamento por push (APP) dominou o cenário de fraudes em 2022. Na América Latina, os golpes de engenharia social representaram a maior parte das fraudes. Globalmente, a BioCatch detectou mais de 150 mil ataques de engenharia social no ano passado.

Outros fatos de destaque da BioCatch em 2022 foram:

• Conquista de mais de 100 dos principais bancos globais como clientes;

• Mais de US$ 5,4 bilhões de sessões de usuários protegidas por mês;

• Detecção de mais de US$ 1,5 bilhão em fraudes com insights comportamentais;

• Economia de quase US$ 1 bilhão aos bancos em possíveis fraudes de novas contas;

• Manutenção de alta satisfação do cliente e uma pontuação de Net Promote Score (NPS) de 67;

• Presença omnichannel expandida em canais da Web e móveis, com foco na proteção dos clientes em cada ponto de contato;

• Capacitação de mais de 25 bancos regionais para alavancar o comportamento e proteger seus clientes por meio da parceria com a Alkami Technology;

• Anúncio de novas parcerias com a Lumin Digital, nos Estados Unidos, e com a Indue, na Austrália, para fornecer, a mais instituições financeiras, soluções inovadoras contra fraudes;

• Aumento da equipe global em mais de 10%;

• Contratação de Jonathan Daly, como executivo de marketing global, para impulsionar o crescimento da receita e da marca;

• Garantia de 16 novas patentes nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa;

• Lançamento dos eventos inaugurais do BioCatch Connect em Londres, Santiago e Nova York;

• Introdução dos clubes BioCatch Fraud Fighters em quatro regiões, reunindo especialistas do setor para discutir tendências e soluções regionais;

• Nomeada empresa Inc 5000 pelo segundo ano consecutivo.

“O cenário da fraude está se transformando rapidamente, colocando os humanos no centro das estratégias criminosas. Como tal, a biometria comportamental não pode mais ser um sinal de dados considerado como parte de uma estratégia maior de detecção de fraudes. Em vez disso, as instituições com visão de futuro estão se voltando para neutralizar a inovação dos fraudadores e adotando a inteligência comportamental para proteger seus clientes contra o cibercrime. Tenho orgulho da energia, entusiasmo e paixão contínuos de nossa equipe em atender os clientes e a comunidade antifraude em geral. Estamos entusiasmados para o ano de 2023”, afirma Gadi Mazor, CEO da BioCatch.

Sobre a BioCatch

A BioCatch é líder em Biometria Comportamental, uma tecnologia que utiliza o Machine Learning para analisar o comportamento digital físico e cognitivo, de modo a proteger os internautas. A missão da BioCatch é explorar o poder do comportamento e fornecer insights acionáveis para criar um mundo digital onde identidade, confiança e facilidade coexistam perfeitamente. Atualmente, a BioCatch tem mais de 25 dos 100 principais bancos globais como clientes que usam suas soluções para combater fraudes, impulsionar a transformação digital e acelerar o crescimento dos negócios. O Conselho de Inovação do Cliente da BioCatch, uma iniciativa liderada pelo setor, incluindo American Express, Barclays, Citi Ventures e National Australia Bank, ajuda a permitir que a empresa identifique maneiras criativas e inovadoras de alavancar os atributos exclusivos de comportamento para prevenção de fraudes. Com mais de uma década de análise de dados, mais de 80 patentes registradas e experiência incomparável, a BioCatch continua inovando para resolver os problemas de amanhã. Para mais informações, visite www.biocatch.com.

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Maestro João Carlos Martins se apresenta com Fafá de Belém ao vivo para todo Brasil

Maestro João Carlos Martins se apresenta com Fafá de Belém ao vivo para todo Brasil

Regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP, o maestro executará peças de Mozart e Beethoven, além dos grandes sucessos de Fafá de Belém, com transmissão ao vivo pelo YouTube

No próximo dia 29 de janeiro, o maestro e pianista João Carlos Martins, acompanhado pela Bachiana Filarmônica SESI São Paulo, se apresentam em um grande espetáculo musical que também contará com a participação da cantora Fafá de Belém.

O concerto começará com o Maestro João Carlos Martins regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP que executará uma peça de Mozart e uma de Beethoven. Em seguida, Fafá apresenta grandes sucessos como Nuvem de Lágrimas, Coração do Agreste, Eu sei que vou te amar, entre outras. A parte final do concerto terá o Maestro João Carlos Martins se apresentando ao piano e Fafá de Belém volta ao palco para finalizar a apresentação.

Transmitida diretamente do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista/SP, a live do espetáculo será uma oportunidade para que as pessoas de todas as regiões do país também possam assistir e prestigiar a apresentação. Para acessar, basta procurar pelo canal da empresa no YouTube (@LwartSolucoesAmbientais).

Patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais, amparada na Lei de Incentivo à Cultura, o evento será realizado em celebração ao 48° aniversário da empresa. “É uma satisfação muito grande unirmos uma data tão especial para a Lwart, a este espetáculo maravilhoso, com dois talentos reconhecidos mundialmente. Para nós, disseminar e incentivar a cultura são valores que carregamos desde a fundação da empresa. E neste dia, não poderia ser diferente! Estamos orgulhos e ansiosos para compartilhar junto da comunidade mais um momento dessa história!”, afirma Rosana Otsubo, Coordenadora de Responsabilidade Social e Eventos da Lwart Soluções Ambientais.

Serviço:

Data: 29 de janeiro

Horário: 16h

Live: Canal no YouTube da Lwart (@LwartSolucoesAmbientais).

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais tem em seu DNA a transformação de resíduos. Há quase 50 anos atua na coleta e transformação do óleo lubrificante usado e contaminado e é líder nacional e referência mundial na produção de óleo básico de alta performance, a partir desse resíduo potencialmente prejudicial ao meio ambiente. Como indústria do RE (Reciclar, Reutilizar, Recuperar, Rerrefinar), transforma diversos tipos de resíduos sólidos comercias e industriais, reinserindo-os na cadeia produtiva de maneira sustentável. A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Mais informações em www.lwart.com.br 

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Vai viajar de carro? Confira 8 dicas importantes de manutenção para evitar problemas na estrada

Vai viajar de carro? Confira 8 dicas importantes de manutenção para evitar problemas na estrada

Algumas pessoas costumam dizer que o automóvel é como um filho, e se o assunto for segurança, essa frase se encaixa perfeitamente bem, pois ele depende de uma boa manutenção e revisões periódicas, tanto como nós dependemos de check up médico para manter a saúde em dia. Então, antes de colocar pés e motores na estrada é preciso tomar alguns cuidados essenciais para evitar acidentes e outros problemas indesejáveis que possam atrapalhar a viagem.

Pensando nisso, o Klubi - única fintech autorizada pelo BACEN para operar como administradora de consórcios no país - que cresceu mais de 300% em apenas um ano de operação, tornando-se especialista em consórcio automotivo, separou oito dicas para você não se esquecer de nenhum detalhe.

Confira:

1. Confira o sistema de freios

Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal mostram que de janeiro a agosto de 2022, 1.770 acidentes, com 36 mortes no total, foram causados por veículos que estavam com algum tipo de problema mecânico envolvendo o freio.

Portanto, este é o primeiro item que o condutor precisa verificar antes de usar o carro. O bom funcionamento desse sistema é o que vai garantir a segurança durante a viagem.

Nesse caso, é indicado buscar auxílio de um mecânico para testar os freios ou fazer a manutenção preventiva.

2. Verifique os pneus e o estepe

Pneus velhos podem causar um grande acidente na estrada, porque sem a manutenção adequada os motoristas podem perder o controle ao frear ou até mesmo derrapar se a pista estiver molhada ou escorregadia. Por isso é importante verificar se os acessórios estão em dia e suportam a quilometragem que você vai rodar com o veículo.

Ter um pneu reserva como estepe também é imprescindível, pois caso necessite de troca, ele estará disponível.

3. Revisão de óleo

Fazer a revisão do nível do óleo é fundamental, pois a falta de óleo no motor do seu veículo pode causar danos irreversíveis ao mesmo, como a fundição do motor que ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem pela falta de lubrificação das peças.

Para verificar o óleo você não precisa de muitas ferramentas, basta olhar o medidor que está integrado ao motor na parte da frente do carro, que tem um indicador do nível mínimo que precisa estar no reservatório. Caso esteja abaixo do indicado, é melhor procurar por um profissional para efetuar a troca. A maioria das montadoras também apontam com quantos km você precisa fazer a manutenção.

4. Nível de água ou fluido do radiador

Assim como o óleo, verificar o nível da água ou fluido no radiador é importante, porque sem isso, o carro pode entrar em superaquecimento, que danifica o veículo. Certifique-se de que o seu carro tenha quantidade suficiente de água antes de sair para a viagem. Essa função é ainda mais fácil que o óleo e pode ser feita por qualquer pessoa, sem dificuldades.

5. Teste os faróis

Pegar estrada sem farol ligado é sinônimo de multa até mesmo durante o dia, como alerta a Lei nº 14.071/2020, mas a noite é que essa parte do carro precisa estar em perfeitas condições de uso. Verifique se as lâmpadas não estão queimadas ou se o globo que as envolve não está danificado.

Trocar as lâmpadas de farol e freio parece tarefa fácil, mas é recomendado buscar ajuda de um profissional de autoelétrica para evitar futuras panes elétricas.

6. Preste atenção no painel do carro

Esse é um alerta importante e que complementa o que sinalizamos acima. Por meio do painel o motorista consegue identificar falhas presentes no carro e ter acesso a informações mecânicas e técnicas como nível de combustível, velocímetro, acionamento do freio de mão, entre outros. Se o painel não estiver funcionando é bem provável que o condutor tenha imprevistos durante a viagem.

7. Não leve excesso de bagagem

Planejar a quantidade de bagagens que vai levar também é um meio de garantir segurança. Durante a viagem não coloque malas e bolsas em espaços que possam bloquear o campo de visão do motorista. Todos os carros são fabricados com um limite de peso que suportam, respeitar esse limite é essencial para evitar problemas.

8. Avalie a suspensão, alinhamento e balanceamento

Sempre avalie se a suspensão do carro está em dia e se é necessário realizar um alinhamento e balanceamento do carro para que na estrada ele tenha um bom desempenho e não sofra com nenhuma instabilidade.

Sobre Klubi

O Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios. O Klubi tem o propósito de inclusão e educação financeira com uma experiência digital, simples, transparente e segura. Fundado por Eduardo Rocha, o Klubi tem o apoio de investidores institucionais relevantes - Igah Ventures, Vivo Ventures e Parallax Ventures - e empreendedores de renome - Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).

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