Antes que o ano termine, investidores buscam oportunidades de novos negócios em ações

Antes que o ano termine, investidores buscam oportunidades de novos negócios em ações

A proximidade do reveillón não é desculpa para quem sente-se atraído por prêmios milionários

Até o dia 30 de dezembro, quase 200 mil traders de todo o mundo estão mergulhados na World Trader Cup 2022, uma competição que vai eleger quem são os melhores em aproveitar as oportunidades de compra e venda de ações no curto prazo. E qual a vantagem de estar concentrado nesse cenário de alta volatilidade perto da festa de reveillon, às vésperas de 2023? Os prêmios milionários, que incluem uma BMW Série 3 e mais de 300 mil dólares.

No mês passado, um levantamento divulgado pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil) revelou que investir está mais democrático. Entre as 106 mil pessoas que estrearam em renda variável na B3 no mês de setembro deste ano, 60% começaram com valores pequenos: 31% fizeram seu primeiro investimento com valores de até R$ 40 e outros 29% entre R$ 40 e R$ 200.

Esse mesmo estudo da B3 mostrou que entre os meses de abril e setembro de 2022, houve um aumento de 200 mil investidores (pessoa física) na Bolsa de Valores. Independentemente do perfil, o mercado financeiro continua atraindo pessoas interessadas em administrar melhor seu dinheiro, ter rendimentos ou aproveitar as oportunidades.

“Um trader trabalha movimentando capital entre ativos em busca de oscilações e bons ganhos, muitas vezes em curtos períodos de tempo, por exemplo, dias, semanas ou até um a dois meses”, explica Maria Fernanda Sanchez, diretora da Binomo na América Latina, plataforma idealizadora da World Trade Cup (WTC).

Os traders inscritos nessa competição mundial têm até o dia 30 de dezembro pra cumprir provas e desafios. Entre elas está o “Desafio 50 Daily”, no qual precisam fazer 50 negociações por dia. Há ainda o desafio batizado de “Aventuras de Sprints", na qual quanto maior a quantidade total de negociações, mais próximo o trader estará da vitória, pois cada negociação será contabilizada em dobro. A WTC começou no início deste mês e desde então todos os participantes concorrem a 150 prêmios por meio de sorteio aleatório.

Sobre a Binomo

Lançada em 2014, a Binomo é uma das principais plataformas de FTT do mundo, presente em mais de 130 países, com mais de três milhões de usuários ativos, podendo operar 24 horas por dia, 7 dias por semana e ter suporte online sempre que necessário.

Confiável, segura e transparente, é regulamentada pela Comissão Financeira Internacional, o que garante os recursos dos clientes e dá mais tranquilidade para realizar as negociações. Além disso, a Binomo possui diversos certificados internacionais de segurança financeira, com destaque para o IAIR Awards e o FE Awards.

Indicado para traders iniciantes e experientes, oferece programa de integração na plataforma, página de estratégias, blog com informações e dicas, central de ajuda, e-mails com instruções e canais de contato nas redes sociais. Tudo preparado tanto para quem tem mais experiência quanto para quem está começando a aprender a operar o negócio.

Mais informações, acesse https://binomo.com/br-br.

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SMARTie, Corporate Venture Capital do Grupo SOLVÍ, realiza seu primeiro investimento

SMARTie, Corporate Venture Capital do Grupo SOLVÍ, realiza seu primeiro investimento

Aporte de R$10 milhões na green fintech Coletando é focado em logística reversa de recicláveis pós consumo com impactos socioambientais positivos

A SMARTie, programa de inovação aberta do Grupo SOLVÍ e primeira Corporate Venture voltada exclusivamente para meio ambiente no Brasil, realiza o seu primeiro investimento na startup Coletando, a green fintech que de forma pioneira promove a economia circular, trocando resíduos recicláveis por dinheiro e apoiando diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade. O investimento será realizado no formato mútuo conversível com total previsto de aproximadamente R$10 milhões.

De acordo com dados da Abrelpe (2021), 30 milhões de toneladas por ano é a quantidade de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego no Brasil, tiveram destinação inadequada, como os lixões. E se apenas o plástico fosse reciclado, o valor que retornaria para a economia nacional seria em torno de R$ 5,7 bilhões/ano (Selurb – 2018).

É diante deste contexto e por possuir um foco diferenciado para o público final, principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, que a startup Coletando Soluções vem se destacando no mercado de logística reversa de recicláveis, por meio do seu modelo de negócio que contribui para alavancar os níveis de reciclagem no país e incentivar a coleta seletiva com moradores de cada região de atuação.

A coleta porta a porta é feita por meio de ecopontos móveis com triciclos elétricos, o que possibilita que catadores se regularizem como microempreendedores. Além disso, é oferecido um serviço de cashback e bancarização com cadastro simples, onde o participante recebe um cartão de crédito e uma conta digital, para que todo o material reciclável pós-consumo possa ser entregue nos pontos fixos pela cidade e esse montante é convertido em dinheiro na conta. O valor acumulado permite que os participantes utilizem seu dinheiro no que mais necessitam, como mercados, açougues, lojas, etc.

“Essa parceria visa não só intensificar nossa atuação em logística reversa pós consumo por meio de um modelo escalável, como também amplia o impacto positivo das nossas operações por meio de geração de renda e inclusão social. E tudo isso nos aproximando ainda mais do consumidor final”, comenta Diego Nicoletti, diretor técnico do Grupo SOLVÍ, sobre o investimento.

Para a Coletando, a parceria expandirá os horizontes da empresa e a contribuição vai além do aporte financeiro, trazendo uma estrutura robusta em tecnologias e experiência de mercado como o Grupo SOLVÍ possui.

“Com a parceria do Grupo SOLVÍ, conseguiremos potencializar os propósitos da nossa empresa, relacionados à sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e ganho de escala”, destaca Saulo Ricci, fundador e CEO da Coletando.

“Esse investimento na startup Coletando é um marco para a SMARTie, que com apenas 3 anos de existência já alcançou resultados relevantes para o ecossistema, principalmente nesta campanha. E para 2023, o desafio é escalar essa solução, concretizando o modelo de negócio e seus impactos socioambientais positivos, tais como inclusão social, geração de renda e aumento dos níveis reciclagem no país.” concluí Ariane Mayer, head de inovação aberta e sustentabilidade do Grupo SOLVÍ.

A startup se conectou com a CVC por meio do #DesafioSMARTie, que tem como foco incentivar o crescimento de startups e empreendedores voltados aos setores de meio ambiente e sustentabilidade. Na edição deste ano, o desafio alcançou mais de 195% de inscrições, e com isso aumentou sua base em mais de 1.290 startups, onde 6 foram contratadas no ano, sendo 3x mais que em 2021. Dentre elas estão, Uniblock, Let´s Fly, Meruoca, Telite S.A e ORMA Carbon. E ainda segue ganhando mais relevância, pois subiu uma posição no maior ranking corporativo da América Latina, o Top 100 Open Corps da 100 Open Startups.

Com estas parcerias, a SOLVÍ busca ampliar a sua linha de soluções, trazer a inovação necessária para que a corporação se mantenha atualizada e possibilitando que novos mercados sejam alcançados.

Sobre a SMARTie

A SMARTie foi concebida em 2020 pelos dirigentes do Grupo Solví e tem a missão de fazer a ponte entre o ecossistema de inovação aberta (startups, hubs de inovação, aceleradoras, grupos de investidores anjo, universidades) e as unidades de negócio do grupo ou Unidades de Valorização Sustentável (UVS), assim como realizar a interface com todas as áreas corporativas e de back-office.
A SMARTie já realizou diversas iniciativas junto ao ecossistema de inovação verde, sendo que a primeira edição do Desafio SMARTie foi lançada em julho de 2020.

Sobre o Grupo Solví

O Grupo Solví tem o compromisso de proteger o meio ambiente, trabalhando para atender as necessidades básicas da sociedade e se comprometendo em deixar um legado sustentável para as futuras gerações. Com segurança, qualidade nos serviços prestados, integridade, trabalho em equipe, inovação, responsabilidade socioambiental e parcerias, busca sempre as melhores práticas de mercado, ofertando soluções essenciais para a vida.

Atuando nas áreas de tratamento, destinação e valorização de resíduos, contribuí com o saneamento e com a saúde pública das cidades. Soma mais de 60 UVSs — Unidades de Valorização Sustentável, no Brasil, Bolívia, Peru e Argentina. Cada uma delas, junto com a sua contribuição ambiental, permite ser uma rede capaz de mudar o futuro do planeta.

Sobre a Coletando

Uma startup de alto impacto social, objetivando a geração de renda, trabalho e inclusão por meio da promoção e do desenvolvimento de atividades ecológicas e sustentáveis, desenvolvidas através de um modelo único de logística reversa e tecnologia fintech.

A empresa auxilia indústrias na estruturação da logística reversa e cumprimento de metas perante a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo mais informações a respeito da rastreabilidade das embalagens ao ciclo produtivo, aproximando-as do consumidor final. A Coletando oferece um modelo de negócio simples e com tecnologia reaplicável em diferentes esferas, gerando renda para a população a partir da entrega de embalagens pós consumo e, desta forma, agregando sustentabilidade em todas as etapas.

A coleta dos materiais e a reintrodução no ciclo produtivo gera valor de qualidade ambiental, melhora as condições de saúde e a construção da economia circular dentro da própria comunidade e do entorno, uma vez que gera uma renda extra familiar e, ainda deixa um legado de conscientização para as futuras gerações.

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Intelligenza IT cresce 40% em 2022 e projeta metas para o próximo ano

Intelligenza IT cresce 40% em 2022 e projeta metas para o próximo ano

Crescimento da HRTech reforça sua posição de liderança no mercado nacional

A Intelligenza IT, a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, anuncia o seu balanço 2022 com crescimento de 40% em faturamento quando comparado a 2021 fomentado pela expansão das áreas de Projetos, Produtos e Sustentação da companhia.

“Ficamos extremamente orgulhosos do caminho que estamos trilhando e do crescimento do nosso trabalho. A Intelligenza é hoje uma referência no universo das tecnologias SAP para RH graças aos esforços que colocamos para que os nossos clientes evoluam através de uma gestão de pessoas mais estratégica e humanizada. Pensando em sempre entregar uma consultoria que agregue valor para lideranças e colaboradores, seguiremos direcionando a nossa atuação no desenvolvimento e na aplicação de soluções inovadoras e capazes de garantir o sucesso das organizações” afirma Flávio Legieri, CEO da Intelligenza IT.

A expansão da consultoria no mercado também alavancou o quadro de colaboradores em 54% nos últimos dois anos. A HRTech passou de 155 pessoas em 2020, ano que começou a pandemia de COVID-19 no mundo todo, para cerca de 280 funcionários agora em 2022, mesmo diante dos desafios impostos pelo isolamento social e novas formas de trabalho adotadas globalmente.

“Encerramos o ano também com destaque para a diversidade do nosso time e a valorização das mulheres no setor de tecnologia. Hoje, as pessoas que se identificam como gênero feminino representam cerca de 42% do time da Intelligenza, sendo 48% delas responsáveis por cargos de liderança. Sabemos que precisamos de mais mulheres em toda a empresa, mas temos consciência que esse percentual é muito significativo dentro do mercado de TI - que concentra 12,7% de mão de obra feminina, segundo estudo da Revelo. E o melhor disso tudo é que aconteceu de forma espontânea, sem definição de metas e afins, apoiado apenas pela cultura da empresa, resultado da prática dos nossos valores”, comenta Legieri.

O executivo acrescenta que, “um time mais robusto e qualificado faz com que a companhia ganhe inovação, possibilita a manutenção dos bons números e projetos atuais e concede grandes expectativas para o futuro. 2023 promete ser um ano desafiador e o nosso foco é expandir os nossos negócios, mantendo a nossa qualidade e parceria com os clientes atuais e claro, a nossa essência. Investimos muito em pessoas”, acrescenta o executivo.

Estratégias para 2023

No próximo ano a consultoria espera investir ainda mais em projetos internacionais, com foco em expandir ainda mais sua expertise pelo mundo, pois atualmente já possui projetos em mais de 20 países. Além disso, a HRTech possui planos ambiciosos em termos de crescimento, com a meta de alcançar um crescimento anual de 30% em receita, dado já atingido em 2022, com R$ 42 milhões e a fim de conquistar a meta de R$ 100 milhões em faturamento até 2026. Para isso, Legieri afirma que o caminho será evoluir em termos de expertise e qualificação de profissionais, em um mercado escasso como o da tecnologia.

“Para driblar este desafio a Intelligenza IT conta com iniciativas internas voltadas para o desenvolvimento de talentos e programas de especializações, que contribuem para a posição de liderança da consultoria no segmento”, acrescenta o CEO. Como novidade, no próximo ano, a consultoria terá também um projeto voltado para lideranças, intitulado Academia de Líderes, com a finalidade de compreender e avaliar as competências necessárias para conduzir os gestores da empresa a um caminho de crescimento responsável e sustentável.

Além disso, a HRtech também possui o Programa Cores, criado em 2019, com o objetivo de valorizar a diversidade e promover a inclusão no ambiente institucional. “O Cores é feito de grupos que abordam e trazem para discussão pautas sociais importantes. Sendo uma iniciativa não só voltada para apoiar e beneficiar essas causas, como também para gerar conhecimento e acolhimento a todos do nosso time”, destaca o CEO.

Desde 2008 presente no setor, a Intelligenza IT é especialista na implementação de soluções SAP para o mercado, com mais de 1 mil projetos realizados em diversos países e dezenas de casos de sucesso trabalhados e publicado em seus canais.

Sobre a Intelligenza IT

A Intelligenza IT é a maior consultoria de tecnologia SAP para RH do Brasil e a única a alcançar nível 5 em implementação WorkForce Software da América Latina, com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores. O estilo de atuação da Intelligenza IT a posicionou como a principal consultoria de tecnologias para RH do Brasil, que acumula casos de sucesso desde a sua fundação, em 2008. Atualmente, conta com mais de 1.000 projetos implantados em mais de 20 países, e um time interno com mais de 250 colaboradores.

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Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias; especialista em gestão fitness traz dicas de como lidar com a sazonalidade

Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias; especialista em gestão fitness traz dicas de como lidar com a sazonalidade

Executivo da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca o movimento já conhecido dos “frequentadores de verão” nas academias e aponta as ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados

Com a chegada do verão é muito comum notar um aumento repentino no interesse de boa parte do público nas academias, box de crossfit e outros tipos de estabelecimentos voltados para o segmento fitness. É um movimento que se repete, ano após ano, de brasileiros que buscam, nos últimos meses do ano, entrar em forma e se preparar para uma das estações mais quentes do ano.

O crescimento do público nas academias tende a começar na época da primavera, por volta dos meses de outubro e novembro. Quando se aproximam as festas de fim de ano as academias ficam vazias e boa parte dos frequentadores voltam à rotina fitness, geralmente, a partir da segunda semana do ano seguinte.

Após esse período de sazonalidade, o ritmo volta ao normal e empreendedores do ramo tendem a sentir a diferença. Pedro Cruz, COO da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, destaca que existem algumas ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados.

“De maneira geral, as altas temperaturas no verão seguem o mesmo padrão do inverno, que dura entre maio e agosto, ou seja, cerca de três meses. A sazonalidade neste período é ainda mais percebida nos estados que há quedas bruscas de temperatura. Por isso, uma mudança simples, mas significativa, é a adoção de planos quadrimestrais ou semestrais, influenciando o aluno a treinar por pelo menos mais um mês do que ele originalmente planejava”, explica o executivo. “A opção de congelamento também é interessante e pode ser sugerida ao aluno como uma alternativa ao cancelamento”, diz.

Outra estratégia que pode ser adotada é a realização de ações dentro do estabelecimento, tais como aulas especiais, palestras e workshops com influenciadores do mundo fitness e médicos especialistas nas áreas relacionadas, como nutrição, por exemplo. “Esse detalhe atrai o aluno, é um diferencial que pode garantir a permanência, pois como em qualquer área, o contato com especialistas e influenciadores, pode trazer o incentivo que falta para aquele frequentador sazonal decidir levar a sério essa rotina de exercícios”, pontua.

Promover atividades diferenciadas também pode ser uma alternativa eficiente, como competições de corridas, atletismo, circuitos de crossfit, e por aí vai, pois o aluno que entrou em um período de sazonalidade tende a prorrogar sua permanência para participar dessas competições que, embora saudáveis, instiga o espírito competitivo.

“Por mais que a sazonalidade seja algo recorrente e difícil de ser evitada no mercado fitness, é possível extrair coisas boas desse período e reter boa parte do público, aproveitando esses três meses de verão para ampliar ainda mais a base de alunos matriculados por meio de ações engajadoras”, finaliza Pedro.

Sobre a Tecnofit

Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de crossfit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to Work em 2022, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de crossfit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; e o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos.

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Como tornar as empresas mais inclusivas

Como tornar as empresas mais inclusivas

Longe de serem totalmente inclusivas, as empresas pecam não apenas pela falta de estrutura, como rampas e comunicação adaptada, mas principalmente pela falta de um olhar mais amplo sobre o tema, que permita educar seus times para um futuro realmente inclusivo, para todos

Graças a uma discussão cada vez mais ampla sobre o tema, as empresas têm procurado se adaptar e têm, com isso, se tornado mais diversas e inclusivas. Geralmente, porque seguem a Lei de Cotas, criada em 1991, e que prevê a obrigatoriedade da destinação de 2% a 5% das vagas nas empresas que tiverem mais de 99 funcionários. Mas será que isso é suficiente?

Segundo a gestora Clécia Aragão O., estamos longe de sermos um mercado inclusivo, especialmente porque, como sociedade, ainda tratamos a inclusão como sendo o movimento de trazer a pessoa com alguma deficiência ou necessidade específica, para “dentro” do universo da normalidade: “ainda nos consideramos diferentes e isso não é inclusão”, enfatiza.

À frente de um movimento que busca promover “inclusão para todos”, Clécia explica: “diria que o maior desafio da inclusão é o medo de lidar com as diferenças e a negligência ao desenvolver o respeito para com o outro, a falta de ampliar a visão de mundo para um olhar humano e amoroso, desafiar o próprio autoconhecimento e expandir a consciência para um mundo melhor e para a valorização a vida.”

O termo inclusão já é amplamente difundido e, ainda assim, vivemos em um mundo que nos separa e rotula. “A grande questão das empresas”, segue Clécia, “é a adequação a uma regra e não a busca por uma real inclusão”. A empresária credita isso a uma visão ainda muito restrita do que é inclusão: “não somos iguais, daí a necessidade de mais respeito às diferenças. Respeitar que sou diferente é acolher a liberdade de ser diferente do outro e aceitar a liberdade de escolha do outro”.

Para ela, uma das soluções seria trocar a ideia de inclusão como a conhecemos pelo da liberdade, de um modo amplo e irrestrito: “falar de inclusão ou qualquer outra causa é falar de liberdade, de ir e vir sem julgamento, de ser diferente e ser respeitado, de ser aceito independe da condição física ou alguma limitação, seja ela congênita ou adquirida. Esse seria um grande avanço”.

Clécia é uma referência no assunto desde 2008. Já esteve à frente de projetos como o Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais, um dicionário de Libras, uma das primeiras publicações abrangentes do setor. No seu currículo estão duas revistas do segmento de inclusão de pessoas com deficiência, uma voltada a assuntos gerais e outra com foco na inclusão educacional, e a primeira edição da Mostra Casa e Corporativo Acessíveis Projeto & Estilo, mostra de arquitetura com foco exclusivo em projetos de desenho universal, realizada em parceria com o Shopping D&D, em São Paulo.

Hoje, ela está à frente de uma empresa que trabalha exatamente para ampliar o olhar sobre a inclusão, coisa que ela leva da vida para o mundo corporativo: “é até clichê repetir que toda mudança de comportamento acontece quando o gestor da empresa vive o que ensina, ou que a ‘mudança tem que vir de cima’, mas é a mais pura verdade. Discursos não provocam mudanças. As empresas precisam promover vivências e tornar o assunto da diversidade, da inclusão e da equidade algo natural e usual”, afirma.

Clécia finaliza reafirmando seu compromisso em ampliar esse olhar para o universo da gestão: “acredito muito em uma empresa de corpo, mente e alma, que vive uma verdadeira ‘metanóia’, pois só uma gestão humanizada e equânime é capaz de agir de forma inclusiva. Acredito ser esse o primeiro princípio viver o que se ensina, inclusive dentro das empresas”.

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