Pele luminosa e protegida: com ultraconcentração de ativos, Botik apresenta linha completa de vitamina C

Pele luminosa e protegida: com ultraconcentração de ativos, Botik apresenta linha completa de vitamina C

Pele luminosa e protegida: com ultraconcentração de ativos, Botik apresenta linha completa de vitamina C

Composto por vitamina C, marca faz repack de sérum facial de alta potência e expande portfólio com itens capazes de formar um escudo protetor contra os agressores diários e o estresse oxidativo, protegendo a barreira cutânea desde o primeiro uso

Atenta às necessidades do consumidor e as principais tendências do segmento de cuidados faciais, Botik, marca de dermocosméticos do Boticário, apresenta ampliação de portfólio com o lançamento da linha completa Botik Vitamina C, com ativos potentes que uniformizam e realçam a luminosidade natural da pele. Os quatro novos itens unem ingredientes capazes de formar um escudo protetor contra os agressores diários e o estresse oxidativo, protegendo a barreira cutânea desde o primeiro uso.

Entre os destaques das novidades, o Sérum Vitamina C 10%, produto já existente no portfólio e sucesso da marca, conta agora com nova embalagem. Desenvolvido com vitamina C estabilizada e tecnologia patenteada, o sérum hidratante possui alta capacidade de penetração nas camadas da pele e se mantém estável mesmo após a abertura do frasco. Além disso, o uso contínuo do produto previne rugas, uniformiza o tom e a textura, deixando a pele com aspecto radiante.

Para uma prática de skincare completa, o lançamento conta também com o Gel de Limpeza Facial Antioxidante, ideal para purificar a pele de forma delicada, mantendo-a naturalmente iluminada e macia; o Creme Hidratante Antioxidante, que proporciona uma hidratação intensiva de até 48 horas com efeito mate e, por fim, o Multiprotetor Gel Creme FPS50, que previne e protege contra o fotoenvelhecimento precoce, ativando imediatamente a luminosidade natural da pele.

Segundo Camila Arruda, diretora de Marketing do Grupo Boticário, o principal diferencial de Botik está em suas fórmulas com os melhores ativos do mercado, padrão ouro da dermatologia, para atender às necessidades dos consumidores, trazendo resultados comprovados e efetivos para os cuidados com a pele. Além disso, a linha é desenvolvida com a Swiss Technology, tecnologia suíça patenteada, que reproduz a alga Coenochloris signiensis. Essa alga entrega um poderoso aumento de hidratação e regeneração da pele, com diminuição de profundidade das rugas.

“Para esse lançamento, unimos, mais uma vez, muita pesquisa e a nossa expertise em ciência para estabelecer fórmulas eficazes que foram desenvolvidas para criar um escudo antioxidante para a pele, que a protege de agressores diários, como luz e poluição, além de proporcionar benefícios, como o aumento da luminosidade natural da pele e a uniformização do tom. Para o sérum, nosso time de P&D desenvolveu uma molécula que proporciona maior estabilidade da vitamina C no produto, garantindo os resultados do início ao fim do produto, mesmo após a abertura do frasco. Com a linha completa de Botik Vitamina C, queremos reafirmar o nosso compromisso de ouvir genuinamente as necessidades das peles brasileiras, desenvolvendo produtos de alta qualidade e ampliando a oferta de produtos nacionais para cuidados com a pele”, complementa Camila.

Botik foi lançada em 2020, trazendo inovação ao mercado de beleza, ao explorar e democratizar ativos poderosos para o cuidado facial de excelência, com qualidade, eficácia e tecnologia de ponta. Hoje, o portfólio completo compreende o uso para uma rotina básica, com itens essenciais, como vitamina C e ácido hialurônico; ou ainda para rotinas e tratamentos com ácidos potentes, como retinol puro e glicólico; além de outros ativos, como peptídeos e ácidos kójico, mandélico, salicílico e tranexâmico – que atendem a diferentes necessidades da pele, como, flacidez, oleosidade e manchas.

Entre os dias 4 e 24 de setembro, a linha completa Botik Vitamina C estará disponível em todas as plataformas de vendas da marca com oportunidade promocional de até 30% off. Ainda para impulsionar o lançamento, a marca promove o Desafio Botik, em que o consumidor pode ser reembolsado, caso não tenha o resultado esperado após o uso contínuo da linha, por quatro semanas. A iniciativa é válida durante todo o período promocional.

As novidades da linha Botik Vitamina C estão disponíveis em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do link ou número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. 

Conheça a linha completa

Vitamina C Gel de Limpeza Facial Antioxidante 200 ml – R$ 69,90
É o primeiro passo da rotina diária com vitamina C. Sua fórmula promove uma limpeza eficaz com acabamento sequinho, que remove o excesso de oleosidade e brilho desde a primeira aplicação, sem ressecar.

Vitamina C 10% Sérum de Alta Potência 30 ml – R$ 184,90
Um sérum superconcentrado de uso diário, que forma um escudo antioxidante protetor e blinda a pele contra os agressores externos, como poluição, radicais livres e luz azul. Sua fórmula com as vitaminas C e E reduz rugas e linhas de expressão e uniformiza o tom e a textura, para uma pele mais iluminada, radiante e protegida desde a primeira aplicação. O sérum pode ser encontrado também na versão de 15 ml, com preço sugerido de R$ 129,90.

Vitamina C Creme Hidratante Antioxidante 45 g – R$ 74,90
Proporciona hidratação intensa e duradoura por 48 horas com efeito mate, sem pesar na pele. Sua fórmula com vitamina C protege a pele contra os danos dos radicais livres, uniformizando a textura em duas semanas, para uma pele mais macia, iluminada e radiante. Pode ser usado de dia e à noite.

Vitamina C Multiprotetor Gel Creme FPS50 40 g – R$ 79,90
É o último passo da sua rotina, ideal para ser usado antes da maquiagem. Sua fórmula com vitamina C e FPS 50 previne o fotoenvelhecimento, reativa imediatamente a luminosidade natural da pele e reduz a aparência dos sinais de cansaço, para uma pele com aparência saudável, mais iluminada e protegida em duas semanas. 

Kit Miniatura Botik Vitamina C – R$ 179,90
O kit de Botik é sempre um sucesso. E, pensando nisso, a marca trouxe para esse lançamento um kit miniatura de experimentação da nova linha de vitamina C. É uma superoportunidade para testar todos os itens da linha. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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Sinusite não tratada pode desencadear complicações graves   

Sinusite não tratada pode desencadear complicações graves  

Sinusite não tratada pode desencadear complicações graves

Sintomas persistentes, como dores de cabeça, febre alta e secreção nasal, exigem atenção médica imediata

Durante o inverno, as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, uma inflamação das mucosas dos seios da face - a região óssea da face e crânio no entorno dos olhos, nariz e maçãs do rosto. Além das temperaturas mais baixas, a queda na umidade do ar no Brasil, juntamente com a maior concentração de poluentes na atmosfera, propicia o aumento das doenças respiratórias. “As temperaturas mais baixas reduzem o batimento dos cílios, que são aqueles pelinhos microscópicos que ficam nas vias respiratórias do nariz, garganta e ouvidos, e movimentam o muco protetor, aumentando assim a chance de entrada de vírus e bactérias na região”, aponta Vinícius Ribas Fonseca, professor titular de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, no Paraná.

Além disso, segundo o especialista, é comum que as pessoas reduzam a ingestão de líquidos durante o inverno, o que acaba desidratando os tecidos e aumentando a espessura do muco, favorecendo a entrada de vírus e bactérias na região. “Isso sem contar que, em dias frios, costumamos deixar os ambientes mais fechados e com maior aglomeração de pessoas, o que também pode aumentar a probabilidade de exposição a agentes infecciosos”, adverte.

Segundo o médico, o curso natural da sinusite se deve a um processo inflamatório nasal mal resolvido. Pode ser provocado por um resfriado, uma crise alérgica prolongada ou até mesmo por uma infecção anterior que não tenha sido adequadamente tratada, o que pode levar a uma diminuição na resposta do sistema imunológico. “Um sistema imunológico enfraquecido facilita a entrada de novos agentes infecciosos”, afirma o otorrinolaringologista. De acordo com a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a doença afeta uma em cada oito pessoas em todo o mundo.

Há diferenças entre os tipos de sinusites

Os tipos mais comuns de sinusite são a viral e a bacteriana. A principal diferença entre elas é que a viral é uma inflamação mais amena dos seios paranasais, enquanto a bacteriana ocorre como consequência de um resfriado, gripe ou crise alérgica não tratados e costuma ser mais intensa.

Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, dores fortes na região dos seios da face, dores de cabeça, sensação de pressão ao inclinar e levantar a cabeça, obstrução nasal com secreção purulenta amarelada ou esverdeada. “Os pacientes também podem se queixar de coriza, febre, perda de apetite, diminuição de olfato e dores musculares”, acrescenta o médico.

Na maioria dos casos, a doença é autolimitada. Ou seja, o tratamento envolve a lavagem nasal com soro fisiológico, seja na forma de gotas, spray ou jato contínuo. Além disso, são recomendados analgésicos e antitérmicos em casos de dor e febre. “Eventualmente, é necessário o uso de um descongestionante sistêmico, que pode ajudar a melhorar a condição clínica do paciente”, orienta o especialista. “Se o paciente também apresentar rinite alérgica, esta condição também deve ser tratada”, complementa. Em geral, para prevenir uma complicação de sinusite é indicado aumentar a hidratação e adotar uma alimentação saudável com maior consumo de carboidratos e proteínas, além de repouso. Os sintomas tendem a melhorar naturalmente em um período de três a cinco dias, sem a necessidade de ajuda médica para recuperação. Por isso, a sinusite viral é considerada o tipo mais comum e menos grave.

Por outro lado, a sinusite bacteriana começa com sintomas semelhantes, mas pode se agravar no decorrer dos dias. Nesses casos, é preciso atendimento médico para recomendar uma combinação de medicamentos, geralmente envolvendo anti-inflamatórios, antibióticos e raramente corticosteróides, além das lavagens nasais e inalações com soro fisiológico. “Portanto, quando os sintomas persistem por mais de sete dias ou há sinais de complicações, a recomendação é procurar um médico otorrinolaringologista”, orienta.

Outros fatores associados

Além de ser causada por vírus, bactérias e fungos é importante ressaltar que a sinusite pode surgir devido a outros fatores, como mudanças climáticas, exposição à poluição do ar ou umidade, desvios de septo nasais, e até disfunções nos cílios nasais. “Por isso, é altamente recomendável evitar locais com poluição e fumaça de cigarro, manter o ambiente bem higienizado para não ter contato com fungos, ácaros, pólen e pelos de animais, além de não limpar o nariz com as mãos sujas e evitar ambientes fechados”, orienta. “Além disso, é fundamental consultar um médico otorrinolaringologista em casos de sinusite recorrente para investigar possíveis alterações anatômicas, como desvio de septo ou adenoide nas crianças, que podem ser responsáveis pelos quadros infecciosos de repetição”, completa.

Quando a sinusite pode ser considerada grave

Acreditar que os sintomas da sinusite são semelhantes aos de um resfriado pode agravar o problema, pois os seios da face estão muito próximos dos olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmões, mantendo uma relação íntima com esses órgãos. Ou seja, a sinusite bacteriana, quando não tratada, pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos. A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa. “Nesses casos, a recomendação é procurar um médico especialista o quanto antes”, alerta. A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico. Atingindo o cérebro, ela pode desencadear a meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

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Grupo Medless patrocina corrida Run The Pink 2023   

Grupo Medless patrocina corrida Run The Pink 2023  

Grupo Medless patrocina corrida Run The Pink 2023

Maior evento esportivo do Sul do Brasil alerta sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo de útero

As inscrições para a Run The Pink - uma das provas de corrida mais famosas do país - estão abertas e podem ser feitas até às 12h do dia 3 de outubro pelo site https://www.ticketsports.com.br/e/run-the-pink-2023-36236

A prova exclusiva para o público feminino é considerada o maior evento esportivo do Sul do Brasil em prol da conscientização sobre a importância da prevenção e dos tratamentos do câncer de mama e do colo de útero.

Em 2023, o evento terá como um dos patrocinadores o Grupo Medless, empresa curitibana que desenvolve pesquisas e tratamentos de saúde para mais de 15 patologias e doenças femininas

“Mais do que tratar doenças, nosso objetivo como uma empresa de tecnologia na área da saúde é divulgar a prevenção. Associar atividade física e informação para o público feminino pode salvar vidas e proporcionar qualidade de vida até mesmo durante o tratamento”, explica Nádia Kelli Dietrich, CEO do Grupo Medless.

A corrida Run The Pink será no dia 8 de outubro. A largada será às 6h30 na Universidade Positivo Ecoville (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Curitiba). A previsão é de 3 mil atletas que devem optar por trajetos de 5 km ou 10 km. O evento também oferece a opção de caminhada de 3 km e corrida kids.

Sobre a Medless

O Grupo Medless www.grupomedless.com.br tem sede em Curitiba (PR), desenvolve produtos para reposição hormonal de maneira segura, com tecnologia exclusiva e que proporciona mais qualidade de vida às mulheres.

A empresa desenvolve pesquisas e tratamentos de saúde para mais de 15 patologias e doenças femininas. Cerca de 25 mil pacientes do Brasil e do exterior já utilizam as soluções da companhia.

Inovadora por natureza, essa healthtech [startup da área da saúde] adota as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) que alia crescimento sustentável, preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social.

O Grupo Medless é o maior laboratório de manipulação de implantes hormonais não absorvíveis do Sul do Brasil, tem o certificado GPTW (Great Place to Work) e participa do Tecnoparque e Vale do Pinhão de Curitiba - ecossistema da Prefeitura Municipal que fortalece e potencializa a inovação de inúmeros empreendedores.

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Terceira Idade: como recuperar a massa muscular perdida com o passar do tempo   

Terceira Idade: como recuperar a massa muscular perdida com o passar do tempo  

Terceira Idade: como recuperar a massa muscular perdida com o passar do tempo

A passagem do tempo traz desafios para a saúde e a vitalidade do corpo. A perda involuntária de massa muscular torna-se uma preocupação crescente à medida que as pessoas envelhecem. O processo de envelhecimento ocorre fisiologicamente e começa entre os 25 e 30 anos, com destaque quando se aproxima da terceira idade.

Um dos principais fatores da redução de massa muscular está relacionado à questão hormonal. Segundo o fisiologista e professor dos cursos de Medicina, Educação Física e Enfermagem da Universidade Positivo, Ricardo Cunha, à medida que as pessoas envelhecem ocorre uma condição conhecida como sarcopenia, que é a perda progressiva e involuntária de massa muscular. "Isso geralmente começa a partir dos 25 anos e tende a se agravar com o tempo,” explica.

Existe também uma diferença entre homens e mulheres em relação à perda de massa muscular com o passar dos anos. De acordo com o fisiologista, o principal fator está relacionado ao hormônio masculino. “Homens conseguem ter um processo de proteção devido a testosterona, que é naturalmente produzido em maior quantidade. As mulheres também produzem testosterona, mas em quantidades menores, e esse hormônio é muito importante para manter a massa muscular”, esclarece. Segundo o especialista, outra questão que dificulta a manutenção de massa muscular pelas mulheres é a redução dos hormônios femininos,progesterona e estrógeno com a chegada da menopausa.

No entanto, por meio de abordagens eficazes e orientação especializada, Cunha afirma que é possível combater esse processo e recuperar a força e a vitalidade muscular. "Boas notícias estão surgindo para aqueles que desejam enfrentar esse desafio e recuperar a vitalidade muscular perdida ao longo do tempo. A musculação, com seus treinos focados em resistência e força, vem se destacando como uma poderosa aliada na recuperação da massa muscular", revela. Segundo ele, com um programa de treinamento bem estruturado, é possível alcançar resultados significativos, como:

Estímulos para o crescimento muscular: a resistência aplicada durante o treinamento de musculação desencadeia o crescimento e o reparo muscular, ajudando a combater a sarcopenia e contribuindo para um físico mais forte.

Manutenção da massa magra: ao praticar a musculação regularmente, é possível manter a massa muscular conquistada e evitar a perda adicional ao longo dos anos.

Melhora da densidade óssea: além de estimular o crescimento muscular, a musculação também tem efeitos positivos na saúde dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose.

Programa de treinamento

É importante que os praticantes de musculação, especialmente aqueles que buscam recuperar a massa muscular perdida com o passar dos anos, tenham um programa de treinamento. "Isso permitirá que você alcance resultados de forma mais eficaz e segura, levando em consideração suas metas e necessidades individuais”, finaliza o especialista.

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Pauta do amanhã: abraçar a sustentabilidade de vez   

Pauta do amanhã: abraçar a sustentabilidade de vez  

Pauta do amanhã: abraçar a sustentabilidade de vez

Posicionamento ambiental é um dos principais indicadores do sucesso de uma marca e a gestão sustentável desempenha um papel importante na busca por esse valor

No mundo dos negócios um fato é certo no século 21: a falta de visão de futuro e de pensamento estratégico representa um gargalo no desenvolvimento empresarial. Por isso, é fundamental que as organizações atuem pautadas não só nas tendências atuais, mas naquelas que estão por vir. Se antecipar a elas e se adequar às mudanças é uma forma de andar um passo à frente da concorrência.

E nesta corrida os expoentes serão aqueles capazes de aliar os negócios às causas ambientais, para que possamos viver dentro dos limites da biocapacidade da Terra. Para isso, é necessário recorrer à gestão sustentável estratégica, na visão de Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento. “Vale lembrar que ter um posicionamento ambiental de destaque é um dos principais indicadores do sucesso de uma marca atualmente. As empresas precisam ter em mente e comunicar com clareza qual legado querem deixar para as próximas gerações e isso implica em incluir metas sustentáveis nos planejamentos de médio e longo prazo”, opina.

Sustentabilidade no discurso e na prática

As mudanças climáticas são apenas um dos fatores que colocam o meio ambiente no topo da lista de prioridades da sociedade civil no mundo todo. Afinal, manter a saúde do planeta é um pré-requisito para o bem-estar de todos nós. Sendo assim, nada mais natural que as organizações busquem maneiras de se diferenciar a partir da consolidação de iniciativas que atendam aos novos padrões de consumo e a expectativas dos consumidores, cada vez mais engajados na construção de um mundo melhor.

E a preocupação com o meio ambiente é um dos marcadores da régua. Nesta perspectiva, a abordagem ESG (Environmental, Social and Governance) é vital para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de algo que vai além do lucro.

5 eixos para uma gestão sustentável

Mais do que uma agenda sustentável, o tema requer que o universo corporativo realmente se engaje na prática. Porém, é muito mais do que se tornar uma empresa verde: implica em estabelecer conexões com a sociedade, realidade e o contexto no qual está inserido.

Confira os cinco principais eixos que contribuem com o processo de ampliar e direcionar esforços frente a inúmeros desafios e riscos globais.

1. Compromissos permanentes

Adaptar os modelos de negócios e gerenciar os impactos, tanto positivos como negativos, deve ser um ciclo contínuo. Só para ilustrar, empresas como Shell, Unilever, Microsoft, Apple e American Airlines anunciaram recentemente planos para reduzir suas emissões líquidas de dióxido de carbono a zero nas próximas décadas. O compromisso atua em concordância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, um norte a quem quer se engajar.

2. Criação de valor

Segundo especialistas da Grant Thornton, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos, a estabilidade financeira é um dos requisitos para implementar um programa de sustentabilidade sólido na cultura organizacional. De fato, uma condição que acabou se tornando um problema, sobretudo às empresas de pequeno e médio porte, após as pressões sofridas em virtude da pandemia da Covid-19. Salvo exceções, possuir uma condição financeira estável contribui com o ciclo do ESG. Sem falar que, via de regra, a existência prévia de recursos bem administrados sustenta a longevidade do empreendimento em si e, por consequência, suas contribuições ao meio ambiente.

“E quando falamos em criar valor, o conceito expande para mais frentes, tão determinantes quanto a saúde financeira. Aliás, engloba valores que ao serem equilibrados garantem o bom andamento de vendas e projetos, da mesma forma que favorecem um ambiente fértil de planejamentos voltados à gestão sustentável, como ser atrativo aos colaboradores e investidores, diminuir os resíduos e atrair consumidores graças ao propósito ambiental, por exemplo. Todos esses pré-requisitos reforçam e melhoram a imagem da marca”, pontua Clodoaldo Oliveira.

3. Dialogar com os stakeholders

Ao definir objetivos de sustentabilidade específicos, por exemplo, é crucial que o diálogo com os stakeholders esteja constantemente em aberto. Contudo, sem esquecer que tão importante quanto falar é abrir espaço para os feedbacks. Isto é, os debates precisam percorrer um caminho de mão dupla. Assim, fica mais fácil descobrir o que investidores, fornecedores, funcionários, clientes e o público em geral desejam.

De acordo com o International Business Report (IBR), da Grant Thornton, 49% das empresas de médio porte esperam enfrentar pressão dos futuros talentos para se tornarem mais sustentáveis no próximo ano, enquanto 55% irão sentir o mesmo em relação aos consumidores. Com isso, a proposta de sustentabilidade inclui entender as expectativas dos stakeholders e tentar responder como um negócio.

4. Ampliar a participação do consumidor

Por mais que o consumidor esteja no centro das preocupações, processos e decisões, o momento em que vivemos também exige discutir o papel dele na consolidação de ações sustentáveis. A princípio, sabemos que o consumista de hoje é formado por perfis altamente conectados e engajados no discurso ambientalmente correto.

Mas, até que ponto são oferecidas oportunidades para que eles realmente se envolvam nas legislações vigentes? Uma reflexão direcionada não apenas às empresas, como para os governos, ONGs e entidades do setor.

“Por certo, temos uma lacuna em relação a isso no Brasil e convém direcionar esforços para que a responsabilidade possa ser ampliada ao nível necessário para a preservação. Mesmo que o descarte de resíduos sólidos aconteça da forma correta por parte da indústria, distribuidores, varejistas e demais agentes, o consumidor deve ser informado e orientado para poder finalizar o processo”, comenta Clodoaldo Oliveira.

5. Atuar junto às startups de impacto

A verdade é que, ao lado dos empreendedores, as startups de impacto sempre estiveram integradas às grandes empresas, vendo estas como potenciais clientes e parceiros de negócios para aquelas que atuam em B2B. A novidade talvez esteja agora do lado dos executivos, que estão percebendo que trabalhar junto a elas pode ser um caminho eficaz, rápido e eficiente para trazer soluções e colocar em prática os compromissos assumidos.

A criação de respostas internas pode fazer muito sentido, mas se aliar a quem está se dedicando para resolver esses desafios há anos, com ideias já testadas e aprimoradas, com certeza pode agregar muito – seja cocriando soluções conjuntas ou simplesmente implementando as prontas.

Como colocar os eixos em prática?

A educação continuada é uma forma de gestores aprimorarem seus conhecimentos e ficar a par das novas tecnologias e tendências de consumo que norteiam o crescimento dos negócios.
O Parceiros para Excelência - PAEX, da JValério Gestão e Desenvolvimento e da Fundação Dom Cabral (FDC) é uma solução que foi desenvolvida justamente para potencializar e conquistar a longevidade das organizações.

O PAEX é um programa para empresas familiares de médio porte que buscam um modelo robusto de gestão, com a formação de executivos e equipes de alta performance, elevando os resultados de curto, médio e longo prazos. Para saber mais, acesse: https://jvalerio.com.br/programas-para-empresas/paex/.

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