Síndrome de Burnout: 1 ano após inclusão da doença no CID, médicos apontam melhor direcionamento técnico para diagnóstico

Síndrome de Burnout: 1 ano após inclusão da doença no CID, médicos apontam melhor direcionamento técnico para diagnóstico

De acordo com Karen Valeria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway, a principal mudança foi o direcionamento técnico para o diagnóstico

O formato de trabalho atual, com telefones e dispositivos eletrônicos conectados o tempo inteiro, vem gerando um estresse e esgotamento mental que antigamente não existiam. Para acompanhar as mudanças nas relações de trabalho, desde janeiro de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma doença crônica associada a fatores que influenciam o estado de saúde. Agora, um ano após a oficialização da doença como uma síndrome ocupacional, o que mudou?

De acordo com Karen Valeria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital no Brasil, a principal mudança foi o direcionamento técnico para o diagnóstico. “Antes, tudo era tratado como um quadro depressivo ou de estresse. Agora, com a inclusão de critérios específicos para o diagnóstico, realizar uma decisão clínica com um plano de tratamento assertivo fica muito mais direcionado”, comenta.

O burnout é classificado como uma síndrome multifatorial, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que identificam um quadro clínico, entre eles estresse, depressão, diminuição da autoestima, ansiedade e falta de produtividade, sempre associados ao trabalho. “os sintomas podem repercutir em diversos âmbitos da vida, mas em análise aprofundada durante o psicodiagnóstico é possível perceber o papel do ambiente de trabalho no desencadeamento ou potencialização desses sintomas”, explica.

No universo corporativo, a preocupação com a doença também avançou. “A pandemia já havia acendido um sinal de alerta para as doenças relacionadas com a saúde mental. Com a introdução do burnout no CID, essa preocupação tornou-se mais evidente nas empresas, visto que agora faz-se um diagnóstico mais preciso, impactando em uma série de questões, como a produtividade do colaborador, um período de afastamento, ou até mesmo implicações jurídicas caso o quadro clínico não seja tratado com respeito e seriedade”, aponta.

Contudo, na prática, a situação ainda tem muito para melhorar. “Já começamos a quebrar o paradigma cultural brasileiro de resistência e preconceito com tratamentos psicológicos, mas os números mostram que precisamos ir além”, sugere. A psicóloga ressalta que, numa visão corporativa, ações preventivas e de promoção da saúde são muito mais baratas que perder um funcionário, além de serem um chamariz para novos colaboradores. “Hoje, muitos profissionais já buscam esse cuidado e preocupação como o valor de uma organização em que deseja atuar. Desenvolver esse cuidado internamente pode ajudar a empresa a atingir maior satisfação de seus colaboradores e, também, alcançar um melhor posicionamento de mercado”, finaliza Karen.

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Meliá começa o ano promovendo o "January Super Sale", uma das maiores campanhas da rede de hotéis

Meliá começa o ano promovendo o "January Super Sale", uma das maiores campanhas da rede de hotéis

Promoção, que é válida para reservas feitas até dia 22 de janeiro, dá descontos que podem chegar a 40% para quem compra no site e usa os pontos do programa MeliáRewards

A Meliá Hotels International começa o ano promovendo o “January Super Sale”! Trata-se de uma das maiores campanhas do ano da rede espanhola, que dá descontos para quase todas as suas unidades no mundo inteiro, exceto a China.

A promoção é válida para reservas feitas até dia 22 de janeiro, e hospedagens até 30 de abril para os hotéis urbanos, e até 31 de outubro de 2023 para os resorts, e vale para muitos hotéis da rede no mundo: Brasil, Estados Unidos, Europa, África, Ásia, América do Sul e Central etc. A Super Sale soma os descontos do site com os benefícios do programa de fidelidade MeliáRewards, sendo assim, as tarifas podem ser até 40% menores que o preço cheio.

Na hora de fazer a reserva no site, é necessário fazer login na conta, selecionar um dos os hotéis participantes, e reservar o mínimo de noites estabelecido pela regra, que pode variar para cada hotel. Durante o processo de reserva, basta selecionar a forma de pagamento PONTOS + CASH. Nesta aba, é só mover a barra de pontos para indicar a quantidade que deseja utilizar, que o saldo já estará lá com os pontos promocionais. Para usufruir deste benefício, o viajante que ainda não é membro do Programa precisa fazer um rápido cadastro, sem custo nenhum, no MeliáRewards. O crédito em pontos também vai variar para cada hotel participante da promoção.

Neste link https://sites.melia.com/pt-br/america/january-super-sale dá para consultar todos os hotéis participantes da January Super Sale e acessar a aba de “condições” para ver a lista das pontuações. A promoção está sujeita à disponibilidade e mínimo de noites. A porcentagem de desconto e mínimo de diárias variam de acordo com o hotel escolhido. Mais informações melia.com.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International tem um portfólio de mais de 400 hotéis (portfólio e em construção), em mais de 40 países, e dez marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, The Meliá Collection, Paradisus by Meliá, Meliá Hotels & Resorts, ZEL, INNSiDE by Meliá, Falcon's Resorts by Meliá, Sol by Meliá e Affiliated by Meliá. O Grupo é uma das empresas líderes em hotéis resort no mundo, ao mesmo tempo em que aproveita sua experiência para consolidar o crescente segmento do mercado urbano inspirado no lazer. Seu compromisso com o turismo responsável levou o grupo a se tornar a empresa hoteleira mais sustentável da Espanha e da Europa, de acordo com a última Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global (Silver Class 2022). A Meliá Hotels International também está incluída no índice IBEX 35 da bolsa de valores da Espanha.

Para mais informações, acesse www.meliahotelsinternational.com 

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3 tendências para o setor de shopping centers em 2023  

3 tendências para o setor de shopping centers em 2023

Por Leonardo Cavalcante, presidente da Shoppings Sá Cavalcante

O ano de 2022 foi positivo para o setor de shopping centers, os quais atingiram patamares de vendas equivalentes aos de 2019, antes da pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um crescimento de 38,2% no segundo trimestre de 2022.

Para 2023, a expectativa não é diferente e algumas tendências terão espaço neste ano. O cenário traz a necessidade de mudanças, principalmente para atrair os consumidores que passaram a preferir o e-commerce, por conta da pandemia. O crescimento desse setor foi recorde em 2021, faturando R$161 bilhões, de acordo com dados da NeoTrust, especializada em levantamento de dados sobre o mercado varejista brasileiro.

O fluxo de passeio diminuiu e as pessoas têm ido ao shopping com objetivos claros, como consumo e a participação em ações propostas pelos shoppings e menos para visita. O importante é repensar as experiências que oferecemos aos clientes.

Um exemplo disso é o entendimento de que já há alguns anos os shoppings deixaram de ser apenas centros comerciais de consumo e passaram a ser espaços onde as pessoas buscam viver experiências.

Dentro disso, os empreendimentos passaram a realizar investimentos constantes em criação de espaços de convivência e trabalho, lançamento de espaços Pet Friendly, eventos culturais, entre outras atividades que unem as pessoas. Nesse cenário, existem três outras tendências que serão destaques em 2023.

Adaptação de mix: Aumento de opções serviços

Os shopping centers estão se tornando cada vez mais espaços de troca de experiências, os serviços também ganham tração com isso, especialmente supermercados, academias e até mesmo faculdades, como é o caso da unidade da Faculdade São Leopoldo Mandic que será aberta no Shopping Mestre Álvaro (ES).

Para implantar um campus de faculdade, um supermercado ou academia, fatores como segurança e fácil acesso são fundamentais, por isso, os shoppings tornam-se pontos estratégicos para operações como instituições de ensino, por exemplo.

O caminho é cada vez mais digital

Em busca de informação de forma ágil e prática, o uso de plataformas digitais para venda e compra em shopping centers pode crescer. Devido a pandemia, os empreendimentos precisaram se adaptar para atender o público. No entanto, em 2023, isso pode ser estendido para outras áreas como a comercialização de espaços dentro de shoppings.

A Shoppings Sá Cavalcante lançou em 2022 uma página de comercialização para aluguel de lojas, quiosques ou propriedades de mídia nos seus empreendimentos, sendo um projeto que faz parte das iniciativas digitais, focando no potencial de desenvolver negócios de forma mais prática e abrangente.

Gestão Data Driven

O gerenciamento de projetos tendo o uso de dados como a principal base para tomada de decisão é conhecido como gestão data driven. Aliado à metodologia ágil — um conjunto de ferramentas que implementa uma forma rápida, prática e interativa de gerir projetos – pode trazer novas possibilidades para as administradoras de shopping centers.

Utilizar essas ferramentas para fortalecer o projeto de uma administração mais prática e guiada por dados para uma tomada de decisão assertiva e com alto potencial de resultados positivos é uma tendência para o setor. Nesse cenário, a metodologia ágil também é uma forma de planejar e aplicar a gestão data driven.

Dentro e fora do setor de shoppings, é necessário estar atento aos movimentos do mercado e aos comportamentos de consumo das pessoas, para ter a capacidade de entregar o que o público precisa e deseja de forma rápida.

Sobre a Shoppings Sá Cavalcante

A Shoppings Sá Cavalcante ajuda a promover a conexão entre as pessoas com o desenvolvimento e a administração de Shopping Centers desde 1996. Nas últimas décadas a empresa tem colecionado histórias de sucesso e de superação de desafios e hoje, com um portfólio composto por 07 (sete) shoppings, é uma das grandes administradoras do país, atuando com empreendimentos em quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará. A empresa entende que seus empreendimentos vão além da estrutura física, eles têm um importante papel social, econômico e cultural, pois oferecem lugares que trazem consigo lazer, comodidade, maior qualidade de vida à população e espaços onde os nossos visitantes possam construir e viver suas próprias histórias. Saiba mais em: http://www.shoppingssacavalcante.com.br/

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Palestras e cursos ajudam empresários e colaboradores a alavancarem negócios

Palestras e cursos ajudam empresários e colaboradores a alavancarem negócios

De acordo com Cleber Brandão, especialista em gestão de lojas do varejo, o mindset correto pode proporcionar melhores relações e um crescimento exponencial

Alcançar o sucesso ao empreender é o sonho de muitos. Mas passar os ensinamentos adquiridos adiante, ajudando outras pessoas, é algo que poucos empreendedores costumam fazer.

Cleber Brandão é palestrante e treinador comportamental, e já treinou mais de 15 mil pessoas em seus cursos, eventos e palestras que são repletas de humor, energia e conteúdo para fazer qualquer um se emocionar com as histórias e sorrir com os resultados. "Eu faço parte do grupo dos inconformados que querem mudar o mundo de alguma forma. A mudança só acontece quando assumimos essa responsabilidade individualmente, e é exatamente isso que faço quando estou à frente de algum projeto ou nos palcos treinando e motivando pessoas", relata.

Para o especialista, o trabalho deve se tornar diversão para que o esforço vire motivação. "Meu objetivo é fazer as pessoas sorrirem e transformar vidas. Alguns profissionais podem oferecer mais em seus respectivos trabalhos e, muitas vezes, não percebem o tamanho do seu talento", declara.

Brandão acredita que sua maior realização é ver as pessoas conquistarem objetivos por meio do que foi ensinado em suas palestras e cursos. "Durante o meu período como professor universitário, percebi que muitos jovens e adultos estavam perdidos, fazendo especializações sem saberem ao certo quem queriam ser, e isso me incomodava. Eu queria ser diferente para eles e mostrar coisas que a sala de aula não mostra. Ver além dos métodos científicos", revela.

O evento "Imersão Impacto" fundamenta esse propósito. "É aqui que consigo mostrar um caminho para os empresários que, muitas vezes, estavam distantes da sua realidade. É onde o profissional se transforma para multiplicar suas conquistas. Vai muito além de um evento corporativo ou motivacional. É sobre ser sua melhor versão a cada dia e se conectar com as pessoas ao seu redor", pontua o palestrante.

A pauta de inteligência emocional é fundamental nos ensinamentos de Cléber. "Aproximadamente 80% das nossas decisões acontecem pela emoção e 20% pela razão. Aprender sobre o comportamento e como reagimos mediante as emoções não se trata apenas de uma vaga possibilidade situacional, mas de uma necessidade. É importante saber que não temos tudo que queremos e não controlamos todas as situações à nossa volta. Inteligência emocional é aprender como lidar com o que você não controla e não influencia, focando naquilo que você realmente tem controle, como sentimentos e desejos", revela.

De acordo com o palestrante, os treinamentos para lideranças empresariais e comportamentais acontecem de forma personalizada. "Tudo é criado de acordo com a necessidade da empresa e com foco no público que ela deseja atingir, seja comercial, operacional ou gerencial. No mercado corporativo existem muitas guerras de egos e uma tendência dominante em estar sempre em primeiro lugar, mesmo que isso custe tempo de qualidade com a família e momentos de lazer na vida pessoal. Se não houver controle racional para desenvolver o emocional nesse campo, os colaboradores se tornam prisioneiros em uma jaula sem grades, causando desgaste emocional a um turnover constante, reduzindo a produtividade e o desempenho", lamenta.

O segredo para o sucesso é um conceito amplo, que depende da definição da palavra "sucesso" para cada indivíduo. "Para alguns é ter abundância financeira, para outros é ter tempo livre para a família e ainda há aqueles que consideram que sucesso é se sentir bem no essencialismo e minimalismo. Para alcançar qualquer um desses objetivos, é importante nunca desistir de ser uma pessoa melhor e jamais parar no tempo", revela.

Uma comunicação assertiva é fundamental para o crescimento de uma empresa e seus colaboradores. "Isso não significa, apenas, treinar o que fala, mas também como o outro vai receber o que foi dito. Quando isso acontece, temos um diálogo compreensivo entre marcas e consumidores", pontua.

Segundo Brandão, para motivar uma equipe e deixá-la mais produtiva, é preciso compartilhar o propósito e os objetivos do negócio. "Nos tornamos mais fortes quando entendemos o porquê de estarmos fazendo o que fazemos todos os dias. Isso gera valorização e realização tanto na vida profissional, quanto pessoal", declara.

Para o palestrante, manter a crença de que é possível alcançar os objetivos é fundamental para que sonhos se tornem realidade. "Todos podemos nos tornar aquilo que desejamos ser, e existe um método com etapas para isso. Desde que aprendi sobre quem eu sou e como meu trabalho pode contribuir para um mundo melhor, entendi que isso me faria mais feliz e traria clareza ao meu propósito de vida. Não existe barreira para quem quer chegar em determinado lugar", finaliza.

Sobre Cleber Brandão

Cleber Brandão é especialista em estratégia de negócios, palestrante e treinador comportamental. Por ser empresário e ter negócios no mercado de varejo, já treinou milhares de empreendedores para alavancarem seus negócios por meio da comunicação e desenvolvimento pessoal. Como palestrante motivacional e de vendas, tem tirado as pessoas do chão, transformado qualquer evento em um verdadeiro show de conteúdo e aprendizado de forma didática e leve. Nasceu em família humilde do interior de Goiás e se tornou professor universitário, mas sua paixão sempre foi impactar vidas. Cléber possui um extenso currículo acadêmico com vários MBA's, tornando-o ainda mais capacitado tecnicamente. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao.

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Discalculia: o distúrbio numérico que poucos conhecem

Discalculia: o distúrbio numérico que poucos conhecem

Como a dificuldade de aprender os numerais pode afetar a vida de adultos e crianças, principalmente na hora de administrar o dinheiro, chegar a tempo nos compromissos ou até fazer compras

A dificuldade com cálculos aritméticos, na hora de entender os numerais e aprender como estes e suas funções funcionam, pode ser um problema além da dificuldade com o tema. João Victorino, especialista em finanças pessoais, explica que existe um distúrbio, identificado por pesquisadores na década de 1940, que impede a pessoa de ter um aprendizado normal sobre a matemática, a discalculia.

“O pesquisador Ladislav Kosc, definiu como ‘uma desordem estrutural das habilidades matemáticas’, derivado de uma falta de equilíbrio entre determinadas áreas do cérebro que controlam os cálculos matemáticos. Nas atuais pesquisas, o surgimento do distúrbio ao desenvolvimento inadequado dessas áreas do cérebro, por problemas genéticos”.

O distúrbio se manifesta no não entendimento da construção dos cálculos, ou no atraso em resolver cálculos muito simples. Pesquisas norte-americanas indicam que até 7% das crianças no ensino fundamental podem apresentar discalculia. Outros estudos associam o TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - a discalculia, apontando um maior aparecimento.

“Nosso dia a dia é repleto de números e podemos imaginar como isso pode dificultar a vida de uma pessoa. Problemas para fazer compras, administrar dinheiro, chegar a tempo nos compromissos e outras situações, como nas crianças ao se divertirem com jogos digitais, pois a dificuldade aparece em contagens simples”, exemplifica o especialista.

Existem alguns tratamentos para esse transtorno, baseados na especialização dos métodos de ensino, ou na prática das habilidades matemáticas de maneira muito mais intensa que a média. “Alguns especialistas ainda estabelecem protocolos de tratamentos específicos, que podem utilizar ritmo e música, desenhos junto aos números e o foco no treino e não necessariamente no resultado final”, comenta o João.

O especialista explica que o desafio de cuidar das finanças pessoais é por si só muito complexo. “Não temos uma cultura de ensinar sobre isso nas escolas e nem nas famílias, haja vista a quantidade de pessoas endividadas no nosso país. A falta de educação financeira potencializa essa situação. Imagine para quem tem o distúrbio da discalculia como que se torna a qualidade de vida financeira! Isso é muito impactante. Precisamos estudar mais sobre o tema e criar alternativas de apoio e tratamento que apoiem essas pessoas” explica o especialista.

A discalculia também pode ser identificada em adultos e tem características iguais às das crianças com o distúrbio. “O mais correto é procurar um médico, caso desconfie que a dificuldade com os números é acima do normal, atrapalhando sua capacidade cognitiva de entendimento dos números”, conclui João Victorino.

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje como uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

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