A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A tecnologia está conectando ou isolando as pessoas? O psicólogo da Holiste Psiquiatria, Cláudio Melo, avalia o fenômeno da solidão entre os brasileiros

Mais da metade dos brasileiros afirmam que se sentem solitários. A informação faz parte de um levantamento realizado pela Ipsos com pessoas de 28 países sobre o impacto da Covid. Dentre todas as nações, o Brasil registrou o maior índice de solidão. Outra pesquisa sobre o fenômeno, com foco em adolescentes, sugere que uma das possíveis causas pode ser o uso excessivo de smartphones. Será que o estilo de vida conectado isola as pessoas? Para o psicólogo Claudio Melo, especialista da Holiste Psiquiatria, não se deve vilanizar a tecnologia.

"A transformação digital pode ter um impacto na solidão de algumas pessoas, ao afastá-la de outras atividades sociais e face a face. No entanto, também pode ser uma maneira eficaz de combatê-la, por exemplo, nos conectando a amigos e familiares à distância. O que precisamos nos atentar é que o sentimento pode ser uma experiência normal e saudável em determinadas situações, mas a solidão excessiva ou prolongada pode ser um sinal de problemas de saúde mental ou emocional", alerta.

Nos casos mais graves, quando a pessoa não tem controle ou possui severas dificuldades em conviver com os outros, em função de seu comportamento ou personalidade, a solidão pode ser sinal de problemas relacionados à saúde mental. O psicólogo aponta que, em alguns casos, mesmo na companhia de outras pessoas, vivenciamos solidão, pois não sentimos conexão ou apoio de quem nos cerca, mas esta percepção também pode indicar sinais de adoecimento emocional.

"Em resumo, é importante equilibrar o uso da tecnologia com atividades sociais e de interação presencial. A solidão é uma experiência humana não necessariamente patológica que pode surgir em qualquer momento da vida. Algumas pessoas podem sentir-se solitárias em momentos de transição, como mudar de cidade ou após um divórcio. Isso faz parte do processo de adaptação, o que chamamos de trabalho de luto. Contudo, se a solidão estiver afetando negativamente a sua saúde mental, é hora de procurar ajuda profissional", destaca Claudio Melo.

Grupos mais vulneráveis

Apesar de poder afetar a todas as pessoas em algum momento, o especialista da Holiste Psiquiatria afirma que a solidão pode ser um problema mais recorrente em determinadas fases da vida: adolescência e velhice. "Na adolescência, por exemplo, em que o jovem está passando por um processo de transição para a vida adulta, estas mudanças podem ser fonte de solidão. Outro caso muito comum é na terceira idade, seja por conta do afastamento dos entes queridos e até mesmo pela morte de amigos ou companheiros de vida, ou até mesmo pela própria estrutura social que isola e desampara as pessoas nessa idade".

Assim, são muitos os aspectos que podem ser gatilhos para a solidão. O mais importante é perceber que se há sofrimento emocional e psíquico, a ajuda profissional pode ser o primeiro passo para uma vida menos solitária. Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br

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Grupo Boticário investe em inovação, exclusividade e tendências de perfumaria voltado ao comportamento do consumidor  

Grupo Boticário investe em inovação, exclusividade e tendências de perfumaria voltado ao comportamento do consumidor

Há mais de 25 anos no grupo, César Veiga assume como primeiro perfumista para liderar estudos de fragrâncias, suas composições e inovações

Muitas vezes, a perfumaria é tratada como algo puramente estético, no entanto, não é nisso que o Grupo Boticário acredita. Para a empresa que tem grande expertise em fragrâncias, principalmente pela história de sua primeira marca, O Boticário, que tem seu carro chefe exatamente nesse segmento, os aromas transcendem a moda e adentram o universo do bem-estar. E é com esse foco que o Grupo comunica seu novo e primeiro perfumista da história, César Veiga. A partir de agora, as marcas que já vêm investindo em inovação e estudos aprofundados, como é o caso do Centro de Pesquisas do Olfato (CPO), dão mais um passo na direção de entender as dores e necessidades da sociedade e do consumidor.

Há mais de 25 anos no ecossistema de beleza e com experiência como Expert em Avaliação de Fragrâncias – Núcleo de Inteligência Olfativa do Boticário, César fez parte do desenvolvimento de grandes ícones da perfumaria do Grupo Boticário como Malbec, Egeo Dolce e Lily e das recentes inovações como a primeira fragrância do mundo desenvolvida com ajuda da Inteligência Artificial, além de projetos com uso de neurociência e implementação do CPO - Centro de Pesquisa do Olfato - área responsável por fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio. Com o novo cargo, César passa a atuar como perfumista das marcas do Grupo Boticário e trará um olhar ainda maior para tecnologia aliada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que levem para a antecipação de tendências e a novos caminhos olfativos proprietários, construídos com base em elementos inovadores e exclusivos, produzidos no Laboratório Quintana, exclusivo do Grupo.

Para César, as fragrâncias são grandes meios de comunicação e quando escolhemos uma, buscamos transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções, bem como, o poder de ajudar a balizar o emocional. Um bom exemplo disso foi o período pandêmico pelo qual o planeta passou em 2020 e que ainda deixa resquícios, mas já sem tantas restrições. “No início da pandemia, quando estávamos em casa, ansiosos e preocupados, as pessoas procuraram aromas que remetessem à paz, tranquilidade e acolhimento. Não à toa, fragrâncias como Floratta in Blue e Free Hugs, foram tão procuradas”, lembra.

Agora o momento é outro. Segundo o perfumista, com a volta às ruas, ao trabalho, aos bares e festas, a ideia é impactar. “Em 2023 é provável que tenhamos ainda mais eventos presenciais, o que nos mostra que para o próximo ano, fragrâncias marcantes e com maior difusão, que levem o consumidor ao lugar do lúdico, divertido, sedutor, e que promovam a sensação de aproximar e o calor de um abraço tendem a ganhar as ruas, como é o caso das linhas Malbec, Eudora e Glamour ”, afirma. Para tanto, é preciso que cada vez mais, as marcas se debrucem em estudos e pesquisas aprofundadas que mostrem esses movimentos e busquem soluções exclusivas. “Estamos empenhados em avançar na construção de matérias-primas proprietárias (exclusivas), ou seja, identificando aromas únicos , sempre com um olhar na sustentabilidade e inovação , trazendo aquele toque secreto de sedução e encantamento , assim como algumas das icônicas fragrâncias O Boticário: Lily, Malbec e Coffee”, afirma.

O perfumista diz ainda que trabalhar profundamente as novas matérias-primas proprietárias , validando os novos olfativos das marcas do Grupo Boticário e vislumbrar o futuro é o seu principal desafio daqui pra frente. “Mas é muito mais que isso. Trabalharemos em 2023 ainda mais o laboratório interno de desenvolvimento de novos olfativos, sempre com olhar para a cadeia como um todo e para o aprimoramento da sustentabilidade de nossas fórmulas e em parceria com as nossas casas de fragrâncias espalhadas pelo mundo trazer sempre novidades para encantar ainda mais nossos consumidores e contribuir para marcar momentos inesquecíveis de suas memórias olfativas . Estou muito animado e certo de que em breve voltaremos com novidades surpreendentes, na linha que o GB sempre atua. Amo o que faço e me conecto com o propósito da marca Boticário e que também se faz presente em todo grupo: o amor”, finaliza.

Um pouco mais sobre César Veiga

Formado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), César começou sua trajetória no GB em 1996, como estagiário na marca Boticário, sendo o último cargo ocupado por ele foi a de Expert em Fragrâncias do Grupo Boticário. Com mais de duas décadas de atuação, o profissional que começou sua carreira trabalhando na área da saúde fazendo análises clínicas, desde cedo descobriu que a química dos cheiros o encantava e essa paixão é selada agora com a formação como perfumista, investimento do GB no profissional e na área de fragrâncias já tradicional das marcas.

#OndeTemAmorTemBeleza

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é brasileiro, multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.I e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, o Grupo tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. O Grupo atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br 

www.boticario.com.br 

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Saiba como se preparar para a segunda fase dos vestibulares

Saiba como se preparar para a segunda fase dos vestibulares

Pedagoga dá dicas importantes para conquistar a sonhada vaga nas universidades

No começo do ano, muitos vestibulandos se preparam para prestar a segunda fase dos maiores e mais importantes vestibulares do país, como a Fuvest, Unicamp, Insper, Fatec e FGV. Apesar da alegria de ter superado a primeira etapa, os estudantes sabem que agora não é hora de relaxar, pois a reta final já está se aproximando.

Deste modo, é essencial manter o foco e continuar trabalhando firme para obter a pontuação necessária nas últimas fases e celebrar a tão esperada vaga na universidade. Para ajudar a criar motivação junto à rotina de estudos, Renata Tavares, pedagoga e orientadora educacional da Educação Adventista APSe, listou 5 dicas importantes para os alunos. Confira:

Analisar o edital dos vestibulares (faculdade e curso escolhido) e conferir quais são as disciplinas cobradas. Um dos principais equívocos dos vestibulandos é ignorar o edital disponibilizado pelas instituições. Neste documento é possível entender como funcionam as regras e o cronograma das provas. Alguns candidatos não leem o edital ou não aplicam a atenção necessária e acabam cometendo erros que levam a eliminação.

Estudar conhecimento específico de acordo com a carreira escolhida. Aqui, o estudante precisa se atentar a área de estudo selecionada, como Ciências Exatas, Ciências Humanas e Biologia para dar mais ênfase a questões específicas.

Realizar questões das provas de anos anteriores da instituição em que foi aprovado para a segunda fase. Ao apurar perguntas das aplicações anteriores, fica mais fácil ter uma noção do que é cobrado. A partir daí, é possível criar um planejamento de estudos mais dinâmico sem perder o precioso tempo da reta final.

A maioria das provas da 2ª fase exigem respostas dissertativas, por isso é importante treinar a escrita, organização das ideias e controle do tempo de realização. Engana-se quem acha que treinar a escrita é válido apenas para a redação. Praticar a habilidade de montar respostas discursivas bem estruturadas com base numa boa interpretação do enunciado pode ajudar a disfarçar eventuais erros.

Mesmo sem saber a resposta, deixar a questão em branco nunca deve ser uma opção. Por isso, saber articular uma resposta pode render uma pontuação determinante na hora da classificação.

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Três penteados masculinos para iniciar o ano novo

Três penteados masculinos para iniciar o ano novo

A Coordenadora Técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, ensina como os homens podem inovar no visual

As férias de verão são o período perfeito para inovar no visual e começar 2023 com um novo look. Cada vez mais vaidosos, os homens também aproveitam a época para experimentar novas cores, cortes e estilos, como é o caso dos cabelos platinados - o famoso "nevou" - ou de penteados diferentes, como inspirado na série Peaky Blinders, que vem ganhando notoriedade nas redes sociais. Conheça 3 penteados simples de fazer, mas que fazem sucesso nos salões de beleza.

Arrojado e imponente: O penteado inspirado no personagem Arthur Shelby, da série Peaky Blinders, está fazendo a cabeça de muitos brasileiros. O segredo é um undercut, que traz a nuca e as laterais mais curtas, mantendo em destaque a parte superior da cabeça. O caminho para alcançar o visual da série é pentear o cabelo todo para trás com a ajuda de um gel com bastante fixação, como o Gel Cola Yamá Fix.

Clássico e versátil: O topete é um clássico dos penteados masculinos e pode ser revisitado para um efeito mais tradicional ou mais moderno, dependendo da finalização. Para um penteado alto e com bastante durabilidade, aplique um pouco do Gel Pedra Yamá Fix, com fixação hiper forte, nos fios. A linha conta resistência à umidade e, por isso, permite fixação por mais tempo.

Volume e definição: Para destacar os cabelos crespos e cacheados, a técnica COG é uma alternativa para finalizar as madeixas. Composta de três passos, a ordem de produtos é: creme de pentear, óleo capilar e gel. Com os cabelos úmidos passe o leave-in, em seguida aplique algumas gotas de óleo nas mãos e espalhe pelos fios. Por último, venha com uma pequena quantidade do Gel Aço Yamá Fix, com fixação extrema, e amasse os cachos de baixo para cima. Com PH neutro e sem álcool na composição, o produto não resseca os cabelos.

Os produtos da Linha Yamá Fix podem ser encontrados nas prateleiras de todo Brasil, assim como nas lojas onlines e e-commerces. Para mais informações, acesse: www.yama.com.br 

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Redução de custos com tecnologia de nuvem pode chegar a 40%

Redução de custos com tecnologia de nuvem pode chegar a 40%

Especialistas da TIVIT recomendam avaliação cuidadosa, levando em conta não apenas aspectos tecnológicos, mas até mesmo a legislação de proteção de dados vigente em cada local

A redução de custos com os serviços de nuvem pode chegar a 40% ou mais, apontam os especialistas da TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia. O percentual de economia, no entanto, depende de uma análise criteriosa, que leva em conta não apenas aspectos ligados diretamente à tecnologia, mas que envolvem até mesmo a legislação de proteção de dados. “A primeira coisa a ser feita é avaliar se os ambientes de nuvem da sua empresa podem ser hospedados em uma nuvem fora do país, como nos Estados Unidos, que possuem preço inferior”, afirma Carlos Eduardo Teixeira Maia, Executivo Sr de TI da TIVIT.

Confira abaixo cinco dicas para reduzir os custos na nuvem

1. Verifique o espaço de armazenamento realmente necessário

O objetivo é guardar os dados relevantes e necessários, mantendo um processo de limpeza periódico, principalmente para os dados de backup. Conhecer a frequência de acesso é outro fator primordial, uma vez que os serviços de nuvem possuem diferentes ofertas de serviço e com grande variação no preço. Armazenamento comprado e não utilizado é desperdício de dinheiro. Faça um pente-fino nos dados, elimine toda informação obsoleta e avalie os tipos de volume utilizado, nem sempre um disco de altíssima performance é necessário.

2. Compare seus custos de licenciamento com os valores da modalidade em nuvem destes mesmos softwares

Se a sua empresa trabalha com licenciamento do Office, da Microsoft, por exemplo, possivelmente você poderá ter melhores condições para contratar as mesmas soluções na nuvem Azure. O mesmo raciocínio serve para outros provedores de nuvem, como o Google. Os provedores de nuvem costumam oferecer condições vantajosas para clientes que já consomem outros de seus produtos.

3. Avalie se os ambientes podem ser armazenados fora do país

As nuvens têm preços diferentes no mercado global. No Brasil, elas são mais caras do que nos Estados Unidos. Há serviços de nuvem até 50% mais baratos no mercado americano. A solução pode ser hospedar os dados em uma nuvem de fora do país, mas essa possibilidade pode não se aplicar a todas as empresas. Seguradoras e bancos, por exemplo, têm normas de segurança e de compliance, incluindo aquelas previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que podem impedir a migração para um certo tipo de dado.

Comece utilizando ambientes de desenvolvimento e homologação em regiões com preço inferior para testar suas soluções.

4. Análise possíveis modernizações da sua aplicação ou do seu ambiente

Antes de realizar a migração para uma nuvem, análise possíveis modernizações do seu ambiente produtivo e do modelo tecnológico adotado. A migração de IaaS (Infraestrutura como Serviço, na tradução para o português) para PaaS (Plataforma como Serviço, em português) ou FaaS (Função como Serviço, em português) pode resultar em economia relevante.

Modernizar a aplicação para utilizar serviços sob demanda da nuvem, traz resiliência, menor custo e um processo operacional automatizado para mantê-la em funcionamento perfeito.

5. Qual é o horário de uso das suas aplicações?

Na visão dos especialistas da TIVIT, o ideal para aplicações que são necessárias apenas no horário comercial ou em um período específico, é que os servidores que suportam as mesmas possam ser desligados fora deste horário para redução de custo.

Sobre a TIVIT | Seu futuro, nosso desafio

A TIVIT é uma multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, presente no mercado desde 1998 e com operações em dez países da América Latina. A companhia oferece serviços diversos como desenvolvimento de software ágil, nuvem híbrida e pública, cibersegurança, operações de alta complexidade, entre outros, que apoiam os clientes em sua jornada de transformação digital.

Por meio das unidades de negócios Digital Business, Cloud Solutions e Technology Platforms, a TIVIT responde aos desafios de um mundo cada vez mais complexo e dinâmico. Com um ecossistema repleto de soluções inovadoras e parcerias tecnológicas que apoiam os negócios de 7 das 10 maiores empresas do Brasil.

Nossos clientes, pessoas e parceiros podem contar também com o TIVIT Labs, hub de inovação, e com a TIVIT Ventures, braço de aquisições que atualmente integra as marcas CyberSec, Stone Age, tbankS, Privally, DevApi, Lambda3, SENSR.IT e XMS, iniciativas que reforçam a cultura empreendedora da TIVIT.

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