Sinal de Vida: projeto cultural que pulsa em tempos desafiadores

Sinal de Vida: projeto cultural que pulsa em tempos desafiadores

Sinal de Vida: projeto cultural que pulsa em tempos desafiadores

Propõe oficinas artísticas abertas para instituições sociais

Curitiba se prepara para receber o espetáculo: "Sinal de Vida". Nascido dos jogos de performance realizados online durante a pandemia, esta obra teatral estreia no Teatro Novelas Curitibanas em 15 de fevereiro, oferecendo um mergulho profundo na essência da arte e da conexão humana.

No período de 15 de fevereiro a 17 de março, o público terá a oportunidade de testemunhar a narrativa única da companhia Café Preto. "Sinal de Vida” traz a pergunta: "O que te traz vitalidade?" que desencadeia uma trama repleta de significado, explorando a importância da arte, da conexão humana e da busca por propósito.

Caio Monczak, Guilherme Mendes Muniz, Janaína Fukuxima e Janaína Micheluzzi compõem o elenco do espetáculo, uma experiência que promete tocar os corações do público curitibano.

O projeto "Sinal de Vida" vai além das cortinas do teatro e pensou em ações de contrapartida social. Oficinas de performance e improvisação, ministradas por Anne Celi e Juliana Liconti, estarão disponíveis para toda a comunidade e instituições sociais, em que os atores também irão participar para explorar cada vez mais novas possibilidades para criação da peça. Ambas as oficinas fazem parte da residência artística da Cia Café Preto chamada "¿Cómo construir un hogar?", que é parte integrante do processo de criação dos espetáculos que virão a seguir. O período de inscrição é de 15 a 24 de janeiro. E podem ser realizadas através de um formulário e são gratuitas.

A oficina de improviso, ministrada por Anne Celi, é uma introdução aos princípios básicos da improvisação. Trabalha com ferramentas que despertam a criatividade e a espontaneidade. É um espaço onde o erro é bem-vindo e transformado em uma possibilidade de criação. O objetivo desta oficina é revelar as potências criativas através dos conceitos dos jogos de improviso: a prontidão, a escuta, o erro como algo positivo e o trabalho em equipe. Já a oficina de “Performance e jogo: o íntimo na construção de comunidade”, ministrada por Juliana Liconti, é um convite a pessoas interessadas na criação e prática performática, sem necessidade de experiência prévia.

Jogos que convidam ao compartilhamento de memórias e histórias de vida serão disparadores dos exercícios criativos, possibilitando a instauração de espaços de escuta e intimidade entre participantes.

Sobre o Projeto "Sinal de Vida"

Esta iniciativa apaixonante da Companhia Café Preto nasceu em meio à pandemia, quando já dedicada ao jogo de performances, expandiu suas fronteiras para os jogos online com o público. A partir dessa rica experiência, surgiu a ideia de criar um espetáculo que abordasse a importância vital da arte, da conexão humana e da busca incessante por significado na vida.

O "Sinal de Vida" não é apenas um espetáculo teatral; é um convite para mergulhar na essência da expressão humana. Este projeto visa não apenas enriquecer a cultura e a arte, mas também nutrir novos talentos e ampliar a apreciação do público pela arte teatral.

Serviço:

Espetáculo Sinal de Vida

Datas: 15 de fevereiro a 17 de março

Horário: De quinta a sábado às 19h30, e nos domingos às 18h

Local: Teatro Novelas Curitibanas

Ingressos: Gratuito. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do espetáculo.

Oficina de Improviso e Jogos Teatrais

Ministrante: Anne Celli

Datas: 22 e 23 de janeiro

Horário: 14h às 16h30

Local: Casa Hoffmann

Inscrição gratuita até 21/01 (vagas limitadas): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP-LW5VNlSLHTSGwhREFRgW8rIe8-0SCojgLWMW-MM5PM7zQ/viewform?usp=sf_link

Oficina “Performance e jogo: o íntimo na construção de comunidade”

Ministrante: Juliana Liconti

Datas: 25 e 26 de janeiro

Horário: 14h às 16h30

Local: Casa Hoffmann

Inscrição gratuita até 24/01 (vagas limitadas): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP-LW5VNlSLHTSGwhREFRgW8rIe8-0SCojgLWMW-MM5PM7zQ/viewform?usp=sf_link

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

Add a comment
Negócios: 2024 será um ano promissor para empreender   

Negócios: 2024 será um ano promissor para empreender  

Negócios: 2024 será um ano promissor para empreender

Observar as tendências, conhecer o comportamento do consumidor e as necessidades do público-alvo, além de traçar um planejamento com objetivos e metas são essenciais para sair da zona de conforto e avançar

O ano começou com uma boa notícia para quem deseja empreender ou expandir seus negócios: após uma fase de recessão e incertezas, 2023 terminou com projeções otimistas na economia. O que, consequentemente, indica a continuidade da boa fase em 2024.

Depois de o país ter registrado a abertura de 868 mil novos negócios no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Receita Federal, o faturamento cresceu com menos oscilações. Entre abril e julho, os empresários que observaram aumento da receita cresceram de 25% para 31%. Já nos que tiveram queda no lucro, a porcentagem baixou de 43% para 37%.

Nos últimos seis meses, o Produto Interno Bruto (PIB) surpreendeu o mercado com uma alta de 3,4% frente ao mesmo período de 2022. Para 2024, a previsão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE/MF) é de crescimento de 2,3% no PIB e de inflação em 3,4%. Já a taxa Selic pode cair a 9% até o final do ano, tornando empréstimos e financiamentos mais baratos.

Na opinião de Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento, além de analisar os fatores econômicos, quem deseja se tornar seu próprio patrão ou quem já chegou neste patamar e deseja ampliar sua empresa, deve ser proativo e verificar o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

“Ficar de olho nas tendências e conhecer a necessidade do público alvo é o primeiro passo para empreender. O segundo passo é tirar as ideias do papel: tenha um objetivo em mente e as metas que devem ser alcançadas. Os desafios sempre existirão, mas a insegurança não pode paralisar o empreendedor. Adiar as ações e a tomada de decisões podem atrasar o processo. Busque se organizar e se aperfeiçoar para driblar o medo e seguir adiante. Por fim, é importante compreender que não é preciso fazer tudo de uma vez. A dica é estabelecer prioridades e começar a agir”, afirma Oliveira.

Lembre-se: o consumidor dita as regras do mercado

No centro das atenções dos empreendedores, estão os clientes, seus desejos e anseios. Partindo dessa premissa, pensar em estratégias para se adaptar aos padrões de consumo e vender mais é indispensável. “Via de regra, o planejamento estratégico daqueles que desejam se destacar e crescer precisa focar na capacidade de enxergar os movimentos do mercado e na rapidez e versatilidade para agir frente a eles”, destaca Clodoaldo Oliveira.

Felizmente, o consumidor brasileiro está otimista. Pelo menos é o que revela uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada no último mês de julho. De acordo com os entrevistados, há uma predominância da cautela no presente, mas com perspectivas melhores em se tratando do futuro. O nível de confiança quando o assunto são gastos subiu de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o mais elevado desde 2016, de acordo com a consultoria.

Tal mudança de comportamento constitui um guia para as ações de pequenos, médios e grandes negócios daqui para frente. Se por um lado, nove em cada dez compradores estão cortando despesas em várias categorias de produtos, com ênfase em roupas, eletrônicos e artigos domésticos, por outro as compras pela internet continuam em ascensão. Vale lembrar que a integração entre canais físicos e digitais é uma tendência notável que, se bem aproveitada, pode gerar resultados altamente satisfatórios. Isto é, pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada.

Igualmente relevante, são as histórias de outros países e culturas que chegam até nós e o discurso de personalidades influentes mundo afora. Tudo isso influencia as escolhas na hora de comprar por aqui. Não por acaso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Com isso, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que é consumido. Por fim, nunca é demais lembrar que o coronavírus e o medo transformou valores e prioridades, levando todos a serem mais pragmáticos, inclusive, nas decisões de compra.

Saiba como atrair e reter as novas gerações

Agora, anote algumas dicas para começar 2024 com o pé direito e acertar em cheio o coração e o pensamento do seu público-alvo.

● Foco no sentimento: ofereça variedade, seja de produtos ou serviços, levando em conta sentimentos, comportamentos e poder aquisitivo. Mas evite classificar, afinal, há uma tendência na qual todos estão investindo em pequenos luxos, desde que façam sentido e valham a pena;

● Segmente a estratégia: convém personalizar campanhas e ações por canal, região e segmento considerando as diferenças culturais e de renda;

● Invista em pesquisas: conheça seu público por meio da coleta de dados, preferências e expectativas provenientes de contatos realizados por WhatsApp, e-mail, redes sociais e feedback direto. As ferramentas do Google, como o Trends e o Analytics, disponibilizam insights valiosos para criar e adaptar estratégias;

● Ofereça personalização: aumentar a relevância do produto ou serviço é até um meio de incentivar gastos futuros;

● Compreenda a jornada do cliente: além da personalização, o marketing digital é um grande aliado na fase de consideração. Oferecer informações claras e objetivas, assim como facilitar o contato, aumenta a taxa de conversão e satisfação dos clientes;

● Não tenha medo das mídias sociais: estratégias de publicidade e promoções bem feitas podem atrair o público certo para o local exato - que pode ser sua empresa, por que não? Crie uma identidade virtual forte e construa conexões duradouras;

● Aprenda sobre IA: a inteligência artificial é uma das maiores tendências globais para 2024. Os chatbots, por exemplo, são ótimos para aprimorar a pesquisa de produtos e facilitar as escolhas. Essas e outras tecnologias inovadoras geram experiências mais assertivas e eficientes, tornando a jornada de compra mais intuitiva e satisfatória;

● LGPD: você já deve ter visto esta sigla em muitos lugares, mas se não lembra o que ela significa fique atento: a Lei Geral de Proteção de Dados é criteriosa, respeitá-la e ser transparente quanto a ela é obrigatório;

● Invista em seus times: nenhum gestor consegue bater metas sozinho, para isso ele precisa de equipes trabalhando em busca dos mesmos objetivos. Estimular a criatividade e participação dos colaboradores em ambientes profissionais diversos, inclusivos e conectados às principais tendências corporativas tem tudo para ser um bom plano;

● Geração Z: considerar os influenciadores da geração Z por meio de colaborações autênticas pode ser a estratégia certa para conquistar os mais jovens;

● Práticas sustentáveis: como sua empresa tem lidado com a sustentabilidade? A proposta não é só suprir as necessidades de consumidores conscientes, mas também atender a uma urgência que diz respeito ao planeta e a cada ser que vive nele;

● Esteja pronto: durante a pandemia, quem conseguiu produzir e atender remotamente saiu na frente. Explorar a possibilidade do trabalho remoto ou híbrido garante a continuidade das operações mesmo em situações emergenciais.

Capacitação

A JValério Gestão e Desenvolvimento possui uma solução para empresários de empresas de pequeno porte: o Programa de Aceleração de Negócios (PAN), que estimula a conquista de resultados no curto prazo.

O curso possui a chancela da Fundação Dom Cabral (FDC) e é pensado para a realidade dos pequenos empreendedores, ou seja, ele direciona todos os seus esforços para gerar resultados imediatos. Assim, ele aumenta a rentabilidade do seu negócio, utilizando um plano de aceleração que guia o desenvolvimento da empresa.

O PAN é para administradores, empreendedores e gestores que estão atrás de mais performance, mais crescimento, mais desenvolvimento e mais lucratividade.

Para saber mais, acesse o linkhttps://jvalerio.com.br/programas-para-empresas/pan.

Add a comment

Parque Estadual de Vila Velha inaugura espaço destinado a crianças

Parque Estadual de Vila Velha inaugura espaço destinado a crianças

Novo atrativo oferece circuitos de aventura e realiza oficinas gratuitas aos domingos durante o mês de janeiro

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa/PR, um dos mais belos cenários do estado, inaugurou recentemente um espaço voltado às crianças. O atrativo fica em Furnas e oferece diversas atividades para os pequenos aventureiros, que podem desfrutar do contato com a natureza e se divertirem no circuito.

“Este é um espaço totalmente voltado às crianças, pois muitas vezes, os pais se aventuravam em nossos atrativos, como a tirolesa e o arvorismo, e os menores, por questões de segurança, não podiam participar. Dessa forma, adultos e crianças se divertem igualmente”, conta o Gestor da Soul Vila Velha, concessionária do Parque, Leandro Ribas.

Área de recreação infantil

O espaço foi todo planejado para que as crianças possam divertir-se com segurança. O atrativo inclui Circuito de Tirolesinhas, Balanços, Balanço Redondo, Rope Climber, Escorregador, Rampa e o Circuito Desafio.

“Para realizar as atividades, é necessário que as crianças estejam acompanhadas e que sejam supervisionadas por um responsável. Alguns equipamentos permitem a participação de até cinco pessoas por vez, e o peso suportado pelas atividades vai de 25 a 60kg”, destaca Ribas.

Para recarregar as energias

O espaço oferece também uma opção gastronômica para que os visitantes recarreguem as energias depois de se aventurarem no circuito.
“O Bosque Vila Velha Furnas, espaço gastronômico, oferece uma variedade de lanches rápidos para os visitantes que desejam realizar um pitstop durante as aventuras. Entre as deliciosas opções estão crepes, pastéis, sanduíches naturais e donuts, além de bebidas diversas”, diz Bruno Montes, administrador da lanchonete.

Oficinas gratuitas

Além disso, durante todo o mês de janeiro, oficinas gratuitas serão realizadas no espaço. Para participar não é necessário se inscrever. As oficinas acontecem das 9h30 às 16h30. Confira as próximas datas:

21/01 - Oficina de chaveiro de biscuit

28/01 - Oficina de jardinagem

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/

Add a comment
Setor automobilístico teve alta de 8,8% em 2023, aponta Anfavea

Setor automobilístico teve alta de 8,8% em 2023, aponta Anfavea

Setor automobilístico teve alta de 8,8% em 2023, aponta Anfavea

Cenário positivo estimula a expansão da Alias Tecnologia, que atua no segmento bancário e de financiamento de veículos em 13 estados brasileiros

O setor de automóveis acelerou em 2023 e alcançou um aumento previsto de 8,9% nas vendas globais de veículos leves em comparação com o ano passado, chegando a quase 86 milhões de unidades. Os dados são da S&P Global Mobility. Para 2024 o mesmo levantamento prevê aumento significativo nas vendas globais e a projeção é de que 88,3 milhões de veículos novos circulem nas ruas, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.

O relatório atribui os ganhos contínuos à normalização das cadeias de suprimentos. Além disso, os esforços de reabastecimento de estoque continuam a impulsionar a demanda.

No Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também registrou saldo positivo em 2023, com a soma de 2,29 milhões de emplacamentos: uma alta de 8,8% sobre 2022. Inicialmente, a projeção da entidade era de 6%. Para 2024, a expectativa é que as vendas cheguem a 2,450 milhões de autoveículos, que representam aumento de 7% em relação à 2023. Na divisão por grandes segmentos, a estimativa é de alta de 6,6% para automóveis e comerciais leves e de 14,1% para veículos pesados.

A diminuição gradativa da taxa de juros é mais um fator que favorece o segmento automotivo por conta dos financiamentos no Brasil. Em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a taxa Selic em 0,5% em três vezes consecutivas e a estimativa é que as mesmas reduções sigam no próximo ano, até que a taxa alcance a casa dos 9% no mês de dezembro.

Marcelo Ciscato, CEO da Alias, empresa de tecnologia fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos, enxerga o cenário como positivo. “Nosso objetivo, em 2024, é continuar nosso projeto de expansão e levar para outros estados nossas soluções. Hoje, estamos presentes em 13 estados brasileiros”.

O principal produto da Alias é o E-Registro, que efetua a gestão, arquivamento e automação do registro de contratos de financiamento de veículos com alienação fiduciária, por meio de um processo on-line. “Na prática, nosso sistema reduz a burocracia do processo e torna o registro de contratos de financiamento mais rápido e seguro para as instituições credoras e órgãos públicos, como os Detrans, e revendedores de veículos. Para se ter uma ideia, o cliente pode sair da concessionária com toda a documentação pronta”, relata Ciscato.

O E-Registro atende 293 instituições financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte do Brasil.

Add a comment
UniCuritiba traz Débora Aladim como embaixadora em campanha assinada pela Garage   

UniCuritiba traz Débora Aladim como embaixadora em campanha assinada pela Garage  

UniCuritiba traz Débora Aladim como embaixadora em campanha assinada pela Garage

Começa a rodar nesta semana a nova campanha do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. Assinada pela Garage, a ação conta com a presença de Débora Aladim como embaixadora.

Movida pela educação, a influenciadora enfatiza os diferenciais da IES, que inclui: ensino inovador e que une a sala de aula à prática do mercado de trabalho, certificação resultante de participação em projetos reais e planejamento de vida e carreira, finalizando com a oportunidade para os estudantes utilizarem suas melhores notas do Enem da última década para ingressarem no ensino superior.

"Débora Aladim é uma grande incentivadora da educação. É professora de história e conhecida por avaliar provas do Enem. Ela, assim como o UniCuritiba, acredita no poder transformador da educação na vida das pessoas e para o país. É uma parceria perfeita", destaca Larissa Albuquerque Dutra, diretora do UniCuritiba.

Segundo Marina Guedes, diretora de Marketing da Ânima, a ação faz parte da estratégia institucional que a Ânima já vem desenvolvendo nos últimos meses com estudantes reais do ecossistema.

Com veiculação nacional, as peças abrangem diversos formatos de mídia online, entre eles Reels, Stories e vídeos nos canais dos influenciadores, que são conhecidos por seus engajamentos na difusão da educação e na crença do seu poder transformador. “Nossas campanhas buscam uma conexão com o jovem que quer iniciar sua jornada no ensino superior, com pessoas verdadeiras, histórias reais com a educação e que podem estabelecer esse vínculo”, diz.

Ficha Técnica

Agência: Garage

Anunciante: Ecossistema Ânima

Direção de Criação: Marcio Morgade

Supervisão de Criação: Alexandre Brito

Criação: Vladimir Raineri, Andson Gama, Pierre Soares, Marjory Catharino e Marcella Nunes

Planejamento: Betho Alves

Head Atendimento: Sarah Mello

Atendimento: Raquel Glese, Cinthya Spencer

VP Mídia: Allan Panza

Mídia: Tânia D' Ávilla, Vanessa Carota

Projetos: James Caluta

Produtora filme: Boutique de Imagens

Direção filme: Roberta Recoder

Produtora de som: Boutique de Imagens

Pós-produção: Boutique de Imagens

Marketing cliente: Camila Melo Castilho, Rafael de Albuquerque Fernandes, Marina Guedes e Daniel Bulgueroni

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos