Cirurgia de miopia: quando o procedimento é indicado?

Cirurgia de miopia: quando o procedimento é indicado?

Apesar de não envolver grandes complicações, a cirurgia não é indicada para todos os casos, pois pode haver riscos. Desta forma, é necessária uma avaliação junto ao médico oftalmologista para a indicação do melhor método

Caracterizada pela dificuldade em focalizar objetos e imagens a longas distâncias, a miopia é um dos transtornos visuais mais comuns em todo o planeta. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 25% da população brasileira é míope, o que representa quase 60 milhões de pessoas. E esses números ainda sofreram um aumento considerável durante a pandemia de Covid-19, como apontou um estudo publicado em 2021 pela revista científica The Lancet. De acordo com a pesquisa, o isolamento social fez com que os índices de miopia progredissem cerca de 40% entre os jovens de 5 a 18 anos, devido a exposição exacerbada às telas dos aparelhos eletrônicos.

Em grande parte dos casos, os efeitos da miopia podem ser amenizados com o uso de óculos e lentes de grau. Porém existem casos nos quais o oftalmologista pode indicar a realização de uma cirurgia para a correção da disfunção visual. “Apesar de não envolver grandes complicações, a cirurgia não é indicada para todos os casos, pois pode haver riscos. Para realizar o procedimento cirúrgico a laser, o paciente deve apresentar: idade acima de 21 anos e grau estabilizado há pelo menos 12 meses, ter até 10 graus de miopia e até 6 graus de astigmatismo e apresentar córneas saudáveis, ”, afirma Cristina Cagliari, médica oftalmologista especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa.

Existem três tipos de procedimentos diferentes para corrigir a miopia cirurgicamente: os métodos Lasik, PRK (sigla para Photorefractive Keratectomy ou Ceratectomia Fotorrefrativa) e o implante de lentes fácicas. As cirurgias a laser Lasik e PRK se diferenciam na forma como o laser é utilizado para esculpir a córnea do paciente, além das necessidades de cuidados no pós-operatório. O implante de lentes fácicas são reservados para casos em que há contra indicação de cirurgia a laser. Para a escolha do melhor método é sempre preciso uma avaliação junto ao médico oftalmologista. “Como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deve cumprir todos os requisitos médicos e estar atento aos cuidados pós-operatórios. Desta forma, evita-se que a pessoa corra riscos desnecessários, que podem envolver complicações como: a perda da visão, infecções, problemas de cicatrização, olhos secos, distúrbios visuais temporários, visão noturna prejudicada, etc.", complementa Cristina.

Escolhendo as lentes certas

Para os casos que não exigem cirurgia, em que a disfunção visual do paciente pode ser solucionada a partir da prescrição de um óculos de grau, ou nos quais não é possível realizar cirurgia, é importante escolher lentes que irão proporcionar a correção adequada, a proteção necessária e o conforto para o dia a dia de uso. Ainda pouco comuns em território brasileiro, as lentes oftálmicas mais finas do mercado, por exemplo, chamadas Tokai 1.76, são oferecidas em território nacional com exclusividade pela Lenscope, companhia que criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos em um processo simples, eficiente e funcional. A tecnologia de lentes de resina com índice de refração de 1.76 permite que esse produto seja pelo menos 30% mais fino que as lentes para alto grau mais comuns no mercado brasileiro.

Para além das questões técnicas, uma lente menos espessa também significa um maior conforto ao seu utilizador, que pode praticar todas as suas atividades diárias confortavelmente e por muito mais tempo. “Existe uma importante questão relacionada à autoestima na utilização de óculos. Reduzir ou eliminar o efeito fundo de garrafa é para muitos tão importante quanto uma boa correção da visão. Inúmeras pessoas deixam de ver e serem vistas por conta da vergonha na utilização de lentes grossas, e a Lenscope trabalha para devolver a autoestima desses consumidores”, afirma Makoto Ikegame, CEO e Cofundador da Lenscope.

As lentes de resina Tokai 1.76 são especificamente produzidas para pessoas com alto grau, atendendo a todos os tipos de ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Além disso, as lentes fornecidas pela Lenscope têm tratamentos inclusos em todos os casos, como: antirrisco, antirreflexo, proteção UVA e UVB, além de tratamento hidrofóbico e oleofóbico contra sujeira e tratamento contra microfissuras.

Sobre a Lenscope

Fundada em 2015, a Lenscope vem revolucionando o mercado óptico brasileiro ao oferecer uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos em um processo simples, eficiente e muito funcional. A healthtech, que também é reconhecida por disponibilizar ao mercado brasileiro as lentes mais finas do mundo, utiliza Inteligência Artificial na oferta de produtos de qualidade superior, de forma acessível e cômoda, sem que o consumidor precise sair de casa.

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Não deixe a intoxicação alimentar estragar as comemorações

Não deixe a intoxicação alimentar estragar as comemorações

Médica do Pilar Hospital dá dicas para ficar longe dessa vilã durante as festas

A intoxicação alimentar surge, principalmente, nos períodos de grandes festas e os riscos aumentam no verão. Náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre são alguns dos sintomas. E é por isso que é bom ficar atento durante as festividades de fim de ano.

Quem for aproveitar as festas na praia vale a pena tomar algumas medidas preventivas para não estragar as comemorações. Segundo a Dra. Andréa Cristina Chromiec, coordenadora e plantonista do Pronto Atendimento do Pilar Hospital, em Curitiba (PR), observar a higiene pessoal do vendedor ambulante é o primeiro passo. Dar preferências a frutas e alimentos embalados também é uma boa pedida. “Evitar consumir alimentos contendo cremes e maioneses é uma boa solução para aqueles que não querem passar as festividades no hospital. Também é muito importante lavar as latinhas de bebidas antes de abri-las”, aconselha a médica.

Nos restaurantes os cuidados também devem permanecer. “É sempre importante observar a organização e limpeza do ambiente. Na hora de comer, opte por carnes e pescados cozidos”, indica.

Mas, se mesmo com todos os cuidados surgirem sintomas como: sede excessiva, boca seca, fraqueza, sonolência, vômitos persistentes, febre alta e diarreia intensa, é fundamental procurar atendimento médico. O tratamento deve ser iniciado com a reposição dos líquidos perdidos e, eventualmente, uso de medicamentos específicos. Além disso, é preciso adotar uma dieta leve, preparada com alimentos cozidos, feitos na hora, sem conservantes e gorduras, como arroz, legumes cozidos e sem casca, bolacha água e sal, carne grelhada e sopas, são alguns alimentos que ajudam o organismo a ganhar mais energia para a recuperação.

A prevenção começa com atitudes simples, como lavar bem as mãos e os alimentos antes de ingeri-los. “Prestar atenção à procedência da comida, sobretudo, carnes, laticínios, peixes, e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los”, explica a médica.

Sobre o Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

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Com dificuldades na fala durante a infância, empresário criou startup focada no desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias

Com dificuldades na fala durante a infância, empresário criou startup focada no desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias

Genial Care é a n°1 da América Latina no ranking Top 100 Impact Startups to Watch

A startup Genial Care, fundada no Brasil pelo norte-americano Kenny Laplante, trabalha de forma multidisciplinar no cuidado e evolução de crianças autistas e suas famílias, conectando tecnologia e embasamento científico às pessoas. A empresa tem o compromisso de criar ferramentas para ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e capacitar e apoiar pessoas cuidadoras nessa jornada.

”Acreditamos em uma ideia simples, mas fundamental: toda criança merece atingir seu máximo potencial. Assim como aqui dentro: cuidamos e desafiamos nossas próprias pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas”, ressalta o fundador da Genial Care, Laplante.

Uma pesquisa feita em 2020 pela startup com mais de 500 cuidadores de crianças de até 12 anos diagnosticadas com autismo mostrou que as mães são as principais responsáveis pelo cuidado do filho (86% dos casos). Quase 70% dos entrevistados disseram que precisam de ajuda para planejar o futuro a longo prazo da criança e 57% gostariam de orientação sobre o fazer e como agir diante de situações desafiadoras.

A ideia para o negócio veio da soma das experiências de Laplante como investidor no fundo de investimentos General Atlantic, que investe no Brasil em companhias como QuintoAndar e Gympass, e voluntário nos postos de saúde brasileiros, enquanto buscava um nicho para atuar em saúde infantil. “Percebi que desde o diagnóstico até a intervenção, há muitas carências relacionadas ao autismo no país”, diz o empreendedor.
Atualmente, a Genial Care conta com mais de 100 colaboradores dispostos a transformar a vida das famílias que convivem com autismo no Brasil. A startup alcançou o top 5 do recém-divulgado ranking Top 100 Impact Startups to Watch, realizado pela consultoria holandesa Dealroom.co. A lista concentra as 100 melhores startups de impacto em ascensão no mundo, com base no Dealroom Signal. A Genial Care é a número 1 da América Latina no ranking e única do Brasil no top 5. A lista completa tem apenas duas empresas brasileiras.

Inovação para uma sociedade mais inclusiva

O diferencial da startup é o foco nos cuidadores. “O pai e a mãe são os professores mais naturais que qualquer criança pode ter, eles têm muito potencial para serem protagonistas, mas são ignorados nos processos”, explica Kenny.

A Organização Mundial da Saúde estima que, em todo mundo, uma em cada 160 crianças tenha autismo. Nos Estados Unidos, um levantamento divulgado em 2020 diz que uma a cada 54 crianças do país está no perfil de Transtorno de Espectro Autista (TEA). O Censo do IBGE 2022 coloca, pela primeira vez, o autismo no radar das estatísticas como forma de mapear quantas pessoas vivem com o transtorno e quantas podem ter, mas ainda não tiveram diagnóstico. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - porém, esses dados estão extremamente desatualizados, e por este motivo o IBGE passará a incluí-los no novo Censo.

Além de auxiliar as famílias, a Genial Care também é parceira de alguns dos principais planos de saúde do país, e busca expandir essa parceria, facilitando o tratamento em todas as pontas. “Oferecemos um serviço de qualidade onde entregamos o máximo de desfecho clínico, a partir de mensuração de dados, com menor custo aos planos de saúde. A nossa rede de excelência para crianças com autismo engloba avaliação integrada, intervenção da criança em domicílio, em locais de atendimentos próximos e nas nossas unidades próprias - a Casa Genial, e treinamento parental. A Genial Care tem como diferencial a multidisciplinaridade, e através de avaliação direcionamos a intervenção ideal para cada caso, em três disciplinas complementares: Terapia Ocupacional, fonoaudiologia e ABA (Análise Comportamental Aplicada). Fazemos tudo isso através de pessoas e tecnologias focadas no cuidado e desenvolvimento de crianças com autismo e suas famílias”, finaliza Laplante. 

Genial Care

Genial Care, clínica multidisciplinar de cuidado e evolução de crianças autistas e suas famílias, conecta tecnologia e embasamento científico às pessoas. A startup tem o compromisso de criar ferramentas para ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e capacitar e apoiar pessoas cuidadoras nessa jornada. Atualmente, conta com mais de 100 colaboradores dispostos a transformar a vida das famílias que convivem com autismo no Brasil.

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Shopping Mestre Álvaro assina com faculdade São Leopoldo Mandic em espaço de loja âncora  

Shopping Mestre Álvaro assina com faculdade São Leopoldo Mandic em espaço de loja âncora

Administrado pela Shoppings Sá Cavalcante, empreendimento é o quarto do portfólio a receber uma faculdade em seu mix de lojas

O Shopping Mestre Álvaro, localizado na Serra (ES), receberá uma unidade da São Leopoldo Mandic, faculdade especializada em cursos na área da saúde. Essa será a única unidade da rede no estado do Espírito Santo e contará com um espaço de mais de 2.950 m².

A Faculdade São Leopoldo Mandic é especializada em cursos como medicina e odontologia, com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) desde 2007. O grupo informal que deu origem ao centro de pesquisas odontológicas São Leopoldo Mandic foi estabelecido em 1972. Atualmente, a instituição é referência em sete estados e no Distrito Federal.

“Uma parceria como essa vai além de uma nova operação. A chegada da São Leopoldo Mandic reforça os nossos empreendimentos como locais de desenvolvimento de novos negócios e que os shoppings vão além de centros de compras, oferecendo serviços e experiências para quem os visita." comenta Walter Cavalcante, fundador e presidente do Conselho Administrativo do Grupo Sá Cavalcante, presente há mais de 48 anos no mercado.

Em 2022, o setor de serviços já registrou uma alta de 1,2% com relação ao período pré-pandemia. Na educação, o Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que atualmente existem 8,9 milhões de alunos matriculados no ensino superior.

“O Shopping Mestre Álvaro está em uma região excepcional, onde a população pode alcançar não apenas o regime de compras ou divertimento, como de tratamentos clínicos, possibilitando que os alunos realizem os seus cursos com facilidade. Essa parceria foi motivada pela fidelidade e respeito que o shopping possui com a população, algo que é muito importante para se tornar parceiro do Grupo São Leopoldo Mandic”, explica José Luiz Cintra Junqueira, presidente da mantenedora e diretor-geral da São Leopoldo Mandic.

Crescimento do setor de educação em shopping centers

Para implantar um campus de faculdade, fatores como segurança e fácil acesso são fundamentais, por isso, os shoppings tornam-se pontos estratégicos para operações como instituições de ensino, por exemplo.

“A nossa expectativa é dobrar a quantidade de alunos com a unidade dentro de um shopping. Há mais facilidade para estacionar os carros, segurança e conta ainda com uma praça de alimentação. Ou seja, diversos aspectos positivos para os alunos”, explica Junqueira.

Além disso, de acordo com Rafael Dal Bello, diretor comercial na Shoppings Sá Cavalcante, a principal motivação para essa parceria é oferecer um mix comercial cada vez mais alinhado às necessidades do público. O segmento de educação é um possível grande gerador de fluxo para os shoppings.

Outro ponto importante dessa parceria é a entrega de um serviço para a comunidade e regiões do entorno dos shopping centers, também aumentando o fluxo de alunos para as escolas e faculdades.

“Uma operação como essa traz incremento de fluxo em dias de semana e ensino de ponta para a região. Outros empreendimentos da empresa possuem espaços focados em aprendizado, como a Uniasselvi – polo físico de educação EAD – no Shopping Moxuara, a Pitágoras ICF no Shopping Rio Poty e a universidade Estácio no Shopping Metrópole Ananindeua”, finaliza Dal Bello.

Sobre a Shoppings Sá Cavalcante

A Shoppings Sá Cavalcante ajuda a promover a conexão entre as pessoas com o desenvolvimento e a administração de Shopping Centers desde 1996. Nas últimas décadas a empresa tem colecionado histórias de sucesso e de superação de desafios e hoje, com um portfólio composto por 07 (sete) shoppings, é uma das grandes administradoras do país, atuando com empreendimentos em quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará. A empresa entende que seus empreendimentos vão além da estrutura física, eles têm um importante papel social, econômico e cultural, pois oferecem lugares que trazem consigo lazer, comodidade, maior qualidade de vida à população e espaços onde os nossos visitantes possam construir e viver suas próprias histórias. Saiba mais em: http://www.shoppingssacavalcante.com.br/

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O futuro das finanças corporativas é feminino

O futuro das finanças corporativas é feminino

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, destaca como as mulheres podem e, muito provavelmente, vão liderar o mercado financeiro no Brasil

Ao analisar o atual cenário econômico do Brasil, João Victorino, administrador de empresas e especialista em finanças pessoais, percebeu que o futuro das finanças corporativas será ainda mais feminino do que hoje. “É nítido como a decisão de investir é feita mais racionalmente pelas mulheres do que pelos homens, isso se dá ao fato de não ter medo de consultar pessoas especializadas no que diz respeito ao mundo dos investimentos”, explica o especialista.

Segundo dados da B3, o primeiro investimento da mulher é muito maior do que o dos homens. Ainda segundo a pesquisa, das mais de 350 mil mulheres que começaram a investir no ano de 2020, apenas 10% interromperam sua jornada após seis meses, e com os homens o índice de desistência chegou a 17% no mesmo período, ou seja, 70% maior. “Estes números mostram que as escolhas masculinas, muitas vezes, não foram as mais adequadas ao cenário econômico do momento, entendendo que os homens procuram menos apoio especializado do que as mulheres”, comenta João.

“Estudando estes elementos, podemos inferir que as mulheres aportam uma quantia maior em seu primeiro investimento, comparado aos homens, por realizarem um processo de análise de maneira mais detalhada e serena, conseguindo se programar para cenários adversos que eventualmente surjam pelo caminho”, ressalta Victorino.

A mudança no mundo dos investimentos acontecerá em um futuro próximo, e como o aumento do número de mulheres neste setor tende a crescer e a ter o maior acesso a informação confiável e de qualidade, proporcionando maior sensação de segurança e conforto às recém chegadas neste mundo. “Basta observar a evolução que o mercado de capitais apresentou nos últimos anos, deixando claro que a facilitação do acesso a este ambiente se mostra benéfica para toda a sociedade”.

No que tange a remuneração média das mulheres, de acordo com os dados do IBGE, o salário delas é 20% menor do que o dos homens no Brasil. Por isso, é fundamental lutar pela igualdade salarial, bem como pela inserção em cargos de lideranças nas empresas e no setor público. Assim, as mulheres poderiam igualar, com facilidade, suas chances de ultrapassar os homens no mundo dos investimentos.

Ainda no que se refere ao mercado de trabalho, “Uma maior oferta de mão-de-obra feminina acarreta, muitas vezes, pouca força de negociação para melhores salários, fazendo com que as mulheres tenham que aceitar condições piores que a dos homens para garantir uma vaga no mercado de trabalho” explica João.

É certo que a conquista feminina por espaço em cargos relevantes tem mudado a forma como é visto o seu relacionamento com o dinheiro. Na medida em que elas chegam a posições de liderança, a administração de seus investimentos pessoais é enxergada com a mesma seriedade usualmente direcionada a suas atividades no trabalho.

Entender que a mulher vem conquistando amplo espaço nos mercados financeiro, de trabalho e de negócios é algo digno de respeitar todo seu esforço e crer que, dia após dia, a mulher pode liderar o futuro das finanças corporativas.

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje como uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

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