Inclusão e integração: Eurofarma passa por transformação digital humanizada com projeto de inovação voltado a colaboradores PCD  

Inclusão e integração: Eurofarma passa por transformação digital humanizada com projeto de inovação voltado a colaboradores PCD

Multinacional do setor de saúde trouxe acessibilidade, segurança e colaboração para reforçar seu time de vendas. Processo contou com o apoio da líder no quadrante de provedores Google no Brasil, Gentrop

Presente em mais de 20 países, a multinacional farmacêutica Eurofarma buscava meios de inovar e agregar força ao seu time de vendas. Com 3.500 colaboradores dedicados a essa função e agendas repletas por uma série de visitas presenciais a consultórios e profissionais parceiros, a empresa se deu conta que ainda faltavam meios para alcançar todas as regiões relevantes para sua frente de atuação. E foi assim que, acelerada pela recente crise de saúde mundial, a especialista em healthcare deu um passo além em sua transformação digital, e aproveitou este momento para abrir portas à acessibilidade e inovação no ambiente de trabalho.

Por meio do projeto intitulado #EuroJunto, a Eurofarma implementou muito mais do que uma iniciativa de digitalização humanizada. Sob a expertise e suporte da Gentrop, especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil, a gigante farmacêutica adquiriu Chromebooks e implementou o ecossistema Google Workspace, o que promoveu a contratação de um time de pessoas com deficiência (PCD), fortaleceu a inclusão e incrementou a equipe de vendas, agora com profissionais trabalhando remotamente e realizando as visitas de forma online.

Toda a disrupção e diversidade do #EuroJunto

O time completo do projeto #EuroJunto é composto 67% por mulheres, 52% por pessoas pretas ou pardas, 6% por pessoas acima de 50 anos, 1,2% por pessoas LGBTQIAP+ e 100% por pessoas com deficiência (sendo 72% física, 17% visual, 10% auditiva e 1% mental). Pioneira, a iniciativa contribuiu para redução de custos de TI, aumentou a capacidade tecnológica e o market share da companhia, que já realizou mais de seis mil visitas remotas aos profissionais parceiros desde o início da empreitada.

“O projeto contou com diversos pilotos simultâneos para que pudéssemos testar diferentes cenários. Deste modo, foi possível avaliar desde a questão do home office, por exemplo, quanto as tecnologias e os formatos, analisando os modelos mais adequados para o negócio”, afirma Laís Gurgel, Gerente de Marketing Digital da Eurofarma.

De acordo com Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, a implementação dos Chromebooks e do Google Workspace viabilizaram um novo ambiente que oferece suporte a possíveis migrações de usuários sem grandes impactos.

“Para começar essa nova jornada, os colaboradores receberam um kit com todos os equipamentos para a realização do trabalho a partir de casa. De forma humanizada, esses profissionais foram apresentados e treinados para o uso diário das novas tecnologias, com uma grande imersão tecnológica, a fim de aproveitarem todas as funcionalidades disponíveis e tornar o dia a dia mais eficiente e produtivo. Ao encurtar distâncias, entregamos um time totalmente integrado, atualmente com ótimos índices de engajamento e senso de pertencimento”, explica a executiva.

De acordo com a Eurofarma, a disrupção não termina por aí. Há a possibilidade de uma expansão do projeto para demais países da América Latina. Para que esse modelo possa ser implantado, ainda serão realizados pilotos e testes iniciais, mas os próximos passos já caminham para essa abrangência internacional.

Uma empresa parceira premier e certificada pelo Google

No início deste ano, a Gentrop teve a excelência de seu trabalho comprovada por meio da certificação Work Transformation Enterprise do Google Cloud, uma chancela que atesta a competência em gestão de mudanças junto ao programa de parceiros do Google. Mais recentemente, a Gentrop superou players reconhecidos do setor e foi eleita líder no quadrante Google Cloud Partner Ecosystem 2022 pela pesquisa ISG Provider Lens™. Realizada pelo Information Services Group (ISG), o estudo atesta por meio de avaliações independentes e confiáveis, os melhores fornecedores nacionais, segmentados por comportamento de mercado, com insights importantes na prestação de serviços de TI.

Com apenas seis anos de atuação, consolidadas operações no Brasil e América Latina e considerada parceira premier do Google, a Gentrop supera conhecidas multinacionais em diversos prêmios e certificações, com a implantação de ecossistemas colaborativos que já impactaram a rotina de mais de meio milhão de colaboradores de seus grandes clientes, incluindo Alpargatas, Braspress, Estapar, Polishop, Blau Farmacêutica, Re/max, Bexs Banco, Malwee, Ikesaki, Grupo Super Nosso, Casa dos Ventos, LIQ e muitas outras.

Para mais informações sobre a Gentrop, acesse: www.gentrop.com

Sobre a Gentrop

Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop é o advisor em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, tendo como missão auxiliar empresas a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Ao lado de seus maiores parceiros, Google e Salesforce, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para gerar ambientes conectados como um mecanismo de melhora de vida do ser humano e das empresas. Com base na transformação cultural, principal pilar da Gentrop, os produtos e serviços são focados em desenvolver um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir dos ecossistemas - colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento -, diferencial criado pela marca. Ao longo de sua trajetória, a Gentrop consolidou um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas ao redor do país e do mundo, com soluções que incluem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.

Sobre a Eurofarma

Desde a sua fundação, em 1972, a Eurofarma atua no setor de saúde, produzindo e comercializando produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas, operando nas áreas de Prescrição Médica, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), Genéricos, Hospitalar e Oncologia. A empresa oferece mais de 700 produtos (mais de 2 mil apresentações únicas) e atende a 42 especialidades médicas. No Brasil, cobre 100 classes terapêuticas, que representam 70% das prescrições em todo o mercado. Presente em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros seis países da América Latina, a companhia gerou em 2021 vendas líquidas de 7,1 bilhões de reais, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, e emprega mais de 8 mil pessoas.

Inclusão e integração: Eurofarma passa por transformação digital humanizada com projeto de inovação voltado a colaboradores PCD

 

Add a comment

Estudo revela que o padrão alimentar do brasileiro está entre os piores do mundo

Estudo revela que o padrão alimentar do brasileiro está entre os piores do mundo

Pesquisa divulgada pela revista científica Nature Food revela que o padrão alimentar dos brasileiros é considerado um dos piores do mundo. De acordo com o estudo, o aumento no consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e a alta nos preços dos alimentos contribuem para a má alimentação.

Segundo Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a maioria das pessoas têm a ideia errônea de que alimentação saudável é aquela só composta por frutas e legumes. “Para uma alimentação ser considerada saudável ela precisa respeitar as necessidades nutricionais do seu corpo, pois o excesso traz sobrecarga como, por exemplo, excesso de peso e a falta traz a carência nutricional, como anemia. Além disso, precisa ser de qualidade, mas quando digo qualidade quero dizer como o alimento é composto, ou seja, alimentos com fibras são melhores para nosso corpo do que alimentos com farinha refinada. Outro princípio importante é combinação entre os nutrientes, pois com a composição correta nosso corpo aproveita melhor. Um exemplo simples é o consumo de frutas ricas em vitamina C como sobremesa no almoço e jantar. A vitamina C ajuda na absorção do ferro presente na carne e feijões. Como último princípio temos a necessidade da alimentação se adequar ao dia a dia da pessoa, cultura, idade, atividade física, entre outros. Então uma alimentação saudável não precisa ser cara, precisa ser acessível e que traga benefícios ao nosso corpo além de ser prazerosa e gostosa”, explica.

A seguir, a nutricionista fala dos malefícios dos alimentos industrializados, ultraprocessados e outras questões.

Quais os malefícios do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados?

Cabe aqui entendermos o que significa um alimento in natura, minimamente processado e ultraprocessado, pois atualmente a maioria dos nossos alimentos são industrializados, já que passam por algum processo na indústria alimentícia. Os alimentos in natura ou minimamente processados são aqueles como encontramos na natureza e podemos consumir. Os alimentos processados são aqueles que sofreram alguma alteração em sua composição original devido adição de alguns ingredientes como sal e açúcar. Os alimentos ultraprocessados tem várias alterações realizadas em sua composição original e muitas delas são prejudiciais à saúde aumentado a chance de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, entre outras. Esses alimentos são ricos em sal (sódio), açúcar, gorduras inclusive a hidrogenada (gordura TRANS), conservantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entre outros.

Para entender melhor a diferença entre eles fica mais fácil ao ver o exemplo abaixo

Milho (alimento in natura ou minimamente processado).

Milho em conserva (alimento processado).

Salgadinho de milho (alimento ultraprocessado).

Quais alimentos são mais completos do ponto de vista nutricional?

É importante entender que nosso corpo precisa de vários nutrientes e que variam de acordo com faixa etária ou condição física como, por exemplo, uma mulher em várias fases (criança, adolescente, adulta, gestante, menopausa, idosa). Os alimentos em nossa vida são mais potentes quando estão juntos e combinados. Nenhum alimento terá tudo que nosso corpo precisa, mas com a combinação correta fornecem nossa necessidade de carboidratos, proteínas, gorduras e de vitaminas e minerais.

Beber dois litros de água por dia é o indicado? Por quê?

O nosso corpo é composto de 70% a 75% de água, por isso hidratar-se significa manter esse nível sempre adequado. A falta de água pode trazer cansaço, tontura, dor de cabeça, prejuízo no funcionamento do coração, raciocínio, memoria e concentração, prejudicar o funcionamento do intestino e reduzir a absorção de nutrientes, além de dificultar o processo de emagrecimento. Em cada faixa etária existe uma necessidade de água podendo variar de 700 ml a 3800 ml onde o menor valor seria para crianças de 6 meses e o maior valor para lactantes (mulheres que estão amamentando). Para adultos sem restrição de água por solicitação médica pode fazer uma conta simples. 30 ml X peso atual. Essa será o quanto precisará tomar de água por dia.

A redução dos níveis de açúcar é essencial para uma alimentação mais saudável?

Ao nascermos nosso paladar não está adaptado ao consumo do açúcar. Com o passar dos anos esse alimento nos é ofertado e assim quanto mais consumimos mais queremos. Nosso corpo se adapta a esse alimento rapidamente, porém junto com o excesso do açúcar também ganhamos alguns maléficos como excesso de peso, aumento dos triglicérides, diabetes, entre outros. Sempre oriento que assim como aprendemos a gostar muito de açúcar podemos reduzir aos poucos sem exclusão radical, porém adaptando nosso paladar a uma pequena quantidade.

Alimentos integrais e orgânicos são essenciais para alimentação mais saudável?

Alimentos integrais são importantes para o nosso organismo pois são ricos em fibras. As fibras além de nos proporcionar melhor saciedade, ajuda na redução de peso, reduz a absorção de glicose e colesterol e fortalece nosso intestino ajudando na absorção de nutrientes e proteção do nosso corpo. Já os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, componentes estes que podem causar problemas renais, vários tipos de câncer, alergias respiratórias, problemas cardíacos, entre outros. Porém ainda são mais caros do que os alimentos feitos de farinha refinada ou não orgânicos, o que muitas vezes leva ao consumidor não escolher esses alimentos porém, às vezes, devemos pensar no custo-benefício. Cuidar agora para não termos problemas de saúde mais tarde.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Add a comment

Soluções de inovação apresentadas por colaboradores aceleram projetos de transformação digital de construtora paranaense  

Soluções de inovação apresentadas por colaboradores aceleram projetos de transformação digital de construtora paranaense

Programa INOVA.YOSHII irá implementar propostas que visam otimizar processos, diminuir os custos, reduzir emissões e resíduos de obras, além de aumentar a produtividade, segurança e bem-estar dos colaboradores

Soluções disruptivas, criativas e inovadoras, diferenciais competitivos para as áreas operacionais e de estratégia do setor da construção civil: esse é o mote do programa INOVA.YOSHII. Com o objetivo de impulsionar o DNA criativo e inovador nos setores operacional, digital e administrativo, o maior programa de inovação do Grupo A.Yoshii encerrou o primeiro ciclo de propostas. Ao todo, o hub recebeu 65 ideias, validou 21 delas e premiou as cinco melhores. As soluções de impacto são focadas em aceleração digital e nos desafios do setor, desde o operacional em canteiros de obras até as inovações tecnológicas e a experiência do cliente.

As ideias propostas por meio do INOVA.YOSHII priorizam o uso de tecnologias emergentes e de ponta, com foco em melhorias de processos e, consequentemente, do mercado como um todo. O projeto, realizado em parceria com a Innovation Latam, possui cinco focos de atuação específicos: eficiência de processos e rotinas; experiência do cliente; métodos construtivos; produtos nos setores de engenharia e arquitetura; e ESG na construção civil.

Dentre as propostas apresentadas pelos colaboradores, destacam-se inovações que otimizam as entregas, tecnologias que reduzem as emissões de poluentes e diminuem os resíduos das obras, projetos com foco em aumento da produtividade, ainda mais segurança nas obras e outros ganhos qualitativos projetados a médio prazo.

“Para exemplificar um ganho mais expressivo, estimamos economizar até 30% do orçamento previsto para a execução de uma das etapas das obras, com a adoção de uma das soluções apresentadas”, destaca o superintendente de TI e Inovação do Grupo A.Yoshii, Michael Vicentim. “As ideias de implantação imediata serão colocadas em prática ainda neste ano. As propostas mais complexas, que exigem um período de faseamento para adesão, estão previstas para o ano que vem. E, claro, os autores das ideias estarão envolvidos diretamente nos projetos, fomentando ainda mais o espírito do intraempreendedorismo e promovendo a cultura de inovação”, reforça.

Banco de oportunidades

O INOVA.YOSHII está pautado sob duas óticas: o intraempreendedorismo, fomentando a inovação interna, por meio dos inputs de ideias e sugestões de melhorias pelo quadro de colaboradores, e a inovação aberta, conectando a A.Yoshii com startups e outros parceiros externos, com soluções já em estágio avançado de desenvolvimento e pronta aplicação em projetos e empreendimentos da construtora.

“Neste pool de ideias, a transformação digital é permanente. A inovação aberta com nossos colaboradores, startups e outros parceiros nos permitirá criar novas possibilidades de interação, melhorar a assertividade dos processos e elevar a produtividade das equipes”, pontua Vicentim. O INOVA.YOSHII visa encontrar novos modelos de negócios e aprimorar os processos existentes, aumentando a produtividade, gerando dados de forma mais confiável e, por fim, transformando ideias em soluções de impacto que agreguem valor percebido ao setor da construção civil.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

Add a comment

Restaurante Mangôo reabre com almoço e jantar  

Restaurante Mangôo reabre com almoço e jantar

Depois de um intervalo na virada do ano, o restaurante Mangôo está de volta. A casa reabriu a partir desta terça-feira (10/1), com almoço e jantar. Os horários de atendimento são os seguintes: de terça-feira a sábado, do meio-dia às 15h, para almoço; de quinta-feira a sábado, das 19h às 23h, para o jantar.

O restaurante renovou seu cardápio no final do ano passado, trazendo opções de pratos que misturam técnicas e receitas internacionais com ingredientes brasileiros e locais, além da valorização do sabor de pratos tradicionais.

Um dos clássicos da casa é o Steak tartar e brioches (R$ 75) – lembrando que os brioches são feitos na casa pelo chef, relembrando seus tempos de França. O Arancini de gorgonzola e compota de tomates (R$ 48) é outra pedida de destaque. A compota de tomate também é criada artesanalmente na casa.

Entre os principais, destaque para a Barriga de porco crocante e o fettuccine à boscaiola (R$ 84), Massa negra e camarões (R$ 105) e o Risoto de camarão e botarga (R$ 105).

Sobre o restaurante

O Mangôo tem gastronomia assinada pelo chef Gabriel Fagundes. Ele passou por diversos restaurantes em Curitiba e também possui especialização na cozinha clássica francesa, tendo estudado na escola Cafa Formations, em Bordeaux, França, onde viveu e trabalhou por quatro anos. Seu trabalho, contudo, mistura estas referências internacionais e contemporâneas com o sabor de uma gastronomia afetiva. A história do restaurante começou na Mercadoteca, em 2019. Se mudou para o atual endereço em 2020.

Restaurante Mangôo

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 948 – Centro, Curitiba

Funcionamento: Almoço de terça a sexta-feira, das 11h30 às 15h, e sábado, do meio-dia às 15h; Jantar de quinta-feira a sábado, das 19h às 23h

Reservas: (41) 99255-1500

Siga: www.instagram.com/mangoocwb 

Add a comment

Com investimento de R$1 milhão, ESIC Internacional se torna digital e lança cursos de EAD

Com investimento de R$1 milhão, ESIC Internacional se torna digital e lança cursos de EAD

A instituição abre as inscrições para o vestibular de verão, tanto no novo EAD método Harvard, como os cursos presenciais, com bolsas de até 100%; os novos cursos já contam com o reconhecimento e nota máxima do MEC

A ESIC Internacional, faculdade europeia com Campus brasileiro situado no Hauer, em Curitiba, lança em 2023 uma nova grade de cursos superiores no formato digital (EAD) com a inovadora metodologia Transformative Learning e Certificado Internacionalmente reconhecido, para Bacharelado em Administração, Bacharelado em Negócios Internacionais, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e Superior de Tecnologia em Negócios Digitais. Os cursos têm aulas remotas no formato Campus Infinito, somados à metodologia de Harvard Peer Instruction e avaliações mensais presenciais, realizadas na instituição.

“Todos os nossos cursos de nível superior, tanto presenciais quanto digitais, são reconhecidos pelo MEC e contam também com a Certificação ESIC Internacional, focada em potencializar o currículo dos profissionais para que estejam aptos a assumir cargos de gestão em empresas de excelência ou para empreenderem no próprio negócio”, afirma o diretor executivo da ESIC, Alexandre Weiler. A instituição investiu R$1 milhão de reais para a inserção dos novos cursos na grade oferecida e utilizará a já consagrada plataforma Canvas, a mesma utilizada por instituições como MIT, Stanford e Harvard.

Presencialmente, a ESIC oferece formação nos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Negócios Internacionais e Tecnologia em Gestão Comercial. A instituição foi ranqueada entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo, segundo a QS Top Universities, Wall Street Journal e mais 20 rankings internacionais de prestígio - organizações internacionais que avaliam as Instituições de Ensino Superior (IES).

Com bolsas de até 100%, a ESIC é uma instituição internacional e filantrópica, e facilita ainda mais o acesso de brasileiros a formação de qualidade com diferenciais internacionais, comunicação e networking com os campus na Europa, China e Estados Unidos. Para concorrer às bolsas ofertadas, basta sinalizar o interesse no ato da inscrição para o vestibular de verão.

Provas agendadas

As provas do vestibular são agendadas conforme a disponibilidade do candidato e podem ser realizadas presencialmente ou online de segunda a sábado, até o dia 28 de fevereiro.

Ainda, é possível utilizar as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em substituição à prova tradicional. Os candidatos interessados podem agendar a realização do vestibular pelo whatsapp: (41) 98738-0538, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo fone 0800 41 3742, ou pessoalmente, na Rua Padre Dehon, 814, no Hauer, em Curitiba. O processo seletivo consiste em uma entrevista com o candidato seguida da aplicação do vestibular ou apresentação da nota do ENEM. As aulas para ambas as modalidades de cursos iniciam no dia 10 de fevereiro de 2022.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - Presencial e EAD

Bacharelado em Administração – Duração: 4 anos

Utiliza o conhecimento e a experiência que a ESIC Europa tem em algumas décadas de ensino no continente europeu de forma personalizada à realidade brasileira. O curso de administração oferece uma formação de profissionais completos e preparados para atuar em nível estratégico localmente, da mesma forma que preparados para desenvolver suas atividades em qualquer lugar do mundo.

Bacharelado em Negócios Internacionais – Duração: 4 anos

No curso de bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC, o aluno terá conhecimentos de comércio exterior, bem como das áreas de marketing, produção, logística ou finanças de empresas internacionalizadas e que atuarão em um mundo em constante transformação. Desenvolverá habilidades com relação aos conhecimentos de comércio exterior e negócios internacionais, assim como de sua legislação específica e habilidades na construção de um Plano de Negócios Internacionais.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - Presencial

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial – Duração: 2 anos

O objetivo do curso é permitir aos participantes consolidarem conhecimento e competência na análise de mercados globais, emergentes e maduros, possibilitando-lhes uma visão sistêmica e capacidade crítica diferenciada diante de cenários complexos e em constante mudança, garantindo corporativamente a sustentabilidade empresarial.

Cursos de Graduação com certificação ESIC Internacional - EAD

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Prepara gestores, diretores comerciais e empreendedores que necessitam ou desejam prospectar mercado.

Superior de Tecnologia em Negócios Digitais

Prepara profissionais para atuar em negócios digitais baseados em e-commerce e-business e até mesmo digitalização de negócios tradicionais

Serviço:

Vestibular de Verão ESIC Internacional

Início das aulas: 18 de fevereiro de 2022

Agendamento: 41 9 8738-0538 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 0800 41 3742

Presencialmente na Rua Padre Dehon, 814, no Hauer, em Curitiba

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos