Uso do Cordão de Girassol beneficia pessoas com ostomia, colite ulcerosa e doença de Crohn

Uso do Cordão de Girassol beneficia pessoas com ostomia, colite ulcerosa e doença de Crohn

O acessório é símbolo de identificação e apoio para pessoas com deficiências ocultas

Foi aprovado recentemente o Projeto de Lei 5.486/2020, que formaliza o uso do Cordão de Girassol como símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas. Na busca por conscientização e compreensão das realidades enfrentadas por pessoas com condições como ostomia, colite ulcerosa e doença de Crohn, o Cordão de Girassol se torna um símbolo discreto e útil.

Essas condições, que afetam diretamente a saúde gastrointestinal, podem trazer desafios emocionais e sociais - não apenas nos sintomas físicos, mas também na incompreensão social sobre as necessidades associadas a elas.

Um dos principais sintomas da doença de Crohn são a cólica abdominal e a diarreia, que podem começar de forma súbita ou gradual. Pessoas com ostomia, por sua vez, enfrentam o desafio de lidar com a necessidade de uma bolsa externa para a eliminação de resíduos corporais.

“Essa bolsa precisa ser esvaziada ou corre o risco de vazar. Então, é excelente que o ostomizado ou quem tem Crohn possa usar um serviço preferencial sem precisar expor essa condição, apenas utilizando um acessório indicativo”, comenta Thiago Moreschi, CEO da Vuelo Pharma, marca dedicada ao desenvolvimento de produtos para esses grupos.

Um dos produtos fabricados pela Vuelo tem, entre outras funções, evitar o vazamento da bolsa, assim como amenizar a preocupação do ostomizado com odores. “Esse produto se chama Gelificador e ajuda a suprimir a insegurança com o uso da bolsa de ostomia”, descreve Moreschi.

O estigma em torno de condições como a ostomia muitas vezes resulta em um sofrimento silencioso. Por isso a conscientização e a educação são vitais para romper o ciclo de desconhecimento e preconceito.

Campanhas e iniciativas como o uso do Cordão de Girassol buscam informar o público e desempenham um papel crucial em eliminar os estigmas e permitir que quem vive com essas condições se sinta compreendido e apoiado.

“É fundamental entender que as batalhas enfrentadas por indivíduos com ostomia, colite ulcerosa, doença de Crohn e outras deficiências ocultas vão além dos aspectos médicos e físicos”, frisa o CEO da Vuelo.

Ele acredita que o uso do Cordão de Girassol vai proporcionar maior autonomia, segurança e qualidade de vida para quem convive com doenças ocultas. É importante destacar que, conforme a PL, o uso do cordão é opcional e não substitui a apresentação do documento comprobatório de deficiência, quando solicitado. Assim como nenhum direito ou dever do cidadão está condicionado ao acessório.

Add a comment

Mês da Juventude: a importância do hábito de poupar desde jovem

Mês da Juventude: a importância do hábito de poupar desde jovem

Criado pela ONU, o Dia Internacional da Juventude é comemorado em agosto. Veja dicas da Viacredi para fazer os primeiros investimentos

Mesada, primeiro emprego, bolsas de pesquisas e até aquele dinheiro como forma de presente em datas especiais. Muitos jovens hoje já têm uma renda mensal mesmo sem trabalhar, enquanto outros buscam um emprego para conquistar a tão sonhada independência financeira. E o que fazer com esse dinheiro pode transformar o futuro de muita gente.

No mês da Juventude, a Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos, ressalta a importância de aprender a investir desde cedo para alcançar objetivos. “Muitos jovens querem viver o agora, mas é preciso pensar no futuro, ter um foco e trabalhar para conquistar os objetivos”, destaca o especialista em investimentos da Viacredi Eduardo Edart.

O especialista diz que o jovem precisa saber o que quer, “se bens materiais, como celular ou carro ou uma viagem, por exemplo”. Definido o objetivo, ele pode escolher entre investimentos de curto, longo ou médio prazo. Para isso, conta Eduardo, é importante saber qual é o perfil do jovem como investidor.

“A pessoa pode ser jovem e ter um perfil conservador, então é melhor optar por investimentos de baixo risco, como a poupança”, exemplifica. Eduardo conta que na Viacredi os cooperados conseguem realizar um teste simples para identificar o perfil investidor de cada um antes mesmo de fazer qualquer aplicação.

Para começar, Eduardo sugere que o jovem faça uma “reserva de emergência” que seja equivalente entre 3 e 6 meses da sua renda mensal. “Ainda que pareça desafiador montar essa reserva, certamente lhe proporcionará muita tranquilidade em momentos financeiros adversos.

