Performance e mindfulness: qual a relação?

Performance e mindfulness: qual a relação?

Estudos científicos comprovam que o mindfulness pode melhorar a saúde física e mental

Existe comprovação de que o mindfulness melhora a performance? Antes de responder a essa pergunta, vamos refletir sobre o que é mindfulness e o que é performance.

Mindfulness, no meu ponto de vista, é muito mais do que um conjunto de práticas; é um modo de vida, é prestarmos atenção, com consciência e sem julgamento, ao que estamos fazendo agora. Mas o que é prestar atenção com consciência? É focar em uma coisa de cada vez, é estar totalmente engajado no que você está fazendo, sem se distrair pensando no que precisa ser feito e no que já passou. A expressão “sem julgamento” é muito importante, pois pode ser uma das chaves com relação à performance.

Considere que você está prestando atenção ao desenvolvimento de uma atividade no trabalho, como a elaboração de uma proposta, uma planilha ou atendendo um cliente, um paciente. Se essa ação for desenvolvida sem nenhuma outra em paralelo, de modo que você esteja totalmente focado na atividade, você age “sem julgamento” quando executa essa ação sem a “ruminação mental”. Ou seja, quando você desenvolve a atividade sem ficar pensando “está bom”, “não está” e acredita no seu potencial, prova aquele gostinho de “estou fazendo o meu melhor”.

Outros casos de atitudes mindful sem julgamento que gosto de citar estão relacionados ao nosso dia a dia. Por exemplo, ao passar por uma pessoa conhecida, mas ela não te cumprimenta, você pode começar a pensar “puxa, essa pessoa é uma grossa”, “puxa, ela não gosta de mim”, mas, na verdade, a pessoa pode realmente não ter te reconhecido ou estava tão absorvida com seus próprios pensamentos que nem te viu passar. Se, nesse caso, você agisse sem julgamento, simplesmente pensaria: “Passou, não me viu e sigo adiante”.

O comportamento mindful sem julgamento, muitas vezes, está mais relacionado ao autojulgamento do que ao julgamento dos outros. Porém, é importante também reparar na sua conduta em relação ao mundo externo, pois esse tipo de julgamento é o sentimento concebido sem exame crítico, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio externo.

Em resumo, agir sem julgamento é perceber o fluxo da mente (bom/mau/neutro) e não tentar pará-lo, mas apenas estar ciente dele.

Esse estado de ser mindful é alcançado quando você pratica mindfulness diariamente. Nesse caso, podemos comparar essa prática ao hábito de fazer exercícios. Se queremos correr bem, precisamos correr por um período de tempo e com regularidade, e assim é com a prática de mindfulness.

Mindfulness consiste em exercícios que envolvem o foco na respiração, na percepção do corpo, em sons ou visualizações e têm uma duração de 10 a 20 minutos. As práticas normalmente são guiadas e realizadas com áudios e/ou aplicativos, como Meditopia, Headspace, Calm, Lojong, Insight Timer, Ten Percent Happier. Podem ainda ser realizadas em silêncio ou de maneira contemplativa. É importante praticar mindfulness todos os dias, pois esse é o exercício mental que faz com que você crie o hábito de viver no modo mindful.

Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, foi uma das primeiras estudiosas a mostrar que o cérebro muda com a prática de mindfulness. Ela submeteu praticantes dessa técnica a exames por meio de tomógrafos computadorizados e descobriu que “os praticantes de mindfulness têm a massa cinzenta aumentada na região da ínsula e regiões sensoriais do córtex auditivo e sensorial. O que faz sentido. Quando você tem plena consciência, você está prestando atenção à sua respiração, aos sons, à experiência do momento presente e fechando as portas da cognição e assim seus sentidos são ampliados. Também descobrimos que os praticantes têm mais massa cinzenta no córtex frontal, o que é associado à memória e à tomada de decisões”.

Muitos estudos científicos comprovam também que o mindfulness pode melhorar a saúde física e mental de uma pessoa e aí está a relação dessa prática com performance.

Compreendido o que é mindfulness, como definimos performance? A palavra performance tem sua origem no francês antigo: parformance, de parformer, accomplir (fazer, cumprir, conseguir, concluir), podendo significar “levar alguma tarefa ao seu sucesso”.

Tomando por princípio que todas as pessoas querem ter uma boa performance na vida, tanto pessoal como profissional, mindfulness pode nos ajudar a ter mais foco e resiliência. Por exemplo, uma pessoa bem-sucedida pode ser aquela que sabe se relacionar bem com sua família e nos demais ambientes sociais. Pela prática de mindfulness, desenvolvemos condutas de não julgamento, aceitação, empatia, confiança, compaixão, gratidão e generosidade que são citadas nas atitudes mindfulness criadas por Jon Kabat-Zinn, o “pai” do mindfulness no mundo ocidental.

Mas por que atitudes como essas nos levam a ter um melhor desempenho? Ora, porque você terá maior controle sobre suas emoções e conseguirá pensar antes de agir, atuando como uma testemunha imparcial de sua existência. Ao aumentar o autocontrole, é possível perceber suas emoções antes de reagir e ter uma melhor eficiência nas tomadas de decisões.

E assim chegamos à relação entre mindfulness e uma boa performance na vida profissional, pois praticá-lo implica diretamente o desempenho, gerando aumento da criatividade e produtividade, promovendo uma liderança positiva, por meio de comunicação mais eficaz, e provocando melhoria nos relacionamentos e maior motivação e satisfação com o trabalho. Grandes corporações e instituições, como Harvard, Stanford, Google, Facebook, Intel, Nike, General Mills, Target, Aetna e The New York Times já incorporaram o mindfulness em seu cotidiano.

Dessa forma, concluo dizendo que eu mesma sou exemplo de como o mindfulness ajuda a melhorar a performance, pois desde que comecei a praticá-lo, em 2014, tenho conseguido enfrentar com mais resiliência e positividade os desafios que ocorrem na vida pessoal e na profissional.

*Andrea Rodacki é professora de Mindfulness na FAE Business School

 

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Relação Cliente-empresa e a sua importância para o sucesso dos negócios

Relação Cliente-empresa e a sua importância para o sucesso dos negócios

Artigo por Fernanda Grolla, Vice-Presidente de Customer Experience da NEO

A relação entre Clientes e empresas nada mais é do que um processo por meio do qual se estabelecem vínculos positivos, permeados pelo atendimento efetivo, de qualidade e que inspiram confiança. Manter canais de comunicação sempre abertos e humanizados nos ajuda a antecipar necessidades, o que é primordial quando falamos em gerar fidelização. Quem quer ter sucesso (e, aqui, não importa qual o seu ramo de atuação) precisa cuidar com carinho da gestão do relacionamento, pois isto é o que lhe permitirá obter uma real vantagem competitiva em seu mercado. Afinal, a satisfação não só ajuda a mantê-lo na carteira, como também o torna um bom embaixador do seu trabalho, dando boas referências - ainda que de forma indireta - a quem buscar os seus serviços.

Michael Leboeuf, autor norte-americano de negócios e ex-professor de administração da Universidade de Nova Orleans, afirma que “um Cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócio”. E para Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor”. Ambos estão corretos. E nunca é demais lembrar que satisfação e fidelidade estão intrinsecamente ligadas à qualidade dos relacionamentos que você constrói. Em outras palavras, relacionamentos de qualidade só agregam valor ao negócio; negócios valorizados, com boa reputação e bem cotados no mercado automaticamente se tornam preferenciais; quem tem a preferência assume a dianteira, conquistando cada vez mais espaço. Note que esta é uma “roda” que se retroalimenta - quanto mais sucesso você tem, mais sucesso você terá. Mas, basta um descuido, e todo o seu esforço terá sido em vão. Recomeçar pode ser muito trabalhoso.

A verdade é que a excelência no atendimento é o que gera a fidelização - dessa equação não temos como fugir. E, como a consultoria norte-americana Glance sinalizou em um estudo, para cada experiência negativa vivida por um Cliente, são necessárias 12 vivências positivas para compensar um eventual estrago (todo cuidado é pouco!). Então, quando falamos em relacionamento, quando falamos dessa troca, temos que sempre considerar a oferta de experiências únicas e personalizadas, pois elas vão ajudar a sua empresa a fomentar a credibilidade, além de impulsionar a sinergia entre as partes e estreitar o vínculo comercial.

Infelizmente, muitas organizações preferem fechar os olhos à importância da qualidade do relacionamento com o Cliente - estima-se que, enquanto 80% das empresas acreditam oferecer um serviço dito “superior”, apenas 8% de seus consumidores estão de fato satisfeitos. Essa discrepância, revelada em uma pesquisa da Bain & Co, é o que na prática separa dois universos bem opostos: a realidade de quem entende de Customer Experience e prima pelas boas práticas, dos que acham que aqueles que escolhem uma marca estão lhe prestando um favor. E você, de qual lado está? Essa pergunta precisa ser respondida com sinceridade, pois esta resposta poderá nortear a sobrevivência da sua empresa e dos relacionamentos que você cultiva.

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Adeus planilhas: nova ferramenta de gestão simplifica processo de recuperação de valores devidos

Adeus planilhas: nova ferramenta de gestão simplifica processo de recuperação de valores devidos

Assertiva Recupere auxilia empresas no gerenciamento dos valores a serem cobrados com uso de inteligência tecnológica e de dados

O birô de crédito Assertiva Soluções acaba de lançar o Assertiva Recupere, ferramenta desenvolvida a partir de tecnologia própria, a fim de facilitar a gestão da cobrança. Capaz de receber importações de múltiplos clientes e devedores e seus respectivos valores devidos, o produto conta com uma esteira de cobrança que direciona ações de relacionamento tanto para comunicações preventivas quanto reativas, quando a dívida já está em atraso.

“O objetivo é simplificar a operação, automatizando o processo e permitindo dispensar tantas planilhas que costumam ser usadas para fazer o controle das contas. Além disso, a inteligência de dados do sistema auxilia na recuperação mais efetiva dos valores devidos. É possível, por exemplo, utilizar um score de propensão de recuperação de dívidas para compreender a base de clientes de acordo com o potencial de pagamento”, afirma Hederson Albertini, CEO da Assertiva Soluções.

Entre as outras funcionalidades estão o gerenciamento das baixas de pagamento, a configuração e acompanhamento dos disparos de SMS automáticos, a localização de devedores com atualizações cadastrais e um painel com as principais métricas para o acompanhamento operacional e estratégico da cobrança.

A ferramenta foi criada especialmente para pequenas e médias empresas que nem sempre dispõem de gestão da carteira de cobrança automatizada, e está disponível no formato de assinatura mensal, com custo a partir de R$ 250.

Sobre a Assertiva Soluções

Criada em 2012, a Assertiva Soluções tem o propósito de trazer as melhores práticas e inovações tecnológicas para o ciclo do crédito, com maior mobilidade no formato do serviço, além de consolidar a imagem dos birôs de crédito como algo positivo para o consumidor (titular dos dados). A empresa atua no ciclo que protege o crédito, isso é, ajudando empresas a combater a inadimplência, evitar fraudes e a conceder crédito de forma mais segura e com mais qualidade, cobrindo demandas que vão desde a prevenção de fraudes, consulta de score.

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O eterno dilema: existe um tempo ideal para uma reunião produtiva

O eterno dilema: existe um tempo ideal para uma reunião produtiva

*Por Pedro Signorelli

Quem nunca ouviu aquela velha frase: “essa reunião poderia ter sido resolvida com um e-mail”? Ou então participou de um call com o time que durou muito mais do que o esperado? Por esses e outros motivos, é comum, no mundo corporativo, se perguntar se existe um tempo ideal para a realização de uma reunião que seja produtiva e não cansativa?

A verdade é que o fundamental para que se possa considerar uma reunião produtiva é quando se consegue debater todos os pontos da pauta, que não tenha ficado nenhuma dúvida, e que tenham sido alinhados os próximos passos. Para isso, o mais importante antes de chamar o time para um link do zoom ou para a sala de reuniões é “identificar o seu propósito”. O tempo de um call deve ser sempre definido em função da pauta e não o contrário.

Um trabalho realizado pelo Laboratório de Fatores Humanos da Microsoft descobriu que participar de quatro horas de reuniões sem intervalo, por exemplo, gera um pico na atividade beta do cérebro, associada a níveis elevados de estresse. Além disso, uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que os funcionários gastam em média 18 horas por semana em reuniões. Além disso, uma pesquisa do MIT Sloan, indicou que as pessoas gastam hoje mais de 85% de seu tempo em reuniões. Penso que esse seja um tempo exagerado em demasia.

Infelizmente, muito por conta do modo adotado pelas companhias durante a pandemia, isso se tornou uma cultura estabelecida, se bobear marcamos reunião para marcar uma reunião. E, por isso, é importante que antes de agendar, saibamos qual a finalidade, assim, poderemos determinar, de forma mais assertiva, quem precisará estar lá para deliberar sobre o tema. Claro que em alinhamentos de conceitos, por exemplo, é importante a presença da maioria, senão de todos, pois do contrário a diferença na semântica pode atrapalhar a definição e execução das ações.

Um dos caminhos para que se saiba a real necessidade de um call de alinhamento, ou de definição de metas, é a gestão por OKRs (Objectives and Keys Results - Objetivos e Resultados Chaves). É o tipo de gestão que traz claro o propósito de cada ciclo - normalmente de três meses -, com a clara definição do que cada integrante do time deve fazer e o porquê dessa ação. Assim, geralmente reuniões são propostas para algum ajuste, visando o atingimento do que foi proposto. "Qual OKR esta reunião está impactando?" se demorar a responder já é um bom sinal. Uma típica estratégia de “comer o boi em bifes”, ou seja, as reuniões podem ser ajustadas para ir tratando partes do problema a ser endereçado.

*Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

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Colônia de férias na Universidade Positivo começa nesta segunda-feira  

Colônia de férias na Universidade Positivo começa nesta segunda-feira

Contato com a natureza, socialização, descobertas, esportes e alimentação saudável. Essa é a proposta da terceira edição da colônia de férias promovida pela UPX Sports, complexo esportivo localizado dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo (UP), em parceria com os cursos de Educação Física e Pedagogia. O programa, para crianças de 5 a 12 anos, é dividido em quatro semanas: de 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023, no período da tarde, das 13h às 18h. As edições de 2021 e 2022 reuniram mais de 150 crianças.

Atividades como gincanas, piquenique, pintura, natação, teatro, leitura e artesanato são realizadas no campus Ecoville da UP, que conta com piscina coberta aquecida, brinquedoteca, biblioteca, complexo esportivo, lanchonetes, teatro, ambulatório e mais de 400 mil metros quadrados de área verde.

Os pacotes custam a partir de R$ 555 por semana (o pacote de 4 semanas têm desconto de 20%) e as inscrições podem ser feitas na página feriasnaup.com.br.  

Serviço:

O quê? Férias na UP

Quando? De 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023

Onde? Universidade Positivo - campus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

Informações e inscrições: feriasnaup.com.br

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