Seu cliente solicitou a troca de um produto comprado na internet? Saiba o passo a passo do que fazer

Seu cliente solicitou a troca de um produto comprado na internet? Saiba o passo a passo do que fazer

Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, explica como criar uma política de troca eficiente que mostra aos consumidores que sua loja virtual é segura para compras

As festas e comemorações de final de ano chegaram ao fim e, após grandes períodos de vendas na internet, como o Natal e as preparações para o Réveillon, é muito comum que os lojistas notem o aumento dos pedidos por trocas de produtos. Mesmo que a compra esteja em excelentes condições, fatores como o tamanho e as cores do item levam os clientes a solicitarem alterações na encomenda.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo e-commerce de moda Dafiti (segmento onde os pedidos de troca são mais recorrentes), os pedidos por alterações no Brasil costumam ser baixos e fáceis de resolver. A cada 100 brasileiros que compram roupas pela internet, somente 10 costumam devolver o produto. Na Europa, por exemplo, esse número chega a ser de 50 compradores.

O Código de Direito do Consumidor diz que toda compra realizada pela internet está coberta pelo direito de arrependimento, que garante ao comprador o prazo de 7 dias (a partir do momento da entrega) para desistir de qualquer compra online ou ainda solicitar a troca do produto caso ele não corresponda com as características esperadas. Já nos casos de defeitos e avarias no produto o prazo para troca é maior, sendo de 30 dias para bens não duráveis e 90 para bens duráveis. Vale a pena ressaltar ainda que os custos de todos os fretes do processo de troca ficam sempre por conta do lojista.

O que começa com um problema na compra de um presente pode se tornar uma oportunidade de mostrar como o atendimento da sua loja é um diferencial e, também, que o seu e-commerce, é de fato, um ambiente seguro para se fazer compras. Uma pesquisa da Ebit, empresa que mede a relevância das lojas virtuais brasileiras, revelou que 92% dos entrevistados que precisaram trocar alguma compra voltaram a fazer negócio com a mesma loja quando tiveram suas demandas atendidas.

Mas como criar uma política de troca de presentes clara e transparente? Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio - plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras - separou algumas dicas para os lojistas otimizarem esse processo de troca e garantirem o sucesso de seus negócios virtuais. Veja:

1. Retorne a solicitação do cliente o mais rápido possível

Precisar substituir um produto recém adquirido é sempre uma experiência de compra frustrante, mas, ao mesmo tempo, pode ser a oportunidade ideal para fidelizar de vez um cliente.

Por isso, mesmo em momentos de alta demanda, retorne o pedido de troca o mais rápido possível. Como existe a limitação de horário que o seu time de atendimento pode atuar, vale a pena investir em automatização para o tratamento de contatos relacionados a trocas e outros problemas do pós-venda. Isso vai economizar umas boas horas de trabalho e deixar o comprador mais tranquilo em relação a sua solicitação.

2. Envie todas as informações necessárias para a realização da troca

Após o cadastro do pedido da troca, envie as informações necessárias para que o cliente consiga efetuar a troca do presente. Em sua mensagem não esqueça de explicar o procedimento para a troca ser realizada, além de esclarecer como fazer o retorno do produto.

3. Encaminhe para o cliente a etiqueta de frete para postagem e a declaração de conteúdo

Ok, o comprador acabou de escolher o item que será trocado no seu e-commerce e o produto já foi separado no estoque. Agora, é preciso enviar para o cliente o código de postagem para que ele despache o pacote de retorno na transportadora. Envie também a etiqueta de postagem para que ele não precise preencher manualmente os dados de remetente e destinatário, evitando assim qualquer erro de endereçamento.

Por lei, para que o pacote retorne para a sua loja, também é preciso que ele seja encaminhado juntamente com a declaração de conteúdo. Envie essa documentação preenchida para o cliente imprimir, assinar e fixar com fita adesiva no lado de fora da embalagem de devolução. Deixe essas instruções bem claras, para evitar problemas.

4. Informe ao cliente sobre como anda o processo de troca do presente

A partir do momento que o comprador deixar o pacote na transportadora, comunique sobre cada passo do processo até que o novo produto chegue ao cliente. Isso inclui mensagens notificando desde a chegada do produto devolvido ao seu estabelecimento até o momento do envio da troca para o cliente.

5. Não esqueça de gerar uma nova nota fiscal para a troca

Assim como no ato da venda, na hora de fazer a substituição de um produto por outro a pedido do cliente é necessário emitir uma nota fiscal específica para o serviço: a nota fiscal de devolução. Ela anula total ou parcialmente a operação de compra realizada inicialmente, inclusive em relação aos impostos. Sendo assim, essa documentação será sempre emitida com base na nota fiscal original.

6. Entre em contato para saber se o cliente está satisfeito com a troca e o atendimento recebido

Presente trocado! Se dessa vez tudo estiver como o esperado, o seu cliente ficará satisfeito e não entrará mais em contato, mas isso não significa que você não deva falar com ele novamente. Seja proativo, logo após a entrega envie uma mensagem para conferir se ele está satisfeito com o produto e com seu atendimento.

Esse cuidado somado a um processo de troca de presente bem executado aumentará significativamente as chances de fidelização ou retenção desse comprador.

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

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5 tendências de marketing para PMEs em 2023  

5 tendências de marketing para PMEs em 2023

*Por Talita Scotto

O ano de 2023 reserva boas perspectivas do ponto de vista do marketing. Se 2022 foi considerado positivo para o mercado de comunicação corporativa, com crescimento de 6%, segundo a Aberje, o ano que está começando traz algumas tendências que não podem ser ignoradas para pequenas e médias empresas.

Abaixo, confira algumas delas:

WhatsApp Comunidades

Com 120 milhões de usuários no Brasil, o novo recurso do app, que estará em vigor a partir do começo de 2023, pode ser uma nova forma de se relacionar com clientes e reuni-los a partir de subgrupos, para que recebam comunicados, promoções, condições especiais e quaisquer ações que a marca achar conveniente.

O WhatsApp Comunidades vai reunir pessoas que possuem interesses em comum, mas que podem estar em fases diferentes de relacionamento com aquela empresa, sendo mais um recurso estratégico para criar vínculo entre clientes e marcas.

TikTok

O sucesso da rede social se consolidou e as marcas que já descobriram como criar conteúdo no app, certamente já estão um passo à frente na personalização e no uso do humor com o seu público. Conteúdos curtos, que entretém e trazem uma narrativa persuasiva são mais que apostas para marcas, que estão em busca de audiência, confiança do consumidor e engajamento.

Canais de comunicação próprios

Não é de hoje que só depender de plataformas externas, como redes sociais, é um risco para qualquer negócio. Pois, criar uma audiência em um app terceiro que pode sair do ar um dia ou ter algum problema, deve estar na análise de swot de qualquer empresa.

Desta forma, investir em blogs, newsletter e podcasts pode ser uma alternativa para que sua marca construa uma audiência autêntica e lhe dê autonomia para trabalhar o conteúdo como desejar. Além disso, também é uma maneira de se conectar com seu público e diversificar sua comunicação em canais multiplataforma.

Eventos híbridos e a liberdade de escolha

Oferecer ao seu cliente a estrutura física e o networking que um evento presencial traz é, sem dúvida, um benefício para qualquer interessado em acompanhar uma feira ou um curso, por exemplo.

No entanto, o híbrido abre um leque de oportunidades de atrair públicos de qualquer lugar do Brasil e do mundo - bom para que as marcas acessem novos clientes e atraiam palestrantes de qualquer localidade, além de ser uma facilidade para quem deseja acompanhar de casa.

Também cabe destacar que eventos híbridos geram conteúdos, que podem ser utilizados em redes sociais, canais do Youtube, etc.

Marketing de influência

Já não dá mais para pensar em uma ação de lançamento, seja de produtos ou serviços, além de feiras e eventos, sem envolver o marketing de influenciadores. De acordo com um relatório da Stackla, 79% dos usuários já tomaram alguma decisão depois de verem recomendações de influenciadores nas redes sociais.

A cocriação de conteúdo entre marcas e influenciadores apresenta uma nova maneira de se comunicar com o público, criando storyletting autênticos e que geram valor, entregam informação e relevância.

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, empresa especializada em assessoria de imprensa e comunicação 360 com 13 anos de mercado

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Aprenda como limpar o chuveiro elétrico de forma simples e eficaz

Aprenda como limpar o chuveiro elétrico de forma simples e eficaz

Entenda como a manutenção adequada assegura o bom desempenho e vida útil do produto

Popular em todo o Brasil, o chuveiro elétrico é um dos elementos mais utilizados no lar. Devido ao uso contínuo, é natural que o aparelho acumule sujeira ao longo do tempo. Por isso, na hora de limpar o banheiro, é recomendado se atentar também à limpeza do chuveiro.

De acordo com Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, a limpeza do chuveiro garante mais do que a aparência do produto, pois evita aquecimentos excessivos e a queima da resistência, garantindo a vida útil do produto. “Qualquer resíduo pode comprometer o bom funcionamento da parte elétrica e hidráulica”, afirma o engenheiro.

Existem chuveiros disponíveis no mercado que já contam com uma tela filtro, o que evita a entrada de resíduos. Mesmo assim, é necessário limpar o aparelho duas vezes ao ano ou quando notar a diminuição do fluxo de água.

Para a parte externa, é recomendado o uso de um pano macio com sabão neutro nas partes em que não há conexão direta com os fios. Enquanto isso, para a limpeza da parte interna, alguns modelos permitem a retirada do espalhador, bastando utilizar uma escova com cerdas macias para retirar a sujeira. Outros modelos são selados, mas também trazem informações no manual sobre como limpar.

Antes da manutenção do chuveiro, é imprescindível desligar a energia elétrica para garantir a segurança. “Não devem ser usados produtos abrasivos, que podem danificar a superfície do chuveiro, assim como acessórios pontiagudos”, conclui Suguino.

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Laboratório de análises de alimentos adota SAP Business One

Laboratório de análises de alimentos adota SAP Business One

Mérieux NutriSciences obteve padronização de processos com o ERP

Garantir melhores alimentos, melhor saúde e um mundo melhor. Esse é o objetivo da Mérieux NutriSciences, um dos maiores laboratórios de análises de alimentos do mundo, que se dedica a proteger a saúde dos consumidores. Visando aprimorar ainda mais a sua eficiência e gestão, a companhia adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto foi conduzido pela Seidor.

Há mais de 30 anos, a Mérieux NutriSciences busca garantir a eficiência e qualidade, oferecendo uma gama de serviços de análise e consultoria às indústrias de alimentos e nutrição. A empresa também atende organizações dos setores de água e meio ambiente, agroquímicos, bens de consumo, farmacêutico e cosméticos. Presente em 27 países, conta com um time de 8 mil funcionários globalmente. Sendo que, só no Brasil, a companhia dispõe de 15 laboratórios, somando um time de quase mil colaboradores.

Tendo em vista a missão de atender às necessidades da indústria, a empresa lidava constantemente com o desafio de avançar nas estratégias de digitalização e padronização das operações. Isso porque a companhia, até então, fazia uso de um software de mercado local em cada país em que atua, o que dificultava a centralização operacional e o ganho de produtividade.

Assim, a Mérieux NutriSciences decidiu buscar apoio para padronizar suas operações globalmente. Para isso, seria necessário contar com uma ferramenta que se adequasse em pequenos laboratórios, mas que também tivesse a capacidade de acompanhá-los à medida em que crescessem por meio de aquisições. Nessa jornada, a empresa escolheu o SAP Business One.

Segundo Willian Domingues, CIO América do Sul da Mérieux NutriSciences, a escolha da solução foi ao encontro dos critérios de elegibilidade. “Escolhemos o SAP Business One pelas funcionalidades do produto, devido a sua alta potencialidade tecnológica. Além disso, o ERP também dispõe de uma ampla facilidade de integração de suporte, algo imprescindível para nós”, explica.

A primeira unidade da companhia a implementar o sistema na América do Sul foi a Colômbia, em 2020. O Chile concluiu o processo no primeiro semestre de 2022. No início de 2023, a previsão é de implantar o sistema na unidade do Peru e, em 2024, será a vez do Brasil. A consultoria escolhida para liderar esse projeto foi a Seidor, empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI.

De acordo com o CIO, a escolha da consultoria foi muito assertiva. “Considerando a sua abrangência global e qualidade de entrega, a empresa nos deu todo o suporte necessário na execução do projeto. Além disso, ter à nossa disposição um time de consultores que fala o idioma do país foi essencial para fazermos as discussões técnicas e comprovarmos, na prática, toda a excelência na execução desse trabalho”, enfatiza Domingues.

Para Fabio Barbosa, head de SAP Business One da Seidor, o projeto foi extremamente estratégico para a companhia. “Liderar um trabalho em uma empresa de tamanha relevância como a Mérieux NutriSciences, em que pudemos conciliar toda a nossa expertise em garantir uma entrega de alto nível, é motivo de orgulho para nós e todo o time envolvido na operação”, pontua.

Para garantir uma experiência ainda mais completa para o usuário, o SAP Business One é hospedado diretamente no próprio sistema em cloud da Seidor, promovendo uma centralização ainda mais ampla dos serviços. “Contar com o serviço de nuvem próprio da empresa, certamente, tem potencializado ainda mais o nosso desenvolvimento e ganho operacional. Como temos tudo centralizado através do mesmo fornecedor, sentimos muito mais confiança e segurança para focar no negócio”, explica Domingues.

Mesmo antes de finalizar totalmente a implementação do SAP Business One, a Mérieux NutriSciences já nota bons resultados. A empresa registrou um aumento da velocidade na condução dos processos, facilidades na experiência de compra e, sobretudo, a conquista da padronização dos dados. “Estamos otimistas em relação aos resultados que obtivemos, e sabemos que podemos ir ainda mais além. Contar com o apoio da Seidor nessa jornada faz toda a diferença”, finaliza Domingues.

Sobre a Seidor

http://www.seidor.com.br

A Seidor é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 6 mil profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolveres internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1 mil profissionais.

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Master Curitiba fecha o ano com crescimento de 65% em hospedagens e estima 2023 com alta

Master Curitiba fecha o ano com crescimento de 65% em hospedagens e estima 2023 com alta

Este ano, o sucesso deve se repetir, já que a previsão de ocupação média deve atingir 30% a mais de reservas no ano, em comparação a 2022

O ano de 2022 foi concluído sob saldo positivo para o turismo, após um longo período de paralisações e recomendações que impediram um avanço pleno na economia do setor hoteleiro. A rede Master Hotéis pode comemorar o crescimento na procura e nas hospedagens no Master Curitiba.

O hotel, que está localizado na região central da cidade, teve um crescimento de mais de 65% nas hospedagens no ano de 2022, em comparação a 2021. “Esse aumento na procura representa bem essa alta que estamos notando no setor hoteleiro. As pessoas já estão se sentindo seguras para voltar a viajar e a planejar passeios e mais agendas a trabalho. Agora, nós também estamos fazendo a nossa parte, que é oferecer hospitalidade e a melhor experiência para os nossos hóspedes”, frisou a Diretora Geral da rede Master Hotéis, Livia Tróis.

Para 2023 o sucesso deve se repetir, já que a previsão de ocupação média deve atingir 30% a mais de reservas no ano, em comparação a 2022. Para Lívia, o fato de Curitiba ser reconhecida como 'Destino Turístico Inteligente em Transformação' fomenta muito o interesse dos viajantes pela cidade. “A capital paranaense está avaliada como um dos destinos turísticos mais competitivos do País nos últimos anos, atraindo visitantes para conhecer as mais diversas soluções inovadoras que a cidade oferece na área de urbanismo, meio ambiente e transporte, e também seus parques, praças e museus”, destacou.

A localização privilegiada do Master Curitiba é um importante diferencial para os viajantes que procuram facilidade e autonomia nos deslocamentos. O hotel está localizado a 550 metros do Teatro Guaíra e a 15 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Além disso, oferece almoço e jantar no formato buffet, apartamentos amplos, academia, e salas para eventos. A localização do hotel possibilita fácil acesso a bares e restaurantes, localizados no centro da cidade.

Sobre a Master Hotel

A rede Master Hotéis, de origem porto-alegrense e familiar, tornou-se referência no sul do país com mais de 35 anos de experiência em bem receber. É a rede local que detém o maior número de apartamentos em Porto Alegre, sendo mais de 900 apartamentos distribuídos entre 7 unidades na capital. O Master Cosmopolitan — que também é o maior em número de apartamentos na cidade e possui um rooftop com vista 360 graus; o Master Porto Alegre — localizado na avenida Carlos Gomes, um dos principais eixos de negócios da Capital; o Master Grande Hotel — anexo ao Rua da Praia Shopping; o Master Express Dom Pedro II, Master Express Cidade Baixa, Master Express Alberto Bins e Master Express Moinhos de Vento.

Também em solo gaúcho, na serra, são duas unidades da rede: Master Bavaria Residence e o Master Gramado, que alia turismo e eventos e possui 252 apartamentos com um centro de convenções para 1700 pessoas em auditório, além de ter o maior parque indoor de recreação e lazer infantil da região, recebendo mais de 13 mil crianças por ano. Ainda, com presença no Paraná, o Master Curitiba conta com 178 apartamentos. Ao todo, entre janeiro e dezembro, a rede recebe mais de 250 mil hóspedes, sob faturamento anual em torno de 70 milhões.
A Master Hotéis integra o Grupo Isdra, que ao longo de 71 anos de história, administra as empresas Isdralit, Fibraplac, Astir, Terras Verdes Florestadora e o Rua da Praia da Shopping.

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