Eduardo ainda indica que a partir dessa reserva, o jovem cria o hábito de poupar e depois consegue escolher o melhor investimento para atingir o seu objetivo, seja ele qual for.

Investir para realizar sonhos

É o que faz a cooperada Giovana Martins, de Blumenau. Aos 18 anos, está há dois meses em seu primeiro emprego. Já no primeiro salário decidiu investir em uma poupança para realizar seu sonho assim que se formar no curso Odontologia: abrir uma clínica para crianças.

Para ela, o fato de morar com os pais e não ter despesas com aluguel e alimentação, por exemplo, é um privilégio que vai ajudar na conquista do seu objetivo. “Assim posso guardar e investir mais”, comemora.

Influenciada pela mãe e pelo namorado, ela se tornou cooperada na Viacredi e com as informações sobre educação financeira disponível no PROGRID e com os especialistas da cooperativa, passou a utilizar a conta poupança para aplicar seu dinheiro. “O importante é ter foco. Agora pode não fazer tanta diferença o dinheiro que estou guardando, mas tenho certeza de que no futuro eu vou conseguir realizar o meu sonho com a decisão de poupar que tomei agora”, conta.

Sobre a Viacredi

Maior cooperativa de crédito do Brasil, a Viacredi é uma cooperativa do Sistema Ailos, com mais de 900 mil cooperados, presença em 30 municípios de Santa Catarina e Paraná, 109 Postos de Atendimentos e mais de 2 mil colaboradores. São mais R$ 11,9 bilhões em ativos, R$ 7,8 bilhões em operações de crédito e mais R$ 8,5 bilhões em depósitos totais. Constituída em 1951, a Cooperativa tem como propósito unir pessoas para transformar vidas, sempre comprometida com os princípios cooperativistas, com seus cooperados e com as comunidades onde está presente. Para mais informações: www.viacredi.coop.br

Add a comment

Inclusão e Acessibilidade no turismo  

Inclusão e Acessibilidade no turismo

Serra Verde Express capacita funcionários e se prepara para lançar o primeiro vagão boutique adaptado do Brasil

O passeio de trem mais visitado do Brasil está prestes a fazer história. Até o final do ano, a empresa que administra o transporte turístico de passageiros na ferrovia que liga Curitiba a Morretes, deve colocar em funcionamento um vagão boutique adaptado, inédito no país. Um  marco que coroa todos os esforços da Serra Verde Express em se tornar inclusiva e acessível. O processo começou há mais de um ano e ampliou o olhar da empresa para este público. 

 "A Serra Verde sempre proporcionou experiências a todos os públicos, mas após a parceria com a Broder, plataforma que oferece companhia especializada para pessoas com necessidades especiais, percebemos que podíamos aprimorar nosso olhar para este público”, explica Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express. Foi assim que a Broder passou de parceria para consultoria e começou a treinar os colaboradores e terceirizados que atendem diretamente os passageiros. 

Aproximar para compreender

A capacitação foi dividida em sete temas, abrangendo deficiências visuais, mobilidade, intelectuais, auditivas, transtornos mentais, até questões de gênero, raça e idade. “Queremos mostrar que o universo da pessoa com deficiência não é inatingível. É quase como conhecer um indivíduo de outro país, de outra cultura, é preciso entender o contexto para assimilar as demandas”, diz Eduardo Ramires, CEO da Broder. 

A primeira parte da consultoria é o cliente oculto. Pessoas com deficiência vivenciam a experiência do trem da Serra Verde, identificam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. “Depois, esse relatório é apresentado para os colaboradores nos treinamentos. Neles, sempre trazemos um especialista e uma personalidade PNE que tenha a ver com o tema”, conta Ramires. De acordo com ele, é uma forma de aproximar os colaboradores à realidade daquele público e transformar a capacitação em uma troca de experiências.

“O legal é que a cada cliente oculto que é realizado periodicamente, há uma evolução”, aponta Ramires. Ele informa que nos relatórios posteriores, pontos de melhorias apontados já não são mais identificados. “Sinal de que a capacitação está surtindo efeito”, completa.

Um público que só cresce

Em 2022, a Serra Verde Express recebeu 608 passageiros portadores de necessidades especiais, número que já foi superado este ano, com 708 pessoas até agora. “É um cliente ávido por oportunidades de entretenimento, diversão e lazer”, garante Adonai. 

De acordo com Arruda, o processo de aprendizado e mudança de consciência com a ajuda da Broder fez com que surgisse outra demanda: a necessidade de um vagão boutique, com serviços diferenciados, adaptado e inclusivo.  “Um projeto que já está em andamento e deve ser inaugurado ainda este ano”, garante.

No vagão, todos os detalhes estão sendo projetados pela arquiteta Lucille Amaral para garantir que as quatro horas de trajeto pela Serra do Mar sejam confortáveis e inesquecíveis para quem precisa de atendimento diferenciado. “Estamos falando de banheiros adaptados, rampas de acesso e outros detalhes que só um ambiente consciente e inclusivo é capaz de oferecer”, descreve Arruda.

Até lá, as capacitações seguem com os funcionários e terceirizados que atuam diretamente com o público, presencialmente e pela plataforma de Educação a Distância. “A cada encontro o interesse aumenta, as pessoas estão mais à vontade e percebemos que a distância entre PNEs e a equipe diminui. Afinal, num ambiente com empatia e diversidade, tudo é possível”, completa Arruda.

Add a comment

De botox a bioestimuladores de colágeno: saiba quais são os procedimentos faciais mais buscados pelos homens

De botox a bioestimuladores de colágeno: saiba quais são os procedimentos faciais mais buscados pelos homens

Especialista aponta as preferências masculinas quando o assunto é estética facial; prática tem crescido consideravelmente nos últimos anos

Que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência física, não é novidade. Porém hoje, muito além da utilização de cosméticos e skincare, o público masculino tem recorrido a procedimentos estéticos faciais a fim de aprimorar traços naturais, e claro, melhorar algumas queixas como rugas e ausência de volume em pontos da face.

“Em geral, os homens buscam procedimentos que tragam naturalidade ou que reforcem traços mais masculinos do rosto, como a linha da mandíbula”, cita a dentista Luise Albuquerque, especialista em harmonização orofacial e que atualmente tem atendido muitos homens em seu consultório.

Confira abaixo quais são os cinco tratamentos mais procurados pelo público masculino, de acordo com a dra. Luise Alburquerque.

Toxina botulínica: O conhecido botox é o primeiro procedimento geralmente realizado. Dentre os locais de aplicação, o terço superior, ou testa, e o sulco na glabela, a famosa “ruga do bravo”. “A toxina botulínica age paralisando os músculos faciais, atenuando a formação de rugas e linhas de expressão na região de aplicação”, destaca a especialista.

Preenchimento no queixo: O segundo procedimento mais procurado no consultório é o preenchimento do mento com ácido hialurônico. “A aplicação nessa região causa maior projeção e volumização do queixo, sendo muito buscado por homens que desejam um formato de queixo mais quadrado”, explica a dra. Luise.

Preenchimento nas olheiras: Ainda falando de preenchedores com ácido hialurônico, o preenchimento das olheiras é indicado para pacientes com um sulco (depressão) abaixo dos olhos. “A procura no consultório é com o objetivo amenizar a cara de cansaço causada por esse sulco, visto que a injeção de ácido hialurônico na área corrige a ausência de volume”, detalha.

Preenchimento da mandíbula: Ainda visando um contorno facial mais quadrado, o preenchimento de mandíbula é outro procedimento extremamente buscado pelo público masculino a fim de criar um rosto mais projetado e estruturado. “Em conjunto com o preenchimento de queixo, intensifica o aspecto de masculinidade”, comenta.

Bioestimuladores de colágeno: O avanço da idade causa uma perda natural de colágeno na face, ocasionando em aumento da flacidez. “Os bioestimuladores impulsionam a formação de novos fibroblastos, células responsáveis pela síntese de colágeno e elastina na pele, aumentando assim a produção de colágeno para dar mais elasticidade e sustentação à pele”, completa a especialista.

Add a comment

Daiso anuncia sua chegada ao Catuaí Shopping  

Daiso anuncia sua chegada ao Catuaí Shopping

Com a primeira operação direta em Londrina, a marca japonesa vai ocupar um espaço de 679m²

Produtos divertidos, surpreendentes e cheios de funcionalidade. Uma loja repleta de itens assim acaba de anunciar sua chegada ao Catuaí Shopping Londrina. A Daiso, maior rede japonesa varejista do mundo, vai ocupar um espaço de 679m² ao lado da Lojas Americanas ainda no segundo semestre deste ano.

Presente em 28 países, a Daiso chega ao Catuaí com sua primeira operação direta na cidade e traz seus famosos itens de papelaria, do universo pet, utensílios para cozinha, jardinagem, para o momento do banho e cuidados com a pele, caixas organizadoras, brinquedos, além de uma grande variedade de alimentos típicos do Japão.

A marca prepara uma inauguração em grande estilo, com presença de cosplayers e distribuição de brindes aos clientes, além de outras surpresas que poderão ser conferidas mais adiante.

Shopping Catuaí Londrina

Rod. Celso Garcia Cid, 5600 - Gleba Fazenda Palhano

Londrina (PR). (43) 3315-5000

https://www.catuailondrina.com.br/

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos