Leite: vilão ou mocinho? Nutricionista fala sobre mitos e verdades

Leite: vilão ou mocinho? Nutricionista fala sobre mitos e verdades

Leite: vilão ou mocinho? Nutricionista fala sobre mitos e verdades

Professor de Nutrição do UniCuritiba desfaz dúvidas sobre o consumo de laticínios e reforça a importância do leite para a saúde

O Brasil é o maior produtor de leite da América Latina e o terceiro do mundo, mas o consumo no país fica abaixo da média mundial. Em 2023, os brasileiros consumiram 43,7 quilos de produtos lácteos, incluindo queijos, iogurtes, leite em pó e outros laticínios, segundo dados da Embrapa.

O leite lidera a preferência, representando 88% do consumo total de lácteos no Brasil. Queijos e iogurtes somam aproximadamente dois quilos per capita/ano. Enquanto a indústria leiteira trabalha para aumentar esses números, o produto aparece no centro de uma polêmica. Afinal, ele é ou não um alimento inflamatório?

“A resposta é não, o leite não é inflamatório. No entanto, deve ser evitado por pessoas com intolerância à lactose e excluído em casos de alergia”, diz o nutricionista Jhonathan Andrade.

De acordo com o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação – é preciso pensar na alimentação em um amplo espectro. “Alimentação é saúde, é afeto e envolve questões sociais e biológicas. Se você não é vegano e não tem restrições alimentares, celebre o Dia Internacional do Leite com um bom queijo, doce de leite ou um café com leite fresco.”

No mês dedicado ao leite (dia 1º de junho foi o Dia Mundial do Leite e em 24 de junho comemorou-se o Dia Internacional do Leite), Jhonathan explica que embora algumas linhas de tratamento defendam a ideia de que o leite é inflamatório, existe literatura robusta mostrando que esse alimento possui propriedades anticatabólicas, contribui para o aumento da massa muscular e auxilia no emagrecimento.

“O leite é parte de uma dieta saudável e melhora a ingestão de cálcio, essencial para a prevenção de doenças ósseas. No caso dos veganos, intolerantes ou alérgicos, o leite de origem animal pode ser substituído por extratos vegetais”, ensina.

Alimentação saudável

As diretrizes da American Heart Association e American College of Cardiology reforçam as explicações do professor do UniCuritiba. Segundo as entidades americanas, lácteos como o leite desnatado, queijo e iogurte são excelentes para compor uma alimentação saudável.
Fonte de proteína, o leite é importante para a reparação e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Também é rico em cálcio - mineral importante para a formação de ossos e dentes, prevenção da osteoporose e osteopenia, divisão celular, atividades enzimáticas e condução de impulsos nervosos.

Já as vitaminas A e B12 presentes no leite atuam em benefício da visão, cicatrização, desenvolvimento embrionário, defesa antioxidante e imunológica, formação das hemácias e prevenção da anemia.

Como identificar intolerância ou alergia

Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são diarreia ou prisão de ventre, flatulência, distensão e cólicas abdominais. A severidade depende da quantidade consumida e do limite que cada organismo suporta.

Já as alergias são mais intensas e podem causar reações gástricas, dermatológicas (urticária, dermatite) e respiratórias. A confirmação dos diagnósticos é feita por exames laboratoriais. Nesses casos é necessário substituir o leite de fonte animal por extratos vegetais (popularmente chamados de leite vegetal) associados a outras fontes de proteína para complementar a dieta.

Para quem tem restrições alimentares ou é adepto da dieta vegana (que exclui 100% dos alimentos de origem animal), existem opções. Quem tem intolerância pode experimentar leite sem lactose em pequena quantidade e observar se o desconforto gastrointestinal persiste. Já os alérgicos devem eliminar da dieta qualquer produto lácteo de origem animal.

“Ter o acompanhamento de um nutricionista é importante para garantir o equilíbrio nutricional e a saúde, seja qual for a situação”, finaliza o professor do UniCuritiba, que reforça: “Seja por escolha própria ou em caso de restrição alimentar, quem deseja manter o consumo de leite na dieta, mesmo que vegetal, tem boas opções.”

Extrato de aveia

Ingredientes:
• 2 xícaras de chá de aveia em flocos
• 4 xícaras de chá de água fria
Modo de preparo:
Coloque a aveia de molho na água por cerca de uma hora. Passado esse tempo, coloque tudo no liquidificador e bata bem. Coe e guarde esse “leite” na geladeira, consumindo em até três dias.

Extrato de castanha de caju

Ingredientes:
• 1 xícara de chá de castanha de caju (sem ser torrada)
• 3 xícaras de chá de água
Modo de preparo:
Coloque as castanhas de molho por 8 horas, com água suficiente para cobri-las. Escorra, coloque as castanhas no liquidificador e acrescente as três xicaras de água. Bata bem, coe a mistura e guarde na geladeira. O “leite de castanha” deve ser consumido em até três dias.

Extrato de arroz

Ingredientes:
• 1 xícara de chá de arroz branco
• 8 copos de água
Modo de preparo:
Lave o arroz e reserve. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, acrescente o arroz e deixe cozinhar por uma hora, em fogo baixo e com a panela tampada. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe o arroz esfriar. Quando estiver freio, coloque no liquidificador e bata bem. Coe e mantenha na geladeira. Se achar que o “leite” ficou muito espesso, adicione mais água e misture.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment

Clima frio e doenças articulares em pets: como evitar dores e desconfortos  

Clima frio e doenças articulares em pets: como evitar dores e desconfortos

Queda nas temperaturas propicia quadros de dor e demanda cuidados especiais

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, os cuidados com a saúde aumentam. Não é diferente com os animais, especialmente com aqueles que sofrem de doenças articulares. O primeiro desafio para os tutores é diferenciar sinais de dor da letargia proveniente das baixas temperaturas.

A médica-veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade, explica: “É comum que cães e gatos pareçam mais preguiçosos devido ao frio, buscando ficar mais tempo nas caminhas e cobertores e reduzindo atividades físicas. No entanto, esses também podem ser sinais de dor ou desconforto. O tutor precisa avaliar se o animal se anima nos horários mais quentes do dia ou com o ambiente aquecido, além de observar se apresenta dificuldade para se levantar ou se deitar, claudicação ou andar rígido, relutância em subir escadas, irritabilidade ou agressividade, redução do apetite e lambedura nas articulações”.

Detectar sinais de dores em felinos é ainda mais desafiador: eles costumam mascarar doenças e mal-estar como forma de não demonstrar fraqueza no ambiente em que vivem. Dificuldade para saltar, subir e descer móveis, andar curvado ou mudar a posição de dormir, mudança de apetite e nos hábitos de higiene, apresentando pelos mais sujos ou emaranhados, são grandes indícios de dor. “A causa mais comum de dor crônica em gatos é a doença articular degenerativa (DAD), caracterizada pela degeneração e inflamação nas articulações e que tende a piorar nos períodos mais frios”, esclarece Farah.

O frio provoca rigidez muscular e vasoconstrição (redução do tamanho do vaso sanguíneo) no organismo dos animais, aumentando a densidade e o acúmulo de líquido nas articulações e reduzindo a circulação de oxigênio pelos tecidos. Esses efeitos geram mais dor em animais que sofrem de osteoartrite (condição degenerativa que causa dor e inflamação nas articulações), artroses (desgastes da cartilagem), displasias (malformações de quadril ou cotovelo), artrite reumatoide (doença autoimune) ou doenças osteoarticulares crônicas.

Manter os animais em ambientes aquecidos e com roupas e cobertas apropriadas, estimular uma rotina de exercícios moderados para evitar a rigidez das articulações, evitar caminhadas e corridas em pisos escorregadios ou instáveis e manter o pet com o peso adequado, são algumas das orientações da veterinária.

Tratamento

Além do manejo do ambiente, consultas regulares com médicos-veterinários são cruciais para detectar e tratar doenças articulares. “Cirurgias e fisioterapia podem ser indicadas, além do uso contínuo de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, que podem ter as doses ajustadas conforme a evolução do paciente ou alterações ambientais”, explica Farah.

Uma dica da veterinária é a manipulação de medicamentos com sabores e formas farmacêuticas diferenciadas, que tornam o tratamento mais agradável e prazeroso para o pet. “Um medicamento em forma de molho sabor frango ou biscoito sabor picanha, por exemplo, vai estimular o bichinho e melhorar a adesão ao tratamento”.

A prevenção e a complementação do tratamento com nutracêuticos podem fazer uma grande diferença: “O uso do UC-II, ou colágeno tipo dois, é indicado para os animais com doenças articulares, pois desacelera a destruição articular e reduz os quadros de inflamação. A cúrcuma tem propriedade anti-inflamatória, a condroitina protege a cartilagem e a glucosamina tem o poder de fortalecer o tecido cartilaginoso lesado”, finaliza Farah.  A DrogaVET também manipula nutracêuticos com flavorizantes e na dose certa para o peso dos animais.

Sobre a DrogaVET

A DrogaVET está sempre em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade em animais. Pioneira no segmento de farmácias de manipulação, a rede, que surgiu em 2004, já conta com mais de 100 unidades no Brasil, unindo tecnologia, inovação e o conhecimento de uma equipe altamente especializada de farmacêuticos e veterinários. Mais informações no site www.drogavet.com.br.

Add a comment
Curitiba realiza neste sábado (29) o Campeonato de Futebol de Botão Champions League

Curitiba realiza neste sábado (29) o Campeonato de Futebol de Botão Champions League

Curitiba realiza neste sábado (29) o Campeonato de Futebol de Botão Champions League

O evento será integrado à Festa Junina da Escola São Luiz e receberá crianças e adultos

No próximo sábado (29), Curitiba será palco do Campeonato de Futebol de Botão Champions League, que faz parte da tradicional Festa Junina da Escola São Luiz. Este evento é voltado tanto para crianças quanto para adultos, e tem como objetivo promover não apenas a prática esportiva, mas também a integração e a aprendizagem de valores importantes como o respeito e o trabalho em equipe.

O Futebol de Botão vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas de todas as idades, e o Campeonato Champions League, que acontecerá das 12h às 17h no Colégio São Luiz, no bairro Água Verde, é uma excelente oportunidade para os amantes da modalidade se reunirem e mostrarem suas habilidades.

Os responsáveis pela iniciativa são os jogadores profissionais Alexandre Ben Amy Schön e Paulo Ricetti, junto com a pedagoga Rafaela Rodrigues, que reconhecem a importância do Futebol de Botão como uma atividade lúdica que estimula diversos aspectos, como atenção plena, criatividade e honestidade. Além disso, ressaltam que a prática promove o bom relacionamento entre amigos e familiares, sendo uma atividade de baixo custo e que pode ser realizada em qualquer lugar.

Não se trata apenas de uma brincadeira, o Futebol de Botão é considerado um esporte de rendimento, com sua própria estrutura de clubes, atletas e competições nacionais. E para deixar o evento ainda mais especial, ele será parte integrante da Festa Junina da Escola Municipal São Luiz, que contará com atrações como apresentações juninas, comidas típicas e muitas brincadeiras.

Serviço:

Campeonato de Futebol de Botão com vidrilhas Champios League

Data: 29 de junho de 2024

Horário: 12h às 17h

Endereço: Rua Silveira Peixoto, 80 - Entrada pelo lado esquerdo da Escola São Luiz, Água Verde, Curitiba/PR

Informações: (41) 98777-1919

 

Add a comment
Curitiba ganha em setembro seu primeiro Open Mall dedicado a Casa e Lazer

Curitiba ganha em setembro seu primeiro Open Mall dedicado a Casa e Lazer

Curitiba ganha em setembro seu primeiro Open Mall dedicado a Casa e Lazer

Empreendimento do Grupo Macopa recebe investimentos de R$ 100 milhões, está situado em uma das regiões que mais crescem na Capital e vai gerar 2.000 empregos

Curitiba ganha no próximo mês de setembro seu primeiro Open Mall – um conceito de empreendimento varejista que conta com lojas operando num espaço amplo que integra áreas indoor (fechadas) e outdoor ( abertas), em proporcionalidade similar, e de fácil locomoção das pessoas e acesso facilitado de veículos. O Copa Open Mall, nome dado ao novo espaço comercial da capital paranaense, está em fase de finalização de obras e vai comportar 80 operações em 11.000 m2, 100% horizontal. O foco será a oferta de um mix de lojas especializadas nas categorias de Casa e Lazer. O open mall está situado na zona sul da cidade, em um dos cruzamentos mais movimentados da região: entre a Linha Verde e a Rua Ipiranga, no bairro Pinheirinho.

O Grupo Macopa, dono do empreendimento, tem negócios na Capital desde 1955 quando iniciou sua atuação na área industrial de chapas de compensados em madeira. Hoje, a empresa atua em Logística, Real State e Varejo. Para colocar o Copa Open Mall em funcionamento a holding investe R$ 100 milhões em recursos próprios e usará o espaço e parte da estrutura predial de uma de suas primeiras indústrias. Quando em pleno funcionamento, a estimativa é que 2 mil empregos diretos e indiretos sejam criados em virtude da chegada do novo negocio a região.

“Estamos bastante confiantes na retomada da economia do brasileiro. O Grupo Macopa é curitibano e tem raízes nesta região que abrange o sul da Capital. Com a transformação urbana, impulsionada nos últimos anos pela Linha Verde, crescemos juntos e agora com esse novo perfil econômico regional, temos a certeza de que vamos novamente construir mais um capítulo da história de desenvolvimento da nossa cidade”, comemora o presidente do Grupo Macopa, Waldemar Ens.

O Copa Open Mall está situado em um terreno de 33 mil metros quadrados, sendo 11 mil de Área Bruta Locável (ABL). O estacionamento, que será gratuito, tem capacidade para 500 vagas cobertas e descobertas e atenderá de segunda a domingo.

Conceito Open Mall

O projeto arquitetônico e de paisagismo do Copa Open Mall oferece ambientes a céu aberto, os quais prezam pelo conforto das pessoas e o bem-estar dos seus clientes. É o primeiro empreendimento em Curitiba neste segmento e utiliza a estrutura de uma antiga indústria de compensados, que tem em sua arquitetura grandes arcos, preservando a identidade histórica do prédio com a região.

Algumas das vantagens deste conceito é a economia de energia na iluminação e na utilização de ar-condicionado na área comum, por exemplo, pois as lojas e as áreas de convivência são abertas. O projeto privilegiou também o ambiente verde ao entorno da construção, um mini bosque foi preservado e agora faz parte do empreendimento, sendo possível as pessoas visualizarem de diversos pontos do mall. Anexada ao bosque, foi desenvolvido um playground especialmente criado para receber crianças, contemplando ainda espaço para pets.

O Open Mall é um centro comercial que reúne lojas e serviços, mas se difere do conceito de Shopping Center e de Outlet. “Um Open Mall é um centro comercial mais compacto, que combina produtos, serviços tradicionais, serviço de conveniência, a um espaço necessariamente com áreas indoor e outdoor, integrando espaços ao ar livre com lojas internas, proporcionando experiências de compras e lazer em ambientes amplos e de fácil deslocamento. E um custo muito atraente ao lojista, em função de dispensar uma infraestrutura pesada”, explica a gerente comercial do Copa Open Mall, Vanessa Xavier.

Já o Shopping Center é um centro comercial geralmente fechado em sua maior parte da edificação civil, com a utilização de ar-condicionado central, escadas rolantes em formatos verticais, e com, no mínimo, 150 operações ou superior e uma grande gama de operações. No Brasil, o Outlet, por sua vez, é uma planta horizontal com algumas áreas abertas, porém tem na prerrogativa comercial o compromisso de oferecer ao público, produtos e descontos de coleções anteriores. “Essas são diferenças significativas que impactam na experiência do cliente e do lojista. Por isso, os empresários que estarão conosco nessa jornada, terão oportunidade de criar suas operações dentro de um conceito inédito em Curitiba, num ambiente diferenciado e oferecer novas experiências para um público que, cada vez mais, busca escolher locais onde o bem-estar, o atendimento e a junção entre praticidade e lazer caminhem lado a lado”, destaca Vanessa.

Marcas

O Copa Open Mall terá 80 operações que estarão ofertando produtos e serviços sob o guarda-chuva de ‘Casa e Lazer’. São cinco âncoras, oito megalojas e 66 lojas. O empreendimento já conta com as lojas-âncoras confirmadas: Balaroti (construção, decoração), CasaMart (utilidades domésticas), Ciello (móveis e decorações), Cobasi (pets e jardinagem)i, Kinder Park (entretenimento infantil indoor) e Smartfit (academia) e outras dezenas delas que estão em fase e conclusão de contratos.

A estimativa do Grupo Macopa é inaugurar o empreendimento no próximo mês de setembro. “Estamos na fase de finalização das grandes obras e negociação com lojistas que estarão presentes no espaço”, conta a gerente comercial destacando ainda que: “a inauguração vai coincidir com o período bastante movimentado para varejo, que é o fim de ano. Será uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam o Copa Open Mall aproveitando todo o conforto, mix e lazer que o espaço irá oferecer”.

E esses serviços são diversos. No Capa Open Mall será possível as pessoas terem acesso um elevador panorâmico para chegar ao mezanino reservado para uma megaloja, sendo o empreendimento 100% horizontal, estacionamento gratuito com cinco vagas para alimentação elétrica, farta luz natural e espaço com vegetação preservada.

O modelo de atendimento do empreendimento é tratado também como outro diferencial, com o conjunto de serviços, toaletes e espaços de convivência confortáveis, comunicação visual de fácil entendimento e orientação. Equipes que estão sendo treinadas para prestar a melhor assistência com gentileza e proatividade. Hub Central de Convivência e Relax, Playground para crianças, adolescentes, adultos e pets. Praça de Gastronomia integrada ao Hub Central de Convivência. Área dedicada a práticas outdoor ao longo do trajeto do bosque.

“Acreditamos muito nesse empreendimento e vamos trabalhar para oferecer a qualidade de serviços dentro de um ambiente diferenciado e uma nova proposta que é o open mall. Começamos na década de 50 do século passado na região sul de Curitiba e queremos continuar contribuindo com o desenvolvimento regional”, ressalva Waldemar Ens.

Add a comment

Biodegradáveis para todos: Global Embalagens cresce 900% a base de clientes e projeta faturamento de R$ 35 milhões  

Biodegradáveis para todos: Global Embalagens cresce 900% a base de clientes e projeta faturamento de R$ 35 milhões

Marca criada para atender o varejo com embalagens biodegradáveis espera atingir produção de mais de 40 milhões de unidades

A Global Embalagens, localizada em Betim (MG), foi criada com o objetivo de eliminar as barreiras de entrada do mercado nacional para a utilização de embalagens biodegradáveis, viu a procura por seus produtos dar um salto e prevê dobrar o faturamento em 2024, atingindo R$ 35 milhões. Fundada em 2020 a partir da inquietação do empreendedor Carlos Henrique Siqueira (36), um dos fundadores da rede de franquias JAH do Açaí, a indústria foi criada para atender apenas a rede. Pouco tempo depois, a demanda foi crescendo, saltou para 100 clientes e, quatro anos depois, já conta com mais de mil marcas ativas no portfólio.

“Entendemos que o propósito da Global Embalagens, pouco tempo após ser criada, é tornar a sustentabilidade e a personalização acessíveis ao varejista brasileiro, seja ele pequeno ou grande”, diz o CEO, Carlos Henrique Siqueira. De acordo com ele as embalagens biodegradáveis são cada vez mais procuradas e com alta demanda, principalmente durante a sazonalidade, as indústrias acabam priorizando grandes clientes e o pequeno e médio acabam ficando desatendidos. “Nosso foco é justamente democratizar o acesso as opções biodegradáveis com custo-benefício, qualidade e prazo”, argumenta.

Entendida como um critério de consumo, a sustentabilidade já é um fator que promove a conexão entre as marcas e os clientes. De acordo com as projeções da consultoria Precedence Research, até 2032 o mercado global de embalagens sustentáveis deve mais que dobrar, atingindo US$ 211,51 bilhões. “Hoje atendemos clientes de todo o Brasil com um portfólio de 30 produtos, entre sacos Kraft, copos, potes e tampas biodegradáveis. Desde o microempreendedor que está iniciando com uma dark kitchen de açaí ou marmitas, até grandes empresas que têm o pilar ESG estruturado”, conta Siqueira.

De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), as indústrias consumidoras estão com a atenção voltada a substituição do plástico por materiais mais sustentáveis, sendo que nos últimos três anos, a representatividade dos plásticos no valor bruto teve recuo de 36% para 33%. Enquanto isso, o papelão ondulado subiu de 20 para 23% e o papel de 5% para 6%. “As embalagens, muitas vezes, são o ponto inicial de contato com o consumidor. Elas precisam transmitir o que a marca é e como ela se comporta no mercado. A primeira experiência é o fator mais estratégico para fidelizar ou não o cliente em qualquer segmento. O mercado já sabe disso e entende o papel das embalagens nesse contexto todo”, diz o CEO da Global Embalagens.

Atualmente a sede principal da indústria fica em Minas Gerais, com 5 mil m2. Recentemente a marca ampliou a atuação física para operações na Bahia e no Ceará. “Seja pequeno ou grande, um dos comportamentos do mercado de embalagens é que os clientes precisam de agilidade e custo-benefício. O produto não consegue ser comercializado se a embalagem não estiver pronta. Por isso nossa estratégia de expansão é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes com operações físicas”, argumenta Carlos Siqueira. Atualmente a Global Embalagens produz em média 48 milhões de embalagens ao ano.

Recentemente a marca também lançou a máquina seladora para que as tampas dos potes também sejam de papel. “Uma porcentagem significativa dos nossos clientes usa embalagens biodegradáveis, mas as tampas continuavam sendo de plástico. Nosso objetivo é incentivar que elas sejam 100% biodegradáveis. Nosso cliente pode adquirir a seladora por um preço justo e fazer a finalização dentro da própria operação. Temos a pretensão de reduzir ainda mais o uso do plástico com essa estratégia, além de incentivarmos ainda mais a sustentabilidade”, pondera o CEO da Global Embalagens.

Em 2024 a Global Embalagens deve receber R$ 5 milhões de investimento de capital próprio para expansão da sede principal, além da aquisição de maquinário.

Sobre a Global Embalagens

A Global Embalagens faz parte do Global Group e foi criada para tornar embalagens biodegradáveis e personalizadas acessíveis ao mercado de alimentação brasileiro, do pequeno ao grande varejista. Com operações físicas nos estados de Minas Gerais, Bahia e Ceará, atualmente produz mais de 40 milhões de embalagens ao ano e traz em seu portfólio mais de 30 produtos. A marca atende clientes em todos os estados brasileiros. Saiba mais: https://globalembalagens.ind.br

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos