Consumidor do futuro na construção civil: mais veloz, mais atento, autêntico e exigente  

Consumidor do futuro na construção civil: mais veloz, mais atento, autêntico e exigente

Mais do que nunca, vimos que estamos todos conectados. Os últimos dois anos nos mostraram a força que tem a internet e o quanto nós, brasileiros, a consumimos. Segundo o relatório ‘Internet of Things’, divulgado pela Ericsson em 2019, no próximo ano, em torno de 29 bilhões de dispositivos estarão ativos, o que representa três vezes a população humana.

Toda essa conectividade nos levou a pesquisar mais sobre empresas e produtos que estamos inclinados a consumir, avaliando temas que, por muitas vezes, deixamos passar despercebidos e que podem causar uma comoção virtual.

Essa modernidade é disseminada em diversos segmentos da economia nacional, acelerando processos que já estavam caminhando a passos tímidos até então. Dentro da Construção Civil, estamos vivendo uma revolução tecnológica e toda essa conectividade nos levou a refletir sobre quem serão os consumidores do futuro.

Quando falamos em futuro, não estamos nos referindo a 10 ou 15 anos, mas sim, agora em 2022. Percebemos que mais do que realizar sonhos, nós estamos propondo às pessoas, a construção de uma vida e, mais do que isso, de relacionamentos.

Percebemos também que cada vez mais, as pessoas estão sim interessadas em assuntos relacionados ao meio ambiente e sua preservação. Dados de uma pesquisa conduzida pela empresa WGSN, mostram que 90% das pessoas entrevistadas disseram estar inseguras quanto ao futuro da crise climática que estamos vivendo.

Desta forma, procuramos trabalhar de forma sustentável, seja ela desde o período de obras, quando investimos em logística reversa, captação de água da chuva, separação do lixo, reutilização de materiais que antes seriam jogados fora; até o momento da entrega, quando colocamos à disposição dos moradores, bicicletários, áreas arborizadas, espaços de atividades ao ar livre, torneiras com temporizadores, conscientizações sobre o uso de captação de água de chuva para limpeza de espaços comuns, painéis solares e tantos outros.

Essa movimentação do consumidor está sempre no radar das empresas. Na verdade, são eles que ditam as tendências e não nós. Com o aumento de 300% da procura de vagas em trabalho remoto nos últimos anos, adaptamos espaços em que os moradores possam trabalhar e se divertir, sem sair de casa. Os empreendimentos da Pride, por exemplo, desde o ano passado, contam com coworking, para que os moradores possam trabalhar durante o dia e a noite, o local pode se transformar em um salão de festas.

Os imóveis ganharam funcionalidades diferentes, não são apenas casas, eles precisam ser escritórios, locais de lazer, de convivência e de socialização. Desta forma, esse novo consumidor, que é mais exigente, que procura mais e busca mais conhecimento, é também mais moderno, mais funcional. Nossos clientes hoje não procuram espaços grandiosos, mas sim que sejam a “cara” de quem ali irá morar.

O otimismo para 2022 é alto na construção civil. O setor puxou a economia no último ano, com taxas inimagináveis até então. Economicamente, é um período de números positivos. A estimativa é de que 2021 tenha sido o melhor ano para área nos últimos oito, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil. Somente no segundo trimestre deste ano, a projeção de crescimento foi de 2,5% para 4%, demostrando a força da construção no país.

Porém, de nada adianta números que nos animam, se não nos adaptarmos a este novo cliente, mais veloz nas buscas, mais minimalistas nas escolhas e, principalmente, sábio sobre o que busca e o que quer encontrar em seu novo lar.

Thiago Kuntze

Economista, sócio e diretor comercial da Construtora e Incorporadora Pride

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Dia do Astrólogo e Dia de Reis são celebrados em 6 de janeiro  

Dia do Astrólogo e Dia de Reis são celebrados em 6 de janeiro

Pela tradição católica os Reis Magos Baltazar, Gaspar e Melchior foram guiados pela Estrela de Belém até a manjedoura onde o Menino Jesus nasceu e levaram presentes para aquele que é considerado pelo cristianismo como o Rei dos Reis, o Deus Filho. A visita dos Reis Magos teria acontecido em 6 de janeiro e a data passou a ser celebrada como Dia de Reis.

A mesma data é também o Dia dos Astrólogos porque os três Reis Magos eram astrólogos e astrônomos - naquela época e por séculos Astrologia e Astronomia caminhavam juntas e suas interpretações sobre o céu e o Cosmos eram vistas em conjunto.

Aqueles que estudavam as estrelas eram sábios que trabalhavam para os reis e nobres. Eram intelectuais que cumpriam uma missão também espiritual, concebendo calendários, aconselhando sobre a gestão do reino e guiando o ser humano com base no céu.

A Estrela de Belém

Conta a história bíblica que três reis e magos se guiaram pela Estrela de Belém para chegar até Jesus recém-nascido. Eles atravessaram longas distâncias, utilizando a linguagem dos astros para orientação geográfica. Vários astrônomos e astrólogos renomados, entre eles o famoso Johannes Kepler, já se debruçaram em estudos sobre qual fenômeno celeste poderia ser relacionado à Estrela de Belém. Especula-se sobre uma conjunção entre os planetas Júpiter e Vênus ou Júpiter e Saturno. Também há a possibilidade de que tenha havido alguma supernova ou a passagem de um cometa, mas não há nada conclusivo.

Os três presentes levados por Baltazar, Gaspar e Melchior são símbolos mágicos, descritos na literatura sobre magia e alquimia.

O ouro representa o poder concedido e é símbolo de nobreza. O incenso representa a capacidade de levar a palavra e espalhar a fé. Já a mirra era utilizada em rituais fúnebres, embalsamentos e unção de reis e líderes.

A mística em torno dos Reis Magos serve como alegoria para lembrar que todos os indivíduos estão conectados ao universo por meio da posição das estrelas no momento do seu nascimento. Daí vem a importância do emprego da Astrologia para o autoconhecimento e autodesenvolvimento humano.

“A Astrologia atravessa barreiras religiosas e é parte da história da humanidade desde os primórdios”, conta a astróloga Virgínia Gaia, que sempre celebra a data escolhida para homenagear sua profissão. “Me sinto muito realizada por fazer algo que amo como meu ofício”, diz.

Virginia Gaia conta que algumas personalidades famosas em suas áreas de atuação também eram astrólogos ou entusiastas da astrologia. Entre eles: o psicoterapeuta Carl Jung que inclusive utilizou muitos conhecimentos da astrologia para os arquétipos de sua teoria; Isaac Newton; Galileu Galilei; Nicolau Copérnico; e Johanees Kepler, entre outros.

Sobre Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação.

Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

www.virginiagaia.com.br 

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Pesquisadores da PUCPR desenvolvem produto para auxiliar lactantes  

Pesquisadores da PUCPR desenvolvem produto para auxiliar lactantes

Ordenhadeira massageadora foi patenteada recentemente pelo INPI e busca proporcionar conforto e alívio às mulheres com problemas na lactação

Uma das principais dificuldades enfrentadas por lactantes é o ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como “leite empedrado”. A condição é caracterizada pelo acúmulo do líquido nas mamas, dificultando a saída do leite, que fica mais viscoso, e causando dor a quem amamenta. Um produto desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), contudo, busca ajudar profissionais da saúde que atuam no tratamento do ingurgitamento mamário e proporcionar conforto e alívio às pacientes.

A “Ordenhadeira Massageadora para o Manejo Clínico do Ingurgitamento Mamário na Lactação” foi patenteada em outubro de 2021 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em termos de tecnologia, está parcialmente desenvolvida e, com um investimento financeiro razoável, pode ser levada ao mercado em breve. É possível utilizar o item como sutiã, massageador ou ordenhadeira, separadamente, ou de modo integrado e simultâneo.

Os professores da Escola Politécnica da PUCPR Percy Nohama e Marcelo do Carmo Camargo Gaiotto estão entre os desenvolvedores do produto, ao lado das pesquisadoras Anita Batista dos Santos Heberle, egressa da graduação e mestrado da instituição, Mariana Pereira Margato e Cristina do Carmo Lucio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“O ingurgitamento mamário é relativamente comum, mas pode evoluir para uma condição mais grave se não for tratado corretamente, além de ser bastante dolorido em muitos casos. Com a ordenhadeira, queremos auxiliar as lactantes nesse momento tão especial que é a amamentação, além de facilitar a atuação dos profissionais que trabalham junto às pacientes”, explica o professor Percy Nohama.

Como principais diferenciais da invenção, podem ser citados: a tecnologia adicional ao tratamento do ingurgitamento mamário puerperal; o fato de integrar massagem e ordenha eletromecânicas; a ergonomia que ajuda as lactantes e profissionais envolvidos; o formato anatômico, composto por alças largas com ombreira; e sua fabricação em neoprene, que facilita a higienização e se ajusta melhor ao corpo.

Tratamento

O ingurgitamento mamário pode ocorrer em qualquer fase da amamentação, apesar de ser mais frequente nos primeiros dias após o parto. Se não for tratado, há possibilidade de evoluir para uma mastite, que consiste em uma infecção aguda provocada pelo leite estagnado no interior da glândula mamária. Dentre as causas para a condição, estão o manejo inadequado da amamentação, o atraso no início da amamentação, o uso de suplementos e a sucção ineficaz pelo bebê.

Assim que surgirem os primeiros sintomas – inchaço das mamas, dor e desconforto –, devem ser iniciadas as massagens suaves e a ordenha manual ou com bomba eletromecânica. Para prevenir o problema, a principal dica é deixar o bebê mamar em livre demanda.

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"Não existe medicamento para emagrecer, e sim medicamento para obesidade, uma doença crônica e com alta recidiva", alerta endocrinologista  

"Não existe medicamento para emagrecer, e sim medicamento para obesidade, uma doença crônica e com alta recidiva", alerta endocrinologista

Brasileiros são os maiores consumidores de drogas para perder peso na América Latina

A chegada das altas temperaturas, acompanhada da temporada de verão, pode deixar muitas pessoas mais a vontade para mostrarem mais o corpo, usar roupas mais curtas e ousadas. Porém, ainda existe na sociedade a ideia de um biótipo de verão, com medidas e pesos ideias, mas que nem sempre estão inseridas no DNA de cada um.

Com essa cobrança por um “corpo perfeito” muitas pessoas decidem tomar medidas para a rápida perda de peso, que podem acarretar em prejuízos à saúde. Um exemplo disso, é o alto consumo de remédios para emagrecer por parte dos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Nielsen Holding os brasileiros possuem alto consumo de medicamentos para emagrecer, representando 12% do estudo que abrangeu toda a América Latina. Além disso, enquanto apenas 4% das pessoas recorrem a esse método no Peru e Venezuela, no Brasil, este número é de 8%.

“Muitas vezes, esses remédios são adquiridos de forma irregular. O Brasil adotou medidas para tentar minimizar a auto medicação, mas nem sempre são eficazes. A Sibutramina por exemplo, medicação com registro na Anvisa desde 1998 e aprovada para o auxílio no tratamento da obesidade quando bem indicada, é feita em receituário azul B2 desde 2011, com retenção de receita”, destacou o endocrinologista credenciado da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Caoê von Linsingen (CRM/PR-24267 – RQE17646).

As buscas por métodos de emagrecimento, geralmente, permeiam a imaginação das pessoas, fazendo com que muitas acreditem que existem remédios naturais que tenham as ações esperadas. De acordo com o médico, é importante desmistificar a ideia de que como é natural não tem contraindicação. “Cada medicamento tem suas indicações, contraindicações e efeitos colaterais. Há ainda interação com outros medicamentos que podem ser muito danosas. Mais perigoso ainda são pílulas vendidas sem quaisquer restrições na internet como naturais, mas que não constam bula nem identificação de fabricante, apenas nomes de plantas que supostamente constam no produto. Em 2019, por exemplo, acompanhamos um caso de uma pessoa no estado de Santa Catarina que veio a óbito depois de comprar essas pílulas vendidas de forma indiscriminada como “naturais””, alertou Caoê.

Ainda de acordo com o médico, é necessário compreender, que remédios para emagrecer não existem e sim precisam ser prescritos em casos específicos. “Não existe medicamento para emagrecer, e sim para obesidade, uma doença crônica e com alta recidiva. O mais adequado é um seguimento multidisciplinar e, se necessário, o medicamento mais adequado individualizado para cada caso. O que funciona para seu vizinho pode não ser o mais adequado no seu caso, ou mesmo estar contraindicado”, finalizou o endocrinologista.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

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Por que você deve criar conteúdos para atrair novas oportunidades  

Por que você deve criar conteúdos para atrair novas oportunidades

*Kauana Pacheco

Eu sempre amei escrever, desde criança eu registrava minhas ideias e sentimentos em cadernos, diários e folhas de papel. Ao passar dos anos, conforme fui adquirindo conhecimentos e experiências na área de Comércio Exterior, comecei a compartilhar artigos e isso me trouxe muitas oportunidades na minha carreira, desde vagas de trabalho e convites até clientes e novos negócios.

Compartilhar meus conhecimentos sempre foi um hobby, mas se tornou uma profissão em pouco tempo. Empresas de Comex começaram a se interessar pelos meus artigos e pedir ajuda para se posicionarem melhor digitalmente.

Na última empresa que trabalhei como supervisora de operações, mesmo com muitas atividades, pedi a autorização do meu chefe para criar redes sociais para a empresa e a inserir no ambiente digital. Paralelamente, criei a ComexLand que nasceu com o objetivo de deixar os profissionais e estudantes atualizados na área, com uma linguagem simples e sem complicação.

Na faculdade de Negócios Internacionais aprendi muito sobre a importância do marketing, mas mesmo assim resolvi me aprofundar e fazer um curso e Marketing Digital. Nunca foi meu objetivo inicial, mas a ComexLand cresceu e se tornou uma empresa especializada em presença digital para companhias e profissionais do Comércio Exterior.

Mas por que produzir conteúdo é importante?

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing com o objetivo de engajar o público com informações relevantes e consequentemente aumentar a autoridade da marca no ambiente em que se estabelece.

O marketing de conteúdo está apenas no ambiente digital? Não, o marketing de conteúdo pode estar também no ambiente físico, como informativos.

Chamamos de inbound marketing toda forma de publicidade online que visa informar e encantar possíveis clientes utilizando conteúdo, exemplo: blogs, posts, vídeos, podcasts. Já o outbound, é a maneira tradicional e direta de publicidade online.

O marketing de conteúdo cria um relacionamento e aproximação da marca com o usuário, podendo o tornar fiel por resolver um problema, por isso produzir conteúdo é importante.

Como produzir conteúdo com qualidade?

O primeiro passo para a produção de conteúdo da sua marca pessoal ou empresarial é identificar seu público alvo e persona. Por esse motivo, não saia compartilhando tudo o que acha sobre determinado assunto e muito menos copiando conteúdos alheios, você deve entender quem é sua audiência, quais são suas dores e apenas assim poderá encantá-los.

Uma dica que lhe proporcionará sucesso é “tenha frequência”, o algoritmo de todas as redes sociais valoriza pessoas comprometidas, porém muitas vezes não temos inspiração ou criatividade, por isso quem quer produzir conteúdo deve estudar e pesquisar MUITO, pois quando aprendemos coisas novas a criatividade anda ao nosso lado.

É interessante que suas produções tenham a sua cara, por exemplo, quando alguém ler o seu texto saber que esse texto é seu, antes mesmo de chegar na assinatura, ou quando ver seu post já reconhecer as cores da sua marca, antes mesmo de ler de quem é a postagem.

Entenda as métricas das redes sociais e através delas busque melhorar, por exemplo: compartilhamentos, itens salvos, curtidas, comentários, visualizações, alcance, visitas ao perfil/site, etc.

E depois de produzir conteúdo?

Não adianta produzir conteúdo todos os dias e não saber administrar os *leads, por esse motivo gosto de utilizar uma estratégia chamada funil de vendas, modelo que ilustra a jornada de um possível cliente.

De forma simples, imagine um funil, em que o topo são todos os visitantes do seu conteúdo, o meio são os interessados e engajados no seu conteúdo e quanto mais o funil vai afinando maior suas chances de vender seu produto e/ou serviço.

Por exemplo, no instagram ComexLand, há pessoas que me seguem para ver as notícias, há meus seguidores fiéis que participam e comentam em todas as publicações e há aqueles que posso vender meus serviços de marketing que eles irão comprar, isso é um funil.

*Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence

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