VI Fórum de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Cruz

VI Fórum de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Cruz

Evento conta com a apresentação de profissionais reconhecidos nacionalmente

Nesta quarta-feira (17), às 20h, o Hospital Santa Cruz promove o VI Fórum de Ortopedia e Traumatologia. Com profissionais reconhecidos nacionalmente, o tema será Artrose do Tornozelo. Vai ser uma conversa sobre procedimentos, tendências e demonstrações sobre o assunto.
A organização do evento é do Dr. Bruno A. B. Moura e do Dr. João Luiz da Silva Vieira, ambos do Hospital Santa Cruz em Curitiba/PR. Todo o evento será online e transmitido pelo canal do hospital no Youtube (www.youtube.com/hospsantacruz).

Programação:

20h Boas-vindas com os organizadores do fórum (Dr. Bruno A. B. Moura e do Dr. João Luiz da Silva Vieiras – Hospital Santa Cruz – Curitiba/PR)

20h05 Artroplastia total do tornozelo com o Dr. César E. C. F. Martins (Uniorte – Londrina/PR)

20h25 Artrodese do tornozelo com o Dr. Felipe Oliveira Delocco (Hospital da Força Aérea do Galeão – Rio de Janeiro/RJ)

20h45 Discussão de casos clínicos com os Dr. Bruno A. B. Moura e Dr. João Luiz Vieira da Silva (Hospital Santa Cruz – Curitiba/PR)

21h05 Encerramento

Serviço:

VI Fórum de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Cruz

Dia: 17 de novembro (quarta-feira)

Horário: 20h

Link: www.youtube.com/hospsantacruz

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 60 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.

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Aulões gratuitos ajudam estudantes antes e depois do primeiro fim de semana de Enem  

Aulões gratuitos ajudam estudantes antes e depois do primeiro fim de semana de Enem

Eventos 100% on-line e abertos ao público revisam conteúdos mais importantes e conferem questão por questão da prova do domingo, 21 de novembro

Durante os últimos dias de preparação para o Enem 2021, o Revisão Conquista Enem, transmitido gratuitamente pelo YouTube, ajuda a revisar os conteúdos mais relevantes. Nos dias 17, 18 e 19 (quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente), especialistas da Conquista Solução Educacional dão dicas sobre as disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação, cobradas na primeira etapa do Enem.

Logo depois da prova, no domingo (21) e também pelo YouTube, a Conquista Solução Educacional leva ao ar o Confere Enem. Especialistas em cada uma das disciplinas resolvem a prova ao vivo e comentam cada uma delas. A live também é totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Para a gerente pedagógica da Conquista Solução Educacional, Aldrey Denise de Freitas, os eventos on-line são uma forma de ajudar nos últimos esforços e, depois da prova, deixar os estudantes mais tranquilos quanto à resolução dos problemas. “Sabemos que o Enem é uma das provas mais importantes para estudantes de todo o Brasil e que toda ajuda é bem-vinda para garantir os melhores resultados na prova”, afirma.

No primeiro fim de semana, os estudantes precisarão responder a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Também está na programação a redação, que, se bem feita, pode ser crucial para obter uma boa nota. Fazem parte dessas áreas do conhecimento disciplinas como Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Língua Estrangeira.

Serviço:

Revisão Conquista Enem - 17 de novembro, a partir das 14h20

Revisão de Arte, Língua Inglesa, Literatura, Redação I e Redação II

Transmissão gratuita pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=o1v-9KK8RZ8

 

Revisão Conquista Enem - 18 de novembro, a partir das 14h20

Revisão de Geografia I, Filosofia, Sociologia, Educação Física e Língua Portuguesa I

Transmissão gratuita pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bqcfzb5XvlA

 

Revisão Conquista Enem - 19 de novembro, a partir das 14h20

Revisão de História I, Geografia II, História II, Língua Portuguesa II e Redação III

Transmissão gratuita pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OelhUogUd84

 

Confere Enem - 21 de novembro, a partir das 19h

Transmissão gratuita pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5GN4GUF6SFc

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Santander leva o estilo do Free Fire para a próxima edição do SPFW

Santander leva o estilo do Free Fire para a próxima edição do SPFW

Pela primeira vez o mundo virtual ganhará vida nas passarelas de uma das maiores semanas de moda do mundo

O Santander Brasil, Banco da Moda, apresenta a edição N52 do São Paulo Fashion Week e promove um desfile totalmente diferente do que já foi visto nas passarelas em todo o mundo. No dia 17 de novembro, data de abertura do SPFW, modelos e gamers irão desfilar vestindo releituras de skins de personagens do Free Fire, da Garena, um dos jogos online mais populares no mundo. O desfile acontece às 19:30 e será transmitido pelas redes sociais do SPFW.

Na edição que marca a volta dos desfiles presenciais, após quase dois anos de apresentações exclusivamente online, a SPFW traz o mundo virtual para as passarelas, pela primeira vez em uma semana de moda internacional. A pedido do Santander, a Garena – publisher e detentora dos direitos do Free Fire – selecionou as 20 skins (trajes dos personagens) mais cobiçadas pelos jogadores, que tiveram seus looks adaptados e materializados pelo stylist Daniel Ueda. Dentro do Free Fire, clientes do Banco terão acesso a uma skin exclusiva.

A iniciativa conecta duas das maiores e mais promissoras atividades do empreendedorismo: Moda, a que mais se reinventa, e Games, a que mais cria e uma das que mais crescem. A adesão aos jogos em rede e em tempo real aumentou 140% durante o ano de 2020, no Brasil.

Atualmente, o País é o terceiro do ranking de audiência em esports, sendo que dois de cada três brasileiros conectados à web são jogadores. É também com base nestes dados que o Santander enxergou a conexão dos games com o empreendedorismo, uma vez que os jogos são poderosas ferramentas para impulsionar novos talentos e transformá-los, por exemplo, em jogadores profissionais ou desenvolvedores.

No primeiro trimestre deste ano, o Banco iniciou a campanha Onde tem Santa, tem game, que marcou sua presença neste território, com o patrocínio à equipe FURIA, uma das maiores do Brasil, além de apoiar torneios e lançar um consórcio especial para a compra de equipamentos para games, entre outras ações.

“Já somos conhecidos como o Banco que trabalha e apoia a moda, após esses 5 anos de parceria com o SPFW. E neste ano entramos nos esportes eletrônicos com a ambição de ser também o banco que oferece soluções e auxilia as pessoas que trabalham, empreendem e se divertem no mundo gamer”, afirma Igor Puga, diretor de Marca e Marketing do Santander Brasil.

“O mundo da moda e dos esports é um lugar de muita diversidade, inovação e inquietude. O Santander possui autoridade nestes mercados e entende a real semelhança de valores entre ambos. Esse casamento entre o Free Fire e o SPFW foi o que viabilizou não só a virtualização da moda nos games, mas a materialização física das skins renomadas no jogo mais popular do país, na semana de moda mais importante do Brasil”, conclui.

Para dar vida às skins dos personagens, o Santander e o SPFW convidaram o stylist Daniel Ueda. Um time de modelos profissionais, incluindo Isabeli Fontana, e gamers, foi cuidadosamente escolhido para representar na passarela os personagens que tanto significam para esta nova geração, abrindo uma nova gama de negócios e relações.

“O meu maior desafio aqui foi tirar o projeto do universo dos games e levar para o da moda. Precisei me inteirar muito do mundo gamer, e para mim está sendo maravilhoso, pois é mais uma porta que se abre, com muita força e energia. Esse processo de criação foi desafiador e incrível ao mesmo tempo”, afirma Ueda, que trabalhou em conjunto com o estilista Alexandre Herchcovitch na criação dos looks.

Juntos, Ueda e Herchovitch buscaram em materiais como malha e moletom, somado a inovações como peles fakes e telas tecnológicas vazadas, dar o tom necessário aos looks. A expectativa é que essas skins, que já causam grande furor no imaginário dos gamers, impressionem ainda mais ao serem vistas na passarela da semana da moda. Para complementar, Daniel Ueda ainda participou da escolha de alguns personagens do Free Fire que foram utilizados nos looks, aplicando já seu olhar de stylist.

"Poder ver a releitura das skins de Free Fire desfilando na passarela do mais prestigiado evento de moda do Brasil, o SPFW, é algo incrível para os jogadores de Free Fire, para mim e para o time da Garena. É um momento de muito orgulho ver o quão longe o Free Fire foi e pode chegar, rompendo a barreira do digital e transcendendo para o real, mostrando que o jogo virou estilo, que o jogo virou moda. " afirma Fernando Mazza, head de operações da Garena no Brasil.

Ao todo, 20 das mais populares skins do Free Fire foram selecionadas para serem apresentadas no desfile inaugural da SPFW N52, uma ação inédita em qualquer semana de moda do mundo. São elas: Sakura; Hip Hop; Kit Angelical; Hypado; Sombra Roxa; Rolezeiro; Gola Alta; T.R.A.P. Zika e Brabo; T.R.A.P. Chavosa e Chavoso; Coração Urbano; Mano Milgrau; Calça Angelical; Gatitude; Loucura Rebelde; e Espírito Púrpura.

O desfile tem idealização do Santander, realização do SPFW e apoio da Garena.

SPFW N52

Depois de dois anos, o SPFW – apresentado pelo Santander, o Banco da Moda – volta a realizar desfiles presenciais. Após duas edições 100% digitais, a próxima será híbrida. O evento será realizado de 17 a 20 de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Todas as apresentações e desfiles, incluindo fashion filmes, serão transmitidas pelas redes do SPFW.

Ao todo, são 50 desfiles entre presenciais e digitais. O retorno ao presencial será feito de acordo com todos os cuidados e protocolos exigidos, dentro das necessidades do momento que vivemos. Oito marcas estrearão: Baska, Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp.

Sempre pioneiro, muito além da moda, com projetos inclusivos, sustentáveis e culturais, o SPFW ganhou novo formato em 2021, com o Festival SPFW+ Regeneração fortalecendo o trabalho de fomento realizados em todos estes anos, agora com uma agenda de atividades ao longo de todo o ano. A partir de quatro Encontros Criativos e seis Mentorias, foram selecionados 49 núcleos criativos por todo o país, procurando trazer uma nova inteligência aplicada a um empreendedorismo do século XXI.

Com a proposição de novos processos criativos e econômicos, novas conexões e desdobrando conceitos, o festival criou ecossistemas que fortalecem redes, aproximam iniciativas que encontram sinergias e oportunidades de colaboração e ampliação de atuação, além de novas formas de se operar em rede gerando uma economia afetiva e circular.

Esta edição, com grande número de desfiles, reflete também uma melhora no varejo de moda, com avanço da vacinação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), houve uma retomada neste ano em relação a 2020, mas ainda inferior ao consumo de 2019. “Hoje as fronteiras estão se diluindo, tanto no físico como no digital. O SPFW sempre abriu as portas para o novo. É inevitável o cruzamento da moda com o universo dos games. Ambos exploram e experimentam o novo. Moda tem relação com inovação e comportamento e pessoas. Games tem com tecnologia, comportamento e pessoas. Agora veremos a materialização pioneira do metaverso, das skins, um dos principais pontos dos games”, comenta Paulo Borges, fundador do SPFW.

A edição N52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Durante o evento, todo o conteúdo estará disponível nos canais do #SPFW:

https://www.instagram.com/spfw/ https://www.facebook.com/SPFW/

https://twitter.com/spfw https://www.youtube.com/channel

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Contos de Bia Moraes narram “Histórias de Gente Errada”

Contos de Bia Moraes narram “Histórias de Gente Errada”

Jornalista e escritora lança seu primeiro livro para falar das estranhezas humanas

A jornalista curitibana Bia Moraes estreia no mundo dos contos com o livro “Histórias de Gente Errada”, resultado de sua incansável curiosidade sobre as pessoas e seus estranhos caminhos. A sessão de autógrafos será no dia 18, às 18h30, na Livraria Itiban, em Curitiba.

Repórter e editora em diferentes redações de jornais por 30 anos, ela própria enveredou por uma trilha diferente, após ter um acidente vascular cerebral, aos 52 anos. Nos últimos dois anos, fez cursos on-line e assumiu a porção escritora que a rondava. Mas por que “Gente Errada”? Porque, diz ela, sempre se sentiu atraída “por tudo que é errado, escondido, misterioso”.

Os 44 contos reunidos em seu livro de estréia pela Kotter Editorial habitam o universo do surreal e do sobrenatural. “É como eu vejo as pessoas. Além disso, eu mesma sou uma pessoa oblíqua. Torta, esquisita, nunca em linha reta”, diz Bia, que aprendeu a esgrimir textos em reportagens, inclusive na crônica policial, e em perfis – construídos a partir de uma enorme capacidade de arrancar histórias inesperadas dos entrevistados.

Diante das limitações físicas trazidas pelo AVC, deixou o jornalismo diário para revelar a escritora que sempre esteve presente. Enquanto narrava sua experiência pós-AVC nas redes sociais, passou a trabalhar contos provocantes.

“Achar personagens fascinantes, daqueles que poucos jornalistas acham, era o mínimo que ela fazia. Soube interpretar como ninguém a realidade, seja de dentro de uma delegacia ou de uma butique de madame”, relembra Guto Barra, diretor de cinema e documentarista, que a conheceu em 1988.

“Dava para ver que dentro daquela mente adoravelmente perturbada tinha muito mais do que talento jornalístico: Bia é uma contadora de histórias daquelas que você lê e diz: que tipo de pessoa pensa numa coisa dessas?”, acrescenta, dando pistas sobre a natureza de “Histórias de Gente Errada”, que passa longe de qualquer restrição politicamente correta.

Bia pode estar contando histórias bizarras, mas os contos surpreendem com uma intensa conexão com o real: cada relato é um mergulho em um roteiro sombrio, que pode estar se desenrolando no apartamento vizinho agora mesmo. “Sob a influência do realismo fantástico de Lygia Fagundes Telles e do hiper-realismo de Dalton Trevisan, Bia encontra sua voz ao mergulhar na psicologia dos personagens, nas suas generalidades e singularidades ao mesmo tempo, concentrando-se no que é essencial à forma através do discurso cotidiano, captando o que é dito e no não dito, ora idealizando um final feliz, ora a constatação da maldade humana”, diz Claudecir de Oliveira Rocha, seu editor, na sinopse do livro.

O texto de Bia é resultado de sua vida cosmopolita, com experiências de trabalho e residência em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Mas também carrega o traço das rotinas de Curitiba e do interior de Santa Catarina, onde sua vida se divide atualmente, devorando livros, escrevendo em alta rotação e administrando fisioterapias diversas.

BIO

Beatriz Helena G Moraes tem 56 anos, é casada, tem quatro filhos. Com o apoio decisivo da família, sobreviveu a um AVC, inventando um novo jeito de viver. Curitibana, exerceu o jornalismo por mais de 30 anos, atuando em todas as áreas, menos no jornalismo esportivo. Foi repórter, editora, pauteira; fez entrevistas, reportagens especiais, perfis e colunas para veículos regionais e nacionais, digitais e impressos, e revistas. Editou revistas. Foi pesquisadora e entrevistadora no longa Beyond Ipanema, documentário rodado em SP, NY e RJ e dirigido por Guto Barra, com quem também dividiu o roteiro do longa “Jorge”. Também assina a edição do documentário Congada da Lapa, rodado na Lapa, PR, pela produtora LazAudiovisual. Atuou como assessora de imprensa para teatro, cinema, artes plásticas e literatura, entre outras pautas. Recentemente, fez oficinas de escrita de contos na Biblioteca Pública do Paraná com Rafael Ginane Bezerra; em A Escrevedeira, com Itamar Vieira e com João Anzanello Carrascosa; e na Fundação Cultural de Curitiba, com Luiz Andrioli.

Atualmente é colunista do jornal Plural, onde assina Ordem CaÓtica, sobre literatura.

Serviço:

Lançamento de “Histórias de Gente Errada”

Livro de contos de Bia Moraes

Em 18 de novembro, às 18h30

Livraria Itiban, Silva Jardim 845, Curitiba-PR

À venda em https://kotter.com.br/loja/historias-de-gente-errada-bia-moraes/

Um conto de Bia

BEIJO MOLHADO

Vidro moído. Bem moidinho.

(O lugar não é o mesmo. O tempo também não. Quer dizer. O clima. Onde ela estava, brasas. Onde esta está, friozaço de congelar os ossos).

Dentes são ossos. Aparentes.

Ela prepara a comida quente com vidro, um pouco só, moído. Oferece. Ele mastiga com os dentes.

À noite, ele a beija com língua e dentes, adormece, embebido por álcool, ela não acende o isqueiro. Faz um puta de um calor. Acordada, ela mói um pouco mais de vidro bem moidinho.

Raiva, ódio mortal. Disfarçou sempre. Doze anos. Doze anos querendo matar. Assassina. Isso ela não é.

Ainda. Vai matar. Vai.

Manhã cedo, se arrepende, joga no lixo o vidro, o álcool na pia. Dormindo, ele parece um anjo, meu bem, meu amor, ela o beija com a boca molhada de café, leite, açúcar, mel. Não acorda.

Acorda meu amor.

Desperto, ele acredita no amor, aceita o beijo molhado, toma café com leite e açúcar, e come pão com manteiga e mel.

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Rede de hotel Bourbon chega a Maringá

Rede de hotel Bourbon chega a Maringá

A Rede Bourbon, uma das 10 maiores redes hoteleiras do Brasil e a mais tradicional do Estado, chega à Cidade Canção. O Rio Hotel by Bourbon Maringá abre suas portas nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, e inaugura um novo conceito de hospedagem na região

Com 121 apartamentos, o novo empreendimento passa a oferecer o melhor preço com a qualidade e excelência da Bourbon Hotéis & Resorts. A inauguração da nova unidade simboliza a retomada do setor e a virada de quase dois anos nos quais foi preciso readequar operações para manter o crescimento e as inovações da rede.

De acordo com o presidente da Rede Bourbon, Alceu A. Vezozzo Filho, Maringá é um centro de negócios e turismo importantíssimo no Paraná, por isso, foi escolhida para sediar uma estrutura inovadora que vem para dar suporte à economia local. “Trouxemos para o Norte do Paraná uma estrutura robusta, na melhor localização, que está pronta para oferecer o que há de melhor no quesito hospedagem”, comenta.
Retomada da economia da melhor cidade para se viver do Brasil

Este ano Maringá foi considerada a melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com o estudo do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). E o top do ranking se deve muito aos altos níveis de educação, segurança, saneamento e saúde. O título consolida a cidade como um destino promissor tanto para negócios quanto para turismo.

De acordo com o Ministério do Turismo, com dados das Associações Brasileiras da Indústria de Hotéis, os últimos feriados prolongados, como o de Nossa Senhora Aparecida e Finados, mostraram que os brasileiros estão prontos para voltar a viajar. Destinos como Nordeste e Foz do Iguaçu alcançaram taxas acima de 75% de ocupação. Números que trazem otimismo para o setor.

“Estamos com boas expectativas para as festas. Maringá é muito conhecida pela decoração natalina, pelos eventos como a Maringá Encantada. Tudo nos faz projetar um fim de ano de hotel lotado”, estima o gerente geral do Rio Hotel by Bourbon Maringá, Diogo Ayres. Ele conta ainda que já há procura por reservas antes mesmo da inauguração. “Já temos reservas confirmadas para os primeiros dias após a abertura e grupos com cotações em andamento. Tudo isso só demonstra o grande potencial e o sucesso do nosso hotel”, comemora.

Acomodações sob medida para hóspedes exigentes

Localizado ao lado do Catuaí Shopping, o novo hotel está próximo ao aeroporto e principais centros de eventos da cidade. Em sua estrutura, o Rio Hotel by Bourbon Maringá conta com restaurante próprio, academia, piscina, estacionamento e uma área de eventos de 165 metros quadrados, sendo uma opção para quem escolher a cidade tanto para turismo quanto para negócios.

O hotel possui quartos de 22 a 88 metros quadrados equipados, ar condicionado, TV 40”, cofre, frigobar, mesa de trabalho, chaleira elétrica e wifi gratuito. Na suíte, uma banheira hidromassagem garante ainda mais conforto e em todos os quartos é possível solicitar berço e cama extra. Outra facilidade é o café da manhã, que está incluso na diária.

Este modelo de hospedagem mais econômica, porém com todo o conforto Bourbon é a característica da marca Rio Hotel. Praticidade e versatilidade são as essências da marca, que traz aos hotéis um conceito inovador, com um projeto moderno e funcional. Ambientes totalmente integrados garantem eficiência nas operações e eventos, além de proporcionar excelentes espaços de convivência. A localização também é uma característica dos hotéis, que estão em São Paulo, Campinas, Paraguai, Curitiba e agora Maringá.

Rede Bourbon

A Rede Bourbon possui mais de 55 anos de mercado, 25 empreendimentos espalhados pela América Latina e mais de 41.000 m² em espaços para eventos e convenções além de uma reconhecida expertise para atender os mais variados eventos (congressos, feiras, exposições, coquetéis e eventos sociais) e aos públicos mais exigentes. Presente em 3 países (Brasil, Argentina e Paraguai), 9 estados e 18 cidades, com um total de mais de 4 mil acomodações confortavelmente equipadas.

Sob o comando de Alceu A. Vezozzo Filho, a Rede Bourbon atende a todos os segmentos de hospedagem com um completo portfólio de categorias e marcas, classificadas de acordo com o perfil de cada empreendimento.

Confira todas as opções de destinos Bourbon: http://www.bourbon.com.br/

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