Testes moleculares aliam precisão e agilidade para detectar novas cepas da Covid-19

Testes moleculares aliam precisão e agilidade para detectar novas cepas da Covid-19

Com a chegada do outono e do inverno no hemisfério norte, as autoridades europeias preveem uma temporada de alta transmissão da Covid-19 e do Influenza, o vírus causador da gripe. Com uma maior circulação de doenças respiratórias e a ausência de barreiras sanitárias, especialistas temem que a onda que se inicia no outono europeu chegue ao Brasil em janeiro, gerando um novo aumento nos casos e nas mortes por Covid-19.

No último mês, o Brasil registrou 41.146 novos casos de Covid-19, totalizando 36.552.432 casos desde o início da pandemia, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Ainda segundo o órgão, 694.985 óbitos foram provocados por problemas relacionados ao coronavírus. Com a circulação das novas subvariantes BQ.1 e BQ 1.1, derivações recentes da variante Ômicron, há ainda mais necessidade de retomar cuidados e restrições como completar o esquema vacinal e tomar as doses de reforço recomendadas (terceira e quarta doses), evitar aglomerações, usar máscaras em lugares fechados ou com contato prolongado com outras pessoas, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel.

Ficar atento aos sintomas também é importante para evitar a transmissão. Os mais comuns são: febre ou calafrios, tosse, dificuldade para respirar, fadiga, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e de paladar e diarreia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a BQ.1 foi identificada em 60 países, incluindo o Brasil, e pode se tornar prevalente. Há casos confirmados em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Distrito Federal, no Alagoas, no Espírito Santo, na Amazônia e no Ceará.

Embora não haja evidências de que a BQ.1 possa causar sintomas mais graves, sua resistência e transmissibilidade são maiores, comparadas às outras variantes. A BQ.1 também possui mutações genéticas na proteína Spike, localizada na superfície do Sars-CoV-2, permitindo que o vírus se ligue à célula e a infecte. Isso dificulta o reconhecimento e o combate do vírus pelo sistema imunológico, aumentando também o risco de reinfecção. Identificar a variante da doença propicia um cuidado direcionado para o paciente, interrompe a cadeia de transmissão e evita os altos custos hospitalares e tratamentos incorretos decorrentes do diagnóstico tardio.

Testes oferecem suporte à conduta médica

Nesse cenário, exames que utilizam biologia molecular são fundamentais, pois detectam os patógenos causadores da doença com precisão e agilidade, auxiliando profissionais de saúde a tomarem as melhores decisões em benefício dos pacientes. A Mobius Life Science possui mais de 25 anos de experiência em medicina diagnóstica e oferece exames moleculares que aliam alta sensibilidade, rapidez e praticidade para detectar o coronavírus e suas variantes.

“Alinhada às necessidades do mercado, a Mobius conta com soluções moleculares para diversas especialidades médicas. Soluções que permitem aos laboratórios a realização de exames de forma rápida, contribuindo para que os pacientes sejam corretamente tratados. Com a eliminação de tratamentos empíricos, devido a diagnósticos que demoram, os pacientes restabelecem sua saúde de forma mais rápida, ganhando em tempo e qualidade de vida, bem como há também uma importante diminuição de custos para todo o sistema, público, privado e ao próprio paciente”, explica Juliano Bison, coordenador comercial da Mobius.

O Kit XGEN Master Covid-19 oferece detecção dos genes ORF1ab e N para SARS-CoV-2. O diagnóstico é realizado em poucas horas e todos os reagentes para a detecção são fornecidos em um único kit.

Os vírus da Influenza A e B também são causas significativas de morbimortalidade em todo o mundo. Idosos e indivíduos comprometidos apresentam risco especial de desenvolver doenças graves e complicações, como pneumonia. Já os casos mais graves do vírus SARS-CoV-2 podem causar pneumonia, insuficiência renal e morte. O diagnóstico pode ser problemático, pois uma ampla variedade de patógenos pode causar infecções respiratórias agudas que se apresentam com síndromes clínicas semelhantes. Os ensaios de PCR em tempo real demonstraram ser uma ferramenta de diagnóstico sensível e específica para a detecção dos vírus Influenza A, Influenza B e SARS COV 2.

O Kit XGEN Multi Covid-19 Flu A/Flu B contém todos os reagentes necessários para identificar os vírus da Influenza A e B e a Covid-19. É um kit compacto e em formato liofilizado, que facilita a logística de transporte e armazenagem em temperatura ambiente(2°C a 40°C), levando a uma menor manipulação diminuindo as chances de erro e contaminação.

Por sua vez, os vírus sinciciais respiratórios humanos (HRSV) são os principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias. Eles são um contribuinte comum de infecções respiratórias que causam bronquite, pneumonia e infecções pulmonares obstrutivas crônicas em pessoas de todas as idades. Um aliado no diagnóstico é o Kit XGEN Multi Covid-19 Flu/HRSV, capaz de detectar o vírus sincicial respiratório humano, Covid-19 e o vírus da Influenza A e B.

“Dado a quantidade de patógenos que causam infecções respiratórias com os mesmos sinais clínicos ou coinfecções, somados à urgência do diagnóstico, é necessário lançar mão a exames Multiplex. Com isso, o médico poderá tomar condutas mais personalizadas aos pacientes, de acordo com o risco de cada infecção”, explica Juliano.

Identificação correta de patógenos respiratórios evita complicações graves

A maior parte das infecções respiratórias é causada por vírus, mas elas também podem ser decorrentes de bactérias. As doenças causadas pelos patógenos respiratórios podem provocar diferentes sintomas. A identificação do agente responsável permite o melhor manejo terapêutico do paciente. O Kit XGEN Multi PR21 detecta, em uma única amostra, os 21 patógenos mais frequentes em infecções respiratórias como o Coronavírus Humano, Influenza A, Influenza B, Adenovírus Humano, Vírus Sincicial Respiratório A e Vírus Sincicial Respiratório B. Além disso, o Kit oferece laudos completos com a análise realizada no próprio equipamento.

Outro agravante em relação às infecções respiratórias é que elas podem ser simples, com sintomas semelhantes aos da gripe, ou causar complicações graves que provocam até a morte. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma complicação viral que frequentemente causa hospitalização e pode levar a óbito. A SRAG pode ser causada pelos Coronavírus, Vírus Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (RSV), Parainfluenza, Adenovírus, entre outros.

Os principais vírus que causaram hospitalização e óbitos por SRAG nos últimos anos foram o SARS-CoV-2 em adultos, Influenza H1N1 e RSV em crianças. O RSV é responsável por 70% das bronquiolites e até 40% das pneumonias. Os Adenovírus e Rinovírus estão relacionados à exacerbação da asma, bronquite e pneumonia. Além disso, infecções bacterianas importantes como a pneumonia podem ser confundidas com a COVID-19 por apresentarem sintomas semelhantes.

Pensando nisso, a Mobius desenvolveu o Kit XGEN Multi PR24 Flow Chip, que possui a capacidade de detectar 24 patógenos que podem causar infecções respiratórias em uma única amostra e fornece um laudos completos com análise feita pelo equipamento.O diagnóstico molecular preciso orienta as medidas para prevenção da transmissão patogênica, direciona o tratamento e previne o desenvolvimento de resistência antimicrobiana. O tratamento correto também diminui as reações adversas provocadas por medicações inadequadas e os custos hospitalares.

Sobre a Mobius Life

A Mobius Life Science faz parte de um grupo sólido de empresas com mais de 25 anos de atuação e grande expertise no mercado. Desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica, fornecendo kits para extração de ácidos nucleicos, sorologia e também para diagnóstico molecular in vitro de doenças infecciosas, oncologia e genética. Mais informações, acesse www.mobiuslife.com.br.

Add a comment

Santander e British Council oferecem 100 bolsas para estudar inglês no Reino Unido

Santander e British Council oferecem 100 bolsas para estudar inglês no Reino Unido

O programa Santander Summer Experience 2023 inclui acomodação, curso e viagem de três semanas para o Reino Unido

O Santander Universidades e o British Council oferecem 100 bolsas do Santander Summer Experience 2023, um programa presencial para aprender inglês de forma imersiva por três semanas no Reino Unido. A iniciativa nasceu para impulsionar a proficiência no idioma, competência-chave para ajudar a melhorar a empregabilidade. A bolsa inclui acomodação, curso e viagem e não exige diploma universitário ou ser cliente do Banco. Para se candidatar, basta ter entre 18 e 30 anos e conhecimento intermediário em inglês. 

O programa consiste em aulas diárias de inglês com tutores adaptados ao nível de cada aluno (do intermediário baixo ao avançado). Além disso, haverá atividades sociais e culturais para facilitar a imersão no cotidiano de um campus universitário britânico, que poderá ser o das universidades de Conventry, East Anglia ou Sheffield. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação. A bolsa foi idealizada pela instituição pública British Council, um instituto cultural cuja missão é difundir o conhecimento da língua e a cultura inglesas mediante formação e outras atividades educativas.

Para Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades, ter a oportunidade de aprender inglês dentro de um campus no Reino Unido não só aumenta sua fluência na língua como também na cultura do país. “Essa não é apenas uma excelente oportunidade para melhorar o inglês de forma imersiva em uma escola do British Council, mas também oferece a chance de viver uma experiência internacional, com professores e alunos de várias partes do mundo, enquanto mergulha na cultura e tradições britânicas, expandido sua rede de contatos internacionais”, explica o executivo.

O intercâmbio acontecerá entre 1 de julho e 17 de agosto de 2023. Antes do final de março de 2023, a universidade notificará os beneficiários das datas exatas das estadias, e fará o direcionamento para uma entre três universidades conveniadas ao British Council: Conventry, East Anglia e Sheffield.

Santander e seu apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 790 mil estudantes, profissionais e empreendedores por meio de programas gratuitos, muitos deles realizados em parcerias com as 1.200 universidades de 22 países que estão presentes. Ao longo de 25 anos de atuação, este sólido compromisso com a educação superior destinou mais de € 2 bilhões a iniciativas acadêmicas, que viabilizaram a oferta de mais de 790 mil bolsas de estudo. A cada ano, o Santander Universidades investe em educação mais de R$ 40 milhões e, apenas em 2021, 33 mil bolsas foram destinadas para estudantes de todo o Brasil e para 2022 a proposta é entregar mais de 100 mil bolsas de estudo. Essa atuação levou o Santander a ser reconhecido como a empresa que mais investe em educação no mundo, de acordo com o Informe Varkey / UNESCO / Fortune 500 de 2018.

Add a comment

Be Factory - a empresa de cosméticos que quer conquistar o mundo

Be Factory - a empresa de cosméticos que quer conquistar o mundo

Em onze anos de operação, a companhia brasileira tornou-se um grupo internacional com presença em 72 países, reúne as empresas Be Factory Laboratory, Seven Tech e landê e as marcas Sweet Professional, S professional, My Crown, Hi hair Care, Colorir Hair Colors e pureza.pet

A Be Factory é um grupo com atuação na indústria de beleza e bem-estar. A companhia nasceu com o propósito de se tornar um grupo internacional e hoje, em onze anos de operação, reúne as empresas Be Factory Laboratory, Seven Tech e landê e as marcas de cosméticos e produtos multifuncionais Sweet Professional, S professional, My Crown, Hi hair Care, Colorir Hair Colors e pureza.pet.

De acordo com o sócio e CEO da Be Factory, Paulo Kazak, 90% das marcas de cosméticos não possuem fábrica. "Hoje atuamos na contramão dos negócios, a nossa fábrica no Brasil produz e cria tecnologia para o mercado local e internacional. A inovação que criamos, assim como a qualidade dos nossos produtos são compartilhadas com os clientes private label e com os que terceirizam o processo de produção", comenta o CEO.

Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria e de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), indicam que o setor registrou 14% no crescimento das exportações neste ano, em relação a 2021. Entre janeiro e julho de 2022, os embarques alcançaram US$ 445,3 milhões.

No último ano, a Be Factory investiu R$ 10 milhões em pesquisa e tecnologia; o faturamento global da companhia esteve acima de 30 milhões de reais; deste montante as operações internacionais representam 70% da receita; com uma valuation de R$ 200 milhões. No mundo mais de 20 milhões de mulheres utilizam os produtos da marca Sweet Professional. A unidade fabril produz por mês cerca de 396 toneladas de cosméticos (líquido, barra, viscoso, cremoso e em barra) e outras 80 toneladas em produtos em pó.

Criada em 2011, a companhia está presente em 72 países; com mais 160 produtos em linha; e cerca de 200 marcas private label, termo em inglês para terceirização do processo produtivo. No país a empresa possui uma fábrica, localizada em São Paulo; e três filiais no exterior: nos Estados Unidos (Miami), na Espanha (Madri) e na Itália (Milão).

O grupo está entre as 50 maiores marcas de cosméticos mais inovadoras, sendo reconhecida em três premiações nacionais (ABIHPEC: melhor produto de inovação, 2016; Lide: reconhecimento da indústria, 2018; e finalista do Empreendedor do Ano: categoria Emerging, 2019; e uma internacional Galeria de Innovación, 2017, Madri, Espanha.

Os produtos produzidos pela Be Factory recebem o selo PEA (Produto Não Testado em Animal), certificado que atesta que os itens não são testados em animais. As embalagens dos produtos são recicladas e atestados pelos certificados pela Associação Brasileira de Veganismo, eureciclo, Back2Pack e Ativos da natureza que replantamos.

A qualidade dos produtos é reconhecida e certificada internacionalmente pela GMP - Good Manufacturing Practices, que aprova a metodologia e a qualidade de produção. Todos os produtos fabricados pela companhia são regularizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Sobre a Be Factory

A Be Factory é um grupo com atuação na indústria de beleza e bem-estar. A companhia nasceu com o propósito de se tornar um grupo internacional, em onze anos de operação, hoje reúne as empresas Be Factory Laboratory, Seven Tech e landê; e as marcas de cosméticos e produtos multifuncionais Sweet Professional, S professional, My Crown, Hi hair Care, Colorir Hair Colors e pureza.pet.

Criada em 2011, a companhia está presente em 72 países; com mais 160 produtos em linha; e cerca de 200 marcas private label, termo em inglês para terceirização do processo produtivo. No país a empresa possui uma fábrica, localizada em São Paulo; e três filiais no exterior nos Estados Unidos (Miami), na Espanha (Madri) e na Itália (Milão).

O grupo está entre as 50 maiores marcas de cosméticos mais inovadoras, sendo reconhecida em três premiações nacionais (ABIHPEC: melhor produto de inovação, 2016; Lide: reconhecimento da indústria, 2018; e finalista do Empreendedor do Ano: categoria Emerging, 2019; e uma internacional Galeria de Innovación, 2017, Madri, Espanha.

Sobre a Seven PR

A Seven PR é uma empresa do grupo CDI, segundo maior grupo de Comunicação nacional. Criada pelo jornalista Nelson Rodrigues, a agência busca gerar negócios aos clientes e parceiros, por meio da construção e fortalecimento da reputação das marcas das empresas. Ao longo de dez anos de operação tornou-se especialista em operações early stage, aprendemos com os nossos clientes e evoluímos com eles enquanto negócio. Atualmente a Seven PR desenvolve projetos de comunicação e conteúdo para startups early stage, pequenas e médias empresas e indústrias.

Add a comment

Expo Unimed muda de nome em 2023

Expo Unimed muda de nome em 2023

UP Experience ganha novo parceiro e anuncia novo nome dia 17 de janeiro

Referência nacional e internacional em eventos corporativos, o Expo Unimed Curitiba começa 2023 com um novo nome. A mudança faz parte de uma série de novidades que movimenta o campus da Universidade Positivo (UP). Inaugurado em 2008, o centro de eventos esteve durante 14 anos sob o nome Expo Unimed Curitiba. O espaço fica ao lado do Teatro Positivo, terceiro maior teatro do Brasil, dentro do complexo de eventos da UP Experience, que inclui também um centro esportivo completo, mais de 10 auditórios, o Teatro UP Experience (TUX), de 700 lugares, salas de aula, coworking e mais de 300 laboratórios.

A Viasoft é uma das mais importantes fornecedoras brasileiras de soluções para gestão empresarial, com portfólio completo que vai desde ERP e BI, passando por serviços de consultoria e mentoria empresarial, educação corporativa, até cartões de benefícios e produtos financeiros totalmente digitais. Com sede no Paraná, a empresa fundada em 1990 tem forte atuação em todo o território nacional, atendendo mais de 5 mil clientes de diferentes segmentos, como agronegócio, logística, indústria e varejo de materiais de construção, de combustíveis e supermercadista.

Sobre a UP Experience

Formada por Teatro Positivo, UP Expo e pelos campi da Universidade Positivo (Ecoville, Osório e Santos Andrade), e projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a UP Experience é o maior e mais completo centro cultural, esportivo e científico do Paraná para a realização dos mais diversos tipos de eventos. Com mais de 500 mil m², sendo 153 mil m² de área verde, UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e de todo o Brasil. Atuando para ser referência nacional, a UP Experience supera as expectativas do mercado e da sociedade realizando ações com qualidade e sofisticação, e democratizando o acesso de todos à cultura e ao conhecimento. upx.art.br

Add a comment

Camila Farani estreia a primeira campanha do Boticário para 2023 e convida consumidores a priorizar o autocuidado sem abrir mão das metas de início de ano

Camila Farani estreia a primeira campanha do Boticário para 2023 e convida consumidores a priorizar o autocuidado sem abrir mão das metas de início de ano

Em campanha da Boti Promo, a empreendedora e empresária fala sobre o investimento nos cuidados pessoais sem abrir mão das metas de início de ano

O começo do ano é um período especial com muitos planejamentos, realizações e busca de aprimoramento pessoal – quando traçamos as metas que nos acompanharão por todos os 365 dias que estão por vir. Estudos, carreira, finanças, amigos, família e relacionamentos amorosos são muitos dos tópicos priorizados nessa temporada, porém o autocuidado é algo do qual não podemos abrir mão para manter o bem-estar em dia. Pensando em aliar o cuidado pessoal com as melhores dicas de educação financeira, o Boticário apresenta, em campanha estrelada por Camila Farani, empresária e empreendedora, a já tradicional Boti Promo, em sua primeira edição do ano.

Até o dia 22 de janeiro, 600 produtos compõem o variado estoque da marca em descontos de até 50%, incluindo itens de cuidados com o corpo, com a pele, cabelos, maquiagens e fragrâncias icônicas. Com campanha elaborada pela W3Haus, o Boticário recebe a investidora conhecida pelo olhar de negócios para dar dicas essenciais de cuidado pessoal e com o bolso – a fim de que o ano seja próspero e repleto de autoestima, no filme inédito e nas redes proprietárias da marca.

“Sabemos que o início do ano é um momento no qual as pessoas estipulam metas para obter conquistas importantes no ciclo que acaba de iniciar, por isso buscamos trazer dicas da Camila, uma mulher reconhecida por dominar boas práticas de finanças e investimentos para propor uma comunicação bem relacionada às expectativas reais de nossos consumidores. Mais do que apresentar promoções de produtos icônicos, buscamos que as pessoas sigam seus planejamentos para o ano, sem abrir mão do que mais importa: seu bem-estar e autocuidado.”, comenta Marcela De Masi, Diretora de Comunicação do Boticário.

Nas redes sociais, acontece ainda o “Plantão Glow Up”, quando Camila Farani compartilha, no Twitter do Boticário, as melhores dicas para manter o glow up em dia, além de resoluções para o ano que se inicia. “Estou muito feliz com esse convite de uma marca que dialoga com a maioria dos brasileiros. Vivemos o início de uma nova era, com os consumidores buscando conexões com empresas alinhadas com valores como consumo consciente e sustentabilidade. Com essa iniciativa do Boticário, e o compartilhamento de dicas, conseguiremos entregar uma ajuda no planejamento do ano que todos costumamos fazer nessa época, mas sempre alinhada com a visão de buscarmos cada vez mais autoconhecimento e autocuidado", comenta Camila.

Consulte os itens participantes nos canais de venda e percentuais de desconto aplicados para sua região. Sujeito a limitação de estoque. A Boti Promo está disponível em todas as lojas físicas do Boticário no país, no e-commerce e app da marca, disponível para as versões Android e iOS, e ainda via revendedores que podem ser contatados pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente entrar em contato com a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

* Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos