Especialista alerta para importância da higienização de malas de viagem   

Especialista alerta para importância da higienização de malas de viagem  

Especialista alerta para importância da higienização de malas de viagem

É fundamental limpar regularmente as bagagens depois de viajar. Saiba qual a melhor forma 

Viajar é ótimo, e voltar pra casa melhor ainda. É comum ouvir essa expressão, mas muitas vezes o retorno para a rotina diária depois de uma viagem – curta ou longa – acaba sendo corrido, sem os devidos cuidados ao desfazer e guardar as malas.

“Muitas pessoas retornam de viagem, desfazem as malas e as guardam. Imagine essa mala passando por aeroportos, esteiras, porta bagagens, ônibus e, a cada local, acumulando sujeira e bactérias? Para evitar, é preciso lavar as malas antes de guardar”, orienta Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.

A especialista reforça que, além da importância da higienização correta desses itens ao voltar para casa, os cuidados básicos ajudam a aumentar a durabilidade das malas e utensílios de viagem.

“Não limpar, significa guardar todas essas sujidades no armário com outros itens limpos, espalhando ainda mais as bactérias. Vale reforçar que malas não podem ser lavadas em máquinas. Muitas delas tem o fundo em papelão e alguns tecidos exigem cuidado especial. É preciso também usar produtos sempre neutros na lavagem”, enfatiza.

Na Lavoutique, a higienização de malas e demais itens de viagens é feita de forma manual, sendo que algumas bagagens precisam ser desmontadas para poder ser devidamente limpas (as com rodinhas, por exemplo).

“Além disso, jamais secamos ao sol: a secagem é realizada com auxílio de ventiladores e por gotejamento, em que as malas ficam penduradas e a água vai pingando até secar. É um processo que pode durar até três dias”, explica Birgit.

Vale lembrar que o cuidado com a manutenção de malas de viagem não é apenas uma questão estética ou econômica das peças, mas envolve a prevenção de problemas respiratórios e de saúde devido ao acúmulo de sujeira.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura

Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901

Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h

Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050

Horário de atendimento: Seg. a Sáb., das 9h às 20h

Telefone: (41) 3285-8500 e (41) 3026-0600

Site: www.lavoutique.com 

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Professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba participa de reunião no TSE   

Professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba participa de reunião no TSE  

Professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba participa de reunião no TSE

Professor de Direito Eleitoral e de Direito Constitucional do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação –, o advogado Luiz Gustavo de Andrade esteve em Brasília para acompanhar as audiências públicas realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana de janeiro.

Após a rodada de debates e coleta de sugestões para aperfeiçoar as resoluções relativas às Eleições Municipais 2024, o professor participou de uma reunião com a ministra do TSE, Edilene Lôbo, e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB.

Defensor do processo democrático, o advogado Luiz Gustavo é membro da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) e costuma integrar missões internacionais como observador eleitoral. Também é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (Abradep) e um dos fundadores do Instituto Mais Cidadania.

Na foto, ao centro, dr. Sidney Neves, presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB e a ministra do TSE, Edilene Lôbo. À direita, o professor do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade.

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Eletron Energia renova certificação do Great Place to Work

Eletron Energia renova certificação do Great Place to Work

Eletron Energia renova certificação do Great Place to Work

A empresa destaque nos quesitos respeito, imparcialidade e camaradagem na avaliação, o que reflete a política da empresa de valorizar as pessoas

A Eletron Energia conquistou o certificado do GPTW (Great Place to Work - ou "ótimo lugar para trabalhar", em tradução livre). O selo é concedido pela consultoria global às empresas que promovem ambientes de trabalho baseados em confiança, alto desempenho e inovação.

A certificação já reconheceu as melhores organizações para se trabalhar em 97 países em todo o mundo. Essa é a quarta vez que a Eletron Energia figura neste grupo seleto. O reconhecimento comprova a preocupação da organização com o ambiente de trabalho. A empresa, que atua no setor de eficiência energética, possui 30 colaboradores.

No levantamento, 100%deles atribuíram nota máxima para a companhia nos seguintes quesitos: respeito (instalações contribuem para um bom ambiente de trabalho) e camaradagem (é possível contar com as pessoas na empresa).

Para Ricardo Kenji, fundador e diretor da Eletron Energia, receber a certificação da GPTW é resultado de uma empresa que está preocupada com as pessoas. “Trabalhei em muitas empresas legais e por isso queria uma empresa legal. Nossa área de convivência possui biblioteca, mesa de ping pong, sinuca, pebolim, puffs para descansar, TV, café e copa com uma geladeira sempre cheia”, conta Kenji.

Inclusive, a preocupação com a saúde dos colaboradores é genuína. O cardápio servido na Eletron Energia é composto por alimentos integrais (biscoitos, pães e granola), açaí e açúcar demerara - mais saudável que a versão refinada - por exemplo. “Temos estagiários que moram em moradias estudantis que chegam cedo aqui para tomar café da manhã e fazem um lanche antes de ir para faculdade e desejamos que eles cuidem da sua saúde e que levem esse exemplo para sua vida pessoal”, relata Kenji.

Ele acrescenta ainda que além da alimentação saudável, a empresa incentiva o cultivo de bons hábitos como praticar esportes, manter a carteira de vacinação e os check ups em dia, realizar trabalho voluntário e fazer treinamentos (desenvolvimento pessoal). “Todas essas ações valem pontos e podem ser trocadas por jantares e viagens como uma forma de estimular os colaboradores”, comenta.

Faz parte da política de recursos humanos da Eletron Energia o investimento em pessoas, em todos os aspectos: desde os detalhes do kit de boas-vindas, passando pela cesta de Natal e por equipamentos de última geração.

“Quando alguém me falou de dor no pulso por conta do mouse, pedi para avaliar qual era o melhor produto do mercado. Hoje temos o melhor mouse do mercado. Trocamos todas as cadeiras para melhorar a ergonomia. Pesquisamos qual era o melhor filtro de água do Brasil para nossos bebedouros. Se a Eletron teve um crescimento muito acima da média do mercado, isso se deve a pessoas acima da média e para isso precisamos ter um ambiente onde essas pessoas queiram trabalhar”, argumenta Kenji.

Plano de carreira

Um estudo realizado pela Randstad, consultoria global de soluções de recursos humanos, que publicou um guia de tendências para 2024, que traz pontos de melhoria para as empresas que desejam atrair e reter talentos. Uma delas diz respeito ao plano de carreira. A pesquisa apontou que 30% dos trabalhadores brasileiros buscam outros empregos diante da falta de oportunidade para o crescimento. Na contramão, a Eletron Energia não possui apenas um plano de carreira, mas vai além: os colaboradores podem ser acionistas do negócio.

Um dos funcionários que se tornou “sócio da empresa” onde iniciou como estagiário, é Victor Moraes. Ele ocupa um cargo de gerência e possui ações da Eletron Energia. O colaborador ingressou na organização em janeiro de 2019 quando ainda era estudante de engenharia de energia e fomentava o sonho de trabalhar numa empresa de eficiência energética. A Eletron Energia é o primeiro emprego de Moraes e ele acredita que sua trajetória na empresa será duradoura.

Nestes cinco anos, as responsabilidades do engenheiro aumentaram na mesma proporção em relação às oportunidades e crescimento profissional. Um ano e oito meses após sua entrada na empresa, Victor Moraes já era coordenador de obras e mesmo antes de se formar, já exercia algumas rotinas de um engenheiro. Mais tarde, foi promovido a gerente. “Quando me formei, no final de 2020, assumi a responsabilidade técnica e passei a assinar os projetos da Eletron. Hoje, atuo também na área comercial e sou o primeiro contato da empresa junto aos clientes e prospectos”, conta.

Contudo, para Victor Moraes, as bonificações e o reconhecimento financeiro, não são os fatores que mais o estimulam a fazer carreira na Eletron. Para ele, o mais importante é o suporte que a empresa oferece para que ele seja reconhecido hoje como um nome relevante no segmento em que atua. “Desde a época em que era estagiário, adquiri conhecimentos de forma acelerada, o que não é tão comum entre meus colegas da faculdade. E continuo aprendendo, cada vez mais e agora também na área da gestão”, depõe Victor Moraes.

Graças ao incentivo de Ricardo Kenji, ele é o profissional mais jovem da América Latina a conquistar o Certified Energy Manager - CEM®, pela Association of Energy Engineers. “Essa é uma das conquistas profissionais mais importantes da minha vida. Também me orgulho em dizer que sou um dos 246 profissionais brasileiros certificados CMVP (Certified Measurement and Verification Professional), pela Association of Energy Engineers”, destaca Victor. Ele também concluiu recentemente um MBA na ESIC Business & Marketing School do Brasil. Todos os cursos foram custeados pela Eletron.

Todos os profissionais que querem crescer possuem oportunidade de estudar com suporte da Eletron Energia. Luis Henrique Silva Costa, de 34 anos, ingressou na organização na área de depósito e na execução de serviços gerais. Passou por outros cargos e hoje é líder de obras e cursa engenharia elétrica numa faculdade particular. As mensalidades são financiadas com auxílio da empresa.

“As portas começaram a se abrir quando fiz um curso de instalação de painéis. E tive todo esse crescimento profissional graças à confiança que depositaram em mim. Quando entrei na Eletron coloquei um objetivo grande, de cursar uma faculdade e logo serei um engenheiro porque as pessoas apostaram em mim. É difícil encontrar uma empresa que te ajude, de alguma forma, a crescer. Eu defino a Eletron como uma mãe, devido às oportunidades e benefícios que promove. E quando um colaborador mostra que quer crescer, a empresa dispõe a ajudar”, depõe.

O fundador da Eletron Energia destaca que a empresa valoriza o crescimento e que o desenvolvimento inicia já na fase dos estágios. “Aqui o estagiário aprende de verdade. Não contratamos estagiário para “tirar xerox”. Aqui vale a meritocracia, quem se esforça mais, quem aprende mais, quem se compromete é promovido. No último mês de dezembro tivemos o curso de mindfulness. E temos ainda duas pessoas terminando o curso de liderança na Dale Carnegie. Estamos sempre investindo em pessoas”, enfatiza Kenji.

Liderar pelo exemplo

No mundo corporativo, a expressão “walk the talk” é empregada para descrever o líder que, através do bom exemplo, é capaz de inspirar sua equipe e alinhar a cultura da organização com a estratégia necessária para realizar a melhor entrega possível. E Ricardo Kenji se enquadra neste perfil de liderança.

“Eu defendo muito que devemos ter princípios. E bons princípios podem ser mostrados em pequenas coisas. Eu lavo a minha louça igual todo mundo, por exemplo. O nosso seguro de vida tem a mesma apólice seja para quem ocupa um cargo de diretor ou de estagiário. Quando eu ganho um brinde, deixo para sortear entre todos. Temos que fazer o que é correto e justo, sempre. É essa semente que quero plantar no dia a dia na minha empresa”, justifica Kenji.

No próprio site da empresa, no menu “trabalhe conosco”, os bons princípios aparecem como valor inegociável e que faz parte da cultura organizacional.

Lifelong learning

“Pensar primeiro no longo prazo, depois no médio prazo e por último no curto prazo; se preparar para aproveitar as oportunidades que cruzarem seu caminho e aprimorar, ensinar, multiplicar”, são diretrizes que fazem parte da cultura organizacional da Eletron. Portanto, a aprendizagem contínua faz parte da rotina dos colaboradores da Eletron. Na síntese, essa ideia traduz bem o conceito de lifelong learning, que designa profissionais que acreditam que o aprendizado não tem data para acabar. Para além da conquista dos diplomas, é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento.

E o próprio Ricardo Kenji incentiva esse comportamento. Acessível, o fundador da Eletron pode ser encontrado na biblioteca. Ele e a maioria do time de liderança participam de um clube do livro, todos os meses. “Esse é um bom momento para que qualquer colaborador possa conversar comigo e discutir ideias sobre determinado livro”, diz Kenji.

As obras literárias, aliás, são uma ferramenta de aprendizado para o fundador da Eletron, que se inspira em líderes renomados para construir um ambiente organizacional saudável na própria empresa. Em artigo no Linkedin, ele fala sobre a leitura do livro “Onde os sonhos acontecem”, que conta a trajetória de 15 anos de Robert Iger, que ocupou o cargo de CEO da Disney. Um dos pontos altos da obra, na visão de Kenji, foi o fato do executivo assumir em uma reunião que havia cometido um erro, o que deixou os demais colaboradores à vontade para fazer o mesmo.

Ricardo Kenji também enalteceu a aproximação de Robert Iger a Steve Jobs porque queria aprender com o cofundador da Apple a liderar um time. “O livro mostra a importância de entender a cultura de empresas e os valores e de como desenvolver confiança é crucial para se construir algo de valor. E trago esse aprendizado para minha atuação na Eletron”, finaliza Kenji.

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Santander abre edital para destinar recursos a projetos sociais paranaenses voltados a crianças, adolescentes e a pessoa idosa

Santander abre edital para destinar recursos a projetos sociais paranaenses voltados a crianças, adolescentes e a pessoa idosa

Santander abre edital para destinar recursos a projetos sociais paranaenses voltados a crianças, adolescentes e a pessoa idosa

No Paraná, os 46 projetos apoiados em edições anteriores do Amigo de Valor e do Parceiro do Idoso já receberam R$ 7,5 milhões, impactando cerca de 122 mil paranaenses

O Santander abriu as inscrições para os editais dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, inciativas do Banco que destinam recursos incentivados para projetos sociais que protegem e acolhem crianças, adolescentes e a pessoas idosas em situação de violência ou violação de direitos. No Paraná, desde 2003, o Banco destinou R$ 7,5 milhões a 46 iniciativas no estado, impactando mais de 122 mil paranaenses. Neste ano, os projetos selecionados receberão até R$ 400 mil do Santander, além de formação e acompanhamento técnico especializado.

Nesta edição, poderão participar projetos de 20 municípios paranaenses. São eles: Almirante Tamandaré, Araucária, Assis Chateaubriand, Cambé, Campina Grande do Sul, Castro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Lapa, Palmas, Rio Branco do Sul, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Turvo e Ubiratã.

“Mais do que destinar recursos financeiros para os projetos sociais selecionados, o Santander monitora as ações e capacita as organizações e os conselhos municipais selecionados. É nosso dever promover ações que contribuam para o fortalecimento e a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade”, diz Gabriela Bertol, head de sustentabilidade do Santander Brasil.

Para o Amigo de Valor, o projeto inscrito deve ter como foco os direitos da criança e do adolescente, com iniciativas de Serviços de Convivência Familiar, medidas socioeducativas e acolhimento. Os recursos recebidos pela campanha variam de acordo com a complexidade do programa, podendo chegar a R$ 390 mil. Já no Parceiro do Idoso, podem participar ações que promovem a convivência familiar ou centros de longa permanência. Nessa modalidade a verba pode chegar a R$ 400 mil por ano. As duas iniciativas do Banco estão entre as maiores campanhas de destinação de Imposto de Renda do país, que atua no fortalecimento da rede de proteção de garantia de direitos com a arrecadação de recursos incentivados para iniciativas de todo o Brasil.

“Aqui no Paraná, o Santander já tem uma história consistente de apoio a projetos sociais que apoiam os paranaenses em situação de vulnerabilidade. Estamos perto das comunidades, apoiando iniciativas que atendem as demandas nos municípios que mais precisam, dentro da suas realidades”, destaca Marilize Ferrazza, diretora da Rede Sul do Santander.

O Amigo de Valor, com mais de 20 anos de atividade, e o Parceiro do Idoso, criado em 2013, já apoiaram mais de 1,1 mil iniciativas, que beneficiaram 1,6 milhão de crianças e adolescentes e mais de 35 mil idosos em todo País. O Santander já destinou cerca de R$ 270 milhões de reais a projetos sociais espalhados pelos 26 estados brasileiros.

As inscrições vão até o dia 19 de abril. Podem participar dos editais Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa de cidades onde o Santander está presente, que tenham até 500 mil habitantes e IDH até 0,739. Os projetos selecionados serão divulgados em agosto. Mais informações nos sites do Amigo de Valor e do Parceiro do Idoso.

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Agência de Gestão realiza imersão com foco no Planejamento Estratégico

Agência de Gestão realiza imersão com foco no Planejamento Estratégico

Agência de Gestão realiza imersão com foco no Planejamento Estratégico

Durante um dia, especialistas irão ajudar os empresários s a definirem como traçar e alcançar suas metas em 2024. O curso é presencial, no dia 24 de fevereiro. Inscrições já estão abertas

Transformar ideias em objetivos e metas é uma forma de tirá-las do papel. E esse desafio é chamado no mundo dos negócios de “planejamento estratégico”. Esse processo é uma forma de documentar a direção do negócio. Contudo, com o pensamento equivocado de que o futuro não é previsível, muitos empreendedores e gestores ignoram uma regra básica da gestão empresarial: pensar na organização no curto, médio e longo prazo.

Uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review aponta que 85% das equipes de liderança executiva gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégias e 50% não gastam tempo algum. O estudo demonstra também que, em média, 95% dos funcionários de uma empresa não entendem sua estratégia, ou seja, estão conduzindo um barco sem rumo definido.

Na visão de Mariana Angeli, sócia da Agência de Gestão e Responsável pela área de Sucesso do Cliente, o planejamento estratégico é necessário para pavimentar o caminho e colocar todas as áreas da empresa na mesma direção. “Planejar é importante para todas as organizações, independente do porte e do estágio de maturidade do negócio. Um plano bem elaborado garante que toda a equipe, dos gestores aos funcionários, compreenda a importância de suas ações no resultado que se tem como meta. Em momentos de turbulências, o planejamento serve como uma bússola para ajudar a recalcular a rota para que a empresa siga na direção almejada”, afirma.

O planejamento estratégico é uma forma de colocar no papel as oportunidades e ameaças do mercado, o que proporcionará à empresa a vantagem de estar preparada para todo o tipo de cenário. A ferramenta contribui para melhorar a comunicação entre os times, permitindo que a cultura organizacional e os objetivos sejam incorporados por todos. Outro atributo do planejamento estratégico é possibilitar que novas contratações sejam feitas da melhor maneira possível, evitando que haja uma alta rotatividade no quadro de funcionários e atrasando o cronograma de planejamento. Por fim, planejar é fundamental para que os gestores tenham noção sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa, além de uma visão da concorrência para uma tomada de decisão mais acertada.

Mas os empresários que não conseguiram definir as metas para 2024, ainda têm uma oportunidade de definir estratégias para seu negócio neste mês de fevereiro. A Agência de Gestão realiza, no próximo dia 24, o workshop presencial: “Imersão Estratégica 2024: Desenhando o Futuro da Sua Empresa em um Dia!

Na ocasião, Mariana Angeli, Camila Lorenz, Nayara Viana, Chafi Rimi e Carine Cardoso estarão disponíveis para ajudar os participantes a mapear o sucesso da sua empresa para os próximos dez meses de forma prática e em apenas um dia. “Nossa equipe irá trabalhar ao lado dos empresários e gestores, mostrando o passo a passo e guiando-os na criação do seu planejamento estratégico personalizado. Com suas vastas experiências e insights, a equipe da Agência de Gestão transformará as ideias dos participantes em estratégias”, diz Mariana.

O worskshop será das 9 às 17h e as vagas são limitadas para que os participantes tenham uma experiência personalizada.

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