Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas  

Iniciativas de instituição de defesa da infância e hospitais contribuem com a inclusão de pessoas surdas

Vídeos educativos tiveram tradução em Libras feita por crianças para crianças; treinamento de colaboradores também apoia assistência a pacientes e familiares

O ator e professor de Libras Fábio de Sá nasceu surdo. Ele lembra que, na época de criança, acessibilidade era uma palavra desconhecida. “As pessoas escreviam para se comunicar com a gente. Quando entrei na escola de surdos, em 1992, tive contato com a língua de sinais pela primeira vez, mesmo assim não existia material didático específico para Libras”, conta. “A gente saía e éramos invisíveis, porque nada era adaptado ou pensado para uma criança surda ou com qualquer outra deficiência”, recorda Fábio.

Para ele, as coisas só começaram a mudar quando a internet ganhou força com as redes sociais. “As redes trouxeram o debate, nos deram voz. Agora programas de TV são adaptados, as crianças de hoje terão voz no futuro porque estão vivendo num mundo onde a inclusão é uma realidade, mesmo que ainda não seja a ideal”, frisa o ator que também é consultor, tradutor e intérprete de Libras dos vídeos da campanha Defenda-se.

Criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), a iniciativa promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos, com linguagem acessível para meninas e meninos de 4 a 12 anos. Os conteúdos apresentam situações que contribuem no reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores.

Para o vídeo mais recente, lançado em maio deste ano, crianças surdas foram convidadas para serem intérpretes dos personagens na versão em Libras, com a coordenação de Fábio. Além disso, uma das personagens da animação, Laura, se comunica pela Língua Internacional de Sinais. “Queremos pensar essa inclusão com sensibilidade, para que as crianças com deficiência também tenham acesso aos vídeos e se sintam representadas. Com a consultoria, a tradução do conteúdo para Libras considerou o vocabulário de crianças surdas”, comenta o analista do Centro Marista de Defesa da Infância, Rafael Teixeira.

Os vídeos, que podem ser acessados gratuitamente no site da campanha (defenda-se.com), já foram vistos por milhares de crianças nas salas de cinemas e de aula.

Da sala de aula para os hospitais

Outra área em que a inclusão se mostra fundamental é a saúde. Nos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, que também fazem parte do Grupo Marista, o tema chegou às equipes assistenciais.

O coordenador da farmácia do Hospital Universitário Cajuru, Maikon Jorge Baceto, teve a ideia de implementar uma campainha no hospital que, além do som, tivesse uma sinalização visual para atender às pessoas com deficiência auditiva. “Foi só depois de sentir na pele, ao longo de trocas e conversas, que consegui reconhecer as reais necessidades de acessibilidade que fazem parte do dia a dia das pessoas com deficiência. Não só passei a compreender melhor, mas também encontrei maneiras de fazer a diferença na prática”, conta ele.

Entendendo que a deficiência é apenas uma parte da condição e identidade de uma pessoa, o programa de Diversidade e Inclusão do Grupo Marista busca fornecer informações e engajar colaboradores para serem agentes de transformação social. "Entre as ações, já organizamos rodas de conversa com representantes de cada pilar, eventos de liderança e treinamentos para os colaboradores", explica a coordenadora de Atração e Inclusão do Grupo Marista, Tania Mior Botemberger. "É um trabalho de formiguinha, mas que tem trazido benefícios para empresa, colaboradores, pacientes e sociedade como um todo, pois a diversidade permite pensar de forma inovadora, com pessoas diferentes e olhares diferentes", acrescenta.

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância

O Centro Marista de Defesa da Infância atua, desde 2010, na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos. Com uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Defesa se dedica a duas temáticas principais: prevenção e enfretamento às violências contra crianças e adolescentes e políticas públicas informadas por evidências. Saiba mais em centrodedefesa.org.br

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

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Com mercado de comunicação e eletrônicos aquecido, Casa do Celular busca franqueados em pequenas cidades com modelos mais enxutos  

Com mercado de comunicação e eletrônicos aquecido, Casa do Celular busca franqueados em pequenas cidades com modelos mais enxutos 

Este modelo permite uma rápida implantação, reduzindo custos operacionais e garantindo a sustentabilidade do negócio

Nos últimos anos, o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos tem registrado um crescimento exponencial no Brasil, principalmente através do modelo de franquias. Mantendo um bom ritmo, o setor de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 15,8% no primeiro semestre deste ano frente a igual período de 2023. O segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos cresceu 9%. É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em um movimento inovador para democratizar o acesso à tecnologia e expandir ainda mais esse segmento, a Casa do Celular, uma das principais redes de franquias de celulares do Brasil, anuncia sua expansão para cidades com até 110 mil habitantes. Com um novo modelo de negócio que requer um investimento inicial de apenas R$150 mil, a franquia visa levar produtos de comunicação, informática e eletrônicos a comunidades que carecem de opções de qualidade.

O modelo Estrela foi desenvolvido com foco na viabilidade financeira e no potencial de crescimento em mercados menores. "Acreditamos que é fundamental oferecer acesso a tecnologia em todas as regiões do país. Muitas vezes, essas cidades ficam à margem das grandes redes, e queremos mudar essa realidade", afirma Hugo Casasanta, CEO da marca.

Com uma proposta de loja compacta, a Casa do Celular oferece uma seleção de celulares, tudo dentro de um ambiente acolhedor e acessível. Este modelo permite uma rápida implantação, reduzindo custos operacionais e garantindo a sustentabilidade do negócio. A metragem é de no mínimo 38m² com investimento de R$150 mil. Nas unidades maiores, o investimento inicial se aproxima de R$ 220 mil.

Além de impulsionar o empreendedorismo local, a expansão da rede de franquias contribui para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico das cidades escolhidas. "Estamos empolgados em colaborar com empreendedores locais, oferecendo suporte completo desde a escolha da localização até o treinamento da equipe", complementa, Hugo Casasanta.

As franquias terão um papel vital em conectar as comunidades ao mundo digital, proporcionando acesso a tecnologia e serviços de qualidade. Com um mercado em constante crescimento, a Casa do Celular está posicionada para se tornar um parceiro estratégico em localidades que buscam inovação e evolução tecnológica.

Para os interessados em se tornar franqueados da rede, a franqueadora oferece todo o suporte para o negócio, com atuação junto ao seu parceiro para escolha do ponto, montagem da estrutura física, equipes, aprimoramento de vendas, atendimento, gestão do negócio, operação e planejamento comercial.

Loja Estrela – Loja de Rua

Para cidades de 60 mil a 110 mil habitantes

Metragem: mínimo de 38m²

Investimento Total (inclui taxa de franquia + Capital de instalação): R$150 mil

Capital de Giro: não precisa

Royalties: 3%

Verba de propaganda: 2% (limitado em R$1500)

Previsão de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Faturamento médio mensal: R$100 mil *na maturidade

Sobre Casa do Celular

Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com cerca de 20 anos no mercado e mais de 240 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros e mais de 2 mil colaboradores. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a mais de 300 lojas até o final de 2024.

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Construtora acelera transformação digital com adoção de robôs virtuais

Construtora acelera transformação digital com adoção de robôs virtuais

Construtora acelera transformação digital com adoção de robôs virtuais

Pride adota automação na área de Controladoria e otimiza gestão interna, liberando recursos para tarefas estratégicas e aumentando a precisão das análises financeiras

A construtora Pride deu um passo importante em sua jornada de transformação digital ao implementar a automação de processos administrativos por meio de um software de Robotic Process Automation (RPA). A iniciativa, que teve início na área de Controladoria, automatizou tarefas como a extração de dados e a geração de relatórios financeiros. Antes da adoção da tecnologia, essas atividades demandavam até dois dias de trabalho por mês, mas agora são realizadas em minutos. 

A Pride investe mais de R$2 milhões por ano em tecnologia, reforçando seu compromisso com a inovação e a eficiência. Esse movimento reflete uma tendência crescente na América Latina, em que empresas estão priorizando a automação como um pilar central de suas estratégias de digitalização e eficiência operacional. De acordo com uma pesquisa realizada em 2023 pela BotCity em parceria com a Ernst & Young, 90% das empresas latinoamericanas relataram um aumento no número de processos automatizados, e 66% planejam continuar investindo em RPA.

Automação aprimora a tomada de decisões

O uso de RPA na Controladoria da Pride já apresentou resultados expressivos, como explica Flávio Breda, Gerente de Tecnologia da Informação (TI) da construtora: "A automação liberou nossa equipe de tarefas repetitivas, permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas, gerando uma melhoria contínua nos processos."

Marcela Scremim, colaboradora da Controladoria, também destaca os benefícios: "Antes, eu passava dias extraindo dados manualmente. Agora, posso me dedicar a entender os números com maior precisão, contribuindo para decisões que impactam diretamente a empresa." Com o tempo otimizado, Marcela e sua equipe realizam análises mais detalhadas sobre os custos das obras, identificando oportunidades de melhoria na apropriação de custos e fortalecendo a base financeira dos projetos.

Outro benefício da automação foi a identificação mais rápida de requisições de materiais com elevado "lead time" – tempo entre a solicitação e a entrega. "Atrasos, sejam eles causados por problemas internos ou falhas de fornecedores, agora são identificados em tempo real, permitindo respostas mais ágeis", afirma Breda. "Com os dados rapidamente acessíveis, os gestores conseguem agir antes que esses atrasos comprometam os prazos dos projetos”, complementa.

Novos projetos de automação em outras áreas

Diante dos resultados positivos do projeto-piloto, a Pride já planeja expandir o uso do RPA para outras áreas administrativas, com a meta de implementar ao menos dez novos robôs até o fim do ano. As primeiras áreas a serem beneficiadas serão as de suporte, como contabilidade, recursos humanos e TI, nas quais o volume de interações com sistemas é maior. Além disso, a construtora está revisando processos operacionais nos canteiros de obras, para avaliar a possibilidade de automação em tarefas específicas.

"Também estamos testando novas tecnologias, como o uso de Inteligência Artificial para gravar e resumir atas de reuniões, com o objetivo de acelerar tarefas do dia a dia", destaca Breda. Ele conclui que, com a integração dessas tecnologias e o constante investimento da empresa em inovação, a Pride se posicionará como uma das líderes na transformação digital no setor da construção civil.

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Dias Quentes Pedem Música e Comida de Boteco Da Cozinha Secreta

Dias Quentes Pedem Música e Comida de Boteco Da Cozinha Secreta

Dias Quentes Pedem Música e Comida de Boteco Da Cozinha Secreta

Com a proximidade do calor, nada melhor do que se deixar levar pela combinação perfeita de boa música e pratos irresistíveis. E, para quem está em busca de uma experiência gastronômica descontraída, a Cozinha Secreta tem um convite especial: no dia 4 de outubro, abrirá suas portas para servir uma deliciosa sequência exclusiva de comida de boteco. Sob a batuta do talentoso Chef Ravaglio, serão servidos 5 pratos generosos e uma sobremesa especial, tudo à vontade! Para abrir a noite, a deliciosa e tradicional carne de onça, seguida de mix de pastéis gourmet, mini hambúrguer, camarão ao alho, entrecot grelhado e, para fechar com chave de ouro, o saboroso pudim de leite com calda de cachaça de banana. E tem mais: mesas que reservarem até o dia 02/10 ganham uma rodada de shot de cachaça pra começar a noite com o pé direito. Os dias quentes merecem ser celebrados, e a Cozinha Secreta está pronta para tornar seu encontro inesquecível! Somente mediante reservas.

Serviço:

Sequência de Comida de Boteco na Cozinha Secreta

Data: 04/10

19h

R$120 por pessoa (à vontade)

Reservas: Whatsapp: 41 99185-5009

Rua Bispo Dom José, 2277 - Batel

@cozinhasecretagastronomia

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BeautyColor Company lança Headline e reforça compromisso com inovação e sustentabilidade   

BeautyColor Company lança Headline e reforça compromisso com inovação e sustentabilidade  

BeautyColor Company lança Headline e reforça compromisso com inovação e sustentabilidade

Com foco em mulheres dinâmicas, a marca estreia com 56 produtos veganos que prometem qualidade de salão em casa no tratamento dos cabelos

Reconhecida nacionalmente por sua expertise em coloração capilar e tratamento capilar, a indústria de cosméticos BeautyColor Company quer alcançar novas consumidoras e lança a Headline: uma nova marca focada em oferecer produtos de alta performance para tratamento dos cabelos. Com um portfólio inicial de 56 produtos 100% veganos, a Headline chega ao mercado com o desafio de atender às demandas de um público exigente e de fortalecer a posição da BeautyColor Company no segmento de cuidados capilares (Hair Care).

A Headline foi desenvolvida para atender mulheres que buscam por praticidade e performance profissional sem sair de casa. Essas consumidoras, descritas pela empresa como "inquietas", são caracterizadas por estarem sempre em busca de inovação, rapidez e eficácia. "Queremos que a Headline seja a escolha natural para essas mulheres, oferecendo produtos que entreguem resultados visíveis desde a primeira aplicação, sem que elas precisem abrir mão do seu tempo ou fazer grandes investimentos financeiros", afirma Fabricio Bonin, CEO da BeautyColor Company.

O nome "Headline", inclusive, reflete a essência da marca, que é destacar o visual da mulher, fazendo com que seus cabelos chamem a atenção todos os dias. A proposta da linha de tratamentos é trazer para o uso doméstico a qualidade e os resultados encontrados nos salões de beleza, algo que Fabricio Bonin acredita ser essencial para o sucesso da marca. "A Headline foi criada para preencher uma lacuna no mercado, em que as mulheres desejam resultados de salão, mas muitas vezes não têm tempo ou recursos para frequentá-los regularmente", explica o CEO.

A expectativa a respeito deste lançamento é alta, pois vem para contribuir significativamente com as ousadas metas da companhia, que projeta 20% de crescimento anual até 2030, o que pode triplicar seu tamanho atual. Para tanto, a nova marca já recebeu um investimento inicial de R$5 milhões e previsão é de que mais R$50 milhões sejam aportados nos próximos cinco anos. O potencial de crescimento leva em conta que a Headline aproveita a sólida rede de distribuição construída pela BeautyColor Company durante seus 35 anos de atuação no mercado nacional, que incluiu perfumarias, farmácias e supermercados. "Conseguimos alcançar consumidores em todo o Brasil. Isso, aliado à diversidade e qualidade dos nossos produtos, nos dá uma vantagem competitiva significativa", afirma Fabricio Bonin.

Portfólio e diferenciais da marca

A Headline estreia com um portfólio de 56 produtos, divididos em oito linhas que abrangem os tratamentos oferecidos nos salões de beleza como reconstrução (Botox Vegano), hidratação profunda (Desmaia Fios), nutrição intensa (Brilho Espelhado), e manutenção dos lisos (Lisos Incríveis). Além disso, possui uma categoria com ingredientes-chave que são amplamente valorizados no mercado brasileiro. Entre eles, destacam-se o óleo de argan, que contém propriedades nutritivas e restauradoras; a babosa, reconhecida pelo seu alto poder de hidratação e fortalecimento dos fios; o óleo de coco, que tem propriedades nutritivas; e a karité, que é o melhor ativo para hidratar e entregar muita maciez ao cabelo. Essas são algumas das apostas da marca para conquistar as consumidoras brasileiras.

Para Dannyellee Zowtyi, gerente de desenvolvimento e estratégia de produto, a Headline se diferencia pela combinação de expertise profissional e pela diversidade de opções que atendem a vários tipos de cabelos. "Desenvolvemos uma linha que é eficiente, acessível e inclusiva. As mulheres precisam de autonomia nos cuidados com seus cabelos, e a Headline proporciona justamente isso", comenta Dannyellee.

Ainda segundo ela, o processo de desenvolvimento dos produtos da Headline seguiu um rigoroso protocolo de testes, que incluiu avaliações de eficácia, segurança e estabilidade. "Nosso compromisso é entregar resultados profissionais, e para isso, realizamos uma série de testes, incluindo avaliação subjetiva com consumidores, testes de segurança de irritabilidade dérmica e ocular, challenge test para avaliar proteção contra contaminação microbiológica, entre outros. Acreditamos que todo esse rigor nos permite oferecer produtos que realmente fazem a diferença na vida das consumidoras", afirma Dannyellee Zowtyi.

O respeito ao meio ambiente e à saúde dos consumidores é outro compromisso já existente na BeautyColor Company e fortalecido na Headline. A marca é 100% vegana, ou seja, não utiliza ingredientes de origem animal em suas fórmulas. Além disso, os produtos não contêm ingredientes como sal, vaselina, parafina e parabenos, sendo livres de substâncias nocivas como lilial e ftalatos. "Também implementamos práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção, desde a coleta seletiva e o gerenciamento de resíduos até a neutralização de gases e a captação de água da chuva", reforça Dannyellee Zowtyi.

Com uma proposta que une inovação, sustentabilidade e resultados profissionais, a Headline marca o início de uma nova fase para a BeautyColor Company. "Acreditamos que, ao fortalecer a Headline, estamos não só expandindo nosso portfólio, mas também redefinindo a experiência de cuidado capilar no Brasil", conclui o CEO da BeautyColor Company.

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