Quais as características do profissional que o mercado quer para 2022?  

Quais as características do profissional que o mercado quer para 2022?

Impulsionadas pela pandemia, algumas habilidades hoje contam tanto quanto ou até mais que um bom currículo. Veja o que diz a Coordenadora de R&S da DISYS Brasil

Mesmo antes da pandemia da Covid-19, o home office já se mostrava uma realidade para a maioria das empresas. É o que comprovou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, em 2018, pelo menos 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa - um crescimento de 21% em relação a 2017, o maior número registrado até então. Porém, entre maio e novembro de 2020, um novo recorde foi batido quando a quantidade de pessoas saltou para 8,2 milhões, o que representa um crescimento de mais de 115% em apenas dois anos.

Na DISYS Brasil, consultoria de TI focada em serviços de Staffing, Hunting e Managed Services, a percepção é a de que os profissionais estão cada vez mais valorizando a comodidade do trabalho remoto. Ao mesmo tempo, os recrutadores têm descoberto que não basta um bom currículo para preencher uma vaga. Hoje, mais do que nunca, algumas habilidades interpessoais chamam bastante a atenção e podem fazer a diferença em um processo seletivo.

Daniela Cristina Alves Silva, Coordenadora de R&S na DISYS Brasil, lista quatro características fundamentais que têm sido extremamente valorizadas nos processos de recrutamento e seleção da multinacional.

Autogerenciamento

Ainda que o home office já tenha se mostrado produtivo, o profissional precisa dessa habilidade para realizar suas entregas no prazo, mesmo e principalmente estando longe do escritório e da sua liderança.

Comunicação

Com a distância, comunicar com clareza todas as informações, sem dar abertura para duplas interpretações, se tornou mais que essencial. Incluindo também a capacidade de falar com profissionais de todos os níveis de conhecimento e de diferentes nacionalidades, algo comum na rotina de trabalho dentro de uma multinacional como a DISYS.

Empatia

Sentimentos como insegurança, ansiedade e luto, trazidos pela pandemia, fizeram disparar o número de casos de depressão no Brasil. Nesse cenário, a empatia é mais que necessária. “É um fator importante para o convívio social e não seria diferente no ambiente profissional. Por isso, é nossa prioridade dar atenção às questões humanas e emocionais. O profissional que consegue mostrar aprendizado e compaixão mesmo diante de adversidades é capaz de fazer parte de uma equipe forte e saudável”, acrescenta Daniela.

Flexibilidade

Ao que tudo indica, os novos e diferentes modelos de trabalho vieram para ficar. A DISYS Brasil, por exemplo, adotou formalmente o modelo híbrido de trabalho para 2022. Por isso, segundo Daniela, é importante que o colaborador tenha a disponibilidade de se adaptar às possíveis mudanças que esse cenário de incertezas pode ocasionar.

SOBRE A DISYS

A DISYS Brasil está no país desde 2006, como uma subsidiária integral da Digital Intelligence Systems Corporation, possui linhas de serviços estruturadas para atender como uma empresa de consultoria de TI focada na terceirização de serviços e outsourcing de integração junto ao negócio de seus clientes. A base de clientes da DISYS é formada por corporações globais, pequenas e médias empresas, instituições educacionais e órgãos públicos. Conta com escritórios nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Saiba mais em: brazil.disys.com 

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Mês da liquidação: especialista em marketing e negócios dá dicas para preparar seu estabelecimento e vender mais  

Mês da liquidação: especialista em marketing e negócios dá dicas para preparar seu estabelecimento e vender mais

Após as festas de fim de ano, começam as tão esperadas promoções. Online ou físicas, muitos consumidores esperam o mês de janeiro para comprar, desde itens de necessidade, como aqueles de sonho de consumo. “É uma ótima oportunidade para avaliar o estoque da empresa, analisar quais itens podem ser liquidados com um desconto maior, e levantar caixa para começar o ano com o saldo positivo”, afirma o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui.

Nessa época, as vendas concorrem com contas fixas altas, como impostos, IPVA, material escolar, entre outros. “Os dois lados precisam ganhar: a empresa, liquidando seu estoque e gerando caixa, e o consumidor, com ofertas realmente atrativas”, afirma.

Para que possam fazer boas promoções, a organização interna da empresa deve levar em consideração os dados de estoque, fluxo de caixa, planejamento de compras e treinamento da equipe. “É preciso avaliar quais itens podem ser vendidos com uma margem de lucro mais baixa, sem afetar a saúde financeira da empresa. Esse também é um ótimo momento para queimar estoque de produtos que não tiveram muita saída, e estão apenas ocupando espaço”, explica.

Bulamarqui alerta que períodos de liquidação, como o mês de janeiro, a promoção de inverno e a Black Friday, são importantes para fidelizar os clientes. “Não adianta tentar enganar o consumidor com promoções que não são reais. É preciso que o desconto seja verdadeiro, pois o cliente conhece os preços de mercado e promoções inverídicas afetarão a credibilidade da marca, mesmo em períodos de preços normais”, alerta.

O especialista lembra que quando o cliente encontra promoções reais, muitas vezes acaba comprando outros itens, seja na venda física ou online. “Promoções progressivas também são grandes aliadas das empresas, quanto mais o cliente comprar, maior o desconto. É possível também integrar preços promocionais com preços habituais, mesmo em promoções progressivas, justamente porque o cliente tende a comprar mais de um item. A empresa consegue vender mais, e liberar espaço no estoque para receber novos produtos”, indica.

Comunicar o consumidor da liquidação, conhecer o cliente e suas preferências, antecipar promoções e dar prioridade para clientes fiéis são alternativas que além de aumentar as vendas, trazem a fidelização do cliente. “O controle pós-vendas e cadastro de clientes são um dos bens mais valiosos de uma empresa. Esteja atento ao feedback, avaliações e antecipe as soluções, considerando cada cliente como único. É preciso encontrar ferramentas para fidelizar clientes, com o volume de concorrentes e nível de competitividade cada vez maior”, finaliza Burlamaqui.

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Crianças e óculos de sol: saiba como escolher o modelo ideal para os pequenos  

Crianças e óculos de sol: saiba como escolher o modelo ideal para os pequenos

Modelos devem ser resistentes ao impacto, além de seguros e bem ajustados ao formato do rosto

Com as temperaturas aumentando é cada vez mais comum ver crianças de todas as idades usando óculos de sol. E com isto surge a dúvida em pais e responsáveis: criança pode usar óculos de sol? Especialistas garantem que sim. Crianças de todas as idades podem e devem usar, mas somente após uma visita ao oftalmologista e apenas modelos adquiridos em óticas.

“O principal fator da escolha dos óculos de crianças são as lentes, que devem bloquear os raios UVA e UVB. Outro ponto é selecionar modelos que sejam resistentes ao impacto, preferencialmente de policarbonato, e as armações também precisam ser seguras e bem ajustadas ao formato do rosto da criança”, conta o oftalmologista Vinícius Tadashi Okuyama, do Plunes Centro Médico, de Curitiba (PR).

Recentemente a Chilli Beans, gigante do setor, inaugurou um novo formato totalmente direcionado para óculos de grau e as linhas infantis são campeãs de vendas. “O formato Ótica Chilli Beans permite comprar óculos para crianças de todas as idades com a segurança de ser um produto com aval de especialistas, em materiais como policarbonato ou ultem”, explica Brunno Kukulka, sócio da Chilli Beans do Shopping Curitiba, ParkShopping Barigui e Jockey Plaza.

Os óculos para os pequenos também seguem as últimas tendências da moda com modelos como gatinho, bossa nova, fashion, new sport e quadrado, e as coleções têm opções em todas as cores e com lentes nas cores azul, cinza, degradê, marrom, preta, rosa, roxa e vermelha.

Para os pais e responsáveis que enfrentam algum tipo de dificuldade em inserir os óculos escuros entre as crianças e adolescentes que precisam usar, a dica é focar em uma abordagem positiva. “Demonstre entusiasmo, leve a criança a ótica para que participe do processo de escolha da armação, sugira cores e personagens, por exemplo. Não desista da adaptação e busque manter o diálogo quando as dificuldades surgirem”, afirmam as médicas Patricia Kiyori Watanabe e Natasha Danilow Fachin de Oliveira. Outra boa dica é conversar sobre personagens de desenhos ou filmes, pessoas famosas, parentes e amigos que a criança admira e usam óculos, este truque pode auxiliar na adaptação ao uso.

Idade para ir ao oftalmologista

A visita ao oftalmologista é o primeiro passo antes de comprar os óculos e pode ser feita a partir dos seis meses de idade. Entre os seis meses e os cinco anos é realizado o exame oftalmológico completo, dos cinco aos dez anos o exame oftalmológico é realizado com a periodicidade informada pelo médico. Em pré-adolescentes, dos dez aos 16 anos, o exame oftalmológico completo permanece e nesta faixa etária podem ocorrer as variações maiores no grau e na saúde ocular.

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4 pilares do processo de aprendizagem para 2022  

4 pilares do processo de aprendizagem para 2022 

Especialista aponta os principais pontos para promover ambientes dinâmicos e que estimulem o acesso ao conhecimento 

A educação passou por diferentes mudanças nos últimos dois anos, principalmente em decorrência da pandemia do coronavírus. Em consequência da mudança de comportamento das pessoas em diferentes aspectos, incluindo o seu relacionamento com os processos de aprendizagem, que foram aprimorados pelo uso das tecnologias, especialistas e profissionais ligados ao universo educacional apostam em mudanças significativas na maneira como professores e alunos lidam com o “saber”.

Guilherme Camargo, CEO da Sejunta - startup educacional que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias Apple - avalia quatro pilares fundamentais para que, a partir do próximo ano, as instituições de ensino, os gestores educacionais e, principalmente, os alunos, desfrutem de propostas mais dinâmicas para estimular o conhecimento.

“É necessário compreender que as propostas para o acesso a novas formas de aprendizado se traduzem em associar conteúdo de sala ao mundo real. O objetivo é oferecer novas experiências que, com dispositivos tecnológicos, facilitem o entendimento do conteúdo pedagógico, por parte do aluno, e a realidade”, diz.

Para compreender a proposta, Guilherme aposta em quatro grandes pilares da Apple que embasam a ideia de unir a tecnologia ao processo educacional das instituições de ensino. De acordo com o CEO da Sejunta, essa aprendizagem deve ser conectada, colaborativa, criativa e pessoal.

“A escola conectada não é apenas a que possui uma estrutura de internet, acesso aos computadores, plataformas de ensino à distância e outros recursos focados na sua presença virtual. Esse ponto está mais atrelado às propostas de novos conteúdos, sua forma de acesso e a interação inédita do aluno”, comenta.

Em relação aos processos que envolvem a aprendizagem colaborativa, é possível citar, principalmente, as ações de interação entre os alunos. Propor atividades em grupos com o uso de documentos compartilhados, por exemplo, permite a troca de pontos de vista e, principalmente, a socialização em torno de um trabalho colaborativo.

“Quando a tecnologia permite que os alunos possam trabalhar com outros colegas que estão no mesmo ambiente ou em uma ocasião de intercâmbio entre escolas, por exemplo, compreendemos o propósito de um projeto focado nas metodologias ativas e seu estímulo às conexões humanas, principalmente. ”, acrescenta.

Estimular a criatividade dos alunos não se restringe às habilidades artísticas. A extensão do conhecimento através de propostas que o inserem como o centro de todo o processo de aprendizagem possibilita sua maior autonomia para a resolução de desafios do mundo real e sua atuação no dia a dia. “A criatividade é reflexo do protagonismo do aluno. Estudos apontam que os educadores percebem que o aluno compreende a maioria dos assuntos no momento em que ele expressa o seu ponto de vista. Esse papel principal, que ele assume, é melhor desenvolvido quando está bem aparelhado”, pontua Guilherme Camargo.

A aprendizagem pessoal faz com que todos os alunos sejam inseridos nas propostas pedagógicas e tenham as suas capacidades ampliadas pelas tecnologias. No entanto, a aprendizagem pessoal não se limita a software adaptativo. Quando o aluno está aparelhado ele exerce o seu protagonismo no processo de aprendizagem e o uso máximo das tecnologias permite que assumam a responsabilidade pela aprendizagem e demonstrem domínio dela.

Na opinião de Guilherme, “ampliar a capacidade individual de cada aluno, promover a inclusão e compreender a singularidade dos jovens é um papel que os líderes escolares devem discutir constantemente”, analisa.

Uso de tecnologias em ambientes escolares

A modernização do ambiente de aprendizagem, capacitação dos professores e inserção de um novo modelo de ensino estão entre os benefícios que a Sejunta oferece às escolas com a ajuda tecnológica. “Por meio de soluções como o iPad e Mac, conseguimos incentivar o desenvolvimento da criatividade, pensamento computacional e a colaboração do coletivo de alunos em prol do currículo educacional de cada instituição”, explica Guilherme Camargo, CEO da companhia.

Na prática, os recursos tecnológicos aplicados a projetos educacionais desenvolvidos entre professores e alunos produz experiências personalizadas na rotina escolar. Vale ressaltar que todas as estratégias podem ser monitoradas por meio de escalas de segurança, que garantem o funcionamento dos dispositivos dentro das regras e objetivos educacionais do projeto.

De acordo com Guilherme, além da garantia de máxima tecnologia empregada no suporte aos projetos, é necessário atestar a confiabilidade de todo o processo. "A Sejunta une o conhecimento técnico ao longo de todo o processo, com a estrutura digital e o cumprimento das práticas estabelecidas pelas instituições. Dessa forma, é viável oferecer soluções completas para escolas de todo o país”, finaliza.

Sobre a Sejunta

Apaixonados pela transformação digital e oportunidades que a tecnologia pode trazer para instituições educacionais. A Sejunta foi criada para transformar escolas com metodologias integradas com tecnologias Apple para educação e foi reconhecida como Apple Authorised Education Specialist no Brasil por conta dos projetos em educação que desenvolveu. Saiba mais em https://sejunta.com.br/educacao

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A Tal da Castanha lança versão do Choconuts sem açúcar  

A Tal da Castanha lança versão do Choconuts sem açúcar 

Para os chocolovers de plantão, a dica é experimentar o novo lançamento da A Tal da Castanha: o Choconuts Zero, desenvolvido para atender os consumidores que preferem o achocolatado sem adição de açúcares, com baixíssimo teor de carboidratos.

A nova versão da bebida leva apenas sete ingredientes: água, castanha de caju orgânica, cacau em pó, cálcio (carbonato de cálcio), edulcorantes naturais: eritritol e glicosídeos de esteviol (stevia) e aroma natural. A bebida ainda fornece boas doses de cálcio; um copo de 200ml fornece 40% das necessidades diárias.

A bebida vegetal Choconuts Zero vem numa caixinha de 1 litro e tem muitos diferenciais:

Combinação de ingredientes tipicamente brasileiros: cacau e castanha de caju;

Nutritiva e natural, feita com castanha de caju orgânica e sustentável;

Zero adição de açúcares: adoçada levemente com eritritol e stévia;

Possui ótimo perfil de gorduras, sendo monoinsaturadas e poli-insaturadas;

Clean label: sem adição de aditivos como espessantes, corantes, conservantes e edulcorantes artificiais.

O Choconuts Zero ainda tem ação antioxidante, cardioprotetora e anti-inflamatória. Isso torna um alimento excelente para ser consumido diariamente, beneficiando o organismo. Outra novidade é que a bebida, que leva boas doses de cacau, auxilia na produção de endorfina, proporcionando sensação de bem-estar, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade.

O Choconuts pode ser consumido frio ou quente, combinado com um delicioso café da manhã ou em outro momento indulgente. A bebida já pode ser encontrada na loja virtual, custando R$19,90.

Sobre A Tal da Castanha

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

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