Entenda como funciona o Certificado de Origem e qual é a sua importância para o mercado internacional

Entenda como funciona o Certificado de Origem e qual é a sua importância para o mercado internacional

Documento faz parte do Regime de Origem, normas que abordam critérios, alcance, exigências e obrigações dos países participantes do acordo

Para manter as relações comerciais justas e com benefícios, países criam acordos e pactos que podem garantir incentivos para exportadores e importadores de produtos diversos. O Certificado de Origem é um documento fundamental na execução destes acordos, que atestam a origem das mercadorias e garantem que os privilégios serão concedidos.

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, este documento precisa estar de acordo com o “Regras de Origem”, que rege cada acordo comercial internacional com critérios de fabricação e distribuição determinados pelos blocos econômicos e países envolvidos. “O Certificado de Origem faz parte do Regime de Origem, normas que abordam critérios, alcance, exigências e obrigações dos países participantes do acordo”, revela.

Com o certificado é possível que os órgãos alfandegários e públicos atestem que os produtos importados ou exportados com benefícios tarifários são de fato dos países com acordos econômicos, assim como garantir que as duas partes tenham seus devidos ganhos internos a partir dessa negociação. “Esse recurso pode ajudar a reduzir e até mesmo eliminar impostos, por isso é importante entender quando os pactos econômicos podem ser estratégicos nas negociações internacionais”, aponta Helmuth.

Países como Egito, Chile, Equador, Peru e México são apenas alguns dos que fazem pactos de exportação e necessitam do certificado. Também é possível utilizar o Certificado de Origem Não Preferencial, no entanto, ele não garante nenhum benefício fiscal aos importadores e exportadores.

Todas as empresas habilitadas para operar no mercado internacional podem emitir o Certificado de Origem, sendo que o documento deve ser emitido por uma entidade autorizada pela Secex (Secretaria do Comércio Exterior).

Sobre a LogComex

A Logcomex é uma empresa que desenvolveu soluções de tecnologia que oferecem visibilidade avançada, data analytics e automação para o comércio global. Presente em mais de 11 países espalhados em cinco continentes, a Logcomex oferece soluções para toda a cadeia de suprimentos global com visibilidade em tempo real, eficiência na gestão de ponta a ponta da operação e informações estratégicas para as empresas que atuam no comércio exterior. Para saber mais, acesse https://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex,que desenvolveu soluções de tecnologia que oferecem visibilidade avançada, data analytics e automação para o comércio global. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

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Conheça os principais pilares para uma boa tração na rede social

Conheça os principais pilares para uma boa tração na rede social

O especialista Samuel Pereira explica a importância da bolha de relevância para impulsionar um perfil

A tração de um perfil na rede social é uma série de ações que ajudam a melhorar o desempenho dentro da plataforma, estabelecendo seu negócio de maneira saudável, com fluidez e possibilidade de se sustentar no longo prazo. De acordo com Samuel Pereira, especialista em marketing digital, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, “é importante que o perfil esteja sempre aquecido, trazendo novos seguidores. Essa frequência faz com que o algoritmo entenda que é uma rede relevante. Em resumo, não adianta cem pessoas novas clicarem na sua página se não começarem a seguir sua marca na plataforma. É um ponto que faz muita diferença na tração do perfil”.

Mas uma boa estratégia de aquisição precisa estar acompanhada do que ele chama de bolha de relevância, um dos pilares essenciais para a tração. “A bolha da relevância vai determinar a quantidade de pessoas que você vai alcançar com uma postagem. Ou seja, ela mostra o quão relevante você está na rede social para impactar outras pessoas”, explica.

Uma das coisas mais importantes nesse tópico é manter um planejamento de bons posts seguidos um do outro, porque isso aquece o algoritmo e começa a posicionar o perfil com maior alcance na rede. O mesmo pode acontecer no sentido contrário: postagens seguidas de folder, por exemplo, que não dão uma razão clara para o público interagir, podem distanciar cada vez mais um conteúdo dos seguidores.

Para isso, Samuel sugere selecionar 20% das piores postagens relacionadas em determinado período de tempo, ou seja, aquelas com menor engajamento e parar a criação de conteúdos no mesmo formato, tema ou estilo. Por outro lado, indica fazer o mesmo com as postagens que deram mais certo: selecionar os 20% de melhores conteúdos e repetir a fórmula. Ele garante que essa pequena tarefa vai fazer diferença na rede social. “Além disso, puxar a interação é muito importante. Por exemplo: você fica um tempo sem ver o post de um amigo, mas resolve trocar uma ideia com ele no inbox. No dia seguinte, começam a aparecer conteúdos dele na sua timeline — o mesmo funciona para ele. É importante também parar de se comparar com outras pessoas e focar realmente em resultados. Quando eu foquei mais no meu perfil que dos meus concorrentes, cresci de outra maneira”, diz.

Outro elemento crucial, de acordo com o empresário, é ter uma biografia que mostra logo de cara porque as pessoas devem seguir aquele perfil. Colocar a história da marca, os êxitos e o objetivo no topo da página ajuda para que as pessoas que visitarem a plataforma entendam claramente porque devem acompanhar aquele conteúdo. Isso faz parte do que ele chama de escalada da percepção, ou seja, quando o seguidor entende a relevância que uma pessoa ou empresa tem a partir do histórico e marcos pessoais. Mostrar que aquele porta-voz tem credibilidade no tema que trata é crucial para que o seguidor preste atenção no que é postado.

Por fim, ao aumentar a aquisição de seguidores de qualidade, o perfil é impulsionado e o engajamento também cresce. “Por que um sorteio é ruim? Pode ser ruim quando não é feito de forma estratégica, por exemplo fazer sorteios de coisas que não tem nada a ver com o seu segmento.

Isso faz a pessoa te seguir apenas para ganhar alguma coisa. Isso significa que esse seguidor não tende a curtir as próximas postagens ou interagir de uma maneira relevante. Ao mesmo tempo, quando acaba o sorteio, muita gente sai de uma vez e é possível que caia atração, porque o algoritmo entende que o perfil está perdendo relevância”, ressalta, destacando ainda que rede social gosta de consistência.
Isso quer dizer que fazer posts sem gaps muito longos de duração entre um e outro também importa — inserir conteúdos com muita distância de tempo pode prejudicar o engajamento.

Sobre Samuel Pereira

Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento Segredos da Audiência Ao Vivo (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no digital há 12 anos, onde já construiu dezenas de sites e blogs, apenas um deles recebendo 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e nas suas redes sociais pessoas são 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro Negócios Digitais e autor do Best-Seller Atenção! O Maior Ativo do Mundo, na Revista Veja, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

Youtube: https://www.youtube.com/user/segredosdaaudiencia

Facebook: https://www.facebook.com/SegredosDaAudiencia/

Instagram: https://www.instagram.com/segredosdaaudiencia/

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Mascotes contribuem com desenvolvimento socioemocional e aprendizado na infância   

Mascotes contribuem com desenvolvimento socioemocional e aprendizado na infância  

Mascotes contribuem com desenvolvimento socioemocional e aprendizado na infância

Uso de personagens em casa e na sala de aula é ferramenta para gerar identificação na primeira infância, tornando mais fácil o aprendizado

Quando uma criança começa a trajetória escolar, ela passa por uma série de mudanças de rotina que podem ser desafiadoras e, muitas vezes, até assustadoras. A separação dos pais ou responsáveis, a convivência com pessoas que, até então, eram desconhecidas, horário para acordar, comer e voltar para casa, tudo é uma grande novidade. Por isso, é muito importante que os pequenos tenham a clareza de que não estão sozinhos nesse processo. E as mascotes e personagens são perfeitas para isso.

“Oi, eu sou o Júlio. Eu tenho muito medo de falar na frente de meus colegas. Sempre que sou chamado para fazer isso fico bravo. Parece que vou congelar e estou sozinho, sem apoio ou companhia.” Atribuída ao simpático desenho de um menininho, essa fala faz parte do material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, usado em escolas públicas municipais de todo o país. A intenção é trazer para a criança situações socioemocionais que podem ser vivenciadas por qualquer pessoa e, assim, fazer com que ela se identifique e reflita sobre si mesma.

Para a gerente editorial da Aprende Brasil Educação, Cristina Kerscher, o uso de personagens traz identificação com as crianças, principalmente com as mais novas. “É como se ela estivesse lendo uma historinha. Tudo o que acontece, as personagens estão envolvidas e isso faz com que haja uma identificação imediata”, explica. Ela ressalta que a presença de personagens e mascotes – tanto no material didático quanto na sala de aula – funciona como um incentivo para que a criança se sinta acompanhada. “É como se trouxéssemos alguém para caminhar com a criança por aquela trilha de aprendizagem. Algo como ‘olha, seu amiguinho está aqui com você’”, completa.

Uma turma de amigos

O universo infantil é repleto de personagens. Eles estão nos livros, nos gibis, nos desenhos animados e até nas embalagens de produtos destinados às crianças. É comum encontrar crianças pequenas trajadas como suas personagens prediletas. Isso acontece justamente por causa dessa identificação que surge entre os pequenos e essas criaturas imaginárias. Para a professora de Psicologia da Universidade Positivo (UP), Katia Biscouto, as pessoas se identificam com figuras que são importantes para elas e é muito importante, para quem está na escola, fazer amigos. “Ter uma personagem significa que eu tenho mais um amigo. Isso tem grande impacto em crianças que não têm facilidade para fazer amigos, por exemplo. É o que chamamos de identificação por par, com pessoas da mesma idade e da mesma realidade”, afirma.

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Aeroporto de Londrina promove campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal Solidário

Aeroporto de Londrina promove campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal Solidário

Ação busca incentivar gentileza e generosidade e acontece até 16 de dezembro

Com apoio da CCR Aeroportos, uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil, o Instituto CCR, entidade que gerencia o investimento social do Grupo CCR, e a Umbigo do Mundo promovem a campanha Natal Solidário no Aeroporto de Londrina. A ação, que é uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e acontece até 16 de dezembro, consiste na arrecadação de brinquedos que serão doados para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade londrinense.

A campanha disponibiliza caixas coletoras instaladas em pontos estratégicos dos aeroportos, prontas para receber as doações dos passageiros. Todos os brinquedos arrecadados em bom estado serão doados para ONGs.

Neste ano, a campanha será promovida junto com a empresa Umbigo do Mundo, por meio de seu projeto social Educação para Gentileza e Generosidade, idealizado com o Instituto Mauricio de Sousa, para divulgação dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG). Para trazer conexão com o público, a iniciativa conta com ilustrações da Turma da Mônica, unindo a memória educativa com os valores sociais importantes para a população.

“Um dos pilares centrais de atuação do Instituto CCR é a Inclusão Social, no qual temos o intuito de fomentar iniciativas para ampliação do acesso à saúde para a população que, dentre outras estratégias, inclui o combate à desigualdade social. É com este propósito que todos os anos estimulamos a solidariedade por meio da doação. Já que o Natal é uma época contagiante e feliz, nada mais justo do que escolher este período para sensibilizarmos o público interno e externo e motivarmos o amor ao próximo”, diz Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Para Sergio Ribeiro, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da CCR Aeroportos, a campanha faz parte do compromisso social da empresa. “Além de promover infraestrutura e segurança em nossas operações, nossa missão é contribuir positivamente para a sociedade e poder apoiar uma campanha que estimula o espírito solidário na população está inteiramente alinhado ao nosso propósito de ser referência em mobilidade humana”, afirma.

Além dos aeroportos, os modais de mobilidade urbana e rodovias operados pelo Grupo CCR também participam da iniciativa.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é a transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. Tudo gratuito, descomplicado, acolhedor e acessível, e com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania, que são os 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG).Para saber mais, acesse o link: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos, que através de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

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Quem Disse, Berenice? e Guaraná Antarctica se juntam para torcer pelo Brasil com coleção inspirada nas cores do país

Quem Disse, Berenice? e Guaraná Antarctica se juntam para torcer pelo Brasil com coleção inspirada nas cores do país

Quem Disse, Berenice? e Guaraná Antarctica se juntam para torcer pelo Brasil com coleção inspirada nas cores do país

O resultado da collab são itens para deixar a torcida pelo Brasil ainda mais linda com makes e esmaltes

Quem Disse, Berenice? e Guaraná Antarctica mergulharam juntos na tendência BrazilCore, que exalta o azul, amarelo, verde e branco para trazer uma coleção de makes, com lápis multifuncionais para olhos, rosto e corpo, e pó iluminador com partículas douradas para brilhar muito, além de esmaltes para a torcida brasileira. A collab inédita é um convite aos nossos torcedores a usarem e abusarem da criatividade, expressando toda a sua paixão pelo Brasil.

A expertise de Quem Disse, Berenice? em beleza e a essência 100% brasileira de Guaraná Antarctica resultaram em uma collab original, alegre e super-inspirada na energia do espírito torcedor. Os lançamentos têm alta pigmentação e performance, garantindo duração por toda a festa, arrematando a animação e personalidade da estética brasileira nos looks.

“O evento esportivo que mobiliza o país inteiro é sempre uma oportunidade para muitos mercados. No caso da indústria da beleza, temos estas datas mapeadas no planejamento do ano, assim como a indústria de bebidas. Somos marcas tradicionalmente brasileiras e que reconhecem a potência do mercado nacional e as preferências dos nossos públicos. Enquanto Guaraná Antarctica é bebida popular, com tradição de mais de 100 anos e patrocinadora oficial da torcida brasileira, Quem Disse, Berenice? é uma marca jovem de beleza, que acaba de completar 10 anos. Com duas grandes empresas em busca de oportunidades para oferecer experiências inovadoras aos seus consumidores”, afirma Marcela de Masi, diretora de branding e comunicação da Quem Disse, Berenice?.

Para Lucas Oliveira, Head de Marketing de Guaraná Antarctica, marca que está há mais de 100 anos ao lado dos brasileiros, essa iniciativa faz parte de uma estratégia em que a torcida é a protagonista. “Somos a marca patrocinadora oficial da torcida BR e queremos estar ao lado da torcida brasileira em todos os momentos. E por ter uma essência tão parecida com a nossa, a parceria com a QDB rendeu essa edição especial linda e festiva, que tem tudo a ver com o que nos representa”, complementa.

Conhecendo a make da nossa torcida

A nova linha Quem Disse, Berenice? + Guaraná Antarctica conta com quatro mini-lápis multifuncionais do kit Feita Pra Vibrar, que podem ser usados nos olhos para delinear, esfumar ou marcar a linha d´água, no rosto para criar desenhos e expressar sua vibração e em toda a pele para fazer desenhos corporais com precisão.,. Além deles, o Pó Iluminador Hora de Brilhar, de textura aveludada para corpo e rosto, que deixa a pele com aspecto iluminado e acabamento perolado, e por último quatro opções de cores dos Esmaltes Pronta Pro Show, que permitem se aventurar nas nail arts temáticas e possuem fórmula de alta performance para secagem rápida, alta cobertura e brilho interno por muito mais tempo.

Mirele Martinez, Diretora da Categoria de Maquiagens de Quem Disse, Berenice? explica como os produtos da parceria refletem a expressão da beleza e da paixão por torcer. “Estamos muito animados com essa parceria com Guaraná. A irreverência, o estímulo à expressão individual e a vibração de QDB têm tudo a ver com essa atmosfera que se cria nos momentos em que estão todos torcendo juntos. As cores, texturas e possibilidades dessa edição limitada combinam com esse estilo único do brasileiro, que tem sido tão procurado no mundo todo pelos moods Brazil Aesthetic e BrazilCore. É o nosso jeito de fazer um esquenta cheio de boas vibrações e vestir a camisa”, declara.

As embalagens, que mesclam a estética das duas marcas, nomeiam os produtos com frases de incentivo à torcida e convidam as berês a se jogar na estética brasileira. Os produtos estão disponíveis nos canais de compra da Quem Disse, Berenice?. É possível garantir a linha completa em edição limitada nas lojas físicas de todo o país, no e-commerce, com revendedoras no catálogo Eu Amo Make ou no WhatsApp oficial: 0800 744 2000.

Serviço:

Kit Lápis Multifuncional Feita Pra Vibrar - Preço sugerido R$ 59,90

Kit com quatro lápis multifuncionais, perfeitos para delinear, esfumar e criar desenhos decorativos na make.

Em verde, amarelo, azul e branco, são perfeitos para criar looks monocromáticos e coloridos, explorando infinitas combinações para vibrar muito pelo Brasil! Sua textura é macia, o que facilita a aplicação, além de proporcionar intensa pigmentação e ter fórmula vegana e livre de crueldade animal.

Pó Iluminador Rosto e Corpo Hora de Brilhar - Preço sugerido R$ 65,90

O Iluminador Hora de Brilhar é perfeito para quem quer irradiar beleza e confiança em cada jogo decisivo. Sua textura aveludada e acabamento perolado em tom rosé gold traz um glow natural para a pele, que é um convite aos dias ensolarados que só o Brasil tem.

Ele é multifuncional e pode ser aplicado em toda a pele, além de ter composição vegana e livre de crueldade animal.

Esmaltes Pronta pro Show - Preço sugerido: R$ 10,90 (cada um)

Cores disponíveis: verde, azul, amarelo e branco

Os Esmaltes Pronta Pro Show são uma ótima escolha para quem quer levar o amor pelo Brasil também para as unhas. Vibrantes, resistentes e com ótima cobertura, esses lançamentos também têm textura cremosa e secagem rápida acompanhadas de um pincel preciso de 900 cerdas, características que facilitam a aplicação. Além disso, é hipoalergênico e livre de componentes tóxicos para a saúde e o meio ambiente (tolueno, formaldeído, dibutilftalato, cânfora, parabenos, petrolatos, níquel e cádmio). Todos são veganos e livres de testagem em animais.

Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e com ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, onde a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$139,90 em produtos de QDB.

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