PUCPR promove 13ª edição de hackathon para criação de jogos digitais  

PUCPR promove 13ª edição de hackathon para criação de jogos digitais

Evento acontece entre os dias 03 e 05 de fevereiro, é aberto ao público e faz parte da Global Game Jam - organização sem fins lucrativos que realiza encontros para desenvolvedores de games em mais de 100 países

Em fevereiro, os cursos de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vão abrir as portas da instituição para estudantes, programadores, artistas, músicos, game designers, professores criadores de conteúdo e entusiastas de games embarcarem em mais um desafio para criar um jogo digital em apenas 48 horas. Essa é a 13ª edição do Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb), um hackathon que já virou tradição e que, ano após ano, vem conquistando mais público e popularidade.

Unir pessoas com diferentes experiências, promover trocas e explorar todas as etapas do processo de criação dos games são os grandes propósitos do encontro. Como parte da iniciativa Global Game Jam, a edição curitibana busca criar um espaço de criatividade, coletividade e descontração. Foi com esse clima que a capital paranaense se tornou uma das principais sedes do evento, realizado em mais de mil lugares ao redor do mundo.

“Nossa intenção é criar um espaço confortável, um clima descontraído e acolhedor para todos. Queremos que seja ainda mais divertido desenvolver um jogo neste ambiente do que em casa. Já recebemos cerca de 600 participantes em edições anteriores e, com a volta ao formato presencial, esperamos uma boa adesão dos participantes”, aponta Bruno Campagnollo, coordenador dos cursos de Jogos Digitais da PUCPR e organizador do evento.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 03 de fevereiro. Como já é tradição do Global Game Jam, os participantes só serão informados sobre o tema no primeiro dia do encontro, que acontece de forma presencial, no Bloco Azul do câmpus de Curitiba da PUCPR.

Para quem deseja aprimorar os conhecimentos na criação de games, a Universidade está também com inscrições abertas para mais uma edição da disciplina de Game Development Bootcamp, oferecendo uma imersão no mundo dos jogos digitais e conexões com desenvolvedores de várias regiões do Brasil e do mundo. “Além da oportunidade de participar do Global Game Jam, os alunos matriculados na disciplina terão acesso exclusivo a eventos extras antes e depois do evento”, diz Bruno.

As inscrições para alunos da PUCPR e para estudantes externos ficam abertas até o dia 24 de janeiro, mesma data de início das aulas, que devem ir até o dia 09 de fevereiro.

Serviço:

Global Game Jam Curitiba 2023

De 03 a 05 de fevereiro de 2023

Evento gratuito

Programação, inscrições e mais informações: https://blogs.pucpr.br/jogosdigitais/global-game-jam/

Add a comment

Prática esportiva e alimentação: benefícios e potencialização

Prática esportiva e alimentação: benefícios e potencialização

*Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

A busca por bem-estar é uma unanimidade, e nada como aliar os exercícios físicos à boa alimentação para chegar à melhor versão de si mesmo no que diz respeito à qualidade de vida. A prática regular de esportes, alinhada à ingestão de boa comida, ainda oferece outros benefícios à saúde: redução da incidência e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, cânceres, obesidade; também melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição, regula o funcionamento do intestino, ajuda a saúde mental, estimula a mobilidade e a longevidade, e muito mais.

É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, então é preciso respeitar a individualidade, o desejo, o prazer e a aptidão física. Já a alimentação deve ser baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Uma dica é optar por pratos coloridos, variados e divididos em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e combustível para as atividades básicas e a prática esportiva.

Além dos benefícios do combo, a alimentação pode ser potencializadora do desempenho esportivo. Ela melhora a resposta adaptativa (você consegue se adaptar muito melhor ao exercício quando a sua alimentação está alinhada com sua prática e seus objetivos); reduz o risco de lesões e dores musculares; estimula a recuperação muscular; melhora a qualidade do sono e consequentemente, quando você dorme melhor, você consegue treinar com mais eficiência; aumenta a disposição e o bem-estar, que é uma motivação para o treinamento; ajuda a reduzir o peso corporal (que pode atrapalhar a prática de atividade física, além de sobrecarregar articulações, ossos) e aumenta a força e a massa muscular (estimula a hipertrofia).

Existem formas diversas de executar essas estratégias no dia a dia. O carboidrato, por exemplo, é um nutriente que fornece rapidamente energia para o corpo e seu consumo pode ser um impulso para a prática de atividade física. Por outro lado, o consumo inadequado de carboidratos pode causar hipoglicemia, diminuição do desempenho e da massa muscular devido ao comprometimento dos processos de contração muscular por falta de energia, além de ter impactos negativos no sistema imunológico, prejuízos na metabolização do tecido adiposo e fadiga muscular precoce.

Os carboidratos simples, presentes nas frutas, são excelentes opções de pré-treino para quem quer uma energia rápida, pois são absorvidos mais rapidamente pelo corpo. São exemplos: suco de laranja natural, suco de uva integral e natural, mel de abelha, banana, frutas secas, como ameixa, tâmara e damasco, entre outros. Se você quer energia a curto/médio prazo, pode adicionar às frutas porções de aveia, iogurte, queijos, castanhas, sementes, granola, pasta de amendoim, cacau e chocolate 70%, e até alguns tubérculos como batata inglesa e mandioca. Além disso, os alimentos termogênicos ajudam na produção de energia, pois estimulam naturalmente o metabolismo, como café, chá-verde, canela, pimenta, gengibre, óleo de coco.

A beterraba é uma excelente opção de pré-treino, pois é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo, cuja ação é dilatar os vasos sanguíneos (vasodilatação), o que faz mais sangue rico em oxigênio circular pelo corpo e chegar aos músculos. Desse modo, você consegue treinar de forma mais intensa, por mais tempo, sem atingir a fadiga, além de que a beterraba também é um alimento anti-inflamatório e antioxidante, o que ajuda na recuperação muscular. Você pode utilizá-la em sucos na sua forma in natura, em pó ou até como suplemento (mediante orientação de um nutricionista).

Já as proteínas desempenham importante papel nos processos anabólicos, fornecendo os aminoácidos necessários e essenciais para a construção e manutenção dos tecidos, sendo de extrema importância na formação, reparação e recuperação de massa muscular. Você pode consumir carnes, ovos, iogurtes e shakes proteicos; suplementos como o whey protein ou proteínas vegetais e leguminosas, oleaginosas e sementes como amendoim, feijões, tofu (que é um derivado da soja), semente de abóbora, linhaça, chia, castanhas e mais. O consumo dessas fontes de proteínas não necessariamente precisa ser de imediato após o treino – uma a duas horas após a prática do exercício é um tempo adequado para isso. Mas é importante reforçar que, para que se tenha um melhor resultado, o consumo proteico deve ser fracionado de forma homogênea em todas as refeições do dia.

É muito importante lembrar que cada pessoa e cada corpo são únicos. Não existe um tipo de alimentação e um tipo de exercício universal que atenda todo mundo. Devemos respeitar objetivos, características individuais, limitações, preferências, condições física e mental, para a partir disso buscar uma abordagem nutricional possível e adequada para aquele período/meta. Para que essa estratégia seja bem-executada, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista.

*Liz Galvão é nutricionista parceira Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose e livre de conservantes – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre a Verde Campo

Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de conservantes, corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas para garantir que todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimule a saudabilidade. Em 2018, a marca foi pioneira em lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.

Add a comment

Férias no Catuaí: atrações incluem Parque do Aladim e oficinas gratuitas de origami e cupcake  

Férias no Catuaí: atrações incluem Parque do Aladim e oficinas gratuitas de origami e cupcake

A temporada de férias está próxima do fim. A maioria das instituições de ensino de Maringá já anunciou o retorno das aulas para a primeira quinzena de fevereiro. No Catuaí Maringá, a programação especial para as férias segue a todo vapor, com diversas opções de entretenimento para a garotada.

Na Praça de Eventos do shopping, está o parque temático do Aladim. A atração oferece circuitos leves e desafiadores para as crianças aventureiras, incluindo escorregadores, tobogã, escalada e carrossel de lâmpadas mágicas. Todo o parque é colorido e com cenários que fazem referência à cultura árabe da famosa animação. A decoração dos brinquedos também conta com os personagens icônicos da história.

A entrada é permitida para crianças de até 13 anos de idade. Menores de 4 anos de idade devem estar acompanhados de um adulto responsável. Todo o regulamento do Parque do Aladim pode ser conferido no site catuaimaringa.com.br.

O horário de funcionamento do Parque do Aladim é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, 12h às 21h.

Oficinas de Férias

Essa é a última semana para as Oficinas de Férias do Shopping Catuaí. Até o próximo domingo, dia 29, o shopping oferece oficinas gratuitas de origami e cupcakes, além de apresentação de palhaçaria e contação de histórias. O espaço está localizado em frente à loja Pernambucanas.

As oficinas acontecem de quinta a domingo, das 14h às 18h. Após as atividades, são distribuídos pipoca, algodão doce e esculturas em balões. As inscrições antecipadas já estão esgotadas, mas os pais podem se inscrever pessoalmente no balcão para a sessão extra - com início às 15h - e para as vagas de desistência.

Outra atração das Oficinas de Férias é a estamparia personalizada. Todos os dias e em qualquer horário, haverá um espaço reservado para as crianças desenharem no papel. Os pais que tiverem interesse podem transformar o desenho de seu “pequeno artista” em uma estampa. A camiseta fica pronta na hora e tem opções em todos os tamanhos, do infantil ao GG. O valor da peça é R$ 45.

Horários de funcionamento do Catuaí Shopping Maringá

Segunda a sábado

Lojas: 10h às 22h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Domingo e feriados

Lojas: 14h às 20h

Praça de alimentação: 11h às 22h

Catuaí Shopping Maringá

Av. Colombo, 9161

Tel. (44) 3123-5000

www.catuaimaringa.com.br 

www.facebook.com/catuaimaringa

Add a comment

Starbucks Brasil promove a 4ª edição do projeto "Eu Sou" em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

Starbucks Brasil promove a 4ª edição do projeto "Eu Sou" em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

A iniciativa, que atingiu recorde de inscritos neste ano, oferece suporte legal e psicológico a partners (colaboradores) trans e travestis para retificar seus nomes em suas certidões de nascimento

Em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro no Brasil, a SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no País, anunciou a quarta edição do projeto “Eu Sou”.

O projeto “Eu Sou” oferece suporte psicológico e jurídico gratuito para partners (como são chamados os colaboradores) trans e travestis que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, o projeto já transformou a vida de mais de 70 pessoas no Brasil, apoiando partners das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras.

“A Starbucks segue comprometida em construir uma cultura de acolhimento, onde todos os seus colaboradores, clientes e parceiros se sintam bem-vindos. Nossos partners são o coração e a alma da Starbucks, e sempre procuramos criar iniciativas que tenham um impacto positivo em suas vidas. É gratificante promover a 4ª edição do projeto ‘Eu Sou’, apoiando a comunidade trans e travesti e ver o projeto expandir para outras marcas da SouthRock, além de inspirar e incentivar outras empresas também”, comenta Claudia Malaguerra, Managing Director da Starbucks Brasil.

Nesta edição, além dos partners atuais da Starbucks Brasil e outras marcas do grupo SouthRock, membros da ONG Casa Florescer (São Paulo) poderão receber assessoria jurídica para iniciar o processo de retificação de seus nomes, com todo o apoio ao bem-estar jurídico e psicológico oferecido pela SouthRock. Em 2023, o programa alcançou um recorde de inscritos, com 37 pessoas, incluindo partners da Starbucks e SouthRock e membros da Casa Florescer.

“O ano de 2022 foi fundamental para o meu empoderamento como mulher trans. Ter meu nome e gênero retificados foi muito mais do que realizar um sonho; foi a oficialização de quem EU SOU. Eu acredito, inclusive, que este seja um dos momentos mais importantes em todo o processo de transição, porque além de legitimar nossa identidade, evita inúmeros constrangimentos sociais”, contou Kylie Pessôa, partner e analista de Comunicação SouthRock, que teve o nome retificado na edição de 2022 do projeto. “Eu espero que mais empresas e organizações entendam que esta é uma demanda urgente de uma comunidade que precisa sair da invisibilidade. Isto significa respeitar a diversidade e exercer a inclusão de maneira real. Demorei 50 anos para ter a certidão e os demais documentos retificados. É como se eu tivesse esperado meio século para nascer. Que este tempo seja muito mais breve para outras meninas e meninos trans, afinal, a vida passa muito rápido e merecemos vivê-la em plenitude”, finalizou.

Apoio à comunidade LGBTQIAP+

Em todas as lojas da Starbucks, todas as pessoas que pedem um café ou uma bebida tem o seu nome escrito no copo, seja ele qual for, sem questionamentos. Isso serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Eu Sou”, em janeiro de 2020. Com a permissão de todas as pessoas participantes, a marca documentou essa emocionante jornada para dar ao público uma visão do impacto significativo da inciativa. O projeto, documentado pela VMLY&R para a Starbucks Brasil, ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival 2021 – o maior e mais prestigioso festival de propaganda do mundo – e ouro em duas categorias do Effie Award – prêmio de propaganda e marketing realizado pela American Marketing Association –, além de outros diversos prêmios.

Como extensão do projeto " Eu Sou", em 2022, a SouthRock - operadora licenciada da Starbucks Brasil - liderou mais uma iniciativa, dessa vez, focada em empregabilidade. A ação, intitulada “I Am Working”, incluiu entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para membros da comunidade trans e travesti interessados em vagas disponíveis na Starbucks e nas outras marcas operadas pela SouthRock no Brasil.

O primeiro grupo mutirão de entrevistas de emprego “Eu Sou” aconteceu durante todo o mês de abril em São Paulo, na loja Starbucks da rua Haddock Lobo, que orgulhosamente exibiu a bandeira transgênero para receber os candidatos. Recentemente, a iniciativa “I am Working”, recebeu bronze no Cannes Lions 2022.

Desde 2018, a Starbucks no Brasil trabalha com trabalha com ONGs que oferecem suporte e locais seguros, como a Casa 1 (SP) e o Grupo Arco-Íris (RJ), para apoiar os esforços de inclusão LGBTQIAP+ por meio de diversas ações. Exemplo disso é a doação do lucro líquido da venda de produtos Starbucks, como o Pride Frappuccino® e camisetas durante o Mês do Orgulho, comemorado em junho anualmente, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual e identidade de gênero.

Saiba mais sobre os esforços da Starbucks no Brasil para promover a inclusão LGBTQIA+ no LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Sobre a SouthRock

A SouthRock, operadora licenciada da Starbucks, TGI Fridays™ e Subway no Brasil, foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio multimarcas internacional e doméstico, para marcas de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro.

A SouthRock iniciou as operações de loja em 2017 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio da B.A.R. (Brazil Airport Restaurants) que atua exclusivamente nos aeroportos mais relevantes do Brasil, trazendo diversas marcas para consumidores, viajantes e turistas. Em 2018, a empresa assinou um acordo de licenciamento exclusivo com as marcas Starbucks e TGI Fridays™, que lhes concedeu direitos exclusivos para operar essas marcas em todo o território nacional (modelo ‘Master Licensee’ usado por essas marcas globalmente). O processo de expansão das lojas Starbucks no Brasil começou em 2019, e hoje a marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A marca TGI Fridays™, por sua vez, está operando e se expandindo no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. A empresa fundou o SouthRock Lab, seu braço digital, com o objetivo de desenvolver tecnologias para reforçar, melhorar e integrar experiências físicas e digitais e interações entre clientes e marcas. A Wahalla, uma empresa SouthRock Lab, fornece serviços de plataforma digital e tecnologia para os principais varejistas globais, incluindo a Subway.

A SouthRock está comprometida em expandir estrategicamente seu portfólio de negócios, por meio de uma abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente mais pessoas e mais comunidades com suas marcas, oferecendo ótimos serviços, valores e crenças compartilhados.

Add a comment

Podcast sobre causas socioambientais estimula ouvintes a serem agentes de transformação

Podcast sobre causas socioambientais estimula ouvintes a serem agentes de transformação

Com participação de ONGs e entrevistas com ativistas, Descubra Sua Causa aborda temas como defesa dos direitos humanos, meio ambiente e inclusão

Embarcar em uma jornada sobre propósito, justiça social e autoconhecimento e dar os primeiros passos para promover um impacto positivo no mundo. Esta é a proposta do podcast Descubra Sua Causa, uma produção do Instituto MOL com apoio do Movimento Bem Maior e do Instituto Mandarina. Com dez episódios, o podcast, lançado no dia 19 de janeiro, investiga o que move as pessoas a se envolverem em causas socioambientais e ajuda os ouvintes a descobrirem qual é a causa que mais os sensibiliza.

A série especial destrincha temas diferentes como apoio aos direitos humanos, à educação, à promoção do esporte, ao antirracismo e a lutas identitárias e revela como é o trabalho das ONGs que atuam em diferentes frentes e quem são as pessoas que dedicam suas vidas à transformação social. O podcast é inspirado no teste on-line e gratuito Descubra Sua Causa, que ajuda as pessoas a descobrirem as causas com as quais mais se identificam. “Os episódios foram pensados como uma imersão para que as pessoas percebam que existem infinitas possibilidades para colaborar com a construção de um mundo mais justo, sustentável e igualitário. Esperamos que o público sinta-se engajado com uma causa social e convide amigos, familiares e colegas de trabalho a fazerem o mesmo”, diz a gerente executiva do Instituto MOL, Vanessa Henriques.

O teste Descubra Sua Causa foi criado em 2018 pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Em 2022, ganhou nova edição em parceria com o Instituto MOL e foi atualizado de acordo com as transformações recentes da sociedade brasileira. A segunda versão do teste possui uma nova plataforma, conteúdos variados e apresenta novas possibilidades de engajamento, como pessoas para seguir nas redes sociais, dicas de séries, livros e ações e uma newsletter mensal com conteúdos exclusivos que acompanham a jornada de defensores de causas, doadores e voluntários.

Episódios semanais

Os episódios do podcast serão publicados semanalmente e cada um abordará uma das dez causas apresentadas no teste on-line. Entre elas, estão os direitos iguais de populações minorizadas, proteção animal, saúde e meio ambiente. O conteúdo também inclui 20 entrevistas com representantes de ONGs e ativistas, que mostram a importância do setor de impacto, relatam mais detalhes sobre seus trabalhos e oferecem dicas sobre como cada pessoa pode se engajar e ser um agente de transformação.

"Acreditamos que temos muito o que caminhar no Brasil quando pensamos em uma sociedade civil mais consciente e engajada do seu papel transformador. Por isso, o Movimento Bem Maior procura apoiar estrategicamente iniciativas com o potencial de chegar ao maior número de pessoas que possam compreender a relevância dessa missão social. O podcast Descubra a Sua Causa busca justamente inspirar e apresentar caminhos para um país com maior senso de coletividade, mais engajado com suas causas e pessoas. Esse objetivo faz parte de uma construção estrutural maior, que acreditamos e trabalhamos para fortalecer: a Cultura de Doação", pontua Carola Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior.

O primeiro episódio é sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e ressalta como é importante proporcionar uma infância digna e com saúde, educação, cultura, esporte e lazer para que as novas gerações possam criar um futuro melhor para si e para o mundo. Juliana Mamona, coordenadora de Marketing da Fundação Abrinq, explica que as experiências vivenciadas na infância geram repercussões durante toda a vida e, nessa fase, as crianças desenvolvem habilidades sociais, físicas e mentais. Outra convidada é Alanna Mangueira, ativista pelos direitos das crianças e adolescentes, que enfatiza que defendê-los significa preservar o futuro da humanidade.

O Descubra Sua Causa é apresentado por Júlia Cunha, produzido, roteirizado e coordenado por Ana Julia Rodrigues. Gláucia Ribeiro é a responsável pelo design. Para ouvir o podcast, acesse https://spoti.fi/3ZypMhX.

Convite à generosidade

Cada tema do podcast é tratado com uma linguagem clara e objetiva para incentivar cada vez mais pessoas a exercerem a solidariedade. O Brasil está cada vez mais generoso e atingiu um recorde nas últimas semanas, ocupando a 18ª posição dos países mais solidários do mundo, de acordo com o World Giving Index 2022, da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS. Em 2021, o país ocupava a 54ª colocação no ranking geral. A pesquisa também registrou pelo quinto ano consecutivo que o país mais generoso do mundo é a Indonésia, seguido pelo Quênia, em segundo lugar.

Segundo o IDIS, mais de 80% da sociedade acredita que o ato de doar faz diferença e essa concordância atinge 75% entre os não doadores. O conceito de que a prática faz bem para o doador cresceu significativamente, de 81% para 91% da população, atingindo uma maioria quase absoluta. O estudo mostrou que a percepção dos brasileiros sobre as organizações da sociedade civil, mais conhecidas como ONGs, evoluiu muito nos últimos cinco anos: 74% da população acredita que elas são necessárias no combate aos problemas socioambientais. Em 2015, essa concordância estava em 57%. A confiança no trabalho das ONGs também aumentou; 45% da população concorda que as ONGs são claras quanto ao uso de seus recursos. Em 2015, apenas 28% das pessoas concordavam com a afirmação.

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil que usa a comunicação como meio de transformação social. Fundada em 2020, por iniciativa dos fundadores da premiada Editora MOL, é o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Com o compartilhamento de conteúdo de qualidade sobre filantropia e responsabilidade social e a criação de projetos de impacto, como o Guia MOL de Produtos Sociais, o Curso e Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, o podcast semanal Aqui se Faz, Aqui se Doa!, que conta com mais de 80 episódios publicados, e a reformulação do teste Descubra sua Causa, oferece à sociedade informações de valor e fomenta o diálogo sobre a cultura de doação no país. Saiba mais em https://institutomol.org.br/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos