Inteligência Artificial dá mais autonomia em processos de recrutamento  

Inteligência Artificial dá mais autonomia em processos de recrutamento

Alisson Souza, fundador da startup abler, conta como a área de recursos humanos pode se beneficiar do uso da tecnologia

Com um mundo cada vez mais focado em tecnologia, diversas empresas, startups e profissionais apostam na inteligência artificial como um fator de vantagem para os negócios. No setor de recursos humanos não é diferente, utilizar essas ferramentas para ganhar tempo e otimizar processos já é uma realidade.

A abler, startup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos entregando uma ferramenta completa para o recrutador e amigável para os candidatos, também acredita nesse novo cenário e utiliza a Inteligência Artificial (IA) para desenvolver seus projetos com mais autonomia. “Todo o processo de recrutamento pode ser beneficiado com a ferramenta, desde o hunting de candidatos até a triagem e qualificação dos candidatos”, conta o fundador da empresa, Alisson Souza.

Além dos benefícios no gerenciamento de alto volume de currículos, a Inteligência Artificial também contribui para a maior assertividade na seleção de candidatos. Dentro da fase de seleção de candidatos, a Inteligência Artificial busca por profissionais que se encaixem às necessidades da vaga em aberto, entregando um ranqueamento dos candidatos de acordo com a aderência às soft e hard skills definidas inicialmente no processo de recrutamento.

Segundo Alisson, um dos fatores mais importantes do uso deste recurso é o ganho de tempo. “Tanto para analisar, criar currículos, qualificar candidatos e buscar informações sobre eles acaba sendo gasto com tarefas manuais. Com as automatizações esse tempo pode ser utilizado com outras tarefas e projetos, passando a ser mais estratégico”, explica.

Outro ponto levantado é sobre as falhas que podem ocorrer em processos comuns com recrutamento manual, uma vez que sem a tecnologia candidatos ideais para a vaga podem ser desqualificados, enquanto o profissional admitido pode não possuir as competências necessárias. Ainda assim, o profissional de recursos humanos é parte fundamental de todo o procedimento, especialmente com o uso da IA.

O CEO da abler ressalta que com a adoção da ferramenta, a área de RH passa a ser mais estratégica. “Os profissionais de RH passam a realizar um trabalho ainda mais voltado para melhorias no processo de recrutamento e na experiência dos candidatos, indo além dos processos manuais feitos antes, como a publicação de vagas em diversos portais, visualização de currículos em planilhas e outras atividades desgastantes”, finaliza Alisson.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/

Sobre Alisson Souza

Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 40 mil vagas na média, em oito dias.

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Ômicron e ano eleitoral projetam o dólar com viés de alta para 2022  

Ômicron e ano eleitoral projetam o dólar com viés de alta para 2022

As expectativas para o novo ano no mercado global trazem muitas incertezas. principalmente em relação à Covid-19 e à nova cepa Ômicron. Mesmo não sendo altamente mortal, é super contagiosa atingindo um grande número de pessoas. Com certeza, teremos um ano de muita oscilação e volátil principalmente em se tratando de Brasil, com as eleições presidenciais. Contando com todas essas variáveis, 2022 vai ser de muita turbulência para o câmbio, Bolsa e ouro. No caso do metal precioso, ele deve continuar a ser um dos pilares no retorno de investimento e proteção como vem acontecendo nos últimos anos.

Sobre o especialista

Mauriciano Cavalcante é diretor de câmbio da Ourominas, uma das maiores empresas de compra e venda de ouro no Brasil. Bacharel em Negócios Internacionais e Comércio Exterior, o especialista comenta sobre a cotação do ouro e câmbio de moedas. Mauriciano também aborda sobre tendências do mercado nacional e internacional e sua correlação com o mercado cambial.

Sobre a Ourominas

Referência no Brasil, a Ourominas é uma empresa especializada em câmbio de moedas estrangeiras e compra e venda de ouro. No mercado há mais de 30 anos, está presente em diversas regiões do país, com lojas próprias e credenciadas autorizadas. Possui uma equipe de profissionais altamente qualificados para oferecer as melhores soluções financeiras do setor.

 

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Facilitações ágeis ajudam a destravar problemas no mundo corporativo  

Facilitações ágeis ajudam a destravar problemas no mundo corporativo

Com a chegada de um novo ano, é hora de juntar os times que formam a empresa e fazer um planejamento do próximo ano. Todas as instituições têm problemas e eles precisam ser resolvidos de dentro para fora, com momentos de resolução real para problemas complexos. Por isso, é indicado que ações sejam feitas com as equipes, como a facilitação ágil, uma técnica que colabora para um planejamento estratégico e tomada de decisão corporativa. “A dinâmica conta com um facilitador experiente, de fora da empresa e que tem a visão do desafio de forma periférica. Ele usa técnicas de facilitação com ferramentas práticas para desafiar os times a criarem soluções e novos caminhos para a organização”, explica Beatriz Gardolinski, head de operações do Incompany da Aldeia.

Utilizando técnicas baseadas em processos consolidados como Design Thinking, Pensamento Complexo, Sistêmico, Design Sprint e Design de Serviços, as facilitações ágeis tem uma sequência de atividades, começando pela descoberta do problema-raiz da equipe. “Quando descobrimos o problema-raiz do time, propomos um diálogo aberto, sem apontar culpados e sim prototipando caminhos a serem seguidos”, conta Beatriz. “Durante a atividade é criado um ambiente de hiperfoco, que ajuda a diminuir o escape de atenção, dedicando-se totalmente à questão a ser resolvida, usando ferramentas de discussão que poupam tempo de implementação, pois há custos escondidos caso aquele problema não ganhe uma solução”, acrescenta.

Essa dinâmica tem por objetivo uma transformação corporativa eficaz, colaborando para um ambiente saudável e resoluções eficazes. "As facilitações ajudam os times a criar, desafiar, clarear e evoluir quando percebem algum problema que pode afetar a corporação, Durante a atividade, os participantes são convidados a apresentar a situação atual da empresa, os objetivos que desejam alcançar e como farão para atingi-los" comenta Graziela Araujo, head do comercial do Incompany da Aldeia, que complementa: “Por exemplo, às vezes são necessários novos processos que ajudam na reflexão, criação e organização de processos novos ou já existentes. Também permite que o time pense grande e veja qual o impacto que a empresa pode causar, clareando as necessidades do cliente e os “porquês” do dia a dia.”

A Aldeia oferece um programa de Facilitações Ágeis para empresas, baseado em todas as técnicas já Design Thinking, Pensamento Complexo, Sistêmico, Design Sprint e Design de Serviços. Já aplicaram o processo em organizações como SEBRAE-PR, Proxys Group, Grupo Marista, EBANX, entre outros. Para conhecer mais e agendar um horário para receber uma proposta, os interessados podem acessar incompany.aldeia.cc.

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Síndrome de Burnout é classificada como doença de trabalho a partir de janeiro  

Síndrome de Burnout é classificada como doença de trabalho a partir de janeiro

Dani Costa, especialista em desenvolvimento pessoal, relata em livro como superou o problema e ensina como os demais podem encontrar um novo caminho para suas vidas

O mundo moderno tem acometido pessoas, ao longo dos anos, a uma série de doenças que afetam principalmente que têm um nível de exigência e perfeição acima da média. Dedicar-se ao máximo pode até parecer uma virtude, mas em alguns casos uma sobrecarga tem potencial de ser o estopim que darão origem a sentimentos desconfortáveis, além de sintomas físicos como febre, dor de cabeça, desmaios, vômitos, insônia e um cansaço sem fim.

Dr. Jô Furlan, médico e neurocientista, explica que o problema vem cada dia mais sendo entendido como uma doença ligada ao trabalho e que a princípio não era levada a sério. “Sintomas como exaustão, seja física ou mental, muitas vezes era ligada ao quanto trabalhamos e não ao como isso está esgotando cada ser humano. Portanto, a utilização do termo síndrome do esgotamento profissional ajuda as pessoas a entenderem o que é essa patologia”, define.

Por todos esses motivos, a Síndrome de Burnout passa a ser classificada como doença de trabalho e a medida entra em vigor a partir de janeiro de 2022.

O neurocientista afirma que o estresse normalmente é fruto da má gestão da relação intra e interpessoal, de modo que, quando a pessoa não consegue administrar, aumenta o grau de estresse negativo, que é o distress. “Isso gera um processo crônico, que vai se refletir tanto no comprometimento físico quanto mental. E consequentemente ocasionando uma diminuição de produtividade”, alerta.

Ele ainda destaca que a Síndrome de Burnout acomete tanto mulheres quanto homens, mas como a mulher está mais sujeita a quadros de suscetibilidade emocional por ser multitarefa, leva-a se esgotar com mais facilidade pela sobrecarga de atividades.

É possível superar a síndrome

Dani Costa é especialista em desenvolvimento pessoal, e em dado momento da vida, foi diagnosticada com Síndrome de Burnout quando teve um esgotamento mental que a levou ao limite. Cinco anos após esse acontecimento, ela decidiu escrever o livro “Você é o Caminho”, lançado recentemente em São Paulo e em Brasília e está disponível na versão física na Livraria Martins Fontes da Paulista.

O principal objetivo da obra é compartilhar as experiências e resultados que a autora vivenciou, gradativamente, até conseguir a cura. À procura de respostas, ela escolheu dar uma pausa no turbilhão da rotina automática de executiva, diminuiu o ritmo e mergulhou corajosamente em si mesma.

Para a mentora, as características mais comuns encontradas em quem sofre essa síndrome são: ter de provar o seu valor o tempo todo, dificuldade em se desligar do trabalho, falta de disposição para relaxar e ter momentos de prazer e lazer, dificuldades em socializar, constante insatisfação consigo e com os outros (nunca está bom o bastante), fuga de problemas pessoais e situações mal resolvidas na vida, problemas para alinhar vida profissional e pessoal, mudanças repentinas de comportamento, humor inconstante, dificuldades em dizer não e assumir responsabilidades além do que cabe à pessoa, entrando muitas vezes em situações abusivas.

Dessa forma, ao vivenciar esse ciclo, a pessoa realiza as atividades de forma automática, perdendo o prazer e conexão com a própria vida.

Dani recomenda que para evitar o desgaste extremo, ser muito importante ter momentos de conexão consigo mesmo, tirar alguns minutos para olhar para si, seja por meio de uma atividade física, meditação, yoga, alimentação saudável, terapias ou conexão espiritual. “O simplesmente parar e relaxar, ainda que seja difícil, já leva a outro espaço de conexão, reorganização mental, priorização de valores que fazem sentido”, argumenta.

Para ela, esse comprometimento com o corpo, mente e espírito deve ser diário e leva à desconexão dessa matrix de trabalho e corporativa, que muitas vezes cria dissociação da realidade e da vida.

A especialista em desenvolvimento humano afirma ainda ser muito importante também que práticas de bem-estar sejam adotadas pelo próprio ambiente corporativo a fim de evitar que a Síndrome de Burnout acometa os colaboradores. “Por mais que exista a autorresponsabilidade, acredito ser importante a cooperação da empresa a fim de evitar o aumento de absenteísmo e alta rotatividade, mantendo assim os níveis de produtividade e satisfação”, recomenda.

Sobre Dani Costa

A especialista em desenvolvimento é também mentora, palestrante e escritora. Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em letras, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora.

Durante os anos atuando como executiva, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, se aprofundou na área de gestão de pessoas com cursos dentro e fora do país, conhecendo a ferramenta Access Consciousness, entre outras.

Além do portal, Dani também criou o coletivo Brazilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.

Para saber mais, acesse: plataformadavida.com / Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial

Sobre Dr. Jô Furlan

Médico, escritor e neurocientista;

Professor e pesquisador na área de Neurociência do Comportamento;

Autor do best seller “Inteligência Comportamental Humana – A Inteligência do Sucesso”;

Coordenador do Programa de Empreendedorismo Sênior e Neurowellness (bem-estar do cérebro) da Universidade da Terceira Idade da Unicamp;

Precursor dos conceitos Neurowellness (bem-estar do cérebro), Emagrecimento Cerebral e Empreendedorismo Sênior;

Há mais de quatro anos atua na Amazônia com comunidades ribeirinhas e quilombolas, sendo parte desse tempo em expedições de saúde realizadas por barco.

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Shopping Estação divulga horário de funcionamento no Ano Novo

Shopping Estação divulga horário de funcionamento no Ano Novo

Neste fim de ano, o Shopping Estação funciona em horários especiais: no dia 31 de dezembro, das 10h às 16h. No dia 01 de janeiro, as lojas estarão fechadas e o funcionamento das operações de alimentação é facultativo. No dia 02, o shopping abre das 14h às 20h, e a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h.

Troca de presentes

As lojas estão atendendo as trocas de presentes, basta comparecer com a nota fiscal ou o recibo de compra, e a etiqueta do produto.

Desconto e frete grátis nas compras por WhatsApp

O máximo do conforto e ainda com promoção. Nas compras acima de R$100 feitas com a assistente de compras por WhatsApp do Shopping Estação, os clientes ganham R$30 de desconto e frete grátis.

Somente até sexta-feira (31) e válido para a primeira compra via assistente. Mande uma mensagem para (41) 98869-3105 ou acesse pelo link taplink.cc/shopping_estacao

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br 

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