Aegea Saneamento registra receita líquida de R$ 780 milhões no 3T21  

Aegea Saneamento registra receita líquida de R$ 780 milhões no 3T21

Aumento de 33,4% na Receita Líquida, início das operações da coligada Águas do Rio (RJ) e a consolidação da Companhia como líder no setor de saneamento privado no Brasil

A Aegea Saneamento registrou receita líquida de R$ 780 milhões no terceiro trimestre de 2021, um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O EBITDA foi de R$ 475,3 milhões, alta de 37,8% comparado ao mesmo período do ano anterior, com a margem atingindo 60,9%. A alavancagem financeira da empresa reduziu para 2,49x contra 2,81x em relação ao 3T20. O resultado positivo vem acompanhado do início das operações da coligada Águas do Rio (RJ) e com pagamento da segunda parcela da outorga, pela Águas do Rio, no valor de R$ 2,3 bilhões - além dos R$ 10 bilhões referente à primeira parcela pagos na assinatura do contrato - e o início das obras de infraestrutura que beneficiarão cerca de 10 milhões de pessoas.

“Encerramos o terceiro trimestre de 2021 consolidando a liderança e crescimento da Aegea, reforçando nosso modelo de negócios, baseado em investimentos estratégicos. Os resultados financeiros e operacionais, o início das operações da coligada Águas do Rio além de outras operações recentes como Ambiental MS Pantanal (MS), Ambiental Metrosul (RS) e Ambiental Cariacica (ES) demonstram também nossa expertise operacional. A nossa trajetória de crescimento vem da capacidade de adaptação em diferentes regiões e desafios.”, diz André Pires, CFO da Aegea.

No terceiro trimestre de 2021, a Aegea alcançou 3,7 milhões de economias atendidas, um acréscimo de 21,3% em relação ao 3T20. O número de domicílios atendidos com água cresceu 3,4%, atingindo 1,9 milhão. As concessionárias Águas de Teresina, Águas de Manaus, Águas Guariroba e Prolagos foram responsáveis por 62,6% deste aumento enquanto a parcela remanescente está relacionada à expansão da rede de cobertura e ao crescimento vegetativo das demais concessões. O número de domicílios atendidos com coleta e tratamento de esgoto apresentou um crescimento de 51,1%, atingindo 1,7 milhão. Esse aumento da base de clientes está associado, principalmente, ao início das operações das concessionárias Ambiental MS Pantanal (MS), Ambiental Metrosul (RS) e Ambiental Cariacica (ES) que adicionaram 516,9 mil novas economias e foram responsáveis por 89,4% do incremento total, e à expansão da rede em Águas Guariroba, Prolagos, Águas de Manaus e Águas de Teresina, responsáveis por 4,8% do incremento.

O volume faturado total atingiu 135,2 milhões m3, aumento de 18,8% em relação ao 3T20. O volume faturado de água apresentou crescimento de 3,4%, sendo 72,5% deste decorrente do maior volume em Águas de Teresina, Águas de Manaus, Águas de Guariroba e Prolagos. Já o volume faturado de esgoto apresentou crescimento de 52,6% e é decorrente do início das operações nas concessionárias Ambiental Metrosul, Ambiental MS Pantanal e Ambiental Cariacica que contribuíram com 89,2% do crescimento no volume total faturado de esgoto e das expansões de rede nas concessões Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Águas de Teresina.

No terceiro trimestre do ano, o índice de perdas na distribuição de água consolidado da Aegea atingiu 50,0%, redução de 3,9 p.p. com relação ao 3T20, refletindo os esforços implementados pela Companhia na redução de perdas físicas e comerciais na distribuição de água nas concessões, especialmente em Águas de Teresina e Águas de Manaus.

Destaques Recentes

Neste período celebramos também a conquista da primeira colocação da Aegea na categoria Água e Saneamento na 21ª edição do Ranking Valor 1000 - foi primeira vez que uma empresa privada de saneamento venceu nesta categoria. A empresa também conquistou o primeiro lugar na premiação Época Negócios 360 entre as companhias de saneamento. Ambos os prêmios reafirmam nosso compromisso com a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com eficiência econômica e respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Desde maio, a coligada Águas do Rio se prepara para assumir a operação plena. A empresa, do Grupo Aegea, investiu R$ 10 milhões no Centro de Operações Integradas (COI), que é um dos mais modernos no segmento de saneamento básico no país. As contratações de colaboradores estão em andamento, priorizando a mão de obra local, com um foco especial aos moradores de comunidades. São mais de 1.700 novos colaboradores, com previsão de chegar a 5 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos ao longo da operação.

A Aegea, por meio de sua concessão Águas de Manaus está focada em promover transformações nas na capital Manauara, e neste sentido, anunciou o projeto +ÁGUAS, que vai levar água tratada e regular para 116 mil manauaras, incluindo a população vulnerável residente nas palafitas. Acompanhando o crescimento constante da cidade, serão construídos novos 260 quilômetros de redes de água tratada.

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200 alunos da rede pública têm curso de empreendedorismo  

200 alunos da rede pública têm curso de empreendedorismo

Com término das aulas em novembro, iniciativa visa instruir crianças e jovens sobre habilidades importantes para o mercado de trabalho

Com formação em novembro, 200 estudantes de baixa renda estão recebendo, gratuitamente, um curso de empreendedorismo. A iniciativa é dedicada exclusivamente às escolas públicas e feita em parceria entre a organização estudantil Students For Liberty Brasil (SFLB) e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Pedras. Pernambuco foi o primeiro estado a receber o curso, que deve ser replicado para novas regiões.

O projeto atinge estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos, e é liderado por Giovanni Justino, coordenador local do SFLB e líder da frente “Lideranças nas Escolas”, que visa impactar estudantes do ensino fundamental e médio.

O curso de empreendedorismo aborda temas como “O que é economia?”, “Liderança e influência social” e “Princípios de venda e captação de recursos". Seu objetivo é instruir crianças e jovens sobre habilidades importantes para o mercado de trabalho.

"Eu entrei no curso por incentivo da minha mãe. Ele trouxe muitos benefícios para mim, e um deles foi aprender a economizar. Porque eu não sabia, eu gastava meu dinheiro com muitas besteiras. Depois que eu comecei a ver os vídeos do curso, eu estou guardando meu dinheiro, e todo final de mês eu tenho dinheiro para comprar alguma coisa que eu preciso. Os meus maiores sonhos são economizar dinheiro para comprar uma bicicleta e também ter meu pequeno negócio, porque eu sei montar bonecos de biscuit e, com o incentivo do curso, eu posso começar a fazer bonecos e vender", conta Mirelle Pereira, de 11 anos.

O projeto tem como objetivo capacitar mais de mil jovens até o final de 2021. Após a ação em Pernambuco, a negociação está em etapas finais para aplicação em Santa Catarina. O curso faz parte da campanha “Brasil Empreende”, do SFLB, e estará disponível online em sua plataforma.

Sobre o Students For Liberty Brasil (https://www.studentsforliberty.org/brasil/)

Presente no Brasil desde 2012, a organização é um braço do Students For Liberty, a maior organização estudantil em prol da liberdade do mundo, presente em 110 países. A organização sem fins lucrativos tem como propósito educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes da liberdade.

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Arbo e Superlógica se unem para ajudar imobiliárias a competir com novos concorrentes digitais

Arbo e Superlógica se unem para ajudar imobiliárias a competir com novos concorrentes digitais

Fusão cria a mais completa plataforma tecnológica e financeira para imobiliárias do mercado brasileiro

Duas das startups de maior crescimento do mercado imobiliário juntam forças para ajudar imobiliárias a competir com as grandes imobiliárias digitais. Arbo e Superlógica, que têm atuações complementares no mercado imobiliário - a primeira focada em soluções para vendas e a segunda em gestão de locação de imóveis - anunciaram uma fusão para criar a mais completa plataforma tecnológica e financeira para imobiliárias do mercado brasileiro.

A união dos serviços complementares das duas empresas, aliada aos seus crescimentos acelerados, cria uma solução completa para ajudar as imobiliárias a se digitalizarem e competirem neste novo momento do mercado. "Hoje, para uma imobiliária se manter competitiva, é necessário que ela crie uma experiência incrível em cada etapa da jornada do cliente. Para isso, tanto a tecnologia quanto o atendimento personalizado de corretores bem treinados são fundamentais”, explica Carlos Cêra, fundador e CEO da Superlógica. "Os produtos da Arbo e da Superlógica são complementares e juntos oferecem, de ponta a ponta, uma experiência digital e personalizada para seus clientes, ajudando as imobiliárias a darem o próximo passo na evolução do mercado", completa.

A Arbo oferece sua tecnologia para imobiliárias e ajuda os corretores a encontrarem o cliente ideal para seus imóveis, levando os anúncios para diversos marketplaces e aumentando, assim, a exposição dos imóveis. “Nosso grande diferencial é oferecer tecnologia, metodologia, inteligência artificial e gamificação para as imobiliárias venderem um imóvel em 30 dias, em média, ante os 90 dias de uma imobiliária sem nossa solução”, explica Manoel Gonçalves, fundador e CEO da Arbo. “Ao somar forças com a Superlógica, vamos oferecer um serviço completo, ganhar sinergia para crescer e gerar um impacto ainda mais positivo para toda a cadeia do mercado imobiliário”, acrescenta.

Atualmente, Arbo e Superlógica atendem, direta ou indiretamente, mais de 4.400 imobiliárias parceiras e trazem, em média, mais de 150 novas imobiliárias por mês para suas plataformas. Com a unificação, a expectativa é dobrar esse número já nos primeiros meses, dados os novos serviços que serão oferecidos. Pelo acordo, a Superlógica aportará na Arbo seu negócio de locação imobiliária, assim como uma quantia não revelada para acelerar seu crescimento. A Arbo também seguirá com sua marca no mercado e terá gestão independente, com seus fundadores permanecendo como executivos e sócios da nova companhia, que será uma subsidiária do Grupo Superlógica.

Após a fusão, as imobiliárias poderão optar por dois modelos. O primeiro é o modelo tradicional, em que a imobiliária usa o software da Arbo. Já no segundo modelo, a Arbo passa a ajudar a imobiliária a obter performance nas vendas e na sua carteira de locação. A grande inovação do segundo modelo é que nessa modalidade, a Arbo, as imobiliárias e seus corretores trabalham alinhados para trazer melhores resultados. Além disso, novos serviços financeiros estão na esteira de lançamento, como fiança locatícia e crédito imobiliário.

Empoderando as imobiliárias com tecnologia

A estratégia da Arbo e da Superlógica é inspirada em empresas globais de tecnologia do mercado imobiliário. Enquanto as imobiliárias digitais buscam desintermediar o mercado, tirando as imobiliárias tradicionais dos negócios e oferecendo uma única plataforma para atender toda a jornada do cliente, Arbo e Superlógica oferecem uma plataforma financeira e tecnológica que fortalece os corretores e as imobiliárias para oferecer ao cliente uma jornada moderna e flexível.

“O mercado imobiliário em vários países do mundo vem sofrendo disrupção não de imobiliárias digitais, mas de empresas puramente tecnológicas que empoderam imobiliárias e corretores. No Brasil, uma grande parcela do mercado vai continuar fragmentada nas mãos de imobiliárias, que agora vão poder contar com uma suíte completa de soluções tecnológicas e financeiras para executar seu trabalho de uma forma muito mais eficiente e atual”, afirma Cêra.

Sobre Arbo e Superlógica

A Arbo é uma das empresas de tecnologia para imobiliárias de maior crescimento do Brasil, tendo apresentado crescimento mensal de dois dígitos nos últimos anos e quadruplicando seu estoque de imóveis à venda entre 2020 e 2021, com 170 mil imóveis à venda em Agosto de 2021. A startup também recebeu um aporte do fundo de venture capital Domo em 2020.

A Superlógica é a maior empresa brasileira de tecnologia para condomínios, e em 2020 recebeu um aporte de R$ 300 milhões da gestora norte-americana de private equity Warburg Pincus. Em 2019, fez uma fusão com a Base Software e, em julho deste ano, se uniu a Ahreas, consolidando sua forte presença em todo o território nacional. Hoje, a empresa possui mais de 100 mil condomínios gerenciados por seus softwares (um em cada dois condomínios do país) e prevê para 2021 um faturamento de mais de R$ 200 milhões.

A Superlógica, além de liderar o mercado de condomínios, já atuava no mercado imobiliário com sua plataforma que gerencia mais de 600 mil contratos de locação. Com a transação com a Arbo, a empresa dá um passo importante na sua estratégia de criar uma plataforma habitacional completa para transformar a experiência de viver e se relacionar com seus imóveis, inquilinos, corretores e vizinhos.

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Em tempos de crise, recuperação de crédito demanda estratégias pontuais  

Em tempos de crise, recuperação de crédito demanda estratégias pontuais

Mercado já dispõe de ferramentas tecnológicas que facilitam a coleta de informação e de consultorias especializadas em investigação patrimonial.

A relação dos brasileiros com o dinheiro nunca esteve tão mal, principalmente em tempos de pandemia (da Covid-19), desemprego, inflação e juros nas alturas. Nas empresas, o reflexo desse conjunto que causa a inadimplência elevada se dá, principalmente, na falta de pagamento dos clientes, pois tende a impactar gravemente o fluxo de caixa. Neste sentido, é fundamental que o empreendedor adote medidas para evitar uma perda ainda maior do capital de giro. E um dos caminhos é a recuperação de crédito de quem não está com o pagamento em dia.

Como recuperar dinheiro não é uma tarefa nada fácil, a Leme Inteligência Forense – legaltech que presta serviços que vão desde análise de crédito a investigação, com sede no Paraná – bem sabe que, em casos de dívidas expressivas, não basta a empresa realizar a cobrança de seus créditos em aberto: “É preciso conhecer a realidade do devedor, dos target's envolvidos e ainda saber investigar o patrimônio do mesmo, para assim conduzir as ações de maneira assertiva. Por isso, costumamos dizer, sempre: a recuperação de crédito exige medidas cautelosas”, pontua o CEO da empresa, Valdo Silveira. 

E a prudência começa, como explica Valdo, na recuperação do crédito de uma forma mais profissional, utilizando-se de novos instrumentos tecnológicos que facilitam a coleta da informação, ou de consultorias especializadas em investigação, ambos serviços disponibilizados pela Leme.

Movimento ascendente

A judicialização de dívidas é um movimento crescente há anos. Com o aperfeiçoamento de instrumentos judiciais, como a evolução do Sistema de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e instituições financeiras e demais entidades autorizadas pelo Banco Central (Bacenjud, substituído pelo atual Sisbajud), a tendência é que a cobrança judicial se torne cada vez mais efetiva.

Existem também estratégias e “manobras” jurídicas que forçam a renegociação, como ações revisionais, ou mesmo a recuperação judicial, além da clássica ocultação patrimonial. “Diante disso, é natural que o judiciário se torne cada vez mais abarrotado de processos de cobrança”, enaltece Valdo Silveira, pontuando que o êxito na recuperação do dinheiro está sempre vinculado a duas questões: velocidade e informação. “Se a melhor alternativa for a judicialização, só se chega à conclusão de forma segura quem detém a melhor informação, e a melhor estratégia a se adotar, desde o princípio, é justamente a mais célere para produzir resultados, pois, considerando que o crédito advindo da concessão, na maior parte, é quirografário, isto é, não garantido por direito real de garantia ou direito obrigacional, em um cenário de recuperação judicial ou falência, o credor poderá ver-se extremamente mal posicionado na fila de recebimento da recuperanda ou do falido”.

Saiba mais sobre a Leme Inteligência Forense

A Leme Inteligência Forense tem know-how de mais de dez anos de experiência. Contando com a marca de mais de 1.600 empresas atendidas, e no cenário que estamos vivendo, ela tem se destacado cada vez mais no setor tecnológico, sucesso que é resultado do uso de ferramentas corretas e do melhor direcionamento na tomada de decisões.

Acesse: lemeforense.com.br

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Tecnologia a favor da saúde: até onde ir?  

Tecnologia a favor da saúde: até onde ir?

Há muito tempo acompanhamos o avanço de duas áreas essenciais para existência humana atual: medicina e tecnologia. Durante um período acreditou-se que seriam áreas concorrentes, mas a união revelou que conseguimos colher frutos interessantes dessa relação.

Uma demonstração clara do quanto a junção traz bons resultados, é o modelo de gestão de um dos maiores planos empresariais do Paraná, a Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica. Neste modelo utiliza-se a verticalização para os atendimentos, com ênfase na ferramenta empregada para o compartilhamento de informações dos pacientes, em que uma equipe multidisciplinar possui acesso a todo histórico daquele paciente, facilitando assim, o acompanhamento e diagnóstico.

A medicina ganhou uma forte aliada tecnológica nos últimos tempos: as plataformas de telemedicina, que trouxeram garantia a muitos pacientes com atendimentos psicológicos, cardíacos e tantos outros, essenciais para o momento em que vivíamos. Esses procedimentos, já anteriormente em análise, estudos e legalização, precisaram ser implantados com celeridade devido a pandemia da Covid-19. Desta forma, engana-se quem acha que a telemedicina foi uma saída de emergência ou algo feito às pressas.

Mais do que nunca, pudemos perceber que essa nova modalidade deixou de ser tendência para se firmar como um meio de atendimento médico seguro e eficaz. Tanto em questões de saúde, quanto em dados e informações. Além de inúmeras ferramentas que poderíamos citar aqui, temos aquelas que auxiliam tanto médicos quanto pacientes nos cuidados preventivos de saúde. Estamos falando de aplicativos, celulares, pulseiras e tantas outras ferramentas que já fazem parte do nosso dia a dia e que podemos utilizar para o bem-estar.

Pesquisas apontam que os brasileiros são adeptos a essas novas tecnologias. A da Nuvem Sinch, realizada 2,8 mil pessoas em mais de 40 países, mostra que 43% dos brasileiros, utilizaram a telemedicina durante a pandemia de Covid-19. Dentre os adeptos das consultas online, 71% começaram a cuidar da saúde por meio de plataformas digitais.

Os números confirmam o que já vemos há muito tempo dentro dos consultórios. São inúmeras as vezes em que os pacientes nos pedem indicações de APPs para auxilia-los no hábito de tomar água, controlar os momentos de stress, além dos monitores de sono e atividades físicas.

A vida moderna e a cultura do imediatismo nos levaram a buscar esses mecanismos, em que o tempo precisa ser otimizado. Porém, vale sempre fazer um alerta aos médicos e principalmente aos pacientes: nenhum equipamento ou novidade tecnológica substitui a avaliação de um profissional.

A modernidade é nossa aliada, mas nunca deve ser a substituta de um atendimento humanizado, atencioso e que gere um diagnóstico preciso. Ela vem complementar o que o médico e o profissional da área tem a dizer, mas nunca substituir.

Dr. Carlos Mortean é diretor da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica. Médico há mais de 37 anos, foi um dos responsáveis pela implantação da telemedicina na operadora.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

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