Manual de sobrevivência do estagiário

Manual de sobrevivência do estagiário

20 e tantas coisas que ninguém nunca falou sobre estágio

Pra quem já passou pelo cursinho, pelo estresse dos processos seletivos e agora está na faculdade, as provas não são as únicas preocupações. A prática no mercado é vivida no estágio. Esta nova fase marca o começo da sua trajetória profissional e os passos dados agora podem ajudar a definir boa parte de seu futuro. Suas escolhas e atitudes serão avaliadas pelos recrutadores e, por isso, é bom estar preparado. Confira algumas dicas da analista de Recursos Humanos e responsável pelo programa trainee do Grupo Positivo, Livia Antonelli: 

1. O mundo online conta e muito: ao conhecer alguém você certamente vai dar uma conferida no que ela posta nas redes sociais, certo? Pois os avaliadores e recrutadores de empresas farão a mesma coisa. Então a dica aqui é analisar o seu perfil público de um ponto de vista profissional e deixar fotos e comentários "comprometedores" de fora, ou, pelo menos, publicá-los de uma maneira restrita. 

2. Onde procurar: na hora de escolher onde fazer estágios, em geral o candidato pode seguir dois caminhos: procurar centrais como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), por exemplo, ou ficar de olho nos websites das empresas. Em geral, as companhias anunciam vagas de estágio abertas em suas páginas e os candidatos podem se inscrever diretamente. A Associação Brasileira de Estágio (Abre) mantém uma lista atualizada de instituições e centrais que divulgam vagas de estágio em todo o país, vale a pena ficar de olho. 

3. Primeiros passos: se você deseja começar logo nos primeiros semestres do curso, pode enfrentar certa dificuldade por não ter experiência. Sim, isso pode ser considerado um contrassenso, mas acontece e é bom estar preparado. O que você pode fazer, enquanto isso, é ganhar experiência e se envolver em outras atividades que vão enriquecer o seu currículo. Participar de empresas júnior, centros acadêmicos e outras iniciativas que o mundo acadêmico oferece são uma ótima pedida para incrementar o currículo e ganhar experiências diferentes.

4. Como escolher? "hoje em dia, pode-se dizer que os papeis estão invertidos e é o candidato que escolhe a empresa e não o contrário", comenta Livia Antonelli. Por isso, é importante analisar bem as opções e avaliar se seu perfil, a cultura da empresa e o ambiente de trabalho estão alinhados. Para isso, além de estudar o material institucional da empresa, leia notícias já publicadas e procure pessoas que possam lhe dizer como é trabalhar lá. Além disso, existem sites dedicados à essa função como o www.lovemondays.com.br e o www.99jobs.com.br, por exemplo. Lá, funcionários podem falar anonimamente sobre a empresa e trazer insights importantes para os futuros colaboradores. 

5. Não é hora de ficar rico: se o estágio dos seus sonhos oferecer uma ótima remuneração, você tirou a sorte grande. Mas o valor pago não deve ser o principal fator para a escolha, pois, caso contrário, você pode ficar refém do "salário" e deixar o aprendizado de lado. Procure uma empresa que te ofereça a chance de colocar na prática o que você está aprendendo no seu curso, seja remunerado ou não. 

6. Me chamaram, e agora? Ser chamado para a entrevista é um passo importante, mas o jogo ainda não está ganho. Lembre-se de que sua aparência será levada em conta pelo avaliador, assim como a pontualidade. Muitas vezes, os processos seletivos são realizados em grupos e chegar atrasado coloca o candidato em desvantagem diante dos demais ou pode até eliminá-lo do processo. Com relação ao visual, Livia orienta que não adianta encarnar um personagem e mostrar algo que você não é, mas algumas regras devem ser seguidas. "Maquiagem leve para as moças e cabelo bem cuidado e barba feita para os rapazes é a recomendação básica", comenta ela. O cuidado que você tem com sua aparência diz muito sobre sua personalidade e nesse momento, tudo será avaliado, explica Lívia. 

7. Nervos de aço: durante as primeiras entrevistas, é normal que os candidatos fiquem nervosos e apreensivos e o avaliador sabe muito bem disso. "Não é preciso ficar se desculpando ou se justificando, como muitos alunos fazem", conta Livia. É papel do recrutador, levar a conversa de uma maneira tranquila e que permita ao candidato mostrar o melhor que ele tem para oferecer, explica ela. Então, respire fundo e pense bem nas respostas e atividades das dinâmicas para fazer bonito. 

8. Seja você mesmo: durante a entrevista, nada de respostas prontas. O melhor nesse momento é ser sincero e mostrar que está disposto a aprender e contribuir com a empresa.

9. Não seja um alien: conheça o ambiente onde você vai trabalhar. Analisar como o pessoal costuma se vestir e agir são dicas importantes para se integrar no novo meio.

10. Analise as funções da vaga: a entrevista é um momento para ambas as partes se conhecerem, então fique à vontade para fazer perguntas também. Entender o que a empresa espera de você e quais serão as tarefas desempenhadas é essencial para analisar se essa parceria terá futuro ou não.

11. Contribua com a empresa: após a seleção, lembre-se que além de aprender, você também pode dar sua opinião e levar novidades do mundo acadêmico e coisas típicas da sua geração para a equipe. E boas ideias e contribuições são sempre bem-vindas pelos líderes e gestores. Não tenha medo!

12. Não se limite a fazer o que lhe pedem: explore todas as boas possibilidades de aprendizado. Dê sugestões, peça para tentar fazer coisas novas. De repente você descobre que gosta de outras coisas ou se identifica com uma área diferente na sua profissão. Explore todas as áreas que puder, mesmo as que não lhe agradam em um primeiro momento. Nunca se sabe quais oportunidades se abrirão no futuro e é bom estar preparado para todas. 

13. Tenha iniciativa: Se você viu algo que precisa ser feito, não espere. Confirme com o seu superior antes e mãos à obra. Isso demonstra interesse e proatividade, qualidades apreciadas por qualquer gestor.

14. A teoria nem sempre se aplica na prática: o estágio é um laboratório para você aplicar os seus conhecimentos e ver como são as coisas na prática, mas nem sempre esses dois mundos coincidem. Aproveite para ouvir novas opiniões de profissionais do mercado, pois nem toda fórmula dará certo na vida real e os "truques de mercado" não se aprendem em sala de aula.

15. Boletim não substitui resultado: ter um boletim invejável na faculdade não significa que você terá um resultado "nota 10" no seu estágio. Até porque um estagiário não resolve avaliações a fim de mensurar seu sucesso, mas sim prova em seu dia a dia a capacidade de realizar o que lhe foi proposto de maneira efetiva e eficiente.

16. Se espelhe nos melhores: seguir bons exemplos sempre será uma receita de sucesso. Então o melhor é evitar quem não a fim de trabalhar e colar no funcionário mais produtivo e conferir como ele lida com as tarefas e desafios diários. 

17. Não tenha vergonha de perguntar: sabe aquela velha história de que "não existe pergunta boba"? Pois bem, no que diz respeito a um estágio, realmente não há perguntas que não devem ser feitas. Pode acreditar, é melhor questionar seus superiores sobre algo que para você possa parecer trivial, do que realizar um deslize por antecipação. 

18. Você pode errar: se mesmo perguntando, a tarefa deu errado, não se sinta mal. Todo mundo comete erros nas primeiras tentativas. O importante é se esforçar para fazer o melhor e aprender com os erros para não ser reincidente. 

19. Assuma a responsabilidade pelos seus erros: você não é obrigado a saber tudo, mas a maneira como lida com as coisas pode mostrar sua maturidade em relação ao trabalho. Se errou, não adianta jogar a culpa em alguém ou se justificar. Admita o erro, aprenda a lição e cresça com o ocorrido. 

20. Não perca tempo nas redes sociais: e, de preferência, não as acesse em período de trabalho - pelo menos no começo. Antes de começar a rolar suas páginas pessoais, preste atenção em como esse comportamento se dá com os outros empregados. E se aparecer um tempo livre, se dedique à leitura qualificada - sites da área, pesquisas e assuntos pertinentes estão à disposição na internet. É só saber buscar. 

21. Seja responsável e cumpra prazos: não leve o estágio na brincadeira. As tarefas delegadas à você têm um prazo e uma expectativa, então não decepcione. Além de deixar alguém na mão, sua imagem como profissional ficará comprometida, sem falar no risco de perder a vaga. 

22. Enfrente os obstáculos: não desista diante da primeira dificuldade. No mercado de trabalho, muito do que deve ser feito no dia a dia não são coisas divertidas ou interessantes, mas que devem ser feitas mesmo assim e no estágio não é diferente. 

23. Nem tudo será novidade: aceite, nem sempre suas tarefas serão desafiadoras. Seus gestores só lhe repassarão novos desafios quando estiver fazendo bem o que já lhe foi proposto. Por isso, esteja preparado para alguns momentos de ociosidade (na dúvida, releia a dica #20).

24. Seja sociável e invista em networking: mostrar seu talento e suas capacidades é essencial, mas o que pode diferenciá-lo é o seu bom humor e o relacionamento com a equipe. Aproveite para conhecer profissionais da área e ser conhecido. Você nunca sabe quando vai precisar de um contato ou de uma indicação, não é mesmo?

25. Explore, não se sinta explorado! Em vez de reclamar da alta carga de trabalho, aproveite para aprender o máximo que puder. Explore setores e projetos diferentes, converse com profissionais de outras áreas e mostre-se disponível. Lembre-se que quanto mais coisas você fizer, mais experiência terá e se a gestão do tempo e das tarefas for o seu forte, melhor ainda. 

26. Experimentar faz parte: a última dica deste guia é, na verdade, um conselho. Pode ser que mesmo depois de toda pesquisa, processos seletivos e entrevistas, você e a empresa não deem certo. Os motivos podem ser vários e é parte desse processo, entender e analisar a situação para tirar o melhor proveito dela e não repetir os mesmos erros. Seja por não se adaptar à cultura da companhia ou por outras razões, tenha a certeza de que você fez todas as tentativas que podia antes de desistir da vaga para não se arrepender depois. E claro, essa fase é para experimentar, se conhecer e acumular experiências profissionais e para sua vida pessoal. 

Add a comment

Andrea Bocelli faz show inédito em Curitiba

Andrea Bocelli faz show inédito em Curitiba

O tenor mais amado do mundo realiza apresentação única na Arena da Baixada, dia 19 de outubro 

Curitiba vai receber, 19 de outubro, show inédito do maior ícone da música clássica mundial. O tenor italiano Andrea Bocelli passa pela capital paranaense com apresentação única da turnê “Cinema World Tour”, realizada pela Seven Entretenimento e Dançar Marketing no Estádio do Atlético Paranaense (Arena da Baixada). A venda de ingressos começa nesta quarta-feira (25), a partir das 15h, na bilheteria oficial no Pátio Batel e pelo site www.livepass.com.br. 

É a primeira vez que Andrea Bocelli se apresenta no sul do Brasil. Antes de Curitiba, o tenor fará show em São Paulo, nos dias 12 e 13 de outubro. 

Clássicos do cinema mundial

O espetáculo contempla o repertório do último disco do tenor, “Cinema”, lançado em outubro para 75 países. Grandes clássicos do cinema de todos os tempos estão presentes. No repertório do disco, que compõe o set list do espetáculo na Arena da Baixada, não faltam grandes sucessos da telona.

“Cinema" celebra as maiores canções das telas de todos os tempos e reúne uma equipe de lendas musicais, incluindo David Foster, Humberto Gatica e Tony Renis, que trabalharam juntos no sucesso pioneiro de Bocelli, "Amore".

Lançado mundialmente pela Sugar Music/Universal Music Group e Verve Music Group nos EUA, o álbum marca a primeira gravação de Bocelli em estúdio em dois anos. O trabalho apresenta uma coleção de canções de filmes gravados na cultura e corações de várias gerações, incluindo músicas-tema épicos como “Doutor Jivago”, “Love Story”, “O Poderoso Chefão”, “A vida é bela”, “Gladiador”, “Bonequinha de luxo”, além de canções populares de musicais de teatro imortalizadas por suas versões de filme, tais como “West Side Story” e “Evita”.

A majestosa voz de Bocelli, em parceria com fantásticos novos arranjos e tecnologias de estado da arte de gravação, traz nova vida a algumas das maiores obras-primas musicais para cinema de compositores que marcaram a história dos filmes e da música no século passado, de Leonard Bernstein ao lendário Ennio Morricone.

“Com o álbum ‘Cinema’ realizo um desejo que nutria por décadas. Nunca fiz segredo do meu sonho de realizar um projeto com músicas associadas a trilhas de filmes. Creio ser um tesouro artístico excepcional”, analisa Andrea Bocelli. O cinema sempre

o fascinou, porque as partituras escritas para filmes são muito livres e potencialmente criativas. “É um vasto universo onde o compositor pode andar como quiser, seja qual for sua inspiração, onde se pode experimentar sem ter que submeter às normas da música clássica.” 

Bocelli acredita que se os filmes são uma fábrica de sonhos, as músicas que os acompanham abraçam esses sonhos e aumentam a magia e vitalidade emocional. “Meu convite é para que esses clássicos imortais do cinema se fundam com as experiências, memórias mais preciosas, emoções de todos os ouvintes e se tornem uma trilha sonora inigualável para sua vida”, propõe o tenor. 

Para a turnê brasileira, o tenor será acompanhado pela Orquestra Coro e do Estado de São Paulo Juventude. O talento dos jovens músicos brasileiros será conduzido por Eugene Kohn. Juntos, eles irão complementar a grandeza do espetáculo, com sucessos líricos de peças românticas dos álbuns de artista, como de Tosti, Liszt, Denza, Gastaldon e outros compositores. 

Serviço:

Andrea Bocelli – “Cinema World Tour”

Bilheteria oficial: Pátio Batel – Piso L3 Vendas online: www.livepass.com.br

Valor dos ingressos: a partir de R$ 150,00

 

Apresentação única:

Data: Quarta-feira 19 de outubro de 2016

Horário: 21h

Local: Arena do Atlético Paranaense, em Curitiba (PR)

 

Sobre a Dançar Marketing 

As mais de três décadas da Dançar Marketing & Comunicações - promotora responsável pela turnê brasileira do artista Andrea Bocelli - estão diretamente ligadas ao surgimento e à evolução do marketing cultural no Brasil, onde a empresa registra números impressionantes. São mais de 1.000 espetáculos realizados, 20 projetos proprietários, 60 shows open air, 20 milhões de espectadores diretos (presenciais),

além de centenas de projetos sociais. Em seu currículo estão grandes turnês internacionais, como Norah Jones, Seal, Diana Krall, George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, Sarah Brightman, Kiri Te kanawa, Orquestra Johann Strauss de Viena, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros.

A Dançar é pioneira na concepção e na realização de projetos proprietários, como Telefônica Open Jazz, HSBC Music Series, Avon Woman in Concert, Astrazeneca Viva Cultura!, IBM e-Festival, Criação Teatral Volkswagen, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros. A empresa também inovou ao dar um passo importante para a democratização cultural, ao realizar grandiosos eventos Open Air. Até o momento, foram mais de 60 espetáculos realizados a céu aberto pelo País, alcançando público superior a 5 milhões de pessoas. 

Sobre a Seven Entretenimento 

A Seven Entretenimento, que tem à frente os empresários Gian Zambon e Bruno Neves, é uma das principais empresas de entretenimento do sul do Brasil. Instalada em Curitiba, tem como meta modernizar o mercado artístico e cultural inovando nas áreas de investimento e negócios dirigido ao lazer.

A Seven já desenvolveu mais de 1.500 eventos ligados à área de entretenimento e oferece produtos como espetáculos, exposições, shows, turnês e eventos esportivos.

Alguns dos maiores shows que passaram pelo sul do Brasil nos últimos anos tiveram a marca da Seven Entretenimento em sua realização, como os internacionais Black Eyed Peas, Maroon 5, Incubus, Paramore, Jonas Brothers, Iron Maiden, A-Ha e Katy Perry; os maiores nomes da música nacional, como: Victor & Leo, Jorge e Mateus, Leonardo, Zeca Pagodinho, Barão Vermelho, Ivete Sangalo, entre muitos outros; os espetáculos Cirque Du Soleil, Circo Nacional da China, Disney On Ice; as montagens “O Mágico de Oz”, “Cinderela”; musicais infantis da Disney e Galinha Pintadinha; entre outros.

Add a comment

TOTVS registra crescimento na demanda por softwares de exportação

TOTVS registra crescimento na demanda por softwares de exportação

Companhia tem 112% de aumento nas vendas do TOTVS Comex no primeiro trimestre de 2016, frente ao mesmo período do ano anterior

A TOTVS registrou um aumento sólido na busca pelo seu software de gestão especializado nas atividades de controle de exportação, o TOTVS Comex. Nos primeiros três meses de 2016, a companhia obteve um crescimento de 112% na venda da solução, frente ao mesmo período do ano anterior. Muito se explica pelo cenário positivo que o segmento de exportação apresenta atualmente.

Com características favoráveis, como a sua extensão territorial e a forte capacidade industrial e produtiva, o Brasil passa por uma fase de fomento do setor de exportação, o que permite a diversificação comercial para os produtos fabricados no país. Na prática, a empresa desvincula-se da instabilidade de um mercado único e aumenta as suas perspectivas de negócios. Além disso, o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo Governo federal em junho de 2015, promete melhorar a balança comercial do país e estabelecer melhorias nos acordos de convergência regulatória, além de facilitar o comércio com alguns países, como os Estados Unidos.

Na contramão da economia local, a desvalorização do Real frente a moedas fortes, como o dólar, aumenta as expectativas do volume de vendas para o mercado externo, com foco nos setores que menos dependem de mercadorias importadas para a confecção do seu produto. Contudo, a internacionalização das empresas requer importantes diferenciais na sua organização para garantir o compliance dos negócios. As várias alterações regulatórias por mês, somadas aos investimentos do Governo em processos e sistemas informatizados para o acompanhamento das operações nas empresas, representam desafios constantes para o segmento.

Todo este contexto exige uma atuação dedicada no que diz respeito ao gerenciamento dos dados, que não é mais viável de forma manual, pois, em caso de inconsistências, acarreta em altas penalidades impostas pelo Governo. "As empresas precisam de ferramentas de apoio, não apenas para o aperfeiçoamento dos seus processos, mas também para permitir uma melhor visibilidade das suas informações, prevenindo riscos e apoiando o planejamento estratégico da companhia", argumenta o diretor da TOTVS Curitiba, Fabiano Andrade.

Esse cenário confirma-se em números. A Thomson Reuters, parceira da TOTVS nas soluções TOTVS Comex por meio da plataforma Trade-Easy, realizou um estudo global inédito em parceria com a KPMG – que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países, incluindo o Brasil (representando 38% dos respondentes). A pesquisa revelou que 68% das empresas consideram muito importante a adoção de uma plataforma tecnológica de gestão de comércio exterior que se integre ao sistema de ERP que lhes permita economia e ganho de produtividade. Porém, mais da metade (59%) dos respondentes ainda não adotou uma solução específica em suas operações. A análise trouxe outros dois alertas importantes: apenas 17% das empresas conhecem a fundo e/ou se beneficiam dos regimes aduaneiros disponíveis no País e 36% não adota nenhum dos tratados de livre comércio vigentes localmente, o que demonstra que, provavelmente, elas estão pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.  

Uma solução sistêmica para o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, como o TOTVS Comex, permite, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa nos processos. Além disso, a ferramenta proporciona maior eficiência e redução de custos operacionais. Tudo de forma automatizada e atualizada com as mudanças constantes na legislação. O objetivo final é centralizar as informações com precisão para viabilizar tomadas de decisão assertivas e segurança na apuração de dados junto aos órgãos fiscalizadores do Governo.

“Temos o cliente como o foco central da nossa atuação. Dessa forma, acompanhamos a movimentação do setor de comércio exterior no Brasil e evoluímos as nossas soluções de acordo com os novos cenários econômicos do país. Acreditamos que a inovação tecnológica é o instrumento para elevar a produtividade das empresas e apoiar na expansão para novos mercados”, finaliza Carlos Valle, diretor do segmento de Logística da TOTVS.

Add a comment

Gazeta do Povo conquista cinco premiações no INMA Global Media Awards

Gazeta do Povo conquista cinco premiações no INMA Global Media Awards

Projeto da “Nova Gazeta” é premiado em duas categorias com ouro e bronze 

A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), foi premiada em cinco categorias do INMA Global Media Awards, prêmio promovido pela International News Media Association (INMA). A maior plataforma de comunicação do Paraná conquistou um ouro, uma prata e três bronzes. Nesta edição, concorreram 699 trabalhos de 40 países. Os vencedores foram divulgados na noite de ontem (24), durante o congresso mundial do INMA, realizado em Londres. 

No fim do ano passado, a Gazeta do Povo adotou um posicionamento ousado, com inovações que passaram pelo formato impresso, agora em berliner, a adoção de edição única de fim de semana e um novo modelo de comercialização. Esse projeto, chamado de a Nova Gazeta, ganhou o primeiro lugar na categoria “Best New Print Product” e a terceira colocação em “Best Brand Awareness Campaign”. A prata veio na categoria “Best Launch of a Brand or Product to Create An Audience Segment” com a plataforma de compra e venda Enkontra.comque unificou os classificados da Gazeta do Povo e da Tribuna. 

Já a campanha “Clube das pessoas que não conhecem o tédio”, criada para divulgar as vantagens de ser assinante e participar do Clube Gazeta do Povo, recebeu o bronze em “Best Idea to Encourage Print Readership or Engagement”. Na categoria “Best Use of Consumer Research”, a Gazeta do Povo conquistou o terceiro lugar com o painel de pesquisa com assinantes e leitores no Facebook, ferramenta criada com o objetivo de gerar insights. 

Para Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais, a conquista dos prêmios reflete o esforço que vem sendo feito pela empresa em diferentes frentes, seja para melhorar o produto, fortalecer a marca, além de pensar na audiência a partir do resultado de pesquisas com os consumidores, ampliando o engajamento do público e retorno aos anunciantes. “É com orgulho que recebemos mais este reconhecimento. Isso mostra a importância em inovar e sinaliza que estamos construindo um caminho de sucesso frente a um futuro tão desafiador para a indústria da comunicação”, diz. 

Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

Add a comment

Novidades de inverno: Confeiteira Marina Moreno lança Chocolate Quente e Cappuccino no Pote

Novidades de inverno: Confeiteira Marina Moreno lança Chocolate Quente e Cappuccino no Pote

A mistura já vem pronta para fazer em casa

 

Com a chegada do frio, uma das bebidas mais procuradas da estação é, sem dúvida, o chocolate quente. E para facilitar a vida de quem não quer sair de casa nos dias mais gelados, a confeiteira Marina Moreno desenvolveu uma receita de Chocolate Quente no Pote. 

A mistura já vem pronta, basta adicionar o leite e levar ao fogo. Também é possível fazer no microondas. Uma vez fervida, a bebida ganha uma consistência cremosa e irresistível. Para finalizar, mini marshmallows, que acompanham separadamente (R$ 1 a porção). 

Para os coffelovers de plantão, há também a versão de Cappuccino no Pote. 

O Chocolate Quente vem numa embalagem com 160g e rende 7 xícaras. Já, o cappuccino tem 175g e rende 9 xícaras. Os produtos são vendidos a R$ 20 os normais e R$ 25 a versão sem lactose. Além de muito gostoso, é uma excelente opção para presentear. 

A Marina aceita pedidos com até dois dias de antecedência. Basta entrar em contato através da fanpage: www.facebook.com/MarinaMorenoBolos  e agendar a entrega.  

Serviço:

Marina Moreno Bolos e Doces

Site: www.marinamoreno.com.br 

Telefone: 41 9290-9449

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: www.facebook.com/MarinaMorenoBolos

Instagram: @marinamorenobolos  

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos