Associação das Pousadas de Fernando de Noronha está otimista com alta estação na ilha

Associação das Pousadas de Fernando de Noronha está otimista com alta estação na ilha

Com voos regulares, o arquipélago apresenta forte fluxo de turistas todos os dias

A Associação de Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) está otimista com o grande fluxo de turistas no início da alta estação no arquipélago. Por dia, mais de 560 pessoas chegam à ilha, provenientes dos oito voos que chegam e saem todos os dias. Vale destacar que o governo do Estado de Pernambuco fechou um acordo com a empresa área Azul, durante o período de adequação da pista do aeroporto. A empresa sozinha realiza as viagens para a ilha com as aeronaves ATR-600, uma das mais seguras do mundo, que passou a atender os turistas e moradores, mantendo a quantidade de assentos de quando a ilha recebia voos a jato.

Outro ponto destacado pela Associação das Pousadas de Fernando de Noronha é que, em nenhum momento, houve interrupções dos voos para a ilha, além do abastecimento das pousadas, hotéis e todo o comércio estarem normalizados. Para otimizar esse processo de abastecimento, um voo que chega aos sábados faz o carregamento de cinco toneladas de produtos por viagem, fora o quantitativo que chega por intermédio da rota marítima.

A ilha de Fernando de Noronha é considerada um paraíso em todo planeta, com premiações do TripAdvisor e da revista Travler da Conde Nast, que classificou a praia do Sancho como a mais bonita do mundo em quatro ocasiões (título nos anos 2014, 2015, 2017, 2022). O arquipélago é um santuário ecológico, berço de diversas espécies da fauna e flora do país, sinônimo de belezas naturais imensuráveis.

Vale destacar que Fernando de Noronha também está em consonância com as práticas de Environmental, Social and Corporate Governance – mais conhecido como ESG. Em Noronha, uma ilha que é totalmente sustentável e com viés socioambiental, diversas ações são colocadas em prática como: não entra nenhum tipo de plástico na ilha, todos os carros que trafegam terão que ser elétricos a partir do próximo ano e os programas e pacotes são totalmente voltados para atividades na natureza.

Onde se hospedar?

Hoje, a Associação de Pousadas de Fernando de Noronha conta com 35 pousadas associadas, que disponibilizam sistema de reservas e detalhes do empreendimento no site: www.apfn.com.br 

Add a comment

Aeroporto Internacional de Curitiba orienta passageiros para viagem tranquila

Aeroporto Internacional de Curitiba orienta passageiros para viagem tranquila

As festas de fim de ano estão movimentando todo o Brasil. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB ), recomenda aos passageiros que irão cruzar seus portões de embarque algumas dicas importantes para garantir uma viagem tranquila.

Primeiramente, é indicado que o passageiro faça seu check-in online, pois assim economiza tempo e evita filas. Chegar ao aeroporto com antecedência também ajuda a evitar imprevistos. Para voos nacionais, o ideal é que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência ao aeroporto. Por fim, é importante verificar as condições do seu bilhete e levar todos os documentos exigidos pelo destino.

O Aeroporto Internacional de Curitiba lembra ainda que os passageiros devem ficar atentos à importância do uso correto da máscara, que voltou a ser obrigatório nos aeroportos e aeronaves, conforme decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor desde 25 de novembro deste ano. A CCR Aeroportos segue todas as orientações e protocolos das autoridades de saúde e da Agência de Aviação Civil (Anac), a fim de que todos se sintam seguros para voar e circular em seus aeroportos.

Movimentação

Desde o dia 15 de dezembro de 2022 até o dia 6 de janeiro de 2023, cerca de 359 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional de Curitiba. A estimativa da CCR Aeroportos prevê ainda que, entre pousos e decolagens, são esperadas mais de 3 mil operações no período citado.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Add a comment

Sesc Paço da Liberdade recebe exposição itinerante

Sesc Paço da Liberdade recebe exposição itinerante

A mostra "NINGYŌ: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses" é opção de lazer para a família e quem deseja prestigiar a tradicional arte japonesa

Com o início das férias, o tempo de sobra torna essencial a busca por opções de lazer para toda a família. Aliado ao verão, passeios para além dos portões de casa são uma boa pedida e, principalmente, se forem acompanhados de muita história, cultura e arte.

O Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com o Sesc PR, promove, em 4 de janeiro, às 19h, a abertura da exposição itinerante “NINGYŌ: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses”, na unidade Sesc Paço da Liberdade. O público será apresentado às diversas referências dessas réplicas do humano em vários momentos da história do Japão, desde a corte imperial até a vida de pessoas comuns em tempos atuais.

Para quem deseja prestigiar a tradicional arte japonesa, a mostra gratuita estará disponível na unidade até o dia 12 de fevereiro, no período das 10h às 20h30.

Sobre a exposição

Em tradução literal, Ningyō significa “forma humana” e é parte indispensável da cultura do Japão. Serão expostos 67 modelos de bonecas típicas, selecionadas e divididas em quatro seções: “Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças”; “Ningyō como obra de arte”; “Ningyō como arte folclórica” e “Disseminação da cultura Ningyō”. A partir de cada uma das quatro perspectivas, os visitantes conhecerão os principais tipos e culturas por trás dessa antiga tradição.

Quem visitar a exposição terá a oportunidade de compreender como esses objetos em forma humana, que já foram considerados símbolos de grandes conquistas das artes modernas, marcam o país oriental de maneira tão intrínseca desde meados do século XVII.

Serviço:

Abertura: 4 de janeiro de 2023, às 19h

Local: Sesc Paço da Liberdade, 4° piso – Espaço das Artes

Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro – Curitiba

Add a comment

Regido pela Lua e sob um grande ciclo de Saturno, 2023 requer inteligência emocional para lidar com incertezas

Regido pela Lua e sob um grande ciclo de Saturno, 2023 requer inteligência emocional para lidar com incertezas

Determinação do planeta regente do ano não reflete uma configuração celeste específica, mas tem raízes históricas na tradição mágica dos antigos sacerdotes caldeus

O ano de 2023 promete muitas emoções! Será hora de testar a capacidade de lidar com incertezas, também reforçando coletivamente assuntos como a magia, o bom uso da intuição e o cuidado com questões psicoemocionais. Isso porque o regente de 2023, de acordo com a astrologia caldaica, será a Lua, ainda sob a influência do grande ciclo de 36 anos de Saturno, que teve início em 2017. “Essa tradição astrológica remete à magia dos antigos sacerdotes caldeus”, explica a astróloga e psicanalista Virginia Gaia. Aliás, é importante salientar que a Lua, o satélite natural da Terra, é denominada “planeta”, na astrologia, pois esse era o nome dado, na Antiguidade, a todos os corpos celestes que se movimentavam em relação ao fundo de estrelas, na perspectiva do observador terrestre.

A influência do regente do ano é sentida coletivamente, de maneira simbólica, não afetando signos zodiacais ou mapas astrais individuais, já que ela não reflete os movimentos dos planetas na esfera celeste. “É importante entender que a determinação do planeta regente do ano não tem a mesma matriz cultural da astrologia ocidental, cuja origem é greco-romana, e que utiliza os movimentos dos astros pelos signos zodiacais para fazer previsões”, explica Gaia. Portanto, a regência caldaica anual é um elemento a mais a ser analisado em conjunto com os movimentos dos astros no céu, denominados trânsitos astrológicos. Em 2023, teremos, por exemplo, o ingresso de Saturno no signo de Peixes, a passagem de Júpiter pelos signos de Áries e Touro e ainda a passagem de Plutão pelo signo de Aquário, cujo significado precisa ser considerado em todas as análises astrológicas.

Com essa abordagem mais mágica e ligada às práticas ocultistas típicas da magia caldaica, o ano da Lua homenageia aquela que é fundamental para a vida na Terra. Dada a sua influência nas águas e nas marés, algo notado desde os primórdios da civilização, a Lua carrega o simbolismo da fertilidade e da maternidade, ao mesmo tempo em que fomenta todos os fenômenos psíquicos, o que inclui temas como saúde mental. Vale lembrar que a influência simbólica anual da Lua se dá sob um grande ciclo de Saturno, considerado o grande transformador, que abala estruturas e pede revisões. Ela se dá pelo fato de 2023 ser o sétimo ano de um ciclo de 36 anos regidos por Saturno, que teve início em 2017.

Assim, pode-se dizer que saímos de um período de grande movimentação, racionalização e retomada de projetos, já que 2022 foi regido por Mercúrio, para um ano no qual a inteligência e o equilíbrio emocional serão pontos chave para lidar com um ano de incertezas e exploração de mistérios, dada a regência pela Lua. Além disso, todos os assuntos ligados ao feminino e ao satélite natural da Terra ficam em destaque, haja vista a retomada das missões espaciais à Lua, a exemplo da Missão Artemis, da Nasa, a agência espacial norte-americana que pretende levar a primeira mulher ao solo lunar.

É na coletividade que a influência do planeta regente do ano deve ser considerada. Esse cronograma cíclico tem raízes na Mesopotâmia, terra dos antigos caldeus. A astrologia caldaica se posiciona, assim como a astrologia ocidental, ao lado de diversas outras astrologias ー árabe, maia, chinesa, indígena, quilombola, entre outras ー como uma linguagem que visa resgatar a conexão humana com o cosmos. Povo semita de grande influência na formação cultural da humanidade, os caldeus também influenciaram inúmeros sistemas mágicos ao longo da história. “Há até astrólogos ocidentais que não adotam essa sequência caldaica em complemento à análise dos trânsitos astrológicos. Porém, negar sua importância histórica é um erro de natureza metodológica que reflete profundo etnocentrismo”, explica Gaia.

A sequência dos planetas regentes dos anos é estabelecida com base na Estrela dos Magos. Também conhecida como Estrela Setenária, ela tem em cada uma de suas sete pontas os planetas que podem ser vistos a olho nu - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – além dos luminares: Sol e Lua.

Um dos astrólogos mais influentes no estudo da Astrologia Caldaica foi, sem dúvida Walter Gorn Old, mais conhecido por Sepharial, nome que escolheu como pseudônimo com base na linguagem angelical e nos seus estudos do alfabeto enoquiano. Sepharial publicou diversos livros sobre astrologia e ocultismo, nos quais registrou as técnicas utilizadas pelos antigos caldeus para determinar regências planetárias para os ciclos de tempo. Influente autor do século XIX, ele tem um papel fundamental para que pudéssemos ter acesso a esses estudos na atualidade.

O sistema que utiliza a sequência de planetas dispostos na Estrela Setenária é especialmente importante para a determinação, para além dos anos, dos dias e dos horários planetários. Esse tipo de designação de regentes planetários é largamente utilizada, até hoje, em sistemas mágicos de escolas famosas na formação do pensamento ocultista no Ocidente, como a Sociedade Teosófica e a Ordem Hermética da Aurora Dourada.

Sobre Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é colaboradora fixa de conteúdo na Istoé. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Add a comment

Mais e mais empresas devem ser atraídas ao mercado digital em 2023

Mais e mais empresas devem ser atraídas ao mercado digital em 2023

Segundo a especialista em mídias sociais, Rejane Toigo, isso ocorrerá em razão de alguns benefícios que o marketing digital oferece, como: estratégia segmentada; otimização de campanhas e baixo investimento

O comércio digital foi impulsionado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Porque as pessoas tiveram que ficar em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas compras, que até então eram feitas em loja físicas, passaram a ser efetuadas exclusivamente pela internet. O boom deste mercado atraiu cada vez mais empresas de diferentes segmentos e tamanhos, que, objetivando angariar e fidelizar seu público-alvo, investiram e têm investido maciçamente em estratégias de comunicação e vendas direcionadas ao ambiente online.

De acordo com a produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, como consequência dessa expansão, também cresceu, no último ano, o mercado publicitário de uma maneira geral e o mercado de marketing digital, em específico. “Para se ter uma ideia, conforme relatório Cenp-Meios, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, publicado anualmente, os investimentos em mídia cresceram 38,8% em 2021, totalizando R$ 19,7 bilhões”, diz.

As expectativas em relação ao mercado de marketing digital são mais alvissareiras ainda para 2023. Segundo a especialista em mídias sociais, mais e mais empresas devem investir no mercado digital no próximo ano em razão de alguns benefícios que o marketing digital oferece, como:

- Negócios em expansão: os negócios digitais podem alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar a qualquer hora. Assim, as empresas conseguem escalar suas vendas, seja qual forem os seus produtos;

- Estratégia segmentada: ferramentas e relatórios mostram exatamente para quem, como e onde mostrar seu produto, atingindo o público ideal com precisão e, consequentemente, aumentando vendas;

- Otimização de campanhas: é possível otimizar campanhas específicas, direcionar verbas, analisando resultados e conhecendo mais seu público;

- Baixo investimento: o marketing digital ainda é o que oferece o melhor custo-benefício para pequenas e médias empresas quando se fala em campanha de lançamento de produtos.

Como não poderia deixar de ser, o aquecimento do mercado de marketing digital será benéfico também aos profissionais da área. Conforme Rejane, por estar em constante evolução, o mundo digital sempre necessita criar e testar novas ferramentas para todos os fins. “Isso faz com que as empresas inovem a todo instante nesta seara para não serem ultrapassadas pela concorrência, aumentando, dessa forma, a procura por profissionais especializados e atentos, que sejam capazes de trazer a melhor solução para atrair e reter seus clientes”, explica.

A produtora digital elenca algumas profissões que tendem a crescer, em 2023, na esteira do aumento da procura por empresas da área de marketing digital. Tais como:

- Redator e revisor de texto: responsável por criar e escrever conteúdo para sites, blogs, posts, e-mail marketing;

- Copywriter: responsável por escrever conteúdos de lançamento, com entendimento da ferramenta SEO para engajar e converter leitores em clientes;

- Programador: responsável pela criação de sites e e-commerces, adaptados para as necessidades dos clientes;

- Designer: especialista na criação da identidade visual, logo, paleta de cores, layout de sites e posts nas redes sociais;

- E-mail marketer: redator persuasivo para campanhas de e-mail marketing, inbound marketing, responsável por entender e decodificar as métricas resultantes;

- Analista SEO: especialista em analisar, observar e investir em estratégias para aumentar os acessos no perfil, desenvolvimento e pesquisa de palavras-chave, visando otimizar as campanhas, sites e perfis;

- Analista de Tráfego: especialista em criar campanhas otimizadas, com estratégias de alta conversão;

- Social media: responsável pela construção da estratégia de marketing (online e offline) do produto, marca ou serviço; determina, através de pesquisas, em quais redes, qual conteúdo e linguagem serão usados para atingir os resultados esperados pelo cliente.

Por fim, a fundadora da Like Marketing ressalta outras profissões que ainda estão em processo de desenvolvimento e consolidação, mas que certamente se tornarão boas opções no mercado nos próximos anos, tais como: consultor em gameficação e arquitetos digitais, que, grosso modo, prestam assessoria para empresas que estão construindo seu mundo digital dentro do metaverso.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos