CRIs, lajes corporativas e renda urbana ficam mais atrativos após turbulências no mercado de FIIs, mostram especialistas

CRIs, lajes corporativas e renda urbana ficam mais atrativos após turbulências no mercado de FIIs, mostram especialistas

A proposta de tributação dos dividendos, inserida na Reforma Tributária apresentada pelo Governo Federal, trouxe incertezas para o mercado de fundos imobiliários no curto prazo e derrubou a maioria das cotações entre junho e julho. No dia em que as propostas de mudanças no Imposto de Renda foram anunciadas, em 25 de junho, o IFIX chegou a cair mais de 3% (fechando o dia com queda de 2,02%) e com alguns fundos caindo mais de 6% no período. Mas o sentimento de “pânico” dos investidores já diminuiu após as primeiras semanas de turbulência: em julho, com balanço positivo de 2,29% até a última semana, o IFIX já sinaliza momento mais atrativo para o mercado – e especialistas veem bom momento para investimentos em segmentos em recuperação, como lajes corporativas, CRIs e renda urbana.

“De maneira geral, a tese de investimento em FIIs se mantém viável observando também o prêmio de risco ao comparar o retorno desses ativos com a curva dos juros futuros. O que vemos no curto prazo, com aumento dos juros nos próximos dois anos, é algo que afeta o mercado, porém o investidor precisa estar focado no longo prazo”, analisa Gabriel Pereira, assessor especializado em Fundos Imobiliários da Acqua-Vero Investimentos.

Mas levando em consideração as preocupações mais urgentes dos investidores, ainda há como preparar uma carteira com fundos que possam se sobressair no segundo semestre de 2021. O especialista destaca fundos de renda urbana, como o TRXF11 – fundo de tijolo que possui mais de 80% do seu portfólio composto por lojas alugadas para redes supermercadistas. “Buscamos gestoras com posição diversificada em quantidade de ativos, localização e, principalmente, observando o risco de crédito dos locatários - seguindo a recomendação de casas de análise como a Eleven Research, que inclui o TRXF11 entre seus papéis recomendados”, explica Pereira.

O assessor também destaca o potencial de fundos de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), principalmente aqueles com exposição atrelada ao CDI. Estes devem se beneficiar com a estabilização dos pagamentos mensais de dividendos. “Um ativo que acompanhamos desde o início é o RZAK11, que possui mais de 50% da carteira posicionada em juros e tende a ter valorização com os dividendos pagos nos próximos meses, recomendação que também seguimos com base em estudos da Eleven.”

Há ainda segmentos que enfrentaram período difícil com a pandemia, mas que devem aproveitar a retomada da economia nos próximos meses. O assessor Maicon Melo, sócio da Online Traders, destaca a atratividade do setor de lajes corporativas após mais de um ano imerso em incertezas. “Estes FIIs sofreram com a vacância de escritórios, mas nas últimas semanas tivemos anúncios de empresas de grande porte, como Amazon e Shopee, em retas finais para locarem grandes espaços da Faria Lima. No segundo trimestre de 2021, tivemos a primeira vez um saldo positivo entre áreas contratadas versus áreas devolvidas nas principais regiões de São Paulo desde o início da pandemia. Temos ainda fundos abaixo de seus valores patrimoniais que seguem pagando dividendos de 6 até 8% ao ano. É um cenário interessante”, avalia ele.

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Moda, estilo e beleza também fazem parte do Âmbar  

Moda, estilo e beleza também fazem parte do Âmbar

Recém-inaugurado no Batel, o espaço cultural Âmbar também conta com opções de moda, estilo e beleza no seu cardápio de atrações. A loja de moda feminina Âmbar Bastardo e o salão de beleza The Floor Hair Co fazem parte do empreendimento, que traz ainda gastronomia, música e artes plásticas como destaques. O Âmbar está localizado na Rua Coronel Dulcídio, 918.

Nesta quarta-feira (22), a partir das 16h, a Âmbar Bastardo e o The Floor realizam um evento dedicado à moda e beleza, celebrando o aniversário das duas marcas. O happening fashion terá apresentação de lançamentos de grifes como Mi Piace Óculos e Aimer Joias Brasileiras, flash tattoo com o tatuador Ricardo Bacellar e discotecagem da DJ Jhessi, além de participação do Studio de fotografia Cláudia Almeida Memórias Afetivas e da consultora de imagem Pâmela Naka.

A loja Âmbar Bastardo é uma multimarcas que tem foco na diversidade contemporânea. Investe em conceitos de versatilidade, atemporalidade e uso de cortes e cores diferenciadas. Entre as novidades, está a chegada de Coleções Primavera/Verão 2022. A proprietária Leila São Miguel, aponta as seguintes tendências: “looks descomplicados e oversized com texturas como linho, muitas estampas reformuladas numa pegada mais ‘fun’ e uma alfaiataria esportiva e colorida, com predominância do lima, fúcsia e laranja”.

A loja começou sua história em 2020 e o nome Âmbar Bastardo é uma referência a um tipo de refletor utilizado no cinema, que produz um brilho mais quente. “Âmbar Bastardo é uma forma ‘solar’ de se olhar para a mesma coisa”, afirma. Buscar um olhar não convencional para a elegância faz parte do conceito da loja.

A Âmbar Bastardo abre de segunda a quarta-feira, das 10h às 19h, nas quintas e sextas, das 10h às 20h, e aos sábados, das 11h30 às 18h.

The Floor Hair Co.

As clientes que procuram opções de beleza e bem estar no Âmbar também contam com outra grande atração, o salão The Floor Hair Co., que abriu as portas em 2020, antes mesmo do espaço cultural iniciar as atividades gastronômicas. Os sócios Kauanna Pampuch e Fernando Young trazem sua expertise para o espaço: ela já administrava a própria clínica de estética em Matinhos há cinco anos, e ele é hairstylist há mais de 30 anos. “Eu e o Fernando juntamos nossas forças, planejamento, projetos e ideias para concretizar o sonho de ter um ambiente voltado à beleza, bem estar e proporcionar novas experiências aos clientes e também aos profissionais da equipe”, Kauanna explica. “O The Floor tem como objetivo proporcionar aos clientes um momento de cuidados com a beleza e entretenimento com boa música, drinks e o que mais o Âmbar tem a oferecer”.

Especialista em mechas, coloração, cortes e tratamento, Young trabalha por meio do visagismo com cada cliente, para atingir uma experiência que vai além de um simples salão de beleza. O aperfeiçoamento constante e qualidade no serviço são importantes diretrizes para toda a equipe do The Floor. Outros importantes nomes como Eduardo Bittercout (especialista em mega hair há mais de 20 anos) e Mariana Floriano (maquiadora e design de sobrancelhas especialista em make para eventos e fotos) completam a equipe, que conta ainda com serviços como lash lifting (técnica para curvar cílios), brow lamination (tratamento de volume na sobrancelha), alongamento de unhas e esmaltação em gel.

Além de novidades, o espaço traz sempre promoções e pacotes especiais. Para setembro, há alguns packs exclusivos. O design de sobrancelhas com depilação do buço sai a R$ 65, e a Make Express (pele e cílios) fica R$ 110 (válido para sexta e sábado). O Perfect Match combina lash lifting com brow lamination, de terça a quinta, e sai de R$ 348 por R$ 299 e a cliente ainda ganha design de sobrancelhas.

O The Floor abre de terça-feira a sábado, das 10h às 20h. 

Âmbar – Espaço Cultural

Funcionamento do Âmbar: Quitas e sextas, 18h30 às 00h30, sábados, das 15h à 1h, domingo, das 15h às 23h

Funcionamento da loja Âmbar Bastardo: de segunda a quarta-feira, das 10h às 19h, quintas e sextas, das 10h às 20h, e sábados, das 11h30 às 18h

Funcionamento do The Floor Hair Co.: terça-feira a sábado, das 10h às 20h

Endereço: Rua Coronel Dulcídio 918, Batel, Curitiba - PR

Informações e reservas no (41) 99902-0327

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Festival da Carne de Onça no Quermesse

Festival da Carne de Onça no Quermesse

O bar, um dos mais tradicionais da capital paranaense, vai oferecer uma versão exclusiva do clássico preparo curitibano por apenas R$ 19

É impossível falar da gastronomia curitibana sem pensar na tradicional Carne de Onça, patrimônio cultural da cidade. Indispensável no cardápio de centenas de bares da capital paranaense, a receita tradicional é preparada com carne bovina magra (sem nervo ou gordura), sem tempero, servida com broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extravirgem, cebola branca, cebolinha e pimenta do reino.

Para celebrar esta iguaria tão especial, o Bar Quermesse, um dos endereços gastronômicos mais badalados de Curitiba, famoso por seu trabalho com culinária regional e comida de boteco, vai participar, entre os dias 21 de setembro e 10 de outubro, do 5º Festival da Carne de Onça, promovido pelo Curitiba Honesta. Durante o evento, o público poderá saborear uma releituras exclusiva do preparo servida com canapés de massa crocante de pastel polvilhada com lemon pepper, que será comercializada pelo preço fixo de R$ 19.

Além da opção especial para o evento, quem visitar o Bar Quermesse pode provar também o já tradicional Canudinho de Carne de Onça. A receita une o conhecido canudinho de maionese, servido em festas de aniversário, com a saborosa iguaria curitibana. Na releitura, a receita clássica ganha ainda mais sabor com o delicioso e crocante canudinho. O cardápio da casa ainda conta com opções de bebidas selecionadas e preparos regionais de boteco, entre eles feijoada, torresmo, brusqueta e batata brava.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro e funciona de terça a sexta das 17h às 01h e aos sábados e domingos das 11h30 às 01h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

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Felicidade na prática: conquista de quem venceu a depressão profunda

Felicidade na prática: conquista de quem venceu a depressão profunda

Guiada pelos tsurus, dobradura de origami símbolo da paz, palestrante Lígia Oizumi acolhe experiências pelo mundo após superar doença do século

Depois de superar uma depressão profunda aos 25 anos e guiada pelos tsurus – origami de um pássaro japonês símbolo da paz – a brasileira Lígia Oizumi abandou tudo no Brasil e seguiu rumo ao Japão em busca da sua missão. Todos os aprendizados desde a saída do país até Nova York, onde mora atualmente, estão no livro Felicidade na Prática. A obra narrada em primeira pessoa abre detalhes da jornada da escritora em busca da felicidade.

Os tsurus, como já denuncia a capa da produção, são peças-chave na história de Lígia. Capítulos completos foram destinados para falar sobre o projeto Cultura da Paz, idealizado pela autora. A ação tem origem na lenda japonesa sobre a produção de mil dobraduras para a realização de um desejo. Em menos de um ano, 30 mil voluntários brasileiros entregaram mais de 100 mil origamis para pacientes em mais de 20 hospitais, asilos e monumentos sagrados do Brasil, Israel, Palestina e Japão.

Foi por meio do projeto que Lígia chegou aos Estados Unidos em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) e lá encontrou um grande amor, conforme conta no livro. Por meio da trajetória no Japão, Nepal e Estados Unidos, a escritora ensina técnicas práticas para que o leitor não deixe a própria felicidade nas mãos de outras pessoas, além de detalhar o segredo oriental para uma vida longa, feliz e com propósito.

A história de coragem de alguém que deixou seu país em busca de um sonho também reúne ensinamentos milenares eficazes para os problemas que todos enfrentam no dia a dia. Lidar com a ansiedade, viver em paz com os sofrimentos e transformar pensamentos negativos e inúteis em pensamentos úteis e positivos são questões abordadas pela autora, por exemplo.

Felicidade na Prática é recomendado para quem cansou de se sentir infeliz ou incompleto e deseja viver com paz interior, discernimento, força e coragem. “Para viver a felicidade na prática é imprescindível seguir a voz do coração, estar em equilíbrio e mudar os pensamentos sobre o significado dos sofrimentos em nossa vida", explica Lígia.

FICHA TÉCNICA

Título: Felicidade na Prática

Autora: Lígia Oizumi

ISBN: 978-65-86142-07-5

Páginas: 240 páginas

Formato: 16x23cm

Preço físico: R$ 60,00

Preço eBook: R$24,90

Link de venda: amazon e site da editora

Sobre a autora: Lígia Oizumi é formada em Administração de Empresas e especialista em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/USP. Trabalhou com empreendedorismo, startups, negócios de impacto social e organização de grandes eventos na maior empresa brasileira de apoio aos micro e pequenos negócios. Criou em 2016 o Projeto Social Tsurus pela Paz / Tsurus for Peace, que já percorreu diversos países. Em 2018 integrou a Delegação Brasileira na Conferência Youth Assembly, realizada na sede da ONU em Nova York. É palestrante e mentora de pessoas que desejam realizar seus sonhos.

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Dia do Sorvete: Conheça o primeiro picolé do mundo que pode ser recheado na hora

Dia do Sorvete: Conheça o primeiro picolé do mundo que pode ser recheado na hora

Kekala Custom Picolé já tem 25 unidades em seis estados brasileiros

Desde 2002, a data de 23 de setembro foi escolhida como o Dia do Sorvete no Brasil. E nada melhor do que celebrar saboreando algo único, como o primeiro picolé customizável do mundo. Criado em 2017, o produto foi lançado como modelo de franquia dois anos depois pela jovem empreendedora Amanda Tonon, de 22 anos. Hoje a Kekala Custom Picolé já ultrapassou a marca de 25 pontos espalhados pelos principais estados do país, e até o final deste ano a marca pretende chegar a pelo menos 60 unidades.

Nas lojas da Kekala, os clientes são protagonistas da montagem do picolé. Escolhendo entre quatro bases, oito coberturas e oito recheios, é possível experimentar mais de 300 combinações, uma diferente a cada visita.

“Desde muito cedo, assisti e participei do desenvolvimento de vários negócios na família. Isso me inspirou a buscar inovações que pudessem ser viralizadas pelas pessoas. Então pesquisei e uni minhas duas paixões, sorvete e sabores de qualidade, resultando em um produto que já tem mais de 100 mil seguidores nas redes sociais”, declara a CEO, referindo-se às mais de 15 milhões de visualizações do conteúdo da marca na web.

No total, já são mais de 25 pontos de comercialização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Minas Gerais.
A base da sobremesa pode ser escolhida entre leitíssimo, chocolate, açaí e morango. Os recheios são Nutella, Leite Moça, Ovomaltine, chocolate ao leite, trufa branca, trufado, Ninho e pistache. E as coberturas variam entre chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate amargo, Ferrero, Ninho, Ovomaltine, Rafaello e um sabor sazonal, que finalizam com chave de outro a montagem totalmente customizável do Kekala Custom Picolé.

Sobre a Kekala Custom Picolé

Kekala Custom Picolé é uma rede pioneira na comercialização do picolé recheável na hora, também chamado de "o melhor picolé do mundo". A empresa oferece uma experiência completamente customizável desde o pedido até a retirada no balcão. A marca desenvolveu ainda uma vitrine inédita, por meio da qual o cliente, além de assistir à montagem, retira o produto em um suporte estilizado.

O investimento inicial para adquirir uma franquia da Kekala Custom Picolé é de R$149 mil, com prazo médio de retorno de 12 a 24 meses e faturamento mensal de cerca de R$39 mil.

Sobre Amanda Tonon

Desde os 16 anos, Amanda Tonon empreende com familiares e parceiros, o que possibilitou a ela agregar experiência suficiente para lançar sua marca própria aos 22, a Kekala Custom Picolé. Além de falar português, italiano e inglês fluentemente, possui espanhol avançado. Já participou do desenvolvimento do projeto de uma startup de delivery como única jovem em um grupo de sêniors. É especialista em marketing, WOW Experience e na estratégia Member get Member.

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