Crise do pânico ou infarto: como diferenciar os sintomas e quando procurar ajuda

Crise do pânico ou infarto: como diferenciar os sintomas e quando procurar ajuda

Saiba quais são as principais características de cada condição e como identificar um problema cardíaco grave

A crise do pânico e o infarto são duas condições que podem causar sintomas semelhantes, como dor no peito, falta de ar, palpitações e sensação de morte iminente. Cardiologista do Hospital Pilar, José Carlos Tarastchuk explica que uma das principais diferenças entre a crise do pânico e o infarto é a origem dos sintomas. “A crise do pânico é uma reação emocional que ocorre em situações de estresse ou medo. O infarto é um problema físico que acontece quando há uma obstrução do fluxo sanguíneo no coração”, explica.

Outra diferença é a intensidade e a duração da dor no peito. “A dor da crise do pânico é mais leve e pode variar de acordo com o estado emocional da pessoa. A dor do infarto é mais forte e constante, não melhora com o repouso e pode irradiar para outras partes do corpo”, diz o médico.

Por fim, o médico ressalta que a crise do pânico pode estar relacionada a alguns medos irracionais, como altura, animais, avião, entre outros. O infarto não tem essa associação, mas pode ter alguns fatores de risco, como tabagismo, obesidade, diabete, hipertensão e colesterol alto.

O doutor Tarastchuk recomenda que as pessoas procurem um médico se tiverem algum dos sintomas descritos acima. “É melhor prevenir do que remediar. Muitas vezes, a crise do pânico pode ser um sinal de alerta para problemas cardíacos ou vice-versa. Por isso, é importante fazer um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado”, conclui.

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Skin care: tudo sobre a tendência de autocuidado

Skin care: tudo sobre a tendência de autocuidado

O hábito diário de tirar um tempo para si melhora a relação com a própria imagem e traz sensação de relaxamento, além de contribuir para autoestima e saúde da pele

Cuidar da saúde é essencial para o corpo e a mente e a limpeza da pele não fica de fora disso: tanto a do corpo quanto a do rosto, a pele saudável é aquela cujo cuidado é feito diariamente, evitando danos relacionados à exposição solar, temperaturas extremas e poluição durante o envelhecimento.

Segundo a Profa. Ma. Catarina Novaes Sousa Bertani, coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, instituição pertencente a Cruzeiro do Sul Educacional, a tendência de autocuidado, mais conhecida como skin care, é definida como cuidados com a pele, ou seja, zelos diários com a pele do rosto e do corpo com objetivo de manter o órgão saudável. “Este tratamento deve ser diário por um determinado tempo, por isso, trata-se de rotina, disciplina e organização.”

Quais são os benefícios e malefícios?

Para que o skin care seja efetivo, a primeira coisa que a pessoa dele saber é o tipo de pele dela:

Normal: o sebo é produzido em quantidade suficiente para hidratar a pele sem deixá-la oleosa. Apresenta uma textura macia e possui poros menores e menos visíveis;

Oleosa: essa pele é mais predisposta a ter acnes, cravos e poros dilatados, já que o sebo é produzido além da quantidade necessária para hidratação, fazendo com que ela tenha um brilho excessivo;

Seca: como o sebo é produzido em uma quantidade menor do que a necessária para hidratar a pele, ela não costuma ter brilho. É mais propensa à descamação e à vermelhidão, e seus poros são pequenos;

Mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. Enquanto a “zona T” (testa, nariz e queixo) é oleosa, outras regiões são mais secas.

Sabendo o tipo de pele e produtos adequados os benefícios poderão ser:

1. Controlar acne e poros dilatados;

2. Evitar o envelhecimento precoce;

3. Acabar com a desidratação da pele;

4. Minimizar a aparência de manchas e marcas de acne;

5. Fazer um detox e eliminar impurezas.

“Vale ressaltar que o uso excessivo de produtos pode comprometer a pele, pois a camada mais externa é constituída de lipídios que tem a função de proteger o nosso corpo e quando utilizamos o produto de maneira errada pode ocasionar alergias, inflamações”, explica Catarina.

Quais produtos são indicados e quais não podem faltar no skin care?

Durante o dia

Use: protetor solar;

Evite: sérum control skin e solução de ácido glicólico.

Durante a noite

Use: água micelar e demaquilante para tirar maquiagem.

Evite: protetor solar.

Em relação ao horário e rotina de cuidado, a especialista explica que os dois períodos são importantes e cada produto utilizado com a determinada especificidade. Vale ressaltar que alguns itens devem ser evitados em alguns períodos.

Passo a passo

Passo 1: limpeza;

Passo 2: potencialização da limpeza;

Passo 3: tratamento;

Passo 4: hidratação;

Passo 5: proteção solar.

Posso fazer meu skin care e depois usar maquiagem?

“Sim, dependendo do hidratante utilizado previamente, fará que a maquiagem tenha uma melhor adesão na pele, contribuindo no resultado.”
A coordenadora do curso de Biomedicina da UNICID finaliza dizendo que o que mais se destaca nesse tratamento é que o hábito diário do autocuidado melhora a relação com a própria imagem e sensação de relaxamento. “Esse procedimento prepara o indivíduo a um aumento na disposição nas atividades do dia a dia.”

Sobre a Unicid

Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento, com alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unicid.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar. 

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UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

Estudantes fazem balanço positivo da participação em projeto da Escola do Legislativo e provam que consciência política é caminho para transformação social

O interesse dos jovens pela política voltou a crescer no Brasil. No ano passado, o número de jovens entre 16 e 18 anos que fizeram o título de eleitor aumentou 47,2%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comparecimento nas urnas também teve incremento de 52,3% entre eleitores dessa faixa etária na comparação com 2018, reflexo das campanhas de conscientização e estímulo desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.

Mais do que escolher seus representantes, os jovens têm demostrado interesse em entender a rotina dos poderes Executivo e Legislativo. O projeto Parlamento Universitário, realizado pela Escola do Legislativo do Paraná, é um exemplo. Em cinco edições, mais de 4 mil estudantes se candidataram a uma vaga para “deputado universitário” e mais de 300 já participaram da imersão na Assembleia Legislativa. Neste ano, 515 inscritos disputaram 54 vagas.

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – se destacou neste ano com o maior número de participantes “eleitos” (11 estudantes) e a conquista de cargos importantes: Letícia Coradim foi a governadora universitária; Matheus Oliva ficou na presidência da mesa diretora; Marcelo Lopes atuou como líder do governo e Graziela Modesto assumiu a liderança do bloco parlamentar.

As atividades do Parlamento Universitário ocorreram de 20 a 28 de julho, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, e devem continuar rendendo bons frutos. Alguns projetos de lei dos estudantes foram parar nos gabinetes de deputados estaduais interessados em colocá-los em prática. “Vamos discutir essas propostas e, quem sabe, em breve, teremos algumas delas tramitando oficialmente na Assembleia Legislativa”, espera Graziela Modesto, 22 anos, estudante do 7º período do curso de Direito do UniCuritiba e autora de dois projetos de lei em análise.

Casos assim já ocorreram antes. Participante de uma das primeiras edições do Parlamento Universitário, a então estudante do curso de Direito do UniCuritiba, Gabriela Lolia Damaceno, viu seu projeto - aprovado durante a simulação na Escola do Legislativo - ser adotado por um deputado estadual. Depois de apresentado e aprovado, o projeto virou lei (lei 20.160/2020) e já está em vigor no Paraná.

Novas lideranças políticas

O deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, diz que o Parlamento Universitário tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela vida pública e formar novas lideranças políticas. Para o professor do curso de Direito do UniCuritiba, Roosevelt Arraes, a iniciativa é importante para a formação acadêmica. “Durante quase dez dias os estudantes vivenciam o processo de elaboração das leis e a atuação de um parlamentar, no caso, de um deputado estadual.”

O professor de Direito Eleitoral no UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, concorda. “Uma parte das atividades consiste em simular a elaboração de projetos de lei e analisar projetos elaborados por outras instituições. Assim, os estudantes têm a oportunidade de unir os conhecimentos teóricos com a atuação junto à Comissão de Constituição e Justiça. Ou seja, os alunos reforçam o que aprenderam, vivendo a prática.”

Toda a atividade do Parlamento Universitário ocorre nos espaços da Assembleia Legislativa, que cede sua estrutura e os equipamentos de votação. Com o apoio da Escola do Legislativo e da assessoria dos parlamentares estaduais, a simulação se aproxima do real. “Os alunos desenvolvem a argumentação jurídica e a oratória, pois, assim como fazem os deputados, os parlamentares universitários defendem na tribuna a necessidade e a importância de aprovação de seus projetos”, explicam os professores do UniCuritiba.

Protagonismo estudantil

Aos 22 anos, a estudante do 8º período do curso Direito do UniCuritiba, Letícia Coradim, foi a segunda governadora universitária mulher do estado do Paraná. “Participar do Parlamento Universitário foi uma experiência sem igual, não apenas por vivenciar o processo legislativo, mas por sair de lá com uma bagagem de aprendizado enorme e, principalmente, outra visão sobre a atuação dos deputados.”

Para ela, a proximidade com a política permite a revisão de conceitos e incentiva o exercício da cidadania e a luta por ideais. “Ser governadora universitária ampliou meus horizontes. Agora, tenho ainda mais certeza de que, futuramente, quero atuar na política.”

Como presidente universitário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, Matheus Oliva considera a experiência uma das mais “enriquecedoras e extraordinárias” da sua formação. “Tive uma oportunidade ímpar de desempenhar um papel vital na condução dos trabalhos da Casa legislativa estadual”, conta o estudante do 8º período de Direito.

Na avaliação do líder de governo, Marcelo Lopes, 21 anos, estudante do 7º período de Direito, a experiência foi enriquecedora. “Estou muito honrado por ter representado o UniCuritiba. Tivemos duas semanas de muito trabalho, diálogos e articulações e tudo isso irá contribuir para o meu futuro como jurista e como cidadão paranaense. O resultado me deixa muito feliz, especialmente por termos levado o nome do UniCuritiba para o mais alto patamar do Parlamento Universitário.”

Negociação e trabalho em equipe

A estudante Graziela Modesto nutre o interesse pela política desde a infância e garante que a experiência reforçou seu desejo de ingressar na vida pública. “Aprendi que não se faz lei de forma solitária. Você pode até apresentar um projeto, mas ele nunca será aprovado sem apoio. Nesses dias de negociações, indicação de colegas, elaboração de projetos de lei e jogo de cintura para lidar com conflitos e opiniões divergentes, percebi a importância do trabalho em equipe.”

Aumentar a representatividade feminina na Assembleia Legislativa é outro tema que a jovem estudante do curso de Direito defende. “Apenas 20% das cadeiras no legislativo estadual do Paraná são ocupadas por mulheres e isso me encorajou a pensar em uma carreira política no futuro.”

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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Mercado de trabalho se reinventa e conhecimento digital não é mais demanda apenas da área de TI

Mercado de trabalho se reinventa e conhecimento digital não é mais demanda apenas da área de TI

Com expectativa de 60% dos empregos como conhecemos hoje desaparecerem devido à automação, empresas apostam em novas tecnologias e profissionais buscam alfabetização digital

Mais da metade das ocupações que existem hoje no Brasil podem desaparecer em cerca de duas décadas. Essa é a conclusão de pesquisadores vinculados à consultoria IDados e ao ISE Business School, que utilizaram como base um modelo da Universidade de Oxford e adaptaram os cálculos para a realidade do mercado de trabalho do Brasil. Eles calculam que 58,1% dos empregos no país podem desaparecer em cerca de vinte anos devido à automação, considerando as tecnologias já existentes. Em meio às mudanças que começam a acontecer na forma como conhecemos muitas profissões, a saída é apostar na requalificação dos trabalhadores e inserir a Inteligência Artificial nos processos.

Com a acelerada digitalização, estão na frente as empresas com profissionais que trabalham apoiados pelas constantes inovações tecnológicas. Mas, para as organizações que não nasceram digitais nem operam nesse setor, a dificuldade começa em encontrar os profissionais certos para compor a equipe. "Para se manterem atualizadas, as empresas precisam se reinventar e abrir espaço para a disrupção digital. Mas, antes de mais nada, o primeiro passo está em buscar por talentos com competências profissionais e habilidades comportamentais inatas, que conhecemos como hard e soft skills", destaca o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.

Alfabetização digital

A demanda do mercado de trabalho por profissionais com conhecimento digital vem crescendo de forma consistente desde os anos 1980. A tecnologia deixou de ser algo específico de alguns poucos setores e, agora, os empregadores desejam um grau de conhecimento digital até para cargos não relacionados com áreas como Tecnologia da Informação (TI). "Cada nova ferramenta que é desenvolvida e implementada amplia as exigências de conhecimento dos profissionais", explica Márcio Viana. "É uma corrida entre o conhecimento digital e a tecnologia, porque quanto mais a tecnologia avança, mais rapidamente precisamos atualizar nossos conhecimentos."

As empresas esperam que os funcionários se adaptem rapidamente a qualquer tecnologia que é inserida na rotina de trabalho. Segundo Márcio Viana, a alfabetização digital é um pré-requisito para aqueles que querem alcançar o sucesso em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação dependem cada vez mais das tecnologias. "O conceito engloba a ampla compreensão de uma série de ferramentas digitais que permitem que o profissional desempenhe suas funções, desde o uso de aplicativos em celulares até sistemas integrados de gestão empresarial", conclui o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia.

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BWT Operadora lança campanha de reposicionamento da marca

BWT Operadora lança campanha de reposicionamento da marca

A BWT Operadora lança, em agosto, o plano de rebranding da empresa. Com o conceito “nós reservamos o melhor pra você”, a ação consolida um processo que começou em 2022, com uma pesquisa sobre percepção da marca com clientes e colaboradores, definindo o posicionamento desejado e plano de ações do rebranding. Agora, a empresa começa a apresentar ao mercado as mudanças na marca, culminando com a apresentação da campanha que mostrará a "cara" que a BWT vai ter daqui pra frente.

Com 11 anos de história como operadora, esta é a primeira reformulação de identidade da empresa. “Em 2022, percebemos que nossa marca não comunicava mais aquilo que somos e nem o que queríamos ser”, explica Camila Fumaco, gerente de marketing. De acordo com ela, o time de marketing identificou que, ao longo dos anos, houve um distanciamento da comunicação com o perfil dos clientes e já não transmitia todo o valor agregado em seus serviços. A marca já não representava mais os diferenciais da BWT.

"Nossa comunicação, daqui para frente, vai estar alinhada aos nossos pilares que são o bom atendimento, credibilidade, diversidade, inovação e sustentabilidade”, explica Rodolfo Amaral, gerente de comunicação e conteúdo. De acordo com ele, o compromisso da BWT de oferecer suporte, capacitação e acolhimento durante toda a jornada do cliente também faz parte deste novo posicionamento.

Pesquisa, planejamento e conceito

Foram meses de muito trabalho até chegar ao rebranding. “Em toda a nossa campanha, convidamos os agentes de viagens e parceiros de negócio a refletirem sobre diversos pontos que trabalhamos diariamente, como a busca pela excelência no atendimento, a manutenção da transparência nos processos, a criação de experiências memoráveis e a inovação”, descreve Amaral.

A partir de agora, várias ações de comunicação vão desdobrar o conceito “nós reservamos o melhor pra você”. Uma frase que explica todas as ações voltadas ao melhor relacionamento com o agente de viagens. “Estamos sempre em busca de capacitar nossos parceiros e de proporcionar o melhor atendimento e suporte ao agente. Só este ano já promovemos mais de 20 encontros, tudo para honrar nosso compromisso de proporcionar as melhores experiências também aos passageiros”, descreve Gabriel Cordeiro, gerente geral da BWT.

Desde sua inauguração, a empresa abriu escritórios em Joinville, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Rio de Janeiro. “Somente em 2023, expandimos para quatro novas praças: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Florianópolis”, ressalta Cordeiro.

Para ele, o rebranding, apesar de arriscado, é algo necessário para uma marca se adequar aos novos tempos e à evolução do setor. “Estamos mais alinhados com a evolução do mercado, mais diretos em nossa comunicação, prontos para continuar nossa jornada de trazer soluções para as agências de viagens. Temos certeza que o mercado vai entender nossas mensagens”, conclui.

Sobre a BWT Operadora

Integrante do Grupo Serra Verde Express, a BWT Operadora foi criada em 1996 para desenvolver roteiros a partir dos passeios ferroviários pela Serra do Mar. Em 2011, a empresa se transformou e passou a atuar como operadora de turismo, oferecendo pacotes de viagens, hospedagens e experiências em destinos turísticos dentro e fora do Brasil. Atualmente, a BWT Operadora é referência no setor e tem como principais pilares a credibilidade conquistada junto ao trade turístico, a transparência nas negociações, a valorização dos parceiros comerciais e a sustentabilidade no manejo dos processos. Mais informações no site da operadora.

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