Especialistas internacionais debatem investimentos em ESG no Brasil  

Especialistas internacionais debatem investimentos em ESG no Brasil

Conduzido pelo LIDE UK, em parceria com a Cadwalader, encontro falou sobre transição verde no contexto brasileiro

Nos últimos anos, o termo ESG recebeu muita visibilidade no Brasil. A sigla, que significa Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança), é designada às empresas que realizam ações e são norteadas por boas práticas ambientais, sociais e de governança, a fim de causar um impacto positivo em todas essas frentes.

O Brasil conta com uma vasta gama de energias renováveis e é dono de uma das energias mais limpas do mundo, com quase 50% das suas fontes de energia sendo desse tipo, um número extremamente alto se comparado com a média mundial (14%). Porém, depender dessas fontes ainda demanda um custo muito alto para as empresas do país, que necessitam de investidores para que possam se adequar a essas exigências.

Para realizar práticas ESG bem sucedidas, as companhias devem se atentar aos principais fatores socioambientais envolvidos em seus serviços, como redução de emissão de carbono e, consequentemente, diminuição na poluição e geração de resíduos. Uma das notáveis formas de investimento nessa área são os fundos ESG, direcionados de acordo com o nível de sustentabilidade que a empresa apresenta. As companhias que desejam receber os fundos necessitam cumprir algumas demandas, como, por exemplo, detalhar as práticas corporativas, transparência financeira, ser inclusiva e representativa, realizar iniciativas sociais, ser ambientalmente consciente no uso de seus recursos e possuir princípios de governança.

Essa é a grande questão: como as companhias brasileiras, que ainda não realizam práticas de acordo com o ESG, podem receber incentivos para tornar-se ambientalmente responsáveis? Na última semana, um evento promovido pelo LIDE UK em Londres reuniu vários especialistas internacionais para discutir o assunto. Para o presidente do LIDE UK, Breno Silva, falar no Reino Unido sobre os investimentos em ESG no Brasil é uma forma de inserir o país no mercado internacional. “O Reino Unido é um dos principais centros econômicos do mundo e é importante mostrar a todos os desafios e oportunidades presentes no Brasil. Temos vários desafios pela frente e devemos encontrar um equilíbrio entre ações urgentes e um planejamento sustentável de longo prazo”, aponta.

Para o consultor sênior da Climate Bonds Initiative, Fabrizio Palmucci, CFA, o Brasil ainda é um mercado pequeno na área, mas tem um grande potencial. “Já estamos trabalhando em conjunto com as autoridades brasileiras para que essa área de investimentos cresça bastante no país, pois é um lugar repleto de oportunidades em iniciativas verdes”, explica. O advogado especialista da Cadwalader, Duncan Grieve, ressalta que, para ele, o tópico mais importante do evento foi o de como gerar um consenso global sobre os padrões de iniciativas verdes. “Para que haja mudanças realmente efetivas, devemos ter uma cooperação internacional mais forte e engajada na perspectiva do ESG”, destaca Grieve.

É importantíssimo falar desse tema no Brasil para fazer com que o governo e as empresas do país controlem, ao máximo, o risco reputacional que podem enfrentar, principalmente em mercados emergentes, conforme aponta o estrategista sênior de mercados emergentes da BlueBay Asset Management, Graham Stock. “Já estamos, há alguns anos, em conversas com o governo brasileiro para entender o que pode ser feito para evitar ações como os incêndios florestais e crimes contra a natureza, principalmente na Floresta Amazônica”, explica.

Por ser visto como um mercado de maior risco em relação aos países europeus, o copresidente e membro do comitê de gestão da Cadwalader, Jason Halper, acredita que as empresas brasileiras precisam mostrar estabilidade para atrair investimentos internacionais em ESG. “O básico que as companhias brasileiras podem fazer para isso é deixar claro que suas empresas têm uma boa administração, são estáveis financeiramente, fazem uma boa gestão dos riscos climáticos e se importam com as iniciativas verdes”, alerta o especialista.

Segundo Breno, com tudo que foi discutido no evento, foi concluído que são necessárias regras e políticas mais claras e harmonizadas para incentivar e dar escala aos investimentos sustentáveis – e isso precisa ser feito com um trabalho mais integrado, trazendo as frentes públicas e privadas para a conversa. Além disso, Breno lembra que, para alcançarmos uma transição justa e sustentável, deve-se olhar também para o impacto econômico-social, não somente para o clima. “Ao realizar essa transição verde, é importante pensar em todas as partes envolvidas. Por exemplo, não adianta preservar a Amazônia se as pessoas que vivem lá não tiverem as condições ideais para sobreviver e se desenvolver”, finaliza.

O Brazil ESG Investment Agenda 2022 foi o primeiro de uma série de eventos do LIDE UK, em que são abordadas perspectivas políticas e econômicas das empresas no Brasil e Reino Unido, a fim de melhorar o ambiente de negócios entre as empresas e investidores dos países.

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Nativa SPA Morango Ruby: nova linha de cuidados do Boticário traz a sofisticação do morango e vitamina C

Nativa SPA Morango Ruby: nova linha de cuidados do Boticário traz a sofisticação do morango e vitamina C

Nativa SPA Morango Ruby: nova linha de cuidados do Boticário traz a sofisticação do morango e vitamina C

Produtos para cuidados corporais e capilares com ativos potentes e exclusivo óleo nutritivo de quinoa, que proporciona pele radiante e aumenta a produção de colágeno em até 77%, com perfumação sensual e irresistível da fruta

O Boticário lança Nativa SPA Morango Ruby, linha de cuidados para corpo e cabelo inspirada no morango, fruta que é símbolo de sofisticação e amada pelas brasileiras. Os produtos recuperam a luminosidade e reduzem os danos causados pelos radicais livres, por meio da vitamina C*; nos fios, proporcionam nutrição, reduzem o frizz e repõem proteína; já na pele, proporcionam intensa hidratação, ambos com o auxílio da quinoa, presente como óleo nutritivo, capaz de estimular a produção de colágeno em até 77%, e como proteína, exclusiva para os produtos capilares.

Com oito novos produtos, o lançamento traz fragrância sensual e irresistível, que trabalha com notas florais e amadeiradas em contraste com o dulçor do morango. Uma combinação delicada e sofisticada.

A vitamina C, que é um ativo já conhecido no skincare facial, tem se mostrado promissora também na manutenção dos cuidados do corpo e do cabelo, iluminando e ajudando no combate aos radicais livres que danificam as células e ocasionam o envelhecimento precoce da pele e também no ressecamento e danos dos fios. Quando associada ao óleo nutritivo, aumenta a produção de colágeno e combate a flacidez da pele, e à proteína de quinoa, exclusivamente presente nos produtos capilares, fortalece e nutre profundamente o cabelo, reduzindo em até duas vezes o frizz e proporcionando benefícios funcionais que vão além da hidratação. “Mais do que nunca, estamos atentos à funcionalidade dos nossos produtos voltados aos cuidados pessoais, por notarmos a necessidade da consumidora de encontrar opções no mercado que atuem de forma ampla e facilitem sua rotina, entregando mais resultados em menos etapas”, afirma Vanessa Machado, diretora de Marketing de Produto da categoria Corpo e Banho do Boticário.

Composta por loção corporal (disponível em três volumetrias), esfoliante corporal, sabonete líquido, body splash, shampoo e condicionador, Nativa SPA Morango Ruby é aliada da consumidora que busca por uma linha de uso diário para garantir a manutenção da luminosidade da pele e proporcionar nutrição superior aos cabelos, sem perder a perfumação intensa já reconhecida de Nativa SPA e o bem-estar gerado pelos momentos de autocuidado, com produtos cruelty free e veganos.

Os produtos de Nativa SPA Morango Ruby estão disponíveis em todas as lojas físicas do país e no e-commerce da marca, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de acionar um revendedor da marca pelo link.

Durante o período de lançamento, a linha estará com descontos de 20% em todos os canais de venda da marca, até 03/07, conforme disponibilidade de estoque.

*Exceto sabonete líquido, esfoliante e body splash.

Serviço:

Loção Antioxidante Desodorante Hidratante Corporal

400 ml – R$ 67,90

200 ml – R$ 46,90

Refil (350 ml) – R$ 47,90

Com extrato de morango, enriquecida com vitamina C, a loção é a dose diária de antioxidantes que a pele precisa. Com uso contínuo, auxilia na recuperação da luminosidade da pele e prevenção do envelhecimento precoce. Sua fórmula também contém óleo nutritivo de quinoa, que reforça a produção de colágeno.

Modo de uso: com a pele seca, espalhe a loção em todo o corpo.

Geleia Esfoliante Corporal 175 g – R$ 46,90

Com extrato de sementes de morango, esfolia delicadamente, removendo células mortas e gerando sensação de pele macia e aveludada.
Modo de uso: durante o banho, aplique em todo o corpo e esfolie com movimentos delicados, depois enxágue. Use de 2 a 3 vezes por semana.

Sabonete Líquido Corporal 200 ml – R$ 43,90

Com extrato de morango e óleo nutritivo de quinoa, o sabonete líquido corporal limpa a pele enquanto proporciona maciez e hidratação.
Modo de uso: durante o banho, aplique no corpo fazendo movimentos suaves. Enxágue em seguida. Use diariamente.

Body Splash Desodorante Colônia 200 ml – R$ 69,90

Com glicerina, o body splash hidrata a pele por até 24 horas. Sua fragrância suculenta e irresistível combina com notas florais e amadeiradas em contraste ao dulçor do morango. Delicada, chique e sensual.

Modo de uso: aplique sobre o corpo quantas vezes desejar.

Shampoo Vegano Nutrição Antifrizz 300 ml – R$ 46,90

Com vitamina C e proteína de quinoa, garante nutrição profunda e restauração no 1° uso*. Além de reduzir pontas duplas, promover maciez, brilho e cabelos com 2 vezes menos frizz.

Formulação SEM ingredientes de origem animal

*Resultados obtidos por meio de testes com uso combinado do shampoo/xampu e condicionador da linha.

MODO DE USO: aplique nos cabelos molhados fazendo uma massagem suave. Repita o procedimento se achar necessário e enxágue bem.

Condicionador Vegano Nutrição Antifrizz – R$ 49,90

Com vitamina C e proteína de quinoa, garante nutrição profunda e restauração no 1° uso*. Além de reduzir pontas duplas, promover maciez, brilho e cabelos com 2 vezes menos frizz.

Formulação SEM ingredientes de origem animal.

*Resultados obtidos por meio de testes com uso combinado do shampoo/xampu e condicionador da linha.

MODO DE USO: espalhe ao longo dos fios. Desembarace suavemente, deixando agir por alguns minutos. Enxágue bem.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

www.oboticario.com.br 
@oboticario

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Morretes recebe grande festival de blues com mais de 20 shows gratuitos, gastronomia, cerveja artesanal e recreação infantil

Morretes recebe grande festival de blues com mais de 20 shows gratuitos, gastronomia, cerveja artesanal e recreação infantil

O 1º Morretes Blues Festival, que será realizado nos dias 18 e 19 de junho, vai agitar a histórica cidade de Morretes e ser a principal atração cultural no final de semana do feriadão de Corpus Christi

Com seus primeiros registros no século XVII, no sul dos Estados Unidos, o blues criou grandes nomes que marcaram a história da música e se transformaram em verdadeiras lendas, como B.B. King, Muddy Waters, Robert Johnson e Gary Moore. O estilo musical ganhou o mundo por sua melodia envolvente, com muito improviso instrumental e vocais marcantes. Agora, inspirado nestes grandes ícones da música mundial, nasce o Morretes Blues Festival, novo festival multicultural do litoral do Paraná.

O evento inédito e gratuito, promovido pela Planeta Brasil Entretenimento em parceria com a rede Porks – Porco & Chope, será realizado no final de semana do feriadão de Corpus Christi, nos dias 18 e 19 de junho, sábado e domingo, em diversos pontos do centro histórico da cidade de Morretes. O festival vai reunir os principais músicos da cena paranaense, com gastronomia diversa e atividades para toda a família, movimentando a economia local e levando uma nova opção de entretenimento para os moradores da região e turistas.

“Morretes é uma cidade que respira arte e a gastronomia. O Morretes Blues Festival surge com o objetivo de ser o maior festival multicultural do litoral paranaense. Um final de semana focado em entretenimento de altíssima qualidade, com muito blues e gastronomia de excelência. Tudo isso aos pés da Serra do Mar, em uma região paradisíaca. Temos certeza de que estamos criando um evento que terá vida longa”, comenta Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento e um dos idealizadores do Morretes Blues Festival.

Durante os dois dias do Morretes Blues Festival, o público poderá acompanhar gratuitamente mais de 20 shows, comandados por 12 atrações: Anne Glober, Tony Caster, The Black Mouth Dogs, Guicah Project, Pão de Hambúrguer, Ricardo Maranhão Power Trio, Rail Road Blues, Gui Tosin, Lonesome (Ivan Halfon), Mamba Blues, Burger Brothers e Carine Luup. “Em sinergia com o espaço paradisíaco, as atrações musicais vão levar o público presente para um universo bem peculiar, que vai conectar diferentes vertentes do estilo musical em dois dias repletos de experiências e emoções”, destaca Patrik Cornelsen.

Gastronomia e muito mais

Além de muita música de qualidade, o evento também contará com dezenas de opções de chopes artesanais, drinks especiais e muita gastronomia. Serão diversas operações gastronômicas temporárias, que irão se unir aos bares e restaurantes tradicionais da cidade para oferecer preparos saborosos e cheios de personalidade, entre eles hambúrgueres, barreado, churrasco de igreja, moqueca vegana e fish n´chips. Outros destaques do evento serão as recreações infantis, com monitoria, e, como não seria diferente, o belíssimo trajeto até a cidade de Morretes. Em parceria com a Serra Verde Expresse, a organização do Morretes Blues Festival vai incentivar passeios de trem pela Serra do Mar paranaense.

“Estamos preparando um grande evento para pessoas que queiram passar o final de semana curtindo uma programação realmente inesquecível. Além do cuidado com a escolha dos artistas que irão tocar durante o festival, estamos selecionando com muito carinho os artistas da gastronomia que irão potencializar a experiência do Morretes Blues Festival”, completa José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope e um dos idealizadores do Curitiba Blues Festival.

O Morretes Blues Festival vai acontecer nos dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo), a partir das 11h, em palcos e espaços espalhados pelo centro histórico da cidade de Morretes (PR). Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram (@morretesbluesfestival).

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Com a robótica pode ser o fim das grandes incisões nas cirurgias cardíacas

Com a robótica pode ser o fim das grandes incisões nas cirurgias cardíacas

Além da diferença expressiva no tamanho das incisões cirúrgicas, o tempo de recuperação de um paciente pós-cirurgia cardíaca cai de 6 semanas para 6 dias em média

Desde o início da pandemia, em 2020, o Brasil vem acumulando uma longa fila de espera de pacientes com doenças cardiovasculares. Os números, segundo o Ministério da Saúde, ultrapassam 60 mil pacientes que tiveram procedimentos suspensos ou adiados durante a crise com a covid-19. São milhares de pessoas. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), são realizadas, por ano no Brasil, aproximadamente 95 mil cirurgias.

Esses números mostram o impacto das doenças cardiovasculares na vida dos brasileiros. Sem contar as dificuldades das suas cardiopatias, muitos ainda precisarão encarar a intensa recuperação e o tempo de pós-operatório, que no caso das cirurgias tradicionais podem levar até seis semanas de recuperação. Mas o fortalecimento no país das cirurgias com ajuda da robótica pode ser o fim das grandes cicatrizes e de uma recuperação de 6 dias, e não mais 6 semanas. É o que explica o cirurgião cardiotorácico do Pilar Hospital em Curitiba, que que integra a holding Hospital Care, Milton Santoro.

Segundo ele, um fator limitante da cirurgia convencional sempre está relacionado com a incisão óssea. “Isso porque o coração é protegido por um arcabouço ósseo e, assim, para termos uma abordagem ampla ao coração nós precisamos realizar essa incisão óssea. E, como em qualquer circunstância semelhante a uma fratura, por exemplo, nós vamos ter de 4 a 6 semanas para uma consolidação adequada. Então isso trazia uma grande limitação para o paciente, extenso tempo de recuperação e maior risco agregado”, diz. “Atualmente, com uma abordagem mais específica, como é a cirurgia robótica, nós temos uma quantidade muito menor de trauma. Então a robótica é hoje a forma menos traumática para as cirurgias cardiovasculares com com a máxima qualidade de resultado”, avalia.

Recuperação mais rápida e menor tempo hospitalar

A experiência do cirurgião operando no robô Da Vinci do Pilar Hospital, um dos sistemas de cirurgia robótica de mais destaque e mais testado no mundo, revela que a há muitas diferenças em relação à cirurgia convencional. Para o paciente, uma imensa vantagem é a recuperação muito mais rápida, mas não só isso. “Envolve menos tempo de internação hospitalar, menos tempo na internação na UTI, menos fatores de risco inerentes ao procedimento, como sangramento, dor, e, aliado a isso, uma grande melhora estética porque não teremos grandes incisões. Com a robótica são incisões tão pequenas que, muitas vezes, podem ser camufladas até pelo local de escolha desses acessos e, principalmente, um retorno precoce à todas atividades, inclusive atividades físicas e práticas esportivas num tempo realmente surpreendente. Tem pacientes que vemos evoluir com procedimentos minimamente invasivos, com ou sem o uso da robótica, que em cinco ou seis dias está novamente indo para uma academia. Então, para o paciente é a chance de ter uma vida normal em um tempo bastante curto”, comenta.

Versatilidade que abrange qualquer procedimento cardíaco

Com a cirurgia robótica pode ser o fim do medo e do trauma que é a cirurgia cardíaca para muitos pacientes. Conforme Dr. Santoro, a cirurgia robótica para cardiopatias não oferece um tratamento diferente dos que já existem. Ela é a mesma cirurgia que sempre foi executada, agora apenas por uma abordagem diferente. “Não existe limitação da técnica relacionada com nenhuma doença. A única limitação que a cirurgia robótica vai enfrentar é em relação aos acessos. Como na cirurgia robótica nós temos que escolher uma abordagem porque não há uma grande incisão para se manipular as estruturas intracavitárias, nós temos que entrar sempre com determinado foco de abrangência para esse tratamento. Então, nesse aspecto, em alguns casos ela pode ter um pouco menos de versatilidade do que uma cirurgia convencional. Mas ela se aplica, praticamente, a todos os tipos de doenças, é só uma questão da estratégia a ser adotada: para as cirurgias congênitas, para as cirurgias valvares, principalmente, as cirurgias envolvendo a válvula mitral e para as cirurgias de coronária”, explica.

Melhor visibilidade, mobilidade e flexibilidade para o procedimento

Pode parecer que a tecnologia só auxilia os médicos. Mas não é bem assim. Quando cirurgias complexas, difíceis em situações exaustivas precisam ser realizadas os pacientes acabam assumindo um risco cirúrgico maior. A cirurgia robótica, já regulamentada pela Conselho Federal de Medicina, oportuniza uma melhora expressiva em relação à qualidade técnica da execução. “Isso porque os cirurgiões, como todos os humanos, têm limitações próprias dos movimentos e das articulações. Agora, em se tratando de um aparato robótico, essa limitação não existe, então conseguimos realizar movimentos por meio do robô que sem esse auxílio seriam extremamente arriscados ou até impossíveis. Isso se reflete numa qualidade melhor de execução e das circunstâncias enfrentadas em diversas cirurgias”, diz.

Outro benefício, segundo o especialista, é em relação à visualização ampliada. “Como nós trabalhamos com uma câmara de alta resolução com o robô, temos uma visão muito mais ampliada, com inúmeros detalhes do que está sendo feito e isso nos permite avançar em algumas técnicas de correção, com relação ao que nós faríamos com o olhar humano ou mesmo com o uso de lupas próprias para a cirurgia. Além disso, nós temos uma iluminação e um foco das estruturas perfeito, isso porque conseguimos ter todas essas vantagens ópticas com o uso do robô”, completa.

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Jasmine Alimentos é adquirida por M. Dias Branco e se associa a uma das maiores empresas de alimentos no país

Jasmine Alimentos é adquirida por M. Dias Branco e se associa a uma das maiores empresas de alimentos no país

Empresa paranaense, que faturou R$ 180 milhões no ano passado, passa a fazer parte de uma das mais expressivas companhias de alimentos brasileira

A Jasmine Alimentos, empresa referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar, formaliza nesta quinta-feira (9) a aliança com a empresa líder nos segmentos de massas e biscoitos M. Dias Branco. A novidade foi revelada oficialmente pela companhia.

“A Jasmine é uma empresa que já nasceu com o DNA de oferecer produtos voltados para o bem-estar e um estilo de vida equilibrado. Essa é uma tendência mundial e uma aquisição estratégica”, ressalta o diretor-presidente da companhia, Ivens Dias Branco Júnior. O segmento de alimentos saudáveis tem uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) estimada em 5,3% até 2025, acima da indústria alimentícia em geral (3,6%) e do mercado de indulgência (4,5%). A promissora parceria permitirá impulsionar ainda mais o crescimento das duas empresas.

Há mais de trinta anos no mercado de alimentação saudável, tanto no Brasil quanto no exterior, a Jasmine oferece produtos alinhados à filosofia de promover saúde e qualidade de vida com alimentos saudáveis e nutritivos, de sabor e qualidade diferenciados. Após passar por recente processo de rebranding, a empresa renovou sua logomarca e tagline para “Gosto de viver bem”. O processo revela uma estratégia ambiciosa: se manter próximo, relevante e conectado com o público durante o seu dia a dia, promovendo soluções práticas, saudáveis e verdadeiras para a rotina das pessoas.

Segundo o CEO da Jasmine Alimentos, Rodolfo Tornesi Lourenço, os valores e os propósitos da M. Dias Branco vão ao encontro dos princípios que norteiam a atuação da marca paranaense nestes 32 anos de história. “A fusão com a Nutrition et Santé foi muito bem-sucedida. Nestes oito anos, ampliamos nosso portfólio, realizamos consideráveis investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conquistamos maior market share de mercado e aumentamos nossa margem de lucro", destaca.

O CEO da Nutrition & Santé, Luis Uribe, compartilha da mesma opinião. "Foi uma parceria de sucesso. Tanto que, após esses anos, colhemos frutos com a ampliação do escopo de atuação, lançamentos inovadores e aumento da distribuição", ressalta.

Para Lourenço, passar a fazer parte da M. Dias Branco inaugura uma nova era na Jasmine Alimentos. "Estamos otimistas de que nessa nova etapa seremos capazes de ir além: suprir a demanda por alimentos saudáveis de qualidade premium e fortalecer a presença da marca em novas praças, com investimentos ainda maiores na área de produção e também no trade”, completa.

Histórico Jasmine Alimentos

Fundada em 1990, a Jasmine nasceu pelas mãos de Christophe Allain e sua esposa, Rosa, que começaram a dar os primeiros passos na empresa, quando ofereciam aos amigos alimentos macrobióticos, dos quais eram adeptos. Ao longo dos anos, o pequeno negócio se transformou numa das principais marcas do setor e o compromisso da empresa sempre se manteve irretocável: disseminar hábitos alimentares mais saudáveis, ampliando a conscientização do público para consumir produtos nutricionalmente ricos, com ingredientes naturais, certificação de origem, sem abrir mão do sabor.

Em 2014, a empresa foi comprada pela multinacional francesa Nutrition et Santé e, neste período, cresceu mais de 30% em market share. A Jasmine tem em sua linha de alimentos naturais, integrais e orgânicos, mais de 140 itens, sendo as principais categorias cookies integrais, granolas, pães sem glúten e outros cereais diversos voltados para consumidores com necessidades nutricionais especiais ou que buscam qualidade de vida.

Com uma fábrica de 15 mil metros quadrados, inaugurada em 2015, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, a Jasmine atinge mais de 26 mil pontos de venda por meio de força de venda direta e indireta, nas cinco regiões do Brasil. Cerca de 50% da receita da empresa hoje é proveniente de São Paulo e Região Sul. A planta industrial conta com equipamentos de última geração e segue um modelo de produção sustentável. Além disso, os produtos da marca possuem certificações importantes, como Orgânico Brasil e Vegan.

Agora, a Jasmine Alimentos passa a integrar o portfólio da M. Dias Branco, ao lado de marcas líderes em suas categorias, como Piraquê, Vitarella, Adria, Fortaleza e Isabela. O processo de venda foi assessorado pela Seneca Evercore e Tozzini Freire Advogados.

“Com a capilaridade nacional de distribuição da M. Dias Branco, a marca tem grande potencial de se desenvolver em outras regiões”, explica o vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, Gustavo Theodozio. O executivo destaca que, com os investimentos realizados nos últimos anos, a fábrica conta com uma reserva de capacidade que a habilita para uma nova rodada de crescimento. “É mais uma demonstração do grande potencial de desenvolvimento da marca e de seu portfólio de produtos”, completa.

O diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco, Fabio Cefaly, estima que o faturamento da Jasmine deve superar R$ 200 milhões em 2022. “Os produtos têm preços médios e margens atrativas e terão contribuição positiva no portfólio da M. Dias Branco”, finaliza.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.

Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do País. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 16 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades contam com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa tem mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instaladas em diferentes estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

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