Fim das férias? Como escolher a melhor tag de pedágio para economizar tempo nas viagens de volta para casa

Fim das férias? Como escolher a melhor tag de pedágio para economizar tempo nas viagens de volta para casa

Facilidade de pagamento e possibilidade de recarga automática são alguns dos benefícios do adesivo eletrônico

A frota do Brasil é composta por 111,4 milhões de veículos e, destes, 53,1% são automóveis, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Que há muito carro em circulação, isso não é novidade, e o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades é prova disso. Porém, com o fim das férias escolares se aproximando, o movimento nas estradas aumenta e, consequentemente, as filas em pedágios. Uma alternativa para quem não quer ficar parado é instalar um "adesivo" eletrônico de pagamento, ou tag de pedágio, como é mais conhecido. Em muitos casos, também é válido para acesso a estacionamentos comerciais como shoppings, por exemplo.

Com a grande diversidade de planos e valores, escolher a melhor tag é um desafio. Uma escolha errada pode levar a gastos desnecessários que, multiplicados ao longo do tempo, fazem a diferença no orçamento. Pensando nisso, o aplicativo Zul+, da Estapar, criado para facilitar a vida de quem dirige, traz algumas dicas para o motorista economizar tempo e dinheiro na hora de pegar a estrada.

Perfil de uso

O primeiro passo é avaliar como será a utilização da tag de pedágio. Motoristas que viajam com menos frequência, por exemplo, devem evitar os planos com mensalidade. Nesses casos, o modelo ideal é o chamado pré-pago, em que se pode fazer a recarga do valor que será usado e na data em que a viagem será realizada. Além de economizar com os pagamentos mensais, o motorista também evita deixar recursos parados por um tempo.

Pelo aplicativo Zul+, o motorista tem a possibilidade de solicitar a tag pelo celular, receber o adesivo em casa e somente pagar os custos do envio. Nesse caso, não há cobrança de mensalidade, apenas o custo do envio e uma taxa a cada recarga.

Recarga automática

Para quem tem a vida agitada e prefere não ser surpreendido com falta de crédito no pedágio, há a possibilidade de optar pela recarga automática. Assim, a tag será abastecida com créditos sempre que o saldo estiver perto do fim. Mas se o motorista prefere ter um maior controle sobre suas despesas, a recarga também pode ser feita manualmente. Aqui vale o motorista avaliar o que faz mais sentido para seu perfil de consumo.

Formas de pagamento

A tecnologia tem facilitado a vida do consumidor no que se refere a pagamentos. Entre os exemplos mais comuns estão as carteiras digitais, presentes em muitos celulares, e o PIX, que, com pouco tempo de vida, já caiu no gosto das pessoas. Pois, ao adquirir uma tag de pedágio do Zul+, o motorista pode escolher entre diversas formas de pagamento: PIX, Apple Pay, Google Pay, cartões de débito e crédito e até boleto.

Pedágios e estacionamentos

Apesar de ser conhecido como tag de pedágio, o adesivo eletrônico de pagamento também é aceito em estacionamentos de shopping centers, aeroportos, prédios comerciais, entre outros estabelecimentos. Mas existem diferenças entre a cobertura oferecida pelas empresas, então sempre vale pesquisar antes de escolher.

A tag do Zul+ é aceita em todos os pedágios do Brasil, além de mais de 400 estacionamentos em todo o país. Para quem vai viajar de avião ou comprar presentes de Natal no shopping, é uma mão na roda fugir das filas dos guichês e máquinas de autoatendimento.

Planejamento de custos

Ao todo, o Brasil possui mais de 400 praças de pedágio, segundo o portal estradas.com.br. E quem gosta de se planejar, saber em quantos desses pedágios precisará passar e quanto vai gastar também encontra no Zul+ um importante aliado. O aplicativo permite calcular o valor de todos os pedágios por onde o motorista irá passar e há opção de escolher entre carregar a tag com o valor exato ou superior ao que vai gastar.
“A tag Zul+ é uma ótima opção para os motoristas, porque, além de evitar filas nas estradas, os créditos não possuem um prazo de validade e ela é compatível com mais de 400 shoppings e estacionamentos privados em todo o Brasil”, afirma André Brunetta, co-fundador do app Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar. 

Sobre o Zul+

O Zul+ é uma plataforma criada para facilitar a vida de quem dirige. Lançado em 2017, o aplicativo faz parte do grupo Estapar desde 2022 e está disponível em todo o território brasileiro. Dentre as principais funções do app, estão a seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA ou licenciamento, estacionamento rotativo, tag de pedágio sem mensalidade (que permite viajar sem pegar filas) e cálculo do valor a ser pago durante a viagem, seguros, pagamento de estacionamento de shopping e abastecimento via Shell Box. Além dessas facilidades, Zul+ apresenta informações do valor de mercado para compra ou venda de veículos, alertas de manutenção, busca por concessionárias e postos de combustível próximos e avisos sobre o rodízio de veículos.

Sobre a Estapar

A maior rede de estacionamentos do Brasil está presente em 77 cidades situadas em 15 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Estapar administra ao todo mais de 400 mil vagas em aproximadamente 700 estacionamentos. Na área de estacionamento rotativo, incluindo a cidade de São Paulo, a Estapar administra 12 operações de Zona Azul Digital no País em quatro Estados (SP e MG), serviço que vem sendo implantado pela empresa desde a década de 90. Aos usuários de Zona Azul em outras cidades ou de serviços da Estapar para mensalistas, reserva de Vagas e pagamento de tíquete, a empresa mantém o aplicativo Vaga Inteligente que também está disponível gratuitamente nas versões Android e iOS.

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Verão aumenta em 30% a incidência de cálculos renais

Verão aumenta em 30% a incidência de cálculos renais

O diagnóstico da litíase renal é feito por meio de exames de imagem, de urina e de sangue

O verão é a estação favorita do brasileiro, mas acende o alerta para a alta incidência de pedras nos rins 30% maior que em outros períodos do ano. Isso acontece, pois há o aumento da transpiração sem a hidratação adequada para supri-la. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofra de cálculo renal. Conforme a entidade, essa condição é mais comum entre adultos jovens e mais frequente em homens. Cerca da metade destas pessoas terão um novo episódio de cálculo ao longo dos 10 anos seguintes e por isso a prevenção é muito importante.

A litíase renal, também conhecida como cálculos ou pedras nos rins, é causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Segundo o Dr. Eduardo Gerber, médico urologista do Pilar Hospital, a litíase renal ocorre pela hipersaturação de minerais na urina, por um distúrbio metabólico, principalmente, na filtração. “Os cálculos podem ser formados por vários minerais. O mais comum de todos, que ocorre em 80% a 85% dos casos, são os cálculos de oxalato de cálcio, seguido por cálculos de ácido úrico, de estruvita, de cistina, entre outros. Estes são os principais”, comenta o médico.

Pacientes masculinos apresentam mais chance de ter litíase renal, que pode ocorrer em todas as etapas da vida, mas é constatada com mais frequência em adultos com idade entre 20 a 40 anos. Quanto aos fatores ou hábitos que contribuem para a incidência, Dr. Gerber informa que não há apenas uma causa, sendo uma doença de origem multifatorial. “A dieta é o fator mais importante, mas também há fatores quanto à genética, à hereditariedade, além de algum distúrbio de paratireoide e distúrbios de metabolismo de cálcio, que podem surgir e evoluir com formação de pedras dentro do sistema urinário”, explica.

Em relação à dieta, o médico alerta para a ingestão de sal, que não deve ser realizada em demasia devido ao sódio, que é um dos principais responsáveis pela formação de cálculos. O especialista comenta sobre um mito que diz que pacientes com pedras nos rins não devem ingerir cálcio, pelo fato dos cálculos serem feitos deste elemento. “Isso é um erro. O que acontece é que o cálcio é precipitado de acordo com a presença do sódio na urina. O grande vilão da litíase é o sódio. Às vezes pode haver malefício na suspensão errônea de medicamento com cálcio, como osteoporose, por exemplo”.

Dr. Eduardo também orienta para evitar comidas enlatadas e industrializadas, além de reduzir a ingestão de carne vermelha, que é um fator formador de litíase urinária. “A proteína de carne vermelha é tóxica ao rim desde que ingerida em excesso. Não é para parar de comer carne, que tem suas benesses, mas sim variar o tipo de carne com frango, peixe, porco, e não somente carne bovina”, recomenda. Além disso, o ideal é ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia”, complementa.

O diagnóstico da litíase renal é feito por meio de exames de imagem, de urina e de sangue. O médico relata que a maioria dos casos são descobertos em pacientes com crise, que chegam ao pronto socorro com muita dor, associada a náuseas, vômitos, entre outros sintomas. “O cálculo dentro do rim não dói na maioria das vezes. O que causa dor é o cálculo que desce pelo ureter, um canal que vai do rim a até a bexiga. Um cálculo nesta parte do corpo faz obstrução do fluxo urinário”, relata. “O tratamento depende da posição, formação e densidade do cálculo. Na maioria das vezes, a necessidade de tratamento é endoscópico, por endourologia, em que é realizada uma cirurgia sem corte”.

O médico lembra que o Pilar Hospital conta com serviço de emergência urológica há bastante tempo, e que recentemente a equipe foi ampliada, além de ter a infraestrutura adequada. “A gente dispõe de toda tecnologia para fazer o tratamento. O Pilar Hospital conta com toda as estruturas e inovação para fazermos o tratamento desde o cálculo na ponta da uretra até o cálculo dentro do rim. Além disso, dispomos de equipe multidisciplinar, pronta para atendimento 24 horas, com boa formação e titulação”, finaliza.

Sobre o Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

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Empresa chinesa promove integração cultural no Ano Novo Chinês  

Empresa chinesa promove integração cultural no Ano Novo Chinês

CGN Brasil Energia reúne mais de 140 colaboradores chineses e brasileiros para intercâmbio entre as nações

A Reunião Anual da CGN Brasil Energia aconteceu no dia 19 de janeiro, no Hotel Bourbon, em Curitiba (PR). Na ocasião também foi celebrado o Ano Novo Chinês, comemorado no dia 22 de janeiro de 2023.

O Calendário Chinês, tem como base as fases da lua, por isso o Ano Novo Chinês também é conhecido como Ano Novo Lunar. O evento é celebrado por sete dias na Semana Dourada Chinesa e conta com diversas particularidades como o uso da cor vermelha e a cerimônia das lanternas.

Yuki Yeah, chinesa radicada no Brasil, já perdeu as contas de quantas vezes passou o Ano Novo Chinês fora da terra natal, mas garantiu que esse foi o mais especial. “É um orgulho poder fazer parte deste momento com a equipe da CGN Brasil Energia”, afirmou a colaboradora.

Integração cultural e fortalecimento econômico

As empresas chinesas investiram US$ 5,9 bilhões no Brasil em 2021, segundo informações do Conselho Empresarial Brasil-China, uma parceria de longo prazo que está gerando frutos econômicos e culturais. A China se mantém como principal parceira comercial do Brasil e as empresas instaladas em terras brasileiras contribuem para a integração cultural das nações.

Ao unir a reunião anual, que premia projetos e colaboradores que se destacaram na CGN Brasil Energia com a celebração do Ano Novo Chinês a empresa promoveu a integração de colaboradores de diferentes nacionalidades. A reunião contou com mais de 140 colaboradores, entre eles chineses e brasileiros que puderam trocar experiências e conhecimentos.

Para James Martins Parreira, colaborador da CGN Brasil Energia, esse evento reflete a estratégia da corporação que pretende expandir o negócio por meio do trabalho em conjunto. “A troca de experiências fortalece ainda mais a empresa no segmento. Que seja um ano maravilhoso para todos e possamos atingir nossos objetivos”, finaliza o colaborador.

Sobre a CGN Brasil Energia

A CGN Brasil Energia, afiliada à CGN Energy International, segue a identidade da matriz e se une em um esforço comum para a geração de energia limpa, valendo-se de um sistema elétrico contínuo renovável, por meio do desenvolvimento conjunto da sociedade e de maneira sustentável.

A CGNBE entrou no mercado brasileiro de energia em 2019, sendo atualmente a quinta maior produtora de energia limpa na América Latina, de acordo com a BloombergNEF (BNEF).

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Liquidação: lojas do Shopping Curitiba oferecem descontos de até 50%

Liquidação: lojas do Shopping Curitiba oferecem descontos de até 50%

Janeiro é o mês de liquidar as coleções de verão e no Shopping Curitiba as promoções seguem a todo vapor. Lojas de diversos segmentos, como roupas, calçados, lingerie, cama, mesa e banho estão com peças remarcadas, com descontos de até 50%. Confira alguns destaques:

A Riachuelo está com descontos imperdíveis de até 60%, em peças masculinas, femininas e infantis. Na C&A as promoções estão por toda a loja, há blusas femininas por R$ 19,90. Na Renner, também há ofertas.

Hering, Cotton On, Gregory e Makenji têm peças da coleção de verão pela metade do preço. E as lojas especializadas em vestuário masculino, como Vila Romana e Via Veneto também estão em liquidação.

As marcas de calçados, como Arezzo, Mr. Cat, Anacapri, Melissa, Santa Lolla e Zutti, estampam em suas vitrines promoções com 50% de desconto.

Peças infantis selecionadas estão até pela metade do preço na Tip Top e com 40% de desconto na Lilica e Tigor. Na Centauro, é possível encontrar descontos variados em roupas de academia e tênis de marcas como Mizuno e Adidas.

Na Jogê, Hope e Recco, os descontos são de até 50% em camisolas, pijamas e lingerie. Itens para cama, mesa e banho também estão em oferta na MMartan.

Os descontos estão sujeitos à alteração e disponibilidade de produtos.

Compras por whatsapp

É possível também comprar por WhatsApp e receber o produto por delivery ou retirar no drive-thru, por meio do serviço de Assistente de Compras do shopping. Basta o cliente entrar em contato pelo número (41) 99274-1015. O atendimento acontece diariamente, das 11h às 19h.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000

www.shoppingcuritiba.com.br 

https://www.instagram.com/shoppingcuritiba/

www.facebook.com/ShoppingCuritiba 

Compras com a Assistente de Compras: (41) 9274-1015 (Whatsapp)

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Programa de Inovação Aberta da PUCPR recebe inscrições até 05 de fevereiro  

Programa de Inovação Aberta da PUCPR recebe inscrições até 05 de fevereiro

Iniciativa contempla startups do setor educacional com foco em soluções como ambientes e metodologias, plataformas e jornada do cliente, entre outras

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do ambiente educacional embasado na lógica do lifelong learning (educação continuada) e com geração de experiências significativas de aprendizado, a Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), está recebendo inscrições para o seu Programa de Inovação Aberta. Startups do setor de educação interessadas têm até o dia 05 de fevereiro de 2023 para se candidatar.

“A PUCPR é considerada uma das melhores universidades do país, segundo o ranking Times Higher Education, e tem a inovação em seu DNA. O futuro da educação é lifelong learning, que pressupõe que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo e que precisamos sempre estar nos aprimorando. A qualificação deve ser contínua. Na Hotmilk, queremos fomentar iniciativas que tenham aderência a esse conceito”, explica Carlos Emílio Borsa, diretor de Educação Continuada da PUCPR.

Para participar, os negócios devem ser empresas nascentes, spin-offs ou startups em sinergia com um dos seguintes desafios: a) modelo de negócio; b) ambientes e métodos educacionais; c) plataforma; d) gestão, desenvolvimento e inteligência comercial; e) jornada do cliente; f) cross selling: educação e novos negócios; g) demais soluções que contemplem o objetivo de criar um ambiente de lifelong learning disruptivo.

Além disso, precisam desenvolver tecnologia inovadora ou serem capazes de oferecer produto, serviço ou processo novo a partir da integração de tecnologias existentes com adição de desenvolvimento novo, não se limitando a revender, implantar ou instalar produtos e serviços de terceiros. Ainda, a solução deve estar, no mínimo, em fase de operação.

As fases do programa são: a) captação das startups (inscrições até 05 de fevereiro de 2023); b) pré-seleção das startups classificadas na etapa anterior (divulgação até 06 de março); c) pitches das pré-selecionadas (entre 13 e 24 de março, online); d) imersão (de 17 de abril a 12 de maio, online); e e) apresentação das propostas (de 15 de maio a 29 de maio).

Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site do programa, onde é possível conferir o edital na íntegra e realizar a inscrição: https://hotmilk.pucpr.br/inovacao-pucpr/.

Sobre a Hotmilk

Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo. Com uma estrutura de mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, a iniciativa atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas. 

Possui mais de 350 startups aceleradas e incubadas. Conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, intermediando mais de 230 negócios. Além disso, possui uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

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