Tecnologia aliada ao bem-estar dos colaboradores: conheça as principais tendências para o setor de RH em 2023

Tecnologia aliada ao bem-estar dos colaboradores: conheça as principais tendências para o setor de RH em 2023

Especialista da TotalPass ressalta que soluções tecnológicas estarão ainda mais presentes no dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos

O ano de 2022 ficou marcado pela retomada presencial aos escritórios, mesmo que em modelo híbrido. Esse cenário apresenta os principais desafios vivenciados pelo setor de RH para manter os colaboradores engajados, mesmo à distância, incentivar os modelos de gestão híbrido e, principalmente, cuidar da saúde mental dos funcionários no contexto pós-pandêmico.

De acordo com Priscila Ventura, Head de People da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo, a preocupação com a saúde mental dos colaboradores deve seguir norteando as ações de RH em 2023. “A Síndrome de Burnout passou a ser uma doença ocupacional neste ano. O setor deve continuar prestando atenção nos cuidados com a saúde mental das equipes, buscando benefícios corporativos com este direcionamento, além de treinamentos para desenvolver lideranças mais empáticas”, explica.

Recrutar e reter os talentos diante do mercado competitivo está entre os desafios do setor de RH. Pensando na mudança no comportamento dos colaboradores nos últimos anos, a TotalPass lista as principais tendências para o segmento em 2023. Confira:

1. Tecnologia e Inovação

A tecnologia estará ainda mais presente no dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos em 2023. “Muitas ferramentas estão sendo desenvolvidas para auxiliar o setor como a cultura de feedback, lifelong learning, que consiste na prática da educação contínua, real skills, life experience, IA em Recrutamento e Seleção, proteção e segurança de dados no trabalho remoto e people analytics. Todas essas iniciativas irão contribuir com o desenvolvimento estratégico do setor”, ressalta a especialista.

2. Automação

Assim como em outras áreas de atuação, a digitalização reforça a necessidade da tomada de decisões baseadas em dados. “A automação é o caminho para o desenvolvimento de processos com ferramentas mais tecnológicas e robustas. O RH precisa tomar boas decisões para impulsionar os negócios, seja para o recrutamento de talentos como para a implementação de processos para o trabalho híbrido, por exemplo”, complementa.

3. Treinamento de lideranças

Ter uma liderança empática é uma estratégia eficaz para que gestores conquistem a confiança das equipes além de impactar diretamente no rendimento do time. “É necessário muito treinamento para desenvolver as habilidades no quesito comportamental e conquistar uma liderança empática. É preciso implementar na cultura das empresas para que, tanto líderes quanto liderados, entendam a importância de prestar atenção no bem-estar e qualidade de vida e os seus impactos na rotina profissional e pessoal”, ressalta.

4. Solidificação do trabalho remoto

De acordo com a pesquisa feita pela Hays na América Latina, a flexibilidade com o trabalho remoto é fator decisivo para atração e retenção de talentos. “Quase 70% dos participantes indicaram o trabalho remoto como o principal benefício a ser considerado. Não há como negar que o teletrabalho foi solidificado, especialmente nos últimos dois anos. As empresas precisam dar o suporte necessário para os colaboradores, com a integração entre as equipes, engajamento com os profissionais, além de garantir a segurança e proteção de dados no ambiente digital”, completa.

5. Benefícios corporativos

Um estudo da Technavio aponta que o mercado de benefícios corporativos no Brasil deve crescer 9,05% até 2026. Dentre as principais vantagens oferecidas pelas empresas para engajar os colaboradores estão alimentação, transporte, saúde e bem-estar físico e mental. “O mercado está se movimentando para a geração de valor que as soluções de benefícios corporativos integrados apresentam como diferencial competitivo para as empresas. Além do salário, os benefícios oferecidos são determinantes para a satisfação dos colaboradores. Profissionais satisfeitos se tornam os principais promotores da marca, com engajamento orgânico e genuíno”, completa a especialista.

Sobre a TotalPass

A TotalPass é uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil. Oferecida como benefício corporativo pelas empresas, a marca tem o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, se destacando como um diferencial competitivo de seus parceiros. O aplicativo, que faz parte do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, está presente no Brasil e no México e oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 7.000 academias e estúdios. Além disso, a plataforma conta com recursos focados em saúde mental, com mais de 400 áudios de meditação e mais de 5 mil psicólogos disponíveis para consultas online.

Add a comment

Hard Rock Cafe Curitiba abre a cozinha para crianças neste domingo

Hard Rock Cafe Curitiba abre a cozinha para crianças neste domingo

No mesmo dia, o Cafe apresenta uma banda formada apenas por músicos mirins

Neste domingo (29) o Hard Rock Cafe Curitiba recebe a família inteira para um evento kids, que além de agradar a todos os paladares será embalado por rock’n roll da melhor qualidade.

Neste dia, o Cafe vai proporcionar aos pequenos alunos da escola de gastronomia Chef Gourmet uma experiência na cozinha do Hard Rock Curitiba, com a presença dos chefs que assinam seu menu.

As crianças poderão montar alguns pratos do cardápio kids enquanto uma banda, também kids, formada por alunos da Academia do Rock, sobe ao palco e apresenta clássicos mundiais. Quem for ao Hard Rock Curitiba entre 12h30 e 15h vai poder degustar o Menu Kids preparado pelas crianças e ao mesmo tempo curtir toda essa experiência, que foi desenvolvida especialmente para os pequenos.

“É um evento para toda a família. O público infantil é presença constante no Cafe e temos inclusive um menu especial para eles. O Hard Rock Curitiba preza pelas experiências em família e nada melhor do que aproveitar o domingo desta forma”, conta Márcio Guimarães, gerente de marketing do Hard Rock Cafe Curitiba.

Quem quiser participar encontra mais informações pelo 41 99197-2620 ou no https://www.instagram.com/hrccuritiba/.

Add a comment

Prática esportiva e alimentação: benefícios e potencialização

Prática esportiva e alimentação: benefícios e potencialização

*Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

A busca por bem-estar é uma unanimidade, e nada como aliar os exercícios físicos à boa alimentação para chegar à melhor versão de si mesmo no que diz respeito à qualidade de vida. A prática regular de esportes, alinhada à ingestão de boa comida, ainda oferece outros benefícios à saúde: redução da incidência e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, cânceres, obesidade; também melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição, regula o funcionamento do intestino, ajuda a saúde mental, estimula a mobilidade e a longevidade, e muito mais.

É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, então é preciso respeitar a individualidade, o desejo, o prazer e a aptidão física. Já a alimentação deve ser baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Uma dica é optar por pratos coloridos, variados e divididos em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e combustível para as atividades básicas e a prática esportiva.

Além dos benefícios do combo, a alimentação pode ser potencializadora do desempenho esportivo. Ela melhora a resposta adaptativa (você consegue se adaptar muito melhor ao exercício quando a sua alimentação está alinhada com sua prática e seus objetivos); reduz o risco de lesões e dores musculares; estimula a recuperação muscular; melhora a qualidade do sono e consequentemente, quando você dorme melhor, você consegue treinar com mais eficiência; aumenta a disposição e o bem-estar, que é uma motivação para o treinamento; ajuda a reduzir o peso corporal (que pode atrapalhar a prática de atividade física, além de sobrecarregar articulações, ossos) e aumenta a força e a massa muscular (estimula a hipertrofia).

Existem formas diversas de executar essas estratégias no dia a dia. O carboidrato, por exemplo, é um nutriente que fornece rapidamente energia para o corpo e seu consumo pode ser um impulso para a prática de atividade física. Por outro lado, o consumo inadequado de carboidratos pode causar hipoglicemia, diminuição do desempenho e da massa muscular devido ao comprometimento dos processos de contração muscular por falta de energia, além de ter impactos negativos no sistema imunológico, prejuízos na metabolização do tecido adiposo e fadiga muscular precoce.

Os carboidratos simples, presentes nas frutas, são excelentes opções de pré-treino para quem quer uma energia rápida, pois são absorvidos mais rapidamente pelo corpo. São exemplos: suco de laranja natural, suco de uva integral e natural, mel de abelha, banana, frutas secas, como ameixa, tâmara e damasco, entre outros. Se você quer energia a curto/médio prazo, pode adicionar às frutas porções de aveia, iogurte, queijos, castanhas, sementes, granola, pasta de amendoim, cacau e chocolate 70%, e até alguns tubérculos como batata inglesa e mandioca. Além disso, os alimentos termogênicos ajudam na produção de energia, pois estimulam naturalmente o metabolismo, como café, chá-verde, canela, pimenta, gengibre, óleo de coco.

A beterraba é uma excelente opção de pré-treino, pois é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo, cuja ação é dilatar os vasos sanguíneos (vasodilatação), o que faz mais sangue rico em oxigênio circular pelo corpo e chegar aos músculos. Desse modo, você consegue treinar de forma mais intensa, por mais tempo, sem atingir a fadiga, além de que a beterraba também é um alimento anti-inflamatório e antioxidante, o que ajuda na recuperação muscular. Você pode utilizá-la em sucos na sua forma in natura, em pó ou até como suplemento (mediante orientação de um nutricionista).

Já as proteínas desempenham importante papel nos processos anabólicos, fornecendo os aminoácidos necessários e essenciais para a construção e manutenção dos tecidos, sendo de extrema importância na formação, reparação e recuperação de massa muscular. Você pode consumir carnes, ovos, iogurtes e shakes proteicos; suplementos como o whey protein ou proteínas vegetais e leguminosas, oleaginosas e sementes como amendoim, feijões, tofu (que é um derivado da soja), semente de abóbora, linhaça, chia, castanhas e mais. O consumo dessas fontes de proteínas não necessariamente precisa ser de imediato após o treino – uma a duas horas após a prática do exercício é um tempo adequado para isso. Mas é importante reforçar que, para que se tenha um melhor resultado, o consumo proteico deve ser fracionado de forma homogênea em todas as refeições do dia.

É muito importante lembrar que cada pessoa e cada corpo são únicos. Não existe um tipo de alimentação e um tipo de exercício universal que atenda todo mundo. Devemos respeitar objetivos, características individuais, limitações, preferências, condições física e mental, para a partir disso buscar uma abordagem nutricional possível e adequada para aquele período/meta. Para que essa estratégia seja bem-executada, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista.

*Liz Galvão é nutricionista parceira Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose e livre de conservantes – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre a Verde Campo

Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de conservantes, corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas para garantir que todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimule a saudabilidade. Em 2018, a marca foi pioneira em lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.

Add a comment

PUCPR promove 13ª edição de hackathon para criação de jogos digitais  

PUCPR promove 13ª edição de hackathon para criação de jogos digitais

Evento acontece entre os dias 03 e 05 de fevereiro, é aberto ao público e faz parte da Global Game Jam - organização sem fins lucrativos que realiza encontros para desenvolvedores de games em mais de 100 países

Em fevereiro, os cursos de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vão abrir as portas da instituição para estudantes, programadores, artistas, músicos, game designers, professores criadores de conteúdo e entusiastas de games embarcarem em mais um desafio para criar um jogo digital em apenas 48 horas. Essa é a 13ª edição do Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb), um hackathon que já virou tradição e que, ano após ano, vem conquistando mais público e popularidade.

Unir pessoas com diferentes experiências, promover trocas e explorar todas as etapas do processo de criação dos games são os grandes propósitos do encontro. Como parte da iniciativa Global Game Jam, a edição curitibana busca criar um espaço de criatividade, coletividade e descontração. Foi com esse clima que a capital paranaense se tornou uma das principais sedes do evento, realizado em mais de mil lugares ao redor do mundo.

“Nossa intenção é criar um espaço confortável, um clima descontraído e acolhedor para todos. Queremos que seja ainda mais divertido desenvolver um jogo neste ambiente do que em casa. Já recebemos cerca de 600 participantes em edições anteriores e, com a volta ao formato presencial, esperamos uma boa adesão dos participantes”, aponta Bruno Campagnollo, coordenador dos cursos de Jogos Digitais da PUCPR e organizador do evento.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 03 de fevereiro. Como já é tradição do Global Game Jam, os participantes só serão informados sobre o tema no primeiro dia do encontro, que acontece de forma presencial, no Bloco Azul do câmpus de Curitiba da PUCPR.

Para quem deseja aprimorar os conhecimentos na criação de games, a Universidade está também com inscrições abertas para mais uma edição da disciplina de Game Development Bootcamp, oferecendo uma imersão no mundo dos jogos digitais e conexões com desenvolvedores de várias regiões do Brasil e do mundo. “Além da oportunidade de participar do Global Game Jam, os alunos matriculados na disciplina terão acesso exclusivo a eventos extras antes e depois do evento”, diz Bruno.

As inscrições para alunos da PUCPR e para estudantes externos ficam abertas até o dia 24 de janeiro, mesma data de início das aulas, que devem ir até o dia 09 de fevereiro.

Serviço:

Global Game Jam Curitiba 2023

De 03 a 05 de fevereiro de 2023

Evento gratuito

Programação, inscrições e mais informações: https://blogs.pucpr.br/jogosdigitais/global-game-jam/

Add a comment

Starbucks Brasil promove a 4ª edição do projeto "Eu Sou" em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Starbucks Brasil promove a 4ª edição do projeto "Eu Sou" em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

A iniciativa, que atingiu recorde de inscritos neste ano, oferece suporte legal e psicológico a partners (colaboradores) trans e travestis para retificar seus nomes em suas certidões de nascimento

Em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro no Brasil, a SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no País, anunciou a quarta edição do projeto “Eu Sou”.

O projeto “Eu Sou” oferece suporte psicológico e jurídico gratuito para partners (como são chamados os colaboradores) trans e travestis que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, o projeto já transformou a vida de mais de 70 pessoas no Brasil, apoiando partners das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras.

“A Starbucks segue comprometida em construir uma cultura de acolhimento, onde todos os seus colaboradores, clientes e parceiros se sintam bem-vindos. Nossos partners são o coração e a alma da Starbucks, e sempre procuramos criar iniciativas que tenham um impacto positivo em suas vidas. É gratificante promover a 4ª edição do projeto ‘Eu Sou’, apoiando a comunidade trans e travesti e ver o projeto expandir para outras marcas da SouthRock, além de inspirar e incentivar outras empresas também”, comenta Claudia Malaguerra, Managing Director da Starbucks Brasil.

Nesta edição, além dos partners atuais da Starbucks Brasil e outras marcas do grupo SouthRock, membros da ONG Casa Florescer (São Paulo) poderão receber assessoria jurídica para iniciar o processo de retificação de seus nomes, com todo o apoio ao bem-estar jurídico e psicológico oferecido pela SouthRock. Em 2023, o programa alcançou um recorde de inscritos, com 37 pessoas, incluindo partners da Starbucks e SouthRock e membros da Casa Florescer.

“O ano de 2022 foi fundamental para o meu empoderamento como mulher trans. Ter meu nome e gênero retificados foi muito mais do que realizar um sonho; foi a oficialização de quem EU SOU. Eu acredito, inclusive, que este seja um dos momentos mais importantes em todo o processo de transição, porque além de legitimar nossa identidade, evita inúmeros constrangimentos sociais”, contou Kylie Pessôa, partner e analista de Comunicação SouthRock, que teve o nome retificado na edição de 2022 do projeto. “Eu espero que mais empresas e organizações entendam que esta é uma demanda urgente de uma comunidade que precisa sair da invisibilidade. Isto significa respeitar a diversidade e exercer a inclusão de maneira real. Demorei 50 anos para ter a certidão e os demais documentos retificados. É como se eu tivesse esperado meio século para nascer. Que este tempo seja muito mais breve para outras meninas e meninos trans, afinal, a vida passa muito rápido e merecemos vivê-la em plenitude”, finalizou.

Apoio à comunidade LGBTQIAP+

Em todas as lojas da Starbucks, todas as pessoas que pedem um café ou uma bebida tem o seu nome escrito no copo, seja ele qual for, sem questionamentos. Isso serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Eu Sou”, em janeiro de 2020. Com a permissão de todas as pessoas participantes, a marca documentou essa emocionante jornada para dar ao público uma visão do impacto significativo da inciativa. O projeto, documentado pela VMLY&R para a Starbucks Brasil, ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival 2021 – o maior e mais prestigioso festival de propaganda do mundo – e ouro em duas categorias do Effie Award – prêmio de propaganda e marketing realizado pela American Marketing Association –, além de outros diversos prêmios.

Como extensão do projeto " Eu Sou", em 2022, a SouthRock - operadora licenciada da Starbucks Brasil - liderou mais uma iniciativa, dessa vez, focada em empregabilidade. A ação, intitulada “I Am Working”, incluiu entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para membros da comunidade trans e travesti interessados em vagas disponíveis na Starbucks e nas outras marcas operadas pela SouthRock no Brasil.

O primeiro grupo mutirão de entrevistas de emprego “Eu Sou” aconteceu durante todo o mês de abril em São Paulo, na loja Starbucks da rua Haddock Lobo, que orgulhosamente exibiu a bandeira transgênero para receber os candidatos. Recentemente, a iniciativa “I am Working”, recebeu bronze no Cannes Lions 2022.

Desde 2018, a Starbucks no Brasil trabalha com trabalha com ONGs que oferecem suporte e locais seguros, como a Casa 1 (SP) e o Grupo Arco-Íris (RJ), para apoiar os esforços de inclusão LGBTQIAP+ por meio de diversas ações. Exemplo disso é a doação do lucro líquido da venda de produtos Starbucks, como o Pride Frappuccino® e camisetas durante o Mês do Orgulho, comemorado em junho anualmente, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual e identidade de gênero.

Saiba mais sobre os esforços da Starbucks no Brasil para promover a inclusão LGBTQIA+ no LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Sobre a SouthRock

A SouthRock, operadora licenciada da Starbucks, TGI Fridays™ e Subway no Brasil, foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio multimarcas internacional e doméstico, para marcas de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro.

A SouthRock iniciou as operações de loja em 2017 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio da B.A.R. (Brazil Airport Restaurants) que atua exclusivamente nos aeroportos mais relevantes do Brasil, trazendo diversas marcas para consumidores, viajantes e turistas. Em 2018, a empresa assinou um acordo de licenciamento exclusivo com as marcas Starbucks e TGI Fridays™, que lhes concedeu direitos exclusivos para operar essas marcas em todo o território nacional (modelo ‘Master Licensee’ usado por essas marcas globalmente). O processo de expansão das lojas Starbucks no Brasil começou em 2019, e hoje a marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A marca TGI Fridays™, por sua vez, está operando e se expandindo no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. A empresa fundou o SouthRock Lab, seu braço digital, com o objetivo de desenvolver tecnologias para reforçar, melhorar e integrar experiências físicas e digitais e interações entre clientes e marcas. A Wahalla, uma empresa SouthRock Lab, fornece serviços de plataforma digital e tecnologia para os principais varejistas globais, incluindo a Subway.

A SouthRock está comprometida em expandir estrategicamente seu portfólio de negócios, por meio de uma abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente mais pessoas e mais comunidades com suas marcas, oferecendo ótimos serviços, valores e crenças compartilhados.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos