Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza 673 fiscalizações   

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza 673 fiscalizações  

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza 673 fiscalizações

Entidade fez vistorias em 53 municípios e aplicou 336 autos de infração; Biomédicos celebram conquistas históricas e serão homenageados

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná – 6ª Região (CRBM6) realizou 673 ações de fiscalizações - em 2022 e 2023 - em 53 municípios de diferentes regiões do Estado. Ao todo, 460 estabelecimentos comerciais foram inspecionados e 336 autos de infração foram aplicados. Ao longo do mesmo período a entidade recebeu 247 denúncias.

Nos casos em que foram constatados indícios de irregularidades sanitárias ou exercício irregular da profissão, as vistorias tiveram apoio dos órgãos de vigilância sanitária, do Ministério Público e da Polícia Civil do Paraná.

“Foram constatadas irregularidades em 49% dos estabelecimentos examinados. Os erros mais comuns referem-se à falta de registro de estabelecimentos que prestam serviços de biomedicina e a falta de atualização de dados cadastrais junto ao CRBM6. Nos casos de pessoa física, os maiores problemas são os débitos com a autarquia e casos de profissionais atuando sem a devida habilitação registrada junto a entidade”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

Proteção legal

Ao realizar as fiscalizações, o CRBM6 atesta que o profissional biomédico e as empresas vistoriadas agem dentro da lei e cumprem as normas legais estipuladas. Para a sociedade, o benefício é a certeza de que as regras são exigidas, verificadas e cumpridas.

“Com diálogo, trabalho e agindo com transparência dentro da lei, todos ganham. Prova disso é que o número de filiados da entidade cresceu significativamente nos últimos meses. Foram 1.832 novas pessoas físicas e 593 novas empresas que aderiram ao Conselho”, enfatiza Massuda.

Conquistas históricas

O CRBM6 também registrou conquistas históricas. Entre elas está a sanção da Lei nº 21.356, que acrescenta a função de biomédico ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, da Secretaria de Estado da Saúde.

A inclusão garante mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população, uma vez que os biomédicos são capacitados para realizar análises clínicas, toxicológicas, biologia molecular ou genética, diagnóstico laboratorial e por imagem, aperfeiçoamento de epidemiologia, entre outras funções gerenciais e administrativas inerentes à profissão.

Outra vitória foi quando o governador Ratinho Júnior sancionou a Lei nº 21.118 que reestruturou a carreira dos técnicos administrativos e permitiu a contratação de biomédicos para atuar nas universidades, nos laboratórios e hospitais universitários do Paraná.

“Junto com a Associação Brasileira de Biomedicina e o Conselho Federal de Biomedicina, fomos aos Estados Unidos e firmamos acordos de cooperação com as Universidades de Miami e a Universidade Central da Flórida. Também começamos os trabalhos para viabilizar um intercâmbio entre a biomedicina brasileira e a pesquisa e extensão praticadas nas universidades americanas”, destaca Massuda.

Homenagens


Para homenagear os mais de 5 mil biomédicos do Paraná - que atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde – diversos locais de Curitiba serão iluminados na cor verde no dia 20 de novembro, que é o Dia do Biomédico.

Entre esses espaços está a estufa de vidro do Jardim Botânico, o Portal de Santa Felicidade, a Casa da Cultura e a Casa de Chá da Praça do Japão, o grande mural em alto e baixo relevo do artista Poty Lazzarotto na Praça 29 de Março e o obelisco de 44 metros de altura da Praça 19 de Dezembro.

A iluminação especial também será realizada em Maringá, no dia 20, na UniCesumar e Uningá, e em Cascavel, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

“A cor verde representa esperança, liberdade, saúde, vitalidade e é nosso símbolo. Por isso, nada mais justo do que homenagear todos os profissionais biomédicos que atuam em favor da sociedade”, complementa o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná – 6ª Região, Thiago Massuda.

Os 53 municípios que tiveram ações de fiscalizações do CRBM6 nos anos de 2022 e 2023 foram Abatiá, Almirante Tamandaré, Antonina, Arapoti, Araucária, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Carambeí, Cascavel, Castro, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Inácio Martins, Irati, Itaperuçu, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mamborê, Maringá, Matinhos, Morretes, Ortigueira, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Rebouças, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Salto do Itararé, Salto do Lontra, Santa Mariana, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Sengés, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, União da Vitória, Uraí, Ventania, Wenceslau Braz.

O presidente do CRBM6 destaca que a fiscalização é uma das premissas do Conselho e que denúncias de irregularidades no exercício profissional podem ser realizadas por qualquer cidadão. Basta acessar o portal www.crbm6.gov.br e entrar na aba denúncias. “Nosso maior interesse é salvaguardar a profissão e os bons profissionais que aqui atuam”, enfatiza Massuda.

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade é formada por mais de 5.000 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

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Do tapete às cortinas: veja como cuidar das peças de casa em época de festas de Fim de Ano   

Do tapete às cortinas: veja como cuidar das peças de casa em época de festas de Fim de Ano  

Do tapete às cortinas: veja como cuidar das peças de casa em época de festas de Fim de Ano

Garanta maior durabilidade dos itens com dicas simples de manutenção que podem dobrar a vida útil dos acessórios

Faltando menos de um mês para o Natal, todo mundo já começa a se preparar para as festas de final de ano, seja trocando itens como tapetes e cortinas, ou incluindo elementos decorativos em casa, como toalhas de mesa, guardanapos e outras peças temáticas. Nem sempre é necessário comprar produtos novos, pois muitas peças podem ser reutilizadas de um ano para o outro. Geralmente, muitas pessoas guardam e reutilizam os itens, só complementando a decoração.

No entanto, para mantê-los em condições de reutilização alguns cuidados são necessários, tanto no tratamento como no armazenamento. Isso porque cada peça tem tecidos e características diferentes, que exigem uma higienização específica para aumentar o tempo de vida útil. Existem produtos específicos que não são encontrados no mercado e que fazem toda a diferença no resultado final, por exemplo.
Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, chama a atenção para o cuidado antes de guardar qualquer peça que será reutilizada em outros momentos. “Neste período do ano recebemos muitas peças para serem lavadas, que foram guardadas do ano passado, mas que não foram devidamente higienizadas. Isso é muito complexo porque as manchas amarelas são as mais difíceis de tirar e não temos como garantir a remoção delas. Vai depender do tempo, da oxidação, do tipo de tecido, então tem muita questão química envolvida para a gente remover essas manchas. Sempre orientamos que todos os itens, tanto os que vestem a casa, como os itens de roupas, sejam lavados para evitar surpresas quando retirados para uso”, alerta.

Toalhas de mesa e guardanapos

No Natal as cores mais utilizadas são o vermelho, verde e dourado. São cores vivas e de fácil desbotamento. É preciso ter o cuidado de lavar peças dessas cores com água fria ou, se possível, lavar a seco, com sabão neutro para manter essa cor mais viva e aumentar a durabilidade das peças. “Peças bordadas a mão podem quebrar ou descascar. Nesse caso, o indicado é a lavagem no wet cleaning, que é uma lavagem super delicada para peças especiais”, orienta Birgit.

Tão importante quanto o processo de limpeza é a passadoria. Nem sempre é possível deixar essas peças totalmente lisas em casa, principalmente quando se trata de bordados, sendo necessário o uso de produtos que auxiliem na finalização desse processo.

Cortinas e tapetes

Por se tratar de peças grandes, os tapetes e as cortinas geralmente requerem uma higienização que demora um período maior. Porém, são peças que acumulam muitos ácaros e fungos, o que pode ser muito prejudicial para a saúde. O ideal é que a limpeza seja realizada a cada 6 meses, pelo menos.

Os tapetes são peças muito especiais e não podem ser lavados em casa, sendo necessária a higienização especializada em uma lavanderia. Isso devido aos produtos específicos utilizados no processo, sobretudo no casos dos tapetes persas, que são produzidos com tingimentos naturais. O tratamento correto não permite a migração de cor e também atua para que ele não fique ondulado. Para isso, a secagem é realizada em estufa, sob uma temperatura correta para que o tapete não perca sua forma original.

Em casas com pets é importante que a higienização de tapetes seja feita com menor intervalo de tempo devido aos pêlos que ficam na peça e outras sujeiras que podem prejudicar não somente os moradores, mas os próprios animais.

No caso das cortinas, um fator que exige cuidado é a possibilidade de encolhimento que pode ocorrer até a sétima lavagem. Na maioria dos casos as cortinas são lavadas a seco, principalmente aquelas feitas com tecidos mais especiais, como a seda, o veludo e o linho.

Cuidados ao guardar

Todos os itens precisam ser lavados antes de serem guardados, mesmo que não tenham manchas aparentes. Odores e sujeiras não visíveis prejudicam os tecidos e causam manchas que podem não ser retiradas posteriormente.

Após a devida higienização, o armazenamento também auxilia na manutenção e durabilidade das peças. O ideal é que, sempre antes de guardar, as peças sejam embrulhadas em papel de seda azul para afastar qualquer tipo de ação de tempo. Seguindo esse pequeno manual de manutenção a probabilidade de suas peças de decoração, sejam elas novas ou usadas, durarem mais, aumenta bastante. Vale a pena tentar.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura

Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901

Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h

Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050

Horário de atendimento:Seg a Sáb, das 9h às 20h

Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600

Site: www.lavoutique.com 

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Descentralizar o poder é estratégia para crescer

Descentralizar o poder é estratégia para crescer

Descentralizar o poder é estratégia para crescer

A expansão e a longevidade das empresas está diretamente relacionada às boas práticas de governança corporativa, a começar pela capacidade dos donos em delegar funções

No mundo dos negócios, a zona de conforto de hoje pode se tornar o desconforto de amanhã. O fato é que ao observar o padrão das organizações brasileiras, sobretudo as empresas familiares, um dos pontos fracos é justamente aquele que costuma travar o crescimento quando tudo parece ir bem: a ausência de governança corporativa.

Na avaliação de Clodoaldo Oliveira, diretor da JValério Gestão e Desenvolvimento, a dificuldade dos “donos” em lidar com regras, políticas e processos criados pela autoridade institucional é um dos motivos que levam companhias a fecharem suas portas. E, por se tratar de um nicho responsável por mais da metade do PIB e gerar cerca de 75% dos empregos no Brasil, segundo o IBGE, é de suma importância que haja o debate acerca das boas práticas organizacionais nas empresas familiares. “

Além disso, um estudo do Banco Mundial aponta que 30% das empresas familiares chegam à 3ª geração e apenas metade disso, ou seja, 15%, sobrevivem a ela. E um dos fatores que diminui a competitividade desses negócios é a centralização do poder. “Um dos maiores desafios das empresas familiares é levar adiante o legado dos fundadores, mas sem perder de vista as novas tendências do universo da gestão, como a ESG e a transformação digital, apenas para citar exemplos. Ignorar as novas regras do mercado em nome da tradição pode custar caro para esses negócios”, aponta Oliveira.

Para lançar mão de recursos capazes de tonar uma empresa longeva, sustentável e competividade, muitas vezes, é necessário romper com a centralização excessiva. “ O que queremos dizer que o apego emocional dos sócios não pode ser mais importante que a permanência do negócio no mercado. Além disso, insistir em métodos que eram assertivos no passado, mas não acompanharam as transformações sociais, pode levar uma empresa familiar à ruína”, destaca Clodoaldo.

Vantagens de investir em formas de gestão modernas

Alguns movimentos podem criar atalhos para a criação de um modelo de gestão conectado aos desafios da contemporaneidade. São eles:

● Criar confiança entre a marca e o mercado, que retribui agregando valor à organização;

● Reduzir custos tanto de transação quanto de capital;

● Tornar-se mais atraentes a recursos financeiros e não financeiros (como melhorias internas, por exemplo);

● Acelerar e facilitar a entrada em fundos de private equity ou acessar o mercado de capitais;

● Recrutar e reter talentos, evitando os “cabides de emprego” comuns às gestões familiares desestruturadas;

● Disponibilizar processos seletivos objetivos e meritocráticos no que tange ao ingresso, avaliação, remuneração, bonificação, promoção e sucessão de planos de carreira.

Regras e políticas devem valer para todos

Embora o ambiente corporativo seja, por si só, um local que denota certo grau de austeridade e competição, desde que utilizadas de maneira sadia são combustíveis que potencializam a jornada de CEOs e gestores. Isso porque os leva a um estado de formação contínua em prol de performances cada vez melhores.

Por falar nisso, se a atuação de familiares em cargos de alto escalão for opcional, dando lugar a especialistas com vivências e formações específicas, dizemos que a estrutura organizacional em questão está alinhada com as boas práticas de governança. Afinal, elas são unânimes em determinar que ao integrarem o quadro de colaboradores os membros da família devem submeter-se às mesmas regras e políticas aplicáveis aos demais, independentemente do vínculo familiar ou societário.

Amadurecer e crescer de forma coordenada é uma meta comum nos estágios iniciais de qualquer negócio, de startups à multinacionais. Todavia, muitas iniciativas acabam se perdendo pelo caminho graças a dificuldades que partem da ausência de governança e resultam em despreparo. O impulso do empreendedor para colocar a mão na massa e fazer acontecer, muitas vezes, não é acompanhado de um planejamento estratégico. Mesmo que o caixa vá bem, só isso não será o suficiente para manter o negócio no jogo.

Houve um tempo no qual “mexer em time que está ganhando” podia ser contraproducente, no entanto, a atitude é sinônimo de um modelo de gestão robusto. Neste sentindo, chegar à excelência não é o fim, mas sim um meio de quem insiste em ir mais longe. A sua empresa está preparada para ingressar em uma jornada de transformação rumo ao futuro? Venha aprender a definir estratégias de crescimento de curto, médio e longo prazo e mergulhe nas boas práticas de governança corporativa que levam à profissionalização das empresas familiares no programa Parceiros para a Excelência (PAEX).

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Projeto Cambio da Minha Nossa Cia de Teatro estreia "Temporada de Caça" - Uma Jornada Intensa no Mundo Corporativo   

Projeto Cambio da Minha Nossa Cia de Teatro estreia "Temporada de Caça" - Uma Jornada Intensa no Mundo Corporativo  

Projeto Cambio da Minha Nossa Cia de Teatro estreia "Temporada de Caça" - Uma Jornada Intensa no Mundo Corporativo

Serão duas semanas de apresentações no teatro José Maria Santos

A Minha Nossa Cia de Teatro tem o prazer de apresentar a terceira e envolvente etapa do Projeto Cambio, intitulada "Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca", uma obra que mergulha nas complexidades do universo corporativo com uma abordagem única e provocativa. O espetáculo terá duas semanas de apresentações de 15 a 26 de novembro, no teatro José Maria Santos.

No enredo, um grupo seleto, meticulosamente escolhido pelo Departamento de Recursos Humanos de uma empresa confidencial, enfrenta uma solicitação de disputa por uma vaga de trabalho cobiçada. Sob a direção do mineiro Vinícius de Souza e com o texto brilhante do paranaense Dimis, a produção conduz o público por um labirinto de entrevistas e dinâmicas coletivas, testando as habilidades e dedicação de cada candidato a esta empresa misteriosa.

Ao longo das etapas aparentemente intermináveis, dois recrutadores complacentes guiaram o grupo, intensificando a relação de poder entre eles. A narrativa se desenrola em um espetáculo que se estende ao longo dos anos, onde as mídias sociais são vasculhadas, as opiniões se tornam perigosas, e todos os participantes são desafiados a provar sua devoção para sobreviver à temporada de caça.

A encenação, sob a direção de Vinícius de Souza, utiliza um jogo espacial, oferecendo ao espectador diferentes perspectivas da sala de recrutamento e do grupo ao longo do tempo. O minimalismo cênico destaca as interpretações e construções dos personagens, enquanto a interação entre cenografia e iluminação revela não apenas o ambiente empresarial, mas também as complexas relações de poder entre recrutadores e candidatos.

"Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca " é uma experiência teatral intensa que convida o público a refletir sobre os desafios e dinâmicas presentes no mundo corporativo contemporâneo. Não apenas uma peça, mas uma reflexão provocativa nas complexidades das relações de trabalho, esta produção promete cativar, questionar e instigar reflexões profundas.

Esta obra intrigante é a terceira fase do Projeto Cambio, iniciado com "Primavera Leste" em 2016 e seguido por "O Leão no Aquário" em 2017. A Minha Nossa Cia de Teatro continua sua trajetória única, intercambiando dramaturgia e direção entre artistas convidados e sua equipe.

Serviço:

15 a 26 de novembro

quarta a sábado às 20h

Domingo às 19h

Sessões extras sábado e domingo às 16h

15/11 e 24/11 sessões com Libras

 

Teatro José Maria Santos

R. Treze de Maio, 655 - São Francisco

Contribuição voluntária

 

Classificação 12 anos

 

@minhanossacia

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Vinícius de Souza

Dramaturgia: Dimis

Elenco: Fernanda Perondi, Jeff Bastos, Léo Moita, Moira Albuquerque, Naiara Parolin, Sávio Malheiros e Val Salles

Produção: Inés Gutiérrez

Iluminação e Cenário: Raul Freitas

Desenho de som: Álvaro Antonio

Figurino: Val Salles

Preparação corporal: Gladis das Santas

Design Gráfico: Breno Camargo e Ana Polezel

Cenotécnico: Faho Produções Cenográficas - Fabiano Hoffmann

Captação: Infinitas Produções

Fotografia e Vídeo: Gabriel Rega

Gestão de Projeto: Moira Albuquerque

Realização: Minha Nossa Cia de Teatro e Rapte.me

Incentivo: Celepar e Uninter

 

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

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Pride renova duas certificações neste mês de novembro   

Pride renova duas certificações neste mês de novembro  

Pride renova duas certificações neste mês de novembro

Atualizações da ISO 9001 e o regimento SIAC do PBQP-H avaliam todos os processos da empresa e garantem entrega de produtos com alto nível de qualidade para cliente final

A Construtora Pride teve duas certificações renovadas, a ISO 9001 e o regimento SIAC do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), uma certificação dirigida para a área de construção civil. A primeira foi conquistada pela empresa paranaense em 2019 e, de lá para cá, é renovada anualmente. Já a segunda foi implementada em setembro de 2014.

Em linhas gerais, a homologação de certificados exige a adequação de processos fabris para trazer eficiência à cadeia produtiva, o cumprimento de requisitos legais e regulatórios, além da identificação e solução para falhas e riscos encontrados. E a renovação das certificações é importante porque atualiza a documentação sobre procedimentos de trabalho e instruções técnicas do serviço oferecido, protege o negócio contra entregas de produtos fora da conformidade aos seus clientes, garantindo a credibilidade e confiança sobre uma marca.

Neste sentido, para Thalita Ayres do Nascimento, coordenadora de qualidade da Pride, a busca pela ISO 9001 vai além da preocupação com a boa reputação da marca e traz ganhos, na prática, para todas as áreas da empresa. “O selo garante o controle de todos os processos, sejam eles internos ou externos. A certificação normatiza questões importantes para a implementação de um sistema de gestão de qualidade, bem como indica de que forma a empresa deve fazer para ser gerenciada e orientada para a qualidade total. Por fim, todo esse direcionamento técnico reflete na entrega do melhor produto para os nossos clientes”, conta.

A preocupação com a qualidade, em todos os processos, incentivou a criação de um setor que olha para todos esses detalhes diariamente. Os analistas deste setor fazem visitas às obras para saber se os processos estão controlados e se a documentação está em dia. “Cada processo é conferido, como a colocação de uma cerâmica, por exemplo. Essa análise apurada evita erros para que o cliente receba sempre um produto com a melhor qualidade”, diz Thalita.

Para ela, a padronização dos processos, que é o principal atributo da IS0 9001, promove muitos benefícios para a empresa. “Com todos os processos controlados garantimos a eficiência operacional, a diminuição do retrabalho que, consequentemente, impacta na planilha de custos, o respeito a todas as normas técnicas e a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados e informações reais”, aponta Thalita.

PBQP-H

Esse selo eleva a qualidade e a produtividade das obras. O objetivo do programa é garantir que as construtoras se comprometam a atingir o mais alto padrão de qualidade.

A Construtora Pride é certificada em um dos regimentos do PBQP-H, o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil - SIAC. “O selo é específico para a área de construção civil e, por este motivo, aborda questões relacionadas às normas técnicas estabelecidas pela ABNT”, relata Thalita.

Segundo ela, o regimento SIAC reconhece as boas práticas tanto dos fabricantes de materiais como das construtoras. O regimento analisa se os projetos estão sendo desenvolvidos de acordo com os quesitos das normas de desempenho, uma das mais conhecidas no ramo construção civil, por exemplo. “Essa certificação, portanto, é um complemento à ISO 9001, que não abrange questões técnicas, justamente porque atende todos os ramos de atividades. Neste sentido, o PBQP-H é uma certificação mais detalhada e voltada para as demandas da cadeia da construção civil”, detalha Thalita.

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