Quatro livros para falar às crianças sobre folclore brasileiro   

Quatro livros para falar às crianças sobre folclore brasileiro  

Quatro livros para falar às crianças sobre folclore brasileiro

Manifestações da cultura popular, personagens e lendas do folclore despertam o imaginário e trazem sensação de pertencimento

No meio da floresta, uma criatura de pés virados para trás zela pela integridade de árvores e animais, assustando e pregando peças em quem ousa fazer mal à natureza. Sendo ou não real, criaturas como o Curupira, conhecido por suas pegadas ao contrário, são fundamentais para ajudar a preservar algo tão fundamental quanto a floresta: a cultura brasileira.

Nascido na tradição oral, que passava de pai para filho por meio de histórias e narrativas feitas à beira dos riachos e fogueiras e nas varandas das casas brasileiras, esse tipo de cultura guarda, em si, uma riqueza incalculável. Para a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a provável função da maioria das lendas é despertar o imaginário, refletir sobre o passado e trazer uma sensação de pertencimento. "Os contadores também acrescentam, quando necessário, lições de moral envolvendo os personagens, especialmente para incentivar comportamentos menos peraltas nas crianças”, afirma.

Mais que uma exclusividade dos pequenos, no entanto, o folclore é assunto sério para muitos estudiosos e entusiastas. No Brasil há, por exemplo, a Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS), que luta para preservar a lenda do Saci Pererê, “criando” o personagem nas matas, nas escolas e, principalmente, mantendo-o vivo na imaginação popular. “Uma das grandes necessidades de difundir o folclore brasileiro, diferente de outrora, não é mais para entreter ou amedrontar as pessoas, mas de preservar a tradição brasileira, porque muitas lendas revelam fauna e flora ou costumes de um povo e, assim, manter viva a tradição oral, que também perdeu muito espaço na era tecnológica em que vivemos”, afirma Karoline.

Trabalhar com esse tipo de conhecimento é tão importante que ele está, inclusive, previsto em diversos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que determina o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas durante a Educação Básica. “O folclore contribui para a aquisição de competências gerais como a ampliação do repertório cultural, a comunicação e a argumentação”, completa a especialista, que indica alguns livros para falar sobre folclore com os pequenos.

Livros sobre Folclore Brasileiro para crianças

Turma da Mônica – Folclore Brasileiro, de Mauricio de Sousa

A turma dos quadrinhos mais famosa do país mostra, nesse livro, como o folclore está inserido no cotidiano, nos travas-línguas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras e canções, tudo isso em uma linguagem e contexto apropriados para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, inclusive com dicas de atividades.

Turma da Mônica – Lendas Brasileiras, de Mauricio de Sousa

Recentemente foi lançada uma nova edição de volumes individuais sobre alguns personagens do folclore brasileiro, com os traços característicos e coloridos dos personagens da Turma da Mônica. Esses personagens participam do livro contando a história dos personagens folclóricos. De forma divertida, as crianças podem conhecer o Saci, o Boto Cor-de-Rosa, a Cobra Honorato, o Boitatá, o Uirapuru, a Vitória-Régia, o Curupira, entre outros. Além disso, há livros para colorir da mesma coleção.

Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector

Saindo dos quadrinhos para a literatura clássica brasileira, Clarice Lispector escreveu diversos livros com linguagem especialmente pensada para as crianças. Um deles trata justamente da cultura oral brasileira. O livro reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX.

Amigos do Folclore Brasileiro, de Jonas Ribeiro

O livro contempla lendas nascidas nas cinco regiões brasileiras e tem ilustrações encantadoras. O autor aborda os personagens folclóricos com um texto leve, semelhante à forma de contar histórias pela oralidade, o que envolve as crianças na narrativa, despertando a imaginação e a criatividade.

Add a comment
Programa Amigo de Valor do Santander apoiará projeto social paranaense em sua 21ª edição   

Programa Amigo de Valor do Santander apoiará projeto social paranaense em sua 21ª edição  

Programa Amigo de Valor do Santander apoiará projeto social paranaense em sua 21ª edição

• Iniciativa que atende 100 crianças e adolescentes em Rio Branco do Sul combate o trabalho infantil e a evasão escolar

• Campanha, que permite destinar até 6% do Imposto de Renda PF e 1% na PJ, já impactou mais de 1,6 milhão de pessoas com quase 1 mil projetos atendidos em 300 cidades do Brasil

O Santander Brasil deu início à 21ª edição do Programa Amigo de Valor, maior campanha de arrecadação e destinação de Imposto de Renda para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do País. A expectativa para este ano é arrecadar R$ 21,5 milhões até o dia 24 de novembro, que vão beneficiar mais de 11 mil crianças de 18 estados brasileiros. No total, o programa vai apoiar 64 projetos sociais selecionados previamente via edital, um deles no Paraná. A iniciativa que acontece no município de Rio Branco do Sul irá garantir o atendimento de 100 meninos e meninas e suas famílias.

“O Amigo de Valor apoia entidades sociais dentro do nosso estado e, assim, conseguimos mobilizar nossa equipe, clientes e toda a comunidade esclarecendo em como destinar parte do Imposto de Renda devido para essas iniciativas. Temos muito orgulho desse programa e acompanhamos de perto cada projeto”, explica Marilize Ferrazza, diretora da Rede Sul do Santander.

Em Rio Branco Sul, o Amigo de Valor do Santander irá apoiar o projeto Musicalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que garante o atendimento de 100 crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza. O objetivo central da iniciativa é reduzir a evasão escolar e eliminar o trabalho infantil, proporcionando acesso à cultura, promovendo a disciplina, a autoestima e a ocupação saudável.

Para participar, correntistas do Santander que declaram a renda pelo formulário completo podem destinar até 6% do imposto de renda devido. Por essa via, os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído. Quem declarar o IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00. Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é de até 1% (também dedutível).

O montante pode ser direcionado para qualquer projeto de preferência do doador e os valores são debitados diretamente da conta corrente. O processo é realizado por meio da plataforma https://www.santander.com.br/amigodevalor/adesao/. A plataforma simplifica o processo de doação e explica todos os projetos apoiados. No site, é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de crianças atendidas e a meta de arrecadação, entre outras informações. Para clientes PJ, as doações podem ser realizadas pelo Internet Banking do Santander.

Todas as iniciativas do Amigo de Valor estão alinhadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e são voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social. São projetos que atuam com acolhimento institucional, maus-tratos, álcool e drogas, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual, medidas socioeducativas, inclusão da criança e do adolescente deficiente, protagonismo de meninas, educação profissionalizante e práticas socioassistenciais.

“Além de direcionar as doações para os projetos sociais escolhidos pelo Banco, o Amigo de Valor monitora e apoia, capacitando as organizações e os conselhos municipais selecionados. Para ampliar o nosso impacto, estamos sempre buscando mobilizar cada vez mais. Pessoas e empresas para fortalecer e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, conta Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.

Ao longo dos 21 anos, o programa direcionou mais de R$200 milhões a 942 ações (entre entidades e instituições), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Em 2022, foram 100 projetos viabilizados via edital que atenderam mais de 22,5 mil crianças, adolescentes e familiares, além de mais 32,5 mil pessoas indiretamente.

Add a comment
Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo   

Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo  

Daj Resort comemora desenvolvimento e reconhecimento no Dia do Turismo

O Dia do Turismo é uma data especial que celebra a importância da indústria do turismo em todo o mundo. Comemorado em 27 de setembro, essa data foi escolhida em homenagem à criação da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1970. O principal objetivo do Dia do Turismo é sensibilizar as pessoas sobre a relevância do turismo para as economias locais, nacionais e globais, bem como promover a compreensão intercultural e a paz.

É dentro desse contexto de contribuição para o desenvolvimento do município de Ribeirão Claro aproveitando suas belezas naturais em harmonia com a natureza, que surgiu o Daj Resort & Marina. Em quatro anos o empreendimento se tornou um dos hotéis mais conceituados do País com reconhecimento dos maiores sites de hospedagem do Mundo como o Booking que concedeu ao Daj o prêmio Traveller Review Awards com a nota 9,6 e o Tripadvisor com o selo de recomendação oficial.

Ciente do papel crucial na promoção do crescimento econômico da região o Daj gera centenas de empregos diretos e indiretos no município de pouco mais de 11 mil habitantes, valorizando fornecedores locais em sua gastronomia, jardinagem, atrações artísticas e demais áreas.

O turismo também tem um impacto significativo no desenvolvimento sustentável de uma região como Ribeirão Claro com práticas sustentáveis que minimizam o impacto ambiental e beneficiam as comunidades locais.

Cercada por vales e montanhas, a cidade surpreende pela sua variedade de possibilidades quando se trata de esportes. São diversas cachoeiras, cascatas, montanhas e até mesmo uma gruta que proporcionam um vasto leque de opções, garantindo satisfação aos turistas.

Às margens da represa de Chavantes, Ribeirão Claro também permite a prática de muitos esportes náuticos: Jet Ski, Caiaque, Passeios de barco, pesca, dentre muitos outros. A região do reservatório da usina hidrelétrica de Chavantes, formada pela confluência dos rios Paranapanema e Itararé, entre São Paulo e Paraná, passou a ser definida como área especial de interesse turístico e denominada de Angra Doce.

Devido a sua região montanhosa, a cidade atrai muitos praticantes de esportes radicais, os quais são beneficiados pelo relevo local, proporcionando um fator de emoção a mais. Destaque para a maior tirolesa do Paraná, uma emocionante atividade que proporciona uma vista panorâmica da região. Outra opção para os mais aventureiros é desfrutar de voos de parapente, permitindo uma experiência única de contemplação das belezas naturais.

A história também está presente em Ribeirão Claro, com suas fazendas históricas de café. Essas propriedades preservam a arquitetura e o legado cultural do período cafeeiro, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo e uma chance de conhecer mais sobre a história da região.

Em resumo, o Dia do Turismo é uma ocasião para celebrar as muitas contribuições positivas do turismo para a sociedade, incluindo o crescimento econômico, a promoção da diversidade cultural e a preservação do patrimônio natural e cultural. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e responsabilidades que vêm com o turismo, visando promover um setor mais sustentável e consciente. Portanto, ao viajar, lembre-se sempre de ser um turista responsável e respeitoso, contribuindo para um mundo mais conectado e harmonioso.

Localização

O Daj Resort & Marina é uma excelente opção para se chegar de carro, evitando os altos custos de passagens aéreas em família. Localizado na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, está a 390 km de Curitiba, São Paulo e Campinas; 350 km de Rio Preto e Piracicaba; 280 km de Ponta Grossa e Maringá; 240 km de Presidente Prudente e Apucarana; 185 km de Londrina; 150 km de Marília e Bauru, 45 km de Ourinhos.

Serviço:

Daj Resort & Marina – Ribeirão Claro-PR - Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3, Ribeirão Claro.

Coordenadas do Heliponto.

Nome: Ponta da Garças (SD60) CIAD PRO 160

Latitude: 23°17´40’S – Longitude: 049°44’15”W.

Add a comment
O feat mais aclamado chegou, e tinha que ser Cuide-se Bem para realizá-lo: o Boticário apresenta collab inédita com Melissa

O feat mais aclamado chegou, e tinha que ser Cuide-se Bem para realizá-lo: o Boticário apresenta collab inédita com Melissa

O feat mais aclamado chegou, e tinha que ser Cuide-se Bem para realizá-lo: o Boticário apresenta collab inédita com Melissa

Para deixar a rotina de cuidados diários ainda mais cool, os produtos unem as texturas clássicas de Cuide-se Bem com o cheiro marcante de tutti-frutti do calçado queridinho dos brasileiros 

Unindo a comunidade de fãs e lovers das marcas – botilovers e melisseiras – Cuide-se bem e Melissa se juntaram para o lançamento da linha exclusiva que promete entregar tudo o que seus públicos mais amam: momento de autocuidado com leveza, diversão e conforto. O cheirinho inconfundível da marca icônica que marcou gerações e até hoje dita tendências foi a inspiração para o desenvolvimento da linha Cuide-se Bem Melissa, que reúne itens para corpo, cabelos, maquiagem e acessórios, em um portfólio de edição limitada, e garante cuidados da cabeça aos pés. 

A parceria entre O Boticário e Melissa tem um apelo fun e moderno e promete ser desejo imediato do público. “Acreditamos que colaborações entre marcas que tenham sinergia agregam valor para ambas e geram no consumidor curiosidade e desejo, ainda mais quando se trata de duas marcas que colecionam lovers ao longo de décadas de trajetória, como é o caso de Cuide-se Bem e Melissa. Com esse lançamento, reforçamos a oferta de linhas que transmitem o atitudinal autêntico, descolado e jovem, acompanhando as tendências atuais de comportamento e escuta ativa aos nossos consumidores”, afirma Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário. 

Cuide-se Bem é uma marca que dialoga com a Geração Z, não à toa reúne produtos icônicos e irreverentes e, para esse lançamento, entrega diferenciais únicos para a rotina de autocuidado. A linha conta com 16 itens, a começar pela clássica Loção Hidratante Corporal já amada pela comunidade por manter a pele hidratada por 48 horas, deixando-a macia e perfumada, sem a sensação de pele grudenta. A grande novidade fica por conta dos produtos para os pés: o Creme Hidratante para os Pés promove hidratação e evita o ressecamento dos pés, ideal para os dias longos que pedem um momento de relaxamento. Pensado para quem ama o cheirinho de Melissa nos pés, o Desodorante aerosol para os pés, inovação no portfólio da marca, previne o suor e garante sensação refrescante com o delicioso cheiro de Melissa.

Ainda para os cuidados com o corpo, o Hidratante para as Mãos é o item ideal para deixar na bolsa, mochila ou em lugares de fácil acesso para não se esquecer de manter o cuidado sempre em dia. O Sabonete Líquido garante o cheirinho de tutti-frutti no momento do banho, e o Body Splash prolonga a sensação ao longo do dia. Para os cabelos, a linha apresenta shampoo com textura suave, que promove limpeza e luminosidade sem ressecar; condicionador que hidrata sem pesar, dá maciez e movimento aos fios; e Leave-in que traz brilho imediato e controla o frizz até a próxima lavagem.

Há ainda os itens de make com duas versões do Gloss Multifuncional, que podem ser utilizadas nos olhos e lábios; os delineadores holográficos ultrapigmentados com cores inspiradas em Melissa, que se conectam com o desejo das consumidoras; e o Blush Cremoso 2 em 1 (blush e iluminador), que compõem o nécessaire exclusivo e estiloso da linha.

“Estamos muito felizes e animados com a colaboração entre Melissa e O Boticário. São duas grandes marcas brasileiras, com fãs espalhados pelo país, trabalhando intensamente para criar produtos alinhados às principais tendências do mercado, com qualidade e preço competitivo, além de um olhar intenso para a sustentabilidade. A linha Cuide-se Bem Melissa traz produtos de autocuidado com todos esses atributos e, ainda, com o cheiro característico de tutti-frutti dos nossos calçados. É a união perfeita para consolidarmos ainda mais a entrada da Melissa no segmento de lifestyle”, comenta Raquel Scherer, gerente geral da Melissa.

A linha de edição limitada Cuide-se Bem Melissa chega às plataformas de venda da marca em 25 de setembro e estará disponível em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele.

Os produtos podem ser conferidos em um espaço especial da Galeria Melissa São Paulo, loja-conceito da marca. Nas compras da linha Cuide-se Bem Melissa, os consumidores ganham 10% de desconto nos Clubes, na Galeria e no e-commerce Melissa.

Com o olhar para sustentabilidade, o Boticário disponibiliza o programa de logística reversa Boti Recicla, para descarte de qualquer material, seja plástico, vidro ou papel, e de qualquer marca. E, para incentivar o descarte de resíduos da forma correta, na troca de três embalagens vazias, você ganha R$ 15 de desconto nas compras acima de R$ 150. A promoção vai até o dia 25/12/2023; então aproveite o momento para descartar com responsabilidade e ainda receber desconto na sua compra.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022

Sobre a Melissa

Lançada em 1979, a Melissa integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, dentre eles Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e apresenta coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros, Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de possuir duas galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas.

melissa.com.br | instagram.com/melissaoficial

Serviço;

Loção Hidratante Cuide-se Bem Melissa 400 ml e 200ml
Preço sugerido: R$ 64,90
O produto possui 48 horas de hidratação, deixa a pele macia e perfumada, absorve rapidamente, é fácil de espalhar e não gruda. Tem textura leve e hidratação potente, inspirado no cheirinho icônico de Melissa.
É vegano, cruelty free e 95,9% dos ingredientes são naturais. A embalagem é de plástico vegetal. 

Sabonete Líquido Cuide-se Bem Melissa 150 ml
Preço sugerido: R$ 39,90
O produto conta com muito glitter. Tem espuma cremosa, deixa a pele macia e perfumada, além de remover as impurezas e o excesso de oleosidade.
É vegano, cruelty free e 95,2% dos ingredientes são naturais. A embalagem é de plástico vegetal. 

Body Splash Cuide-se Bem Melissa 60 ml
Preço sugerido: R$ 49,90
O produto deixa a pele perfumada e é inspirado no cheirinho icônico de Melissa.
É vegano, cruelty free e 96% dos ingredientes são naturais.

Creme Pés Cuide-se Bem Melissa 75 g
Preço sugerido: R$ 41,90
Tem rápida absorção, deixa os pés nutridos e macios com hidratação reparadora. Reduz os sinais de ressecamento em 7 dias e é inspirado no cheirinho icônico de Melissa.
É vegano, cruelty Free e 95,5% dos ingredientes são naturais. A embalagem é de plástico vegetal. 

Creme Mãos Cuide-se Bem Melissa 25 g
Preço sugerido: R$ 29,90
Tem rápida absorção, hidrata e protege as mãos e cutículas. Foi inspirado no cheirinho icônico de Melissa.
É vegano, cruelty Free e 96% dos ingredientes são naturais. 

Desodorante Aerosol Pés Cuide-se Bem Melissa 125 ml
Preço sugerido: R$ 35,90
O produto proporciona 24 horas de proteção contra o mau odor e a transpiração dos pés, além de deixá-los sequinhos durante todo o dia, sem deixar resíduos, possuindo jato seco. Tem perfumação intensiva, com cheirinho de Melissa. Conta com ação antibacteriana e sensação refrescante. Também é vegano, não testado em animais, sem álcool etílico e corantes e não contém CFC, ou seja, é inofensivo à camada de ozônio. 

Shampoo Glossy Cuide-se Bem Melissa 250 ml
Preço sugerido: R$ 26,90
Limpa sem deixar asperezas e promove luminosidade; tem textura cremosa e macia, não agrede os fios e 97% dos ingredientes são de origem natural. Para todos os tipos de cabelos. 

Condicionador Glossy Cuide-se Bem Melissa 250 ml
Preço sugerido: R$ 29,90
Desembaraça com facilidade. Condiciona altamente os fios, hidrata sem pesar e deixa os cabelos macios. É 94% feito de ingredientes de origem natural.
Para todos os tipos de cabelos. 

Leave-in Glossy Cuide-se Bem Melissa 150 ml
Preço sugerido: R$ 32,90
O produto reduz o frizz imediatamente e controla até a próxima lavagem; possui efeito de brilho espelhado, facilita o pentear e dá movimento aos fios. Para todos os tipos de cabelos. 

Delineador Cuide-se Bem Melissa
Preço sugerido: R$ 45,90
O delineador é holográfico e ultrapigmentado. Tem secagem rápida, não transfere nem borra e traz longa duração de até 8 horas.
Não contém partículas plásticas e está disponível em duas cores: Holo Real e Holo Pink. 

Gloss Cuide-se Bem Melissa
Preço sugerido: R$ 38,90
O produto é multifuncional e pode ser utilizado como batom ou sombra proporcionando um efeito de glossy. Possui textura confortável, não borra nem escorre e deixa os lábios com aparência mais cheia e macia, além de hidratar intensamente.
Disponível em duas cores: Glossy Pink e Plastic Glossy.

Blush cremoso Cuide-se Bem Melissa
Preço sugerido: R$ 42,90
Ultraprático e 2 em 1: blush e iluminador com acabamento glow e partículas de brilho que não agridem o meio ambiente. Tem textura confortável, é fácil de espalhar; a cor se adapta a vários tons de pele, e a fragrância traz o cheirinho de Melissa. 

Necessaire Cuide-se Bem Melissa
Preço sugerido: R$ 59,90

Vegano e cruelty free. Edição limitada.

Add a comment
CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+   

CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+  

CEDIVIDA oferece oficina gratuita de empregabilidade para pessoas 50+

Serão abordados temas como a preparação do currículo e a participação em entrevistas

O Centro de Direito à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA), programa dos Amigos do HC, oferece a Oficina de Empregabilidade com o objetivo de capacitar e orientar pessoas 50+ que desejam reinserir-se no mercado de trabalho.

A oficina terá duas datas: dias 22 e 25 de setembro, das 13h às 17h, e terá uma carga horária total de 6 horas. Foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas para os participantes. A oficina acontece na sede do CEDIVIDA, na Avenida Agostinho Leão Júnior, 320 – Alto da Glória, Curitiba.

Temas abordados

Serão abordados diversos tópicos essenciais para a busca de emprego, incluindo comunicação eficaz, trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades emocionais, tipos de relacionamentos no ambiente de trabalho, dinâmicas relacionadas à realidade dos participantes, criatividade, inovação, autogerenciamento, vantagens e desvantagens do home office, além de processos envolvidos na empregabilidade, como a preparação do currículo e a participação em entrevistas.

As inscrições podem ser ser realizadas no site do CEDIVIDA ou pelo WhatsApp (41) 9254-5059

Serviço:

Oficina de Empregabilidade

Data: 22 e 25 de setembro

Horário: das 13h às 17h

Carga horária: 6 horas

Endereço: Avenida Agostinho Leão Junior, 320 – Alto da Glória

Inscrições: https://cedivida.org.br/inscricoes-oficinas/ ou WhatsApp (41) 9254-5059

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos