Parques Nacionais encantam visitantes e protegem a biodiversidade do Brasil

Parques Nacionais encantam visitantes e protegem a biodiversidade do Brasil

Turismo em Parques Nacionais colabora com a economia e educação ambiental

Em 14 de Junho, o Brasil comemorou o Dia dos Parques Nacionais, mesma data de criação do primeiro Parque Nacional, o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. A comemoração serve para chamar a atenção de um importante sistema utilizado para conservação da biodiversidade e de espaços naturais.

O assunto é de interesse mundial. Em um recente documentário disponível na Netflix, com narração do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Our Great National Parks”, ou “Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo”, da tradução para o português, mostra exemplares de todos os continentes. Da Patagônia Chilena à Ilha de Madagascar, na África, as imagens de tirar o fôlego mostram não apenas a exuberância, mas também a importância dessas áreas para a humanidade.

Ainda que a série não conte com a participação do Brasil, nessa primeira temporada, nossos 74 Parques Nacionais não ficam atrás e de norte a sul do país, encantam quem tem a curiosidade de conhecer esses locais singulares: “É um céu invertido”. Essa é a impressão que a psicóloga Letícia Alves teve na visita que fez ao Parque Nacional das Emas, em Chapadão do Céu, Goiás, junto com seu marido, Denis Hyde. Os dois ficaram deslumbrados com o fenômeno da bioluminescência. “As larvas dos vagalumes ficam nos cupinzeiros e vão acendendo, aos poucos. Parece uma cidade iluminada, um céu ao contrário, é maravilhoso”, descreve Letícia sobre a caminhada noturna que fez no Parque das Emas.

Embora os homenageados sejam os Parques Nacionais, a celebração de fato é para a categoria “Parque”, uma classificação da UICN (União Nacional para a Conservação da Natureza), que engloba também as versões estaduais e municipais. Independentemente da esfera pública de gestão, todos têm em comum a presença de paisagens deslumbrantes, biodiversidade rica e o objetivo de promover o turismo.

Famosos Parques Nacionais

O primeiro Parque Nacional do Brasil, Itatiaia, foi criado há 85 anos, em 1937, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, sugestão do botânico Alberto Löfgren, já com o objetivo de conservar para estimular a pesquisa científica e a garantia de lazer natural à população.

Em seguida, em 1939, foi a vez do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Paraná com a Argentina, abrigo das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza e Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. O Instituto Semeia, uma organização sem fins lucrativos que busca a valorização de áreas protegidas e estimula o orgulho nacional brasileiro pelos parques, considera o Parque Nacional do Iguaçu um bom exemplo do turismo como uma importante ferramenta de conservação. Segundo a instituição, o parque recebeu mais de 2 milhões de turistas em 2018, no período de pré-pandemia, número três vezes maior que o de 1998, ano de concessão dos serviços de uso público do parque. Em 2022, com a realização do projeto da nova concessão, esse número deve crescer ainda mais: “Isso graças a uma série de iniciativas voltadas à conservação, mostrando que o aumento do ecoturismo e o ordenamento turístico podem ser importantes aliados nessa frente”, conta Fernando Pieroni, Presidente do Instituto Semeia.

No bioma Caatinga, no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara apresenta a história do Homo Sapiens em mais de 700 sítios arqueológicos preservados. A história dos brasileiros primitivos é contada pelas milhares de pinturas rupestres nas formações rochosas do parque, abertas ao público, mostrando que estas áreas são importantes não somente para a proteção da biodiversidade, mas também para que todos possam conhecer a história dos primeiros habitantes da região, seus hábitos e até espécies já extintas.

Só Parques?

Embora a estrela do dia sejam os Parques, é importante ressaltar que o Brasil têm milhares de Unidades de Conservação abertas à visitação, como Refúgios de Vida Silvestre, Reserva Extrativista, Floresta, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Monumentos Naturais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável e até mesmo as Áreas de Proteção Ambiental.

Na APA do Jalapão, que fica ao lado do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, visitantes passeiam pelas dunas e admiram o capim dourado. A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, lembra que, além da beleza, “o Cerrado é a caixa d'água do Brasil, e qualidade do ar, dos solos, das fontes de água e de alimentos estão garantidos também pela proteção das Unidades de Conservação do bioma”.

Como conhecer um Parque?

Uma boa opção para as pessoas que ainda não tiveram nenhum ou pouco contato com essas áreas tão espetaculares é a realização da ação Um Dia No Parque, comemorado daqui a pouco mais de um mês, em 24 de julho. Pelo quinto ano, o evento conta com uma programação especial em centenas de Unidades de Conservação brasileiras, incluindo Parques Nacionais.

Pela página da ação na internet, visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque. Unidades de Conservação podem se inscrever até dia 3 de julho para participar e propor atividades na maior mobilização pelas áreas protegidas do país pelo formulário neste link.

Sobre a Coalizão Pró-UCs

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

Add a comment

Rua 24 Horas recebe 1º Festival Gastronômico de Inverno

Rua 24 Horas recebe 1º Festival Gastronômico de Inverno

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital paranaense, com opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, trará promoções especiais e receitas deliciosas para aquecer o período mais gelado do ano

As temperaturas despencaram em Curitiba, e nada melhor do que uma gastronomia saborosa e cheia de personalidade para acompanhar bons momentos e aquecer o corpo. Nos próximos meses, até o dia 02 de agosto, a Rua 24 Horas, um dos endereços mais tradicionais da capital paranaense, vai sediar o 1° Festival Gastronômico de Inverno, com opções criativas e deliciosas.

Promovido pelo Bávaro, uma das operações mais tradicionais da Rua 24 Horas, o evento terá como destaque Risoto de Pinhão (R$ 39), Fondue de Coxinha (R$ 39,90) e Sanduíche de Costela Gato Preto (R$ 28,90). Serão servidos, também, diversas outras opções de sanduíches, entre eles o Biarticulado (R$ 30), um saboroso hambúrguer com duas carnes, e o Capivara (R$ 28,90), feito com carne de porco. O menu traz ainda o preparo Oil Man (R$ 25), anéis de cebola caramelizada, e a tradicional chapa de alcatra com pão de alho (R$ 69,90).

Para beber, opções que costumam aquecer os curitibanos no inverno, entre elas diversas opções de quentão, como o Tesão Piá (R$ 15), que leva leite condensado, e o quentão com marshmallow (R$ 10,90); o drink Japona, feito com Campari, vodka e limão; o saboroso Choconhaque; o clássico chopp submarino, servido com Steinhäger; e o tradicional chocolate quente.

“A nossa ideia é reviver e homenagear pratos clássicos de Curitiba, que combinam com o inverno, dando ao nosso público opções deliciosas de local food, comida tradicionalmente consumida pelos moradores cidade, durante o período mais gelado do ano”, comenta o empresário Luiz Breda, idealizador do festival.

O 1° Festival Gastronômico de Inverno na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar – sem número) será realizado até o dia 02 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 23h. Mais informações pelo telefone (41) 3078-9777.

Add a comment

Para esquentar: 6 bares e restaurantes em Curitiba para beber quentão

Para esquentar: 6 bares e restaurantes em Curitiba para beber quentão

Tradicional mais períodos mais gelados do ano, a bebida é ideal para aquecer o corpo na capital paranaense

Com a chegada do inverno, as temperaturas estão cada vez mais baixas em Curitiba, e nada melhor que uma bebida quente e reconfortante para aquecer o corpo. Para quem gosta de aproveitar as iguarias que têm a cara da estação, uma ótima opção é curtir o friozinho saboreando uma das receitas mais tradicionais dessa época do ano: o quentão.
Na capital paranaense, são muitas opções de lugares que incluem o quentão no cardápio. Preparamos uma lista com XX empreendimentos que oferecem a bebida em suas versões clássicas ou com ingredientes diferenciados.

Bar Quermesse: conhecido pelo cardápio que oferece tradicionais comidinhas de boteco e culinária caseira em um ambiente aconchegante e descontraído, o Bar Quermesse promove, até o final do inverno, o seu incrível Festival do Quentão. São seis opções: Quentão tradicional, Quentão com marshmellow, Quentão com canela, Quentão com gemada, Quentão com gengibre e Quentão com limão caipira e cravo. Todos os sabores da deliciosa bebida custam R$ 10 cada. O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro e funciona, de terça a sexta, das 17h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. Mais informações no perfil oficial do Bar Quermesse no Instagram (@barquermesse) ou pelo telefone (41) 3026-6676.

Cubano: o empreendimento acaba de lançar o seu primeiro Festival de Quentão. São quatro receitas diferentes do tradicional preparo, incluindo criações especiais. O Quentão de vinho sai por R$ 10, ou a R$ 12 com marshmallow. Outra pedida com toque cubano é o Quentão com rum, a R$ 12, ou com marshmallow a R$ 14. O Festival de Quentão acontece até o fim do inverno. O bar fica no Edifício Anita (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 15), no Centro. Mais informações no Instagram da casa (@cubanocwb).

Kitsune: comandado pelo chef André Pionteke, a marca do restaurante Kitsune é misturar ingredientes brasileiros com elementos e técnicas asiáticas. Nesse conceito, cabe combinar os preparos da casa com o tradicional quentão. Para isso, o empreendimento preparou ações especiais envolvendo a bebida. O Kitsune fica na Rua Celeste Santi (nº 358), no bairro Ahú. Reservas e informações pelo telefone (41) 9 9703-6332 ou via DM no perfil oficial do restaurante no Instagram (@kitsune.cwb).

Porks – Porco & Chope: apostando no estilo dos pubs europeus, o Porks tem uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou em pé, até mesmo, na rua. Durante as estações mais geladas do ano, o quentão é protagonista no menu de toda a rede. Todas as lojas oferecem o quentão tradicional por R$ 10 ou variações com marshmallow, e espuma de gengibre por R$13. Mais informações sobre horários e endereços no perfil oficial da rede no Instagram (@porks_brasil).

Bávaro – Rua 24 Horas: Até o dia 02 de agosto, a Rua 24 Horas, um dos endereços mais tradicionais da capital paranaense, vai sediar o 1° Festival Gastronômico de Inverno, com itens criativos e deliciosos. Para beber, opções que costumam aquecer os curitibanos no inverno, entre elas diversas receitas de quentão, como o Tesão Piá (R$ 15), que leva leite condensado, e o quentão com marshmallow (R$ 10,90). O festival acontece na Rua Visconde de Nácar, sem número, de segunda a sábado, das 10h às 23h.

Lupita Bistrô Bar: Localizado no Centro de Curitiba, no tradicional Edifício Anita, o bar comandado pelo chef Dudu Sperandio conta com diversas opções para esquentar o inverno curitibano, entre elas o tradicional quentão (R$ 15). O Lupita Bistrô Bar está localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho (nº 15 A), com horário de funcionamento de segunda a quinta, das 9h às 23h, e nas sextas e sábados, das 9h à 00h. Mais informações no Instagram oficial do empreendimento (@lupitabristrobar).

Add a comment

Humorista Yuri Marçal se apresenta em Curitiba

Humorista Yuri Marçal se apresenta em Curitiba

Show de stand up está marcado para o dia 17 de junho no Teatro Ebanx Regina Vogue

Com irreverência e piadas sobre a própria vida, o humorista Yuri Marçal se apresenta em Curitiba, nesta sexta-feira (17/06). O artista sobe ao palco do Teatro Ebanx Regina Vogue com seu stand up comedy “Nem se minha vida dependesse disso”.

No show, ele fala de religião, política, desigualdade, racismo e as causas LGBTQI+ que levam o público à reflexão. Artista do subúrbio carioca, ele é filho de uma mãe rígida que o criou sozinha, já foi youtuber e após ouvir por várias vezes que deveria apostar no humor, acabou se inscrevendo numa escola de atores. Marçal acaba de estrear na Netflix o especial "Ledo Engano", com piadas que falam sobre família, raça e religião.

O teatro fica dentro do Shopping Estação, no piso L2.

Serviço:

Stand up Yuri Marçal

Quando: 17 de Junho

Horário: 20h

Gênero: Stand-up

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Ingressos:

R$57,50 (meia)

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br 

Add a comment

Skincare do bumbum está em alta

Skincare do bumbum está em alta

Saiba mais sobre essa tendência e como cuidar da região com cosméticos específicos

O autocuidado se intensificou durante a pandemia e os rituais de beleza, que fizeram parte desse período, seguem fortes em 2022.

A tendência do momento são os cuidados com o bumbum, um dos mais prejudicados pela diminuição dos exercícios e do tempo que passamos sentados durante o home office.

Atenta a essa movimentação do mercado da beleza, a Hinode conta com produtos específicos para a região e, junto com seu time de especialistas em produtos, dá dicas para quem deseja cuidar do bumbum. Confira!

- Esfoliante Corporal Corps: os cuidados começam com a esfoliação, que deve ser feita duas vezes por semana durante o banho. O Esfoliante Corps atua na eliminação de células mortas e auxilia na renovação da pele de todo o corpo, inclusive das nádegas.

- Celulift Corps: após o banho, aplique o produto na região do bumbum. Ele conta com componentes próprios para melhorar a flacidez da pele, deixando-a mais firme. Criado especialmente para quem deseja praticidade na hora de cuidar da pele, o creme tem rápida absorção e contribui na redução de gordura localizada e do aspecto de casca de laranja, característico da celulite.

- Lifting Bumbum Corps: deve ser utilizado antes de se deitar para dar um “up” na pele da região. Ele atua na melhora da firmeza, levantando a região dos glúteos com resultados após 28 dias.

Todos os produtos podem ser adquiridos pelo e-commerce da marca (www.hinode.com.br) ou com os consultores de vendas oficiais.

Sobrew Hinode

Fundado em 5 de outubro de 1988, o Hinode Group nasceu como uma empresa de cosméticos de venda direta. Em 2008, transformou-se numa das primeiras companhias nacionais a investir no modelo de marketing de rede. Uma marca feita para pessoas que assumem o rumo de suas vidas, orientados pela paixão por desenvolver produtos e criar oportunidades. A categoria fragrâncias é o carro-chefe, com itens premiados. A Hinode conta com linhas feminina, masculina, infantil e de bem-estar, oferecendo aos consumidores um portfólio de produtos essenciais e a beleza integral, que cuida de dentro para fora e de fora para dentro. Os itens da marca podem ser encontrados com consultores oficiais Hinode e no e-commerce da marca.

Hinode - www.hinode.com.br 

Instagram - @hinodeoficial 

Catálogo virtual - catalogo.grupohinode.com

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos