Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou sem uso em 100% das farmácias de todo o Brasil

Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou sem uso em 100% das farmácias de todo o Brasil

Por conta da iniciativa, a RD já recolheu mais de 158 toneladas de material que, se descartados incorretamente, podem contaminar o solo e as águas

O grupo RD, que controla as farmácias Raia e Drogasil em todo o território nacional, anunciou que está prestes a bater a meta anual de abertura de 260 novas lojas em todo o país. Com 2.620 lojas em operação, a marca mantém e amplia a iniciativa para conscientizar o consumidor sobre as melhores práticas ambientais quando o assunto é o descarte correto e seguro de remédios e medicamentos.

Até o dia 30 de novembro, todas as unidades da Droga Raia e Drogasil terão coletores para que a população descarte de maneira correta medicamentos vencidos ou sem uso. Não à toa, o grupo RD tem como ambição ser a empresa que mais promove saúde e bem-estar aos brasileiros até 2030 por meio de 35 metas de sustentabilidade que também passam pela saúde do Planeta.

A RD incentiva os seus clientes a fazerem o descarte correto de medicamentos há mais de uma década e desde 2019 vem registrando um crescimento considerável na coleta deste material em suas farmácias. Nos últimos três anos, o grupo registrou um crescimento de mais de 178% em volume.

A diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil, Giuliana Ortega, afirma que este é um dos projetos prioritários da empresa: “Estamos trabalhando para levar mais saúde a toda a população no sentido amplo da palavra, porque queremos que a sociedade se conscientize que ao jogar remédios vencidos ou em desuso no lixo comum ou em vasos sanitários, tanques e pias, também aumentamos o risco de contaminação ao meio ambiente e, consequentemente, isso volta para nós de alguma forma”.

No Estado de São Paulo, serão 1.128 coletores instalados nas farmácias da Droga Raia e da Drogasil. “Os clientes podem levar seus medicamentos vencidos ou em desuso a qualquer unidade e se tiverem dúvidas sobre como efetuar o descarte devem seguir as instruções impressas no equipamento ou solicitar a ajuda de um funcionário”, informa Giuliana.

Todo o material coletado é retirado das farmácias por nossos próprios caminhões e são levados para os CDs para serem armazenados e posteriormente coletados por uma empresa especializada contratada pela indústria em parceria com a RD para efetuar o transporte e realizar a incineração correta dos resíduos.

Sobre a RD-RaiaDrogasil

A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além da RD Marketplace, que também é voltada à venda de produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.600 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.

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Santander faz parceria com Clube da Alice para apoiar empreendedoras

Santander faz parceria com Clube da Alice para apoiar empreendedoras

Iniciativa inédita prevê oferta financeira e benefícios para que empreendedoras desenvolvam seus negócios

O Santander firmou uma parceria inédita com o Clube da Alice, comunidade curitibana do Facebook com mais de 560 mil mulheres, que incentiva o empreendedorismo feminino e a economia colaborativa. A iniciativa prevê a oferta exclusiva de pacote financeiro e apoio por meio do programa Avançar para o desenvolvimento de negócios.

Segundo Marilize Ferrazza, diretora da Rede Paraná do Santander Brasil, esta é a primeira vez que o Santander estabelece uma parceria com uma comunidade nativa digital voltada exclusivamente para mulheres. Para desenvolver o projeto, a equipe regional contou com apoio dos núcleos nacionais do Banco, criando ofertas customizadas e estabelecendo um programa progressivo de implantação.

“O Clube da Alice é um case de comunidade virtual único na América Latina. Influenciou os hábitos de consumo da curitibana e, desde 2014, quando surgiu, se tornou um ambiente que incentiva o empreendedorismo. Agora, estamos ainda mais perto para apoiar e fazer seus negócios prosperarem”, afirma Marilize.

Nesta primeira fase de implantação, o pacote ofertado tem condições exclusivas para abertura de conta e adquirência – maquininhas Getnet -, oferta de capital de giro, operações de crédito e acesso gratuito a uma plataforma de gestão para quem precisa digitar e organizar o fluxo de caixa. A parceria também conta com uma especialista presencial que oferecerá consultoria com base nos pilares de um planejamento financeiro completo.

“Além de termos um atendimento personalizado e produtos exclusivos para as “Alices”, o Santander também vai trazer muito conhecimento e networking para nossa comunidade nos apoiando em um novo projeto: a Academia Alice de Empreendedorismo”, conta Mônica Balestieri, fundadora e administradora do Clube da Alice.

As atividades acontecerão por meio do programa Avançar, que promove palestras, workshops, cursos online e conteúdos editoriais moldados especialmente para as PMEs. Além da área de desenvolvimento, as participantes terão acesso a diferentes plataformas com objetivo de acelerar seu crescimento.

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Marcas do Grupo Boticário se unem em ação exclusiva de descontos para impulsionar a plataforma Beleza na Web e fortalecer integração de seu portfólio

Marcas do Grupo Boticário se unem em ação exclusiva de descontos para impulsionar a plataforma Beleza na Web e fortalecer integração de seu portfólio

Consolidando a expansão da plataforma de e-commerce e reforçando a sinergia entre O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Eudora, o conglomerado de beleza brasileiro lança projeto inédito para fortalecer e aprimorar suas estratégias em torno da construção de uma experiência do consumidor cada vez mais integrada

Os descontos do mês de novembro já são esperados anualmente ao redor do mundo. Segundo pesquisas*, as projeções de vendas para essa época são boas, 78% dos brasileiros querem gastar mais com as promoções deste ano e 59% das pessoas que não compraram no mesmo período de 2021, pretendem comprar em 2022. Essa edição da Beauty Week, como a data é chamada pelo Grupo Boticário desde 2020, chega além das tradicionais promoções nos canais de cada marca, com uma ação integrada inédita que reunirá O Boticário, Quem Disse Berenice? e Eudora na plataforma de e-commerce do Grupo, Beleza na Web.

Essa é uma movimentação de negócios que visa fortalecer Beleza na Web como plataforma especialista em multimarcas de beleza, focada na diversidade de produtos e na construção de uma jornada personalizada de compras. Para Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário, o projeto-piloto também dá início a um processo de maior conexão entre as marcas, que busca fortalecer a descoberta e construção de uma experiência do consumidor cada vez mais integrada.

“Com a Beauty Week deste ano, queremos avaliar o comportamento e a resposta do consumidor diante de iniciativas integradas, que reúnam diferentes marcas do nosso ecossistema, além de responder a perguntas simples, mas que guiarão nossos próximos passos: nossos consumidores conhecem todas as nossas marcas e sabem que fazem parte do mesmo Grupo? Como cada marca performa em uma ação integrada? Como nossos produtos reverberam quando promocionados de forma conjunta, em uma mesma plataforma e com os mesmos descontos? Esse cross é positivo? Para evoluirmos, precisamos nos testar e colocar em prática ações que nos deem respostas.”, afirma.

O projeto-piloto da Beauty Week 2022 une as três marcas proprietárias do Grupo Boticário com cupom de desconto exclusivo na plataforma Beleza na Web. Durante os dias 21 e 25 de novembro, 300 produtos do Boticário, Eudora e Quem Disse Berenice? - 100 de cada marca - elegíveis para o cupom DESCOBERTAGB, que oferecerá R$30,00 de desconto nas compras a partir de R$129,00 além do frete grátis, estarão em uma landing page especial. Para ganhar o desconto, basta colocar os produtos desejados no carrinho e adicionar o cupom no espaço indicado. “A possibilidade de personalizar ainda mais a experiência de relacionamento e de compra com os nossos diferentes consumidores, seja em Beleza na Web, seja nas outras marcas, é algo que nos empolga muito. Para nós, do Grupo Boticário, o consumidor está sempre no centro de qualquer estratégia. Percebendo o aumento do engajamento no ambiente virtual, da compra online e o próprio desempenho da plataforma, decidimos dar esse passo, unificando parte das ofertas”, diz.

Renata explica que o objetivo é avaliar se os diferentes perfis e personas de consumidores que atingimos com o portfólio completo das diferentes marcas estão abertos e dispostos a conhecer e interagir com nossos produtos de forma 360. “Queremos entender qual o impacto dessa iniciativa, que sabemos que é simples, na tomada de decisão do nosso consumidor e principalmente o quanto isso representará diante do que temos desenhado para essa época do ano. Novas estratégias serão implementadas a partir da resposta do consumidor, mas a nossa expectativa é de que o caminho futuro seja cada vez mais integrado, aproveitando a sinergia entre marcas e seus diversos pontos de congruência, seja do portfólio, do calendário, dos canais.”, complementa.

A Beleza na Web é a plataforma digital do Grupo Boticário, adquirida em 2019 como parte de um movimento do Grupo em torno da omnicanalidade e do fortalecimento da presença no ambiente virtual. De lá para cá, BLZ registrou um crescimento de 137%, com previsão de superar a marca de R$1 bilhão em faturamento ainda este ano.

Beauty Week Beleza na Web: Conheça os principais produtos

Serão 300 produtos de Boticário, Quem Disse Berenice? e Eudora, em diversas categorias de beleza e cuidado, com cupom de desconto exclusivo de R$30 em compras acima de R$129, além de frete grátis. Acesse a landing page exclusiva, a partir do dia 21/11, para conferir.

Floratta Red Desodorante Colônia 75ml

A fragrância feminina do Floratta Red Desodorante Colônia é inspirada na flor da Maçã de Vermont. Trazendo a delicadeza da flor da maçã e a doçura do fruto. Além de notas de saída de Frutas Vermelhas e Laranja. O corpo do Floratta Red é puro floral. Uma combinação de Flor de Laranjeira, Violeta, Flor de Lótus, Tuberosa e Flor de Beijo. Já as notas de base, que deixam o rastro da fragrância, trazem Chocolate Amargo, Musk, Sândalo, Cedro e Âmbar. O Floratta Red Desodorante Colônia é uma fragrância feminina marcante, jovem e envolvente que combina com mulheres de atitude que não passam vontade no romance! Para potencializar a perfumação, a linha conta também com o Óleo Perfumado Desodorante Corporal Floratta Red para deixar a pele macia e perfumada com a mesma fragrância. É irresistível! Família Olfativa: Floriental Frutal.

Shampoo Match Patrulha do Frizz, 250ml

Com o SHAMPOO DE BLINDAGEM é possível ter seus cabelos protegidos do frizz desde a primeira lavagem. Sua fórmula contém Creatina e Óleo de Abacate, que garantem que as cutículas fiquem seladas por muito mais tempo, protegendo o cabelo da umidade que estimula o frizz.

Body Splash Desodorante Colônia Cuide-se Bem Bubbaloo Tutti Frutti 60ml

Tem dias que bate uma nostalgia e vontade de voltar no tempo, não é mesmo? Pensando nisso, Cuide-se Bem e Bubbaloo criaram o produto perfeito para você: o Body Splash Desodorante Colônia Cuide-se Bem Bubbaloo Tutti Frutti, um item que não pode faltar na rotina de cuidados de quem ama o #tbt dos melhores momentos da vida.

Sua fragrância da família olfativa Oriental Frutal é inspirada no cheirinho inconfundível de Bubbaloo Tutti Frutti. Olha só o que mais você pode saber sobre essa edição limitada do Boticário:

· Conta com o exclusivo acorde Bubbaloo;

· Cabe no nécessaire, na bolsa e na mochila sem ocupar muito espaço.

Blush Stick Eudora Glam Malva 5g

O Blush Stick Eudora Glam traz cor e praticidade para a sua make. É um produto de maquiagem que oferece super pigmentação que dura até 24 horas, em uma textura leve e confortável, além de entregar benefícios incríveis:

-Ultraresistente à água;

-Fácil de esfumar;

-Fórmula cremosa.

De fácil aplicação, o formato stick, além de utilizar uma menor quantidade de água na sua formulação, pode ser levado na mala da academia, na bolsa do dia a dia e é ideal para usar em viagens.

Esse blush em bastão moderno traz a sofisticada cor malva que permite a construção de várias camadas. O resultado é uma make sempre natural, suave ou intensa, da forma que você escolher.

Combo Siàge Hair Plastia Shampoo + Máscara + Condicionador

Siàge Hair-Plastia é a nova linha de tratamento para cabelos de Eudora que usa o melhor da tecnologia para promover uma verdadeira plástica nos fios corrigindo lesões e fazendo uma hidratação tridimensional com todo o cuidado que o seu cabelo precisa.

SHAMPOO - O Shampoo Siàge Hair-Plastia atua removendo os resíduos do cabelo. Sua fórmula livre de sal, petrolatos, parabenos e corantes permite uma limpeza suave sem ressecar os fios.

MÁSCARA - A Máscara Capilar Siàge Hair-Plastia faz uma plástica nas madeixas! Ela retém a água na fibra capilar mantendo a hidratação em todas as camadas do fio e elimina a porosidade. O resultado são cabelos macios e encorpados.

CONDICIONADOR - O Condicionador Siàge Hair-Plastia sela a cutícula dos fios e desembaraça facilitando o pentear dos cabelos.

Confira todos os benefícios de Siàge Hair-Plastia:

- Melhora a qualidade do cabelo no 1° uso;

- Fios mais encorpados na 1° aplicação;

- Age de dentro para fora preenchendo a fibra capilar;

- Cabelos extremamente macios e brilhantes.

Palete Multifuncional Só Brilha Quem Disse, Berenice? 17g

A Palete Funcional Só brilha da Quem Disse, Berenice? é para olhos e rosto, com três texturas de sombras (brilho, ultra-brilho e mate), além de blush, iluminador e bronzer. Os produtos possuem ultra-pigmentação para máxima performance, garantindo cor e brilho intenso na primeira aplicação. A fórmula é de longa duração, fácil de esfumar, com textura aveludada, não transferindo nem acumulando nas pálpebras.

Máscara de Cílios Big Bang 360º

A Máscara de Cílios Big Bang 360 é a máscara dos sonhos de quem ama contar com produtos incríveis na hora de fazer as makes. Ela entrega o círculo completo de benefícios, destaca o olhar e dá um up em qualquer produção!

Formulada com um poderoso blend de ativos: Pantenol, Vitamina E e Óleo de Macadâmia, a máscara de cílios protege, nutre e mantém a saúde dos fios, enquanto entrega um olhar mais destacado na make.Graças a combinação perfeita entre a sua fórmula inovadora superpreta com microesferas e seu pincel em formato ampulheta, ela se encaixa perfeitamente nos fios, garantindo 5x mais volume, alongamento, definição e curvatura.

*Julho de 2022: Pesquisa realizada pelo Mercado Ads em parceria com o Instituto Ipsos e Mercado Pago. Link: https://canaltech.com.br/mercado/black-friday-78-dos-brasileiros-querem-gastar-mais-durante-o-evento-227698/

Sobre Beleza na Web

Beleza na Web é a maior plataforma digital de beleza no Brasil, com um vasto portfólio de marcas exclusivas que vai desde produtos para cabelo e corpo, até perfumaria e maquiagem, além de itens para o bem-estar sexual, casa, pet e saúde. A empresa ainda possui uma seção exclusiva para profissionais do mercado chamada Beleza na Web Pro e um blog denominado “Loucas por Beleza”, que é considerado referência no setor. A marca reflete a evolução da plataforma e dos consumidores, reforçando o papel de facilitador da beleza, com intuito de potencializar e fazer parte de uma jornada de descobertas.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.

www.boticario.com.br 

Sobre Eudora

No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada um é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias, como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantis. Hoje a marca conta com um portfólio de mais de 600 SKUs.

Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e com ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, onde a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$139,90 em produtos de QDB.

 

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Black Friday Mueller tem descontos de até 70% e horário estendido

Black Friday Mueller tem descontos de até 70% e horário estendido

Nesta sexta-feira (25), o shopping abrirá das 8h às 23h com promoções nas lojas e atrações circenses pelo mall

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, a Black Friday Mueller vai oferecer descontos agressivos de até 70% e horário estendido para os clientes. As lojas abrirão em horário especial, das 8h às 23h. Além disso, durante todo o dia, o shopping estará animado pela alegria do circo, com atrações circenses pelo mall, seguindo a temática de Natal desse ano.

A promoção contará ainda com cupons de descontos exclusivos das lojas participantes no aplicativo “Shopping Mueller”, disponibilizados apenas nesta plataforma. Para ter acesso, o cliente faz o download gratuitamente na Apple Store ou no Google Play, realiza o cadastro e, depois de escolhida a oferta, apresenta ao vendedor da loja para usufruir do desconto.

Os influenciadores Leo Tramontin (@leotramontin1) e Alexandra Pryjmak (@dicasdecuritiba) farão uma curadoria especial, de acordo com o perfil e estilo de cada um, selecionando os produtos em promoção nas lojas do Mueller. Esses produtos serão divulgados no Instagram com stories e posts colaborativos no feed.

Compre e concorra

Quem comprar na Black Friday Mueller poderá participar da campanha de Natal Compre e Concorra. A cada R$ 600 em compras, os clientes podem trocar por um número da sorte para concorrer a vale-compras no valor de R$ 20 mil. Para participar da promoção, basta o cliente cadastrar suas notas fiscais pelo app “Shopping Mueller”. Quem realizar as compras e cadastrar as notas fiscais em novembro garante dois números da sorte.

As notas fiscais podem ser trocadas até o dia 28 de dezembro de 2022. Os sorteios serão semanais pela Loteria Federal e o primeiro acontece no dia 26 de novembro. Os demais sorteios serão em dezembro, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31. A divulgação do resultado acontece nas redes sociais do Mueller e no site https://shoppingmueller.com.br/

Vila de Natal Mueller

A passarela mais famosa da cidade foi transformada na Vila de Natal Mueller com elementos cenográficos em 3D, luzes e sons que transportam o visitante para uma verdadeira experiência lúdica. Cenas do cotidiano típicas dessa época, como pessoas decorando suas casas, famílias reunidas para a ceia e trocas de presentes aguçam a memória afetiva de cada visitante. A passarela tem acesso pelo edifício garagem.

A Vila de Natal recebe o Circo Mueller – um espaço encantado para os clientes visitarem, se divertirem e fazerem fotos. O cenário do piso L4 tem um pórtico de entrada temático e uma árvore com um túnel iluminado. A magia inclui personagem inflável, Noéis de perna de pau e barraca de doces natalinos da Escola Nilza Tartuce, além de uma área para que as crianças escrevam e depositem suas cartinhas ao Papai Noel.

O vão central do shopping recebeu uma gigantesca árvore de Natal. Na parte externa, todo o telhado do shopping está iluminado com milhares de microlâmpadas com efeito cintilante. Um verdadeiro show de luzes.

Em seu trono no piso L1, Papai Noel recebe visitantes até o dia 24 de dezembro.

Serviço:

Black Friday Mueller

Local: Shopping Mueller - Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba (PR)

Data: 25 de novembro (sexta-feira)

Horário especial: das 8h às 23h

Telefone: 41 3074-1000

Informações: www.shoppingmueller.com.br 

Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba 

Instagram: @muellercwb

Sobre o Shopping Mueller

Desde sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes, atividades culturais e as melhores experiências.

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Você sabe como escolher a escola para o seu filho?  

Você sabe como escolher a escola para o seu filho?

Psicopedagoga orienta que os pais devem observar as contradições entre discurso e prática pedagógica e fazer a escolha a partir dos valores da família

Nessa época do ano, pais e mães começam a procurar e visitar colégios para matricular seus filhos, especialmente os que terão contato pela primeira vez com a vida na escola. E nessa hora surgem muitas dúvidas: Como escolher? Ao que devo estar atento? Quais características a escola deve ter? Meu filho vai gostar de estar nesse lugar? 

Essa definição é muito particular e deve levar em consideração os valores e princípios de cada família. A psicopedagoga Ana Paula Pamplona, coordenadora pedagógica da Escola Parlenda, explica que é necessário que os responsáveis façam visitas às escolas para que possam conhecer a estrutura, perceber a atmosfera do ambiente e se apropriar da abordagem pedagógica das instituições educativas que poderão ser escolhidas.

Segundo a psicopedagoga, é preciso conhecer pessoalmente cada escola e buscar encontrar pontos em comum com seus próprios valores. “O coração precisa estar tranquilo com a decisão tomada, porque quando as famílias escolhem uma escola elas estão compactuando com os mesmos valores de educação, e esse é um fator determinante”, aponta.

Quanto mais seguros estiverem os pais, mais fácil será a familiarização com a escola por parte do filho, que estará seguro e confiante no novo ambiente. Essa é uma responsabilidade compartilhada entre família e escola. Ana Paula testemunha muitos pais querendo que os filhos escolham a sua escola, mas ela faz um alerta: “A criança pequena ainda não tem experiência suficiente para tomar essa decisão. Cabe aos pais essa missão".

Pais precisam ficar atentos a detalhes

Ana Paula alerta para algumas questões que podem ser relevantes aos pais observarem em cada escola, como, por exemplo, de que forma a escola trata as questões de alimentação, qual o tempo que o filho vai ter para brincar, ou então, no espaço da escola, como as pessoas se tratam entre si.

Ana Paula afirma que, se a família tem como princípio uma alimentação saudável, não há compatibilidade em matricular o filho em uma escola que tenha no cardápio alimentos gordurosos ou industrializados. Assim, também acontece com o relacionamento da família com os eventos da escola. “Se uma mulher realizou o sonho de ser mãe e este é um valor muito importante comemorar o Dia das Mães, uma escola que não celebra esse dia pode ser frustrante para ela. São detalhes como esse que fazem a diferença”, assinala.

Discurso x prática pedagógica

Outro cuidado na escolha do colégio deve ser sobre as contradições entre discurso e prática pedagógica e isso se observa em questões sutis. A psicopedagoga orienta que, se no discurso a escola valoriza os saberes das crianças e as suas produções, as famílias devem ficar atentas às paredes do espaço, que devem estar preenchidas com desenhos, fotos, frases, documentações pedagógicas que valorizam os saberes e pensamentos das crianças. “Normalmente, as escolas defendem que é preciso respeitar o ritmo de aprendizagem de cada criança, mas os cadernos de todas elas são exatamente iguais. Isso significa que os ritmos e interesses de cada uma, de fato, não estão sendo respeitados na prática”, alerta.

Outra questão importante é sobre o lugar que o professor ocupa na sala de aula. Se ele fica na frente, perto do quadro, numa mesa distante das crianças, isso revela uma atitude de distanciamento. Como se o professor fosse o único detentor do conhecimento.

Se o professor não tem uma mesa distante, significa que o lugar que ele ocupa é de facilitador e parceiro de aprendizagens, afinal, pode circular entre as crianças, sentar em roda com elas, participar do cotidiano de modo ativo e presente, assim, os processos de conhecimento tornam-se mais coletivos, fluídos e respeitosos.

Ana Paula informa que o espaço físico das escolas conta mais sobre os valores defendidos do que o discurso formal. Exemplo disso é a observação de como são as salas de aula: são formadas por carteira enfileirada uma atrás da outra, ou com espaços para que as crianças se movimentem? “Existem escolas bonitas, novas, que trazem tecnologia e tudo limpo e organizado. Porém, não tem marca das crianças, não é espaço de vida, porque sujeira e desordem fazem parte da infância e isso precisa estar expresso na própria estrutura física da escola”, analisa a coordenadora pedagógica da Escola Parlenda.

As próprias famílias precisam se perguntar como estão se sentindo no espaço: acolhidos, receberam atenção, foram ouvidos? Porque é isso que os filhos precisam também sentir. Ana Paula defende que pai e a mãe também precisam olhar para outras formas de aprendizagem, que envolvem o social, o emocional, a subjetividade, a autonomia, a cidadania e o meio ambiente.

Uma última dica da psicopedagoga ao escolher a escola é sobre a própria forma como acontece essa visita, se teve horário marcado, se o profissional fez questão de acompanhar os pais e se a equipe se preparou para recebê-los. “Tempo de atenção de qualidade, respeito e acolhimento também são valores que podem ser observados nesse momento”, conclui a psicopedagoga.

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