Grupo Boticário desenvolve Centro de Pesquisa do Olfato para fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano

Grupo Boticário desenvolve Centro de Pesquisa do Olfato para fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano

Centro reunirá profissionais multidisciplinares que atuam em áreas como ciência e inovação para gerar conhecimento e incentivar pesquisas visando o bem-estar e qualidade de vida da sociedade

A pandemia mundial do coronavírus gerou diversas consequências que perduram na vida dos infectados, sendo uma delas a perda de olfato durante e após o diagnóstico. Conhecida clinicamente como anosmia, a ausência da percepção de cheiros atinge cerca de 86% das pessoas com casos leves da doença, segundo uma pesquisa publicada este ano, no Journal of Internal Medicine1. O cenário lançou luz sobre a importância do sentido e a falta que ele faz no dia a dia, não apenas por seu desempenho fisiológico, mas também pelo afetivo. Neste contexto, o Grupo Boticário, um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, anuncia a criação do Centro de Pesquisa do Olfato, área dedicada ao estudo do sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema.

Liderada por o Boticário, expert em perfumaria e a primeira unidade de negócios do Grupo, a iniciativa tem como ponto de partida a complexidade do considerado único que atua no Sistema Límbico, ou seja, conecta-se com a área do cérebro responsável por gerenciar as emoções e criar memórias. “Entendemos a importância social do olfato por sermos referência no assunto. O cheiro marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas - foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato que, para além dos desdobramentos comportamentais, tem por objetivo contribuir com renomadas instituições autorizadas que, por sua vez, conduzirão as pesquisas visando a prevenção de diagnóstico de distúrbios que afetam a qualidade de vida. Foi partindo disto que decidimos ir além dos nossos frascos e usar nossa expertise para deixar um legado para a sociedade”, explica César Veiga, Expert em Fragrâncias do Grupo Boticário.

Impulsionado pelo cenário pandêmico, o tema virou prioritário para o Grupo Boticário não somente pelo contexto em que estamos inseridos, mas pelo desejo em contribuir para pesquisa e inovação no Brasil e no mundo, bem como democratizar a informação para a população brasileira. Entre as iniciativas, além da criação do Centro de Pesquisa do Olfato, o Grupo vai disponibilizar, a partir do dia 25 de novembro, um hub de conteúdo que ficará hospedado no e-commerce da marca para o público com materiais, artigos, pesquisas e até mesmo um canal de conversa para compartilhamento de relatos sobre a perda olfativa, que futuramente podem se tornar objeto de estudo.

O Centro de Pesquisa do Olfato reunirá pesquisadores, médicos, especialistas em neurociência, em perfumaria e comportamento humano, atuando em quatro pilares que se interseccionam. Ciências das Emoções, vai se amparar na neurociência como recurso para relacionar sentidos, ativar memórias e apurar o olfato; Diversidade Sensorial, terá como premissa a investigação de diferentes percepções do olfato influenciadas pela diversidade populacional, como gerações, etnias, deficiências auditiva e visual, promovendo iniciativas de inclusão; Futuro do Olfato, atuará no aperfeiçoamento científico como forma de desvendar o sentido em todas suas camadas, mesmo as intangíveis; e por fim, Disseminação do Conhecimento, vai liderar e apoiar pesquisas acerca do tema no intuito de disseminar e democratizar conhecimento e informação para profissionais de outras áreas e sociedade.

Liderado por Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D, e por Rafael Muller, Diretor de Categoria de Perfumaria, o Centro de Pesquisa do Olfato vai abrigar áreas já existentes no Grupo Boticário, que há décadas desenvolvem, coletivamente, um trabalho focado em inovação para entregar fragrâncias para o consumidor final, acumulando cases de sucesso como o uso de Estudos de Neurociência e Inteligência Artificial para suportar os benefícios.
"Para nós, o olfato vai além da função fisiológica relacionada ao odor e suas memórias. Há uma relação funcional com um órgão complexo como a pele e essa interação diz muito sobre os efeitos biológicos positivos gerados por algumas fragrâncias e seus componentes, por exemplo. É uma ciência que tem sua beleza, mas também sua complexidade", explica Dieamant, que é também Doutor em Neuroimunoendocrinologia Cutânea.

A criação da área que perpassa o desenvolvimento de produtos tem como objetivo entregar para sociedade o melhor em tecnologia olfativa, como um compromisso contínuo com o consumidor final no que diz respeito ao conhecimento, impacto social e inovação. “Nós queremos ampliar nossa entrega para a sociedade. Além dos mais de 15 mil itens que integram os portfólios das marcas do Grupo Boticário, entendemos o nosso papel na aceleração de pesquisas em inovação e tecnologia no que tange o universo olfativo. Nosso intuito é disponibilizar o Centro de Pesquisa do Olfato como braço para pesquisas de interesse público, lideradas por universidades, médicos parceiros e pelo nosso time de especialistas” afirma Gustavo Dieamant.

1Prevalence and 6-month recovery of olfactory dysfunction: a multicentre study of 1363 COVID-19 patients

Pesquisa e inovação

Entre os principais estudos que já estão sendo conduzidos no Centro de Pesquisa do Olfato, um deles investiga a evolução multissensorial com foco na fisiologia olfativa. O intuito da iniciativa é estimular o cérebro a entender o cheiro por outras vias, que não seja o nervo olfatório. Outra pesquisa liderada pela área faz parte de um tema muito importante para o Grupo Boticário, a diversidade e inclusão. O Diversidade Sensorial está desenvolvendo um treinamento olfativo para pessoas com deficiência visual, com o intuito de inseri-las no mercado de trabalho por meio de uma habilitação para atuar na área de avaliação sensorial do Grupo Boticário. Para o futuro, o Centro de Pesquisa do Olfato pretende apoiar pesquisas com instituições autorizadas focando no estímulo olfativo, de forma contribuir para a melhora do bem-estar.

SOBRE GRUPO BOTICÁRIO

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br

Add a comment

Afece realiza bazar no próximo final de semana  

Afece realiza bazar no próximo final de semana

Mais de 10 mil itens apreendidos pela Receita Federal serão comercializados para arrecadar recursos para a entidade; entrada é gratuita

A Afece irá realizar entre os dias 04 e 05/12 (sábado e domingo) um grande Bazar de Mercadorias apreendidas pela Receita Federal. O evento será das 8 às 16h, porém as senhas serão distribuídas a partir das 7h. Não será cobrado a entrada, entretanto pedimos a doação espontânea de produtos como: itens de decoração, utensílios de cozinha e brinquedos.

Esse evento tem o objetivo de captar recursos para a Afece que, há mais de 54 anos, atua nas áreas de assistência social, saúde e educação de maneira 100% gratuita para mais de 500 pessoas com deficiência.

Estarão à venda cerca de 10 mil itens, entre eletrônicos, brinquedos, vestuário, artigos de pesca, produtos de beleza, perfumes e decoração. Os produtos estarão com desconto em relação ao valor de mercado, e os compradores devem seguir algumas restrições:

• apenas pessoas físicas podem comprar;

• o valor máximo para compra é de R$ 700 ou um produto de valor superior;

• os produtos não têm garantia ou troca;

Venha contribuir para os nossos projetos e a adquirir produtos com valores atrativos.

Serviço:

DATA: 04 e 05 de Dezembro de 2021

LOCAL: Afece – Sede Tarumã - Paulo Turkiewicz, 316 - Tarumã

HORÁRIO: 8h às 16h - Entrega das senhas a partir das 7h

Add a comment

Estamos todos saindo da UTI?

Estamos todos saindo da UTI?

*Jarbas da Silva Motta Junior

Há 13 anos, passo um grande pedaço do meu dia em um ambiente que, infelizmente, passou a fazer parte da história de muitas famílias a partir do ano passado: a Unidade de Terapia Intensiva. Talvez os significados das palavras desse nome nunca fizeram tanto sentido. Unidade de profissionais que não fazem nada sozinhos, que precisam uns dos outros tanto para as ações “operacionais” como para virar um paciente de bruços ou para discutir os procedimentos cada vez mais multidisciplinares. Terapia atualizada e individualizada com uma rapidez jamais vista, graças à agilidade e ao esforço da ciência. E intensiva em todos os detalhes.

Nas últimas semanas, esses ambientes estão diferentes do que vivenciamos ao longo de quase 20 meses. Vemos as altas de pacientes sem que seus leitos sejam imediatamente ocupados por outros e novos - e em determinado momento da pandemia, literalmente, cada vez mais novos - pacientes. Em alguns dias, deixamos inclusive de ter casos ativos de covid-19. Isso significa que, pela primeira vez, em mais de 500 dias, não havia pacientes com potencial de transmissão da doença. Para os profissionais de saúde esse é um marco que nos emociona e enche de esperança.

Ao olhar os leitos vazios, não podemos nos esquecer da trajetória até aqui. Uma realidade que nem os mais experientes profissionais estavam preparados. Foram dias em que precisamos encarar como principal desafio manter o paciente vivo para que o próprio corpo pudesse ter forças para combater o coronavírus. E, para isso, recorremos a procedimentos complexos. Em algumas instituições, o uso da ECMO, por exemplo, chegou a ser nove vezes mais frequente do que antes da pandemia. O aparelho que funciona como coração e pulmão artificial representou novos suspiros para muitos homens e mulheres. Já as diálises, ainda no leito de UTI, cresceram quase 60%.

O médico intensivista reconhece o seu papel como divisor de águas no tratamento de um paciente. A entrada dele em ação deve ser precisa no momento em que o quadro do paciente se agrava e que pode ser irreversível sem esse suporte. E assim, também ser o momento da saída. Mas talvez essa definição nunca foi tão nebulosa quanto na covid-19. Como doença sistêmica e imprevisível, em cada paciente ela agia de uma forma. E foi a união entre assistência e pesquisa que nos deu o suporte para seguir.

Em muitos momentos, tivemos que lutar com os braços que tínhamos. E eles eram escassos de norte a sul do Brasil. Apenas 1,6% dos médicos brasileiros registrados são intensivistas. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) estima que o país precisaria ter, pelo menos, cinco vezes mais profissionais da área para atender toda a demanda de leitos de UTI. A matemática deixa claro o cansaço, mas as súplicas para voltar da intubação escancaram o peso que esses braços carregaram.

No início, observamos como a doença se comportava e compartilhamos conhecimento com o mundo. Agora, experimentamos os resultados desse movimento, que passa a ser coletivo. Vacinas em tempo recorde, adesão da população e a esperança de volta.

As ligações para as famílias e as longas semanas - até meses - de internamento nos aproximaram de cada um que venceu ou perdeu essa luta. Lidamos como uma tragédia social e humanitária e, apesar de acreditarem que somos heróis, sairemos dela mais humanos.

*Jarbas da Silva Motta Junior, médico intensivista e coordenador da UTI do Hospital Marcelino Champagnat

Add a comment

Ateliê Jardim e Canteiro Fértil promovem Encontro Nacional de Jardinagem em Curitiba

Ateliê Jardim e Canteiro Fértil promovem Encontro Nacional de Jardinagem em Curitiba

Evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro

Nesta sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), o Ateliê Jardim, em parceria com a Canteiro Fértil, promove o Sucuencontro Nacional. Com especialistas renomados, o evento vai contar com diversos workshops sobre jardinagem e uma das maiores feiras de suculentas de Curitiba.

“A ideia é proporcionar ao consumidor curitibano mais do que uma experiência de compra, é ensinar também técnicas corretas de cultivo que agreguem sustentabilidade e consciência ecológica. Vemos que o Brasil ainda tem muito potencial a ser explorado neste ramo, este é um mercado que está tomando mais força a cada dia e sermos os pioneiros nesta conquista traz um enorme orgulho a Curitiba e região", pontua Claudia Pinheiro, sócia proprietária do Ateliê Jardim.

O evento começa às 9h na sexta-feira (3), com a tradicional feira de suculentas da floricultura e com o workshop sobre insumos agroecológicos com Mateus Cheles. No sábado (4), às 9h30, Samuel Gonçalves do Um Botânico no Apartamento vai ministrar um workshop sobre suculentas. Às 14h, Pedro Parigot ensina sobre substratos e insumos e às 15h, teremos Samuel Gonçalves com workshop sobre Urban Jungle. Já no domingo (5), às 9h30, Guydo Horta comanda o Mão na Massa com Guydo Horta. Confira a programação completa no https://www.instagram.com/ateliejardimcwb/. Mais informações e ingressos no (41) 99144-8800.

“O encontro deste final de semana, destaca Curitiba como um dos principais pólos na jardinagem moderna. Reunir quatro palestrantes de profundo conhecimento técnico em um único final de semana será um marco que vai impulsionar o mercado de plantas da região”, diz Claudia Pinheiro.

O Sucuencontro Nacional vai contar com uma das maiores feiras de suculenta de Curitiba. “São mais de 14 mil mudas de plantas, mais de mil espécies diferentes. Abrangendo desde o público iniciante com mudas de R$2,50 até mudas de coleção”, afirma Claudia Pinheiro.

O evento ainda vai contar com dois eventos gastronômicos. No sábado (4), acontece o Café da Manhã na Roça com muitas delícias que lembram a comida da vovó. Já no domingo (5), encerrando o Sucuencontro, vai ter um delicioso almoço com costela fogo de chão.

Serviço:

Sucuencontro Nacional do Ateliê Jardim

Data: 3, 4 e 5 de dezembro (sexta-feira, sábado e domingo)

Endereço: Avenida Candido Hartmann, 4979 – Santa Felicidade – Curitiba/PR

Informações e ingressos: 41 99144-8800

Add a comment

Como manter a rotina alimentar do pet?  

Como manter a rotina alimentar do pet?

Cardápios saudáveis podem "salvar" os tutores no planejamento das refeições de cães e gatos devido a rotina agitada

O avanço na vacinação contra a COVID-19 e a queda de novos casos e óbitos em decorrência da doença estão trazendo de volta a “antiga rotina” da população, inclusive dos tutores de cães e gatos. Nesse momento, uma dúvida recorrente é sobre a disponibilidade e qualidade dos alimentos que serão oferecidos, priorizando aqueles que contemplam maior presença de nutrientes, grãos e proteínas.

Com o objetivo de auxiliar a oferta de “comida de verdade” para os amigos de quatro patas, o Chef Bob, indústria do segmento pet desenvolve cardápios saudáveis priorizando ingredientes minimamente processados e o uso de sementes em seu estado natural. A empresa possui 1,5 mil opções naturais e também produz receitas personalizadas para pets que possuem restrições alimentares ou são orientados por veterinários.

Segundo Thiago Gonçalves, head fabril do Chef Bob, o aumento na procura por refeições mais saudáveis para os pets reforça a preocupação de seus tutores com a qualidade da alimentação oferecida aos bichos. “Observamos um crescimento considerável na produção dos cardápios naturais. Isso é um sinal de que o amigo de quatro patas está mais próximo da família e de seu tutor, que compartilha o mesmo cuidado na hora de comer”, aponta.

Alimentação para gatos

Diferente dos cachorros, os bichanos possuem características únicas na hora de se alimentar. Há, ainda, preocupações em relação à hidratação, (já que não costumam beber muita água e podem sofrer com doenças renais) e variedade de alimentos, pois os animais enjoam, com facilidade, do que é oferecido.

Para os gatos, considerados pets carnívoros, é recomendado dietas específicas, que são altamente proteicas e enriquecidas com taurina - aminoácido fundamental na alimentação dos bichanos. Entre os destaques das opções saudáveis do Chef Bob para os felinos estão: caçarola de carnes com legumes e frango na moranga.

Cardápios personalizados

A empresa contempla, em suas receitas, pratos regionais, dietas low carb e menus para datas comemorativas, como o Natal. Durante o mês de dezembro, é possível encomendar o plano alimentar para que o pet compartilhe do momento da ceia com seus tutores.

Para Gonçalves, a oportunidade de desenvolver cardápios de datas sazonais e aqueles que refletem culturas regionais, reforça o desejo da empresa em oferecer uma experiência gastronômica saborosa e nutritiva ao pet. “Com os devidos cuidados em relação aos ingredientes que podem compor esses pratos, possibilitamos que o pet, integrante da família e rotina dos tutores, compartilhem de todos os momentos”, finaliza.

Os tutores que optam pelas opções do Chef Bob têm a possibilidade de receber as refeições de maneira contínua, mantendo a rotina alimentar do pet. Através de uma assinatura, que parte dos R$209,00 ao mês, é possível receber as combinações adequadas para a nutrição e saciedade dos amigos de quatro patas. Os pedidos são feitos pelo site oficial da empresa: https://www.chefbob.com.br.

Sobre o Chef Bob

O Chef Bob é uma empresa especializada em alimentação natural para cães e gatos, com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Porto Alegre. Com o objetivo de difundir saúde e qualidade de vida aos animais, possui mais de 1,5 mil receitas saudáveis para cães e gatos. Saiba mais em: https://www.chefbob.com.br/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos