Dor de ouvido: muitas pessoas sofrem após banhos de mar e piscina

Dor de ouvido: muitas pessoas sofrem após banhos de mar e piscina

Especialista do Hospital IPO explica sobre otite e maneiras de preveni-la 

Durante o verão, com o aumento da temperatura, as pessoas aliviam o calor na piscina ou no mar. Ao entrar água nos ouvidos, muitas pessoas, principalmente, as crianças, acabam desenvolvendo otites, que se manifestam por dor. “Ao menor indício de dor ou coceira no ouvido, deve-se parar de entrar na água e evitar ao máximo molhar o ouvido.  Se a dor permanecer é preciso procurar atendimento médico”, explica o otorrinolaringologista do Hospital IPO, Rogério Hamerschimdt. 

Segundo o especialista, a otite ocorre por conta da umidade no ouvido que, ao demorar para secar, favorece o crescimento de bactérias e fungos.  “Raramente esse tipo de infecção resulta em algum problema mais grave, por ocorrer na pele do canal auditivo, porém a dor é muito forte e ela pode se estender para a parte de fora da orelha e, por isso, deve ser tratada o quanto antes”, reforça. 

O médico explica ainda que não se deve colocar nada, nem medicamentos no ouvido por conta própria, apenas secar com uma toalha limpa e fazer compressas quentes e secas no caso de dor. “Qualquer tentativa de secar ou limpar com cotonetes, por exemplo, pode ser prejudicial”, alerta. 

“Quem apresenta essas dores de ouvido com certa frequência pode usar algum tipo de tampão no ouvido quanto for entrar na água, de preferência sob medida, mas temos que lembrar que um tampão não impede totalmente a entrada de água. Portanto, é necessário redobrar os cuidados com mergulhos profundos e prolongados”, ensina. 

Sobre o Hospital IPO

O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia, otorrinopediatria e cirurgia plástica facial. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do País, seis centros de tratamento, estrutura educacional volta a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 20 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina. O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, otorrinopediatria e cirurgia plástica facial através de consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde

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Pés demandam cuidados antes, durante e depois do Carnaval

Pés demandam cuidados antes, durante e depois do Carnaval

Saiba o que fazer para aproveitar ao máximo os cinco dias de folia

A partir desta sexta-feira, mais de 150 milhões de pessoas ocupam as ruas, avenidas e clubes brasileiros para cinco dias de festas. Todo mundo pisa no pé de todo mundo e ninguém sente na hora. Mas conseguir pular a noite inteira e estar com os pés prontos para mais um dia de folia não é uma tarefa fácil. Para não acabar com a festa antes da hora e poder voltar à rotina depois da folia, a coordenadora de operações da rede de spas Shishindo, Cristiane Moura, dá algumas dicas de cuidados com os pés para antes, durante e depois do Carnaval:

1 – Até um dia antes, faça uma esfoliação nos pés para remover as células mortas, reduzir o aspecto ressecado e o efeito esbranquiçado que costuma ficar no calcanhar. Esfoliar também ajuda os cremes de hidratação a penetrarem melhor na pele.

2 - Após a esfoliação, aposte num bom creme hidratante, com ativos como a ureia e o ácido salicílico, por exemplo, que tratam o ressecamento e deixam os pés macios e mais fininhos. O melhor é aplicar esse tipo de produto durante a noite, pra que o pé não fique escorregando no sapato.

3 – Unhas grandes são mais fáceis de machucar no pisa-pisa da folia. Por isso, mantenha-as curtas, mas não muito, para não expor demais a pele mais sensível dos dedos. Também evite retirar totalmente as cutículas das unhas e lixar demais a sola dos pés, pois essas são proteções naturais do corpo que impedem a formação de infecções por bactérias, calos, frieiras e, principalmente, o aparecimento de bolhas.

4 – A escolha do calçado - tênis é sempre a melhor opção. Saltos sobrecarregam as pernas e podem provocar quedas e torções. Se o tênis não combinar com a fantasia, ao menos evite calçados abertos, como chinelos e rasteiras, que não protegem os pés de pedras, cacos de vidro e outros objetos que possam causar feridas. Bicos finos pressionam as pontas dos pés e vão causar dores antes do tempo. Dê preferência aos calçados que já tenham sido usados algumas vezes anteriormente, evitando assim surpresas desagradáveis, como descobrir que ele aperta demais ou marca alguma parte do pé em demasia. Dê uma olhada se o calçado tem costuras e/ou nervuras internas - elas podem machucar o pé, principalmente quando o sapato for usado por longo período. Palmilhas específicas garantem mais conforto para os pés.

5 – Existem adesivos que protegem os pés contra calos e machucados. Tenha alguns na bolsa, em caso de emergência.

6 – Após a diversão, ao chegar em casa, coloque o sapato para tomar um ar, na sombra, para que ele seque bem. Isso evita odores desagradáveis e deformações no calçado.

7 - Faça um escalda-pés para relaxar e ativar a circulação sanguínea: basta fazer a infusão de sal grosso na água em que se mergulhar os pés, deixando-os ficar nessa água pelo tempo em que a água ficar quentinha. E lembre-se: a água deve estar morna, não quente demais! Ervas medicinais ou óleos essenciais ajudam no relaxamento.

8 - Em caso de bolhas, pode-se furar com uma agulha esterilizada – mas não remova a pele, pois ela servirá de proteção natural para a região machucada. Fique mais atento para manter a área limpa, pois agora o risco de infecção passa a ser maior. Evite meias ásperas.

Para pular os cinco dias e voltar à rotina sem dores, o Shishindo preparou dois pacotes especiais para durante e pós-Carnaval, que incluem escalda pés e reflexologia podal. Os pacotes podem ser adquiridos pelo site www.shishindo.com.br e utilizados em qualquer unidade de rede nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Campos do Jordão, Natal, São Luís, Cuiabá e Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (41) 9971-6321 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Mercado da beleza aposta na vaidade masculina para driblar a crise

Mercado da beleza aposta na vaidade masculina para driblar a crise 

Setor ainda é um dos menos afetados do país e atrai investidores 

Um dos setores mais resistentes da economia brasileira, o mercado da beleza, registrou, no final de 2015, o primeiro indicador negativo em 23 anos, com queda de 6,7% nas vendas entre janeiro e setembro de 2015, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O setor foi afetado não apenas pela alta do dólar e a queda no poder de compra do consumidor, mas também pela crise hídrica, reajustes de energia elétrica e a mudança na tributação dos insumos cosméticos. 

O impacto negativo não foi maior por conta da musculatura do setor, apoiado em um mercado relevante e de alta qualidade em pesquisa e inovação para oferta de novos produtos. O Brasil é hoje o terceiro mercado mundial em beleza, atrás da China e dos Estados Unidos. Segundo a Abihpec, o brasileiro destina 2% do seu orçamento à compra de produtos de higiene e beleza. Isso faz com que o setor ainda seja um dos mais indicados para investimentos em 2016. 

Foi essa perspectiva que fez com que o empresário Lucas Dzierwa de Lima apostasse no mercado e adquirisse a rede de spas hoteleiros Shishindo, com 14 unidades no território nacional. O novo conselho prepara para 2016 um investimento de R$ 5 milhões em infraestrutura e reposicionamento. A rede aposta num segmento que nadou de braçada na crise, em 2015: o mercado de beleza e bem-estar para o público masculino. 

Para se ter uma ideia, a venda de produtos de beleza masculinos em 2015 registrou um aumento de 7,1% ante 2014, segundo pesquisa da Euromonitor International, movimentando US$ 5 bilhões no Brasil. O estudo prevê um ritmo de crescimento para esse mercado de 7,1% ao ano até 2019 – se essa previsão se concretizar, em quatro anos, o Brasil se tornará o maior mercado de cuidados pessoais para homens, movimentando US$ 6,7 bilhões e superando os Estados Unidos, que terão um mercado de US$ 6,4 bilhões, em quatro anos. 

Um levantamento da consultoria Nielsen constatou que, em 2015, o público masculino no Brasil já foi responsável por 35% dos gastos com higiene e beleza. Segundo Lima, 80% do publico da rede Shishindo é composto por homens. “A vaidade masculina e a preocupação desse público com o bem-estar está em alta”, afirma o empresário, que lançou, em Curitiba (PR), um pacote de day spa inspirado na cerveja, com sauna aromática, massagem relaxante ou desportiva, banho de imersão em levedo e degustação de três cervejas especiais. “O Beer Day Spa foi um sucesso e deve ser levado para outras unidades ainda neste ano”, conta Lima, que prevê sete novas unidades em 2016 e um crescimento de 20% sobre o faturamento alcançado em 2015.

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Coworking especializado em arquitetura e construção civil será lançado em Curitiba

Coworking especializado em arquitetura e construção civil será lançado em Curitiba

Projeto visa o fomento de networking e novos negócios dentro do setor

O coworking é baseado no compartilhamento de espaços físicos e recursos de um escritório, reunindo profissionais autônomos e pequenas empresas que não trabalham necessariamente para a mesma companhia. Além de usufruir de recursos como internet, salas de reunião, banheiros e cozinha, o coworking vem também para fortalecer relacionamentos, ou seja, a interação dos coworkers entre si e o fomento de novos negócios.

Analisando todos esses pontos, Carla Boabaid, personal building e gerente comercial da Construtora Plano Forte, e Fabiano Cantele, empresário e proprietário da Construtora, que estão no mercado há mais de 15 anos, tiveram um insight e decidiram criar o Coworking Plano Forte. Diferente dos demais, o projeto visa atender o público específico de arquitetura e construção civil. “O custo fixo de um escritório é muito alto: funcionários, luz, telefone, segurança e impostos. Por isso, muitos profissionais acabam fechando seus escritórios e começam a trabalhar em casa, sem ter um local adequado para atender seus clientes. Assim, idealizamos o Coworking Plano Forte, onde os associados poderão utilizar toda a estrutura oferecida pela empresa com um custo muito baixo, estando em contato com todos os profissionais da área de arquitetura e construção civil, o que agregará muito no relacionamento interpessoal e conclusão dos projetos”, comenta Carla. 

Os pacotes oferecidos serão mensais, semanais e de horas, com a opção de utilizar apenas uma mesa, sala de reunião e/ou espaço de eventos. Conta com uma área de 230 metros quadrados localizada estrategicamente no bairro Batel, centro de Curitiba. Mesas para atender 27 profissionais simultaneamente, duas salas de reunião (com telas de TV em HD e acesso a computadores nos quais os profissionais poderão replicar seus projetos para apresentar para seus clientes), showroom de acabamentos com todos os tipos de materiais para especificação de projetos arquitetônicos e interiores, espaço gourmet para eventos e happy hours são apenas algumas das características do local.

O espaço disponibiliza internet de alta velocidade, ramal telefônico, acesso para impressão de documentos e projetos em 3D, serviço de motoboy e uma secretária responsável pelo sistema de recados (enviado por mensagem) e gerenciamento de agenda, assessoria jurídica e coaching. Os profissionais também poderão utilizar o endereço do coworking para constar no cartão pessoal e para recebimento de correspondências, as quais serão selecionadas e ficarão guardadas em um local exclusivo e individual.

Localizado na Rua Belo Horizonte, 56, o Coworking Plano Forte está programado para abrir suas portas no início de março. Informações sobre adesão, valores e pacotes podem ser encontrados pelo telefone+55 41 9914-9000. 

Sobre Coworking Plano Forte

O Coworking Plano Forte é um dos empreendimentos da Construtora Plano Forte, há mais de 15 anos no mercado de imóveis e construção civil de Curitiba. O escritório atende exclusivamente profissionais de arquitetura, decoração, design e paisagismo e conta com 27 workstation, duas salas de reunião, showroom de acabamentos com todos os tipos de materiais para especificação de projetos arquitetônicos e interiores, espaço gourmet para eventos e happy hours.

Serviço:

Rua Belo Horizonte, 56, Batel-PR

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Setcepar inicia 2016 com novo superintendente

Setcepar inicia 2016 com novo superintendente

Antônio da Rocha traz sólida experiência para auxiliar associados do sindicato 

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) tem novo superintendente. O escolhido para o cargo é Antônio da Rocha, executivo com 25 anos de experiência em operações, logística, transportes e comércio exterior.

Formado em Administração de Empresas, Antônio da Rocha conta com duas pós-graduações no currículo: Engenharia de Produção, pela UDESC, e Administração de Materiais e Logística, pela Univille, ambas em Joinville (SC). Atualmente é acadêmico de pós-graduação em Sustentabilidade e Governança Corporativa na FAE, em Curitiba. O executivo possui ainda MBA pela FAE e 15 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e relacionamento com órgãos anuentes de países do Mercosul.

Gilberto Cantú, presidente do Setcepar, explica como foi a escolha para a posição. “Esse cargo é de confiança e exige muita responsabilidade. Administrar um sindicato presente em todo o Estado significa muito trabalho, por isso escolhemos um candidato com conhecimentos sólidos sobre o transporte de cargas no Paraná”, afirmou Cantú.

Antônio da Rocha trabalhou em grandes empesas brasileiras e multinacionais, como Ecorodovias\Elog, Columbia, Renault, Embraco e Tupy, atuando em gestão de unidades de negócios e logística, consultoria em legislação aduaneira e controle de operações na região Sul do País.

O executivo pretende contribuir para o sucesso do setor. “Sinto-me honrado pelo convite. Tenho como desafios promover o desenvolvimento dos colaboradores do sindicato e o crescimento do quadro associativo, propiciando maiores benefícios em prol do segmento de transporte rodoviário de cargas no estado do Paraná”, afirmou o novo superintendente. “Na minha gestão sempre procurarei dar o meu melhor em prol da causa, contribuindo para o seu crescimento e obtendo o reconhecimento de associados, entidades de classe e autoridades ligadas à causa do transporte rodoviário de cargas no PR e no Brasil”. 

Sobre o Setcepar - Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 5.000 empresas de transporte de cargas em 265 cidades do estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor, e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.

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