Ensino à distância inovador possibilitou a formação de mais de 8 mil alunos em instituições de ensino superior no país

Ensino à distância inovador possibilitou a formação de mais de 8 mil alunos em instituições de ensino superior no país

Alumia, que acaba de receber um aporte financeiro da Avenu, contribuiu na formação de alunos em cursos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional, oferecendo modelo de negócios às IES

Por conta da necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, a Educação foi um dos segmentos mais afetados e teve de se reinventar. Para se ter ideia do impacto devastador, dados do estudo “Educação em Pausa”, da UNICEF (2020), mais de 137 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem atividades escolares na América Latina e no Caribe. Apenas no Brasil, foram 4 milhões de estudantes do ensino fundamental sem acesso à atividade escolar. Depois desse verdadeiro tsunami no ensino, as instituições, principalmente as de nível superior, buscaram formas para incorporar o ensino à distância (EAD) e oferecer essa modalidade aos alunos.

Para capacitar e apoiar essas instituições, a Alumia, edtech que atua no segmento de Gestão de Programas Online desde 2017, contribuiu com sua fórmula inovadora na formação de mais de 8 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional, oferecendo modelo de negócios às IES (Instituições de Ensino Superior), ao assumir todo o risco e investimento necessário para o lançamento e operação dos cursos oferecidos. O sucesso foi tão grande que a empresa recebeu aporte financeiro da Avenu, um parceiros estratégicos.

"Dessa forma ajudamos a instituição a trazer mais resultados sem precisar de novos recursos financeiros ou humanos. Somos remunerados no sucesso do negócio, através de uma participação nos resultados, apenas após o pagamento dos alunos, ou seja, a IES só tem fluxo de caixa positivo", explica Gustavo Rahmilevitz, CEO da Alumia e um dos fundadores, ao lado de Marcelo Vasserman, Antônio Álvaro Moura e Rodrigo Vodola. A inovação alavancou cursos de tradicionais instituições de ensino como a ESPM, FECAP, UNIFEMM, Executive Academy, Instituto Singularidades, entre outras.

Novo normal do Ensino Superior: A modalidade de EAD é um caminho sem volta. Dados do Censo de Educação Superior, divulgados no ano passado, apontam que de 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores à distância aumentou 4,7 vezes. Saltou de cerca de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio. Ou seja, um crescimento de 378,9%. Já o índice de ingressantes em graduações presenciais foi ampliado em escala bem menor: 17,8%.

O CEO da Alumia avalia que o mundo inteiro da educação virou EAD rapidamente e não por opção própria. E nesse sentido, não houve o devido planejamento e estudo, e a maioria das instituições procuraram soluções baratas, rápidas e muitas vezes pouco efetivas como proposta duradoura de aprendizagem digital para seus alunos. "Tivemos bastante trabalho para mudar esse mindset e mostrar às IES como era possível construir algo rico e duradouro, que inclusive poderia somar resultados com a volta do presencial, com uma solução híbrida completa", conta Gustavo.

Atuar lado a lado com o corpo docente, propor conteúdos diferenciados que estejam acoplados ao DNA da instituição e apoiar na divulgação dos cursos são três pilares que estruturam o trabalho da Alumia. "Nós não vendemos um produto pronto, estudamos a fundo todas as características e necessidades da instituição, a fim de enxergar potenciais fraquezas e forças no desenvolvimento. Depois entramos com toda a operacionalização, produção de conteúdos exclusivos, fluxos de processos e captação de interessados, através de estratégias de marketing digital e atividades comerciais", detalha Gustavo.

Investimentos no setor: O aporte financeiro na Alumia foi realizado pela Avenu, um parceiros estratégicos. O modelo de negócios da Alumia exige um alto valor de investimento à frente, pois assume todo o risco e investimento necessário no lugar das IES.

Em 2020, a Alumia faturou cerca de R$ 6 milhões e projeta aumentar em 5 vezes esse faturamento em 2022. Somente em novembro foi lançado um portfólio de mais de 29 cursos de graduação, bootcamps e conteúdos tecnológicos (programação, UX, UI, BI, entre outros).

A empresa vai expandir seu portfólio aqui no Brasil e lançar cursos internacionais com instituições dos EUA, Europa e Oceania. “Nosso objetivo é sermos referência em educação superior e tecnologia com uma visão de crescimento, que começa na evolução do aluno e, como consequência, reflete no crescimento do negócio, além do desejo de ampliar ainda mais o acesso à aprendizagem de qualidade para estudantes no Brasil e no mundo. A educação do futuro, hoje!”, finaliza Gustavo.

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Mercado de câmbio ganha com aprovação de lei pelo Senado

Mercado de câmbio ganha com aprovação de lei pelo Senado

Entre as mudanças está o aumento do limite do dinheiro em espécie que viajantes podem transportar

O mercado de câmbio no Brasil vai mudar. O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, dia 8, o Projeto de Lei 5.387 de 2019. O texto já havia sido apreciado pela Câmara em fevereiro deste ano e segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o projeto, agora poderão ser firmados contratos com pagamentos em moeda estrangeira no Brasil. A proposta é do Governo Federal. De acordo com texto aprovado, os bancos ficarão autorizados a atuar no mercado de câmbio e cumprirão ordens de pagamento em reais recebidas do exterior, assim como as enviadas para fora do País. Porém, é necessário que as instituições titulares das contas estejam sujeitas à supervisão financeira no país de origem. A proposta estabelece que o capital estrangeiro no Brasil tenha tratamento jurídico igual ao do capital nacional.

Anderson Souza Brito, especialista em câmbio, comenta a mudança: "A aprovação do Senado ao Projeto de Lei nº 5387/2019 é mais uma etapa conquistada para a modernização da legislação cambial brasileira. A proposta é desburocratizar o mercado de câmbio, delegando ao Banco Central Brasileiro – BACEN a concessão de mecanismos que objetivam facilitar e melhor, adequar o mercado de câmbio brasileiro às práticas já existentes no exterior. A proposta engloba a facilitação de empresas que realizam operações financeiras com o mercado internacional, para que possam reduzir seus custos com essas operações e, consequentemente, apoiar o desenvolvimento econômico do Brasil.”

De acordo com Brito, um dos pontos a ser comemorados ocorre no ajuste dos valores físicos que os viajantes poderão portar: atualmente a limitação do valor é de R$ 10.000,00 (dez mil reais), enquanto a proposta sobe esse valor para USD 10.000,00 (dez mil dólares) ou o equivalente em outra moeda estrangeira. "Há também a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas manterem no Brasil contas correntes em moeda estrangeira, cabendo ao Banco Central a regulamentação do tema", afirmou Anderson, que é CEO da Revhram, empresa de assessoria e intermediação de operações cambiais.

Sobre Anderson Brito

Anderson Souza Brito é especialista em câmbio, finanças e banking. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças e Banking, cursou International Business Management pela Massachusetts Institute of Business (MIB). Atualmente, ele é CEO da Revhram.

Sobre a Revhram

A Revhram atua na assessoria e intermediação de operações cambiais. Traz soluções em câmbio e trade finance (exportação e importação). Otimiza os custos e simplifica a carga administrativa da empresa, com segurança, economia e praticidade.

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Ainda dá tempo de garantir cervejas artesanais para o Natal e réveillon na Bodebrown  

Ainda dá tempo de garantir cervejas artesanais para o Natal e réveillon na Bodebrown

Os fãs de cerveja artesanal que ainda não abasteceram as geladeiras para o Natal e réveillon ainda tem tempo de preparar os estoques. A loja física e a plataforma online da Bodebrown contam com horários especiais nos próximos dias, de olho nos cervejeiros que ainda não garantiram seus preciosos líquidos.

Instalada ao lado da fábrica, a loja física fica no Hauer, na Rua Carlos de Laet, 1015. No dia 23/12, funciona das 9h às 18h. No dia 24, das 9h às 17h. Depois, fica fechada nos dias 25 e 26. Retorna então para os últimos três dias de funcionamento do ano: 27, 28 e 29 de dezembro. Fica em recesso entre o dia 30/12 e 3 de janeiro, retornando no dia 4/1/2022.

Quem preferir também pode optar pela loja online da Bodebrown, que funciona no seguinte endereço: www.loja.bodebrown.com.br O serviço de atendimento ao consumidor pela internet funciona das 9h às 18h até o dia 24/12. Depois, segue o mesmo horário da loja física.

Nas duas lojas, é possível encontrar toda a variedade de cervejas da Bodebrown, com opções em garrafa e lata. Além disso, estão disponíveis roupas, acessórios e uma variedade de produtos ideais para dar de presente, como copos e taças.

Cerveja especial de Natal

Entre as cervejas, há desde rótulos consagrados, como a Trooper IPA Brasil, criada em parceria com o Iron Maiden, até lançamentos recentes e edições especiais de Natal. Uma destas pedidas especialmente produzidas nesta época do ano é a Krampus Du Nöel – Christmas Ale. Ela é inspirada nas cervejas de Natal da Europa, mais especificamente de uma região da Bélgica chamada Wallonia. O nome e o rótulo fazem referência ao Krampus, uma criatura mitológica que tem a missão de acompanhar São Nicolau durante a época do Natal. Este ser mitológico tem metade do corpo na forma de bode e a outra metade de demônio. Também é conhecido como Hanscroufe.

Ela traz uma base de cinco tipos de maltes, três tipos de lúpulos e as especiarias cumaru e noz-moscada, além de levedura especial da Wallonia, exclusiva para as cervejas de Natal, as Christmas Ale. Trata-se de uma cerveja forte. Proporciona uma viagem sensorial de Natal, com aroma de pães com nozes e castanhas. É bem maltada, com um amargor mais pronunciado, e elementos que remetem a frutas secas e desidratadas como ameixas. Tem teor alcoólico elevado, de 9º.

Nos aromas, evoca toffee, caramelo e especiarias como canela e frutas desidratadas. No paladar, apresenta toques maltados, ameixa, uva passas, frutas secas e especiarias como canela e noz-moscada.

Algumas dicas de harmonização para aproveitar a época de Natal são as seguintes: peru recheado assado, bolinho de bacalhau, carnes defumadas, Carbonade Flamande, queijos com sirop de Liège, leitão assado, nozes e castanhas, strudel de maçã, frutas frescas e secas, panetone e Speculous (bolacha belga natalina).

Loja da Bodebrown

Endereço: Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer, Curitiba – PR

Informações: (41) 3082-6354

Loja online: www.loja.bodebrown.com.br 

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Finhealth brasileira lança programa de saúde preventiva na Bolívia

Finhealth brasileira lança programa de saúde preventiva na Bolívia

Iniciativa é fruto da parceria da hygia com a SudAmericana, da Bolívia. Em breve, o programa ficará disponível também para outros países da América Latina

A hygia, primeira finhealth do Brasil e startup de soluções em saúde está expandindo sua área de atuação. Em parceria com a SudAmericana, empresa especializada em seguros e que possui forte atuação nos segmentos empresarial e individual, a empresa vai levar seu programa de saúde preventiva para outros países da América do Sul. A proposta é começar esse plano de expansão pela Bolívia.

De acordo com Priscilla Miehe, CDO da hygia, a startup é a primeira finhealth brasileira a alçar voos fora do país. Ela explica que o programa vai começar com a implementação do score de saúde. “Os colaboradores da empresa parceira da SudAmericana preenchem os questionários de saúde dentro do nosso aplicativo e posteriormente é feita a validação dos dados”, relata.

A Chief Data Officer dá detalhes sobre o funcionamento. “O programa de saúde preventiva funciona com a coleta de dados de empresas e funcionários com toda a segurança da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mapeando essas informações para verificar como está a saúde geral dentro da empresa, a fim de gerar relatórios com planos de melhoria no score (pontuação) de saúde. Todo esse trabalho será desenvolvido com um time de suporte dedicado, da própria SudAmerica, que irá auxiliar nessa fase do processo”, explica Priscilla.

Priscilla pontua que, em geral, o mundo está atrasado nesse quesito da conscientização da população sobre planejamento em saúde, mas revela que o intuito da hygia é justamente fazer com que isso se torne popular. “Queremos revolucionar a saúde nesse sentido, fazendo com que as pessoas entendam que planejar é efetivo e está diretamente conectado à educação financeira de cada um. Acreditamos que as pessoas ainda não estão conscientes sobre a real importância desses temas, que atingem diretamente o dia a dia de cada um, mas o propósito da nossa empresa é justamente fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida, aliando bem-estar físico e emocional”, revela a CDO.

O CEO da hygia, Maikol Parnow, destaca que a startup pretende expandir seus negócios para vários outros países da América Latina e do mundo, mas que o foco ainda é o Brasil. “Bolívia é apenas o começo. O nosso propósito é impactar vidas não só brasileiras, mas de todos que vivem na América Latina e no mundo inteiro. Aos poucos vamos entendendo o mercado e a situação de cada país. Existe um estudo, um mapeamento que é necessário antes de começar, mas sem dúvida pretendemos expandir as atividades na medida em que vamos compreendendo suas respectivas situações. Temos planos para uma expansão ousada, mas primeiro precisamos implementar essa cultura de planejamento de saúde no Brasil”, conclui.

Sobre a hygia

A hygia é um hub de soluções em saúde, primeira finhealth do Brasil e a maior healthtech da América Latina, sediada em Porto Alegre e São Paulo. O propósito da startup é fazer as pessoas viverem mais, promovendo consciência econômica e de saúde preventiva, mostrando que saúde é um investimento e não um custo.

Com inteligência artificial, gestão de dados e cultura de prevenção, a hygia fomenta uma saúde 360° que envolve a cadeia do profissional de saúde, paciente e empresas da área. Soluções como programa de saúde preventiva para empresas, testes genéticos de alta precisão, seguros e plataforma de investimentos focado em profissionais da saúde, software de gestão médica e super app de saúde estão no portfólio da startup.

Selo de promoção de saúde para a área corporativa

No ambiente corporativo, a hygia desenvolveu o programa de saúde preventiva Working Healthy is Better para empresas que buscam ser referência no cuidado do bem-estar e saúde dos colaboradores. O objetivo é potencializar os resultados das empresas a partir de prevenção e hábitos saudáveis dos funcionários.

Com o desempenho positivo do programa, as empresas podem receber a certificação working healthy is better, da hygia, que reconhece as empresas que realizam melhores ações de promoção de saúde entre os colaboradores.

Instagram: https://www.instagram.com/hygiabank/

Facebook: https://www.facebook.com/hygiabank,

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hygia-bank/

Website: https://www.hygiabank.com.br/ e www.empresas.hygiabank.com.br 

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Festas de fim de ano pedem atenção para os riscos de intoxicações alimentares

Festas de fim de ano pedem atenção para os riscos de intoxicações alimentares

Nutricionista dá algumas dicas dos cuidados redobrados neste período para que as festas não se tornem emergências

Mais um ano está chegando ao fim e é o momento das grandes confraternizações, celebrações e reuniões com a família e amigos, mesas fartas e diversidade de alimentos.

Geralmente, com tantas opções de comidas, elas precisam ser preparadas com antecedência, muitas vezes 24 horas antes, principalmente quando se trata de Natal e Ano Novo. Mas, por trás de tantas opções, é preciso ficar atento às questões de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que mais de 600 milhões de casos de intoxicações alimentares são registrados no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, 13 mil pessoas por ano, sofrem intoxicações alimentares neste período. “Geralmente esses casos são registrados devido ao descuido no manuseio dos alimentos, em torno de 40% dessas situações são registradas com comidas cozidas em casa”, alertou a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Carolina Henequim (CRN-2804/PR).

E para que as festas não sejam interrompidas por emergências, a nutricionista alerta para alguns cuidados necessários desde o manuseio e preparação até a armazenagem das sobras. “Um dos maiores motivos da contaminação de alimentos se dá pela falta de armazenagem correta e refrigeração, já que expostos ao ambiente eles se tornam mais vulneráveis a contaminação e proliferação de bactérias”, ressalta.

Porém, não é apenas em casa que os cuidados devem ser redobrados. Quando a opção for por realizar as confraternizações em restaurantes, bares ou hotéis, é preciso ficar atento. “Em muitos lugares é possível visitar a cozinha do local. Nos que não são possíveis, é importante ver a coloração dos alimentos, sua textura e seu cheiro. O ideal é consumir alimentos cozidos, para que os riscos diminuam”, destacou Henequim.

As sobras também precisam de atenção na hora da armazenagem. “Um dos principais erros neste momento, é a mistura dos alimentos. Cada um deles, deve ser guardado de forma separada. O arroz, por exemplo, deve ter um recipiente e a carne outro, nada de colocar até três tipos de alimento em um mesmo recipiente. Outra dica importante, é fazer pequenas porções, congelar e descongelar somente quando toda aquela quantidade for utilizada”, finalizou a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Carolina Henequim.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

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