Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

Econet Editora promove curso gratuito sobre a EFD-REINF

A DIRF está com dias contados e será substituída pela EFD-REINF. Essa declaração deve ser entregue a partir do dia 21 de setembro

A Econet Editora realiza na próxima sexta-feira, 22 de setembro, um curso gratuito sobre a implementação da EFD-REINF, em substituição à DIRF. A aula será ministrada online através do site da empresa, das 9 horas ao meio-dia, e as inscrições podem ser realizadas neste link: https://www.econettreinamento.com.br/sobre_o_curso.php?idCurso=778&estado=PR&codTurma=4926.

O objetivo do treinamento é atualizar gestores e contadores sobre a mudança, uma vez que a partir do dia 21 de setembro acontece a primeira entrega da EFD-REINF, que é referente à competência de setembro de 2023.

A substituição da DIRF pela EFD-REINF impactará sobremaneira as rotinas de trabalho e recebimento de informações por parte das empresas e, principalmente, os escritórios de contabilidade que terão de se adaptar a mais uma obrigação acessória mensal. Em fevereiro de 2024 será a última entrega da DIRF referente ao ano de 2023, mas a retenção dos tributos via EFD-Reinf já ocorrerá a partir da competência de setembro de 2023. “Será necessário agilizar procedimentos e certos processos que antes eram realizados uma vez por ano, para o envio da DIRF anual”, reforça Juliano Garrett, diretor da Consultoria Federal da Econet.

Ele explica ainda que a partir dessa mudança, o papel de alimentar a malha da Receita Federal ficará a cargo da EFD-Reinf em conjunto com as informações apresentadas pelo eSocial. “Não devemos esquecer que a DIRF é uma declaração muito importante para os sistemas da malha do Fisco Federal, quando falamos sobre Declaração de Imposto de Renda. Assim, contadores, auditores, analistas de TI e tributários, gerentes financeiros e administrativos, gerentes de recursos humanos e qualquer profissional que atue nos processos SPED podem se inscrever na aula. Estudantes interessados na matéria também têm essa oportunidade”, pontua.

O curso será ministrado pela analista técnico da Econet Editora Empresarial e revisora técnica da Econet Educacional, Paôla Lima. O objetivo é equipar os profissionais para que entendam a importância da EFD-Reinf, saibam que informações enviar e como, e a quem é obrigatória a entrega da declaração. Além disso, os participantes poderão avaliar alguns pontos polêmicos dessa substituição e compreender qual a relação da EFD-Reinf com o eSocial e a DCTFWeb e quais deverão ser as penalidades pela entrega do documento com informações incorretas ou mesmo a falta dela.

Pontos de atenção na mudança da DIRF para a EFD-Reinf

Maquininhas de cartão de crédito, distribuição de lucros e substituição da DCTFWeb pela DCTF programa, são algumas questões elencadas pela Econet Editora que necessitam de um olhar mais atento dos profissionais da área.

Em linhas gerais, a escrituração mensal dos serviços de comissões e corretagens prestados pelas administradoras de cartão de crédito será impactada pois é a empresa prestadora que retém o IRPF e recolhe a guia DARF atualmente. Mas com a Receita Federal exigindo que a contratante desses serviços também envie a informação mensal dos valores dos rendimentos e do imposto de renda retido, existe um problema: hoje a maioria das administradoras de cartão de crédito não estão preparadas para fornecer o informe de rendimentos mensal.

Já sobre o envio mensal dos lucros e dividendos pagos a sócios e titulares de empresas, o impacto estará no fato de a DIRF, com seu envio anual, possibilitar às empresas um prazo maior para a apuração do montante efetivo de lucros isentos do imposto de renda. “Com o envio mensal dessas informações, muitos não terão tempo hábil para levantar balanços intermediários para justificar os lucros isentos pagos aos sócios. O prazo para esse levantamento será de cerca de duas semanas”, comenta Juliano Garrett.

Em relação à substituição da DCTFWeb pela DCTF programa, a questão é que apesar das retenções federais passarem a ser enviadas na EFD-Reinf a partir de setembro/2023, o valor devido desses tributos passará a alimentar a DCTFWeb a partir de competência de janeiro/2024. Assim, para as competências de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano, as retenções federais serão escrituradas na EFD-Reinf, mas o valor devido dos tributos deve ser confessado à Receita Federal pelo programa da DCTF.

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Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

Gestão das empresas familiares: mecanismo essencial para fortalecimento das organizações

A governança corporativa é um conjunto de boas práticas que não traz benefícios somente no presente, mas é importante ferramenta para uma sucessão sem prejuízos ao negócio

Embora as empresas familiares sejam a forma mais comum de organização em todo o mundo, infelizmente uma grande parte delas não chega sequer à segunda geração. Os fatores que levam a esse cenário passam, em sua maioria, pela necessidade de uma sucessão familiar adequada. Por ser um movimento de alto risco, essa passagem de bastão entre os fundadores e a próxima geração precisa ter uma estrutura bem estabelecida e ser bem planejada, e a governança corporativa pode ajudar nestes quesitos.

A governança corporativa é o conjunto de práticas que permitem aos executivos tomarem decisões acertadas, resolverem conflitos eventuais entre os familiares que atuam no negócio e fazerem a gestão da empresa. Para isso, esse mecanismo se apoia em quatro pilares fundamentais:

• Prestação de contas: os sócios devem prestar contas de sua atuação de maneira clara, assumindo suas responsabilidades e consequência de seus atos de maneira diligente;

• Equidade: sócios e demais partes interessadas recebem um mesmo tratamento justo e isonômico;

• Responsabilidade corporativa: a empresa deve se preocupar com seu impacto na vida dos funcionários e da sociedade, zelando por sua viabilidade financeira;

• Transparência: a comunicação entre os membros da família, os funcionários, a sociedade e o governo deve ser feita de acordo com os interesses das partes em questão, não se atendo somente às comunicações obrigatórias impostas por leis ou regulamentos.

Benefícios da governança corporativa para o sucesso das empresas familiares

No Brasil, 83% das empresas familiares adotam alguma política de governança contra 79% em todo o mundo, de acordo com a 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares realizada pela PwC em 2021. Mas apesar do número alto brasileiro, quando o assunto é sucessão isso se inverte. Neste caso, 30% dessas empresas em todo o mundo têm um plano de sucessão, muitas guiadas pelas mudanças sentidas durante e após a pandemia de Covid-19, enquanto no Brasil somente 24% olham para essa questão formalmente.

Por esse motivo é importante reforçar que as empresas familiares que adotam de maneira adequada a governança corporativa proporcionam um ambiente de confiança entre seus funcionários, família e terceiros. Dessa maneira, a condução dos negócios acontece de forma saudável, o que impacta no sucesso dos negócios e na sucessão vindoura.

“É um dos papéis desse mecanismo, por exemplo, apontar a necessidade de que o ingresso de um membro da família no quadro funcional ou societário se dê não só pelo sobrenome que ele carrega, mas por suas qualificações acadêmicas e profissionais. Desta maneira não há conflito de interesses e a empresa não se torna um cabide de empregos. Um comitê de pessoas pode ser essencial nesse processo de capacitação”, afirma Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão e Desenvolvimento.

Outro benefício da governança corporativa familiar é criar a cultura de formalidade nos processos administrativos. Independentemente do tamanho da empresa é fundamental que ela tenha suas regras de conduta e organização documentadas. “Essa rotina permite que questões relacionadas à progressão de função e carreira não sejam truncadas ou pior, se torne fruto de um ‘merecimento por herança’ e não por capacidade”, enfatiza Oliveira.

Conselhos como ferramentas para a criação de regras claras

A criação de conselhos pode ser um regulador importante para as empresas familiares. Isso porque em situações de ordem financeira, principalmente, esses dispositivos atuam para que em conjunto regras sejam criadas a fim de garantir a segurança do processo de trabalho.

Deste modo, o Conselho de Família pode orientar os membros a definir planos de desenvolvimento e preparação adequada para uma sucessão familiar, proporcionando à nova geração a capacitação necessária. Esse Conselho pode atuar também na mediação de conflitos para proteção dos interesses de todos.

Já um Conselho Consultivo pode ser implantado para ser um suporte aos diretores executivos, auxiliando diretamente na estratégia de negócio. Ele deve ser um órgão de consulta, com o próprio nome diz, e não de tomada de decisões. “Além disso, é salutar que entre os membros desse Conselho haja pessoas isentas e que não tenham ligação com a família, nem mesmo comercialmente”, aconselha o diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento.

Importante: revisar as cláusulas de governança familiar com olhos atentos para eventuais alterações necessárias e promover encontros familiares regularmente, para inserir as futuras gerações ao ambiente da empresa, são boas práticas a serem seguidas.

Suporte

Se você faz parte de uma família empresária, a JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), possui uma solução exclusiva, com foco no neste segmento. Estamos falando do programa “Governança Corporativa em Empresas Familiares”.

A profissionalização é uma das formas de garantir a competitividade das famílias empresárias no mercado. E esse é objetivo do programa: promover uma discussão entre os membros de empresas familiares e gestores sobre as principais práticas de governança que impactam a concretização de uma gestão profissional do negócio, pensando na longevidade da organização. Para saber mais, acesse: GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES - JValério (jvalerio.com.br).

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Limite de juros no cartão de crédito: quais os impactos na vida dos brasileiros   

Limite de juros no cartão de crédito: quais os impactos na vida dos brasileiros  

Limite de juros no cartão de crédito: quais os impactos na vida dos brasileiros

Professor do UniCuritiba avalia os reflexos do projeto de lei em tramitação no Congresso e ensina estratégias para quem deseja se livrar das dívidas

O cartão de crédito é o campeão das contas em atraso no Brasil e o principal motivo de dor de cabeça para 31% dos endividados. No início deste mês, o tema voltou à discussão, desta vez por causa de um projeto de lei em tramitação no Congresso, que limita os juros dos cartões de crédito e institui o Programa Nacional de Renegociação das Dívidas das Famílias.
A proposta fixa um teto de 100% para os juros cobrados de quem não quita a fatura e, alinhado ao Programa Desenrola Brasil, pretende ajudar na renegociação de dívidas e reduzir o endividamento. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros no rotativo do cartão de crédito ultrapassa 445% ao ano.

Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 2685/22 está em tramitação no Senado e prevê também a portabilidade gratuita da dívida como forma de estimular a concorrência entre as instituições bancárias. Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a limitação de juros – se aprovada – causará impactos negativos no mercado, como a restrição da oferta de crédito.

O doutor em Direito Econômico Sandro Mansur Gibran diz que iniciativas como essa têm reflexos na vida dos consumidores e concorda com a Febraban: o resultado nem sempre é positivo. “Leis desta natureza são muito ‘perigosas’ porque a conta será paga por alguém e, certamente, não serão os bancos ou administradoras de cartão de crédito que vão arcar com o prejuízo.

Com atuação em áreas como direito do consumidor e consumo consciente, Sandro diz que se a lei for sancionada, as administradoras de cartão de crédito terão de rever os custos dos contratos. “Isso pode parecer bom em um primeiro momento, mas, de alguma forma, o custo será repassado ao consumidor”, alerta o professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior privado do país.

A limitação de crédito, continua Sandro Mansur Gibran, terá impactos profundos na população menos favorecida. “O sistema bancário é extremamente eficiente na categorização de clientes com base em seus hábitos de consumo, renda e despesas. Assim, os brasileiros mais carentes, considerados potencialmente inadimplentes, ficarão sem acesso ao crédito, sendo os mais afetados pela medida em discussão no Congresso.”

Endividamento

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, 30% dos brasileiros não conseguiram pagar as contas em agosto e 12% admitem não ter condições de quitá-las em setembro. O índice de inadimplência é o maior desde 2010. Já o endividamento (parcelas em andamento) é de 77,4%.

Na avaliação do professor do UniCuritiba, a principal causa do endividamento e da inadimplência é a pobreza. “A maioria dos brasileiros não se endivida por futilidade, mas para suprir necessidades básicas ou para ajudar terceiros, como filhos e netos. No Brasil, é comum que aposentados sustentem seus familiares, prejudicando o orçamento e comprometendo boa parte da renda com as dívidas de outras pessoas.”

Concorrência saudável

O advogado Sandro Mansur Gibran defende que a medida mais eficiente para conter os juros altos e o superendividamento dos brasileiros é a restrição de incorporações, fusões e concentrações de grandes instituições bancárias.

“Concordo com a Febraban que há um risco de restrição de crédito se a limitação na taxa de juros do rotativo for imposta aos bancos. A melhor estratégia para conter os juros é evitar as concentrações de capital e tornar a oferta de crédito mais plural. Aumentando a concorrência, o crédito fica naturalmente mais barato.”

Na avaliação do professor, o crescimento das fintechs e dos bancos digitais é benéfico nesse sentido, já que representa uma alternativa à superconcentração das grandes instituições bancárias. “A pluralidade de oferta de crédito leva ao barateamento natural dos juros, beneficiando os consumidores.”

Como se livrar das dívidas

Buscar empréstimos com juros mais acessíveis para quitar as dívidas do cartão de crédito é uma alternativa para quem não pode ficar inscrito em cadastros de maus pagadores. Outra solução é esperar pelos mutirões de negociação realizados pelos bancos.

De acordo com o advogado e professor Sandro Mansur Gibran, de tempos em tempos as instituições bancárias e as administradoras de cartão de crédito fazem excelentes propostas para quitação das dívidas, cortando inclusive 100% dos juros. “Para quem não tem problemas em ficar com o ‘nome sujo’ por um tempo, esperar pode ser vantajoso.”

Dicas de planejamento financeiro

Ainda que as necessidades básicas – e não os luxos ou futilidades – sejam as principais causas do endividamento, o planejamento ajuda no controle das finanças e na quitação das dívidas.

1. Calcule o valor total das dívidas para ter real dimensão do problema.
2. Faça uma lista de prioridades, tanto para as compras quanto para os pagamentos.
3. Mantenha todas as contas anotadas em um caderno ou planilha para facilitar o controle mensal de recebimentos e pagamentos.
4. Renegocie a dívida se puder arcar com o novo parcelamento ou espere pelos mutirões dos bancos com propostas vantajosas.
5. Avalie se é possível cortar algum gasto não essencial, como assinaturas de tv a cabo, por exemplo. Assim que as finanças estiverem reorganizadas você pode retomar esses serviços.
6. Evite usar vários cartões de crédito até quitar as dívidas e tente um empréstimo com juros mais baratos. Assim, você troca uma dívida cara por outra mais em conta.
7. Peça a redução do limite do cartão de crédito, com um valor que se encaixe no orçamento mensal. Isso ajuda a controlar os gastos, especialmente as compras feitas por impulso.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Hiperautomação marca 30 anos da RH NOSSA

Utilização da tecnologia permitiu criar um processo fabril de contratação, totalmente digital. Com escalabilidade, empresa acessou novos mercados e possui centenas de clientes em todo o Brasil

Passou o tempo em que a Área de Recursos Humanos era vista como aquela responsável por processos meramente técnicos e burocráticos, sobretudo para admissão e demissão de funcionários. A transformação digital deu um impulso extra para a evolução do setor, realizando os processos de contratações, desde a fase de candidaturas até a coleta de assinatura eletrônica por meio de plataformas digitais para a assinatura de contratos de trabalho, o que tornou toda esta movimentação mais eficiente e estratégica.

Um relatório realizado pelo Great Place to Work (GPTW), em 2021, destaca as tendências da área e um dos principais apontamentos diz respeito à adoção da tecnologia e como ela impactou no departamento de recursos humanos. As ferramentas de análise de dados e a inteligência artificial foram empregadas para melhorar processos de recrutamento e seleção, avaliação, treinamentos e desenvolvimento de funcionários e toda rotina de Gestão de Pessoas. Com a operação do trabalho braçal feita por máquinas, os profissionais que atuam nesta área desenvolveram novas competências e estabeleceram uma nova rotina, agora focada em estratégias.

A empresa paranaense RH NOSSA, que completa 30 anos neste mês de setembro, foi pioneira no processo de transformação digital e iniciou essa jornada ainda em 2016 com o intuito de expandir as fronteiras de atuação. Os currículos físicos foram extintos nesta época “Até então, nossos clientes se concentravam em Curitiba e região metropolitana e para que pudéssemos migrar para outras cidades e estados e tornar nosso negócio escalável, tivemos que investir em tecnologia”, explica Renato Pádua, Gerente Comercial.

Foi neste momento da sua história que a RH NOSSA criou uma plataforma própria para apoiar a seleção de candidatos. A solução foi o primeiro passo para a digitalização de todo o processo de contratação. Hoje, a empresa atende centenas de clientes em todos os estados do Brasil e possui um banco de currículos com mais de 5 milhões de candidatos.

Admissão digital: da seleção à integração do funcionário

Mas resolvido o problema de entrar em novos mercados e receber currículos de todo o Brasil, surgiu mais uma pedra no caminho: a marcha da contratação ainda era lenta, porque a assinatura da carteira de trabalho exigia o contato presencial. Além disso, a disparidade digital era mais um desafio. “Muitos candidatos tinham apenas um celular e não conseguiam imprimir a documentação, deixando o processo muito moroso”, destaca o Gerente de Tecnologia e Inovação da RH NOSSA Dario Azevedo.

Foi apenas em 2020 que a empresa conseguiu iniciar o desenvolvimento de uma plataforma capaz de fazer toda a admissão no formato online. A ferramenta bilateral beneficiou as empresas e candidatos, que puderem aposentar um emaranhado de folhas e fazer toda a validação da documentação digitalmente.

“Resolvemos todo nosso gargalo. Ao longo de 2021 conseguimos tirar essa plataforma do papel e, no final de 2022, ela já estava no ar. Até a assinatura eletrônica, que era feita em outra ferramenta, migrou para nosso sistema. E hoje temos uma única plataforma para controlar toda essa esteira, da seleção à conclusão da contratação”, detalha Clodoaldo Barbosa.

Rosa Norberto, Diretora de Operações da RH Nossa, menciona que para melhorar toda essa experiência do usuário foi necessário estudar as ferramentas que já existiam no mercado e que pudessem se comunicar entre si.

“Toda essa pesquisa resultou na criação de uma única plataforma colaborativa, que traz mais velocidade para todo o processo de contratação e evita erros e retrabalho. Ganhamos em escala. Hoje, realizamos a média de 800 a 1000 cadastros por mês, sendo que o tempo médio para a finalização do processo, envolvendo a geração do contrato e a disponibilização para assinatura, é em média de apenas dez horas corridas. Sem dúvida, esse é um marco para o setor de recursos humanos”, afirma Rosa.

Ao acompanhar a revolução tecnológica, a RH NOSSA mudou de patamar e não pode mais ser considerada apenas uma empresa que terceiriza as rotinas de RH “Hoje, somos uma empresa de engenharia de serviços. Não temos um produto de prateleira. Criamos uma solução customizada de acordo com a necessidade de cada um dos nossos clientes, com o apoio da tecnologia. Por isso, estamos iniciando um processo de reposicionamento da nossa marca e nos apresentamos como uma empresa provedora de soluções para Gestão de Pessoas e Serviços Especializados. Esse é nosso status neste aniversário de 30 anos”, pontua o diretor de Negócios da RH NOSSA Clodoaldo Barbosa.

DNA da Inovação

Desde que fundaram o negócio, em 1993, o casal de sócios Emilio e Marilda Morschel almejava construir uma "empresa diferente, na qual as pessoas podiam se sentir parte dela e que prezassem pelo respeito em todas as dimensões”. O sonho se concretizou e após três décadas de atuação, eles acreditam que todo o progresso da RH NOSSA é fruto da confiança que a empresa sempre depositou nos funcionários.

Errar nunca foi um pecado capital na visão dos sócios da empresa. E foi com base nesta confiança que os funcionários da RH NOSSA ganharam autonomia e conseguiram implementar a inovação na raiz da empresa.

“Essa é uma característica marcante da nossa organização: desde o início de nossa empresa, ainda bem pequenos, já pensávamos grande. Ao conhecer projetos e ações eficazes de grandes empresas, adaptamos ao nosso tamanho, isso tornou-se uma constante em nossa gestão. Ter feito coisas que não deram certo serviu de aprendizado, os erros nos levaram aos aprendizados que nos permitiram avançar”, confidencia Emilio.

Marilda Morschel complementa que, para eles, tudo é possível. “Acreditamos que sempre existem novas maneiras de se fazer as mesmas coisas. Nunca descartamos ideias e estimulamos nosso time a participar, sugerir e pensar diferente. Tivemos muitos novos processos, ações e até negócios oriundos de ideias dos funcionários. Mesmo com poucos recursos não deixamos a inovação de lado”, pontua a fundadora da RH Nossa.

Ela conta ainda que, no tempo em que as empresas de RH enviavam aos clientes os currículos em papel, a empresa implementou o Perfil Profissional, escrito à mão e contendo as informações do candidato e o parecer do entrevistador. “ Isso agilizou e facilitou muito a rotina de seleção de nossos clientes. E logo víamos no mercado a maioria das empresas de RH utilizando o nosso modelo de Perfil. Ficamos felizes quando somos observados e seguidos pela concorrência, isso só nos move a inovar mais e sermos cada vez melhores”, argumenta Marilda Morschel.

Salto de qualidade

Por meio de canais digitais da empresa, os profissionais recém-contratados acessam um manual de orientações e informações sobre cada cliente onde irão prestar serviços e todo esse processo é certificado pelo ISO 9001. “Todo o nosso processo de admissão é monitorado, e conseguimos transformar a contratação em um procedimento altamente eficiente. Para alcançar esse objetivo, a equipe da NOSSA conta com engenheiros e funcionários responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento”, declara Dario Azevedo.

A RH NOSSA está atualmente em fase de estudos e testes de aplicação de Inteligência Artificial, visando obter benefícios em termos de eficiência, velocidade do processo e aprimoramento da experiência do usuário, tanto para candidatos quanto para clientes. “Nosso principal objetivo é aumentar nossa eficiência em relação ao volume e tempo de entregas. Já desenvolvemos robôs internos para tarefas como o cadastro de funcionários e a automação de processos. Estamos embarcando na era da hiperautomação, utilizando recursos próprios”, finaliza Clodoaldo Barbosa.

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UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária

UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária

UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária

De 28 a 30 de setembro, capital paranaense reunirá especialistas em reabilitação, mobilidade, postura e fisiatria animal

A saúde, o bem-estar, a qualidade de vida, a reabilitação física e os novos tratamentos para o controle da dor em animais estarão no centro das discussões neste mês em Curitiba. De 28 a 30 de setembro, a capital paranaense vai sediar o 1º Congresso Internacional da Anfivet – Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária.

Realizado em parceria com a Anclivepa Paraná – Associação Nacional de Médicos Veterinários de Pequenos Animais, o evento será no auditório do UniCuritiba. A instituição, no bairro Rebouças, integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior do país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em https://anfivet.com/congresso/. Há valores diferenciados para estudantes e associados das entidades.

Indicada especialmente no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas, a fisioterapia veterinária alivia dores, reduz inflamações, previne ou minimiza a atrofia de músculos, tendões, ligamentos e cartilagens, melhorando inclusive a função cardiovascular de animais de pequeno e grande portes.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, o médico veterinário Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade explica que no caso de tratamentos ortopédicos, a fisioterapia aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força e a resistência muscular. “A fisioterapia reduz o tempo de recuperação dos animais em casos de fratura e no pós-cirúrgico, além de ser altamente eficaz quando associada a outras técnicas clínicas.”

Foco na qualidade de vida

Nos últimos anos, a fisioterapia veterinária vem se popularizando no Brasil. O sucesso nos processos de reabilitação de lesões, traumas, fraturas e prevenção de problemas de mobilidade ou postura tem levado os tutores a procurarem essa especialidade.

“O tratamento é interessante e eficaz na melhoria da qualidade de vida dos animais com os mais variados tipos de doenças e problemas, incluindo doenças generativas, como a artrite, artrose, displasia coxofemoral, hérnia de disco e tantas outras”, ensina o professor.

A fisioterapia veterinária também é indicada na prevenção, preparação e condicionamento físico de animais que participam de competições, como cães e cavalos. Em animais idosos, reduz as dores, melhora a mobilidade, aumenta a longevidade e a qualidade de vida.

Avaliação personalizada

Sócio fundador da Anfivet, o médico veterinário Stefan René Schwanz é um dos organizadores do congresso e explica que, assim como em humanos, a fisioterapia veterinária requer uma avaliação completa e personalizada.

A escolha da melhor técnica é feita pelo médico veterinário especializado em fisioterapia. Entre as opções estão a hidroterapia (muito indicada no tratamento de animais acima do peso), terapia manual, cinesioterapia, termoterapia e laser (eficazes no controle da dor e redução da rigidez articular), quiropraxia e microfisioterapia, usada inclusive no tratamento de traumas psicológicos do animal.

O professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade, mestre em Ciências Veterinárias, lembra que a fisioterapia é aliada também na redução do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem causar problemas de saúde se utilizados por tempo prolongado.

“O alívio da dor é um desafio na medicina veterinária. Animais com dores crônicas ou agudas não conseguem se alimentar direito e, muitas vezes, deixam de usar o membro machucado, o que prejudica a mobilidade e atrapalha o bem-estar e qualidade de vida.”

Serviço:

• O quê: 1º Congresso Internacional da Anfivet

• Quando: 28 a 30 de setembro

• Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças

• Inscrições: https://anfivet.com/congresso/

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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