16° Festival de Pão com Bolinho homenageia os 30 anos do Festival de Curitiba  

16° Festival de Pão com Bolinho homenageia os 30 anos do Festival de Curitiba

Evento gastronômico acontece até 17 de abril e terá 62 participantes

Pela primeira vez, o popular Festival de Pão com Bolinho, organizado pela Curitiba Honesta, fará parte da programação do tradicional Festival de Curitiba, que comemora neste ano sua 30ª edição. O 16º Festival do Pão com Bolinho teve início no dia 28 de março e vai até 17 de abril e dele participam 62 estabelecimentos, um recorde de inscrições no evento, e todos com o sanduíche ao preço fixo de $ 19.

“Comemorar os 30 anos e ter ao nosso lado um festival gastronômico que já é tradição em Curitiba, é uma honra. Ainda mais por evidenciar um prato tão curitibano. Há anos o Festival de Curitiba movimenta restaurantes, bares e pubs da cidade e o Pão com Bolinho é mais um ‘viva’ para a arte”, diz Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. Confira a programação completa no https://festivaldecuritiba.com.br/eventos/

Para ver todos os endereços e receitas, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br

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Número de MEIs bate recorde no Brasil e mostra importância de apoio especializado

Número de MEIs bate recorde no Brasil e mostra importância de apoio especializado

Modalidade cresce ano após ano, mas requer consultoria permanente para garantir a sobrevivência dos negócios

Um levantamento feito pelo Sebrae em conjunto com a Receita Federal mostrou que, em 2021, o Brasil registrou o recorde de que 80% das novas empresas abertas no país foram na modalidade de microempreendedores individuais (MEIs). Nesse período, quase 4 milhões de MEIs foram abertas, mostrando um forte movimento de formalização de atividades, que, como consequência, garante benefícios e direitos sob custo reduzido e simplificação tributária.

O microempreendedorismo individual se consolidou no Brasil e mostra forte impacto na economia, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com o Sebrae. Esse papel é fundamental na recuperação econômica do país, e vem sendo incentivado por medidas de estímulo que pretendem aumentar essa participação na produção de riquezas.

Uma delas é o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), arma do governo para atender a cerca de 4,5 milhões de pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs) mediante a destinação de R$ 3 bilhões em recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É a comprovação de que o setor é visto como um dos principais meios para a geração de empregos e movimentação econômica.

A realidade, porém, mostra que não são todos que estão preparados para encabeçar um negócio. O setor de MEIs é o que mais apresenta mortalidade de negócios no prazo de cinco anos, com índice de encerramento de 29%, segundo pesquisa de 2020 do Sebrae. Em termos de comparação, as microempresas têm índice de mortalidade em cinco anos de 21,6%, e as empresas de pequeno porte, 17%.

“O apoio de um profissional da contabilidade é fator de vida ou morte para esse tipo de negócio”, analisa Haroldo Santos Filho, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “Com seus conhecimentos especializados, o contador oferece um apoio ao MEI que vai desde as orientações básicas sobre as obrigações tributárias, passando pelo apoio à gestão administrativa, indo até a análise sobre questões trabalhistas na contratação de funcionários e o diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa”, completa.

Apesar de não ser obrigatório, para esta modalidade de empreendedorismo, o suporte contábil é crucial em diversas situações que, via de regra, causam dúvidas em quem inicia um empreendimento. “As dúvidas são comuns. Começa já na abertura e regularização do MEI. E elas fazem parte do dia a dia do microempreendedor, pois ele sabe bem como cuidar do seu trabalho, mas desconhece as obrigações e os meios pelos quais emite notas fiscais, registra a declaração anual à Receita Federal, apura os lucros e custos de sua atividade, entre outras responsabilidades”, diz Santos Filho.

A atuação do contador auxilia o MEI também nas questões trabalhistas, quando contrata um funcionário, além de analisar a longevidade do negócio: ele tem conhecimentos técnicos apurados que podem demonstrar ao MEI se sua empresa está lhe oferecendo o retorno financeiro esperado. “Caso o MEI não esteja obtendo o lucro que buscava, ele terá condições de avaliar como aprimorar a gestão, reduzindo custos e aumentando a receita. Na situação oposta, é o contador que orientará o gestor sobre a necessidade de alteração do regime de tributação para lhe permitir expansão das atividades”.

Por fim, um ponto importante ressaltado por Haroldo é em relação ao fato de que os microempreendedores individuais devem entender que sua condição é transitória, ou seja, ele deve encarar o seu negócio como algo em desenvolvimento, em crescimento. E, se preparar para subir de “categoria”, ganhando experiência, com gradativo aumento de faturamento é algo que exige acompanhamento profissional a este empreendedor, e o melhor profissional para fazer isso, sem dúvida, é o contador. É ele que, muito além de manter a empresa em dia com suas obrigações tributárias e trabalhistas, é quem pode reverter um triste cenário e favorecer não somente os MEIs, mas toda a economia do país.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

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Película antivandalismo oferece mais segurança para mulheres no trânsito

Película antivandalismo oferece mais segurança para mulheres no trânsito

O produto evita que o vidro se estilhasse e dificulta o acesso ao interior do veículo

O número de assaltos a carros no trânsito, bem como sequestros relâmpagos está aumentando. Somente no Estado de São Paulo, 16,76% das ocorrências registradas no ano passado foram de roubos a veículos ou interior de veículos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Os criminosos aproveitam os carros estacionados nas vias públicas sem vigilância, além de quando os motoristas estão nos semáforos, desprevenidos e sem rota de fuga para agir. Além de levar celulares, dinheiro e objetos pessoais, os bandidos visam outro tipo de crime: o de extorsão via Pix.

De acordo com dados de inteligência paulista, desde que foi implementado, o serviço de pagamentos instantâneos causou um salto em sequestros relâmpagos. Já o número de extorsão mediante sequestro saltou 130% de 2020 para 2021, de acordo com o relatório da SSP.

As mulheres são os alvos preferidos, já que os bandidos consideram que elas oferecerão menor resistência, além de ser mais provável que tenham mais de um objeto de valor que interesse aos assaltantes. Para se sentirem mais protegidas, algumas mulheres buscam opções que tornem o dia a dia mais seguro. É o caso de películas de vidro que, além de inibir a ação dos criminosos, pois não permitem que o interior do carro seja totalmente visível, ainda podem agregar o benefício de serem antivandalismo, o que impede que o vidro estilhasse e o criminoso tenha acesso ao interior do carro.

“Temos uma grande procura pelas películas antivandalismo, tanto para carros como para residências, porque, mesmo que haja uma tentativa de quebra, o criminoso não tem acesso ao interior e aos pertences das clientes, e isso já evita um grande transtorno e trauma, seja em roubo ou em furto”, explica Junior Ruciretta, especialista em aplicação de películas e fundador da Multifilmes.

As películas antivandalismos dão a sensação de segurança, uma vez que são mais resistentes e não permite que o vidro se desmanche. Junior ainda explica que o produto é uma forma das mulheres não se sentirem vulneráveis. “As películas vão dar o tempo necessário para que as mulheres consigam esperar o semáforo abrir, por exemplo. Além do susto de um assalto, ainda inibem possíveis machucados causados pelos estilhaços”, finaliza.

Mas o especialista alerta que, é necessário andar com os vidros fechados e que o material não tem a mesma função da blindagem, ou seja, não é a prova de balas. “As películas antivandalismo garantem maior resistência ao vidro, mas não por completo. Sendo assim, se o criminoso portar uma arma, é melhor que faça o que ele deseja para preservar a sua vida”, finaliza.

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Ele emagreceu 30 quilos seguindo a regra dos três segundos

Ele emagreceu 30 quilos seguindo a regra dos três segundos

Neuropsicanalista Renato Lisboa mostra metodologia para emagrecer com saúde e inteligência emocional

“A primeira batalha a se vencer é a mente”. É assim que o escritor e neuropsicanalista Renato Lisboa define o processo de emagrecimento que passou durante a pandemia. O resultado de 30 quilos a menos na balança e as estratégias que utilizou para conquistar o objetivo está relatada em detalhes no lançamento Três Segundos.

Para o especialista, o mais importante para alcançar o equilíbrio entre saúde da mente e do corpo é estruturar a vida para que não exija grande força de vontade. “Por exemplo, se você está de dieta é bom que não tenha fácil na sua geladeira guloseimas que vão fazer você cair na tentação de come-las. O ideal é ter alimentos saudáveis. O mesmo processo deve ser feito para a atividade física e para o gerenciamento emocional”, indica.

Mais dicas de como usar a mente para alcançar mais qualidade de vida e saúde, você confere na entrevista a seguir!

"Três segundos" conta sua experiência pessoal com o emagrecimento. Poderia descrever como foi esta jornada e porque decidiu colocar essa vivência em livro?

A obesidade causava um dano absurdo na minha saúde. Meu sistema imunológico era muito frágil e qualquer alteração no clima me causava sérios problemas. Por isso busquei os métodos convencionais de emagrecimento, mas nenhum me trouxe o resultado duradouro. Porém, na formação de Coach e depois em Psicanálise, entendi que havia o lado emocional e devia aliar os tratamentos. Percebi que poderia ser uma possibilidade real de conquista do meu objetivo. Os gatilhos mentais mais comuns que afetam o ser humano são “tempo” e “lugar”. Eles trazem desorientação emocional, porém, se ordenarmos as intenções de ação, definindo quando e onde e desencadeando uma ação após a outra. Construímos hábitos que nos levam a conquista dos nossos objetivos e daí surge o tripé fundamental: inteligência emocional, atividade física e alimentação saudável.

Como a sua formação como neuropsicanalista ajudou nesse processo?

A base científica do livro veio justamente da minha formação. Eu estava já desanimado em relação ao emagrecimento. Foram décadas de tentativas fracassadas e o insucesso era o que eu conhecia quando se fala em processo de emagrecimento. Porém na minha formação me surgiu um insight que mudou a minha vida. Eu ainda não havia tentado tratar o lado emocional e, a partir daí, aprofundei nos estudos, revistei toda a teoria sobre o assunto e compreendi o que devia fazer. No final, percebi que o gerenciamento sobre as minhas emoções era a principal ação para a obtenção do meu emagrecimento.

No livro, você revela que o tripé saúde emocional, exercícios e nutrição é a chave do emagrecimento. Como conseguir equilíbrio nesses três aspectos?

O equilíbrio se consegue dia após dia, mas principalmente transformando as principais ações do processo em hábitos. Ou seja, você não tem que fazer dieta por um período, você tem que entender que a dieta tem que ser uma escolha para a vida toda, assim como a atividade física, a busca pela qualidade do sono e o equilíbrio emocional.

De que forma você acredita que a sua obra pode ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável e emagrecer?

Ensino como as pessoas podem minimizar o esforço para alcançarem o objetivo desejado. A primeira batalha a se vencer é a mente. É lá que estabelecemos a rotina de gatilho, desejo, ação e recompensa, que são fundamentais para que o emagrecimento ocorra e principalmente se torne definitivo. Com a reprogramação da mente o leitor poderá reconfigurar comportamentos atraentes e fáceis com resultados satisfatórios para alcançar o seu maior sonho.

Ficha técnica

Título: Três Segundos

Subtítulo: escolhas que transformam a vida

Autor: Renato Lisboa

ISBN: 978-65-995330-6-8

Formato: 26x23 cm

Páginas: 244

Preço: 45,00

Link de venda: https://amzn.to/3gIoXxy

Sobre o autor

Renato Lisboa é neuropsicanalista, coach, advogado, administrador e jornalista. É vice-presidente e diretor nacional de expansão da AbrapCoaching e presidente do Instituto Lisboa. Autor e coautor de livros na área de desenvolvimento humano, da qual atua como articulista, palestrante e pesquisador do grupo Orbis Scientia, voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de pesquisa aplicados à Teoria de Decisão e membro do NAISLA – Núcleo Acadêmico de Ciências, Letras e Artes da Itália.

Site: www.renatolisboa.com.br 

Redes Sociais

Instagram: @dr.renatolisboa

Twitter: @dr_renatolisboa

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/renato-lisboa/

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Dudalina anuncia lançamento de sua primeira linha de calçados

Dudalina anuncia lançamento de sua primeira linha de calçados

Com modelos femininos e masculinos, a coleção é parte da estratégia da marca para expandir seus negócios para além de vestuário, com uma oferta completa pensada no lifestyle dos clientes

Nesta semana, a Dudalina, já conhecida por sua oferta de camisaria e vestuário de qualidade, dá mais um passo em sua trajetória de sucesso e lança sua primeira linha de calçados masculinos e femininos, em uma estratégia que busca ampliar seu portfólio de moda para os clientes, procurando atendê-los em todos os momentos e ocasiões da vida.

Para esta coleção Outono Inverno de estreia, a marca prevê 63 modelos de calçados, entre 22 masculinos e 41 femininos, que serão lançados ao longo do semestre. Os modelos masculinos vêm em 80 opções de cores, enquanto femininos em 120 opções.

Para esta estreia, a inspiração veio do próprio lifestyle dos clientes Dudalina, com silhuetas, cores e materiais que adicionam estilo e funcionalidade ao seu dia a dia. Os destaques ficam por conta do loafer funcional e sandálias acolchoadas e de bico quadrado no feminino, em cores neutras ou no animal print, e dos clássicos masculinos repaginados, como os sneakers, ankle boots e o docksides.

O lançamento vem acompanhado da renovação das lojas atuais da Dudalina, expansão das franquias (hoje são 20 distribuídas por todo o Brasil), com o objetivo de seguir surpreendendo os clientes e conquistar uma nova fatia do mercado, ainda mais neste momento em que as atividades cotidianas estão se normalizando e as pessoas ganhando as ruas novamente.

Para Constantino Borssato, head de marca da Dudalina, a entrada no mercado calçadista é estratégica. “Este passo representa uma nova fase para nós, resultado de muita análise dos consumidores nos últimos anos e também do mercado”, analisa. O setor calçadista prevê um crescimento de 14,1%, se comparado com 2020, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

“A nossa linha de calçados vem como um complemento ao portfólio para esse lifestyle que a Dudalina já oferece: um estilo contemporâneo, casual e perfeito para um jantar com amigos, viagens, e até reuniões de trabalho. O nosso objetivo é vestir nossos clientes dos pés à cabeça”, completa Constantino.

Presente em mais de 1067 pontos de venda (47 lojas própria, 20 franquias e mais de 1000 multimarcas) no país, a Dudalina também adota uma estratégia phygital, combinando as plataformas digitais, como o e-commerce, com ações em lojas físicas. Os calçados entram diretamente nessa comunicação integrada, com benefícios exclusivos que facilitam a experiência de compra do cliente com as modalidades Dudalina em casa, Dudalina to go, Compre e retire e Cupom do vendedor.

Sobre a Dudalina

A história da Dudalina começou em 1957 com o olhar empreendedor de Adelina Clara Hess de Souza e seu marido, Rodolfo Francisco de Souza Filho, mais conhecido como Duda, que começaram uma pequena confecção de camisas dentro da própria casa da família. Desde 2012, a marca, criada a partir da junção dos apelidos dos fundadores, é internacionalmente reconhecida pela camisaria de design estilo italiano, honrando corte, acabamento e caimento elegantes e anatômicos.

Hoje a empresa do grupo Restoque é uma das principais exportadoras de camisas sociais da América Latina, presente em mais de mil pontos de venda no Brasil, entre lojas próprias, franquias e multimarcas, além de duas unidades no exterior. Seu mix de produtos se estende desde camisas femininas e masculinas, até calças, malhas e tricôs, ficando completo com o lançamento da linha de calçados para mulheres e homens.

www.dudalina.com.br 

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