Saúde Financeira e seu crescimento

Saúde Financeira e seu crescimento

*Por Ricardo Hiraki

A saúde financeira ganha cada vez mais seu espaço e é preciso falar sobre. Vimos nos últimos anos a sociedade evoluir gradativamente e dar cada vez mais espaço a assuntos que pouco eram falados.

Assim, doenças emocionais eram tratadas a décadas atrás como sujeitos somente a pessoas fracas e sempre vinham acompanhadas de frases como “já tentou fazer uma força?”.

Mas é notório o quanto isso mudou e doenças como depressão, alta ansiedade e burnout tiveram seu reconhecimento, e isso fez parte do tratamento.

Com isso, um termo que ganha mais uso é “Saúde Financeira”.

O impacto da Saúde Financeira

Faz parte de programas incentivados pela Febraban, Banco Central e até por empresas de saúde. Seria certo já passarmos a usar o termo? Teria ele também relação com outros pilares da saúde?

A defesa para seu uso seria que termos boas finanças é fundamental para que as pessoas mantenham a saúde física e emocional dentro dos trilhos.

Quando temos um desequilíbrio em só uma delas, puxamos as demais para uma situação mais frágil.

Inclusive, existem grupos de apoio para os indivíduos que têm dívidas e estão totalmente perturbados com a situação. Em sites e encontros como dos “Devedores anônimos” é possível ter o mesmo apoio que vemos em outros grupos como de dependentes químicos e alcoólicos.

Assim como as demais doenças, é preciso falarmos sobre. Isso gera um maior conhecimento e naturalmente uma maior prevenção de casos.

Dívidas nas finanças pessoais

A educação é chave para que a sociedade consiga gerar um movimento importante sobre o assunto de dívidas e meios de combater.

E se acontecer, não deve ser tratado como tabu ou fator de vergonha, é necessário ter o apoio das pessoas próximas nesse assunto também.

Existe o reconhecimento que é preciso combater iniciativas privadas que sejam prejudiciais as finanças das pessoas, mas que também é importante tratar através de educação primárias nas escolas os assuntos como também gerar apoio ao longo da vida das pessoas.

Dentro das empresas, gestores de pessoas têm dedicado mais recursos para gerar maior suporte aos colaboradores. Em corporações de cultura mais progressista, o assunto é tratado como fundamental dentro das políticas de bem estar das equipes.

Quando vemos de modo macro, todos os movimentos que acontecem e também as consequências de quando são desprezados, parece que faz muito sentido usarmos o termo de Saúde Financeira para definição.

Ou seja, gerar impacto e evolução da sociedade também passa por prover conhecimento e segurança financeira

Sobre Ricardo Hiraki

CEO e co-founder da Plano Fintech, também sócio da agência de marketing digital Oca11. É administrador e pós-graduado pela FGV e Mackenzie e foi Head de Gestão Financeira por quase dez anos no mundo corporativo. Tem como objetivo levar saúde financeira ao máximo de brasileiros através da startup e visitar mais de 150 países.

Sobre a Plano

Criada em 2018, a Plano é uma fintech de educação financeira que oferece soluções financeiras para pessoas que querem melhorar sua relação com dinheiro. Por meio de uma plataforma digital, eles desenvolvem um planejamento financeiro e auxiliam seus usuários a enxugarem excessos e encontrarem estratégias para diminuir custos e despesas. A empresa atua em mais de 590 cidades do Brasil, com mais de 40 profissionais altamente qualificados em seu time. Para mais informações acesse: https://planofp.com.br/ ou pelas redes sociais @planofp

Add a comment

Associação Presbiteriana lança bazar permanente neste sábado

Associação Presbiteriana lança bazar permanente neste sábado

Bazar Causa Justa funcionará às sextas e sábados; toda a verba arrecadada no bazar será destinada aos projetos sociais que a ACP está a frente

Neste sábado (04), a Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), irá inaugurar o bazar permanente Causa Justa. O bazar tem como objetivo promover captação de recursos, por meio da venda de diversos produtos selecionados, para manutenção dos projetos que a ACP administra. A ACP é a associação dos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba (IPC). A inauguração acontece das 10h às 16h. haverá atrações musicais e praça de alimentação.

O bazar conta com brinquedos, roupas, móveis e muitos outros itens, oriundos de doações especiais dos membros e apoiadores dos projetos da ACP. De acordo com o Diretor Executivo da ACP, Davi Albuquerque, o Bazar Causa Justa irá beneficiar muito os projetos assistidos pela associação. “Toda a verba arrecadada com as vendas dos produtos deste bazar permanente será destinada 100% para os projetos sociais que a ACP atua. Toda ajuda, para nós, é sempre muito bem-vinda e necessária. Nossos projetos fazem a diferença na vida de muitas crianças, muitos adolescentes e de muitas famílias. Nosso trabalho não pode parar e precisamos da ajuda de todos para continuar a atender nossos projetos”, afirma Davi.

Hoje, a ACP coordena os projetos Lar Hermínia Scheleder (que abriga crianças em situação de riscos), Amor que Comove (que distribui alimentos para famílias carentes), Centro de Educação Infantil Miriam (escola infantil para crianças carentes), Escola Profissionalizante João Lupion Filho (oferecendo, a custo social, cursos profissionalizantes para pessoas carentes), e Instituto Social Vó Durvina (espaço para convivência para crianças e jovens em período de contraturno).

O bazar Causa Justa funcionará todas às sextas, das 18h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h, no espaço ao lado da Escola Profissionalizante João Lupion Filho, no bairro Santa Cândida, na rua Fábio Fanuchi, 324. Mais informações pelo telefone (41) 99257-3242.

Serviço:

Bazar Causa Justa – em prol dos projetos da Associação Presbiteriana de Curitiba (ACP)

Inauguração: sábado, dia 04 de dezembro, das 10h às 16h

Bazar permanente: todas as sextas, das 18h às 21h, e todos os sábados, das 10h às 16h

Endereço do bazar: Rua Fábio Fanuchi, 324 – Santa Cândida

Informações: (41) 99257-3242

Associação Presbiteriana de Curitiba – ACP

Endereço da ACP: Rua Comendador Araújo, 343 – Centro

(41) 3224-0302

Facebook e Instagram: @acpcwb

https://acpcuritiba.org.br

Add a comment

Líderes brasileiros são os que mais valorizam a curiosidade em profissionais, aponta estudo do SAS

Líderes brasileiros são os que mais valorizam a curiosidade em profissionais, aponta estudo do SAS

Muitos dos benefícios associados à curiosidade tratam alguns dos principais desafios corporativos, como manter a motivação dos profissionais

A curiosidade é cada vez mais reconhecida pelos líderes de negócios como uma característica de grande valor, não só no Brasil, mas no mundo todo. De acordo com o estudo Curiosidade no Trabalho, do SAS, a busca por profissionais curiosos tem aumentado entre as empresas - quase três quartos (72%) dos gestores globais acreditam que a curiosidade seja uma característica muito valiosa nos profissionais. No Brasil, 89% dos líderes corporativos têm essa visão, posicionando o País como o que mais valoriza a curiosidade no ambiente de trabalho.

O estudo, realizado pelo líder em analytics, conversou com mais de 2.000 gestores de todo o mundo - 304 deles brasileiros - e analisou dados do LinkedIn ao longo do último ano. O relatório define curiosidade como “o impulso para buscar novas informações e experiências e explorar novas possibilidades”, destacando sua importância em profissionais ocupando diferentes cargos e níveis dentro da organização.

O relatório mostrou que a curiosidade ganhou força no LinkedIn no último ano. Segundo dados da rede social, houve um crescimento de 158% no engajamento em posts e artigos que mencionam curiosidade, e um crescimento de 90% nos anúncios de emprego que a citam, além de um crescimento de 87% na menção de habilidades relacionadas à curiosidade em 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior. “Nosso estudo deixa claro como a curiosidade deixou de ser apenas interessante e se tornou uma característica obrigatória que ajuda a lidar com desafios cruciais dos negócios e a fomentar inovação”, disse Jay Upchurch, CIO do SAS.

No Brasil, 63% dos gestores disseram que consideram especialmente desafiador manter a motivação dos profissionais alta. Metade deles (50%) também relatou dificuldades na retenção de bons profissionais e no incentivo para que eles realizem mais do que apenas as tarefas básicas (51%). Muitos dos benefícios associados à curiosidade abordam diretamente esses desafios corporativos. Os gestores entrevistados concordam que os mais valiosos benefícios da curiosidade incluem: aumento na eficiência e produtividade (79%), mais ideias criativas e soluções (83%), mais colaboração e trabalho em equipe (74%) e maior engajamento e satisfação profissional dos colaboradores (74%).

Ainda no Brasil, 68% acreditam dos gestores que a curiosidade é muito mais importante hoje do que há cinco anos. Além disso, o país lidera as ações formais para incentivar a curiosidade: por aqui, muitas empresas já incentivam essa habilidade em ações de treinamento e desenvolvimento (82% no Brasil vs. 71% globalmente), e a utilizam como critério em avaliações de desempenho profissional (84% no Brasil vs. 70% globalmente), promoções (69% no Brasil vs. 66% globalmente) e contratações (72% no Brasil vs. 66% globalmente).

Embora haja um maior reconhecimento do valor da curiosidade no ambiente de trabalho, ainda é necessário progredir muito para alcançar o potencial de uma vantagem competitiva clara entre aquelas capazes de utilizar o poder da curiosidade como uma qualidade de seus profissionais. Nem todos os gestores concordam com seu valor, e muitas organizações lutam para nutri-la e capitalizá-la em operações do dia a dia.

Bastante acima da média global, os gestores brasileiros se sentem preparados para identificar curiosidade em candidatos às vagas de emprego (76%) e subordinados diretos (85%). Porém, assim como os colegas de outros países, no Brasil muitos dizem que é desafiador desenvolver a curiosidade em profissionais que não a possuem naturalmente (54%) e associar curiosidade com desempenho (59%) e impacto nos negócios (53%). Essas descobertas enfatizam a lacuna entre os benefícios observados e a capacidade de aproveitar essa qualidade nos profissionais.
Para mais informações sobre o relatório Curiosity@Work, acesse o website Curiosity@Work.

Sobre o SAS

O SAS é líder global em Analytics e a maior empresa de software de capital fechado do mundo. Fundada em 1976, suas soluções são usadas em mais de 80 mil empresas em todo o planeta, incluindo 93 das top 100 companhias listadas na Fortune Global 500. No Brasil, o SAS está presente desde 1996 com escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), atuando em setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, educação, entre outros. A empresa também é mundialmente reconhecida por suas boas práticas de Recursos Humanos, inclusive no Brasil, onde foi incluída seis vezes consecutivas entre os três melhores empregadores do país pelo ranking Top Employers Institute. Confira o site: www.sas.com/br 

Add a comment

Sicredi anuncia mais de 200 vagas em TI abertas a profissionais de todo o País

Sicredi anuncia mais de 200 vagas em TI abertas a profissionais de todo o País

A expectativa é que as vagas sejam preenchidas até março, com projeção para novas oportunidades ao longo de 2022

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de cinco milhões de associados, anuncia a abertura de mais de 200 vagas para a área de Tecnologia da Informação (TI). As posições são para atuação no Centro Administrativo Sicredi, localizado em Porto Alegre (RS), com a possibilidade de escolha pelo formato remoto ou híbrido. As oportunidades estão alinhadas com a jornada de transformação digital da instituição, que passa pela adoção de métodos ágeis, equipes mais horizontais e diversas e pela evolução tecnológica das suas soluções. Os interessados devem se inscrever pela plataforma Gupy (https://techsicredi.gupy.io/).

“Seja em área de atuação, números ou novas tecnologias, o Sicredi tem crescido muito, nos gerando novos e bons desafios. Para alavancar esse movimento e somar conhecimento e boas ideias aos nossos times, criamos muitas oportunidades para profissionais da área de Tecnologia, que vão impulsionar ainda mais a nossa transformação digital, além de contribuir com o futuro de uma instituição que atende a mais de cinco milhões de pessoas, construindo uma sociedade mais próspera.”, afirma Volmar Machado, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicredi.

O processo de transformação digital do Sicredi está em curso há alguns anos e já oportunizou a ampliação da cultura ágil e data driven, além de impulsionar a formação de times mais diversos e de possibilitar o modelo de atuação de forma remota ou híbrida. O processo seletivo reforçará ainda a plataforma inovadora e tecnológica da instituição, que acelera a atualização dos sistemas que processam seus produtos e serviços, e acompanha os avanços do Sistema Financeiro Nacional, como a entrada desde as primeiras fases no Open Finance, e os modernos meios de pagamento disponíveis hoje.

As vagas disponíveis são voltadas para profissionais de tecnologia de diversos níveis e áreas de conhecimento. Os cargos são: Arquiteto(a) Corporativo, Analista de Sistemas de Negócios, Agilista, UX Designer, Desenvolvedor(a) Front-End, Desenvolvedor(a) Back-End, Desenvolvedor(a) Android, Desenvolvedor(a) iOS, Analista de Infraestrutura de TI, Analista de Qualidade (QA), Analista de Segurança da Informação, Product Owner, Cloud Engineer, Cientista de Dados, Engenheiro(a) de Dados e Analista de Dados.

Entre os benefícios oferecidos pelo Sicredi estão: 14º e 15º salários, Participação nos Lucros, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Auxílio Refeição, Auxílio Creche, entre outros. Para mais informações sobre o processo seletivo acesse o site https://techsicredi.gupy.io/.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Add a comment

Prestinaria lança cardápio exclusivo de sobremesas para o Natal

Prestinaria lança cardápio exclusivo de sobremesas para o Natal

As encomendas podem ser feitas pelo telefone ou whatsapp até o dia 20 de dezembro e devem ser retiradas no dia 24 de dezembro na unidade do Bigorrilho

As festas de final de ano são sempre marcadas por momentos únicos de união e cumplicidade. Mas o grande destaque das confraternizações é a tão esperada ceia. E para quem não tem tempo – ou simplesmente não quer – ficar responsável por preparar as receitas especiais da época, a Prestinaria – A Casa dos Pães, um dos empreendimentos gastronômicos mais tradicionais da capital paranaense, preparou um cardápio exclusivo com sobremesas sob encomenda elaboradas para facilitar as comemorações e tornar a data ainda mais saborosa.

Entre as delícias do cardápio estão duas opções de tortas patê sucrée, com massa doce e levemente crocante: a Manon (R$ 140), com recheio assado de maçã verde, pimenta-do-reino, canela, cardamomo e queijo mascarpone artesanal; e a Lilou (R$ 160), com massa de amêndoas, recheio assado de framboesa com canela e creme confeiteiro de pistache. Ambas servem até oito pessoas. Já para famílias maiores, o bolo Zoe (R$ 280) é uma excelente pedida. O seminaked de chocolate conta com massa densa de cacau, recheio de mousse meio amargo com laranja, ganache artesanal de chocolate branco caramelizado com avelãs, cobertura com buttercream de merengue suíço de chocolate e laranja kinkan desidratada.

Para quem prefere sobremesas mais clássicas, a Prestinaria também oferece opções de Brownie (R$ 180), com nozes, calda de frutas vermelhas e decoração natalina, e Cheesecake (R$ 180), com calda de frutas vermelhas e decoração temática. Além disso, também é possível encomendar a Verrine Rústica Micheline (R$ 160), preparada com pão de ló sem glúten, creme divino e geleia de morangos e finalizada com merengue italiano tostado, suspiro e morangos frescos em um delicado vaso de vidro.

As encomendas podem ser feitas pelo número (41) 98718-2243 (telefone e whatsapp) até o dia 20 de dezembro ou de acordo com a disponibilidade dos itens, mediante entrada de 50% do valor total. Os pedidos devem ser retirados no dia 24 de dezembro, das 10h às 15h, na Prestinaria do Bigorrilho (R. Euclides da Cunha, 699). Mais informações no perfil oficial da Prestinaria no Instagram (@prestinaria).

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos