Quais são as doenças crônicas que causam queda de cabelos?

Quais são as doenças crônicas que causam queda de cabelos?

O médico e tricologista Dr. Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, alerta: aos primeiros sinais de alarme, um especialista deve ser procurado para que possa identificar a origem do problema e o tratar

Dr. Luciano Barsanti

Entre as doenças crônicas, algumas delas podem ter como sintoma a queda de cabelo. Mas, isso pode ter diferentes motivos e origens e, por isso, é importante analisar cada caso. O médico e tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor Médico do Instituto do Cabelo, explica que é fundamental que esses pacientes sejam acompanhados por uma equipe multiprofissional – que inclua um tricologista – para que o tratamento adequado para cada paciente seja encontrado.

Segundo ele, existem várias doenças crônicas que podem levar à queda de cabelo. Algumas patologias comprometem a nutrição do bulbo capilar, que é a raiz do cabelo. Exemplo disso é o diabetes, que quando não está controlado pode, a médio ou longo prazos, comprometer as arteríolas, que são pequenos vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para o folículo piloso, a ‘fábrica’ do cabelo, provocando queda e afinamento dos fios. “A hipertensão arterial é outra situação que pode acometer o comprometimento dos fios”, explica ele.

O especialista fala, ainda, de outras patologias, como as enterocolites – que são inflamações no trato digestivo –, gastrite, doença de Crohn, síndromes de má absorção e intolerâncias alimentares (à lactose, ao glúten ou a outros componentes). Estas são situações anormais que levam a uma desnutrição orgânica e consequente diminuição dos elementos básicos para a produção de fios de cabelo. “Isso acontece porque há perda ou incapacidade de absorver nutrientes essenciais para os cabelos, como as vitaminas do complexo B, proteínas e ferro”, elucida o médico e tricologista.

As anemias – provocadas por perda constante de sangue, mesmo em pequenas quantidades – como nos miomas uterinos, cálculos renais, alterações de coagulação, sangramentos menstruais intensos, endometriose e a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), além de doenças como as leucemias e patologias que alterem a coagulação sanguínea, como a baixa quantidade de plaquetas, também podem levar à queda de cabelo.

Na insuficiência renal, ou em pacientes que fazem hemodiálise, pode ocorrer uma perda constante de Ferro, levando a uma anemia ferropriva crônica com a alteração da saúde e até da cor dos fios de cabelo.

“Existem outras situações que causam a queda de cabelo, como as doenças psiquiátricas – a exemplo da depressão, anorexia nervosa ou tricotilomania – que são causas relativamente frequentes de calvície ou queda capilar. Doenças que causam dor crônica e/ou que prejudicam o sono provocam quedas intensas, o chamado Eflúvio Telógeno. As moléstias autoimunes como o lúpus e líquen plano, também podem ser citadas”, acrescenta Barsanti.

O médico e tricologista lembra ainda das doenças prolongadas, que podem causar muito sofrimento e desgaste psicológico, como os vários tipos de câncer ou as moléstias do tecido conjuntivo, que causam quedas capilares importantes.

“Não é possível determinar um tratamento sem conhecer o paciente, porque ele vai depender da causa e do tipo de doença. Sendo assim, é importante que, aos primeiros sinais de alarme – como excesso de cabelos no chuveiro, na pia do banheiro, na fronha, na mesa de trabalho ou banco do carro – o paciente procure imediatamente um médico e tricologista de confiança”, conclui.

Sobre o Instituto do Cabelo

O Instituto do Cabelo é uma clínica médica, registrada no CRM sob o número 38045, especializada no tratamento capilar de homens, mulheres e crianças.

À frente dos trabalhos estão o Dr. Luciano Barsanti e a Dra. Marcia Cecilio.

O currículo do Dr. Luciano Barsanti dispensa quaisquer outras apresentações. Médico e Tricologista, ele é Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri", membro titular do American Hair Loss Council - USA e da Sociedade Italiana de Tricologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. É Diretor Médico do Instituto do Cabelo.

Junto a ele está a Dra. Marcia Cecilio, Diretora Científica do Instituto do Cabelo. Médica e Tricologista, ela é membro titular do American Hair Loss Council - USA, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, e membro da Sociedade Brasileira de Tricologia "SBTri".

O protocolo médico do Instituto do Cabelo utiliza métodos não-invasivos para diagnóstico do problema capilar e seu melhor tratamento. Isso significa que a recuperação da saúde dos cabelos se faz sem injeções no couro cabeludo (mesoterapia), cirurgias, técnicas artificiais de entrelaçamento ou próteses.

No tratamento não-invasivo, são utilizados equipamentos para eletroestimulação do bulbo do cabelo e desobstrução do óstio (orifício) capilar.

Métodos avançados de diagnóstico: Para a detecção dos problemas capilares envolvidos, o paciente é submetido à consulta médica e ao exame tricológico, por meio de scanner do couro cabeludo, e à microscopia da raiz capilar (bulbo). A partir desse diagnóstico, o paciente é encaminhado ao tratamento.

Tratamento: No tratamento não-invasivo, são utilizados equipamentos pra eletroestimulação do bulbo do cabelo e desobstrução do óstio (orifício) capilar. O Instituto do cabelo utiliza tecnologia de laser de baixo comprimento de onda para a recuperação capilar.

O FDA Americano avaliza o laser de baixa penetração como uma das tecnologias para o tratamento de recuperação capilar. A técnica chama-se LLLT (Low Level Laser Therapy), também conhecida como laser frio. Estudos científicos internacionais demonstraram o aumento da multiplicação celular da raiz do cabelo, aumentando a velocidade de crescimento dos fios e melhorando a densidade capilar, a partir desse tratamento.

Outras terapias auxiliares são adotadas para que o tratamento se potencialize, já que os pacientes podem necessitar de atendimento multidisciplinar que, apenas a partir de uma consulta médica, serão indicados.

O Instituto do cabelo oferece atendimento específico para a recuperação capilar após a gravidez, bem como para os mais variados casos de alopecia.

Todo o tratamento é acompanhado e supervisionado por um médico e tricologista.

Add a comment

Bombinhas-SC está de braços abertos para receber turistas no feriado de Corpus Christi  

Bombinhas-SC está de braços abertos para receber turistas no feriado de Corpus Christi 

O destino também oferece passeios aquáticos, atividades de ecoturismo e os melhores locais para a prática de mergulho 

O dia dedicado à celebração de Corpus Christi será 16 de junho, quinta-feira, com direito a uma esticadinha até domingo (19 de junho). Se o plano é viajar para aproveitar o final de semana prolongado, a opção de destino pode ser o litoral catarinense, com destaque para Bombinhas, considerada uma das cidades com as praias mais bonitas do estado, muito bem avaliadas no Tripadvisor, maior site de viagens do mundo.

O destino também oferece passeios aquáticos, atividades de ecoturismo e os melhores locais para a prática de mergulho. Tudo isso com suporte hoteleiro, gastronômico e de serviços de qualidade. A cidade também é bem servida de restaurantes, supermercados, lojas e de um comércio variado com uma diversidade de preços.

Onde ficar

Bombinhas dispõe de infraestrutura de hospedagem com um leque amplo de opções como, por exemplo, imóveis para locação na temporada com conceito de hotel, diferencial que atrai o turista que busca conforto, praticidade e funcionalidade, ideal para famílias.

A proposta é da Mattos Investimentos, referência em locação de imóveis por temporada na cidade. A gestora de negócios da empresa, Valentina Ciavatta, detalha que o hóspede recebe camas prontas, cardápio de serviços exclusivos, amenities de cozinha, de higiene pessoal e camas pet.

“Os apartamentos para alugar têm áreas de lazer, piscina, espaço fitness e área gourmet, além de sistema de vigilância 24 horas e acesso facilitado às praias, comércios e demais atrações da cidade. As equipes de limpeza que atendem os apartamentos obedecem aos protocolos de higienização e sanitização e utilizam produtos hospitalares com certificação ambiental”, explica a gestora de negócios.

Segundo ela, os clientes ainda têm a opção de alugar apartamentos do Residencial Punta Blu, Residencial Porto Madero e Residencial Boulevard Bombinhas, que oferecem pagamento facilitado.

Serviço:

Mattos Investimentos

https://www.mattosinvestimentos.com

https://www.facebook.com/mattosinvestimentos

@mattosinvestimentos

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Central de atendimento: (47) 3366-8151

Add a comment

Shopping Curitiba arrecada roupas de frio e cobertores para doação

Shopping Curitiba arrecada roupas de frio e cobertores para doação

Campanha Aquece Ibradim segue até o dia 15 de junho no Shopping Curitiba

O Shopping Curitiba está arrecadando cobertores, agasalhos, gorros, meias e calçados em bom estado de conservação, em parceria com o Comitê de Políticas Sociais e Sustentabilidade do Ibradim – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário. A campanha “Aquece Ibradim” visa diminuir o sofrimento causado pelo frio, às pessoas em estado de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas até o dia 15 de junho, no Largo Curitiba (piso L2).

As peças arrecadadas (juntamente com cobertores e moletons infantis, a serem comprados com as doações em dinheiro que forem feitas para o PIX; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), serão distribuídas por representantes do IBRADIM, em parceria com a Steps (@projeto_steps), à comunidades e instituições localizadas em diversas regiões do país e, aqui em Curitiba, para instituições que atendem idosos e crianças. Dentre as instituições beneficiadas de Curitiba, está a Associação Biblioteca Amigos do Caximba, que hoje atende 310 crianças, 22 gestantes e 105 idosos, além de prestar apoio à comunidade do Caximba, que possui aproximadamente 1.147 famílias (segundo dados da prefeitura que efetuou cadastros para o Projeto Nova Caximba).

A campanha Aquece Ibradim atua em diversos Estados em que o Instituto possui associados. O Ibradim está presente em 25 Estados e no DF, contando com mais de 2774 associados.

Campanha Aquece Ibradim - Shopping Curitiba

Até 15 de junho

Arrecadação de cobertores, agasalhos, gorros, meias e calçados em bom estado

Largo Curitiba, piso L2 do Shopping Curitiba

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br 

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba 

Add a comment

LLUMM marca presença em 6 ambientes da CASACOR SP  

LLUMM marca presença em 6 ambientes da CASACOR SP

Evento acontece de 5 de julho a 11 de setembro, no Conjunto Nacional

A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, marca presença em sete ambientes assinados por arquitetos na CASACOR São Paulo 2022.

Os projetos luminotécnicos foram desenvolvidos especialmente para a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina e contam com curadoria especial da LLUMM na inclusão de produtos com diferenciais técnicos, como ângulos de abertura, alto IRC, fator de potência elevado e baixo ofuscamento. A iluminação ainda conversa com os conceitos desenvolvidos por cada profissional: Joe Filho, Ricardo Abreu, Samuel Angelo, Gabriela Mendes, João Daniel Silva e Martins, Felipe Stracci e Luciana Pitombo.

A LLUMMtech, divisão especialista da empresa, conta com um time de engenheiros e arquitetos preparados para desenvolver projetos inteligentes, sempre pensando em otimizar os resultados, aliando iluminação, tecnologia, eficiência energética e bom gosto.

Além dos projetos assinados, a empresa também participa da exposição de 35 anos da CASACOR, projeto de Carmela Rocha e Paula Thyse, que acontece entre 5 de julho e 11 de setembro. A edição comemorativa ocorre no coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, na Avenida Paulista.

Com mais de 10 mil m² de área construída, a CASACOR São Paulo vai ocupar o primeiro piso do complexo e o terraço aberto, que já abrigou o clássico restaurante Fasano.

Add a comment

Com energia solar em crescimento, "marketing verde" entra como ponto fundamental no planejamento estratégico das empresas

Com energia solar em crescimento, "marketing verde" entra como ponto fundamental no planejamento estratégico das empresas

Empresas que estão conectadas com o coletivo estão um passo à frente, afirma Saulo Camelo

Os números apresentados em 2021 foram a base para uma previsão que vem sendo cumprida rigorosamente em 2022: o setor de energia solar deve crescer 24% até 31 de dezembro e há fortes elementos que levam a acreditar nesta projeção. No último ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou um número recorde de projetos solares, com o país atingindo 12GW de capacidade solar instalada. O setor atraiu mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Não bastasse, o Governo Federal sancionou em 2022 a Lei nº 14.300, que cria o marco legal da geração distribuída a partir de fontes renováveis no Brasil, ou seja, é a segurança jurídica do mercado e dos consumidores. A partir desta lei, gerar e consumir a própria energia sustentável passa a ser um direito de cada cidadão, do pequeno negócio e também do produtor rural do País.

Diante de um setor em franco crescimento e possibilidades cada vez mais amplas, torna-se primordial não só o marketing para energia sustentável como também uma estratégia acertada neste segmento. São justamente as indústrias de energia renovável que estão em fase de ascensão.

De acordo com Saulo Camelo, CEO da Camelo Digital, agência que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias inovadoras, é o marketing digital quem desenvolve um trabalho bastante complexo com as empresas de instalação solar e em paralelo, sugere ao cliente as vantagens dos painéis solares. “Como acontece em qualquer setor, é necessário fazer uma consulta antes de confirmar uma compra e, para isso, é fundamental compreender os benefícios de ter aquele determinado produto ou serviço”, afirma.

E esta é uma peculiaridade do setor. Em relação a energia solar, há muitos clientes que, ao buscarem informações querem, na verdade, entender como se dá o processo de compra e a instalação, sem que os esclarecimentos sobre custos sejam deixados de lado. “Então, as empresas podem, a partir deste ponto, enfatizar seus produtos e serviços e, assim, atrair clientes”, explica Saulo.

O marketing digital é que leva as empresas solares à aplicação de estratégias para a produção de leads solares. É neste ponto que entra o chamado marketing verde, o trabalho de evidenciar os benefícios de um determinado produto, ao mesmo tempo em que mostra não haver nele efeitos nocivos. “Para isso, é importante que a empresa utilize o símbolo de verificado ambiental, demonstrando preocupação com a sustentabilidade, além da capacidade de reutilizar, reciclar e campanhas para conectar a população aos impactos produzidos pelos poluentes. As empresas que estão conectadas com o coletivo estão um passo à frente”.

Sobre Saulo Camelo

Saulo Camelo é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de 10 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background nas áreas de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12 países.

Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da Camelo Digital, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.

Sobre a Agência Camelo

Com sede na Capital paulista, entre as diversas soluções na área de marketing e comunicação, a empresa também desenvolve aplicativos e sites que transformam a vida de usuários. E, para isso, conta com um time especialista em Design e Marketing Digital. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, DNV GL, OGFI, entre outros. Conquistou o prêmio Agência Top 10 Apptuts e mantém parceria com a ABRADI e o Sebrae. Atende demandas em SEO, Branding, Marketing de Performance, Mídias Digitais, User Experience, Consultoria de Marca. Para saber mais, acesse https://camelo.digital/, pelo instagram @camelo.digital ou envie mensagem pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos