Posigraf zera destinação de resíduo para aterros sanitários  

Posigraf zera destinação de resíduo para aterros sanitários

Posigraf destina resíduo para aproveitamento energético e reduz emissão de gases do efeito estufa (GEE) decorrentes do processo produtivo

Zerar a destinação dos resíduos para aterros sanitários até dezembro de 2022. Essa foi a meta estabelecida pela Posigraf - gráfica do Grupo Positivo - há quatro anos, e que foi atingida antes do prazo. A partir de outubro, o despacho para aterros foi retirado do processo de gerenciamento de resíduos da organização. Agora, a solução é a transformação dos resíduos em energia com o objetivo de agregar valor à economia circular da região.

O objetivo, em busca do desenvolvimento sustentável, vem sendo trabalhado ano a ano. Em 2021, a Posigraf enviou para reciclagem, reuso e compostagem 94,3% dos resíduos. O material classificado como perigoso foi destinado para coprocessamento, representando 5,27% do total de resíduos gerados em 2021; os aterrados, apenas 0,44%. De acordo com a analista de Meio Ambiente da Posigraf, Thaís Milena de Araújo, a coleta seletiva é trabalhada internamente com os colaboradores, além da busca pelas melhores práticas para a destinação final no mercado. Outra ação encontrada pela gráfica é a descaracterização e a destinação do uniforme dos colaboradores em estopa utilizado em linha automotiva.

Com o objetivo alcançado, a gráfica é a primeira do ramo na impressão de revistas e livros a ser Aterro Zero. Criado pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) em 2002, o conceito Aterro Zero é uma meta ética, econômica e eficiente, que visa orientar pessoas e empresas a mudar práticas e costumes com o objetivo de igualar ciclos naturais sustentáveis, nos quais todos os materiais descartados tornem-se recursos para continuar sendo utilizados. “Atendemos a todos os requisitos legais para essa destinação e seguimos, ao mesmo tempo, os padrões idealizados pela ZWIA, que são o de garantir a conservação de recursos por meio da produção responsável, consumo, reutilização e recuperação de produtos e materiais sem queima e sem descargas - para a terra, água ou ar - que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana.

“Com essa ação, também vamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa do escopo 3 (inventário GHG Protocol), que contabiliza os resíduos gerados nas operações”, explica. “Todas as ações desenvolvidas estão alinhadas aos acordos globais estipulados pelo conceito ESG e, com o envolvimento e apoio de todas as áreas, conseguimos reduzir a geração de resíduos por meio de prevenção, reuso e reciclagem”, finaliza Thaís.

Cenário

De acordo com o relatório de 2021 do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a maior parte dos resíduos sólidos coletados no país é encaminhada para aterros sanitários. Somente no ano de 2020, foram 46 milhões de toneladas de lixo direcionadas aos aterros. Esse modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos.

Histórico voltado às práticas sustentáveis

A Posigraf foi a primeira gráfica brasileira a conquistar as certificações ISO 14001 e ISO 9001, além da certificação FSC, que atesta a origem controlada do papel utilizado no processo de impressão, além da certificação ISO 45001, que estabelece requisitos relacionados à Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Ainda, a partir de um compromisso voluntário e direto à conservação da biodiversidade, a Posigraf foi a primeira indústria a receber a Certificação LIFE – Lasting Initiative For Earth, metodologia que fornece orientações estratégicas às organizações para garantir a efetividade em ações de conservação à biodiversidade, possibilitando que quantifiquem e compensem de forma objetiva seus impactos aos recursos naturais.

Em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) desde o ano de 2003, a Posigraf garante recursos para a conservação da RPPN Mata do Uru, na região da Lapa (PR) e, em 2008, deu início ao Programa Selo Carbono Zero, estabelecido pela gráfica para compensar as emissões de seus produtos, a partir da metodologia de PSE – Carbono trabalhada pela SPVS.

Em 2017, em parceria com os colégios do Grupo Positivo, a Posigraf implantou o projeto de Logística Reversa que arrecada livros e materiais de papel para reciclagem. Em 2019, o projeto Logística Reversa foi um dos vencedores do 17.º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho - o maior da indústria gráfica do estado - na categoria Sustentabilidade.

Add a comment

Ano Novo sem ansiedade e depressão!

Ano Novo sem ansiedade e depressão!

Para quem sofre de transtornos mentais como ansiedade e depressão, essa época do ano é uma das piores. Seja pela frustração de objetivos não alcançados, pelo estresse das festas de final do ano ou mesmo por não conseguir estar na mesma sintomia que familiares, amigos, por exemplo.

Mas calma. Segundo o clínico geral Dr. Rodrigo Correa, a primeira providência é respeitar seus limites emocionais.

“É preciso ficar alerta com a saúde mental para não desencadear preocupações exacerbadas, pensamentos negativos, angústias, mal-estar, medo até tentativas de suicídios, que são mais comuns na virada do ano”, diz Correa, que reforça a importância de buscar ajuda médica em casos mais graves e o uso devido de remédios para controlar sintomas.

Um dos tratamentos efetivos que o médico utiliza em seus pacientes é o Óleo de Canadibiol, um composto da planta cannabis, sendo responsável por diversos efeitos benéficos no corpo humano, inclusive de caráter medicinal, comprovado por milhares de trabalhos científicos publicados nas mais conceituadas universidades e centros de pesquisa no mundo.

Em seu consultório e consultas online, Dr. Rodrigo tratar inúmeras patologias respaldada pela ciência, tais como ansiedade, depressão, dores crônicas, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, enxaqueca e fibromialgia.

Confira as dicas para controlar a ansiedade

1- Invista em uma alimentação balanceada;

2- Ingira bastante água durante o dia para ficar hidratado;

3- Faça atividades físicas regularmente;

4- Busque atividades que dão prazer e alegria, como sair com os amigos ou começar aquela aula de dança;

5- Faça exercícios de respiração e de meditação diariamente;

6- Durma cedo, desligue o celular e a TV e tente não ter pensamentos negativos.

Add a comment

Por que empresas do ramo de óleo e gás devem investir mais em comunicação?

Por que empresas do ramo de óleo e gás devem investir mais em comunicação?

Por João Paulo Gorni*

Apostar em comunicação tem sido uma estratégia eficiente há anos para empresas dos mais variados segmentos. Tal investimento permite aos gestores um olhar mais amplo e estratégico sobre o negócio, além de otimizar a capacidade de entender seus clientes e o mercado em que atuam.

Nos últimos anos, o que já era promissor ganhou ainda mais evidência com o advento das redes sociais. Hoje, consumidores usam plataformas online não só para buscar mais informações sobre empresas das quais consomem algum produto ou serviço, mas também para se conectar com essas marcas e seus representantes.

A transformação digital atrelada à comunicação pode e deve atuar como mola propulsora dos negócios, e boa parte dos gestores já entendeu essa oportunidade. A questão aqui é entendermos que os avanços tecnológicos podem impactar diretamente na maneira como uma empresa ou marca é vista no mundo, bem como revolucionar a comunicação corporativa como um todo, já que pode ainda auxiliar na forma de como tais companhias se comunicam com seus clientes e funcionários.

De acordo com o estudo Digital Investment Index 2022, em português, Índice de Investimento Digital, elaborada pela Consultoria de Estratégia Global EY Parthemon, junto a executivos de diversos países do mundo, as empresas fizeram grandes investimentos em transformações digitais neste ano, no total, 65% a mais em relação ao que foi aplicado na área em 2020.

Está aí uma grande oportunidade que, a meu ver, poderia ser melhor aproveitada por empresas do ramo de óleo e gás. Este insight surgiu a partir de uma conversa com um grupo de pessoas que não está necessariamente conectado com este universo mas que, de forma indireta, consome produtos e serviços de empresas deste segmento. Ao citar grandes players nacionais e internacionais ninguém sequer reconheceu os nomes de tais companhias que não só movimentam bilhões de dólares todos os anos, como também prestam serviços essenciais para o dia a dia da sociedade e também para o funcionamento de várias outras empresas.

Há anos tenho convivido com executivos do setor de óleo e gás, visto que a Petrogotas atua justamente como prestadora de serviços para companhias do ramo, e me surpreende o fato de boa tarde das pessoas não saber da existência desses negócios. Trata-se de um mercado bastante fechado, do qual poucos sabem o funcionamento, justamente por não haver ações de comunicação que mostrem o quão significativa é a operação dos negócios.

Há, é claro, algumas exceções, como é o caso da Shell que com certa frequência traz luz às suas ações de comunicação e ao seu posicionamento de marca, proporcionando ao seu público uma visão mais ampla do negócio. O mesmo acredito ser o caso da Equinor, que há mais de 20 anos investe no Brasil, e busca gerar valor local por meio de iniciativas sociais, patrocínios e campanhas publicitárias.

Acredito que “apenas” vender e prestar serviços não é mais o suficiente para se fazer presente no mercado atual. Há a necessidade de se investir em uma comunicação eficiente e, para isto, não há como fugir do investimento em tecnologia. Pois assim como nos demais segmentos, precisamos estar cada vez mais envolvidos no mundo digital, uma vez que este é o ambiente onde os mais variados stakeholders (clientes, investidores, funcionários, parceiros prestadores de serviço etc) fortalecem sua conexão com as empresas.

* João Paulo Gorni é fundador e diretor da Petrogotas, empresa brasileira com atuação no setor de manutenção e reparo para a indústria de óleo e gás e limpeza industrial. A frente da companhia há mais de 10 anos. Sob o comando do executivo, a Petrogotas tornou-se referência na prestação de serviço de alta criticidade, tendo hoje uma carteira de clientes composta majoritariamente por multinacionais, algumas dessas com unidade marítima (plataformas de petróleo)

Add a comment

Posigraf zera destinação de resíduo para aterros sanitários  

Posigraf zera destinação de resíduo para aterros sanitários

Posigraf destina resíduo para aproveitamento energético e reduz emissão de gases do efeito estufa (GEE) decorrentes do processo produtivo

Zerar a destinação dos resíduos para aterros sanitários até dezembro de 2022. Essa foi a meta estabelecida pela Posigraf - gráfica do Grupo Positivo - há quatro anos, e que foi atingida antes do prazo. A partir de outubro, o despacho para aterros foi retirado do processo de gerenciamento de resíduos da organização. Agora, a solução é a transformação dos resíduos em energia com o objetivo de agregar valor à economia circular da região.

O objetivo, em busca do desenvolvimento sustentável, vem sendo trabalhado ano a ano. Em 2021, a Posigraf enviou para reciclagem, reuso e compostagem 94,3% dos resíduos. O material classificado como perigoso foi destinado para coprocessamento, representando 5,27% do total de resíduos gerados em 2021; os aterrados, apenas 0,44%. De acordo com a analista de Meio Ambiente da Posigraf, Thaís Milena de Araújo, a coleta seletiva é trabalhada internamente com os colaboradores, além da busca pelas melhores práticas para a destinação final no mercado. Outra ação encontrada pela gráfica é a descaracterização e a destinação do uniforme dos colaboradores em estopa utilizado em linha automotiva.

Com o objetivo alcançado, a gráfica é a primeira do ramo na impressão de revistas e livros a ser Aterro Zero. Criado pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) em 2002, o conceito Aterro Zero é uma meta ética, econômica e eficiente, que visa orientar pessoas e empresas a mudar práticas e costumes com o objetivo de igualar ciclos naturais sustentáveis, nos quais todos os materiais descartados tornem-se recursos para continuar sendo utilizados. “Atendemos a todos os requisitos legais para essa destinação e seguimos, ao mesmo tempo, os padrões idealizados pela ZWIA, que são o de garantir a conservação de recursos por meio da produção responsável, consumo, reutilização e recuperação de produtos e materiais sem queima e sem descargas - para a terra, água ou ar - que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana.

“Com essa ação, também vamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa do escopo 3 (inventário GHG Protocol), que contabiliza os resíduos gerados nas operações”, explica. “Todas as ações desenvolvidas estão alinhadas aos acordos globais estipulados pelo conceito ESG e, com o envolvimento e apoio de todas as áreas, conseguimos reduzir a geração de resíduos por meio de prevenção, reuso e reciclagem”, finaliza Thaís.

Cenário

De acordo com o relatório de 2021 do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a maior parte dos resíduos sólidos coletados no país é encaminhada para aterros sanitários. Somente no ano de 2020, foram 46 milhões de toneladas de lixo direcionadas aos aterros. Esse modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos.

Histórico voltado às práticas sustentáveis

A Posigraf foi a primeira gráfica brasileira a conquistar as certificações ISO 14001 e ISO 9001, além da certificação FSC, que atesta a origem controlada do papel utilizado no processo de impressão, além da certificação ISO 45001, que estabelece requisitos relacionados à Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Ainda, a partir de um compromisso voluntário e direto à conservação da biodiversidade, a Posigraf foi a primeira indústria a receber a Certificação LIFE – Lasting Initiative For Earth, metodologia que fornece orientações estratégicas às organizações para garantir a efetividade em ações de conservação à biodiversidade, possibilitando que quantifiquem e compensem de forma objetiva seus impactos aos recursos naturais.

Em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) desde o ano de 2003, a Posigraf garante recursos para a conservação da RPPN Mata do Uru, na região da Lapa (PR) e, em 2008, deu início ao Programa Selo Carbono Zero, estabelecido pela gráfica para compensar as emissões de seus produtos, a partir da metodologia de PSE – Carbono trabalhada pela SPVS.

Em 2017, em parceria com os colégios do Grupo Positivo, a Posigraf implantou o projeto de Logística Reversa que arrecada livros e materiais de papel para reciclagem. Em 2019, o projeto Logística Reversa foi um dos vencedores do 17.º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho - o maior da indústria gráfica do estado - na categoria Sustentabilidade.

Add a comment

Aeroporto de Bacacheri amplia segurança nas operações com sistema de precisão de navegação aérea

Aeroporto de Bacacheri amplia segurança nas operações com sistema de precisão de navegação aérea

O Aeroporto de Bacacheri, administrado pela CCR Aeroportos, conquistou nesta semana uma importante melhoria que vai ampliar a segurança das operações. O aeroporto restabeleceu o PAPI (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão) e a homologação ocorreu no último dia 26 de dezembro, em um voo de inspeção realizado pela aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse sistema de auxílio visual à navegação aérea tem o objetivo de informar os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso. Antes da homologação, o sistema passou por uma série de ajustes e avaliações técnicas até ficar apto para a operacionalidade. Além dessa melhoria, até o dia 30 de dezembro serão executados reparos no pavimento asfáltico da pista de taxiamento que garantem maior segurança operacional no aeroporto.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos